Histórico da Página
id | APP Minha Obra |
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label | Informações APP Minha Obra |
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id | Informações do APP Minha Obra |
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O novo Minha Obra foi desenvolvido com uma nova aparência, um novo design gráfico, mais limpo e com a marca TOTVS, que possibilita uma melhor visualização de suas funcionalidades, onde as informações são apresentadas de foma mais clara e intuitiva. A comunicação com o TOTVS Construção Obras e Projetos foi reconstruída para que o processo de sincronismo possa ser mais rápido e bem mais assertivo. |
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Configurações mínimas do dispositivo para utilização do aplicativo:
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label | Configuração Inicial |
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A tela inicial do Minha Obra mostra o aplicativo e o propósito de sua utilização, isto é, Construção e Projetos com uma imagem em background e também as quatro principais funcionalidade no qual se propõe, isto é, Avanço Físico, Mão de Obra, Equipamento e Ciclo de Transporte.
Tela de configuração inicial e sincronismo do Minha ObraNo aplicativo existem duas formas de se configurar os parâmetros iniciais que permitem a sincronização com o TOTVS Construção Obras e Projetos.
- Através da leitura de QRCode: O QRCode com as informações de Coligada, Login, Senha e WebService pode ser gerado no TOTVS Construção Obras e Projetos na opção dos processos da visão de Usuários de Coletores Móveis.
- Através de configuração manual: Os dados podem ser informados manualmente. O sincronismo pode ser executado utilizando a "Url Sicronismo" comunicando com o IIS ou pela "Url API" comunicando com o Host.
- Após a definição das informações de sincronismo, o mesmo é executado e as informações sincronizadas com o TOTVS Construção Obras e Projetos.
É possível realizar a configuração do sincronismo para que seja realizado de forma automática. O Minha Obra possibilita que seja definido o intervalo de tempo em minutos do sincronismo e o tipo de rede que será executado: Wifi, Wifi e Celular (3g).
O Minha Obra possibilita a utilização de uma versão de demonstração onde informações fictícias são inseridas no banco de dados do aplicativo. Com essa versão de demonstração não é possível realizar o sincronismo. Para ativá-la, basta limpar o conteúdo do campo WebService da tela de configuração manual e clicar no botão a seguir:
label | Login APP |
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- Após entrar no sistema a tela principal com as opções de menu é exibida, assim como a tela lateral onde informações do usuário, do projeto e a imagem com o logotipo da empresa podem ser acessadas;
- Imagens da Coligada e da pessoa que possui a associação do usuário são enviadas para o coletor, apenas se o parâmetro global "Permite enviar imagens para o coletor (Coligada e Usuários)" estiver marcado.
label | Configuração |
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id | Configuração |
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label | Configuração |
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label | Coletores Móveis |
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A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Caso exista o número de coletores correspondente ao número máximo de licenças adquiridas ativas, não será permitido a ativação de novos coletores.
Para o cadastro de coletores, obrigatoriamente o usuário deverá informar o nome, o modelo e informar se o coletor está ativo para utilização ou não. Estes campos devem ser preenchidos de acordo com o detalhamento abaixo:
- Identificador Único: número único de identificação do coletor através do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel).
- Nome: a descrição do coletor para diferenciar os coletores cadastrados.
- Modelo: será preenchido de acordo com as características de modelo do equipamento.
- Ativo: a representação do coletor ativo será feita quando o campo "Ativo" estiver selecionado. Para desativá-lo será necessário retirar a seleção do campo.
Para as funções abaixo, pode-se utilizar as respectivas teclas de atalho:
- Inclusão: Ctrl + Ins
- Exclusão: Ctrl +Del
- Edição: Ctrl + Enter
O ID do App pode ser visualizado na tela inicial do App Minha Obra ou ao selecionar o tipo de configuração manual. Caso seja selecionada a configuração manual o ID do APP será exibido no topo da configuração.
- Ativar Coletores Móveis:
Para ativar coletores móveis para uso do sistema, o usuário deverá selecionar o coletor na visão de cadastro de coletores e acessar o Menu Processos | Ativar Coletores Móveis .
Para verificar o status atual do(s) coletor (es), o sistema exibirá uma visão de uma tabela com o status (Ativo ou Inativo), permitindo ao usuário selecionar apenas coletores desativados.
Caso o processo de ativação seja executado e o usuário tenha selecionado coletores com status inativos, o sistema irá mantê-los ativos e irá alterar apenas o status dos que estavam inativos, alterando para o status Ativo.
Observação:
- Caso o usuário selecione vários coletores para ativação ou para desativação e entre estes possua coletores que já estavam ativos na ativação ou inativos na desativação, o sistema executará o processo para os demais, sem interromper o processo. Apenas irá ignorar os coletores que já estiverem no status desejado.
- O Coletor Móvel será cadastrado de forma global e poderá estar vinculado com tantos projetos quantos forem necessários.
