Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Informações
titleImportante!

O cadastro de Produtos 

...

será realizado no

...

sistema TOTVS Protheus, e será integrado com o sistema 

...

TOTVS OMNI através de comunicação de Mensagem Única

...

(ITEM).

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de

...

Item, acesse  https://api.totvs.com.br/

...

legado Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em  Lista de

...

serviços e busque a mensagem Item.


ProdutoFluxoTipo da MensagemVersão MSUFormato
TOTVS ProtheusEnvia
Assincrona
Sincrona4.
005
011JSON
CiaShop
TOTVS OMNIRecebe
Assincrona
Sincrona4.
005
011JSON

Pré requisitos:

...

 Inclusão de Produto

...

Dica
titleDica!

Antes de realizar a integração de um Produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (Item) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.


Cadastro do adapter ITEM 

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i

  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:

Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=9yoDL5mQHVA
height400



Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
MATA010ItemProdutoSimNãoSíncronoTodas

LjxjCsCoPr()

PAD.APP4.011

SUA_ROTA

JSON


Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de ITEM, estamos utilizando a função LjxjCsCoPr():

LjxjCsCoPr(): Esta função verifica se o produto cadastrado atende as seguintes condições:

Produto vinculado à uma Categoria de Produtos

Produto com complemento de produtos cadastrado e

...

o campo E-commerce(B5_ECFLAG)  = 1 - Ativo.

Atendendo estes requisitos a mensagem de Item será gerada e enviada ao TOTVS OMNI.


Cadastro e integração do Produto

    Image Removed
    Clique em Confirmar para salvar o complemento de produto, e em seguida no modulo 
  1. No 
  2. Faturamento (SIGAFAT)
  3.  
  4. acesse Atualizações /
  5. Cenário de Vendas
  6. Cadastros /
  7. Categorias X
  8. Produtos (
  9. FATA150
  10. MATA010).
  11. Inclua/Altere
  12. uma categoria de produtos, informando
  13. o produto
  14. cadastrado, e em seguida clique em confirmar, para integrar o produto com o E-Commerce.
    Image Removed

     Registro do envio da mensagem no EAI Protheus e "Visualizar Mensagem Original"

...

  1. com as informações necessárias, como mostra o vídeo abaixo:

Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=3ap91FFwz48
height400



Informações
titleDuvida

O que um produto precisa ter para ser integrado com o TOTVS OMNI corretamente?

Expandir
titleVer os dados necessários

Ter categoria previamente cadastrada no Protheus

Produto vinculado à uma Categoria de Produtos

Produto com complemento de produtos cadastrado e o campo E-commerce(B5_ECFLAG) = 1 - Ativo.


Já tenho diversos produtos cadastrados que atende os dados informados acima e quero integra-los, o que eu faço?

Neste caso deve ser realizado a execução da Carga inicial.


Mensagem gerada e enviada para o TOTVS OMNI

Dica
titleVisualizar o dado gerado

Após realizar o cadastro de Produto e suas demais informações necessárias para integra-lo é possível visualizar a mensagem gerada e enviada para o TOTVS OMNI, para isso siga o passo a passo abaixo:


  1. Acesse o ambiente Configurador (SIGACFG) em Ambiente/Schedule/Schedule, opção EAI:
  2. Em seguida posicione o cursos na mensagem gerada e clique no ícone da Lupa Image Added e em seguida, Visualizar mensagem original, como mostra o vídeo abaixo:

Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=4Npw6EjVEy8
height400


Expandir
titleExemplo da mensagem ITEM
Bloco de código
titleJson
{
    "Header": {
        "ProductVersion": "12",
        "BranchId": "01",
        "Type": "BusinessMessage",
        "ProductName": "Protheus",
        "BusinessUnit": "",
        "DeliveryType": "Sync",
     

...

Mensagem única do ITEM

Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original.

Código da Função: ITEM

UUID: 51f3a62a-4765-3fcf-1b33-142f2167bb65

Descrição da Mensagem: PRODUTO

Tipo da Transação: Envio

Tipo da Mensagem: Business Message

Url Enviada: http://eaistaging.ciashop.com.br/protheus/tirateima

Evento: UpSert

Image Removed

Json:

Image Removed

  • CiaShop - Recebimento

       Recebimento da mensagem:

         Para identificar o registro da mensagem enviada pelo sistema Protheus,é necessário acessar o DashBoard (Ferramenta de visualização de processamento de mensagens) e em seguida pesquisar pelo UUID da mensagem enviada pelo Protheus na categoria ITEM nos seguintes destinos:

    • Aguarando processamento: Indica a quantidade de processos específicos, por exemplo (Reserva) estão aguardando na fila para serem executados.
    • Processando: Significa que após aguardar na fila o arquivo é envidado para ser processado.
    • Processado: Significa que o arquivo foi processado com sucesso, como por exemplo, enviou uma reserva para o Protheus e o mesmo retorno uma mensagem de sucesso. 
    • Error: Significa que receberá o log de erro da integração especifica, tanto ao tentar enviar quanto AguardoCallback com retorno de erro.
    • Reprocessar: Indica que a mensagem estava processando e teve algum tipo de erro ou uma possível instabilidade e a mensagem irá reprocessar novamente

  OBS: link do DashBoard é fornecido pela CiaShop.

