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  • 3508 - Manutenção de Orçamento de Serviço - DR.

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Manutenção de Orçamento de Serviço -  3508 

Visão Geral do Programa


A rotina 3508 tem como objetivo gerar orçamento de serviços para o cliente, realizando os seguintes processos: criação de um novo orçamento; edição de orçamento já criado; emissão de orçamento, com possibilidade de envio para o cliente por e-mail; e configuração do servidor de e-mail. Dessa forma, os processos de geração de orçamentos serão automatizados dentro da empresa, garantindo mais agilidade na comunicação.




Objetivo da tela:

Tela inicia da rotina.



configuração do Servidor de e-mail é necessária para o envio do orçamento por e-mail.

1. Clique o botão Image Removed

2. Na tela Configuração de Servidor de E-mail informe os seguintes campos:

  • Servidor SMTP - protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet
  • Porta
  • Usuário e Senha
  • E-mail remetente
  • Nome do remetente

3. Marque a opção Usa TLS, caso o servidor informado utilize TLS;

4. Informe os campos Assunto e-mail e Corpo do e-mail, caso necessário;

Image Removed

5. Clique o botão Salvar. Dessa forma, as configurações permanecerão salvas para novos acessos à rotina.

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titleOutras Ações/Ações Relacionadas:

Passo:

Descrição:

Criar Novo Orçamento

A rotina possibilita a criação de orçamentos de serviços para o cliente, desvinculada da Ordem de Serviço gerada na rotina 3503 – Manter Ordem de Serviço. Para o envio do orçamento por e-mail é necessário configurar o Servidor de E-mail.

1. Clique o botão  Image Modified;

2. Na tela Cabeçalho do Orçamento realize os seguintes procedimentos:

2.1 Selecione a Filial;

2.2 Informe ou selecione o Cliente;

2.3 Informe ou selecione o Produto a ser realizado o serviço;

2.4 Informe ou selecione o Tipo OS e o RCA responsável pelo serviço;

2.5 Selecione uma das opções dos campos Cobrança e Plano de Pagamento;

2.6 Preencha o campo Observações, conforme necessidade e clique o botão Próximo.


Image Modified


3. Na tela Serviços e Produtos utilizados, aba Serviços, realize os seguintes procedimentos:

3.1 Clique o botão Adicionar;

Image Modified


3.2 Na tela Adicionar Serviços informe ou selecione o campo Serviço;

3.3 Informe os campos Período Inicial e Período Final para a execução do serviço;

3.4  Informe a Quantidade e o Preço do serviço a ser realizado. O valor do serviço, cadastrado na rotina 3501 - Cadastrar Serviço, só poderá ser alterado caso possuir a permissão de acesso 2 - Permitir alterar preço do serviço no orçamento, da rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina;

3.5 Informe o campo % ISS;

3.6 Marque a opção Reter ISS desse serviço?, conforme necessidade;

3.7 Clique o botão Confirmar;


Image Modified


3.8 Retorne à tela anterior e adicione mais serviços de acordo com a necessidade. Para remover um serviço selecione-o na planilha e clique o botão Remover.

4. Ainda na tela Serviços e Produtos utilizados selecione um serviço na planilha e siga os procedimentos abaixo para informar quais produtos serão utilizados pelo serviço

4.1 Clique o botão Adicionar Produto;

Image Modified


4.2 Na tela exibida em seguida, informe ou selecione o Produto desejado para o serviço;

4.3 Informe a Quantidade necessária do produto e o Desconto (%), conforme necessidade;

4.4  Clique o botão Adicionar. Repita o processo para adicionar mais produtos ao serviço selecionado, conforme necessidade, e ao finalizar, clique o botão Confirmar, retornando à tela anterior;


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4.5 Na aba Produtos, clique na coluna de Status do produto e altere-o, conforme necessidade. Este campo só é habilitado caso usuário possuir a permissão de acesso 5 - Permitir alterar status dos produtos, da rotina 530.  Também é possível selecionar o produto na planilha e excluí-lo clicando o botão Remover;


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4.6  Retorne à aba Serviços, selecione um serviço na planilha com duplo clique e altere também o Status do serviço, conforme necessidade. Este campo só é habilitado caso usuário possuir a permissão de acesso 4 - Permitir alterar status dos serviços, da rotina 530;

