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Prezados Prezado cliente, Bem Vindo Vindo !
Versão 12: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 10Julho/05/2019 2024 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial / Reinf - Produtos TAF e TSS.
Versão 11: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 30/05/2019 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial - Produtos TAF e TSS.
Clientes Microsiga Protheus
title | Obtendo os arquivos de atualização via Portal do Cliente TOTVS (clique para expandir) |
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Atualização de Produto
Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL:
1. Selecionar a opção correspondente ao MICROSIGA PROTHEUS, e baixar o pacote do release desejado.
_______________________________________ Versão P12 ____________________________________
_______________________________________ Versão P11 ____________________________________
Atenção: Para clientes que ainda não atualizaram seu ambiente da versão 11 com o pacote liberado no dia 05/01/2016 lembramos que essa atualização é obrigatória e deve ser realizada antes da aplicação da atualização abaixo, a não execução desse procedimento causará colaterais na utilização do produto e entrega do eSocial. ( Link do pacote https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=737434 )
2. Existem três opções de idioma, escolha a que deseja utilizar, acima temos o exemplo da versão em Português.:
Os arquivos acima contém toda a atualização necessária para entrega do eSocial desde o RH Protheus (SIGAGPE), a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo:
- Descompactar o pacote selecionado e utilizar no passo a passo de atualização
ATENÇÃO!
Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;
Atualização de Framework (LIB)
Aviso | ||
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Realizar download do pacote de atualização de Lib. Link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFLIB/ |
title | Passo a passo de atualização (clique para expandir) |
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title | Atualização do TAF (clique para expandir) |
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title | Atualização do repositório de objetos (clique para expandir) |
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title | Execução via IDE de Desenvolvimento (TDS) |
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• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.
• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:
• Abra o TDS (Totvs Developer Studio) e selecione o botão “Aplicar Patch”, para mais detalhes sobre o TDS acesse Como Instalar o Totvs Developer Studio :
• Indique o servidor, ambiente e o diretório onde se encontra o arquivo com extensão “. PTM”:
• Após selecionar o arquivo selecione o botão avançar:
• Na próxima tela serão exibidos todos os programas que serão atualizados no repositório de dados, selecione o botão concluir e a atualização será realizada:
Nota | ||
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Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal. A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico. |
title | Execução via IDE de Desenvolvimento (DevStudio) |
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• O repositório de dados é utilizado para armazenar todas as funcionalidades desenvolvidas para o TAF, sendo assim é atualizado sempre que ocorrem melhorias ou implementações no produto.
• Para realizar a atualização do repositório de dados é necessário copiar o arquivo com extensão “. PTM” contido no pacote de atualização e aplicá-lo no ambiente do produto TAF, conforme abaixo:
Abra o DevStudio localizado na pasta \bin\smartclient\ no diretório de instalação do sistema:
Clique na opção Configurações em Arquivo, e depois em Adicionar, para criar novo ambiente de atualização:
Clique na opção Atualização de Repositório em Ferramentas:
Nota | ||
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Deve ser aplicado também o pacote da última LIB do Protheus disponível no Portal. A LIB é outro pacote .ptm que deve seguir o mesmo processo de atualização comentado neste tópico. |
Este pacote também inclui as implementações das Notas Técnicas (NTs) do eSocial até a versão 04/2024, referentes ao layout 1.2.
Aviso | ||
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Neste pacote, destacamos os itens abaixo como principais entregas:
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Aviso | ||
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Não utilize este atualizador em ambientes Middleware. Para as adequações ao layout 1.2, e futuramente ao layout 1.3, é necessário apenas atualizar o TSS. Em outubro de 2024, será lançada a versão 12.1.2410 do Protheus. O TSS não deve ser atualizado para essa versão em ambientes Middleware |
Nota | ||
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A partir da versão 12.1.2210, o dicionário de dados deixará de ser armazenado no sistema de arquivos (file system) e passará a ser armazenado no banco de dados. Essa mudança não só melhora a performance do sistema, como também permite que o produto seja hospedado em volumes não persistentes (sujeito a restrições em ambientes produtivos). O Atualizador realizará essa migração automaticamente, o que pode aumentar o tempo de atualização em comparação com versões anteriores, especialmente em ambientes com um grande número de grupos de empresas. |
Nota | ||
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O Atualizador deve ser utilizado em ambientes Windows que utilizam os bancos de dados SQL Server ou Oracle. Para os demais bancos de dados e sistemas homologados pela Totvs, a atualização deve ser realizada manualmente. |
Informações | ||
