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Integração do Easy Import Control via Mensagem Única - EAI

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Import Control

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

EICSI400

Solicitação de Importação

EICQC210

Cotação de Preços
EICPO400Purchase Order
EICDI501Embarque
EICDI502Desembaraço
EICNU400Solicitação de Numerário
EICDI154Recebimento de Importação
EICLC500Lançamentos Contábeis

Cadastros Iniciais:

Aplicar atualização dos programas avcadge.prw, Avfluxo.prw, avgeral.prw, AvIntProv.prw, AvUpdate01.PRW, AvUpdate02.prw, Easyinteai.prw, Easymessage.prw, EasyMsgBusiness.prw, EasyMVCAuto.prw, eic.prw, eicap100.PRW, EICAP110.PRW, eicap111.PRW, EICAP112.PRW, EICAP150.PRW, Eicca150.prw, eiccad00.prw, EICCV100.PRW, eicdi154.prw, EICDI155.PRW, eicdi158.prw, eicdi500.prw, EICDI501.PRW, eicdi505.prw, eicdi554.prw, eicdupl.prw, EICEV100.PRW, EicFi400.prw, EICFI410.PRW, EICFI411.PRW, EICFI412.PRW, EICFI413.PRW, eicgi400.prw, EICLC500.PRW, EICLC510.prw, EICNA400.PRW, EICNF100.PRW, EICNU400.PRW, Eicop110.PRW, EICPF060.PRW, eicpo400.PRW, EICPO410.PRW, EICPO420.PRW, eicqc210.prw, EICQC400.PRW, EICQC410.prw, eicsi400.prw, EICSI410.PRW, EICSI411.PRW, EICTP251.PRW, eictp252.prw, eictr175.prw, IntegLogixFunc.prw.

Chamados Relacionados

TVFETN

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux

Descrição

Implementação da funcionalidade de integração via mensagem única  - EAI - para o Easy Import Control (Protheus), com o objetivo de flexibilizar a comunicação entre as soluções TOTVS com a utilização da tecnologia de WEB Services, o que ocorrerá com a troca de informações (mensagens) no formato XML entre esses sistemas

Estão previstas nessa atualização as seguintes integrações:

...

Procedimento para Configuração

As atualizações disponibilizadas através deste Boletim Técnico adequam o produto Easy Import Control para sua utilização na integração via Mensagem Única – EAI. Para a configuração das integrações, devem ser observadas as orientações do manual de integração com o ERP em questão.

Sobre o EAI Protheus, consulte as informações adicionais disponíveis no portal TDN:

http://tdn.totvs.com/display/framework/EAI+Protheus

http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=107939550

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

      1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
          Obs.: Configuração obrigatória.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EIC_EAI

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Indica se o Easy Import Control está integrado com outro ERP via Mensagem Única através do EAI.

 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EIC0044

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

2

Descrição:

Indica como apresentar a tela de seleção de itens do PO: 1=Filtro Por Unid.Req+Nro. SI;2=Tela de filtros por item da S.I.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EIC0045

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

1

Descrição:

Permitir item sem cotacao no PO:1=Permitir item apenas com cotacao de preco; 2=Permitir itens sem cotacao; 3=Permitir escolha do filtro pelo usuario

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_FIN_EIC

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Indica se irá gravar o financeiro do Easy Import Control

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_CAMBFRE

Tipo:

 Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Define se as parcelas de câmbio do frete serão geradas automaticamente.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_CAMBSEG

Tipo:

 Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Define se as parcelas de câmbio do seguro serão geradas automaticamente.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EIC0046

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

[informar a conta contábil]

Descrição:

Conta contabil para importação em andamento para nota fiscal em caso de integração via EAI.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EIC0047

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Determina se será controlada a geração de eventos contábeis de embarque em trânsito. 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EIC0048

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Indica se serão realizadas integrações contábeis via EAI durante a manutenção de embarque e nota fiscal de importação

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EIC_ECO

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

N

Descrição:

Diz se há integração com o SIGAECO 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EASY

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

N

Descrição:

Define se o Easy Import integrará com o Compras do Protheus

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EASYFIN

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

N

Descrição:

Define se o Easy Import integrará com o Finnaceiro do Protheus

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EAIPORT

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

RECEIVEMESSAGE 

Descrição:

 Indica qual a porta de entrada dos Mapas do ESB

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 MV_EAIMETH

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

RECEIVEMESSAGE 

Descrição:

Informe o metodo de envio do EAI para envio a outro EAI

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EAIURL2

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

http:// IP + Porta /Nome do Web Service/EAISERVICE.apw

Exemplo: http://localhost:85/ws/EAISERVICE.apw

Descrição:

Informe o nome do canal configurado no EAI para outro EAI

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EAIWS

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

WSFWWSEAI

Descrição:

Informe o nome do Client WebService do EAI para envio a outro EAI

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EAIXSD

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

Informe o diretorio dos XSD usados na validação do EAI

Descrição:

\xsd\totvsmessage

 

      2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:
          Obs.: Configuração opcional.

