Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Índice

...

01

...

.

...

01. VISÃO GERAL

Este documento tem como objetivo demonstrar como verificar os tempos para integração dos processo Clockin X Plataforma X ERP 

...

  • Dispositivo para Plataforma (Staging Table) - de 15 em 15 minutos é executado um processo que integra as marcações com a Plataforma Carol, considerando que o dispositivo deve estar com internet disponível. 
  • Plataforma (Staging Table) Backoffice (Golden Record) - esse tempo é quase instantâneo, pode variar em caso de lentidão na Plataforma estes tempos depende se o ambiente está atualizado com a Processo via Pipeline ou não. Caso não esteja com o processo via pipeline, o processo é quase que instantánel porém também depende da fila de processamento da Plataforma Carol, existem períodos onde essa fila é grande e isso acaba impactando no processamento das marcações. No caso de ambientes que já possuem o Processo via Pipeline verificar no item 03 o detalhamento.
  • Geração de NSR  - processo que é executado via agendamentopara os processos que não são via pipeline a geração de NSR é executada via agendamento feita pelo usuário. Então o tempo depende do deste agendamento. Se for executado de 5 em 5 minutos é esse o tempo considerado. porém é necessário também considerar o volume de informação a ser processada. Para ambientes que possuem o Processo via Pipeline verificar no item o detalhamento. 
  • Golden Record/Backoffice para ERP - depende do processo de agendamento do ERP. Se for executado de 5 em 5 minutos é esse o tempo considerado. porém é necessário também considerar o volume de informação a ser processada.

03. TEMPOS DE INTEGRAÇÃO CONSIDERANDO PROCESSOS VIA PIPELINE


Após a implementação do Processo via Pipeline existem vários processos que ocorrem até a marcação chegar no BackOffice. Nos ambientes os agendamento dos processos estão configurados da seguinte forma: 

  • Processo de pipelines: é executado no tempo máximo de 7 minutos. 
  • Geração do NSR: É executado no minuto 0, 20 e 40 de cada hora
  • Processo de pipelines pós NSR: é executado no tempo máximo de 7 minutos. 
  • Geração de recibo: É executado no minuto 10, 30 e 50 de cada hora
  • Envio do recibo: É executado no minuto 0, 20 e 40 de cada hora

Em media o tempo total para para que o processo seja é de 34 minutos até marcação chegar no BackOffice, pois temos 14 minutos para o processamento da pipeline + 20 minutos para o processamento do NSR

Em média o tempo total para que o recibo seja gerado e enviado é de 1 hora e 14 minutos, pois temos 34 minutos para a geração do NSR + 20 minutos para a geração recibo e + 20 minutos para efetuar o processo de envio 

Sobre a fila de chegada do registro a Carol, há um tempo entre o mobile enviar e o registro cair na staging que pode gerar um "delay", desta forma esse tempo que foi passado acima depende do tempo de processamento dessa fila.

04. SINCRONIZAÇÃO DA LISTA DE FUNCIONÁRIOS E

...

SINCRONIZAÇÃO DE HASHES 

  • Sincronização da Lista de Dados

...

  • dos Funcionários:

...

  • Este processo

...

  • realiza a

...

  • sincronização dos dados

...

  • dos funcionários que estão como ativos no cadastro de funcionário do Clock in para o Aplicativo. Toda vez que há uma sincronização o aplicativo recebe somente os dados que foram alterados na plataforma Carol, otimizando assim o tempo de resposta. Os dados que são

...

  • sincronizados com o dispositivo são

...

  • :

    • Nome do funcionário - utilizado para confirmar o reconhecimento

...

