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OBS: As permissões indicadas são para os processos dentro do ERP. Para os processos realizados dentro do MEU RH é considerado apenas o parâmetro 'Utiliza push notification', exceto para o menu 'Comunica RH' que verifica também o permissionamento.
Caso possua alguma restrição de segurança pode ser necessário realizar a liberação dos endereços: https://fcm.googleapis.com/fcm/send e https://api-hrplatform.totvs.app/hrplatform/api/firebase-access-token.
O Comunica RH permite ao RH criar comunicados diversos para os colaboradores de forma fácil e simples, podendo notificá-los a existência do comunicado disponível.
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Para cadastrar um novo comunicado, deve-se seguir o processo demonstrado abaixo:
Caso não existam registros cadastrados por aquele usuário, a imagem abaixo será exibida:
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Para cadastrar um novo comunicado clique em 'Novo Comunicado', e informe um título e um texto para o comunicado, pode selecionar caso deseje uma imagem, podendo escolher entre os formatos vertical ou Horizontal, caso opte por não escolher como prefere a imagem, esta será exibida por default como Horizontal. Poderá inserir apenas formatos .png, .jpg, .gif, com as seguintes especificações:
Caso a imagem não atenda essas especificações poderá ser redimensionada manualmente.
Caso insira um formato inválido irá apresentar a mensagem abaixo:
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Poderá clicar em 'Visualizar Comunicado' para verificar a exibição do comunicado antes de finalizar o cadastro:
A partir da versão 12.1.2406 poderá realizar o cadastro de um anexo. Os seguintes formatos são aceitos: png, jpg e pdf.
Observação:
Clique em 'Avançar' para seguir com o processo:
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Ao selecionar a coligada os campos de 'Função' e 'Filial' serão habilitados para seleção, porém não são obrigatórios;
Caso selecione uma filial, será habilitado o campo 'Departamento' que não será obrigatório.
Caso selecione o departamento é obrigatório ter uma Filial selecionada.
A partir da versão: 12.1.2402.111 também estará disponível os campos 'Fórmula' e 'Matrícula'. Estes campos serão habilitados ao selecionar a 'Empresa', porém não são obrigatórios. Estes campos seguem as seguintes regras:
OBS: Esta opção deve ser utilizada com cautela, pois pode onerar o funcionamento do processo.
É obrigatório selecionar uma data e hora de publicação (deve ser maior que a data e hora atual) ou deve marcar a flag 'Enviar agora?'.
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É exibida uma mensagem de alerta informando que se estiver em um ambiente local, as notificações serão enviadas imediatamente, esta mensagem é apenas informativa e não impede de seguir com o processo.
Obs: Caso esteja utilizando o ambiente em 'N - Camadas' será apresentado também o botão: 'Programar recorrência de envio'. Esta opção está detalhada no próximo tópico (03 - Recorrência no cadastro de comunicados), deste documento.
Clique em 'Criar Comunicado' e confirmar em 'Sim, estou ciente'.
Aguarde enquanto é processado (esta ação pode levar um tempo a depender da quantidade de funcionários do filtro selecionado).
O comunicado será salvo com o status 'Aguardando', após o envio da notificação o status será alterado para 'Enviado'.
É possível que o cadastro seja realizado com uma data e hora de publicação e ao ser enviado esta data e hora ser modificada, isso ocorre em caso de utilizar ambiente local, onde a notificação é enviada de forma imediata, desta forma é alterada para a data e hora que ocorreu o envio do Job.
Caso deseje atualizar a tela do 'Gestão de Comunicados', deve clicar com botão direito do mouse em algum local da tela e clicar na opção 'Atualizar' como mostra a imagem abaixo:
Observação:
Para que a notificação seja enviada corretamente para os colaboradores em seu dispositivo é necessário observar as seguintes regras:
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Exemplo do Job criado:
Exemplo da notificação:
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Importante | Os campos: 'Título' e 'Texto' da tela inicial de 'Novo comunicado' e os campos 'Título' e 'Subtítulo' da aba de 'Elaborar Push' não estão preparados para receber dados de EMOJI, devido a estrutura de banco do RM não suportar neste momento este padrão de mensagens. |
O objetivo é permitir que sejam realizados agendamentos para o processo de envio de comunicados e notificações, durante o cadastro do comunicado.
Observações gerais:
Seguem prints ilustrando a funcionalidade:
A mesma data e hora da publicação informada na recorrência se repete na data e hora da publicação na tela de escolha dos destinatários.
Caso marque a opção 'Enviar agora?':
Caso preencha primeiro os campos de data e hora da publicação da tela de escolha dos destinatários, estes dados vão ser repetidos dentro da tela de recorrência:
Caso selecione a opção de repetição por semana:
Caso selecione a opção por mês:
Exemplo de Job criado com recorrência mensal:
Exemplo de Job criado com recorrência semanal:
Esta opção tem como objetivo de reenviar um comunicado para os colaboradores, com a opção de alterar os dados que serão enviados.