 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PG_ANT

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Determina se o Cliente controla Pagamento Antecipado

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EASYFPO

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

S

Descrição:

Gera ou não previsões de despesas e impostos no financeiro na fase PO. 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EASYFDI

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

S

Descrição:

Gera ou não previsões de despesas e impostos no financeiro na fase Embarque/ Desembaraço

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_NF_AUTO

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

S

Descrição:

Determina se o Numero da Nota Fiscal será automático ou não. Valores: S ou N 

 

CONFIGURAÇÃO DE WEB SERVICE PROTHEUS

  1. Em Programa Inicial digite SRVWIZARD para acessar o Wizard.
  2. Informe o Usuário e a Senha.
  3. Acesse Módulos WEB e clique em Incluir.
  4. Em Módulo Web, selecione o módulo WS – Microsiga Protheus 11 Web Services; em Nome da Instância, informe um nome para o Web Service(exemplo: “ws”). Selecione o enviroment e o ambiente. Marque a opção “Habilitar processos na Inicialização do Servidor”. Clique em Avançar.
  5. Será exibida a pergunta “Deseja descompactar o pacote de arquivos HTTP na pasta especificada?”, clique em “Sim”.
  6. Em host digite o endereço http do seu web service (Exemplo: “localhost:81/ws”). Selecione a Empresa/Filial e clique em Relacionar. O relacionamento será exibido na parte inferior da tela. Clique em Avançar.
  7. Informe o número mínimo (Exemplo: 10) e máximo de usuários (Exemplo: 10) e clique em Finalizar.
  8. O sistema irá exibir um aviso sobre a instalação do Web Service e questiona se deseja iniciar tal instalação. Clique em Sim.

 

CONFIGURAÇÃO DE JOB DO SCHEDULER DO PROTHEUS

  1. Em Programa Inicial digite SRVWIZARD para acessar o Wizard.
  2. Informe o Usuário e a Senha.
  3. Acesse Processos Comuns e clique em Incluir.
  4. Preencha os campos conforme abaixo:

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome do JOB:

    FWSCHDMANAG

    Função ADVPL:

    FWSCHDMANAG

    Ambiente:

    (preencha com o ambiente/enviroment em uso no protheus)

    Instâncias:

    1

    Parâmetros:(não informar parâmetros)
    Habilitar JOB no START:(deixe a opção marcada)
  5. Clique em finalizar.
  6. Acesse novamente Processos Comuns e clique em Incluir.
  7. Preencha os campos conforme abaixo:

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome do JOB:

    FWSCHDQUEUE

    Função ADVPL:

    FWSCHDQUEUE

    Ambiente:

    (preencha com o ambiente/enviroment em uso no protheus)

    Instâncias:

    1

    Parâmetros:(não informar parâmetros)
    Habilitar JOB no START:(deixe a opção marcada)
  8. Clique em finalizar.
  9. Após essa configuração, é necessário reiniciar o serviço do Protheus.

 

CONFIGURAÇÃO DE AGENTE DO SCHEDULER DO PROTHEUS

  1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010).
  2. Em Agent/Cadastro, clique em Incluir.
  3. Preencha os dados na tela para criação do Agente e clique em Confirmar.
  4. Em Agent inicie o serviço criado.
  5. Em Schedule inicie os serviços: Task Manager e Queue Manager.

 

CONFIGURAÇÃO DA TAREFA DE PROCESSAMENTO DE INTEGRAÇÕES ASSINCRONAS DO SCHEDULER DO PROTHEUS

  1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010).
  2. Em Agendamentos/Cadastro, clique em Incluir.
  3. Preencha os dados na tela para criação da tarefa conforme abaixo:

    Itens/Pastas

    Descrição

    Usuário:

    Administrador

    Rotina:

    FWEAI

    Ambiente:

    (preencha com o ambiente/enviroment em uso no protheus)

    Empresa/Filial:

    (preencha com o empresa/filial em uso no protheus)

    Módulo:99 – Configurador
    Habilitado:(deixe a opção marcada)
  4. Clique no botão recorrência e informe a periodicidade para processamento da tarefa de integração das mensagens assíncronas. Recomendado deixar na opção “Sempre Ativo” e “Sem data de término”.

  5. Clique em Confirmar para fechar a tela de recorrência. Clique em confirmar para salvar a configuração da tarefa.
  6. Recomendado reiniciar o serviço do Protheus após a configuração do agendamento.

 

CONFIGURAÇÃO DO APPSERVER DO PROTHEUS

...