  • Plataforma Carol para Dispositivo - a integração ocorre em 3 momentos:
    • Quando é efetuado login no Aplicativo Mobile/Kiosk: no momento do login a lista de funcionários e endereços é integrada com o dispositivo
    • Quando Aplicativo Mobile fica Minimizado (Background) : quando o Aplicativo é minimizado a integração da lista é feita através de Jobs que são executados de 15 em 15 minutos para integrar lista ou quando abre o Aplicativo é realizada uma atualização de funcionários.
    • Quando Aplicativo Kiosk fica aberto (Foreground): quando o Aplicativo está aberto a integração da lista é feita através de Jobs que são executados de 15 em 15 minutos.
    • Quando o usuário acessa e tela de configuração do dispositivo e pressiona o botão "Sincronizar Funcionários"

...

    • facial 

    • CPF - utilizado para confirmar o reconhecimento facial 

    • Endereços de Localização - os endereços serão utilizados para a Gestão de Geofence.

  • Sincronização dos Hashes de Imagens do Funcionário: este processo sincroniza a lista de hashes gerados através do processo da plataforma carol "hash_db".(atentar para garantir que o processo executou para que os hashes sejam gerados).


04.1  SAIBA MAIS SOBRE OS MOMENTOS EM QUE A SINCRONIZAÇÃO TANTO DAS INFORMAÇÕES DE FUNCIONÁRIO QUANTO OS HASHES OCORRE:


Abaixo estão sendo descritos os momentos em que ocorre a atualização de informações do Clock in para o Aplicativo: 

  • Login no aplicativo: No momento do login a lista de funcionários, endereços e hashes é sincronizada com o dispositivo. Esta sincronização é total ou seja todas as informações são sincronizadas nesse momento.

  • Aplicativo

    o arquivo de imagem esteja atualizado). Plataforma Carol para Dispositivo -  a integração ocorre em 3 momentos:
  • Quando é efetuado login no Aplicativo: no momento do login o arquivo de imagem é integrada com o dispositivo
  • Quando Aplicativo Mobile é

    minimizado (Background):

    quando

    Quando o Aplicativo

    é

    está minimizado a

    integração

    sincronização da lista é feita através de Jobs

    do App

    que são executados de 4 em 4 horas para

    integrar lista. Este tempo mais longo foi necessário devido ao custo da Carol para esse processo.

    sincronizar a lista de funcionários, endereços e hashes (atualização de informações ou seja, somente as diferenças).

  • Quando o aplicativo é reaberto: Quando removemos o aplicativo da "bandeja" ou de segundo plano e abrimos novamente, também é realizada a sincronização dos funcionários, endereço e hashes (atualização de informações ou seja, somente as diferenças).

  • Sincronização manual: Quando o usuário acessa a tela de configuração do

    dispositivo

    aplicativo e pressiona o botão "Sincronizar Funcionários

    ".

    a lista de funcionários, endereços e hashes são atualizadas (atualização de informações ou seja, somente as diferenças). 

  • Aplicativo

    Quando Aplicativo Kiosk fica

    aberto (Foreground):

    para que a integração de imagens seja realizada quando

    Quando o Aplicativo

    Kiosk fica aberto, é necessário informar o campo "Horário para sincronização das imagens"  do Settings,um período onde deverá ocorrer a execução do serviço em Foreground que faz a atualização de imagens, exemplo de 8 as 22 horas (8-22). A medida que esse período for informado então o serviço é executado de 15 em 15 minutos considerando o período informado. Caso o campo "Horário para sincronização das imagens" não seja informado, entre as 03:00 e 05:00 horas o aplicativo abre uma tela onde solicita confirmação do usuário para adiar o download em 1 hora, 12 horas ou executar no próprio momento. Se em caso de 1 minuto não for confirmado a atualização das informações de imagens é realizada. Quando o App (Kiosk) fica aberto (Foreground):  Informar no settings do BackOffice na opção

    está aberto a sincronização da lista é feita através de Jobs que são executados de 4 em 4 horas para sincronizar a lista de funcionários, endereços e hashes (atualização de informações ou seja, somente as diferenças).


Aviso

Quando o aplicativo fica aberto em um tablet,  observar que é necessário que seja efetuada uma configuração do campo "Horário para sincronização das imagens"

...

no Settings informando o horário de início e fim para que o processo em Foreground seja efetuado. Ex: 08-23