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Figura 1 - Etapas para geração da lista e perfis de prováveis evasores


1) Geração da Base de treinamento e de Teste

Inicialmente, é definido o período que deseja-se identificar os prováveis evasores, que vamos chamar de período de interesse. Sabendo-se o período de interesse, as bases de treinamento e de teste são geradas a partir dos dados de matrícula que antecedem esse período.

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  • a base de treinamento será composta por dados de matrículas concluídas e canceladas em períodos letivos finalizados até o final do ano de 2017.

  • a base de teste será composta por dados de matrículas concluídas ou canceladas em períodos letivos pertencentes ao ano de 2018.


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Figura 2 - Representação gráfica do exemplo citado anteriormentedas bases de treinamento e de teste

2) Geração do Modelo Preditivo

A partir da base de treinamento criada, são utilizadas para identificação dos padrões de comportamento dos alunos e geração do modelo preditivo as seguintes informações:

  • Informações Acadêmicas dos alunos:

a) Notas

b) Ausências

c) Histórico EscolarCarga de Disciplinas

  • Informações Financeiras:

a) Pagamentos de Parcelas

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  • Classificação, quanto à evasão: onde o modelo preditivo atribui a um estudante uma probabilidade de evasão e determina se ele é um provável evasor;

  • Classificação, quanto ao perfil evasor: onde o modelo preditivo agrupa os estudantes com perfis semelhantes, considerando suas características acadêmicas e financeiras.


3) Validação do Modelo Preditivo

Uma vez gerado, o modelo preditivo é aplicado na base de teste e os resultados alcançados são comparados com dados reais do passado. Assim, é possível avaliar se o modelo alcançou uma boa precisão.

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b = todas matrículas em períodos letivos da base de teste que foram canceladas.


4) Aplicação do Modelo Preditivo

Caso a precisão alcançada no treinamento seja boa, o modelo preditivo é aplicado nas matrículas do período de interesse, que no nosso exemplo é o ano de 2019.

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