CONFIGURAÇÃO DO SERVIÇO DO PROTHEUS PARA ATUALIZAÇÕES

Após as configurações de webservice e scheduler do Protheus, haverão tarefas em execução no servidor do Protheus mesmo que nenhum usuário esteja logado no sistema. Com isso as aplicações de patchs e updates que necessitam de acesso exclusivo ao sistema podem ser dificultadas pois é necessário derrubar os processos em execução. Recomenda-se fazer uma copia da instalação do serviço do Protheus (pasta “\bin\” que contem os binários do serviço do Protheus) e nessa instalação retirar a configuração da execução dos Jobs (basta remover a seção [ONSTART] no appserver.ini. É importante que todas as outras configurações sejam mantidas). Assim, quando for necessário aplicar um patch ou update, pare o serviço do Protheus que possuir as configurações dos Jobs, inicie o serviço que não possua execução de Jobs, aplique a atualização necessária, pare o serviço que não possuir execução de Jobs e inicie novamente o serviço que possuir a execução de Jobs.

 

Tome cuidado para executar esse processo da maneira descrita para que o Protheus possa ser atualizado e para que não fique sem a inicialização dos Jobs.

 

PROCEDIMENTO PARA BACK-UP DE BASE DE DADOS

Devido ao controle e configurações internas do TOTVS DBACCESS, toda criação de backup e restore de backup de base de dados, assim como replicação da base de dados para outros ambientes, deve ser feita através da importação de tabelas da ferramenta APSDU. Isso garante a integridade das tabelas e correta interpretação dos dados pelo TOTVS DBACCESS e consequentemente pelas aplicações do Protheus. Não utilize ferramentas de backup de tabelas diretamente pelo banco de dados, pois isso pode exigir a reinicialização do serviço e até mesmo a reinstação do TOTVS DBACCESS.

 

RELAÇÃO DE/PARA DE EMPRESAS / FILIAIS

Outros ERPs TOTVS diferentes do Protheus não possuem o conceito de Empresa/Filial como no Protheus, existindo uma ou mais empresas/filiais distintas utilizando o mesmo sistema, são todas cadastradas no ERP como empresas diferentes. Além disso os códigos de empresa do ERP são distintos dos códigos de empresa/filial do Protheus. Por isso é necessário acessar o cadastro da relação DE/PARA no módulo configurador (Ambiente/Schedule/Emp.fil Msg.Unica) para cadastrar esta relação.

 

Por exemplo, se tivermos a empresa 21 no ERP Logix e quisermos associar á empresa 01 filial 10 do Protheus, devemos cadastrar conforme abaixo.

 

  1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Schedule/Emp.fil Msg.Unica (APCFG050).
  2. Clique na opção Incluir e preencha os campos conforme exemplo abaixo:

    Itens/Pastas

    Descrição

    Referência

    LOGIX (nome do ERP externo)

    Company

    21 (código da empresa no ERP)

    Branch

    (em branco)

    Emp.Protheus

    01

    Fil.Protheus10
  3. Clique em confirmar para salvar o relacionamento empresa/filial.

 

ADEQUAÇÃO DO TAMANHO DOS CAMPOS DO PROTHEUS

O tamanho de campos de algumas tabelas do Easy precisará ser adequado para que fique compatível com o tamanho dos campos no ERP.

Campos como código de cliente, código de fornecedor e código de produto podem ficar divergentes e gerar problemas de integração caso não fiquem com o mesmo numero de caracteres que o ERP.

 Verifique o tamanho dos grupos de campos do Protheus através do módulo configurador, na opção de menu Base de dados / Dicionário / Base de dados. Selecione a empresa do lado esquerdo da tela, selecione Dicionário de dados e Grupo de campos. Veja ao lado direito todos os grupos de campo e na coluna tamanho, o tamanho atualmente em uso no Protheus.

 É recomendado rever os seguintes grupos de campos:

Grupo

Descrição

001

Código de Cliente/Fornecedor

018

Documento de entrada/saída

030

Tamanho do Produto

083

Num. Solicitação de Importação

084Unidade Requisitante
089Código de empresa / despachante

 

CONFIGURAÇÃO DE ADAPTER

O módulo Easy Import Control está preparado para a realização das integrações que seguem. Para configurar as integrações, conforme a necessidade, siga as instruções abaixo:

  1. No Configurador (SIGACFG) acesse Schedule/Adapter E.A.I. (CFGA020).
  2. Acesse a opção Incluir e informe os dados do adater, conforme as opções que seguem:

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICFI412

Mensagem

ACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE

Descrição

BAIXA/ COMPENS. NUMERARIO IMP.

Envia

SIM

RecebeNÃO
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.001

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICAP111

Mensagem

ACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE

Descrição

BAIXA/ COMPENS. NUMERARIO IMP.