5. Clique o botão Image Modified;

6. Na tela Resumo do Orçamento confirme os dados apresentados e clique o botão Gravar;


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Image Modified


7. Confirme a mensagem de emissão do orçamento gerado, conforme necessidade. Caso marque a opção Sim, siga os passos abaixo:


Image Modified


7.1 Na tela Emissão de Orçamento, selecione um item na planilha;

7.2 Selecione no campo Layout's Disponíveis um layout para a emissão do orçamento. Para a edição de layout já existente ou criação de novo layout é necessário possuir a permissão de acesso 1 - Permitir criar/editar layout de orçamento, da rotina 530, e seguir as instruções descritas na tela. Na edição do relatório é possível relacionar o logotipo da empresa;

7.3 Clique o botão Enviar E-mail, ou Emitir, conforme necessidade.


Image Modified


Observação: é exibida mensagem de alerta com informações dos orçamentos que não foram enviados e/ou motivos que impeçam o envio do orçamento por e-mail.


Editar Orçamento

A rotina possibilita a edição do orçamento de serviço criado na própria rotina, desvinculada da Ordem de Serviço gerada na rotina 3503 – Manter Ordem de Serviço. Para o envio do orçamento por e-mail é necessário configurar o Servidor de E-mail.


1. Clique o botão Image Modified;

2. Na tela Filtros para edição de orçamento, informe os filtros de pesquisa, conforme necessidade, e clique o botão Próximo;


Image Modified


3. Na tela Orçamentos para edição, selecione o orçamento desejado e clique o botão Próximo;

4. Na tela Cabeçalho do orçamento, altere os campos editáveis, conforme necessidade, e clique o botão Próximo;

Observações:

  • O campo Situação do Orçamento só estará habilitado se a permissão de acesso da rotina 530, opção 3 - Permitir alterar status do orçamento, estiver marcada;
  • O campo Motivo Cancelamento (cadastrado na rotina 518 - Cadastrar Motivo Devolução/Ajuste/Avaria) só será habilitado caso a situação do orçamento estiver como Cancelado.

Image Modified


5. Na tela Serviços e Produtos utilizados, verifique por meio das abas Serviços e Produtos os itens exibidos para o orçamento, com possibilidade de Adicionar  ou Remover os itens das planilhas, utilizando os respectivos botões. Caso seja necessário editar os serviços e/ou produtos, dê duplo clique no item da planilha e, na tela exibida em seguida, altere os campos editáveis conforme necessidade;

6. Em seguida, clique o botão Próximo e confirme a alteração do orçamento e botão Gravar;

7. Confirme a mensagem de emissão do orçamento gerado, conforme necessidade. Caso marque a opção Sim, siga os passos abaixo:

7.1 Na tela Emissão de Orçamento, selecione um item na planilha;

7.2 Selecione no campo Layout's Disponíveis um layout para a emissão do orçamento. Para a edição de layout já existente ou criação de novo layout é necessário possuir a permissão de acesso 1 - Permitir criar/editar layout de orçamento, da rotina 530, e seguir as instruções descritas na tela. Na edição do relatório é possível relacionar o logotipo da empresa;

7.3 Clique o botão Enviar E-mail ou Emitir conforme necessidade;

Observação: é emitida mensagem de alerta com informações dos orçamentos que não foram enviados e/ou motivos que impeçam o envio do orçamento por e-mail.

Emitir Orçamento

A rotina possibilita a re-emissão do orçamento de serviço para o cliente com possibilidade de envio por e-mail, a partir de um orçamento criado na própria rotina ou de uma Ordem de Serviço gerada por meio da rotina 3503 – Manter Ordem de Serviço, quando ela estiver com a situação Aberta. Para o envio do orçamento por e-mail é necessário configurar o Servidor de E-mail.


1. Clique o botão Image Modified;

2. Selecione uma das opções para a emissão: A partir de um Orçamento ou A partir de uma Ordem de Serviço;

Image Modified


3. Na tela Filtros para emissão de orçamento, preencha os filtros de pesquisa conforme necessidade e clique o botão Próximo;

Image Modified


4. Na tela Emissão de orçamento, selecione um ou mais itens na planilha;

5. Selecione, no campo Layout's Disponíveis, um layout para a emissão do orçamento. Para a edição do layout selecionado é necessário possuir permissão de acesso na rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina, opção 1 - Permitir criar/editar layout de orçamento, e seguir as instruções descritas na tela;

6. Clique o botão Enviar E-mail ou Emitir conforme necessidade

;Observação

:

é exibida mensagem de alerta com informações dos orçamentos que não foram enviados e/ou motivos que impeçam o envio do orçamento por e-mail.
Configurar Servidor de E-mail

 

Passo:

Descrição:

Criar Novo Orçamento

A rotina possibilita a criação de orçamentos de serviços para o cliente, desvinculada da Ordem de Serviço gerada na rotina 3503 – Manter Ordem de Serviço. Para o envio do orçamento por e-mail é necessário configurar o Servidor de E-mail.

