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  • Fluig Identity – Linha Microsiga Protheus - Experiência #2: ECM e Workflow

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Objetivo

Demonstrar passo a passo como é realizada a configuração de WebServices e Totvs ECM para utilização da Experiência #2 do Fluig.


Funcionalidades

As principais funcionalidades do Fluig Identity para Fluig para experiência #2 são: ECM   Gestão de Documentos (GED) e Gestão de processos (BPM).Conceito

A Experiência #2 consiste em

 

  • Gestão de Documentos (GED)

Armazena os documentos digitais da empresa como textos, planilhas e fotos em um único local e permite a busca de documentos usando linguagem natural, pesquisando inclusive no conteúdo dos arquivos. Permite o vínculo dos documentos às entidades (tabelas) do ERP Protheus.

  • Gestão de processos (BPM)

Ferramenta que permite criar e gerenciar processos de trabalho (workflows) de forma gráfica. Fluxos de trabalho criados de forma simples podem interagir com os processos já existentes no ERP Protheus como por exemplo aprovação de solicitações de compras.

 


 


Gestão de Documentos (GED)

 

Vantagens

Facilidades em gerir documentos em uma interface com uma ótima usabilidade para usuários.

 

 

Configuração Totvs ECM

 Com o TOTVS | ECM você automatiza, gerencia e agiliza todos os procedimentos do dia a dia com clientes, parceiros e colaboradores. Processos como solicitações de compra, solicitações de viagem, aprovação de propostas e tantos outros podem ser criados conforme necessidade da empresa. Os processos são concluídos de forma rápida e organizada, por meio de mecanismos de atribuição, regras e formulários pré-definidos.

 

Para configurar o Totvs ECM, você precisa acessar o módulo do Configurador (SIGACFG). Após acessar o Configurador, acesse a rotina Wizard do WorkFlow, através do caminho ‘Ambiente \ Totvs Ecm \ Wizard do Workflow’.

 

A imagem a seguir é a  inicial de Configuração do produto Totvs ECM. Clique em ‘Avançar’ para efetuar as configurações.

 

 

 

 

Comunicação: Está seção é responsável pela configuração de conexão com o WebService.

URL do ECM: http://172.18.0.175:8080/webdesk (o Fluig está instalado em um computador com o IP configurado por ‘172.18.0.175’ e em enxergando a porta ‘8080’. E ‘webdesk’ é o diretório padrão do ECM)

URL do ECM no Totvs Application Server: http://172.18.0.175:8080/ws (É muito importante que o link inserido deve ser o mesmo configurado do AppServer.ini na seção de WebService.)

 

Autenticação: Está seção é responsável pela configuração de Autenticação do usuário. Se o usuário configurado para o ECM estiver incluso ao Fluig Identity, você deve colocar o e-mail do usuário. Como mostra o exemplo a seguir.

Usuário: [email protected]

Senha: *********

Publicador: 4k3yw3i3hhswlzoy1425071272880         

 

O publicador, ou conhecido por Matrícula, é o token que cada usuário do Fluig possui. Para verificar o número é só acessar o portal do Fluig \ Painel de Controle \ Usuários. Ao acessar a página se usuário, selecione o usuário desejado e clique em editar. O número de Matrícula estará disponível para consulta.

 

 

 

Para inserir corretamente o número da Matrícula do campo Publicador no Assistente Totvs ECM, você deve acessar o portal do Fluig Identity e em ‘Usuários’ procurar pelo usuário desejado.

Nota-se que ao link encontrado na barra de endereço do Browse, possui um identificador que possui o mesmo conteúdo que o número da Matrícula. Copie o conteúdo e coloque no campo ‘Publicador’.

 

 

 

 

Outros:

Empresa do ECM: 01

 

Para verificar o código de empresa, você deve acessar o link:

http://172.18.0.175:8080/portal/home?wcmadmin=true (http://IP:Porta/portal/home?scmadmin=true)

Login: wcmadmin

Senha: adm

 

 

Depois de efetuar o login, acesse: 'Painel de Controle \ WCM \ Empresas'.

