O Protheus Insights é uma solução inovadora que aproveita o poder da utiliza inteligência artificial para otimizar e aprimorar diversas áreas-chave dentro do seu ERP Protheus. Com a integração da avançada tecnologia de inteligência artificial tecnologia avançada da Carol, nossa plataforma de IA, o Protheus Insights oferece análises profundas e previsõesprecisas, permitindo que você tome decisões estratégicas informadas e impulsione permitem tomadas de decisões com confiança, impulsionando a eficiência operacional de da sua empresa.
Benefícios Principais
Conciliação Contábil Aprimorada: O módulo Conciliador Contábil identifica automaticamente divergências e origens de lançamentos manuais, proporcionando uma conciliação contábil mais precisa e reduzindo falhas de processos.
Gestão Financeira Inteligente: O Novo Gestor Financeiro utiliza análise de fluxo de caixa impulsionada pela inteligência artificial para antecipar decisões relacionadas à disponibilidade de recursos financeiros. As projeções das entradas e saídas no gráfico de fluxo de caixa permitem tomadas de decisões ágeis e a minimização de impactos financeiros.
Eficiência no Gerenciamento de Estoque: O módulo Cadastro de Produtos oferece uma visão antecipada das tendências de estoque, incluindo alertas sobre possíveis rupturas. Isso garante uma reposição de estoque precisa, evitando interrupções nas operações de sua empresa.
Solicitações de Compras Inteligentes: O Protheus Insights otimiza as demandas de reposição de estoque, sugerindo fornecedores com melhores preços e volumes necessários. Isso reduz desperdícios e custos desnecessários, garantindo uma gestão eficaz de suprimentos.
Como o Protheus Insights Funciona
O Protheus Insights é alimentado pela avançada tecnologia de Inteligência Artificial (IA) da Carol, que é incorporada em seu ERP. A IA realiza análises precisas de dados, identifica padrões e tendências, e gera projeções confiáveis para suportar a tomada de decisões informadas. A interação entre a IA e os módulos do Protheus Insights oferece uma experiência de usuário aprimorada, com pop-ups de alerta e históricos de alertas disponíveis para consulta. Metodologia de Algoritimos de IA
Inteligência Artificial Novo Gestor Financeiro
Previsão de Fluxo de caixa:
O algoritmo se inicia com a construção das séries temporais de entradas e saídas de caixa, a partir da tabela de movimentações bancárias (SE5).
Com o modelo Arima+ são extraídos padrões de tendência e sazonalidade das séries temporais e feitas as projeções de entradas e saídas de caixas dos próximos meses.
A partir das previsões é feita uma análise de saldo insuficiente ou extra e caso os valores projetados estejam fora da média histórica é enviado um alerta ao ERP.
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Inteligência Artificial Rotina Estoque – Cadastro de Produtos
Ruptura de Estoque:
O algoritmo se inicia com a reconstrução do histórico de demanda, onde são utilizadas as tabelas de movimentos (SD3) e notas fiscais (SD1 e SD2) para compor a demanda diária.
O Histórico de demanda é utilizado como entrada para o modelo Arima+, que busca por padrões de tendência e sazonalidade para fazer a previsão de demanda dos próximos meses.
Com base na previsão de demanda, saldos em estoque e movimentos de entrada futuros é feita a previsão de estoque.
Caso o cliente não possua os indicadores de estoque de segurança e ponto de reposição no cadastro de produtos do ERP, é feito um cálculo utilizando o lead time e a demanda média diária.
Após o cálculo dos indicadores, é verificado se em algum momento a previsão de estoque atinge o ponto de reposição.
Em caso positivo um alerta de ruptura de estoque é enviado ao ERP.
Image RemovedInteligência Artificial Rotina Compras – Solicitação de Compras
Previsão de Demanda:
O algoritmo se inicia com a reconstrução do histórico de demanda, onde são utilizadas as tabelas de movimentos (SD3) e notas fiscais (SD1 e SD2) para compor a demanda diária.
O Histórico de demanda é utilizado como entrada para o modelo *Arima+, que busca por padrões de tendência e sazonalidade para fazer a previsão de demanda dos próximos meses.
As previsões de demandas são enviadas ao ERP. Image Removed *ARIMA+é um algoritmo criado pela google para modelagem de séries temporais. Dentre as suas funcionalidades podemos destacar:
Componentes para modelagem de tendência e sazonalidade;
Ajuste de efeitos de feriados;
Detecção e limpeza de outliers;
Ajuste automático de hiperparâmetros;
Capacidade de trabalhar com até 100.000.000 séries temporais simultaneamente.
Inteligência Artificial Rotina de Conciliação Contábil
Conciliação Contábil:
Através da tabela de rastreio, é possível identificar a origem dos registros contábeis.
Image Removed
O problema a ser resolvido é que nem todos os registros que entram na CT2 passam pela CV3 e, em alguns casos, a CV3 pode ser perdida.
Image Removed
A solução usa a Inteligência Artificial (IA) para realizar a conciliação dos registros que foram considerados "perdidos".
