Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Dica

...

title

...

01. VISÃO GERAL

Nesta funcionalidade você poderá parametrizar a Condição Contratual para cada Convênio desejado com as definiçõs da TISS utilizada por ele, com suas regras.

02. TELA 

Image Removed

03. PARÂMETROS ELETRÔNICO III - TISS

1 - Versão especifica TISS

Image Removed

O TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar) é uma ferramenta criada pela ANS para padronizar a troca eletrônica de dados entre os convênios e os hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, nesta opção e definida a versão de utilização do convênio.

2- Código para Agrupamento 

Dentro do processo de padronização TISS o Sistema relacionava todos os materiais e medicamentos na guia de outras despesas e no arquivo XML. Agora adicionamos na página "Eletrônico" 
das condições contratuais com convenios a possibilidade de informar para o padrão TISS,um código de agrupamento para materiais e outro para medicamentos.
1 - Código para agrupamento de Materiais: Se for informado, o Sistema pegará o total de materiais e exibirá em uma única linha com a descrição "MATERIAIS", se não for informado  
o Sistema exibirá detalhadamente cada material.
2 - Código para agrupamento de Medicamentos: Se for informado, o Sistema pegará o total de medicamentos e exibirá em uma única linha com a descrição "MEDICAMENTOS", se não for 
informado, o Sistema exibirá detalhadamente cada medicamentos. 
 
Na aba Eletrônico II foi criado mais 4 parâmetros para identificação dos tipos de insumos 41(medicamento de consumo não brasindice) ,42 (medicamento manipulado), 43 (medicamento com autorização previa não brasindice)  e 31(material de consumo não brasindice).

3 – Guia Operadora

3.1  -  Guia Operadora -  Nesta funcionalidade temos 3 opções que são : Automático - Sequencial único -  Permite Alterar 

Para automatizar o número da guia da operadora e o número da guia do prestador no padrão TISS é necessário que o parâmetro automático esteja marcado e que seja definida a máscara.
Atenção:
Estes parâmetros são distintos para guia da operadora e do prestador.
Guia da operadora
Quando está automático o sistema não habilitará o campo "Num. Guia / Comprovante" da página "Guia / Autorização" do registro de atendimento interno e externo. Ao realizar a gravação da guia o sistema colocará automaticamente o seqüencial neste campo. Para o segundo item inserido o sistema buscará automaticamente o número definido no primeiro item. O Número está sendo definido por Convênio e tipo de guia, desta forma é controlado um seqüencial para Guia de Consulta, outro para Guia de SP/Sadt e assim para as demais.

Ao selecionar automático no registro da Guia o sistema vai gerar o número automático, Já o sequencial  único o sistema incrementa sempre a regra do +1 , porem a opção “Permite Alterar” O sistema permite a alteração para um número superior ao sugerido pelo sistema , sendo assim o usuário pode realizar a alteração.

Observação:

Image Removed

A validação da Regra vai valer de acordo com o Tipo de atendimento selecionado e o número e criado de acordo com a máscara

3.2 – Guia Prestador -  Tem as seguintes opções :  Automático (Mascara)  - Permite Alterar - Mesmo Número da guia operadora - Seq único

As informações descritas neste campo , refletem direto no registro do paciente nas informações TISS que são direcionadas ao prestador .

Quando está automática o sistema não habilitará o campo "Guia do Prestador" na função de "informações do TISS" que é acessada através do Botão informações TISS que está na página "Guia / Autorização" da função de registro de atendimento. Este botão possui como ícone uma bandeira verde. Ao inserir um novo registro o sistema buscará automaticamente o número de acordo com o convênio é o tipo de guia. Caso não esteja automático e o usuário não informe o número, o Sistema no momento da gravação gera um número da guia do prestador utilizando do código do paciente, número do atendimento e do número da parcial, neste caso será gerado um número com 12 posições de acordo com o que é realizado hoje.

A o selecionar automático no registro da Guia o sistema vai gerar o número automático, Já o sequencial  único o sistema incrementa sempre a regra do +1 , porem a opção “Permite Alterar” O sistema permite a alteração para um número superior ao sugerido pelo sistema , sendo assim o usuário pode realizar a alteração.