Verifique o código da empresa na coluna 'Código'.

 

 

 

Se possuir um usuário do Protheus com o Fluig Identity configurado, clicar em ‘Cancelar’. Pois os próximos passos não serão mais necessários.

 

 


 

Gestão de processos (BPM)

 

Vantagens

Permite o uso de processos previamente criados e configurados no Protheus no Fluig. Os processos existentes abrangem diversos fluxos de trabalho do ERP em formato de Workflow.


Requisitos mínimos

É importante ressaltar que para a funcionalidade da Experiência #2 do Fluig, é necessário alguns requisitos mínimos, tais como:

 

Deve ter instalado em seu computador, o Aplicativo Fluig.

Para mais informações acesse: http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=144409653

 

Deve estar habilitado as experiências de uso. Para mais informações, acesse:

http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=181964698

 

É necessário ter um servidor WebService iniciado no Protheus. Você pode seguir a documentação disponível no TDN:

http://tdn.totvs.com.br/display/framework/Como+iniciar+um+servidor+de+Webservices+no+Protheus

O servidor de Web Services do Protheus permite que o Fluig possa solicitar e receber informações do ERP Protheus.

 

A configuração pode ser feita manualmente, como o exemplo a seguir:

 

E por último, o IP onde o Fluig estiver instalado deve ser ‘enxergado’ por qualquer outra estação que for acessado.

 

Testando o servidor de WebServices.

Para testar os servições disponíveis do WebServices dentro do Fluig, acesse o link como descrito a seguir:

http://IP:8080porta/webdesk/services 

Onde IP:porta é o endereço IP e Porta do servidor ProtheusFluig.

 

Em nosso exemplo, o endereço IP do servidor Protheus Fluig é 172.18.0.175 e a porta é 8080, dessa forma a chamada ficará dessa forma:

http://172.18.0.175:8080/webdesk/services

Obs: É importante ressaltar que para acessar o link dos serviços do WebService, deve ser escrito com os caracteres em minúsculo (caixa baixa).

 

A página lista um Catálogo de WebServices disponíveis para o Fluig. Caso você não tenha acesso a essa página, alguma configuração de WebService está errada. Certifique-se de ter seguido a documentação pedido acima.

 



Geração de Processo no Configurador.


Este procedimento permite o "envio" dos processos já cadastrados no Protheus para uso no Fluig.

A criação de novos processos fica a cargo de cada GDP da Totvs (Equipes responsáveis pelo desenvolvimento das regras de negócios).

O usuário pode, no entanto, "clonar" os processos existentes e efetuar algumas modificações nos mesmos.

 

Para entender o funcionamento, siga os passos a seguir:

 

No Configurador, acesse a rotina 'Gerador de Processos', seguindo este caminho: 'Ambiente \ Totvs Ecm \ Gerador de Processos'.

Selecione um Processo. Em 'Outras Ações', clique em 'Liberar Processo'.

Clique em 'Salvar' para liberar o processo.

 

 

Uma mensagem informará que o processo foi importado pelo Fluig com sucesso.

 

 

Clique na Legenda para verificar o status. A legenda verde indica que o processo está Liberado.

 

 

Acesse o portal do Fluig Identity. Entre com o usuário configurado no Assistente do Totvs Ecm.

 

 

Acesse o Aplicativo do Fluig, disponível no Lauchpad Launchpad do FLuig Identity.

Em 'Processos', clicar em 'Iniciar Solicitações'.

 

Nessa página serão disponibilizadas todas os processos que foram liberados pelo Gerador de Processos no Configurador.

 

 

Ao selecionar algum processo, o Fluig encaminhará ao Workflow do processo.

 

Status do documentoEm elaboração
Data10/03/2015
Versão1.0
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Autores

Gabriela Naomi Kamimoto,Sergio Luis de Alcantara Silveira