A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Caso exista o número de coletores correspondente ao número máximo de licenças adquiridas ativas, não será permitido a ativação de novos coletores. Um coletor somente poderá ser desativado após 15 dias a partir de sua data de ativação.
- Desativar Coletores Móveis:
Para desativar coletores móveis, o usuário deverá selecionar o coletor na visão de cadastro de coletores (Cadastros | Mobilidade | Coletores Móveis) e acessar o menu Processos | Desativar Coletores Móveis.
Para os coletores serem desativados, não poderão existir Folhas Tarefa e/ou Projetos associdos a eles.
Caso exista, o sistema irá exibir a mensagem informativa.
Exemplo: "As Folhas Tarefa "A", "B" e "C" e os Projetos "1", "2", "3" estão associadas a coletores "X", "Y", "Z". A execução do processo irá efetuar a desassocição destas Folhas e destes Projetos. Caso existam apontamentos para tais Folhas no coletor, estes serão desconsiderados quando o usuário de coletor tentar importar os dados para o ERP".
- "A", "B" e "C" representam os números e a descrição das Folhas Tarefa associadas a coletores;
- "1", "2" e "3" representam os projetos associados a coletores;
- "X", "Y" e "Z" representam os identificadores dos coletores.
Se o usuário confirmar a execução do processo e desativar os coletores, as Folhas e Projetos associados serão liberados automaticamente para associação a outro coletor. Se não confirmar, o sistema exibirá um aviso ao usuário "Os coletores X, Y e Z permanecem ativos", e cancela o processo.
Quando o coletor for desativado, além de excluir o vínculo com as folhas tarefas, será excluído também o vínculo com os projetos vinculados ao mesmo.
Caso o parâmetro "Utiliza mais de um projeto por coletor móvel" disponível nos Parâmetros Gerais esteja desmarcado um mesmo coletor não poderá estar associado e ativo em mais de um projeto simultaneamente.
O sistema exibe uma mensagem informativa com os projetos e folhas tarefas associadas caso existam, caso o usuário opte por desassociá-los os mesmos ficarão livres para serem associados a outros coletores.
Observação:
- Caso o usuário selecione vários coletores para ativação ou para desativação e entre estes possua coletores que já estavam ativos na ativação ou inativos na desativação, o sistema executará o processo para os demais, sem interromper o processo. Apenas irá ignorar os coletores que já estiverem no status desejado.
- O Coletor Móvel será cadastrado de forma global e poderá estar vinculado com tantos projetos quantos forem necessários.
A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Caso exista o número de coletores correspondente ao número máximo de licenças adquiridas ativas, não será permitido a ativação de novos coletores. Um coletor somente poderá ser desativado após 15 dias a partir de sua data de ativação.
label | Associação de Projeto ao Coletor |
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Através desta funcionalidade, o usuário poderá associar quantos projetos forem necessários à um coletor, sendo feita essa associação através do Menu Cadastros | Mobilidade | Coletores Móveis | Anexos | Associação de Projeto(s) a Coletor, que realizará o vínculo do projeto ao Coletor Móvel.
- Parâmetro da folha tarefa habilitado
- Ao habilitar o Parâmetro 'Utiliza Folha Tarefa', a Folha Tarefa será exibida no Menu de Mobilidade e em todos os locais no app Minha Obra.
- Ao realizar o sincronismo com o app Minha Obra, todas as Folhas Tarefas associadas ao coletor, serão enviadas para o mesmo e ficarão disponíveis para apontamento.
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro de tarefas adicionais, além da Folha Tarefa para apontamento de Equipamentos e apontamento avulso de Mão de Obra.
- Parâmetro da folha tarefa desabilitado
- Ao desabilitar o Parâmetro 'Utiliza Folha Tarefa', a Folha Tarefa não será exibida no Menu de Mobilidade e em todos os locais no app Minha Obra.
- Ao realizar o sincronismo com o app Minha Obra, será criada uma folha tarefa interna do sistema para retornar as tarefas.
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro para o sincronismo das tarefas
Para associar mais de um Projeto a Coletor, é necessário parametrizar a opção "Utiliza mais de um projeto por coletor móvel", através do Menu Opções | Parâmetros |TOTVS Obras e Projetos | Gerais | aba Mobilidade.
label | Usuários de Coletores Móveis |
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Através desta funcionalidade, serão cadastrados os usuários que poderão utilizar os coletores móveis para realizar apurações e apontamentos das tarefas.
Informe os dados:
Nome: Nome completo do usuário do ERP.
Usuário: Código do usuário do ERP (identificador único).
Ativo: Este campo indica o status do usuário, e por default, virá marcado como ativo. Caso o usuário queira cadastrar o usuário como inativo, ele deve desmarcar esta opção.