Modelo de Roteamento:
Este modelo aprende a origem dos registros contábeis. É o primeiro passo para fazer o casamento (match) entre os registros.
A triagem inicial é feita ao analisar apenas os registros na CT2. Image Removed
Modelo de Árvores com Boosting de Gradiente (GBM):
Consiste em um comitê formado por várias pequenas árvores de decisão.
Cada nova árvore aprende com os erros das árvores anteriores.
O resultado final do comitê leva em consideração a decisão de todas as árvores.
Este modelo é rápido para treinar e suas decisões são de fácil explicação, o que facilita a compreensão do modelo.
Modelo de Matching por Regras:
Este modelo aprende regras de lançamento para cada par de registros.
Por exemplo, a regra CT2_VALOR ← D1_TOTAL - D1_VALIPI é uma das regras que podem ser aprendidas.
Cada par de registros terá suas próprias regras definidas. Image Removed
Predição:
Neste estágio, uma regra previamente definida é aplicada a todos os registros de origem.
Por exemplo, a regra CT2_VALOR ← D1_TOTAL - D1_VALIPI é aplicada a todos os registros da origem.
O modelo então gera uma previsão de acordo com a regra aplicada. Image Removed
Busca no Espaço de Combinações Lineares:
Este passo envolve a busca por combinações lineares entre os campos de origem para determinar o valor da CT2_VALOR.
A fórmula pode ser algo como CT2_VALOR = PESOCAMPO1 + PESOCAMPO2 + PESO*CAMPO3..., onde os pesos podem ser -1, +1 ou 0.
Os campos são extraídos da tabela de origem.
Processos:
Existem três principais processos:
a. train_rules: Este processo envolve a busca de regras para todos os clientes, filiais e grupos em todas as tabelas de origem. Cada cliente pode ter regras específicas de contabilidade.
b. train_router: Aqui, um modelo de roteamento é treinado para cada cliente. Cada cliente pode ter maneiras diferentes de preencher os campos da CT2.
c. predict: Este processo aplica o modelo de roteamento e as regras aprendidas para fazer a conciliação contábil.
Essa é a metodologia que será utilizada para implementar a conciliação contábil com o uso de Inteligência Artificial no Protheus Insights, com o objetivo de lidar com os registros "perdidos" e melhorar a precisão do processo contábil.
Perguntas Frequentes (FAQs) Sobre Metodologia de Algoritimos de IA
Expandir
title
O que é Inteligência Artificial Novo Gestor Financeiro?
A Inteligência Artificial Novo Gestor Financeiro é uma ferramenta que utiliza algoritmos avançados para analisar e prever os fluxos de caixa, facilitando a gestão financeira de uma empresa.
Expandir
title
Como funciona a Previsão de Fluxo de Caixa no Novo Gestor Financeiro?
O algoritmo começa construindo séries temporais com base nas entradas e saídas de caixa a partir da tabela de movimentações bancárias. Em seguida, utiliza o modelo Arima+ para extrair padrões de tendência e sazonalidade, projetando os fluxos de caixa dos próximos meses. Você pode consultar mais sobre ARIMA+ na própria documentação do Google: ARIMA+
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title
Como o Novo Gestor Financeiro lida com saldos insuficientes ou excedentes projetados?
Se os valores projetados estiverem fora da média histórica, é enviado um alerta ao ERP para que a situação seja corrigida.
Expandir
title
O que é o algoritmo ARIMA+ e como ele é utilizado na Previsão de Fluxo de Caixa?
Como a Inteligência Artificial Rotina Estoque - Cadastro de Produtos ajuda a evitar Rupturas de Estoque?
A rotina começa reconstruindo o histórico de demanda a partir de movimentos e notas fiscais. Em seguida, utiliza o modelo Arima+ para prever a demanda futura. Com base nessa previsão, são feitas projeções de estoque.
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title
O que é o modelo ARIMA+ e como ele é aplicado na previsão de demanda de estoque?
O ARIMA+ é um algoritmo desenvolvido pelo Google que é usado para modelar séries temporais. Na previsão de demanda de estoque, ele analisa o histórico de demanda reconstruído e busca padrões de tendência e sazonalidade para prever a demanda futura. Você pode consultar mais sobre ARIMA+ na própria documentação do Google: ARIMA+
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title
que é Machine Learning (ML) e como ele se relaciona com a Inteligência Artificial (IA)?
Machine Learning é um subcampo da Inteligência Artificial que se concentra no desenvolvimento de algoritmos capazes de aprender e fazer previsões a partir de dados. A IA, por sua vez, é um campo mais amplo que engloba diversas técnicas, incluindo o ML, para criar sistemas capazes de realizar tarefas inteligentes.
Conclusão
O Protheus Insights é a solução ideal para empresas que buscam aprimorar sua eficiência operacional e tomar decisões estratégicas baseadas em dados. A combinação da inteligência artificial da Carol com os módulos especializados do Protheus Insights oferece uma vantagem competitiva, permitindo que você alcance melhores resultados e um gerenciamento mais inteligente em toda a sua organização.