Envia

SIM

RecebeNÃO
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.001

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICSI411

Mensagem

CANCELREQUEST

Descrição

CANCEL.ORDEM/ PROC. AQUISICAO

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EECAC175

Mensagem

CUSTOMERVENDOR

Descrição

CLIENTE/FORNECEDOR

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EECAC110

Mensagem

BANK

Descrição

CONTAS BANCARIAS

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoASSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICTU100

Mensagem

UNITOFMEASURECONVERSION

Descrição

CONVERSAO DE UNIDADES DE MEDIDA

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoASSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICQC410

Mensagem

QUOTATION

Descrição

COTACAO DE ORDEM DE COMPRA

Envia

SIM

RecebeSIM
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EECAT140

Mensagem

CURRENCYQUOTATION

Descrição

COTAÇÃO DAS MOEDAS

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICFI411

Mensagem

LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT

Descrição

DESPESAS EFETIVAS IMPORTACAO

Envia

SIM

RecebeNÃO
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.001

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICFI410

Mensagem

LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT

Descrição

DESPESAS PROVISORIAS IMP.

Envia

SIM

RecebeNÃO
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICAP112

Mensagem

REVERSALOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE

Descrição

EST. BAIXA TIT. PAGAR CAMBIO IMP

Envia

SIM

RecebeNÃO
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICFI413

Mensagem

REVERSALOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENTDISCHARGE

Descrição

EST. COMPENSACAO NUMERARIO IMP

Envia

SIM

RecebeNÃO
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICLC510

Mensagem

ACCOUNTINGENTRY

Descrição

LANC. CONTABIL TRANSITO IMP

Envia

SIM

RecebeNÃO
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICNF100

Mensagem

INVOICE

Descrição

NOTA FISCAL ENTRADA IMP. - ENVIO

Envia

SIM

RecebeNÃO
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EECNF400

Mensagem

INVOICE

Descrição

NF SAIDA EXP/NF ENTRADA IMP.

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICSI410

Mensagem

REQUEST

Descrição

ORDEM DE COMPRA

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.007

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EECAC120

Mensagem

ITEM

Descrição

PRODUTO

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoASSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão3.001

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICPF060

Mensagem

PRODUCTSUPPLIERRELATIONSHIP

Descrição

PRODUTO x FORNECEDOR

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoASSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão2.003

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICPO420

Mensagem

ORDER

Descrição

PO IMP / PROC. AQUISICAO SISC.

Envia

SIM

RecebeSIM
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão3.003

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EICAP110

Mensagem

LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT

Descrição

TIT. PAGAR INVOICE IMPORTACAO

Envia

SIM

RecebeNÃO
MétodoSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

MATA050

Mensagem

CARRIER

Descrição

TRANSPORTADORA

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoASSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Itens/pastas

Descrição

Rotina

EECAS125

Mensagem

UNITOFMEASURE

Descrição

UNIDADE DE MEDIDA

Envia

NÃO

RecebeSIM
MétodoASSÍNCRONO
OperaçãoTODAS
Canal de EnvioEAI
Versão1.000

Procedimento para Utilização

Pré-requisitos:

 

Teste de webservices

Os webservices do Protheus e do ERP destino da integração devem estar devidamente configurados e no ar.

Verifique utilizando seu navegador de internet se o webservice do Protheus está no ar acessando o host configurado para o webservice Protheus. Procure o serviço FWWSEAI e veja se o mesmo encontra-se habilitado.

Verifique, utilizando seu navegador de internet, se o webservice do ERP destino está no ar acessando o host configurado no parâmetro MV_EAIURL2.

 

Integrações de cadastros

As integrações de cadastros ocorrem com origem no ERP com destino ao Easy. Algumas dessas integrações ocorrem de forma síncrona e outras de forma assíncrona.

Quando o cadastro possuir a integração de forma síncrona, o ERP irá aguardar o Easy processar a integração, e então exibirá para o usuário se tudo ocorreu com sucesso ou se houve rejeição por parte do Easy. Quando as rejeições das integrações ocorrem, o ERP não irá efetivar a operação realizada.

Quando o cadastro possuir integração de forma assincrona, o ERP não irá aguardar o Easy processar a integração e irá efetivar a operação independentemente do processo de integração. A mensagem de integração entra em uma fila no ERP para ser enviada ao Easy. Quando a integração ocorrer, a mensagem será recebida pelo Protheus e armazenada em uma fila para posterior processamento, retornando ao ERP apenas o aviso de recebimento da mensagem. O processamento da integração ocorre no Easy conforme a execução da tarefa FWEAI configurada no Scheduler do Protheus. Essa tarefa irá verificar todas as mensagens pendentes na fila do EAI e irá processá-las. Após o processamento, será enviada a mensagem ao ERP com o resultado da integração. Em caso de rejeição na integração, o EAI pode tentar processar novamente a mensagem antes de retornar uma rejeição ao ERP.