Permissões: Através desses campos serão informada as permissões que o usuário terá ao coletor e, consequentemente, às Folhas Tarefa:
- Apontamento de Avanço Físico: Com esta permissão marcada, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Avanço Físico";
- Apontamento de Mão de Obra: Com esta permissão marcada, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Mão de Obra";
- Apontamento de Equipamentos: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Controle de Equipamentos";
- Apontamento de Ciclo de Transporte: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Ciclo de Transporte";
- Pedido: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso ao portal de Pedidos através do app Minha Obra;
- Pedido Extra: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso ao portal de Pedidos Extras através do app Minha Obra;
- Movimentações de Produtos: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso à solicitação de materiais ao almoxarifado através do módulo de Suprimento/Faturamento.
Importante:
- O usuário cadastrado nesta tela, obrigatoriamente, não possuirá nenhum vínculo com o cadastro de pessoas que é integrado à Folha de Pagamento.
Este usuário será cadastrado como usuário do TOTVS Construção Obras e Projetos e deverá ser associado a um perfil, que possua permissão para realizar apontamentos e o sincronismo dos dados dos coletores móveis; - Para que um mesmo usuário esteja em mais de uma Coligada, é necessário fazer o cadastro do mesmo em ambas as Coligadas, assim com a associação de coletores à estes usuários;
- Para que o coletor utilize as funcionalidades Pedido e Pedido extra é necessário definir a permissão de o Portal TOTVS Obras e Projetos deve estar configurado.
- No APP Minha Obra existem as opções de acesso ao Portal do TOTVS Obras e Projetos para as funcionalidades de Pedido e Pedido Extra. Para a utilização desses itens de menu, é necessário definir a permissão de acesso no cadastro de usuários de coletores. Após essa definição, basta realizar o sincronismo com o coletor que as opções estarão disponíveis tanto no menu principal quanto no menu lateral do APP Minha Obra.
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Na visão de cadastro de usuários de coletores, o usuário poderá fazer o vínculo e visualizar quais coletores estão associados ao usuário,através do Menu Cadastros | Mobilidade | Usuários de Coletores Móveis | Anexos | Associação de Coletor a Usuário(s). Por definição, cada usuário de coletor móvel ativo somente poderá estar associado a 1 (um) único coletor móvel. Esta validação será executada no momento da vinculação do coletor. Caso o usuário opte por permitir a vinculação de mais de 1 (um) coletor por usuário, o mesmo deverá alterar o parâmetro "Utiliza mais de um coletor móvel por usuário" disponível em Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Gerais | aba Mobilidade. Caso o parâmetro não esteja habilitado, o sistema não permitirá associar mais de um coletor a este usuário. Atenção: |
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Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Equipamentos \ Equipamentos Associados ao Projeto;
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A aplicação pode ser sincronizada pelo endereço da API a partir da versão TOTVS RM 12.1.28. Para que o APP seja sincronizado utilizando a API o endereço da URL deve estar preenchido no QR Code gerado ou na configuração manual do aplicativo. Caso a versão do TOTVS RM seja inferior a 12.1.28, a URL de API será utilizada apenas para a funcionalidade Movimentação de Produto.
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label | Funcionalidades |
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id | Funcionalidades |
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label | Avanço Físico |
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- Avanço Físico:
O parâmetro geral “Permite registrar fotos em apontamentos no coletor" define se será permitido o registro de fotos no apontamento de avanço físico do coletor e consequentemente o envio para o TOTVS Construção Obras e Projetos durante o sincronismo. São permitidas 6 fotos para cada apontamento .
label | Mão de Obra |
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id | Mão de Obra |
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label | Parâmetros |
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- O parâmetro “Ratear horas improdutivas para a tarefa” é utilizado nos processos de rateio e revaloração de apontamentos de equipamentos e mão de obra. Caso esteja habilitado, as horas improdutivas apontadas serão apropriadas de acordo com a tarefa e motivo de improdutividade informados;
- A inclusão de apropriação que representa a improdutividade, somente acontecerá se o parâmetro de "Motivo de Improdutividade Mão de Obra" estiver definido;
- Para maiores detalhes sobre o parâmetro “Enviar e-mail de log de erros” vide Parametrização Geral;
- O parâmetro para definição de “Eventos/ Verbas” é utilizado no processo de rateio e revaloração de mão de obra para buscar o custo. Quando informado o sistema busca somente os custos dos eventos/verbas informados para o funcionário. Caso contrário, o sistema busca o custo total. Aplicável somente quando integrado com Folha de Pagamento do PROTHEUS;
- Para que seja permitido o cadastro de funcionários como membros de equipe o projeto deve estar integrado com o TOTVS Folha de Pagamento.
- O parâmetro "Considerar funcionário/terceiro de:" serve para filtrar os funcionários/terceiros.
Nos parâmetros de Mobilidade no grupo "Tratamento para sincronismo de equipe em apontamentos" existem dois parâmetros:
- "Tipo de envio de equipe para apontamentos": Define como será a seleção de equipe e membros de equipe que serão enviados para o coletor;
- "Desconsiderar situação do funcionário/terceiro ao enviar para o coletor": Define a restrição de situação de funcionários/terceiros que serão enviados para o coletor. Se estiver marcado, não haverá restrição, caso contrário, as situações de pessoas com Apos. Invalidez(I), Demitido(D), C/Dem.no mês(X) e Contrato de Trabalho Suspenso(C) serão retiradas da lista de envio. Esse parâmetro influencia nas seguintes funcionalidades:
- Cadastro de Equipe e Membros de Equipe;
- Cadastro de Folha Tarefa de Produtividade;
- Alocação de Mão de Obra na Folha Tarefa;
- Sincronismo de Equipes e Membros para o Coletor.