Observações gerais:
Seguem prints ilustrando a funcionalidade:
Com comunicado com status 'Enviado':
Com comunicado com status diferente de 'Enviado':
O objetivo é filtrar os comunicados por código, título, data de criação, status e/ou responsável.
Para realizar a busca avançada após acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar em 'Busca Avançada':
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Para visualizar os detalhes dos comunicados, acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Visualizar':
Horizontal
Vertical
A partir da versão: 12.1.2406.120 será possível visualizar as seguintes informações:
Observações:
Horizontal
Vertical
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Somente comunicados que estejam com o status 'Aguardando' ou 'Rascunho' podem ser excluídos.
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Para excluir, acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Apagar':
Caso o status seja diferente do permitido será apresentada uma mensagem de erro:
Se o status permitir apagar:
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Esta opção tem como objetivo de inativar um comunicado para que os colaboradores não tenham mais o acesso, por algum motivo de expiração da informação ou um comunicado enviado incorretamente.
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Para inativar, acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Inativar':
Se o status não permitir inativar, será apresentado uma mensagem de erro:
Estará disponível em breve.
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O usuário do Meu RH poderá apagar as notificações através do sino de notificações, porém o comunicado correspondentes não será apagado, a não ser que o RH inative o comunicado.
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Deve selecionar as notificações que deseja apagar e clicar em 'Apagar Notificações':
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Os usuários do Meu RH poderão visualizar os comunicados publicados pelo RH, independente de terem recebido a notificação em seus dispositivos.
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Caso clique na opção de 'Visualizar'
Caso não possua imagem:
Caso busque comunicados por data, deve selecionar uma data de inicio e fim e clicar em 'Filtrar'. Somente após preencher as datas será habilitado o botão de 'Filtrar'. Para limpar os filtros poderá clicar em 'Limpar Filtros'.
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Os usuários do Meu RH poderão apagar os comunicados que foram enviados pelo RH, porém não será possível visualizá-los novamente. Para visualizá-los novamente o RH terá
que enviar o comunicado novamente. Porém, pode-se colocar permissão para que o colaborador não apague este comunicado, basta realizar a configuração do perfil do usuário desabilitando
os itens: 11.03.08 Comunicados do Colaborador / 11.03.08.01 Excluir . Para verificar com mais detalhes a configuração de permissão, clique aqui.
Para apagar os comunicados basta clicar no ícone abaixo:
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OBS: Esse processo exclui apenas o registro da tabela: PCOMMUNICATECOLLABORATOR.
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Será possível visualizar os comunicados dos usuários através do menu 'Configurações >> Comunicados do Colaborador', conforme demonstra o print abaixo:
A partir da versão 12.1.2406.120 foram inseridos os seguintes campos: 'Comunicado Lido' e 'Data de leitura do comunicado'.
Também será possível excluir os registros selecionados.
1. O que acontece caso não execute o RM-Atualizador?
2. O que fazer se acontecer o erro abaixo ao clicar em 'Gestão de Comunicados'?
Verifique se o Host do servidor foi iniciado corretamente como administrador;
Verifique se foi realizada a configuração das portas corretamente no Host como indicado no item 2 deste documento.
3. O que fazer se ao reiniciar um Job aparecer o erro semelhante ao erro abaixo:
Esta situação acontece quando um Job do mesmo tipo é reiniciado mais de uma vez e esta reinicialização foi feita antes do Job anterior finalizar a execução, sendo o mesmo Job ele utiliza os mesmos arquivos de logs e desta forma é necessário que sejam executados um por vez.
4. O que fazer se executar um Job com filtro por fórmula e aparecer o erro semelhante ao erro abaixo:
Esta situação acontece quando está utilizando uma fórmula inválida para a geração do comunicado, desta forma é necessário construir uma fórmula que seja válida (A fórmula deve retornar booleanos válidos). Neste cenário o status do comunicado não será alterado.
5 - O que fazer se na tela de 'Gestão de Comunicados' ocorra um erro semelhante ao erro abaixo:
Esta situação ocorre devido ao tempo de expiração do token. Como solução poderá realizar o aumento do tempo de expiração do token, poderá utilizar o documento abaixo como orientação, porém esta alteração deve ser realizada com cautela, uma vez que se o host for compartilhado a configuração ficará única para as soluções que compartilham este token e a depender do tempo utilizado poderá ocorrer falhas, aconselhamos a não informar um valor em minutos maior que 24 horas (1440): Autorização/Autenticação em API'S.
6. O que fazer se acontecer o erro abaixo ao tentar enviar o comunicado/notificação?
Este erro pode acontecer caso tenha alguma restrição de segurança, desta forma libere o acesso ao endereço: https://fcm.googleapis.com/fcm/send e https://api-hrplatform.totvs.app/hrplatform/api/firebase-access-token.
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Para saber mais sobre as notificações, acessem: 32.0 Push Notification |