 

Pré-requisitos cadastrais

Cadastro de Produtos:

Para o cadastro de produtos do módulo Easy Import Control (Atualizações / Cadastros / Produtos – MATA011) é necessário cadastrar previamente às integrações deste cadastro, cadastrar um Local Padrão para o campo Armazem Pad. (B1_LOCPAD) com o valor “.” visto eu tal campo tornou-se obrigatório nas últimas versões do produto.

 

Condição de pagamento:

O cadastro da condição de pagamento do módulo Easy Import Control (Atualizações / Tabelas / Condição de Pag. – EICA060) deve ser relacionado ao cadastro de condição de pagamento do ERP; desta forma, acessando o cadastro o usuário deverá alterá-lo e informar a correspondência no campo Cod. ERP (Y6_CODERP), pasta Outros.

Moedas:

O cadastro de moedas do Easy Import Control (Atualizações / Cadastros / Moedas – EICA150) deve ser relacionado ao cadastro de moedas do ERP. Para isso o usuário deverá acessar o registro da moeda em modo de alteração e informar nos campos: Cod.C.ERP (YF_CODCERP) o código da moeda de compra correspondente; Cod.V.ERP (YF_CODVERP) o código da moeda de venda correspondente e Cod.F.ERP (YF_CODFERP) o código da moeda fiscal correspondente.

Eventos Contábeis:

Para realizar a integração com o Financeiro do ERP, o Easy Import Control precisará saber qual o tipo de documento deve ser gerado. Para isso será necessário que os eventos contábeis associados às integrações/ tipos de movimento financeiro sejam configurados.

Através do menu Atualizações / Tabelas / Eventos Contábeis (ECOA002), os eventos abaixo, do tipo IMPORT, devem ser acessados em modo de alteração e ter os campos informados conforme orientação que segue:

  • Evento 101 – FOB INVOICE: da pasta Cadastrais, os campos Descricao (EC6_DESC), Historico (EC6_COD_H) e Hist. Complem (EC6_COM_HI); da pasta Financeiro, os campos Tp. Titulo (EC6_TPTIT), Tx.Vda./Comp. (EC6_TXCV) e Tp.Despesa (EC6_NATFIN); da pasta Contábil, os campos Contabiliza (EC6_CONTAB), Cta. Credito (EC6_CTA_CR) e Cta. Debito (EC6_CTA_DB), da pasta Outros o campo Prefixo (EC6_PREFIX).
  • Evento 102 – PROV. FRETE: da pasta Financeiro, os campos Tp. Titulo (EC6_TPTIT), Tx.Vda./Comp. (EC6_TXCV) e Tp.Despesa (EC6_NATFIN), da pasta Outros o campo Prefixo (EC6_PREFIX).
  • Evento 103 – PROV. SEGURO: da pasta Financeiro, os campos Tp. Titulo (EC6_TPTIT), Tx.Vda./Comp. (EC6_TXCV) e Tp.Despesa (EC6_NATFIN), da pasta Outros o campo Prefixo (EC6_PREFIX).
  • Evento 150 – DESPESAS PROVISÓRIAS: da pasta Financeiro, os campos Tp. Titulo (EC6_TPTIT), Tx.Vda./Comp. (EC6_TXCV) e Tp.Despesa (EC6_NATFIN), da pasta Outros o campo Prefixo (EC6_PREFIX).
  • Evento 151 – ADIANTAMENTO DE DESPESAS: da pasta Financeiro, os campos Tp. Titulo (EC6_TPTIT), Tx.Vda./Comp. (EC6_TXCV) e Tp.Despesa (EC6_NATFIN), da pasta Outros o campo Prefixo (EC6_PREFIX). Esse evento contábil será associado à despesa de adiantamento ao despachante, código 9.01, para integração com o financeiro do ERP, caso não tenha sido informado outro para o cadastrado dessa despesa.
  • Evento 201 – FOB D.I. / N.F.E.: da pasta Cadastrais, os campos Descricao (EC6_DESC), Historico (EC6_COD_H) e Hist. Complem (EC6_COM_HI); da pasta Contábil, os campos Contabiliza (EC6_CONTAB), Cta. Credito (EC6_CTA_CR) e Cta. Debito (EC6_CTA_DB).
  • Evento 320 – DESPESAS: da pasta Financeiro, os campos Tp. Titulo (EC6_TPTIT), Tx.Vda./Comp. (EC6_TXCV), Mot. Baixa (EC6_MOTBX, apenas para a compensação/ prestação de contas), Natureza (EC6_NATURE, tipo de valor (ou ajuste financeiro) que indicará a incidência do ISS) e Tp.Despesa (EC6_NATFIN); da pasta Outros o campo Prefixo (EC6_PREFIX). Esse evento contábil será associado às despesas usadas no processo (exceto as iniciadas com 1 e 9) para a realização da integração com o financeiro do ERP, caso não tenha sido informado outro para o cadastrado dessa despesa. Quando o campo Mot. Baixa (EC6_MOTBX) não estiver preenchido, por default será usada a informação 004 (borderô) na integração.
  • Evento 501 – V.CAMB.FOB INV.DEV.: da pasta Cadastrais, os campos Descricao (EC6_DESC), Historico (EC6_COD_H) e Hist. Complem (EC6_COM_HI); da pasta Contábil, os campos Contabiliza (EC6_CONTAB), Cta. Credito (EC6_CTA_CR) e Cta. Debito (EC6_CTA_DB).
  • Evento 504 – V.CAMB.FOB INV.CRED.: da pasta Cadastrais, os campos Descricao (EC6_DESC), Historico (EC6_COD_H) e Hist. Complem (EC6_COM_HI); da pasta Contábil, os campos Contabiliza (EC6_CONTAB), Cta. Credito (EC6_CTA_CR) e Cta. Debito (EC6_CTA_DB).
  • Evento 608 – PGTO. A FORNECEDOR: da pasta Financeiro, Tp. Titulo (EC6_TPTIT), Tx.Vda./Comp. (EC6_TXCV) e Tp.Despesa (EC6_NATFIN); da pasta Outros os campos C.Custo (EC6_CCUSTO) e Prefixo (EC6_PREFIX).
  • Evento 609 – PAGAMENTO ANTECIPADO: da pasta Financeiro, Tp. Titulo (EC6_TPTIT), Tx.Vda./Comp. (EC6_TXCV) e Tp.Despesa (EC6_NATFIN); da pasta Outros os campos C.Custo (EC6_CCUSTO) e Prefixo (EC6_PREFIX).

