Passo a passo: | Deck of Cards |
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startHidden | false |
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effectDuration | 0.5 |
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id | OCORRÊNCIAS |
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effectType | horizontal |
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loopCards | true |
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| Card |
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default | true |
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id | 0. Instruções para a resolução |
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label | 0. Instruções para a resolução |
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| Verifique qual das duas ocorrências abaixo identificou no seu processo e verifique os parâmetros e os processos/campos mencionados para a solução do seu problema:
"Aba 1" para pedidos liberados indevidamente. (era para bloquear e não bloqueou) "Aba 2" para pedidos bloqueados indevidamente. (era para liberar e não liberou) "Aba 3" caso verifique tudo das abas respectivas ao seu cenário e não ache a causa dela ocorrer.
Primeiramente é necessário validar se o Pedido está Bloqueado por falta de Crédito, para isso, consulte por uma das formas abaixo: - Análise de Crédito de Pedido de Venda (MATA450): Verifique se o pedido está com a Legenda Azul (Bloqueado – Crédito)
- Análise de Crédito de Cliente (MATA450A): Identifique o cliente para o qual esta tentando realizar a venda, clique em “Manual” e na aba “Pedidos”, o sistema apresentará todos os pedidos, deste cliente, que possuem Bloqueio de Crédito
- Liberação de Crédito e Estoque (MATA456): Verifique se o pedido está com a Legenda Azul (Bloqueado – Crédito)
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Card |
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default | true |
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id | Custo Médio |
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label | 1. Pedido LIBERADO por crédito "indevidamente" |
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| Caso o pedido esteja Liberado por Crédito "Indevidamente", avalie os Parâmetros e Campos informados nas Abas abaixo: Deck of Cards |
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startHidden | false |
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effectDuration | 0.5 |
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id | Verificações |
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effectType | horizontal |
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loopCards | true |
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| Card |
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default | true |
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id | Custo Médio |
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label | 1. PARÂMETROS |
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| - MV_BLOQUEI: Para ativar a Avaliação de Crédito na Liberação de Pedidos, é necessário que o parâmetro esteja ativado (.T.)
- MV_LIMINCR: Define o Valor Mínimo para submeter os Pedidos à Avaliação de Crédito
- MV_CREDCLI: Verifique se está configurado com a letra C (Cliente), neste caso o sistema irá considerar o Crédito de todas as Lojas (A1_LOJA) deste Cliente (A1_COD), caso outra loja possua crédito, o pedido será liberado. Caso alguma loja esteja com o campo A1_MSBLQL = 1 (Status = Inativo) as informações ainda serão consideradas na avaliação de crédito
- MV_RISCO: Caso o cliente possua títulos vencidos, o sistema irá verificar o risco informado no campo “Risco” (A1_RISCO) e comparar com o conteúdo do MV_RISCO equivalente. Exemplo: Cliente possui o campo “Risco” (A1_RISCO) preenchido como “B – Risco B”, o sistema verifica o parâmetro “MV_RISCOB”. Saiba mais.
Aviso |
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| Caso o cliente possua títulos vencidos em um prazo superior ao estabelecido no MV_RISCO e o sistema não esteja Bloqueando o Crédito dele, certifique-se de que os títulos vencidos estão com o campo “Status” (E1_STATUS) preenchido como “A” (Aberto). Caso contrário, eles não entram no cálculo para validação de Crédito do Cliente. |
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Card |
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default | true |
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id | 060720201 |
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label | 2. CAMPOS E PROCESSOS |
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| 1. Verifique se o campo “Gera Dupl. (F4_DUPLIC)" do TES (Tipos de Entrada e Saída), desse Pedido está com o conteúdo “S - Sim”. É necessário que a venda gere duplicatas para que ela seja Avaliada por Crédito. (Exceto se o parâmetro “MV_LIBNODP” estiver ativado) 2. Os campos “Saldo Pedidos Liberados” (A1_SALPEDL) e "Saldo Duplicatas" (A1_SALDUP) indicam o quanto do “Limite de Crédito” (A1_LC) já foi consumido. Avalie a composição dos campos, um conteúdo incorreto irá comprometer o resultado da Análise Automática. Saiba mais.
32. Está realizando a Liberação Automática de Crédito? Caso esteja utilizando a opção "MANUAL", o sistema irá desconsiderar a configuração de Crédito do Cliente e realizar a Liberação “forçada”. Saiba mais.
43. Valores de Impostos e Despesas: É importante esclarecer que os Impostos e Despesas Acessórias (Frete/Seguro/Despesas) não entram no cálculo de Liberação de Crédito Automática, estes valores só serão abatidos do Crédito disponível após o faturamento, ou seja, para as próximas compras do cliente. Saiba mais.
54. É importante esclarecer que, mesmo que o Cadastro deste Cliente esteja Bloqueado por meio do campo “A1_MSBLQL”, as definições em seu cadastro continuam sendo consideradas para Análise de Crédito. O Bloqueio apenas impede de utilizar o registro em outras rotinas. Saiba mais.
65. Títulos do tipo “RA” (Recebimento Antecipado) são considerados Crédito para o cliente, quando incluídos, o valor deles é abatido do campo “Saldo de Duplicatas (A1_SALDUP)". Quando vencidos, não são considerados na análise de Risco.