Para obter detalhes específicos sobre a instalação, configuração e uso dos módulos do Protheus Insights, consulte as seções dedicadas deste guia de documentação. Estamos entusiasmados em ajudar você a aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta de análise e otimização. Seja bem-vindo ao futuro do gerenciamento empresarial com o Protheus Insights!
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Configuracao
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Configuração
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Configuração
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Passo a passo de configuração
O Protheus Insights é mais uma forma que os usuários têm de conseguirem utilizar o ERP Protheus. Sendo assim, são necessárias algumas configurações específicas para integrar o aplicativo com o ambiente. A seguir, você encontrará um passo a passo detalhado para configurar o Protheus Insights em seu ERP Protheus. Certifique-se de seguir cada etapa com atenção para garantir uma configuração precisa e bem-sucedida.
Aviso
title
Pré-Requisitos
Antes de iniciar a implantação, há uma série de pré-requisitos que devem ser checados e/ou aplicados:
Ter provisionado a plataforma Carol;
Conter o ultimo dicionário diferencial aplicado aplicado;
Ter acesso ao ambiente de configuração de schedules;
Ter acesso ao APSDU ou ao gerenciador de seu banco de dados;
Ter acesso a criação e alteração de parâmetros. Passo 1: Executar o UPDDISTR Abra o SmartClient e insira UPDDISTR no campo Programa Inicial, e nos demais as informações do seu ambiente. Image Removed
Selecione as empresas para as quais deseja aplicar a nova feature.
Verifique cuidadosamente se todas as tabelas necessárias foram criadas corretamente.
Image RemovedPasso 2: Aplicar Pacotes e Acessar o Módulo ConfiguradorAplique os pacotes relacionados no ambiente de modo exclusivo. Acesse o módulo configurador do sistema. Configurador> Schedule>Schedule Image Removed
(Re)inicie os serviços que foram criados durante a configuração e certifique-se que eles estejam iniciados.
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Schedule Po-UI
Po-ui
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Schedule Versao Antiga
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Permissões
Schedule Antigo Image RemovedImage RemovedImage Removed
Passo 3: Configurar e Iniciar os Agentes
Adicione os agentes relacionados na guia "Agent" do módulo configurador.
Deck of Cards
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Schedule Po-UI
Po-ui
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Schedule Versao Antiga
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Permissões
Schedule Antigo
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Image Removed
Inicie os agentes também no monitor correspondente.
Image Removed
Com os agentes iniciados continue para o passo 4. Passo 4: Reiniciar o Appserver e Executar o Wizard WIZSMARTBAReinicie o serviço do appserver. Execute o wizard WIZSMARTBA para prosseguir com a configuração. Image Removed
Image Removed
Dica
title
Dica
Nos "parâmetros iniciais" do SmartClient os campos "Comunicação no cliente" e "Ambiente no servidor" devem serpreenchidos com informações do seu ambiente.Como demonstrado no gif, aqui estão os passos para do wizard: Verifique os Dados e Selecione as EmpresasNa primeira tela do wizard, verifique se todos os itens necessários estão marcados. Verifique os dados na primeira tela: Image Removed
Nota
Se não estiver todos os itens checados, ele não avançará.
Selecione as empresas que serão incluídas na configuração.
Image Removed
Aceitar Contrato e Informar Credenciais Leia atentamente o contrato apresentado. Image Removed Caso concorde com os termos, clique em "Eu Concordo". Certifique-se de que este passo seja realizado somente em um ambiente de produção. Image Removed
Nota
Esse evento deve-se ser executando exclusivamente em ambiente de produção.
Forneça o "Client Id" e "Client Secret" que foram recebidos por e-mail durante a contratação do serviço. Image Removed Image Removed Image Removed
Passo 5: Validação das Configurações do appserver.ini
Acesse o arquivo "appserver.ini" e verifique as seguintes configurações:
Na seção "[Drivers]", confirme se as linhas "MultiProtocolPort" e "MultiProtocolPortSecure" estão configuradas como:
Na seção "[General]", assegure-se de que o "App_Environment" esteja direcionado para o ambiente principal, por exemplo:
Bloco de código
language
bash
theme
Midnight
[General]
App_Environment= enviroment
Retorne ao ambiente de configurações no SIGACFG e execute os seguintes passos:
Após as configurações altere o parâmetro MV_INSIGHT para verdadeiro (.T.) : Image Removed Image Removed Retorne na tela de schedules e adicione o job FWTOTVSLINKJOB no cadastro de agendamentos conforme imagem abaixo:
Seguindo essas etapas detalhadas, você poderá configurar o Protheus Insights em seu ERP Protheus de maneira precisa e eficaz. Certifique-se de acompanhar cada passo com atenção e estar ciente das observações importantes para garantir o sucesso da configuração.