 

Agente de Transporte:

...

Despachante:

...

Importadores:

Em Atualizações \ Cadastros \ Importadores (EICAA005), junto aos dados gerais do cadastro do Importador, devem ser informados os campos Banco (WD_BANCO), Agência (WD_AGENCIA) e Conta (WD_CONTA) para que o Easy Import Control possa realizar as integrações com o Financeiro do ERP para a geração de títulos de adiantamento de despesas do processo de importação.

C.F.O.:

Em Atualizações \ Tabelas \ C.F.O. (EICOP100), deve ser realizado o cadastro da código fiscal de operações, informando as regras de apuração do ICMS para o processo.

 

Sequencia 001 – Unidade de medida

  1. Acesse o menu Atualizações \ Tabelas Siscomex \ Unidades de Medida (EICUN100). Essa tabela é inicializada pelo sistema com uma carga padrão.
  2. Para o uso desse cadastro quando integrado com o ERP via mensagem única, será realizada a atualização dos dados de desse cadastro, possibilitando sua associação ao cadastro correspondente no ERP de origem. A integração ocorrerá através da mensagem UnitOfMeasure, adapter EECAS125, possibilitando o recebimento dos dados enviados pelo ERP.
  3. Acessando a opção Visualizar, certifique que o campo Cod. ERP (AH_CODERP) foi atualizado. A integração também atualizará o conteúdo do campo Descr.Portug (AH_DESCPO).
  4. Caso seja identificado que a integração não ocorreu, deve ser verificado no ERP de origem as mensagens e validações reportadas pela integração.
  5. Importante: o código da unidade de medida no módulo Easy Import Control possui tamanho 2 (dois). Se no ERP de origem o tamanho dessa informação for superior a 2 (dois), deverá ser feito o relacionamento entre estas informações. O relacionamento entre estes cadastros é realizado manualmente no módulo Easy Import Control, cadastro de unidade de medidas (Atualizações \ Tabelas Siscomex \ Unidades de Medida), através do campo Cod. ERP (AH_CODERP).

 

Sequencia 002 – Cadastro de Produtos

  1. Acessando o menu Atualizações \ Cadastros \ Produtos (MATA011) verifique se os cadastros dos produtos foram integrados. Essa integração ocorrerá através da mensagem ITEM, adapter EECAC120, recebida do ERP com o qual o Easy Import Control está integrado.
  2. Para a integração com o Easy Import Control ao adapter foram adicionados os recebimentos das descrições em português e específica do produto. Acesse a opção Visualizar e, na pasta Cadastrais, verifique se o campo Descr. Especif (B1_ESPECIF) está preenchido; na pasta Outros, verifique se o campo Desc. Portug (B1_VM_P) está preenchido.
  3. Caso seja identificado que a integração não ocorreu, deve ser verificado no ERP de origem as mensagens e validações reportadas pela integração.

