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Objetivo

Este guia tem o objetivo de apresentar, de maneira resumida, informações sobre o processo de Pré-QA dos apps desenvolvidos pelos parceiros da fluig Store.

Visão Geral

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Após finalizar o desenvolvimento e testes do seu app, é o momento de enviá-lo para o quality assurance (QA). Para quem já é um parceiro fluig Store, acesse o documento completo do checklist de QA no Portal da fluig Store.

Porém, antes do envio para o QA de fato, existe essa etapa que chamamos de Pré-QA onde são avaliados alguns pré-requisitos antes mesmo da utilização do app.

Esse documento é um checklist básico de instruções que você deve seguir contém instruções a serem seguidas para agilizar o processo de Pré-QA do seu app. Seguindo corretamente essas instruções, podemos encaminhar o seu app para a etapa final no processo de QA.

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Nota

Essa etapa de Pré-QA tem como objetivo verificar itens básicos como: código-fonte no git.fluig.com(Stash), build do projeto, deploy e ativação no fluig, disponibilidade e fácil acesso a documentação, confirmar se o app está consultando o License Server(LS) através do slotId e outros itens.


Itens Avaliados

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1. Adequação e clean code

  • Widgets, Layouts e outros componentes do fluig já possuem uma estrutura padrão com pastas pré-definidas (css, js, images). Mantenha essa estrutura organizada.

  • Referenciar todo e qualquer biblioteca de JS no arquivo application.info.

  • Não deixe arquivos que não estão sendo utilizados dentro do componente. Se houver, remova-os antes de enviar para o QA.

  • O fluig já inclui algumas das bibliotecas mais utilizadas, como jQuery, jQuery UI e o próprio fluig Style Guide. Não é necessário adicioná-las novamente.

  • Internacionalização: Ao criar qualquer label, avisos, títulos e demais informações, é necessário internacionalizar os textos.

  • Utilizar a verificação de licença através da API de Licença.

2. Componente adaptado para a fluig Store

Para a fluig Store, padronizamos a estrutura que o componente deve ser desenvolvido, cujo objetivo também é acelerar o processo de QA, além de formatá-los para o download e instalação por meio da plataforma fluig de forma simples e rápida (Itens da Store). O componente deve seguir os padrões demonstrados no exemplo Sample Component, mantendo os atendendo aos requisitos abaixo: 

  • O arquivo final deve ser do tipo EAR. O pacote pack é o responsável por criar esse arquivo .ear.

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Informações

O Sample Component pode ser simulado como um app dos Itens da Store, efetuando o download e instalação de maneira simples e rápida. Leia o README.md para verificar os detalhes. Para maiores informações entre em contato com o pessoal da fluig Store.


3. Fazer o upload do

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código 

Assim que o app/componente estiver adaptado para a fluig Store, o próximo passo é subir o código no repositório Git fluig. Nesse momento, você já deverá possuir um repositório exclusivo para o seu app/componente e um usuário e senha. Caso não tenha ainda, por favor entrar em contato através do Portal fluig Store.

Siga essas instruções na ordem ao subir o código:

A partir da master crie uma nova branch. (Fique à vontade para criar o nome).

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Efetue o checkout dessa nova branch e faça o commit e push do código.

enviar para o processo de App Review. Acesse o Portal do Parceiro Fluig e veja como enviar: https://portal.fluigstore.com/enviarapp

Em seguida, abra um Pull Request dessa branch para a master e selecione alguma pessoa responsável.

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4. Documentação

Juntamente com a entrega do app, solicitamos também uma documentação, contendo informações e detalhes da utilização. Os itens a seguir são fundamentais:

  • Fácil acesso a documentação

  • Compatível com a versão do app (exibir apenas as features que contém no app e não features que estão em Road Map)
  • Layout agradável e amigável. Se possível com imagens ou vídeos.

5. Envio para

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App Review

Após a verificação dos itens acima (que é um processo rápido, em torno de 1 a 2 dias úteis), o app está apto a iniciar as análises do código-fonte e os testes exploratórios, que é o QA propriamente dito. Assim que for finalizada esta etapa, será enviado o resultado por meio de um relatório, que indicará se o app está aprovado ou não.

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Caso não seja aprovado, o relatório irá detalhar os motivos e quais ajustes deverão ser feitos. Os itens estarão identificados da seguinte maneira:

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Alteração necessária: impede a publicação do app na fluig Store. Pode ser mau funcionamento, documentação insuficiente ou algo que interfira negativamente no uso do app.

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Alteração recomendada: itens que não impedem o uso do app mas necessitam de análise para possível adequação. Não impede a publicação na fluig Store na versão em que o item foi identificado, mas pode ser cobrado futuramente, em uma nova versão do app.

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Informações
titleFique atento!

Confira as principais causas de reprovação de um app:

  • Implementações que não tratam alto volume de dados: usuários, documentos, etc;
  • Funcionamento em ambientes restritos: DMZ, HTTPs, alta disponibilidade, etc;
  • Documentação incompleta;
  • Configurações complexas ou que dificultem/impeçam o uso de app em ambientes cloud;
  • Canais de suporte não documentados;
  • Falta de feedbacks ao usuário durante as operações (o quê, quando, onde?)
  • Validações de campos de formulários, botões e pesquisas

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