Card
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Insights Estoque
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Insights Estoque
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Documentação - Protheus Insights EstoqueProtheus Insights dedicado ao módulo de Estoque na rotina CADASTRO DE PRODUTO (MATA010). Este manual oferece instruções detalhadas para aproveitar ao máximo as funcionalidades avançadas desta nova capacidade.
Abaixo, você encontrará um gif animado que ilustra de forma dinâmica o processo específico deste módulo.
Após o gif, detalharemos cada etapa, fornecendo explicações claras e imagens para facilitar a compreensão.
Image Removed Preparação Inicial
Após concluir a instalação do Protheus Insights e configurar as permissões de usuários, siga as etapas abaixo para acessar o recurso de análise de estoque:
Acesse o módulo de Estoque e Custos. "Estoque e Custos > Atualizações > Cadastro > Produto > Produtos".
Explorando a Análise de Ruptura de Produtos
Ao acessar a tela de cadastro de produtos, localize o botão "Outras Ações".
Aqui, você encontrará a opção "Ruptura de Produtos".
Image Removed
Detalhes da Análise de Ruptura de Produtos
Ao selecionar a opção "Ruptura de Produtos", uma nova tela será aberta, oferecendo informações detalhadas sobre a análise de ruptura de estoque. A tela inclui os seguintes elementos:
Tabela de Produtos com Previsão de Ruptura: Exibe produtos com previsão de ruptura de estoque.
Filtros: Permite filtrar produtos com base em opções como tipo de produto, grupo de produto e periodicidade.
Image Removed
Gráfico de Detalhes do Produto:
Ao clicar em um produto, um gráfico exibirá informações, incluindo:
Ponto de reposição;
Estoque de segurança;
Ponto de ruptura;
Histórico de estoque (se disponível);
Previsão de saldo;
Intervalo de confiança;
Acurácia da projeção.
Image Removed Image Removed
Nota
title
Observações Importantes:
O Histórico de Estoque será exibido quando o cliente tiver dados cadastrados na tabela SB9 somente para as previsoes mensais. Os pontos de Reposição e Estoque de Segurança serão informados caso cadastrados na tabela de configuração de produtos nos seguintes campos:
Campo
Descrição
B1_EMIN
Ponto de Pedido
B1_ESTSEG
Estoque de Segurança
Caso esses campos tenham sido preenchidos será respeitada a regra calculada pelo ERP.
Aviso
title
Importante
Na ausência desses dados, fórmulas serão aplicadas para calcular o Estoque de Segurança e Ponto de Pedido.
Cálculo do Estoque de Segurança:
Estoque de segurança = Fator de serviço x Raiz(((desvio padrão Demanda)^2 * média lead time) + ((desvio padrão lead time)^2 * (média Demanda)^2))
Caso não seja possível calcular o lead time ou ele tenda a zero será aplicada a fórmula simplificada:Estoque de segurança simplificado = Fator de serviço x desvio padrão Demanda x Raiz(Tempo de entrega)
Cálculo do Ponto de Reposição Com o estoque de segurança calculado podemos realizar o cálculo do ponto de reposição através da fórmula: Ponto de Reposição = (média lead time * média consumo) + Estoque de Segurança
Uma nova carga diária atualiza os dados da projeção.
Após correções para evitar rupturas, uma nova predição é executada e os resultados atualizados na próxima carga.
Este guia detalhado oferece uma visão completa do uso do Protheus Insights Estoque para análise de estoque.
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Insights Compras
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Documentação - Protheus Insights Solicitação de Compras Protheus Insights dedicado ao módulo de Compras na rotina SOLICITACAO DE COMPRAS (MATA110). Este manual oferece instruções detalhadas para aproveitar ao máximo os insights da IA integrado ao seu modulo de compras.
Abaixo, você encontrará um gif animado que ilustra de forma dinâmica o processo específico da solicitação de compras.
Após o gif, detalharemos cada etapa, fornecendo explicações claras e imagens para facilitar a compreensão.
A funcionalidade Protheus Insights Solicitações de Compras tem como objetivo auxiliar os usuários na utilização do processo de compras. Image RemovedProposta
A proposta do módulo Protheus Insights - Solicitação de Compras é permitir que as demandas para reposição de estoque sejam provisionadas de maneira eficiente
Solução
A solução oferecida por este módulo envolve a projeção das tendências de demandas para reposição de estoque. Isso proporciona aos usuários uma visibilidade clara sobre o volume necessário para a reposição e identifica o melhor preço entre os fornecedores, contribuindo para a redução de custos operacionais e a melhoria da gestão de estoque.
Projeção
A funcionalidade de projeção de demandas para reposição de estoque apresenta uma lista detalhada das demandas, sugerindo o melhor preço entre os fornecedores disponíveis. Além disso, a acurácia das previsões, com uma taxa padrão de 70%, e definir um intervalo de confiança que garante um alto índice de assertividade nas projeções.
Alerta
O módulo também oferece recursos de alerta para auxiliar os usuários na identificação de situações críticas. Os alertas podem incluir informações sobre o volume de demandas para reposição de estoque, sendo possível analisar demandas com até 90 dias de antecedência.
