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Informações
titleO que é a Seção TN?

Trata-se das operações de transportes realizadas em território nacional. No ERP Microsiga Protheus®, a seção TN poderá ser gerada em duas situações:

  • Se o cliente não possuir integração com o módulo de Transportes (SIGATMS) mas configurar o parâmetro MV_EMPTRAN como ".T.".
  • Ou se o cliente possuir integração com o módulo de Transportes (SIGATMS), indicado pela configuração do parâmetro MV_INTTMS como ".T.".

Para a geração dos registros da Seção TN em um ambiente sem integração com o módulo de Transportes, consideram-se as Notas de Entrada, as Notas de Saída, os Conhecimentos de Frete e as Notas de Saída do tipo Complemento de Preço cuja Transportadora utilizada possua, no cadastro, o mesmo CNPJ da Filial do sistema. Caso uma mesma Nota de Entrada possua mais de um Conhecimento de Frete ou caso uma Nota de Saída possua mais de um Complemento de Preço, será considerada a primeira ocorrência para extração dos dados de Transporte. 

Painel
titleLayout do arquivo texto
CampoPosição InicialTamanhoTipoFaixa Permitida e Exemplos
Tipo13AlfanuméricoTN
CPF/CNPJ do Contratante314Numérico
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • Transportes identificados em movimentos de Entrada (Transportadora da Nota de Entrada ou Fornecedor do Conhecimento de Frete com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o próprio CNPJ da Filial do sistema.
    • Transportes identificados em movimentos de Saída (Transportadora da Nota de Saída ou do Complemento de Preço com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o CNPJ do Cliente da Nota.
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • Será considerado o CNPJ do cliente extraído do campo DT6_CLIDEV da tabela de Documentos de Transporte (DT6).
Nome do Contratante1770Alfanumérico
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • Transportes identificados em movimentos de Entrada (Transportadora da Nota de Entrada ou Fornecedor do Conhecimento de Frete com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o nome da filial no cadastro de Filiais do sistema.
    • Transportes identificados em movimentos de Saída (Transportadora da Nota de Saída ou do Complemento de Preço com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o nome do Cliente da Nota.
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • Será considerado o nome do cliente extraído do campo DT6_CLIDEV da tabela de Documentos de Transporte (DT6).
Número da NF8710Alfanumérico
  • Para ambiente sem integração com TMS: Extraído do campo de número do documento (F1_DOC ou F2_DOC) da Nota de Entrada (SF1) ou Saída (SF2) correspondente.
  • Para ambiente com integração com TMS: Extraído do campo DTC_NUMNFC da tabela de Documentos de Clientes de Transporte (DTC).
Data de Emissão da NF9710Data
  • Para ambiente sem integração com TMS: Extraído do campo de Emissão (F1_EMISSAO ou F2_EMISSAO) da Nota de Entrada (SF1) ou Saída (SF2) correspondente.
  • Para ambiente com integração com TMS: Extraído do campo DTC_EMINFC da tabela de Documentos de Clientes de Transporte (DTC).
CPF/CNPJ da Origem da Carga10714Numérico
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • Transportes identificados em movimentos de Entrada (Transportadora da Nota de Entrada ou Fornecedor do Conhecimento de Frete com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o CNPJ do Fornecedor da Nota.
    • Transportes identificados em movimentos de Saída (Transportadora da Nota de Saída ou do Complemento de Preço com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o CNPJ da Filial do sistema.
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • Se o campo Selec.Origem (DTC_SELORI) da tabela de Documentos de Clientes de Transporte (DTC) for igual à 3: Será considerado o CNPJ do cliente informado no campo DT6_CLIEXP da tabela de Documentos de Transporte (DT6).
    • Se não: Será considerado o CNPJ do cliente informado no campo DT6_CLIREM da tabela de Documentos de Transporte (DT6).
Razão Social da Origem da Carga12170Alfanumérico
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • Transportes identificados em movimentos de Entrada (Transportadora da Nota de Entrada ou Fornecedor do Conhecimento de Frete com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o Nome do Fornecedor da Nota.
    • Transportes identificados em movimentos de Saída (Transportadora da Nota de Saída ou do Complemento de Preço com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o Nome da Filial do sistema.
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • Se o campo Selec.Origem (DTC_SELORI) da tabela de Documentos de Clientes de Transporte (DTC) for igual à 3: Será considerado o nome do cliente informado no campo DT6_CLIEXP da tabela de Documentos de Transporte (DT6).
    • Se não: Será considerado o nome do cliente informado no campo DT6_CLIREM da tabela de Documentos de Transporte (DT6).
Local de Retirada1901AlfanuméricoCódigo conforme padrão estabelecido pelo Siproquim 2. No ERP Microsiga Protheus®, todos os registros da seção TN serão considerados como Local de Retirada próprio (código P).
Local de Entrega1911AlfanuméricoCódigo conforme padrão estabelecido pelo Siproquim 2. No ERP Microsiga Protheus®, todos os registros da seção TN serão considerados como Local de Retirada próprio (código P).