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A partir da liberação de Setembro/2020 o pacote do TAF expedido especificamente para a linha Protheus não possui mais os artefatos de atualização do TSS ! Para baixar o pacote de atualização do TSS sempre na última versão do produto, acesse o link : Pacotes de Atualização - TSS Completo |
Informações | ||
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No final de dezembro/2021 os monitores de transmissão do e-Social e Reinf se tornarão obsoletos e serão substituídos respectivamente pelos novos portais e-Social ( construído com PO UI ) e Reinf ( construído com PO UI ), Veja nos links abaixo para saber o passo a passo de como configurar esses novos portais e também conhecê-los com mais detalhes. Como configurar o TAF do Futuro : https://tdn.totvs.com/x/TIp-Hw Conheça a nova rotina do Painel Reinf : https://tdn.totvs.com/x/ZJreHQ |
Clientes Microsiga Protheus e/ou Clientes que não podem utilizar o novo atualizador devido a sua arquitetura de ambiente
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Atualização de Produto1 - Acessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar Totvs Linha Protheus → Totvs-Framework Faça o download da versão mais recente de cada artefato e realize a atualização manual dos arquivos em seus respectivos diretórios. 2- É necessário atualizar o seu ambiente para a versão 12.1.2310. Para isso, você deve baixar os arquivos de atualização dos dicionários de dados. Esses arquivos estão disponíveis em Totvs Linha Protheus → Microsiga Protheus Versão 12.1.2310. O dicionário de dados e o help de campo devem ser copiados para a pasta systemload, enquanto o menu deve ser copiado para pasta system (não esquecer de descompactar os arquivos)
3. Realize o download da última expedição continua do TAF e siga os passos deste documento: |
Clientes DATASUL e RM
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Obtendo o atualizador no portal do clienteAcessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-Social conforme figura abaixo: 1. Atualmente a maioria dos clientes estão na versão 12.1.33 do produto TAF, por este motivo o atualizador se encontra no link desta versão:
ATENÇÃO! Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível; |
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title | Atualização do dicionário de dados (clique para expandir) |
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a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema
b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)
Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:
• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:
• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:
• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":
• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".
• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.
• Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.
Nova execução
Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )
Segunda etapa de atualização de dicionário de dados
• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:
• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:
• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.
Status
A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.
• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.
• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:
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Atualização do repositório de objetos: TSS0009_Procedimento_para_Aplicação_de_Patch_no_TSS Atualização dos arquivos de schema: TSS0010_Procedimento_para_Atualização_de_Arquivo_Schema_xsd_no_TSS Atualização dos arquivos de URL: TSS0012_Procedimento_para_Troca_de_url_no_TSS / TSS0044_O que é o arquivo TSSATUURL.JSON ? |
title | Atualização GPE P11 (Clique para expandir) |
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Para a versão P11, este procedimento deve ser efetuado conforme a seguir:
- Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar o compatibilizador RHUPDMOD, para realizar as atualizações/ajustes do ambiente SIGAGPE:
- Selecione conforme abaixo e <Confirmar> :
- Clicar no Check Box "Li e Compreendi" e <Confirmar> para completar a execução do compatibilizador:
- • No final do processamento será apresentado um Log com todos os ajustes realizados no ambiente.
Clientes DATASUL e RM
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Nota |
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E - 0-9 (Somente números entre 0 e 9) |
Saiba mais sobre cadastros de empresas em : http://tdn.totvs.com/x/TMwpE
- Empresa utilizando o código 01 respeitando o que foi especificado na máscara do layout (EE)
- Filial utilizando o código 0001 respeitando o que foi especificado na máscara do layout (FFFF), o código da filial sempre é composto pelo código da empresa + o código da filial, por este motivo para controle interno o sistema utilizará 010001.
→ Confirmar
4 - Após a configuração da empresas "start" será exibido uma interface com os parâmetros relacionados a empresa recém criada.:
→ Entrar
5 - Selecionar a localização, para a utilização do TAF a mesma deve ser sempre "Brasil":
→ Ok
6 - Selecionar o diretório de arquivo de dados, escolha Servidor:
→ Abrir
7 - O Sistema iniciará a criação dos dicionários de dados, esse processo pode levar alguns minutos:
title | Atualização e Parametrização Inicial |
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1 - Após a criação dos dicionários é necessário é necessário realizar o de/para de códigos de empresas entre ERP x TAF:
→ Avançar
2 - Clicar em amarração dos Estabelecimentos:
3 - Ao clicar 2x no campo Código complementar o sistema sugere o código a ser utilizado no ERP utilizando o Grupo de Empresas + Código da Empresa + Código da Filial, este código deve ser cadastrado no ERP caso não exista:
→ Finalizar