Este documento visa fornecer orientações detalhadas sobre como utilizar o módulo Protheus Insights - Solicitação de Compras para otimizar a gestão de estoque, tomar decisões mais embasadas e garantir a disponibilidade dos produtos no momento certo.
Acesso ao Módulo
Instalação e Permissões de Usuários
Antes de começar a usar Protheus Insights para a gestão de Solicitações de Compras, certifique-se de que o Protheus Insights foi devidamente instalado e que os usuários têm as permissões necessárias para acessá-lo.
Acesso à Tela de Solicitações de Compras
Para acessar a funcionalidade de Solicitações de Compras, siga os passos abaixo:
a. Acesse o menu principal do sistema no módulo de Compras.
b. Navegue até "Atualizações" > "Solicitações" > "Solicitações de Compras".
Análise de Demanda de Produtos
Botão "Demanda de Produtos"
Na tela de Solicitações de Compras, você notará a presença do botão "Outras Ações". Dentro desse botão, você encontrará a opção "Demanda de Produtos". O valor de N representa a quantidade de alertas disponíveis para análise.
Clicar nessa opção abrirá uma nova tela. Image Removed
Tela de Análise
Ao clicar na opção "Demanda de Produtos", você será direcionado para uma nova tela utilizando a interface PO-UI. Image Removed
Informações na Tela
Nessa nova tela, você encontrará as seguintes informações:
Uma tabela listando os produtos que têm uma previsão de demanda.
Filtros que permitem personalizar a exibição dos produtos:
Tipo de Produto
Grupo de Produto
Periodicidade
Gráfico de Informações Detalhadas
Ao clicar em um produto específico da lista, um gráfico detalhado será exibido. Esse gráfico conterá as seguintes informações:
Previsão de Ruptura de Demanda para o produto selecionado. Image Removed Image Removed Essas informações gráficas ajudarão os usuários a compreender melhor a situação do produto em relação ao estoque.
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Insights Financeiro
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Documentação - Protheus Insights Novo Gestor Financeiro
Protheus Insights dedicado ao módulo Financeiro na rotina NOVO GESTOR FINANCEIRO (FINA710). Este manual oferece instruções detalhadas para aproveitar ao máximo os insights da IA integrado ao seu novo gestor financeiro. Abaixo, você encontrará um gif animado que ilustra de forma dinâmica os processos específicos de projeção e alertas. Após o gif, detalharemos cada etapa, fornecendo explicações claras e imagens para facilitar a compreensão. Aqui, você encontrará informações detalhadas sobre como este módulo ajuda a otimizar sua gestão financeira, fornecendo insights antecipados sobre o fluxo de caixa.
Visão Geral
O módulo Novo Gestor Financeiro do Protheus Insights foi projetado para aprimorar a tomada de decisões financeiras em sua organização. Através da análise inteligente do fluxo de caixa, o módulo permite a antecipação de cenários de falta ou disponibilidade de recursos financeiros.
Proposta
A proposta central do módulo Novo Gestor Financeiro é:
Analisar o fluxo de caixa para antecipar decisões relacionadas à falta e/ou disponibilidade de recursos financeiros.
Solução
O módulo oferece a seguinte solução para atender à proposta acima:
Projetar as movimentações de entradas e saídas no gráfico de fluxo de caixa, permitindo a visualização antecipada das tendências.
Alertar ações através de pop-ups periódicos, a fim de minimizar impactos financeiros indesejados.
Projeção
O módulo "Novo Gestor Financeiro" fornece projeções essenciais para aprimorar sua gestão financeira:
Visualização das movimentações de entradas e saídas em intervalos semanais e mensais.
% Acurácia das entradas e saídas configuráveis, com um padrão de 70%.
Intervalo de confiança que oferece um alto índice de assertividade nas projeções.
Image Removed
Alerta
O módulo também oferece alertas para melhorar sua capacidade de resposta:
Alerta sobre movimentações de entradas e saídas com referência a saldo insuficiente e/ou saldo extra.
Aviso para movimentações de entradas e saídas em intervalos semanais até trimestrais.
Consulta de histórico dos alertas para revisão e análise retrospectiva.
Image Removed
Acesso ao Módulo
Instalação e Permissões de Usuários
Antes de começar a usar Protheus Insights para a gestão de fluxo de caixa, certifique-se de que o Protheus Insights e o novo gestor financeiro foram devidamente instalados e que os usuários têm as permissões necessárias para acessá-lo.
Acesso à Tela do novo gestor financeiro
Para acessar a funcionalidade do novo gestor financeiro, siga os passos abaixo:
Acesse o menu principal do sistema no módulo Financeiro.
Navegue até "Atualizações > Gestao Financeira > Novo Gestor Financeiro".
Menu - Movimentos Na tela inicial do novo gestor financeiro, você notará a presença do botão "Movimentos" no menu esquerdo. Clicar nessa opção abrirá uma nova tela. Image Removed
Tela de Análise
Image Removed
Nessa nova tela, você encontrará as seguintes informações em destaque:
O período de análise, sendo as possibilidades: Mensal, semanal e diário.
