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Aviso

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Atenção!

Os aplicativos Beta foram descontinuados e o suporte padrão e oficial da TOTVS será mantido apenas até Junho de 2023.

Depois desse período, clientes que ativaram e estão usando os aplicativos continuarão tendo acesso a eles, porém, sem direito ao suporte.

Dica
titleDica!

Encontre os recursos existentes nos antigos aplicativos Beta na nova solução que já está disponível: o TOTVS Collab.

Assim, você pode continuar usufruindo de todos os benefícios da gestão de projetos e tarefas, além de promover a colaboração no seu time!


Índice

Índice
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Falando de forms beta...

Esse

Falando de Forms...

Esse recurso possibilita a construção de Forms ricos que poderão ser publicados para acesso tanto interno dos usuários cadastrados, como usuários fora da plataforma, bastando marcar o form formulário como público.

A central de desenvolvimento de fomulários formulários (Forms) conta com recursos que visam a praticidade pois pode-se editar e excluir os forms ainda em edição. Para os forms já publicados pode-se ver os registros já criados ou adicionar um novo registro, compartilhar a URL do form formulário tanto publicamente ou entre usuários internos, editar e excluir.

O recurso de Soluções abrigará todos os forms criados que estarão unificados dentro da na Central de desenvolvimento de formulários (Forms) permitindo o gerenciamento prático dos forms e seus registros.

Informações

Somente formulários criados à partir da release Liquid 1.6.5 integrarão a Central de desenvolvimento de formulários (Forms). Formulários criados na release Waterdrop 1.6.4 serão mantidos na navegação de documentos da plataforma.

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Informações
titleFique atento

As colunas da do widget à partir do recurso Ver registros dentro da central de Forms (Forms) são dinâmicas, ou seja, mudam conforme o formulário escolhido pois os campos que o compõe são diferentes.



Construir um formulário

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Siga os passos abaixo para construir um formulário.

01. Acessar  Acesse o item Soluções no menu principal e acionar acione Forms.

02. Uma nova guia será aberta com a listagem dos forms já publicados. (Forms)

Painel

Essa tela é chamada de Forms

03. Acionar Acione Novo Forms e a tela do editor de formulários será apresentada.

...

Abaixo do título, a esquerda da janela, está o quadro com os componentes de campo e layout disponíveis para a construção do formulário.

05. Arrastar Arraste e soltar solte (drag and drop) o componente escolhido na área que desejar e uma . Uma área pontilhada será exibida para definir a localização e o espaço do campo adicionado. O usuário pode definir a localização do campo conforme a necessidade, ou poderá alinhar os campos ao topo, através do ícone  apresentado em verde no rodapé do editor. Ao selecioná-lo, todos os componentes ficarão alinhados ao topo do formulário. 

Ao adicionar um campo é possível editá-lo ou excluí-lo, basta posicionar o mouse sobre o componente para realizar as ações abaixo.

  • Para abrir a edição de um  do campo, acionar acione o ícone representado por no canto direito do campo.
  • Para excluir um campo adicionado, acionar acione o ícone representado porno canto direito do campo.


Componentes de campo

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Confira abaixo os componentes de campo disponíveis para construção do formulário:

Campo texto: utilizado para adicionar campos de texto no formulário.

Aba Gerais:

    • Título do campo: título para o campo adicionado;
    • Estilo do campo: estilo do campo adicionado a ser escolhido;
      • Sem estilo: utilizado para manter o campo padrão;
      • CPF: utilizado para inclusão de CPFs;
      • CEP: utilizado para inclusão de CEPs;
      • CNPJ: utilizado para inclusão de CNPJs;
      • Data e Hora: utilizado para informar datas e horas;
      • Porcentagem: utilizado para inclusão de valores com porcentagem;
      • Telefone fixo: utilizado para inclusão de números telefônicos;
      • Telefone celular: utilizado para inclusão de números móveis;
      • Placa de carro: utilizado para inclusão dos dados da placa de carros;
      • Moeda: utilizado para inclusão de valores em moedas;
      • IP: utilizado para inclusão de IPs;
    • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo;Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Valor inicial: valor inicial para preenchimento do campo ex: Digite aqui seu CPF;
    • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo;
    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo. Ex: Nome da rua;
    • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.

        Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.



Numérico: utilizado para coletar dados numéricos de acordo com a necessidade.