1. Clique o botão  Image Removed;

2. Na tela Cabeçalho do Orçamento realize os seguintes procedimentos:

2.1 Selecione a Filial;

2.2 Informe ou selecione o Cliente;

2.3 Informe ou selecione o Produto a ser realizado o serviço;

2.4 Informe ou selecione o Tipo OS e o RCA responsável pelo serviço;

2.5 Selecione uma das opções dos campos Cobrança e Plano de Pagamento;

2.6 Preencha o campo Observações, conforme necessidade e clique o botão Próximo.

Image Removed

3. Na tela Serviços e Produtos utilizados, aba Serviços, realize os seguintes procedimentos:

3.1 Clique o botão Adicionar;

Image Removed

3.2 Na tela Adicionar Serviços informe ou selecione o campo Serviço;

3.3 Informe os campos Período Inicial e Período Final para a execução do serviço;

3.4  Informe a Quantidade e o Preço do serviço a ser realizado. O valor do serviço, cadastrado na rotina 3501 - Cadastrar Serviço, só poderá ser alterado caso possuir a permissão de acesso 2 - Permitir alterar preço do serviço no orçamento, da rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina;

3.5 Informe o campo % ISS;

3.6 Marque a opção Reter ISS desse serviço?, conforme necessidade;

3.7 Clique o botão Confirmar;

Image Removed

3.8 Retorne à tela anterior e adicione mais serviços de acordo com a necessidade. Para remover um serviço selecione-o na planilha e clique o botão Remover.

4. Ainda na tela Serviços e Produtos utilizados selecione um serviço na planilha e siga os procedimentos abaixo para informar quais produtos serão utilizados pelo serviço

4.1 Clique o botão Adicionar Produto;

Image Removed

4.2 Na tela exibida em seguida, informe ou selecione o Produto desejado para o serviço;

4.3 Informe a Quantidade necessária do produto e o Desconto (%), conforme necessidade;

4.4  Clique o botão Adicionar. Repita o processo para adicionar mais produtos ao serviço selecionado, conforme necessidade, e ao finalizar, clique o botão Confirmar, retornando à tela anterior;

Image Removed

4.5 Na aba Produtos, clique na coluna de Status do produto e altere-o, conforme necessidade. Este campo só é habilitado caso usuário possuir a permissão de acesso 5 - Permitir alterar status dos produtos, da rotina 530.  Também é possível selecionar o produto na planilha e excluí-lo clicando o botão Remover;

Image Removed

4.6  Retorne à aba Serviços, selecione um serviço na planilha com duplo clique e altere também o Status do serviço, conforme necessidade. Este campo só é habilitado caso usuário possuir a permissão de acesso 4 - Permitir alterar status dos serviços, da rotina 530;

5. Clique o botão Image Removed;

6. Na tela Resumo do Orçamento confirme os dados apresentados e clique o botão Gravar;

Image Removed

Image Removed

7. Confirme a mensagem de emissão do orçamento gerado, conforme necessidade. Caso marque a opção Sim, siga os passos abaixo:

Image Removed

7.1 Na tela Emissão de Orçamento, selecione um item na planilha;

7.2 Selecione no campo Layout's Disponíveis um layout para a emissão do orçamento. Para a edição de layout já existente ou criação de novo layout é necessário possuir a permissão de acesso 1 - Permitir criar/editar layout de orçamento, da rotina 530, e seguir as instruções descritas na tela. Na edição do relatório é possível relacionar o logotipo da empresa;

7.3 Clique o botão Enviar E-mail, ou Emitir, conforme necessidade.

Image Removed

Observação: é exibida mensagem de alerta com informações dos orçamentos que não foram enviados e/ou motivos que impeçam o envio do orçamento por e-mail.