Acesso às predições do período selecionado, no canto superior direito do gráfico de 'Fluxo de caixa'
Gráfico de Informações Detalhadas
Ao selecionar um período específico, e clicar no botão de análise de projeção, um gráfico detalhado será exibido. Esse gráfico conterá as seguintes informações:
Histórico de fluxo de caixa periodizado.
Projeção de fluxo de caixa. Image Removed Essas informações gráficas ajudarão os usuários a ter uma visão mais clara do fluxo de caixa, e melhor planejamento via auxilio das projeções.
Protheus Insights dedicado ao módulo Contabilidade na rotina do CONCILIADOR CONTABIL (CTBA940). Esta documentação oferece orientações detalhadas sobre o uso do Protheus Insights Conciliador Contábil. Nesta seção, você encontrará informações detalhadas sobre como esse módulo ajuda a aprimorar o processo de conciliação contábil, identificando divergências e origens de lançamentos manuais. Visão Geral
O módulo Conciliador Contábil do Protheus Insights foi desenvolvido para proporcionar maior precisão e eficiência ao processo de conciliação contábil em sua organização. Com o auxílio da inteligência artificial embarcada, o módulo analisa os lançamentos contábeis, identifica divergências e sugere a conciliação de registros, seja de forma automatizada ou com intervenção humana.
Proposta
A principal proposta do módulo Conciliador Contábil é:
Sugerir a conciliação contabil dos registros nao identificados automaticamente.
Solução
Para atingir a proposta acima, o módulo oferece a seguinte solução:
Sugere a conciliação contábil dos registros não identificados automaticamente, aumentando o volume de conciliação automatizada para acelerar a produtividade.
Sugestões
O módulo "Conciliador Contábil" oferece diversas funcionalidades para melhorar seu processo de conciliação. Algumas sugestões de uso são:
Realize a conciliação dos "Dados não Encontrados" automaticamente, melhorando a precisão e eficiência do processo.
Utilize a Sigla IA (Inteligência Artificial) para realizar o "matching" dos registros.
Como Começar
Para começar a utilizar o módulo Conciliador Contábil do Protheus Insights, siga os seguintes passos:
Acesse o menu correspondente ao módulo dentro do seu sistema Protheus.
Explore as opções disponíveis para análise e conciliação de registros.
Utilize as funcionalidades de sugestão de conciliação automática e correção de informações.
Próximos Passos
Esta seção está em construção e será atualizada em breve com informações mais detalhadas, exemplos de uso e guias passo a passo para aproveitar todas as funcionalidades do módulo Conciliador Contábil. Fique atento às atualizações!
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Suporte
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Suporte
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Após a configuração do Protheus Insights, o ERP Protheus inicia o envio de dados à Plataforma Carol, por meio do job FWTECHFINJOB.
Com essas informações, o modelo de IA realiza análises, identifica padrões e tendências e gera projeções confiáveis que serão devolvidas ao ERP Protheus, por meio de um outro serviço, o FWTOTVSLINKJOB, que utiliza o Smartlink.
No Protheus, esses insights são apresentados em forma de alertas, relatórios e gráficos, auxiliando o cliente na tomada de decisão. E esta rotina se repete todo domingo.
Image Added
Para obter detalhes específicos sobre a instalação, configuração e uso do Protheus Insights, consulte a seção de configuração ou as abas especificas por insights desta documentação.
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Configuracao
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Configuração
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Configuração
Checklist de Pré-requisitos para Utilizar o Protheus Insights
Para garantir uma experiência ótima e obter previsões precisas, verifique se você atende aos seguintes pré-requisitos:
LIB Atualizada:
A data mínima para a LIB é 08/04/2024.
Financeiro:
Novo Gestor Financeiro configurado conforme as orientações da documentação (FINA710).
Possuir, no mínimo, 11 semanas ou 11 meses de transações na tabela FK5, categorizadas por tipo de movimentação (FK5_RECPAG).
Estoque e Compras
Ter, no mínimo, 2 anos de histórico de movimentações de estoque (SD3).
Contabilidade
Conciliador Backoffice configurado conforme as orientações da documentação CTBA940
Execução da opção 4 do WizardUUID para preenchimento dos campos MDUIDT
Certifique-se de que todos os itens acima estão atendidos para utilizar o Protheus Insights de maneira eficiente. Para qualquer dúvida ou assistência, entre em contato conosco em [email protected].
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Etapa 1
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Etapa 1
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1.1 Solicitar clientId e clientSecret
1.2 Verificar regras de firewall
1.3 Aplicar pacotes
Protheus Insights
Smartlink
1.4 Executar o "UPDDISTR" ou "UPDBATCH" do pacoteDiferencial BA acumulado (em modo exclusivo)
1.1 Solicitar clientID e clientSecret
Para garantir o acesso e a integração com a plataforma Carol, é necessário solicitar as credenciais de clientID e clientSecret.Para isso, envie um e-mail para[email protected]com essas informações da empresa na qual deseja implantar o Protheus Insights:
Razão Social:[Inserir a razão social da sua empresa aqui]
CNPJ: [Inserir o número do CNPJ da sua empresa aqui]
Código TOTVS: [Inserir o Código TOTVS da sua empresa aqui]
LIB: [Inserir a versão da LIB que esta utilizando]
Em até 24 horas úteis, você receberá as credenciais por email.