- O parâmetro do “Configuração de WebService para Folha de Pagamento de Ponto Protheus” é utilizado para buscar informações de folha de pagamento e folha de ponto no Protheus.
label | Equipes |
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- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Equipe de Mobilidade;
Equipe é o esforço coletivo para realizar a execução de uma tarefa. É definido o responsável e demais membros que a compõe;
Permite a alocação na folha tarefa e o sincronismo para o coletor móvel;
Dependente do cadastro do projeto, do cadastro de pessoas e do cadastro de insumo;
O objetivo é permitir o apontamento de horas gastas em relação a uma determinada tarefa da folha tarefa, associada a um projeto. É por projeto e uma equipe tem apenas um responsável.
O responsável pela equipe é associado a um usuário de LOGIN e este usuário de LOGIN associado ao coletor. Esta associação habilita a ser definido como responsável/encarregado da equipe. Para que o funcionário / terceiro esteja disponível para escolha como responsável, é necessária esta associação.
Será possível alterar ou excluir uma equipe. Para o caso de exclusão, o sistema valida se foi realizada a carga no coletor com algum membro da equipe. Caso tenha carga em coletor pendente de apontamento de mão-de-obra, o sistema exibirá mensagem informativa e não permitirá a exclusão da equipe. A equipe somente poderá ser excluída após retorno dos apontamentos do coletor e após apropriação dos apontamentos retornados. O processo de exclusão desassocia os membros e exclui a equipe;
Quando é realizada a desativação da equipe, o sistema passa a não realizar as apropriações e a equipe não estará disponível para a associação com a Folha Tarefa.
Membro de equipe são recursos de mão de obra especialistas de acordo com a função para execução de tarefas de um projeto;
Permitir realizar alocação de tarefas para uma equipe de acordo com a disponibilidade;
Dependência com o cadastro de pessoas;
O inclusão de um membro pode ser realizada pela interface de edição ou pelo processo “Inclusão de Membro(s)”;
Após o cadastro da equipe é necessário a informação dos membros que a compõe. Estes membros podem ser funcionários ou terceiros. Os membros disponíveis para a associação são filtrados de acordo com o parâmetro de projeto “Integração \ Outros \ Considerar funcionário/terceiro de:”;
Cada membro é associado a um insumo de mão de obra. Tem que ter compatibilidade entre a função do insumo e a função do membro;
É possível realizar a alteração ou exclusão de um membro da equipe. Na exclusão o sistema irá validar se existe carga no coletor com algum membro da equipe. Caso haja, é verificado se existe algum apontamento de mão de obra pendente para a tarefa em que o membro possui carga. Se existir, o sistema gera uma exceção e informa ao usuário que o membro não poderá ser excluído da equipe e somente poderá ser excluído após a apropriação deste(s) apontamento(s). Caso não exista nenhum apontamento para o membro, o sistema exibe a mensagem informativa “O membro [nome] possui carga em coletor móvel. Deseja continuar a exclusão?”. Se confirmar, o membro da equipe será desassociado da equipe;
Importante:- A partir da data de desligamento, o membro não pode ter nenhum apontamento apropriado;
- Apontamentos retornados do coletor com data posterior ao desligamento são desconsiderados.
Processo de Ativar/Desativar Membros de Equipe
Através do processo de Ativar/Desativar Membros de Equipe, é possível determinar o status do membro na equipe, se está ativo ou inativo. Esse status impacta, por exemplo, no envio de membros para coletor móvel, pois apenas membros ativos são enviados.
