Histórico da Página
Descrição | Projeto de Curso / Ação Educativa |
---|---|
Observações | Documento destinado à orientação para o Processo de Projeto de Curso e Ação Educativa no Sistema de Gestão Escolar (SGE) |
...
title | Objetivo |
---|
...
. O principal objetivo do Projeto de Curso é estabelecer |
...
critérios para Elaboração de Pré-Projetos e Projetos de Curso/Ações Educativas, verificando a viabilidade econômica, social e tecnológica dos cursos, em atendimento as Diretrizes Internas do SESI. Além disso, leva em consideração as legislações pertinentes, os critérios de excelência estabelecidos pelas Diretorias Regionais, os Conselhos de Educação, Secretarias de Educação e o Ministério da Educação. |
Índice | ||
---|---|---|
|
Para iniciar, é necessário que algumas premissas estejam previamente definidas no SGE. O conjunto destes cadastros formam a Estrutura Curricular (Ed. Básica - Ensino Regular, Ed. Básica - EJA e Ed. Continuada).
Projeto de Curso
Informações |
---|
O projetoProjeto de cursoCurso é um processo realizado para o nível de ensino da Educação Básica. Ele existe para administrar as solicitações das Escolas SESI, aos seus respectivos departamentos regionais, parapara ofertar uma estrutura curricular. Inicia com um Pré-Projeto de Curso e depois, mediante autorização, passa a ser um Projeto de Curso para autenticar. |
Antes de iniciar começar, é necessário fundamental garantir que a Estrutura Curricular (Regular ou EJA) , esteja devidamente cadastrada registrada no sistema. Em geral, uma Matriz Curricular antes de ser ofertada tem seu status em branco (nulo) até que seja autorizada para oferta. O primeiro passo é gerar e salvar o relatório do Pré-Projeto de Curso, que contempla as informações iniciais necessárias um Projeto de Curso.
O primeiro passo é gerar e gerar e salvar o relatório do Pré-Projeto de Curso, este contendo as primeiras informações que um Projeto de Curso necessita, realizado a partir do Módulo TOTVS Educacional l Educacional.
A emissão do relatório está disponível emAcesse: Matriz Curricular | Anexos | Relatórios | Pré-Projeto de Curso SESI.
A partir da aba: Currículo e Oferta, clique em :
...
Matrizes Curriculares.
Selecione a Matriz Curricular correspondente ao curso para o qual se deseja emitir o relatório. Em seguida, em: Anexos, selecione o item: Relatórios e, após, selecione o relatório correspondente ao Pré-Projeto de Curso.
Para realizar a impressão ou salvar o arquivo em formato .pdf, clique em PDF.File ou Imprimir.
Após a elaboração/emissão do Pré-Projeto de Curso, o mesmo deve ser enviado para aprovação, através do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento.
O responsável pelo atendimento deve apropriar-se do mesmo para realizar a análise e a decisão em relação a aprovação, podendo optar por:
- Aprovado Integralmente: Segue para a etapa de elaboração do Projeto de Curso;
- Aprovado com Ressalvas: O workflow (atendimento) retorna para o elaborador realizar os ajustes necessários e reenviar para a aprovação;
- Indeferido: O Pré-Projeto não foi aprovado e o workflow (atendimento) será finalizado.
A inclusão da solicitação é realizada através da aba: Meus Atendimentos, clicando em: Novo Atendimento.
O Grupo de atendimento e o Tipo de atendimento devem estar associações à: 1 - Secretaria e 1 - Projeto de Curso, respectivamente.
Na aba: Identificação, o responsável pela elaboração do Pré-Projeto de Curso deve identificar em: Assunto, a descrição do atendimento.
Na aba: Acompanhamento/Solicitação, deve-se registrar as informações complementares à solicitação.
Na aba: Parâmetros, é necessário preencher as informações relacionadas à oferta do curso, tais como: Curso (a ser aprovado), Autorização do Curso e Data.
Após, clique em: Salvar.
Nota | ||
---|---|---|
|
Salve o registro!