Editar Orçamento

A rotina possibilita a edição do orçamento de serviço criado na própria rotina, desvinculada da Ordem de Serviço gerada na rotina 3503 – Manter Ordem de Serviço. Para o envio do orçamento por e-mail é necessário configurar o Servidor de E-mail.

1. Clique o botão Image Removed;

2. Na tela Filtros para edição de orçamento, informe os filtros de pesquisa, conforme necessidade, e clique o botão Próximo;

Image Removed

3. Na tela Orçamentos para edição, selecione o orçamento desejado e clique o botão Próximo;

4. Na tela Cabeçalho do orçamento, altere os campos editáveis, conforme necessidade, e clique o botão Próximo;

Observações:

  • O campo Situação do Orçamento só estará habilitado se a permissão de acesso da rotina 530, opção 3 - Permitir alterar status do orçamento, estiver marcada;
  • No exemplo abaixo foi emitido orçamento a partir de ordem de serviço.

    Image Added

    O campo Motivo Cancelamento (cadastrado na rotina 518 - Cadastrar Motivo Devolução/Ajuste/Avaria) só será habilitado caso a situação do orçamento estiver como Cancelado.

    Image Removed

    5. Na tela Serviços e Produtos utilizados, verifique por meio das abas Serviços e Produtos os itens exibidos para o orçamento, com possibilidade de Adicionar  ou Remover os itens das planilhas, utilizando os respectivos botões. Caso seja necessário editar os serviços e/ou produtos, dê duplo clique no item da planilha e, na tela exibida em seguida, altere os campos editáveis conforme necessidade;

    6. Em seguida, clique o botão Próximo e confirme a alteração do orçamento e botão Gravar;

    7. Confirme a mensagem de emissão do orçamento gerado, conforme necessidade. Caso marque a opção Sim, siga os passos abaixo:

    7.1 Na tela Emissão de Orçamento, selecione um item na planilha;

    7.2 Selecione no campo Layout's Disponíveis um layout para a emissão do orçamento. Para a edição de layout já existente ou criação de novo layout é necessário possuir a permissão de acesso 1 - Permitir criar/editar layout de orçamento, da rotina 530, e seguir as instruções descritas na tela. Na edição do relatório é possível relacionar o logotipo da empresa;

    7.3 Clique o botão Enviar E-mail ou Emitir conforme necessidade;

    Observação: é emitida mensagem de alerta com informações dos orçamentos que não foram enviados e/ou motivos que impeçam o envio do orçamento por e-mail.

    Emitir Orçamento

    A rotina possibilita a re-emissão do orçamento de serviço para o cliente com possibilidade de envio por e-mail, a partir de um orçamento criado na própria rotina ou de uma Ordem de Serviço gerada por meio da rotina 3503 – Manter Ordem de Serviço, quando ela estiver com a situação Aberta. Para o envio do orçamento por e-mail é necessário configurar o Servidor de E-mail.

    1. Clique o botão Image Removed;

    2. Selecione uma das opções para a emissão: A partir de um Orçamento ou A partir de uma Ordem de Serviço;

    Image Removed

    3. Na tela Filtros para emissão de orçamento, preencha os filtros de pesquisa conforme necessidade e clique o botão Próximo;

    Image Removed

    4. Na tela Emissão de orçamento, selecione um ou mais itens na planilha;

    5. Selecione, no campo Layout's Disponíveis, um layout para a emissão do orçamento. Para a edição do layout selecionado é necessário possuir permissão de acesso na rotina 530 - Permitir Acesso à Rotina, opção 1 - Permitir criar/editar layout de orçamento, e seguir as instruções descritas na tela;

    6. Clique o botão Enviar E-mail ou Emitir conforme necessidade;


    Observação: é exibida mensagem de alerta com informações dos orçamentos que não foram enviados e/ou motivos que impeçam o envio do orçamento por e-mail.

    Configurar Servidor de E-mail

    configuração do Servidor de e-mail é necessária para o envio do orçamento por e-mail.


    1. Clique o botão Image Modified

    2. Na tela Configuração de Servidor de E-mail informe os seguintes campos:

    • Servidor SMTP - protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet
    • Porta
    • Usuário e Senha
    • E-mail remetente
    • Nome do remetente

    3. Marque a opção Usa TLS, caso o servidor informado utilize TLS;

    4. Informe os campos Assunto e-mail e Corpo do e-mail, caso necessário;

    Image Modified


    5. Clique o botão Salvar. Dessa forma, as configurações permanecerão salvas para novos acessos à rotina.

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