Aba Gerais:

    • Título do campo: título do campo adicionado
    • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo
    • Valor inicial: valor inicial para preenchimento do campo ex: Digite aqui seu CPF
    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Digite seu RG
    • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.

       Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.


Escolha única: utilizado para adicionar campo com múltipla opções, porém permite a seleção de somente uma opção.

Aba Gerais:

    • Título do campo: título para o campo adicionado;
    • Opções: número de opções para incluir no campo;
    Painel

    É possível alterar a ordem das opções de escolha única, utilizando drag and drop. Ao clicar no íconelocalizado a esquerda do campo, será possível movê-lo para o início, meio ou fim das opções.

    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo. Ex: escolha uma opção;
    • Obrigatório: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados;

        Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.


Múltipla escolha: utilizado Múltipla escolha: utilizado para adicionar campo com múltipla escolha, ou seja, permite selecionar uma ou mais de uma opção.

Aba Gerais:

    • Título do campo: título para o campo adicionado
    • Opções: número de opções para incluir no campo

    Painel

    É possível alterar a ordem das opções de escolha única, utilizando drag and drop. Ao clicar no íconelocalizado a esquerda do campo, será possível movê-lo para o início, meio ou fim das opções.

    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo. Ex: escolha uma ou mais opções
    • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.
Painel

Os campos de Múltipla escolha do Forms BETA, são salvos na tabela de forma diferenciada à antiga técnica de construção de formulários. Ao incluir valores selecionados nesses campos, os registros serão salvos na mesma coluna e linha do dataset. Cada valor ficará identificado por um pipe separador (|). Dessa forma, o caractere é reservado somente para esta função.

Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.



Lista: utilizado para adicionar listas ao formulário.

Aba Gerais:

    • Título do campo: Título para o campo adicionado
    • Opções: número de opções para incluir no campo

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Painel

Os campos de Múltipla escolha do Forms BETA, são salvos na tabela de forma diferenciada à antiga técnica de construção de formulários. Ao incluir valores selecionados nesses campos, os registros serão salvos na mesma coluna e linha do dataset. Cada valor ficará identificado por um pipe separador (|). Dessa forma, o caractere é reservado somente para esta função.

Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.



Lista suspensa: utilizado para adicionar listas onde as opções podem ser expandidas e selecionadas.

Aba Gerais:

    • Título do campo: título para o campo adicionado
    • Opções: número de opções para incluir no campo

...

    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo. Ex: selecione uma opção
    • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.

Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.


Parágrafo: utilizado para inserir parágrafos na construção do formulário para visualizar informações extensas.

Aba Gerais:

    • Título do campo: título para o campo adicionado;
    • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo;
    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo. Ex: detalhe sua experiência;
    • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados;

Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.


Texto Rico: utilizado para inserção de textos que necessitam de destaque. Neste campo é possível definir a fonte, sua cor, seu tamanho, negrito, itálico, sublinhado, riscado e ativar o corretor ortográfico.

Aba Gerais:

    • Título: título para o campo de texto adicionado
    • Obrigatório: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo
    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Escreva sobre você

Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.


Avaliação: utilizado para criar formulários contendo avaliação para que seja possível coletar dados de pesquisa de satisfação no formato de estrelas.

Aba Gerais:

    • Título do campo: título para o campo de avaliação adicionado
    • Valor da classificação: possível definir qual o valor máximo para a nota da avaliação entre: 1 estrela a 5 estrelas
    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Defina de 1 a 5 estrelas
    • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.

Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.


Data: utilizado para definição de data no calendário.

Aba Gerais:

    • Título do campo: título para o campo adicionado
    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Escolha uma data
    • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.

Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.


Busca dataset: utilizado quando se tem a necessidade de buscar dados fora do formulário. Para isso é necessário configurar um serviço e depois configurar o dataset com a operação disponível.

Aba Gerais:

Informações
titleImportante

Ao definir o form como público, não se deve ter conter componentes de busca, uma vez que uma validação é aplicada e verifica a situação. Não permitindo definir salvar ou publicar o form como público.

    • Título: título para o campo de pesquisa adicionado.
    • Dataset: selecionar o dataset configurado para o campo.
    • Coluna: selecionar a coluna do dataset para trazer os valores desejados.
    • Pré-visualização: pré visualizar os valores que o dataset irá trazer.
    • Obrigatório: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo
    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Selecione o valor desejado

...