Todo processo de aprovação é realizado em outro módulo cujo nome é o Gestão do Relacionamento com o Cliente:
Em Meus Atendimentos | Novo Atendimento, informe o Grupo de Atendimento como sendo Secretaria (1) e o Tipo do Atendimento como sendo Projeto de Curso (1):
As informações do Pré Projeto de Curso serão analisadas até que a Escola SESI esteja apta para desenvolver o Projeto de Curso.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Ao clicar para selecionar o curso a ser aprovado, o Sistema lista serão listados apenas os cursos que tiverem com a Matriz Curricular no status “Null” (em branco). Ao clicar em “Avançar Etapa”, a solicitação estará aberta com o status “Em andamento”. Para que a solicitação aberta esteja completa para o aprovador visualizar, é necessário anexar o relatório de Pré-Projeto elaborado. Ao anexar o arquivo desejado, avançar a solicitação para a próxima etapa. o status: "Null" (Em Branco) associado à Matriz Curricular. |
Após, salvar o registro, clique em: Avançar Etapa para que a solicitação seja configurada com status: Em Andamento.
Em seguida, através do menu: Anexos l Arquivos Anexos do Atendimento, vincule o relatório: Pré-Projeto de Curso emitido a partir do cadastro de curso, para que o atendente possa analisar as informações necessárias à aprovação.
Clique em: Incluir para anexar o Relatório Pré-Projeto de Curso e informe a sua descrição no campo: Detalhes do Arquivo (caso desejar).
Após, selecione: Salvar.
Assim, o relatório anexado ao atendimento (workflow) estará disponível para análise do atendente através do Menu/Aba: Arquivos Anexos do Atendimento.
Clique em: Avançar Etapa para que seja dado prosseguimento ao atendimento.
Selecione: Executar.
A partir do momento em que a solicitação está completamente realizada, é necessário o atendente acessar os atendimentos abertos em Atendimentos na Fila.
...
O atendimento quando aberto ficará disponível para o grupo de atendentes
...
predefinido. É necessário que o se aproprie do chamado e dê sequência.
Assim que o atendente se apropriar do chamado, este ficará com o status de “Pré-Projeto em análise (Em andamento). Neste momento, o atendente deverá analisar as informações preenchidas e selecionar a opção adequada, podendo esta ser: Indeferido, Aprovado com Ressalvas ou Aprovado Integralmente.
O atendimento (workflow) seguirá para uma fila no grupo de aprovadores, definidos previamente no Sistema, onde o responsável deve apropriar-se do atendimento.
Através da aba Meus Atendimentos, selecione: Atendimentos na Fila.
O usuário também poderá realizar a busca pelo atendimento utilizando a opção: Pesquisa, também disponível na aba: Meus atendimentos.
...
No momento em que o Pré-Projeto é Aprovado Integralmente, o solicitante deve acessar o Módulo TOTVS Educacional l Educacional , buscar novamente o Curso criado e preencher as demais informações, como por exemplo, a aba de Campos Complementares no cadastro do Curso.
Em seguida é emitido relatório de “Projeto de Curso” para anexar ao atendimento aberto anteriormente. Ou seja, o solicitante retorna ao GRC para dar continuidade ao workflow (fluxo de tarefas) até que esteja autorizado para oferta.
...
e realizar atualização aos seguintes registros na Estrutura Curricular previamente cadastradas.
As atualizações se aplicam aos registros:
- Cadastro de Curso: Através da aba: Campos Complementares, o solicitante deverá preencher as informações necessárias à operacionalização da oferta de curso.
- Matriz Curricular: Alterar o Status da Matriz Curricular para: Ativo.
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
O atendimento, uma vez aberto, estará acessível ao grupo de atendentes previamente designado. Para que o atendimento ocorra, é imprescindível que o atendente assuma a responsabilidade pelo chamado e prossiga com o atendimento. |
Projeto de Ação Educativa
Informações |
---|
O projetoProjeto de ação educativaAção Educativa é um processo realizado para o nível de ensino da Educação Continuada.Ele existe para administrar as solicitações das Escolas SESI,exclusivamente voltado para a Educação Continuada, com o propósito de gerenciar as demandas das Escolas SESI junto aos seus respectivos departamentos regionais, para ofertarvisando oferecer uma estrutura curricular. IniciaO processo tem início com um Pré-Projeto de Curso e depois, posteriormente, mediante autorização, passa a seré formalizado como um Projeto de Curso para autenticarvalidação. |
Diferente do projeto de curso, na ação educativa não é necessário ter o cadastro da estrutura curricular, uma vez que, o processo inicia primeiro com a solicitação no GRC.