Image Removed

...

   "Transaction": "ITEM",
        "StandardVersion": "1.000",
        "Version": "4.007",
        "UUID": "36130507-ba1d-db7f-0901-ccfb1c4f4e93",
        "SubType": "event",
        "Enterprise": "",
        "Event": "upsert",
        "CompanyId": "99",
        "GeneratedOn": "2022-08-01T14:31:15Z",
        "SourceApplication": "PROTHEUS3399"
    },
    "Content": {
        "ItemStatus": "1",
        "StandardWarehouseInternalId": "99|01|01",
        "ItemTitle": "                                                                                                    ",
        "ItemWidth": "0",
        "CompanyId": "99",
        "UnitOfMeasureCode": "UN",
        "Code": "702",
        "FiscalInformation": {
            "CsllAliquot": "0",
            "IrrfIncidence": "false",
            "IssServiceCode": "         ",
            "PisRetaining": "false",
            "CsllRetaining": "false",
            "PisAliquot": "0",
            "CofinsAliquot": "0",
            "TaxSubstitutionCode": "         ",
            "CofinsRetaining": "false",
            "IssAliquot": "0",
            "MunicipalTaxCod": "                    "
        },
        "ItemLenght": "0",
        "EconomicLot": "0",
        "Name": "PRODUTO OMNI QA",
        "MinimumLot": "0",
        "ManufacturerCode": "                    ",
        "ItemHeight": "0",
        "NetWeight": "0",
        "Values": {
            "CostPrice": "0",
            "SalesPrice": "15",
            "AverageCostPrice": "0",
            "StandardCostPrice": "0"
        },
        "Brand": "",
        "ShortName": "PRODUTO OMNI QA",
        "Active": "1",
        "MultiplicationFactorValue": "0",
        "CompanyinternalId": "99|01",
        "InternalId": "99||702",
        "ProductType": "10",
        "GrossWeight": "0",
        "ItemFeaturesTechnical": "",
        "ItemDescription": "asd",
        "ItemDimensions": "0",
        "BranchId": "01",
        "UnitOfMeasureInternalId": "99||UN",
        "ListOfComercialFamilyItem": {
            "ComercialFamilyItem": [{
                    "ComercialFamilyCode": "000001",
                    "ComercialFamilyInternalId": "99||000001",
                    "ComercialFamilyItem": "CAT 12.1.25"
                }
            ]
        },
        "StandardWarehouseDescription": "ARMAZEM PADRAO",
        "TypeUMConversion": [{
                "type": "M",
                "Description": "Multiplicador"
            }
        ],
        "StandardWarehouseCode": "01",
        "Trail": "N",
        "BinControl": "False",
        "Origin": ""
    }
}


Demais informações

Dica
titleFluxo da integração de Produto

Após realizar o cadastro do Produto no TOTVS Protheus será gerado a mensagem ITEM no EAI do configurador, essa mensagem é disparada ao TOTVS OMNI através da ROTA cadastrada e vinculado ao Adapter ITEM.


Quando recepcionado e processada a mensagem ITEM pelo TOTVS OMNI, o mesmo retorna uma mensagem para o Protheus informando sucesso ou falha na integração.

Em caso de sucesso, é gravado no Protheus na tabela XXF um DE/PARA de Produto, com o código do Produto atribuído no TOTVS OMNI relacionando com o código do Produto no Protheus.

Em caso de falha no monitor do EAI é possível verificar que a legenda da mensagem foi alterada para a cor amarela, indicando falha e conseguimos visualizar o motivo da falha através da do detalhe da mensagem.


Informações
titleLegendas de status da mensagem

A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas:

Image Added Aguardando execução

Image Added Executando

Image Added Finalizada

Image Added Falhou

Image Added Bloqueado

Image Added Não entregue

Image Added Recusada

Image Added Entregue


Próximo passo

Dica
titleVamos lá!

Após integrar um Produto, vamos para o próximo passo, Integrando Saldo de Estoque.

Image Removed

Obs: Informe seu usario e senha de administradror.

  1. No Manager acesse Categorias e Produtos / Catálogo de Produtos.

Image Removed

Visualizando o Produto no Site do E-commerce

  1. Acesse o site do E-commerce e Procure na barra lateral esquerda a categoria que foi vinculada ao produto no Protheus.

Image Removed

Protheus – Recebimento da Response Message (Mensagens assíncronas)

Recebimento de respostas

  • Sucesso: Indica que a mensagem foi processada com sucesso pela CiaShop e já esta no Manager do E-Commerce.
  • Erro: Indica que a mensagem teve erro ao ser processada, e o motivo do erro esta descrito na mensagem de resposta da CiaShop.

Mensagem única do ITEM

Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original:

Código da Função: Item

Descrição da  Mensagem: TotvsMessage ITEM Response Message

Tipo da Trasação: Recebimento

Tipo da Mensagem: Response Message

UUID da Mensagem Original: 51f3a62a-4765-3fcf-1b33-142f2167bb65

Image Removed

Json:

...