      • Preencher automaticamente: ao selecioná-lo é possível preencher um campo automaticamente à partir do dataset escolhido para o campo pesquisa.
      • Filtrar resultado?: ao acioná-lo será necessário selecionar um campo texto para que seja usado como filtro para o campo pesquisa. Desse modo, ao selecionar o valor que o dataset trazer será apresentado no campo escolhido como filtro.

Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.


Busca usuário: utilizado quando se tem a necessidade de procurar usuários do fluig TOTVS Fluig Plataforma dentro do formulário.

Aba Gerais:

Informações
titleImportante

Ao definir o form como público, não se deve ter componentes de busca, uma vez que uma validação é aplicada e verifica a situação. Não permitindo definir salvar ou publicar o form como público.

    • Título: título para o campo de busca adicionado
    • Filtro: filtra se a busca será feita por papel, grupo ou nenhum filtro será aplicado
    • Salvar: salva o e-mail do usuário buscado
    • Obrigatório?: utilizado para definir se o campo é obrigatório ou não. O campo obrigatório ficará identificado por um asterisco *
    • Dica: informação de ajuda para preenchimento do campo
    • Texto de ajuda: utilizado para auxiliar no momento de preenchimento do campo Ex: Digite o nome do usuário desejado
    • Opções avançadas: nome único do campo para consulta de dados.

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Aba Adicionais: Acesse o item Adicionais.


Componentes de layout

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Confira abaixo os componentes de layout disponíveis para construção do formulário

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Imagem: Utilizado para adicionar imagens do desktop ou da rede em formulários.

    • Carregar a imagem: carrega uma imagem diretamente do desktop do usuário
    • Aplicar: é possível carregar imagens externas copiando o link e colando no quadro URL e acionando o botão Aplicar
    • Alinhamento da imagem: possível definir o local da imagem entre:
      • Esquerda
      • Centro
      • Direita

O ícone  é apresentando sempre que o componente possuir configurações pendentes. Sem as devidas configurações, não é possível salvar ou publicar o formulário em questão.

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O ícone  é apresentado sempre que o componente possuir configurações pendentes. Sem as devidas configurações, não é possível salvar ou publicar o formulário em questão.


Integrar um formulário

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Integração é um recurso que permite o usuário executar uma operação pré-cadastrada na plataforma dentro do formulário. Cada formulário criado poderá ser integrado com uma operação e será necessário selecionar os parâmetros da operação selecionada para que a mesma seja executada corretamente. Para isso, siga os passos abaixo:

Nota

A integração deve ser configurada antes do formulário ser salvo ou publicado. Caso contrário ela não terá seu funcionamento esperado.

01. Após criar o formulário acionar Configurar.

02. Acionar Integrações externas, logo depois Adicionar.

03. A tela para adicionar a integração será apresentada. Nela, as operações pré-cadastradas pelo usuário serão apresentadas em formato de lista.

Painel

Acesse aqui para mais detalhes sobre cadastrar operações no fluigna sua plataforma.

04. Selecionar a operação que deseja executar e acionar Próximo.

05. Os parâmetros da operação selecionada serão apresentados, definir os parâmetros para que a operação seja executada corretamente. Acionar Próximo.

06. Definir as mensagens, caso houver necessidade. Uma para alerta caso ocorra algo de errado com a integração e outra para acompanhamento pois o processo pode ter seu tempo variado conforme a integração à ser executada.

Definir as mensagens em: Definição mensagem de alerta e Definição mensagem de acompanhamento.

07. Após a operação e mensagens configurados, é possível visualizar um resumo da integração à ser realizada.

08. Acionar Confirmar.



Pré-visualizar um formulário

...

Ao acionar este item Image Modified permite a pré-visualização do formulário criado para que o usuário consiga visualizar como ficará o formulário no momento do seu preenchimento (registro de formulário). Porém não é possível editar ou interagir com o formulário visto que o mesmo ainda precisa ser salvo e publicado para posteriormente ser preenchido.



Salvar um formulário

...

Para salvar o formulário siga os passos abaixo:

01. Acionar o botão Salvar ao lado direito da tela do editor. 

02. Ao salvar o formulário, uma mensagem confirmando que o formulário foi salvo com sucesso será apresentada e a tela do editor continuará aberta.