Subseção CC: Conhecimento de Carga

CampoPosição InicialTamanhoTipoFaixa Permitida e Exemplos
Tipo12AlfanuméricoCC
Número do Conhecimento de Carga39Numérico
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • Transportes identificados em movimentos de Entrada (Transportadora da Nota de Entrada ou Fornecedor do Conhecimento de Frete com mesmo CNPJ da Filial do sistema):
      • Caso a operação tenha sido registrada por meio de uma nota de Conhecimento de Frete (SA8SF8) será considerado o próprio número da nota de Conhecimento de Frete como número de Conhecimento de Carga.
      • Caso não haja Conhecimento de Frete vinculado à Nota de Entrada, mas tenha sido preenchida as informações de transporte na própria Nota de Entrada, será considerado o número da própria Nota de Entrada como número de Conhecimento de Carga.
    • Transportes identificados em movimentos de Saída (Transportadora da Nota de Saída ou do Complemento de Preço com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o Nome da Filial do sistema.
      • Caso a operação tenha sido registrada por meio de uma Nota de Complemento de Preço cujo Pedido de Venda (SC5) correspondente tenha o campo Transportadora (C5_TRANSP) preenchido, será considerado o próprio número da Nota de Complemento de Preço como número do Conhecimento de Carga.
      • Caso não haja Complemento de Preço, mas a operação tenha sido registrada diretamente na própria na Nota de Saída preenchendo o campo de Transportadora (C5_TRANSP) no Pedido de Venda (SC5) correspondente, será considerado o próprio número da Nota de Saída como número de Conhecimento de Carga.
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • Será considerado o campo de Documento (DT6_DOC) da tabela de Documentos de Transporte (DT6) como número de Conhecimento de Carga.
Data do Conhecimento de Carga1210Data
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • Transportes identificados em movimentos de Entrada (Transportadora da Nota de Entrada ou Fornecedor do Conhecimento de Frete com mesmo CNPJ da Filial do sistema): 
      • Caso a operação tenha sido registrada por meio de uma nota de Conhecimento de Frete (SA8SF8) será considerada a Data de Emissão do Conhecimento de Frete como Data do Conhecimento de Carga.
      • Caso não haja Conhecimento de Frete vinculado à Nota de Entrada, mas tenha sido preenchida as informações de transporte na própria Nota de Entrada, será considerada a Data de Emissão da própria Nota de Entrada como Data de Conhecimento de Carga.
    • Transportes identificados em movimentos de Saída (Transportadora da Nota de Saída ou do Complemento de Preço com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o Nome da Filial do sistema.
      • Caso a operação tenha sido registrada por meio de uma Nota de Complemento de Preço cujo Pedido de Venda (SC5) correspondente tenha o campo Transportadora (C5_TRANSP) preenchido, será considerado a Data de Emissão na Nota de Complemento de Preço como Data do Conhecimento de Carga.
      • Caso não haja Complemento de Preço, mas a operação tenha sido registrada diretamente na própria na Nota de Saída preenchendo o campo de Transportadora (C5_TRANSP) no Pedido de Venda (SC5) correspondente, será considerada a Data de Emissão da própria Nota de Saída como Data do Conhecimento de Carga.
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • Será considerada a Data de Emissão (DT6_DATEMI) do Documento de Transporte (DT6) como Data do Conhecimento de Carga.