Caso a opção “ Mesmo Número da guia operadora” o sistema vai realizar a cópia do número da guia da Operadora.

4 - Regras para geração XML

4.1 - Tratar pacote como procedimento

Lança o pacote da conta do paciente como procedimento no arquivo XML

...

Dica

Nesse documento estão descritos os parâmetros que mudam o comportamento da geração do XML no padrão TISS definido pela ANS.

01. Geral I


Image Added


ParâmetroDescrição
Versão dos arquivos XMLDefine qual versão TISS será gerado XML que será enviado a operadora de saúde. No caso de não se informar qual versão será usada, o Sistema assumirá automaticamente a versão 2.01.02 como base para geração do XML.

Informações Especificas

Nota
titleAtenção!

Esse parâmetro foi descontinuado a partir da versão TISS 4.01.00

Agrupador de customizações especificadas para determinadas operadoras. Essa opção está descontinuada e só deve ser utilizada por clientes que ainda utilizam essa opção.TODO

Código para Agrupamento

Com essa opção configurada será gerado um único código de agrupamento para os grupos de gastos Materiais, Medicamentos, Órteses e Próteses. O agrupamento ocorre com a inclusão no XML de uma única linha com a descrição do AGRUPADOR.

Exemplo: Se configurado o código 19 no campo Código para Agrupamento em Materiais e na conta do paciente houver 30 itens de materiais, o sistema irá criar uma única linha com o código 19 e descrição MATERIAL, somando o valor desses 30 itens.

Também há possibilidade de identificação de quatro outros tipos de insumos localizados na aba Eletrônico II, sendo eles Medicamento de consumo não brasíndice (41) , Medicamento de consumo não brasíndice/simpro (31), Medicamento manipulados (42), Medicamento com autorização previa não brasíndice (43).

Caso nenhum agrupador seja informado, a geração irá ocorrer conforme o padrão TISS, que é levar a informação de forma individualizada de cada um dos itens no XML.

Guia Operadora e Guia Prestador

Nota
titleAtenção!

Atenção! Os parâmetros da Guia Operadora e Guia Prestador são distintos!

Essa configuração reflete no preenchimento do campo Núm. Guia / Comprovante informado na tela de Guia / Autorização e também para os campos Guia Operadora e Guia Prestador da tela Informações para TISS.

Se nenhuma opção estiver habilitada, ousuário fica responsável no preenchimento dessas informações.

Para que o sistema gere o número automaticamente, deverá ser configurada uma das seguintes opções:

Automático

  • Quando habilitado o sistema irá preencher o campo Num. Guia / Comprovante da tela Guia / Autorização. O preenchimento do campo ocorre no momento de salvar a guia.

Sequencial Único

  • Quando desmarcado: Um novo sequencial será controlada para cada Convênio + Tipo de Guia + Guia, desta forma o sequencial da Guia de Consulta, será diferente para a Guia de SP/SADT e assim para os demais tipos.
  • Quando marcado: Um novo sequencial será controlado para cada Convênio + Guia, desta forma o sequencial da Guia de Consulta, será sequenciado com a Guia de SP/SADT e assim para os demais tipos.

Permite Alterar

  • Com essa opção habilitada, o sistema irá permitir que o usuário altere o número da guia operadora e prestador após a sua inclusão, essa opção só tem efeito quando o número foi gerado através da opção Automático estiver habilitada.

Tipo de Atendimento

  • Controle se o número será gerado para ambos os tipos de atendimento ou somente para interno ou externo,.

Máscara

  • Para automatizar o número da guia da operadora e o número da guia do prestador no padrão TISS é necessário que seja seja definida uma máscara.

Tratar pacote como procedimento

Por padrão o pacote é enviado no XML na lista de Outras Despesas. Se habilitado, o mesmo será enviado na lista de Procedimentos.
Enviar no XML a data de encerramento da parcial como data de saídaAo

...

marcar este parâmetro,o sistema imprime a data de encerramento da parcial

...

no campo "26-Data e hora da saída da internação" da Guia de Resumo de Internação. Quando o mesmo estiver desmarcado, é exibida a data de alta do atendimento.