São 3 opções de utilização que esse processo permite:
- Ativar: Define o status dos membros da(s) equipe(s) selecionada(s) como Ativo;
- Desativar: Define o status dos membros da(s) equipe(s) selecionada(s) como Inativo;
- Desativar Com Status da Folha: Desativa os membros, sendo funcionário ou terceiro que é funcionário em outra coligada, de acordo com a Situação da Folha de Pagamento. Toda situação que for diferente de "A" (Ativo) na folha de pagamento, terá o status na equipe de mobilidade alterado para inativo. A informação de "Dias retroativos na Folha de Pagamento" será considerada para buscar a situação do funcionário em determinada data:
- Ex:
- Dia atual: 01/06/2020
- Dias retroativos: 30
- Data de busca = 01/06/2020 - 30
- Situação em 01/05/2020
- Ex:
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Equipe do Projeto \ Anexos \ Tarefas Associadas à Equipe;
A finalidade dessa funcionalidade é demonstrar a relação de Equipes e Itens de Folha Tarefa que tiveram o vínculo definido no processo de Alocação de Mão de Obra;
No cadastro de Equipes do Projeto o usuário acessa a Equipe desejada, seleciona o anexo composto pelas tarefas associadas à equipe. Esta visão mostra, por Folha Tarefa, as tarefas que foram alocadas em relação à equipe selecionada. São exibidas as tarefas que possuem algum insumo alocado, do contrário não será exibida nenhuma tarefa, conforme padrão do sistema TOP;
O processo desfaz toda a alocação, e considera as regras a seguir:
Desassociando a tarefa da equipe: Basta selecionar a tarefa desejada e executar o processo de exclusão. Uma mensagem de confirmação será exibida para confirmar a desvinculação da tarefa em relação à equipe;
Desassociando a equipe da folha: Basta selecionar a equipe desejada e executar o processo de exclusão. Uma mensagem de confirmação será exibida para confirmar a desvinculação da equipe de todas as tarefas da folha;
Disponível o agrupador de etapa da tarefa e selecionando esse agrupador, as respectivas tarefas existentes deverão ser desalocadas;
A mensagem de sucesso da execução do processo é padrão conforme abaixo imagem abaixo.
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Equipe do Projeto \ Anexos \ Apropriação de Mão de Obra;
O anexo de apropriação de mão de obra do cadastro de Equipes do Projeto possibilita visualizar as apropriações de mão de obra independente de tarefas. Esta visão contém um filtro que permite informar um período para que os dados sejam exibidos;
Este filtro permite definir a data inicial e data final para que as apropriações possam ser listadas. São exibidas as apropriações em que a data da apropriação esteja dentro deste período. Inicialmente as datas inicial e final são as datas do cronograma do projeto e a partir do momento em que forem alteradas sempre será armazenado o último intervalo informado.
Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa;
O processo de Alocação de Mão de Obra tem por objetivo, planejar e gerenciar as tarefas de Mão de Obra relacionadas a uma Folha Tarefa. Consiste em posicionar os cadastros de Equipe do Projeto e Folha Tarefa lado a lado para que possa ser feito a alocação de cada equipe que atuará nas frentes de trabalho;
No cadastro de Folha Tarefa, o anexo de Alocação de Mão de Obra deverá estar aberto. Com as devidas telas abertas, basta arrastar (Drag-and-Drop) a linha desejada para cima da equipe desejada para que a alocação possa ser processada;
Várias linhas podem ser selecionadas no arraste. A seleção da linha para o arraste deve obedecer as seguintes regas:
Selecionar Etapa: Todas as tarefas itens da folha relacionadas com a etapa, serão processadas na alocação;
Selecionar Tarefa: Apenas a tarefa item selecionada será alocada;
Selecionar Insumo: Apenas a tarefa item correspondente ao insumo selecionado será alocada.
Os passos para realizar a alocação de mão de obra são:
O usuário, estando na visão de Folha Tarefa, deverá selecionar a Folha Tarefa e acessar anexo Alocação de Mão de Obra;
Deverá abrir a visão das equipes e posicionar as duas telas lado a lado ou utilizar o recurso de posicionamento automático de telas;
Selecionar as Tarefas ou Etapas e arrastá-las para a equipe desejada.
Ao clicar em “Sim”, neste momento, o sistema faz as seguintes validações:
Verifica qual ou quais tarefas poderão ser executadas pela equipe onde o usuário soltou as tarefas;
Verificará quantos insumos são compatíveis com a(s) tarefa(s) selecionada(s);
Faz a associação da(s) tarefa(s) à equipe. Neste momento, é determinado qual ou quais tarefas a equipe escolhida ficarão responsável por executar;
Atualizará os valores de Quantidade Alocada, Percentual Alocado e Saldo nas visões de “Alocação de Mão de Obra” e “Alocação de Mão de Obra da Equipe”;
Fará uma carga na tabela de Alocação de Recursos do TOP, com os membros selecionados da equipe que farão a execução da tarefa na frente de obra.
Se um projeto precisar de dez funcionários e o usuário associar uma equipe que possui apenas sete, o usuário terá que associar outra equipe para executar a tarefa. Ao associar outra equipe, pode acontecer desta equipe possuir recursos que não serão necessários, como por exemplo, engenheiro, pintor etc. A equipe ficará com homens que, teoricamente, não possuem nenhum vínculo com a tarefa. Neste caso é de responsabilidade do usuário enquanto planejamento, realocar estes funcionários ou o encarregado, na frente de obra, redistribuir os mesmos de forma a não deixar nenhum insumo ocioso. Para o caso do encarregado optar por fazer a redistribuição dos recursos na frente de obra, o sistema do coletor móvel deverá permitir, através da matrícula do funcionário, da tarefa e/ou centro de custo, está realocação de mão de obra, enviando os funcionários para outra frente de trabalho e realizando check-out deste membro de sua equipe no coletor.