Data do Recebimento da Carga2210Data
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • Transportes identificados em movimentos de Entrada (Transportadora da Nota de Entrada ou Fornecedor do Conhecimento de Frete com mesmo CNPJ da Filial do sistema): 
      • Caso a operação tenha sido registrada por meio de uma nota de Conhecimento de Frete (SA8SF8) será considerada a Data de Digitação do Conhecimento de Frete como Data do Recebimento da Carga.
      • Caso não haja Conhecimento de Frete vinculado à Nota de Entrada, mas tenha sido preenchida as informações de transporte na própria Nota de Entrada, será considerada a Data de Digitação da própria Nota de Entrada como Data do Recebimento da Carga.
    • Transportes identificados em movimentos de Saída (Transportadora da Nota de Saída ou do Complemento de Preço com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o Nome da Filial do sistema.
      • Caso a operação tenha sido registrada por meio de uma Nota de Complemento de Preço cujo Pedido de Venda (SC5) correspondente tenha o campo Transportadora (C5_TRANSP) preenchido, será considerada a Data de Entrega (C5_FECENT) preenchida no Pedido de Venda correspondente como Data do Recebimento da Carga.
      • Caso não haja Complemento de Preço, mas a operação tenha sido registrada diretamente na própria na Nota de Saída preenchendo o campo de Transportadora (C5_TRANSP) no Pedido de Venda (SC5) correspondente, será considerada a Data de Entrega (C5_FECENT) preenchida no Pedido de Venda correspondente como Data do Recebimento da Carga.
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • Será considerada a Data de Entrega (DT6_DATENT) do Documento de Transporte (DT6).
Responsável pelo Recebimento3270AlfanuméricoPor falta de um campo adequado para tal informação, em todas as situações será preenchido como "SEM INFORMAÇÃO".
Modal de Transporte1022Alfanumérico
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • Transportes identificados em movimentos de Entrada (Transportadora da Nota de Entrada ou Fornecedor do Conhecimento de Frete com mesmo CNPJ da Filial do sistema): 
      • Caso a operação tenha sido registrada por meio de uma nota de Conhecimento de Frete (SA8SF8) será considerada a Modal (F1_MODAL) informada no Conhecimento de Frete.
      • Caso não haja Conhecimento de Frete vinculado à Nota de Entrada, mas tenha sido preenchida as informações de transporte na própria Nota de Entrada, será considerada a Modal (F1_MODAL) da própria Nota de Entrada.
    • Transportes identificados em movimentos de Saída (Transportadora da Nota de Saída ou do Complemento de Preço com mesmo CNPJ da Filial do sistema): Será considerado o Nome da Filial do sistema.
      • Caso a operação tenha sido registrada por meio de uma Nota de Complemento de Preço cujo Pedido de Venda (SC5) correspondente tenha o campo Transportadora (C5_TRANSP) preenchido, será considerado o campo Modal ANP (C5_MODANP) do Pedido de Venda correspondente ao Complemento de Preço como Modal de Transporte.
      • Caso não haja Complemento de Preço, mas a operação tenha sido registrada diretamente na própria na Nota de Saída preenchendo o campo de Transportadora (C5_TRANSP) no Pedido de Venda (SC5) correspondente, será considerado o campo Modal ANP (C5_MODANP) do Pedido de Venda correspondente à Nota de Saída como Modal de Transporte.
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • Será considerada a Modal (DT6_TIPTRA) informada no Documento de Transporte (DT6).