Dica |
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| O módulo Financeiro (SIGAFIN) tem disponível a rotina “Refaz Dados Cliente / Fornecedor” (FINA410), esta rotina atualiza os dados dos campos do Cadastro de Clientes (MATA030), caso identifique alguma inconsistência nas informações dos campos, execute esta rotina e verifique se ela é corrigida. Saiba mais em: https://tdn.totvs.com/x/bqFc. |
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Card |
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default | true |
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id | 060720201 |
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label | 2. Pedido BLOQUEADO por crédito "indevidamente" |
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| Caso o pedido esteja Bloqueado por Crédito "Indevidamente", avalie os Parâmetros e Campos informados nas Abas abaixo: Deck of Cards |
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startHidden | false |
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effectDuration | 0.5 |
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id | Verificações 2 |
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effectType | horizontal |
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loopCards | true |
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| Card |
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default | true |
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id | Custo Médio |
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label | 1. PARÂMETROS |
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- MV_LIBNODP: Define se deve ser avaliado crédito para pedido que não gera duplicata.
N - Não avalia crédito de pedidos de venda com TES (F4_DUPLIC = 'N - Não') T - Avalia crédito de pedidos de venda com TES (F4_DUPLIC = 'N - Não')
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Card |
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default | true |
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id | 060720201 |
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label | 2. CAMPOS E PROCESSOS |
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| 1. A Análise Automática de Crédito abate do Limite de Crédito do Cliente (A1_LC) o valor de Pedidos Liberados (A1_SALPEDL) e o valor dos Títulos em Aberto (A1_SALDUP). Avalie o conteúdo destes três campos. Saiba mais.
2. Verifique o conteúdo do campo “Risco” (A1_RISCO) no Cadastro do Cliente (MATA030), caso o risco do cliente seja B, C ou D, verifique o conteúdo do parâmetro “MV_RISCOB/C/D”, avaliando se este cliente possui títulos com “Status” (E1_STATUS) igual a “A” (Aberto) com prazo superior ao que está preenchido no Parâmetro
3. Caso o campo “Risco” (A1_RISCO) esteja com conteúdo E, todos os faturamentos dele serão Bloqueados por Crédito, sendo necessário realizar a Liberação Manual de Crédito. Saiba mais.
4. Verifique se este cliente possui títulos no financeiro que, ainda que baixados, permanecem com o “Status” (E1_STATUS) igual a “A” (Aberto), pois este título será considerado no consumo do Crédito do Cliente e na Análise de Risco. Caso identifique esta ocorrência em seu ambiente, entre em contato com o Suporte do Módulo Financeiro (SIGAFIN)
5. Verifique se o conteúdo dos campos “Moeda do LC” (A1_MOEDALC) do Cadastro do Cliente, “Moeda” (C5_MOEDA) do Pedido de Vendas e do parâmetro “MV_MCUSTO” são iguais. Estes registros devem possuir o mesmo conteúdo
6. Verifique se o campo Classe Cred (A1_CLASSE) possui preenchimento A/B/C, caso possua, verifique o conteúdo do parâmetro MV_PEDIDOA/B/C, pois este parâmetro define qual o Valor Máximo de venda, por Pedido de Venda, permitido para este cliente. Saiba mais. |
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Card |
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default | true |
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id | Informações para envio |
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label | 3. Informações a serem enviadas para uma análise caso não identifique a causa |
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| Caso tenha avaliado os parâmetros e processos da documentação do seu caso e ainda não tenha localizado o erro, note para envio e análise (por print ou por escrito):
1 - Conteúdo dos parâmetros: - MV_BLQCRED
- MV_LIBNODP
- MV_PERMAX
- MV_AVALEST
- MV_BLOQUEI
- MV_LIMINCR
- MV_CREDCLI
- MV_RISCO
- MV_MCUSTO
- MV_PEDIDOA, MV_PEDIDOB e MV_PEDIDOC
2 - Conteúdo dos campos (TES): - F4_DUPLIC da TES do pedido de venda (C6_TES)
3 - Conteúdo dos itens pela liberação do pedido de venda: - C9_BLWMS
- C9_BLEST
- C9_BLCRED
4 - Conteúdo dos campos do cliente que está tendo o pedido de venda bloqueado: - A1_CLASSE
- A1_MOEDALC
- A1_RISCO
- A1_LC
- A1_VENCLC
- A1_SALDUP
- A1_SALPEDL
6 5 - Conteúdo de campos do pedido de venda:
7 6 - Informe a verificação do processo: - A liberação do pedido de venda é automática ou manual?
8 7 - Print da rotina "Contas A Receber [FINA740]", filtrado pelo cliente com o pedido de venda bloqueado da seguinte forma: ("E1_CLIENTE" e "E1_STATUS = A"), mostrando as legendas:
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Dica |
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| A partir da visualização dos registros da Tabela SC9 do sistema, pela rotina de Consultas Genéricas (EDAPP) é possível verificar a causa do Bloqueio de Crédito, pelo conteúdo do campo “Bloq. Crédito” (C9_BLCRED). Saiba mais em: https://tdn.totvs.com/x/Zk1tDQ |
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