Painel

O formulário salvo poderá ser acessado via Soluções no menu principal na plataforma e estará identificado na listagem dos Últimos editados e também na listagem de Em edição.

03. O formulário poderá ser editado para posteriormente ser publicado ou também poderá ser publicado diretamente. Poderá ainda ser removido Soluções acionando o botão identificado pelo íconeImage Modified.



Publicar um formulário

...

 Siga os passos abaixo para publicar um formulário.

01. É necessário navegar até a pasta onde ele foi criado. O formulário estará destacado por um ícone alaranjado indicando que o mesmo ainda está em edição.

02. Acionar Mais opções localizado ao lado direito do nome do formulário. Logo depois acionar Editar formulário

Painel

Uma mensagem para confirmar a ação será apresentada acionar Sim, eu quero e o formulário será aberto para edição ficando disponível para publicação.

03. O formulário salvo será aberto na tela do editor, acionar Publicar, uma mensagem confirmando a ação será apresentada. Acionar Confirmar para publicar o formulário. A tela de edição será fechada e o formulário ficará identificado por um ícone cinza indicando que o formulário está publicado.

Os registros de formulário poderão ser inseridos após o formulário ser publicado. Mais detalhes acesse a documentação Registro de Formulário.

Nota
titleAtenção

As novas API's do fluig TOTVS Fluig Plataforma poderão ser utilizada utilizadas apenas nos formulários criados a partir do Foms Beta lançado na release 1.6.4 Waterdrop.

Nota
titleImportante!

Não é possível preencher dados em dispositivos mobile em formulários criados no Forms Beta.

Através do Fluig app, será possível apenas preencher informações de formulários vinculados a um processo, porém o Forms beta ainda não possui esse vinculo, tornando impossível editar registros no aplicativo mobile. 


Adicionais

Validações

...

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01. Selecione Editar, no componente de campo.

02. Acione a aba Adicionais.

03. Em Validações, acione Adicionar validação.

Esta tabela detalha as validações por tipo de campo (texto, numérico e data) do Forms e também como são configuradas cada uma das regras.

Campos do tipo textoValidaçõesDescrição

Texto

Busca dataset

Busca usuário

Parágrafo

01. Validar e-mail

02. Validar e-mail com conteúdo

03. Validar CPF

04. Validar CNPJ

05. Validar conteúdo de campo texto

06. Validar campo texto em branco

07. Validar campos texto iguais

08. Validar campos texto iguais (ignorando maiúsculas e minúsculas)

01. Verifica se o e-mail informado é um texto válido.

02. Verifica se o e-mail informado é um texto válido e possui determinado conteúdo, afim de garantir um padrão. Exemplo: [email protected], onde além de garantir um e-mail se deseja que seja do domínio "empresa.com"

03. Verifica se o CPF informado é válido.

04. Verifica se o CNPJ informado é valido.

05. Verifica se um campo texto contém dentro dele um determinado texto.

06. Verifica se um campo texto contém dentro dele um determinado texto.

07. Verifica se dois campos texto são iguais.

08. Verifica se dois campos texto são iguais, ignorando diferenças entre letras maiúsculas e minúsculas.

Campo do tipo numérico

Validações

Descrição
Numérico

01. Validar valores numéricos iguais.

02. Validar valor numérico maior que outro.

03. Validar valor numérico maior ou igual a outro.

04. Validar valor numérico menor que outro.

05. Validar valor numérico menor ou igual a outro.

01. Verifica se dois valores numéricos são iguais.

02. Verifica se, entre dois valores numéricos, um é maior que o outro.

03. Verifica se, entre dois valores numéricos, um é maior ou igual ao outro.

04. Verifica se, entre dois valores numéricos, um é menor que o outro.

05. Verifica se, entre dois valores numéricos, um é menor ou igual ao outro.

Campo do tipo dataValidaçõesDescrição
Data

01. Validar data do dia atual.

02. Validar datas iguais.

03. Validar data maior que outra.

04. Validar data maior ou igual a outra.

05. Validar data menor que outra.

06. Validar data menor ou igual a outra.

01. Verifica se o valor está informado com a data do dia atual (hoje)

02. Verifica se dois valores do tipo data são iguais.

03. Verifica se, entre dois valores do tipo data, um é maior que o outro.

04. Verifica se, entre dois valores do tipo data, um é maior ou igual ao outro.

05. Verifica se, entre dois valores do tipo

data, um é maior ou igual ao outro.