Nota
titleNota

A extração dos dados para geração dos Mapas de Controle não reconhecerá transporte multimodalmulti-modal. Em caso de múltiplos Conhecimentos de Frete ou Complementos de Preço vinculados às suas Notas originais, será considerada somente a primeira ocorrência.



Subseção TM: Produtos movimentados na operação

CampoPosição InicialTamanhoTipoFaixa Permitida e Exemplos
Tipo12Alfanumérico"TM"
Código NCM (Nomenclatura Comum Mercosul)131213AlfanuméricoCódigo NCM
  • Para Produto Simples: Código do Produto Químico controlado conforme estabelecido no sistema Siproquim 2 da Polícia Federal, extraído do campo
 Pos.IPI/NCM (B1_POSIPI):
  • Para Produto Simples: sem máscara e precedido do configurado no parâmetro MV_CODMAPA e precedido do identificador de produto químico ou resíduo químico e do código do produto (campo configurado no parâmetro MV_CODMAPA). Exemplo: PRTPN12881067 ou RCTPN12881067.
  • Para Produto Composto: Código NCM extraído do campo Pos.IPI/NCM (B1_POSIPI) com máscara e precedido do prefixo "PC" ao se tratar de Produto Composto, ou "RS" ao se tratar de Resíduo Composto. Exemplo: PC2312.23.66 ou RS2325.11.17.
Concentração13163NuméricoExtraído do campo Concentração (B5_CONCENT) da tabela SB5, arredondado em um valor inteiro e limitado ao valor de 100. Caso trate-se de Produto Composto, será deixado em branco.
Densidade16195NuméricoExtraído do campo Densidade (B5_DENSID) da tabela SB5, arredondado em 2 casas decimais e limitado ao valor de 99,99.
Quantidade212415Numérico
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • Extraído do campo Quantidade (D1_QUANT ou D2_QUANT), aplicado a conversão de unidade caso o parâmetro MV_CPOMAPA esteja configurado, arredondado em 3 casas decimais e limitado ao valor de 999.999.999,999 (Veja Configuração para conversão de Unidades de Medidas para maiores detalhes).
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • Extraído do campo Peso (DT6_PESO).
Unidade de medida36391Alfanumérico
  • Para ambiente sem integração com TMS:
    • K (Quilos) ou L (Litros). Extraído do campo Unidade de Medida B1_UM, ou do campo configurado no parâmetro MV_CPOMAPA. Caso a Unidade de Medida informada não seja válida, esse campo será deixado em branco (Veja Configuração para conversão de Unidades de Medidas para maiores detalhes).
  • Para ambiente com integração com TMS:
    • K (Quilos).



Nota
titleNota

Para a geração dos registros da seção TN, serão desconsiderados:

  • Movimentos cujo CFOP se inicie por "3" ou "7" (Importação e Exportação, respectivamente).
  • Movimentos cujo CFOP esteja entre aqueles configurados no parâmetro MV_MAPCFO.
  • Produtos cujo campo configurado no parâmetro MV_MAPIV esteja marcado como "1-Sim" (Produtos pertencentes à lista VII do anexo I da Portaria nº 240 de 12 de Março de 2019).
  • Operações de Transporte cuja Modal não esteja entre Rodoviário, Aquaviário, Ferroviário ou Aéreo, únicos valores aceitos no Siproquim 2.



Exemplo:

        TN12345678000199NOME DO CONTRATANTE                                                   NF1234567801/09/201998765432000199ORIGEM DA CARGA                                                       PP

        CC12345678901/08/201901/09/2019SEM INFORMAÇÃO                                                        RO

        TPN12881067 10099TMPRTPN1288106710099,99999.999.999,99K

        TPN12881068 10099TMPRTPN1288106810099,99    999.999,99K


Nota
titleNota

Na subseção TM, caso o parâmetro de aglutinação MV_AGLUTPR esteja configurado como ".T.", dois cadastros diferentes na tabela de produtos (SB1) que contenham o mesmo código de produto químico (campo configurado no parâmetro MV_CODMAPA), o mesmo código NCM, a mesma concentração (considerando-se o valor inteiro, limitado a 100), a mesma densidade (considerando-se o valor arredondado em duas casas decimais e limitado a 99,99) e a mesma unidade de medida (B1_UM ou campo configurado em MV_CPOMAPA), serão considerados como o mesmo produto químico, gerando somente um registro no arquivo texto e no relatório.

Painel
titleExemplo prático
Aviso
titleAtenção!

Para executar o exemplo a seguir, é necessário que o ambiente esteja minimamente configurado para a extração do MAPAS. Veja Configurações mínimas de ambiente para maiores detalhes.

Nota
titleNota

O exemplo a seguir usa as seguintes configurações de parâmetros:

  • MV_CADPROD = "|SBZ|SB5|SGI"
  • MV_MAPTRAN = "1"
  • MV_INTTMS = ".F."
  • MV_EMPTRAN = ".T."
  • MV_CPOMAPA = [VAZIO]
  • MV_MAPCFO = [VAZIO]
  • MV_MAPIV = [VAZIO]



  • No menu do módulo de Estoque/Custos (SIGAEST), acesse "Atualizações > Cadastros > Produto > Produtos" e cadastre um novo Produto Químico Controlado.        