Incluir Lançamentos Fora da Conta

Nota
titleAtenção!

Esse parâmetro só se aplica para a geração do XML do Hospital (arquivo que se inicia com o zero).

Esse parâmetro indica se os itens FORA DA CONTA serão informados ou não no XML ou nos relatórios das Guias. O parâmetro Valor Zerado fica condicionado a se um desses parâmetros estiver ativo, indicando se o valor do item será zerado ou não.

É possível ter configurações distintas por tipos de atendimentos Internos ou Externos

Valida Guias já utilizadas em outros atendimentos.

Quando esse parâmetro habilitado, durante a inclusão de uma nova guia, será verificado se o número informado nas guias de Consulta, SADT, Resumo de Internação e Honorário Individual já foi utilizado em outras Parciais, seja para o mesmo paciente ou para outros pacientes.

Regras para ordenação no xml
Nota
titleAtenção!

Esse parâmetro só se aplica a partir da versão TISS 4.00.00 e da BibliotecaRM 12.1.2410

  • Ordem das guias:
    • Número Guia Prestador
    • Data da Parcial
    • Data da Parcial e Nome do Paciente
    • Data da Autorização
    • Data da Autorização e Nome do Paciente
    • Prontuário
    • Unidade de Atendimento e Prontuário
  • Ordem dos itens:
    • Sequencial do Lançamento
    • Data do Lançamento
    • Código do Item (Importante, caso a codificação do item esteja utilizando código TUSS ou código específico, o mesmo não será diferenciado na ordenação)

02. Geral II


ParâmetroDescrição
Numero de lote baseado na remessa ou fatura (numérico)Prioriza remessa caso seja numérica, caso não sejam numéricos, será considerada o número sequencial correspondente

03. Geral III


ParâmetroDescrição
Incluir Tipo de Nota junto a identificação do Prestador conforme local do Atendimento Externo ou InternoSe marcado, será enviado junto a tag identificacacaoPrestador, 001 para atendimentos Externos ou 002 para atendimentos Internos. Exemplo: O código do prestador na operadora é 12345 e ao gerar uma remessa de atendimentos Externos, o número será gerado como 12345001, se a remessa fosse para atendimentos internos, o número seria 12345002.

04. Web Service


05. WS Config

ParâmetroDescrição
Identificação do Prestador

Para os Web Services da ANS Solicitação de Procedimento, Verifica Elegibilidade, Solicita Status Autorização e Cancela Guia, pode-se configurar qual informação de credenciamento será utilizada no momento da geração do XML de comunicação, sobrescrevendo o que estiver definido no Credenciamento do Prestador. Os opções possíveis são: CNPJ, CPF, Código Operador e Não Utiliza.

Image Added

Configurações de Envio

Ao marcar a opção Realiza a integração por web service da Orizon será definido para o sistema que irá utilizar WS da Orizon para efetuar troca de mensagens para os serviços, Solicitação de Procedimento, Solicita Status Autorização e Cancela Guia. O serviço de Verifica Elegibilidade não está disponível para ser utilizado pela Orizon.

Em Prefixo para envio do XML, definir qual o prefixo utilizado nas tags do XML de acordo com o esquema da operadora.







Estas configurações são utilizadas como uma sobreposição de uma outra configuração similar, efetuada no cadastro do prestador, localizada em Cadastros > Prestador > anexo Credenciamento > campos “Tipo Credencial” e “Credencial”

Image Added

Atenção: Estes campos existem novamente na aba “Histórico do Credenciamento”, e estes valores do histórico que são utilizados!

De acordo com a opção selecionada no campo Tipo credencial, o campo Credencial é preenchido com valores da aba “Identificação” do prestador, como “CPF”, “CNPJ” e “Número” em “Identidade Profissional”.

Image Added

Para o campo “Tipo credential” temos as opções CPF/CNPJ, Identidade Profissional e Código Próprio.