05. Verifica se, entre dois valores do tipo data, um é menor que o outro.

06. Verifica se, entre dois valores do tipo data, um é menor ou igual ao outro

data, um é menor que o outro.

06. Verifica se, entre dois valores do tipo data, um é menor ou igual ao outro.

04. Acione Adicionar, para incluir a validação.

Painel

É possível incluir mais de uma validação.

Para editar uma validação, acione o ícone de + localizado ao lado da validação. 


 Privacidade

...

Painel

O item Privacidade se dá devido a implementação da regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD ou LGPDP) na organização.

Para mais informações e esclarecimentos de como a organização irá atuar mediante a conduta LGPD, acesse aqui.

Em todos os componentes de campo, a opção Privacidade poderá ser preenchida a qualquer momento, caso o usuário julgue que determinado dado incluído, seja pessoal ou sensível. Assegurando então o sigilo da informação e a proteção de acesso a dados pessoais de forma não autorizada, seja acidentalmente ou de forma ilícita. Para sua segurança, preencha os campos de acordo com sua necessidade.

01. Selecione Editar, no componente de campo.

02. Acione a aba Adicionais.

03. Em Privacidade, acione Adicionar dado pessoal.

Painel

Preencha os campos conforme solicitado:

Tipo: permite selecionar um tipo de dado que será marcado como sensível ou oculto. Os tipos disponíveis são: Nome, e-mail, CPF, RG, Carteira habilitação, Carteira trabalho, Título eleitor, Passaporte ou outros, dependendo do tipo de componente o qual a privacidade está sendo configurada.

Este dado é sensível? Habilite esta opção, caso o tipo de dado escolhido seja considerado sensível.

Painel

Indica que o dado é classificado como sensível e que ele será informado no relatório de dados do usuário (Exportação de Dados).

É considerado sensível todo dado de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente a saúde ou a vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

É possível anonimizar este dado? Habilite esta opção, caso o tipo de dado escolhido precise ser ocultado.

Painel

Quando estiver com essa opção marcada, indica que o dado pode ser ocultado do banco de dados, caso o usuário, dono do dado, solicite a anonimização, porém os campos continuam aparecendo normalmente no formulário.

Classificação e justificativa:

Classificação: A classificação permite selecionar qual dos motivos gerou a necessidade de configuração da privacidade dos dados. Os tipos de classificação disponíveis são: Execução de contrato, Obrigação Legal, Consentimento, Execução de políticas públicas, Estudo por órgão de pesquisa, Exercício regular do direito, Para a proteção da vida, Para tutela de saúde, Interesse legítimo e Proteção de crédito.

Justificativa: Permite incluir uma justificativa por extenso, do motivo pelo qual o dado é solicitado e para que ele é utilizado.

Painel

Para inserir numa nova classificação e sua justificativa, acione o botão Adicionar, localizado ao lado do menu de Classificação e justificativa.

Para remover, acione o ícone da Lixeira, localizado ao lado direito da Classificação e justificativa.

04. Acione Adicionar, para incluir a privacidade no componente.

Nota
titleImportante!

Para finalizar o formulário, é necessário verificar os campos destacados e preencher de acordo com as regras solicitadas.


Guia de botões Forms

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O guia de botões tem como objetivo mostrar ao usuário a ação que cada um dos novos botões representa na edição do formulário.

BotãoDescrição

É apresentado sempre que um item for definido como obrigatório.

É apresentado sempre que o componente possuir configurações pendentes. Com isso, não será permitido salvar ou publicar seu formulário.

Possível pré-visualizar o formulário. O formulário será apresentado como ficará para edição, porém não será permitido preencher ou salvar o formulário.

Permite redirecionar diretamente para a página de documentação, onde será possível consultar em mais detalhes como configurar o formulário corretamente.

Permite ao usuário alinhar os componentes ao topo. Quando selecionado, fica na cor verde e deixa os componentes todos alinhados. Basta selecionar novamente que ele ficará na cor cinza, permitindo ao usuário que realoque os componentes onde desejar. 

Permite a ação de Desfazer e Refazer. Podendo ser útil em diversas situações, como quando o usuário adiciona um componente e precisa removê-lo. Para isso, basta acionar o desfazer. 

Salva o formulário como rascunho.

Publica o formulário.

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