        


  • No menu do módulo Faturamento (SIGAFAT), acesse "Atualizações > Cadastros > Clientes" e cadastre um novo Cliente, informando o CNPJ.

        

        

  • No menu do módulo de Estoque/Custos (SIGAEST), acesse "Atualizações > Cadastros > Fornecedores" e cadastre um novo Fornecedor, informando o CNPJ.

        

        

  • No menu do módulo Faturamento (SIGAFAT), acesse "Atualizações > Cadastros > Transportadoras" e cadastre uma nova Transportadora, informando o mesmo CNPJ da Filial do sistema (Não pode ser vazio).

        

        

  • No menu do módulo de Estoque/Custos (SIGAEST), acesse "Atualizações > Cadastros > Fornecedores" e cadastre um novo Fornecedor, com o mesmo Código da transportadora cadastrada no passo anterior. Neste passo não é necessário informar o CNPJ, pois essa informação será trazida da tabela de Transportadoras (SA4), devido a configuração do parâmetro MV_MAPTRAN.

        

      

  • No menu do módulo de Estoque/Custos (SIGAEST), acesse "Atualizações > Cadastros > Movimentações > Fiscais > TES" e cadastre 2 novas TES, uma de entrada (CFOP 1101) e outra de saída (CFOP 5101), ambas com movimento de estoque e sem controle de poder de terceiro.

        



  • No menu do módulo de Estoque/Custos (SIGAEST), acesse "Atualizações > Movimentações > Fiscais > Documento de Entrada" e inclua um novo Documento de Entrada para o Produto Químico Cadastrado. Neste passo, utilize o Fornecedor cujo Código é diferente do Código da Transportadora.

        


  • No menu do módulo de Estoque/Custos (SIGAEST), acesse "Atualizações > Movimentações > Fiscais > Conhecimento de Frete" e inclua um novo Conhecimento de Frete, vinculando-o à Nota de Entrada cadastrada no passo anterior. Utilize como Fornecedor do Conhecimento de Frete o Fornecedor cujo Código seja igual ao Código da Transportadora cadastrada anteriormente (que possui o CNPJ igual ao da Filial do sistema). Modifique a espécie da nota para CTE para poder preencher a informação da Modal de Transporte.

        


  • No menu do módulo Faturamento (SIGAFAT), acesse "Atualizações > Pedidos > Pedidos de Venda" e inclua um novo Pedido de Venda para o Produto Químico Controlado. Preencha o campo de Transportadora com o Código da Transportadora cadastrada anteriormente (que possui o CNPJ igual ao da Filial do sistema), e preencha o campo Modal ANP. Em seguida, faça a emissão dos documentos de saída.

        


  • No menu do módulo Livros Fiscais (SIGAFIS), acesse Miscelânea > Arq. Magnéticos > Instr. Normativas.

        


  • Clique na opção Param. e preencha as perguntas conforme necessidade. Preencha MAPAS na terceira pergunta e, ao retirar o foco do campo, selecione o arquivo MAPAS.INI. Ao final, clique em Ok para ser direcionado ao próximo grupo de perguntas.

        


  • Preencha as perguntas conforme necessidade e clique em Ok para iniciar o processamento. 


        Ao final do processamento, verifique o diretório escolhido para geração do arquivo texto, localize o arquivo e abra-o. Seu conteúdo será parecido com o da imagem abaixo:

        


Nota
titleNota

Note que, neste exemplo, :

  • Na Nota de Entrada, o CNPJ da Transportadora, assim como a Razão Social, foram extraídos da tabela de Transportadoras (SA4) devido a configuração do parâmetro MV_MAPTRAN.
  • Foi considerada a Unidade de Medida do campo B1_UM, da tabela de Produtos (SB1), devido o parâmetro MV_CPOMAPA não ter sido configurado (Veja Configuração para conversão de Unidades de Medidas para maiores detalhes).


        O Relatório de conferência MATR913 apresentará os dados da seguinte forma: 

        

        Observação: No início da cada nova seção, há uma quebra de página no relatório. Neste exemplo, o início da Seção TN está na página 6 do relatório.