4 - Após o cadastrado o sistema é fechado e é necessário um novo acesso para continuação da parametrização:
5 - Acessar o modulo pelo menu recém criado:
Aviso |
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Os ambientes são criados dinamicamente, por este motivo as ultimas 5 letras existentes na descrição dos itens são variáveis, no exemplo abaixo as letras correspondem a "CULAK". |
6 - Na abertura do módulo será exibido uma interface para criação das tabelas autocontidas, essas tabelas são utilizadas pelo módulo para suporte as tabelas utilizadas pelo RET (Layout e-Social - Anexo I - Tabelas) e demais tabelas referentes a obrigações acessórias:
→ Avançar
→ Avançar
7 - Selecionar o Item referente ao Grupo de empresa:
Informações |
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Será necessário a execução deste processo cada vez que 1 grupo de empresas for criado. |
→ Avançar
8 - Marcar a opção de integração, para o e-Social marcar sempre a opção "Layout TOTVS ou Web Service", se o sistema for utilizado também para a entrega do REINF a opção "Layout TOTVS ou Tabela Compartilhada no SGDB" também deve ser marcada, caso contrario Não marcar esta opção:
→ Avançar
9 - Indique a porta que deverá ser utilizada pelo serviço REST para comunicação entre ERPs x TAF:
→ Avançar
10 - Clicar em "Processar as configurações realizadas neste assistente" para o inicio da criação das tabelas autocontidas e parametrização do serviço REST:
11 - Ao final será exibido um log das operações realizadas:
→ Finalizar
13 - O sistema é encerrado para que as configurações sejam de fato efetivadas:
→ Finalizar
14 - O próximo passo é migrar o dicionário do TAF para a ultima versão, para isso é necessário executar o Atualizador de Dicionários (UPDDISTR):
15 - Ao clicar no ícone exibido na imagem anterior, será exibido uma nova Wizard com orientações para a migração do dicionario, o instalador já inclui o arquivo sdfbra.txt no diretório correto, por este motivo só é necessário clicar em "Avançar":
→ Avançar
→ Avançar
→ Avançar
15 - Na primeira utilização do produto não é necessário a realização de backup no banco de dados e arquivo de dicionários por ainda não conter dados referentes as obrigações acessórias, porem o backup facilita a restauração do sistema em caso de falhas críticas:
→ Avançar
→ Avançar
→ Avançar
16 - A atualização de dicionários só pode ser realizadas pelo usuário Administrador, este usuário foi recém criado na instalação como já citado nos itens anteriores, desta forma clique na tecla "Tab" 2x para mudar o foco dos campos usuário e senha que neste momento ainda está em branco e clique em avançar:
→ Avançar
→ Avançar
→ Avançar
Informações |
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Marcar a opção "Corrigir erros automaticamente" |
→ Avançar
→ Avançar
→ Avançar
title | Passo a passo de atualização (clique para expandir) |
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Substituir o arquivo tttp120.rpo na pasta \apo\ do diretório de instalação do sistema
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title | Atualização do dicionário de dados (clique para expandir) |
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a) Copiar os arquivos sdfbra.txt e sx2.unq para a pasta \systemload\ do diretório de instalação do sistema
b) Executar o compatibilizar de dicionário de dados (UPDDISTR)
Será solicitado a seleção dos Grupos de Empresa que devem ser atualizados:
• Nas telas iniciais serão exibidas as informações de ambiente e o propósito do compatibilizador, selecione o botão “Avançar”:
• Após o processamento do compatibilizador o dicionário do TAF estará atualizado:
• Para verificar se houve alguma inconsistência durante a atualização do dicionário de dados, clique em "Consulta LOG":
• Então clique em "Filtrar" e selecione o campo "Tipo do evento" como "Critical Error".
• Caso o filtro retorne algum evento de "Critical Error", significa que foram encontrados problema na base de dados e nenhuma atualização foi efetivada no ambiente. Neste caso o UPDDISTR não tem autonomia para corrigir e os ajustes devem ser realizados pelo Administrador do Sistema.
• Para maiores detalhes de utilização da ferramenta UPDDISTR acesse Atualizador de dicionário e base de dados - UPDDISTR.
Nova execução
Neste momento, ao concluir a execução desta atualização, deve ser avaliado a necessidade de nova execução do UPDTAF, conforme informado no início do tópico III. Atualizar o Dicionário de Dados ( UPDTAF )
Segunda etapa de atualização de dicionário de dados
• Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar novamente o UPDTAF para realizar demais ajustes de ambiente:
• Quando a varredura do sistema identificar que não há necessidade de execução do UPDDISTR, será apresentada uma lista de ajustes que devem ser realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:
• Selecione as atualizações, por release, que devem ser realizadas.
Status
A coluna 'Status' informa quais atualizações ainda são necessárias. Caso todas estejam com o Status "Executado", este procedimento pode ser ignorado.
• Após realizar a seleção, clique em 'Processar' e aguarde o término da execução.
• No final do processamento serão apresentadas os ajustes realizados no ambiente, conforme demonstrado abaixo:
title | Atualização do TSS (clique para expandir) |
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Atualização do repositório de objetos
Substituir o arquivo tttp120.rpo na pasta \apo\ no diretório de instalação do TSS
Arquivo do pacote
Arquivo do sistema à ser substituído.
Aviso | ||
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Faça um backup do arquivo antes de substituí-lo! |
Atualização dos arquivos de schema: TSS0010_Procedimento_para_Atualização_de_Arquivo_Schema_xsd_no_TSS
Atualização dos arquivos de URL: TSS0012_Procedimento_para_Troca_de_url_no_TSS / TSS0044_O que é o arquivo TSSATUURL.JSON ?