- Após a montagem da Folha Tarefa, o usuário do planejamento poderá informar um fator de produtividade (percentual), que aumenta a quantidade a ser executada no período. Ao ser informado, o campo irá calcular a quantidade planejada para o período: Quantidade prevista para a tarefa X Fator de Produtividade. Desta forma, se uma tarefa possui quantidade = 20 M de muro a ser executada, caso o usuário informe um Fator de produtividade = 1,5 espera-se que seja executada no mesmo período a quantidade total de 30 M de muro contando com os mesmos recursos (20 M x Fator 1,5 = 30 M);
- Por padrão, o fator de produtividade será 1(um), e para o cálculo da quantidade de recursos necessários à execução do processo será considerada a quantidade programada (sem aplicar o fator de produtividade). O objetivo é demonstrar o quanto se deseja que seja executado no período (além do programado). A quantidade programada não poderá ser superior ao saldo da tarefa a executar.
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Detalhamento de Cálculos
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O relatório TOPREL0032 - Membros de Equipe.TotvsReport pode ser encontrado no book de relatórios e sua geração disponibiliza os códigos de barras para serem utilizados no APP Minha Obra. A geração do relatório é através do menu Projetos \ Construção e Projetos \ Relatórios \ Mobilidade \ Membros de Equipe. Os campos Relatório, Folha Tarefa e Equipe devem estar preenchidos para geração do relatório.
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label | Apontamento de Mão de Obra |
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Apontamento de Mão de Obra:
Busca de funcionários: Com essa opção é possível realizar a busca de funcionários na estrada e saída de apontamentos.
label | Apontamentos de Mão de Obra - RM |
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Apontamentos de Mão de Obra
Para validar o apontamento, dois campos são importantes: Status e Motivo da Inconsistência. O primeiro pode ter quatro características:
Pendente: que define o apontamento como pendente de apropriação;
Apropriado: que representa os apontamentos já apropriados;
Inconsistente: que define o registro como impossibilitado de ser apropriado;
Pendente de Ponto: que define registros inconsistentes em relação ao ponto do membro da equipe.
São validados os seguintes campos:
- Tarefa: Se a tarefa e o código de barras da mesma não vierem preenchidos e o centro de custo informado, a tarefa do apontamento será a primeira encontrada no rateio de centro de custo. Se vier preenchida, a mesma será validada em relação ao projeto do apontamento. O campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Código de Barras da Tarefa: Deve ser considerado em caso de o campo Tarefa não vier preenchido. Esse campo deve ser utilizado a fim de validar qual a tarefa do apontamento;
- Centro de Custos: Se o Centro de Custo não vier preenchido o campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Membro da Equipe: A matrícula do membro será validada no momento da importação. Deve obedecer ao layout de 14 caracteres, sendo 4 para coligada e 10 para o identificador do membro. Caso não seja encontrado o respectivo membro o campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Data e Hora Inicial: Se o campo Data e Hora Inicial não vierem preenchidos o campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Data e Hora Final: Se o campo Data e Hora final não vierem preenchidos o campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Motivo de improdutividade: Se o campo Improdutivo vier definido como “verdadeiro” e o Motivo de Improdutividade não vier preenchido o campo Observação receberá um log informando a inconsistência.
- Com exceção do campo “Horas Apontadas”, todos os outros poderão ser editados, obedecendo às regras em relação ao status do apontamento;
- O campo “Motivo de Improdutividade” somente poderá ser editado se o apontamento for do tipo Improdutivo;
- Caso o status do apontamento estiver como apropriado, não será possível realizar qualquer modificação no apontamento;
- Caso a tarefa não seja enviada ou encontrada, será considerado o código de barras para encontrar a mesma;
- No coletor somente é permitido inserir apontamentos onde a data do mesmo está no intervalo do projeto que foi definido no cronograma.
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Gerar Apropriação de Mão de Obra
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label | Rateio e Revaloração de Mão de Obra |
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id | Rateio e Revaloração de Mão de Obra |
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label | Processo |
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Rateio e Revaloração de Mão de Obra
Pré-condições:
- O projeto não pode ser um projeto global;
- O projeto deve estar parametrizado com integração no módulo Folha de Pagamento;
- O envelope de pagamento deve estar fechado para o período informado no processo;
- Para que os eventos e encargos do funcionário incidam no envelope como custo, eles devem estar com a opção "Incidir no custo do funcionário" marcados;
- Os encargos que forem incidir no pagamento da folha do funcionário devem estar com a opção "Incide no custo do funcionário" marcado;
- Os parâmetros de mobilidade: Equipamento, Mão de Obra e Motivo de Improdutividade Mão de Obra devem estar preenchidos;
O Processo:
- O objetivo do processo é atualizar o preço de todas as apropriações geradas no período a partir do custo do funcionário. O processo consiste em realizar o rateio das horas calculadas que é a diferença entre as horas registradas na folha de ponto e as horas apropriadas para o funcionário. Após ser informado o mês/ano e avançar, o sistema realizará a simulação do rateio.