1.2 Verificar as Regras de Firewall:
Verifique e ajuste suas configurações de firewall conforme necessário para garantir a conectividade adequada com os serviços mencionados abaixo, caso haja alguma regra de bloqueio de firewall, por favor, liberar os seguintes endereços:
É necessário atualizar o ERP Protheus com os pacotes abaixo de acordo com a release correspondente ao seu sistema e, em caso de dúvidas técnicas, enviar email para[email protected]
Aplique os pacotes relacionados no ambiente de modo exclusivo:
Abra o SmartClient e insira "UPDDISTR" ou "UPDBATCH" no campo "Programa Inicial" e, nos demais campos, insira as informações do seu ambiente.
Selecione as empresas para as quais deseja aplicar a nova funcionalidade.
Lembre-se sempre de realizar um backup completo do ambiente antes de aplicar pacotes, para garantir a segurança dos dados e a possibilidade de restauração em caso de necessidade.
Após concluído, verifique cuidadosamente se todas as tabelas necessárias foram criadas.
Exemplo:
Bloco de código
language
sql
SELECT * FROM SX2010 WHERE X2_CHAVE = 'I14'
SELECT * FROM SX3010 WHERE X3_ARQUIVO = 'I14'
Image Added
Após garantir que os itens da Etapa 1 foram concluídos com sucesso, prossiga para a Etapa 2.
Card
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Etapa 2
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Etapa 2
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2.1 Confirmar ativação do PO-UI para uso da nova interface
2.2 Executar o WIZSMARTBA
Verificar o schedule FWTECHFINJOB
Incluir o schedule manualmente FWTOTVSLINKJOB
2.3 Verificar registro de permissão na tabela I14
2.1 Confirmar ativação do PO-UI para uso da nova interface
Verificar as configurações do appserver.ini para o uso do PO-UI no ambiente de produção:
Essas configurações alteram a interface do Protheus, ativando o PO-UI, e devem ser realizadas no ambiente de produção para que todos os usuários tenham acesso.
Acesse o arquivo "appserver.ini" e verifique as seguintes configurações:
Na seção "[Drivers]", confirme se as linhas "MultiProtocolPort" e "MultiProtocolPortSecure" estão configuradas como:
Após a execução do wizard, ao acessar o schedule no configurador em agendamentos, o job FWTECHFINJOB estará criado automaticamente e habilitado, com a recorrência sempre ativa.
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Incluir o schedule manualmente FWTOTVSLINKJOB
Após confirmar que o FWTECHFINJOB foi criado automaticamente após a execução do wizard WIZSMARTBA, configure o FWTOTVSLINKJOB clicando no botão "Novo" e inserindo manualmente as configurações necessárias. Image Added
O campo "Dia e hora da primeira execução" será por padrão o horário atual, mas é possível definir um dia e horário específico para a primeira execução.
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Selecione a(s) empresa(s) e filiais de acordo com sua preferência e preencha os demais campos conforme o exemplo da imagem.
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O horário da primeira execução será conforme o que foi definido no agendamento. Após isso, ele permanecerá como sempre ativo, conforme selecionado no agendamento.
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2.4 Verificar registro de permissão na tabela I14
Ao realizar a consulta na tabela I14, ela deve apresentar um registro de permissão. Para identificar o campo I14_MODULO igual a 'ALL', o registro deve conter a data atual. Esta permissão é renovada semanalmente de forma automática, atualizando o campo I14_DTRESP.
Caso ocorra a indicação de que a tabela não existe, possivelmente devido à permissão não ter sido recebida e com isso a tabela ainda não foi criada, verifique se a tabela I14 está presente nas tabelas SX2 e SX3, conforme orientado na etapa 1.4. Se estiver presente, envie um e-mail para [email protected] informando a empresa e o código Totvs que fez a configuração, mas ainda não recebeu a permissão.
Bloco de código
language
sql
title
Exemplo
SELECT * FROM I14010 WHERE I14_MODULO= 'ALL'
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Após garantir que os itens da Etapas 1 e 2 foram concluídos com sucesso, prossiga para a Etapa 3.
Card
effectDuration
0.5
id
etapa3
label
Etapa 3
effectType
slide
Etapa 3
Informações
icon
false
3.1 Habilitar Parametro MV_INSIGHT
3.2 Adicionar no menu do Estoque e custos o Armazém IA (ARMZIA)
3.3 Cadastrar Armazéns no Armazém IA
3.1 Habilitar Parametro MV_INSIGHT
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3.2 Adicionar no menu do Estoque e custos o Armazém IA (ARMZIA)
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3.3 Cadastrar Armazéns no Armazém IA
Acesse pelo módulo de Estoque e Custos o novo item cadastrado em Produtos > Produto > Armazém IA.