Utilização destas configurações

As configurações citadas acima são utilizadas na geração dos arquivos XML para Solicitação de Procedimento, Verifica Elegibilidade, Solicita Status Autorização e Cancela Guia, no Registro de Atendimento > Guia / Autorização > Processos

Image Added

Estas configurações são aplicadas em algumas tags dos arquivos XMLs, onde para os quatro tipos de arquivo XML, é gerado um cabeçalho igual, na tag cabecalho > origem > identificacaoPrestador.

Image Added

E também em mais algumas, de acrodo com o tipo de XML:

  1. cabecalho > origem > identificacaoPrestador
  2. prestadorParaOperadora > solicitacaoProcedimento > solicitacaoSP-SADT > dadosSolicitante > contratadoSolicitante

  3. prestadorParaOperadora > solicitacaoProcedimento > solicitacaoInternacao > identificacaoSolicitante > dadosDoContratado

  4. prestadorParaOperadora > verificaElegibilidade > dadosPrestador

  5. prestadorParaOperadora > solicitaStatusAutorizacao > dadosContratado

  6. prestadorParaOperadora > cancelaGuia > dadosPrestador

Para todas estas, existe uma tag para identificação do prestador, onde esta pode ser como no exemplo um CNPJ, ou um CPF ou o código na operadora, e a regra para definir o tipo e o valor desta é:

Se a Identificação do Prestador na Condição Contratual (respeitando o tipo do XML / WS)...

  1. CNPJ
    Se o campo de CNPJ do cadastro do prestador estiver informado com 14 dígitos
    Tipo CNPJ com o valor do campo CNPJ.
  2. CPF
    Se o campo de CPF do cadastro do prestador estiver informado com 11 dígitos
    Tipo CPF com o valor do campo CPF.
  3. Código Operadora
    Tipo codigoPrestadorNaOperadora com o valor do campo Credencial.
  4. Não Utiliza
    Se o campo Tipo credencial no cadastro do prestador for...
    1. CPF/CNPJ
      1. Se o campo de CNPJ do cadastro do prestador estiver informado com 14 dígitos
        Tipo CNPJ com o valor do campo CNPJ.
      2. Se o campo de CPF do cadastro do prestador estiver informado com 11 dígitos
        Tipo CPF com o valor do campo CPF.
    2. Identidade Profissional
      Tipo codigoPrestadorNaOperadora com o valor do campo Identidade Profissional.

Se seguindo esta lógica, não for definido o tipo e/ou valor, complementará com a regra...

  1. Se o campo de CNPJ do cadastro do prestador estiver informado com 14 dígitos
    Tipo CNPJ com o valor do campo CNPJ.
  2. Se o campo de CPF do cadastro do prestador estiver informado com 11 dígitos
    Tipo CPF com o valor do campo CPF.
  3. Se o campo Identidade Profissional estiver informado.
    Tipo codigoPrestadorNaOperadora com o valor do campo Identidade Profissional.
  4. Senão
    Tipo codigoPrestadorNaOperadora com o valor do campo Credencial.


06. Regras para geração XML 



Image Added


  1. Ordem Guias- Criar um combo de opções
    1. Número Guia Prestador
    2. Data da Parcial
    3. Data da Parcial e Nome do Paciente
    4. Data da Autorização
    5. Data da Autorização e Nome do Paciente
    6. Prontuário
    7. Unidade de Atendimento e Prontuário
  2. Ordem dos Itens- Criar um combo de opções
    1. Sequencial do Lançamento
    2. Data do Lançamento
    3. Código do Item (Importante, caso a codificação do item esteja utilizando código TUSS ou código específico, o mesmo não será diferenciado na ordenação)
    4. Nenhum -  incluir no enum no topo da lista  = 0

Observação : 

Esses parâmetros ficam ativos somente na versões TISS 4.00.00 e acimas

4.3 - Incluir Lançamento de Filme Radiologico em outras despesas 

Quando marcado , o item lançado será considerado como material e impresso na guia de outras despesas e enviado como outras despesas no arquivo XML