- Valida o mês e ano informado. Não poderá ser igual ou superior a mês e ano corrente. O período de processamento deve ser compatível com o período da folha de ponto;
- Serão processados, na revaloração, todos os membros que compõe a(s) equipe(s) do projeto, que são funcionários e demais funcionários que não fazem parte da equipe, porém, possui apropriações no período e terceiros, mas que são funcionários em outra coligada e demais terceiros que não fazem parte da equipe, porém, possui apropriações no período. Não existe rateio para membro que se encontra inativo, somente ocorrerá a revaloração;
- Antes de realizar a inclusão das apropriações e a atualização do preço unitário com o valor do ticket médio, deverão ser excluídas todas as apropriações realizadas por este processo. Desta forma fica permitida a execução por mais de uma vez. Estas atualizações de apropriações são consideradas no projeto após o recálculo.
- Caso não existam horas a ratear, o sistema exibirá uma mensagem ao usuário informando que não existem horas para serem rateadas e orientar ao usuário que poderá mesmo assim realizar a revaloração. Com as informações do rateio simuladas, o usuário poderá avaliar o resultado e optar por executar ou não o processo.
- As horas apropriadas serão obtidas na tabela de apropriações considerando, para cada membro, a soma da quantidade de apropriações realizadas dentro do período independente de coligada pois representa o que o funcionário/terceiro apontou via coletor. Serão considerados todos os projetos, ou seja, não haverá filtro, sendo que o contexto para os cálculos deste processo é o funcionário/terceiro.
- As horas registradas na folha de pagamento serão obtidas através de integração com o sistema de Folha de Pagamento, onde estará informada a quantidade de horas apontadas no período.
- Após obter a diferença entre as horas do ponto e as horas apropriadas, será realizada a apropriação, somente se esta diferença for positiva. Nos casos em que o funcionário possuir apropriações para vários projetos no período, o sistema refará o cálculo das horas a apropriar, proporcional as horas apropriadas no projeto que está sendo processado. Após o cálculo deverá ser gerada a apropriação conforme descrito abaixo;
- A data de apropriação será a do último dia do período;
- O TOTVS Construção Obras e Projetos irá realizar a atualização do preço unitário de cada apropriação do respectivo membro, em que a data de apropriação esteja dentro do período de processamento. O preço utilizado será o valor do ticket médio, que é o resultado do valor pago no período, dividido pela a quantidade de horas registradas na folha de ponto do período;
- Caso o cálculo da Folha seja desfeito e a Folha seja calculada novamente no período, a revaloração deve ser executada novamente para atualizar as apropriações com os valores corretos.
Observação:
Quando o parâmetro do projeto "Mobilidade/Ratear horas improdutivas para a tarefa" estiver marcado, o TOTVS Construção Obras e Projetos irá gerar a apropriação na tarefa definida no parâmetro de mão de obra.
Quando o parâmetro não estiver marcado, o TOTVS Construção Obras e Projetos irá ratear entre as tarefas das apropriações do membro dentro do projeto e no período informado.
Quando o parâmetro não estiver marcado e houver necessidade de gerar apropriação para um membro que possui registro na folha de ponto, mas não possui nenhuma apropriação no período, o TOTVS Construção Obras e Projetos identificará a tarefa através da planilha de atividades, pesquisando pelo insumo do membro na equipe e o centro de custos retornado da folha de ponto, pegando a primeira tarefa obedecendo à hierarquia do cadastro.
Caso não seja possível identificar nenhuma tarefa pelas regras acima, o processo deverá gerar um LOG informando que não houve apropriação, explicando o motivo.
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Detalhamento de Cálculos:
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label | Equipamento |
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- Equipamento:
Equipamentos do Usuário: Quando o usuário é um operador de equipamentos, a selecionar a opção de Entrada Manual para o apontamento, a tela de equipamentos do usuário é exibida para que o equipamento possa ser pré-selecionado para a inclusão do apontamento.
Filtro de Equipamentos: Na tela de apontamento manual é possível realizar a busca de equipamentos que foram sincronizados. Através do botão a tela de filtro de equipamentos pode ser utilizada.
label | Ciclo de Transporte |
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id | Ciclo de Transporte |
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Importante:
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label | Relatório de Ciclos de Transporte |
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O relatório TOPREL0029 - Ciclos de Transporte.TotvsReport pode ser encontrado no book de relatórios e sua geração disponibiliza os códigos de barras para serem utilizados no APP Minha Obra. A geração do relatório é através do menu Projetos \ Construção e Projetos \ Relatórios \ Mobilidade \ Ciclo de Transporte.
Deve-se selecionar o relatório e marcar os ciclos de transporte cadastrados e que serão exibidos na geração.