Acesse: Gestão de Relacionamento dom Cliente:
Para abrir o atendimento, acesse: Meus Atendimentos | Novo Atendimento:
- Grupo de Atendimento: Secretaria.
- Tipo de Atendimento: 22 - Educação Continuada - Projeto de Ação Educativa.
...
title | Processo GRC |
---|
...
O Projeto de Ação Educativa, diferentemente do Projeto de Curso, não requer o cadastro prévio da estrutura curricular.
O processo é iniciado primeiramente através do registro de Solicitação de Atendimento, através do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento.
A inclusão da solicitação é realizada através da aba: Meus Atendimentos, clicando em: Novo Atendimento.
O Grupo de atendimento e o Tipo de atendimento devem estar associações à: 1 - Secretaria e 22 - Educação Continuada - Projeto da Ação Educativa, respectivamente.
Na aba: Identificação, o responsável pela elaboração do Projeto de Ação Educativa deve identificar em: Assunto, a descrição do atendimento.
Na aba: Acompanhamento/Solicitação, deve-se registrar as informações complementares à solicitação.
Na aba: Parâmetros, é necessário preencher as informações relacionadas à oferta do Projeto de Ação Educativa.
Após, clique em: Salvar.
Dica |
---|
A aba: Dados adicionais não requer preenchimento. Os campos destacados em negrito requerem preenchimento obrigatório. |
Clique em: Avançar Etapa para que seja dado prosseguimento ao atendimento.
Selecione: Executar.
O avanço de etapa é concluído e o atendimento é encaminhado para a etapa subsequente: Projeto em Análise.
A partir do momento em que a solicitação está completamente realizada, é necessário o atendente acessar os atendimentos abertos em Atendimentos na Fila. O atendimento quando aberto ficará disponível para o grupo de atendentes predefinido. É necessário que o se aproprie do chamado e dê sequência.
O atendimento (workflow) seguirá para uma fila no grupo de aprovadores, definidos previamente no Sistema, onde o responsável deve apropriar-se do atendimento.
Através da aba Meus Atendimentos, selecione: Atendimentos na Fila.
O usuário também poderá realizar a busca pelo atendimento utilizando a opção: Pesquisa, também disponível na aba: Meus atendimentos.
O responsável pelo atendimento deve apropriar-se do mesmo para realizar a análise e a decisão em relação a aprovação, podendo optar por:
- Aprovado:O atendimento é finalizado sinalizando que a oferta da Ação Educativa não foi autorizada.
- Em Ajuste:O atendimento retorna para que o elaborador possa fazer os ajustes necessários sinalizados pelo aprovador.
- Indeferido:O Atendimento é finalizado. A Ação Educativa está autorizada e pode ser ofertada.
Após a aprovação o status do atendimento será Cadastro da Ação Educativa (em Andamento), o usuário irá cadastrar no módulo educacional toda a estrutura curricular ( Curso, Série e Matriz Curricular ) do curso que está aprovado conforme explicação abaixo;
A Ação Educativa deverá ser cadastrada no Módulo TOTVS Educacional Educacional, conforme a Estrutura Curricular da Oferta de Curso.
Estrutura Curricular - Educação Continuada / Ação Educativa | ||||
Nome do Curso | Nome da Série | Matriz Curricular | Período | Disciplina |
Ação Educativa | Ação Educativa I – 00hrs | Ação Educativa I – 00hrs | Único | Ação Educativa I |
Ação Educativa II – 00hrs | Ação Educativa II – 00hrs | Único | Ação Educativa II |
- Curso: O curso deve ser cadastrado com o nome da Ação Educativa e Modalidade : Educação Continuada.
- Série: As séries cadastradas devem corresponder às variações de uma determinada ação Educativa.
- Matriz Curricular: Deve ser cadastrada com o nome da Ação Educativa e a Carga Horária
- Período: Para os cursos e eventos será criado um módulo único.
- Disciplinas da Matriz Curricular: A Disciplina deve ser cadastrada com o nome da Ação Educativa
Após realizar o cadastro da Estrutura Curricular - Educação Continuada / Ação Educativa, a partir do Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, o atendente responsável pelo atendimento deverá apropriar-se do mesmo para continuidade/conclusão da solicitação de atendimento.
Avançar a etapa e finalizar o atendimento clicando em executar;
Nesta etapa, automaticamente será aplicada a Condição de Conclusão da Etapa Atual: Concluído. Clique em: Executar.
...