4.4  - Usar Código e descrição Brasindice somente no faturamento 

Quando marcado , o item lançado aparecera com código e descrição da tabela Brasindice no arquivo XML 

4.5 - Hora Final de Exames Igual a hora de saíde do paciente 

 Sistema gera no arquivo XML com a mesma hora de saída do paciente

4.6 - Usar código e descriçaõ Simpro somente no faturamento eletrônico

Quando marcado , o item lançado aparecera com o codigo e descrição da Tabela Simpro no arquivo XML 

4.7 Horario Final da cirurgia igual ao horario inicial 

Ao gerar XML do convênio , os procedimentos cirurgicos que não possuirem registro de informações cirurgicas irão utilizar horario inicial e final do procedimento igual ao horario inicial do atendimento.

4.8 Agrupa MAT\MED lançados na mesma data no XML 

Sistema agrupa os lançamentos da mesma data no XML

4.9  -  Utiliza % Função na tag Redução de Acrescimo 

Quando marcado utiliza o percentual de função profissional para calculo da tag <ans:reducaoAcrescimo>

4.10  - Limita Quantidade máxima definida pela TISS

Quando marcado não permite que os lançamentos de taxas , diarias  e matmed tenham o valor maior que 999 conforme a definição da TISS

4.11  - Enviar Médico Solicitante Credenciado DIRETAMENTE nos dados do "ContratadoSolicitante"

 Quando o parâmetro estiver marcado, durante a geração do XML, se o prestador é credenciado direto, pessoa física e a guia for diferente de outras despesas, sendo assim, o sistema irá preencher a tag <contratadoExecutante> com os dados do prestador principal da Unidade de Faturamento.

Essa regra é aplicada para todos os arquivos XMLs que o sistema gera, ou seja, para o arquivo do Convênio (arquivo ZERO) e o para o arquivo dos Terceiros (arquivos DOIS e CINCO) e para todas as versões TISS 3.00.00 e superiores

4.12  - Utiliza Cód 10 Digitos na ausência do cod especifico do MATMED

Quando marcado , caso não haja código de 8 digitos em um item , na geração do XML o sistema verifica se o mesmo possui código de 10 digitos e o insere no XML.

4.13 -  Copiar núm Guia / Comprovante p /campo Senha Autorização da GUIA 

Quando marcado , ao preencher o numero da guia/comprovante no atendimento irá copiar o dado para o campo Senha/Autorização

4.14 Não gerar Faturamento XML do Hospital 

Quando marcado não gera XML de faturamente do hospital 

4.15 Permite que o Convênio gere a tag de equipe para pessoa juridica. 

Indica se o convênio permite gerar a tag de equipe (TISS3.0 Contendo uma pessoa juridica)

4.16 - Valida Guias já utilizadas em outros atendimentos 

Quando marcado não permite lançar o mesmo numero da guia de faturamento (Consulta, SADT,Resumo de internação , Prorrogação ) Já utilizados em outros atendimentos do mesmo paciente ou de outros pacientes 

4.17 Gera XML C/Mot Encerramento selecionado nas infs ANS

Quando marcado ao gerar o XML utilizara o mot . Encerramento selecionado nas informações ANS no Registro de Atendimento , independente da parcial 

4.18  Agrupa Procedimentos por equipe 

Ao gerar o XML será agrupado todos os membros da equipe de um mesmo procedimento , gerando uma TAG de procedimentos com uma equipe e com vários membros de equipe.

5 – Incluir Lançamentos Fora da Conta

Este parâmetro serve para realizar a inclusão de itens FORA DA CONTA caso necessário,  os lançamentos podem ser diferenciados por “Internos ou Externos” sendo por XML, na Guia ou Valor zerado, Fica definido por contrato com a operadora as informações pertinentes.

 Image Removed

6 –  tags Opcionais que serão Geradas no XML

Image Removed

7  - XML para Terceiros

Para Habilitar este campo o sistema tem que estar configurado em informações especificas a opção “Faturamento para médicos”  Caso o mesma esteja selecionado o arquivo xml vai carregar as informações do Prestador Principal nos dados do contratado executante.