 

Sequencia 003 – Relacionamento produto x fornecedor

  1. Através do menu Atualizações \ Cadastros \ Produto x Fornecedor (MATA060) será possível verificar os cadastros de relacionamento entre produto e fornecedor que foram integrados ao Easy Import Control através da mensagem ProductSupplierRelationship, adapter EICPF060.
  2. A integração, originada no ERP, relaciona apenas o produto e o fornecedor, sendo necessário que o vínculo com o fabricante, usado nos processos de importação, sejam realizados pelo usuário do sistema. Para isso, uma vez identificado que o relacionamento entre o produto e o fornecedor já constam no módulo Easy Import Control, quando estiver criando um processo de importação, fase purchase order, o usuário poderá acessar a opção de inclusão via consulta padrão (AVI002) do campo Fabricante (W3_FABR) do item do Purchase Order. Essa opção permitirá a inclusão de um novo relacionamento Produto x Fornecedor, considerando os dados previamente integrados, e o usuário poderá informar o fabricante para o relacionamento.
  3. Acessando a opção Visualizar será possível constatar se os dados foram integrador e, principalmente, se a unidade de medida do fornecedor, gravada no campo Unidade (A5_UNID) da pasta Cadastrais, foi recebida pela integração.
  4. Caso seja identificado que a integração não ocorreu, deve ser verificado no ERP de origem as mensagens e validações reportadas pela integração.

 

Sequencia 004 – Conversão da unidade de medida do fornecedor

  1. Através do menu Atualizações \ Tabelas Siscomex \ Conversao Unidades (EICTU100) será possível verificar os cadastros de conversão da unidade de medida do fornecedor integrados ao Easy Import Control através da mensagem ProductSupplierRelationship, adapter EICPF060. Essa integração ocorrerá na sequencia da integração do relacionamento Produto x Fornecedor.
  2. Esse cadastro é fundamental para que ocorram as conversões de unidades de medidas nas fases do processo de importação, principalmente na concepção do processo (purchase order) possibilitando o seu fechamento (recebimento de importação).
  3. Caso seja identificado que a integração não ocorreu, deve ser verificado no ERP de origem as mensagens e validações reportadas pela integração.

 

Sequencia 005 – Solicitação de Importação

Pré-requisito:

  • integração de produtos e
  • integração de uma ordem de compra vinda do ERP de origem.

 

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Solicit. Importação / Manutenção (EICSI400). Quando habilitada a integração via Mensagem Única (EAI), a Solicitação de Importação corresponderá à uma Ordem de Compra do ERP de origem, ou seja, a rotina estará adaptada para receber, via integração, os dados da ordem de compra através da mensagem REQUEST, adapter EICSI410, que dará início ao processo de importação; sendo assim, estará disponível nessa rotina apenas as opção Visualizar, para visualização dos processos integrados e Concorrências, para a geração do quadro de concorrências com as cotações para o item.
  2. No Browse será possível visualizar o status de cada Ordem/ Solicitação de Importação integrada, podendo ser: Pendente (cor verde), Em processo de cotação (cor azul), Cotado no mercado nacional (cor cinza), Aguardando Purchase Order (cor amarela), Cancelado (cor preta) e Atendida – em fase de Purchase Order (cor vermelha). Os status são atualizados conforme o processo avança de fase no Easy Import Control ou podem vir da integração com o ERP de origem.
    No  módulo Easy Import Control os status podem mudar de Pendente para: 1) Em processo de cotação; 2) Aguardando Purchase Order e 3) Atendida – em fase de Purchase Order.
    No ERP de origem, a integração se dará com o envio da mensagem CANCELREQUEST, adapter EICSI411, e poderá alterar o status de Pendente para 1) Cotado no mercado nacional – com esse status, a Solicitação de Importação não poderá ser usada para a geração de um Purchase Order; e 2) Cancelado – com esse status, a Solicitação de Importação não poderá ser usada para iniciar um processo de Cotação ou um Purchase Order. A data e o motivo do cancelamento ficarão registrados na solicitação de importação, campos DT. Cancel  (W1_DT_CANC) e Motivo Canc. (W1_MOTCANC) respectivamente.
  3. Posicione em uma Solicitação de Importação e acesse a opção Visualizar.
    Cada Orderm de Compra/ Solicitação de Importação terá um item. O número da Solicitação de Importação será o mesmo número da Ordem de Compra que originou a solicitação no ERP de Origem.
    Será possível consultar os dados gerais do Item, como quantidade, descrição e data de entrega prevista; também serão visualizadas as programações de entrega do item e o rateio por centro de custo (área e linha do ERP Logix), que posteriormente será usado para a integração com o Financeiro do ERP.

 

Sequencia 006 – Cotação de Preços

Pré-requisito:

  • sequencia 1 concluída;
  • integração de Fornecedores/ Fabricantes;
  • integração do relacionamento Produtos vs. Fornecedor;
  • cadastro de uma via de transporte (Atualizações / Cadastros / Vias de Transporte) e;
  • cadastro de compradores (Atualizações / Tabelas / Compradores).