Informações exibidas neste relatório:
- Descrição do projeto (no cabeçalho);
- Descrição do ciclo de transporte;
- Distância (em KM) do ciclo de transporte;
- Insumo: código e descrição do insumo cadastrado no ciclo de transporte;
- Código de barras: o código de barras será formado pelo código da coligada, código do projeto e o código do ciclo de transporte.
label | Apontamento Ciclo de Transporte - APP |
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- Ciclo de Transporte:
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label | Conciliar Apontamentos - RM |
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Conciliar Apontamentos
Apontamentos Conciliados
Anexo Apontamentos Conciliados
- Pendente: Status inicial de um registro que foi conciliado;
- Validado: Apontamento conciliado que foi validado pelo usuário. Este status indica que os dados conciliados estão corretos;
- Apropriado: O apontamento conciliado teve seu custo apropriado. E um registro de apropriação foi gerado na apropriação de Serviços/Insumos.
Validar Apontamentos
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Ciclos de Transporte \ Anexo \ Apontamentos Conciliados \ Processos \ Desfazer conciliação;
- Este processo altera o STATUS dos apontamentos originais valorando-os como “Pendente” e exclui o registro de apontamento conciliado. Além disso, este é disparado sem a necessidade de uma interface específica em que o usuário precise informar algum dado em particular;
- Para execução deverá ser selecionado pelo menos um apontamento conciliado, porém, poderá ser executado para vários registros simultaneamente;
- Ao ser disparado somente serão desfeitas conciliações de registros com o status de “Pendente” ou “Validado”. Caso algum registro não possua algum destes status o processo executará normalmente e será incluída mensagem no final do processo informando que a conciliação não foi realizada.
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Apropriar Custos de Apontamentos
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label | Pedidos |
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Pedidos:
label | Movimentação de Produto |
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A Movimentação de Produto permite solicitar produtos/serviços para o sistema de Suprimentos/Faturamento através do APP Minha Obra. A solicitação pode ser uma solicitação de compra ou uma requisição de material.
Para acessar a funcionalidade, é necessário que a URL da API tenha sido informada e o perfil do usuário possua permissão de acesso.
As Movimentações de Produto devem ser cadastradas no TOTVS RM para que sejam exibidas no coletor. Para realizar o cadastro o usuário deve acessar o menu em Projeto | Construção e Projetos | Movimentações do Produto.
No cadastro da Movimentação de Produto é obrigatório que sejam informados os campos Descrição, Tipo de Movimento e Saldo Visível.
Após cadastro no TOTVS Obras e Projetos, essas informações serão exibidas nas Movimentações de Produto do APP Minha Obra.
Ao selecionar o tipo de requisição desejado, se o mesmo estiver parametrizado para utilizar contrato, a tela de seleção de contratos será exibida para que o contrato associado ao pedido seja selecionado. Apenas contratos de serviços serão exibidos.
Ao informar o Contrato e Avançar, a tela de itens da Requisição é exibida para que o Produto/Serviço e Tarefa sejam selecionados.
Se o tipo de requisição não estiver parametrizado para utilizar contrato, após selecionar o tipo de requisição desejado, será aberto a tela de itens da Requisição.
Para que o saldo do produto seja exibido é necessário definir o produto e a tarefa, pois o local de estoque e filial estão definidos na obra representada pela tarefa, e o saldo exibido corresponde ao que foi definido na parametrização da movimentação selecionada para gerar o movimento.
Na tela de itens da Requisição, ao clicar no ícone com as quantidades dos Produtos adicionados ou clicar em Finalizar, é aberto a tela que permite visualizar os itens de movimento, que serão apresentados antes de salvar.
Nessa tela, é permitido remover, alterar a quantidade, cancelar ou confirmar e salvar os produtos.
Também é permitido acessar a tela para inclusão de novos produtos, através da opção "Adicionar mais Produtos".
Nas telas de Contrato e Produto/Tarefa é possível visualizar as movimentações realizadas anteriormente, sendo possível visualizar os seu itens e consequentemente excluir o movimento gerado.
Clicando no botão "Filtrar", é possível consultar todas as requisições baseadas em informações do filtro, tais como Data de Criação, Período, Usuário, Identificador do Movimento, Número do Movimento e Tarefa. Ao confirmar o filtro, as opções selecionadas serão exibidas na tela principal, onde existe a possibilidade de excluí-las.
Veja mais:
Conector de Widget | ||
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label | Informações APP |
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- Tela de informações do Minha Obra
- Na tela de informações do Minha Obra são exibidas informações de sincronismo, do aplicativo, do dispositivo, da conexão de rede, bateria e GPS;
- A versão do aplicativo é validada junto à versão do sistema, no momento do sincronismo.
- A tela também apresenta uma visão de lançamentos apontados no Minha Obra antes de fazer o sincronismo com o sistema. Desta forma podendo serem alterados ou excluídos qualquer apontamento antes da transmissão.
- Será necessário permitir a edição da data e hora do apontamento (Entrada e Saída):
- Mão de Obra
- Equipamento
- Ciclo de Transporte
- A edição de apontamentos pendentes só deve ser permitida caso o usuário esteja logado e tenha permissão para realizar apontamentos.
- Validar a permissão do usuário no menu principal.
- Será necessário permitir a edição da data e hora do apontamento (Entrada e Saída):
Acesse o novo espaço do App Minha Obra clicando aqui
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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