Este cadastro é de extrema importância, pois você deverá cadastrar os armazéns que têm demanda. Com base nesse cadastro, a inteligência artificial irá considerar os campos-chave (código do armazém) para filtrar quais insights serão gerados. Observa-se que por padrão, os armazéns 01 e 03 já estão cadastrados, podendo ser alterados ou excluídos se não forem utilizados. É necessário cadastrar os armazéns de demanda e produção.
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Atualização: Os registros incluídos pela rotina serão gravados na tabela 4B. Os dados já incluídos na antiga tabela 2B serão migrados automaticamente para a nova tabela.
Após garantir que os itens da Etapas 1, 2 e 3 foram concluídos com sucesso, prossiga para a Etapa 4.
Card
effectDuration
0.5
id
etapa4
label
Etapa 4
effectType
slide
Etapa 4
Informações
icon
false
4.1 Entendendo a execução do modelo de IA
4.2 Como testar a comunicação Smartlink
4.1 Entendendo a Execução do modelo de IA
Aguardando a Execução do Modelo de IA
Após a conclusão das etapas anteriores, o usuário deve aguardar a próxima execução do modelo de IA, que ocorre semanalmente aos domingos. Durante essa execução, os dados coletados diariamente através do job schedule FWTECHFINJOB são processados e analisados para gerar insights.
Recebendo os Insights
Os insights gerados são disponibilizados na segunda-feira de manhã, após a primeira execução do modelo de IA no domingo. Esse processo é realizado através do job schedule FWTOTVSLINKJOB, que habilita outros jobs responsáveis por enviar os insights para o Protheus.
Importante:
Os insights podem ser recebidos diariamente, sendo gerados conforme regras específicas para cada tipo. É crucial manter os jobs ativos para continuar recebendo atualizações de insights. A geração de insights ocorre diariamente, seguindo regras específicas para cada tipo de insight. A execução semanal do modelo de IA incorpora aprendizados contínuos, melhorando sua precisão ao longo do tempo.
4.2 Comotestar a comunicação Smartlink
Acesse o configurador dentro da pasta Smartlink e clique na opção Parametros de Conexão, caso nao esteja disponível consulte a documentação Comunicação SmartLink para configurar o FwSgdpParm.
Clique no botão Testar conexão para verificar se esta funcionado a comunicação.
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Atenção, estas informações são sensíveis e caso voce delete e clique em confirmar será necessário executar o wizard novamente, pois quando os campos clientID e clientSecret são deletados após confirmar o sistema entende como um opt-out,
Dica
icon
false
Importante:
As chaves clientId e clientSecret são exclusivas e não devem ser compartilhadas entre ambientes.
Outros produtos como "techfin", "gesplan", podem usar esses campos credenciais parecidas, então garanta que esta utilizando as chaves (clientId e clientSecret) corretas para o Protheus Insights ao executar o WIZSMARBA ou ao fazer o opt-out.
Perguntas Frequentes (FAQs)
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title
O que é o Protheus Insights?
O Protheus Insights é uma solução avançada que utiliza inteligência artificial para otimizar processos contábeis, financeiros e de gestão de estoque dentro do ERP.
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Como a inteligência artificial é usada no Protheus Insights?
A inteligência artificial é incorporada por meio da Carol, nossa IA avançada. Ela analisa dados, identifica padrões e tendências, fornecendo projeções precisas para tomada de decisões informadas.
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Como o Conciliador Contábil funciona?
O Conciliador Contábil identifica divergências e origens de lançamentos manuais, aprimorando a conciliação contábil e reduzindo erros nos processos.
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O que é o Novo Gestor Financeiro e como ele pode beneficiar minha empresa?
O Novo Gestor Financeiro utiliza análise de fluxo de caixa impulsionada pela inteligência artificial para antecipar decisões financeiras, ajudando a minimizar impactos e a tomar decisões mais informadas. Saiba mais em Novo Gestor Financeiro - (FINA710 - SIGAFIN)
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Como o módulo Cadastro de Produtos previne rupturas de estoque?
O Cadastro de Produtos projeta tendências de estoque e alerta sobre possíveis rupturas, permitindo uma reposição precisa de estoque e evitando interrupções nas operações.
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Qual é o papel do Protheus Insights na Solicitação de Compras?
Otimizar as demandas de reposição de estoque, sugerindo fornecedores com melhores preços e volumes necessários, reduzindo desperdícios e custos.
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Como posso acessar os alertas gerados pelo Protheus Insights?
Você pode acessar os alertas gerados pelos módulos em sua interface do Protheus Insights, onde também poderá verificar o histórico dos alertas.
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Como faço para implementar o Protheus Insights em minha empresa?
A implementação do Protheus Insights varia de acordo com as necessidades de sua empresa. É recomendado entrar em contato com nossa equipe para um planejamento personalizado.