 

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Solicit. Importação / Cotação de Preços (EICQC210). Serão exibidos no browse principal as concorrências existentes; a cada estará associada uma ou mais Solicitação de Importação (item) e para cada Solicitação de Importação poderá haver uma ou mais cotações. Para  essa rotina estarão disponíveis as opções de visualização, inclusão, alteração e exclusão. Para a operação de exclusão da concorrência, apenas será permitido se não constar uma cotação que esteja com o status “Aprovada” ou “Reprovada”. O acesso à essa rotina também poderá ser feita através da rotina de Solicitação  de Importação (Atualizações / Solicit. Importação / Manutenção) onde estará disponível a opção Concorrências.
  2. Ao acessar a tela de manutenção através das opções Incluir ou Alterar, será exibida a tela dividida em três partes: a parte superior referenciando o quadro de concorrências; a parte inferior esquerda onde constarão os itens das solicitações de importação e a parte inferior direita onde, conforme o item selecionado do lado esquerdo, serão exibidas as cotações dos fornecedores selecionados para o quadro de concorrências. Na parte superior o usuário poderá informar os dados comuns para as cotações que irão fazer parte do quadro de concorrências, bem como a validade desse quadro sem a qual o registro não poderá ser gravado.
  3. Para adicionar os itens da solicitação de importação (lado inferior esquerdo) em Ações Relacionadas deve ser acessada a opção Itens. Serão exibidos em um browse, com a opção marca/ desmarca, todos os itens das solicitações de importação que tenham saldo e que não pussuam uma cotação aprovada. Ao selecionar e confirmar, os itens serão inseridos na tela de concorrências. A linha do item poderá ser excluída desde que sua situação não seja “Aprovada”; ao excluir o item, todas as linhas correspondentes à cotação desse item também serão excluídas.
  4.  Para adicionar fornecedores para cotação do item (lado inferior direito) em Ações Relacionadas deve ser acessada a opção Fornecedores. Assim como para os itens, os fornecedores disponíveis para uso serão exibidos em um browse com a opção marca/ desmarca. Os fornecedores selecionados serão incluídos no quadro de concorrência após a confirmação da seleção.
    As cotações dos fornecedores selecionados pelo usuário poderão assumir 4 (quatro) status: Aguardando Cotação – ocorrerá enquanto os dados de negociação como: valores, moeda, condição de pagamento, INCOTERM e previsão de entrega não forem informados; Aguardando Avaliação – com os dados da negociação preenchidos, a cotação poderá ser transmitida para avaliação do comprador/ aprovador; Aprovada – ocorrerá quando ocorrer a designação para a aquisição nesta condição de negociação e Reprovada – status das cotações que não atenderam as necessidades do negociador.
  5. Com a confirmação da inclusão do quadro de concorrências, o sistema verificará as cotações que estão com o status “Aguardando Avaliação” e fará a integração via Mensagem Única - EAI com o ERP através da mensagem QUOTATION, adapter EICQC410, transmitindo os dados para avaliação. O mesmo ocorrerá após a alteração do quadro de concorrência, quando for identificado que existem novas cotações que tiveram seu status atualizado de “Aguardando Cotação” para “Aguardando Avaliação” ou na exclusão de cotações que haviam sido integradas ao ERP (status “Aguardando Avaliação”).
    Com a confirmação da inclusão do quadro de concorrências também ocorrerão as atualizações dos status das solicitações de importações, que passarão de “Pendente” para “Em processo de cotação”. Quando excluídas do quadro de concorrências, as solicitações de importações poderão ter seu status alterado de “Aguardando Avaliação” para “Pendente” desde que não estejam presente em outro quadro de concorrências.
  6. Após passar pelo processo de avaliação, o ERP transmitirá ao Easy Import Control uma mensagem QUOTATION de designação da cotação. Neste momento o quadro de concorrências será atualizado e as cotações poderão assumir dois status: Aprovada e Reprovada. Quando uma das cotações receber o status de “Aprovada”, as demais serão atualizadas com o status “Reprovada” e a Solicitação de Importação terá seu status atualizado para “Aguardando Purchase Order”. Quando na avaliação do ERP a cotação aprovada referir-se ao mercado interno, ou seja, não houver designação para as cotações do mercado externo originadas pelo Easy Import Control, todas as cotações do quadro de concorrências receberão o status de “Reprovada”; o ERP também transmitirá uma mensagem de cancelamento da Ordem/ Solicitação de Importação (CANCELREQUEST), que passará a ter o status “Cotado no mercado nacional”.

 

Sequencia 007 – Purchase Order

Pré-requisito:

  • sequencia 2 concluída;
  • integração da conversão de unidade de medidas;
  • cadastro de um agente de transporte.

 

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Purchase Order / Manutenção (EICPO400). Será possível realizar as operações de inclusão, alteração, exclusão (estorno), eliminação de resíduo e visualização do Purchase Order. Acessando a opção Incluir, será exibida ao usuário a tela correspondente a capa do Purchase Order onde devem ser preenchidas as informações referentes ao Importador (pasta Cadastrais), ao meio de transporte (pasta Transporte) e dados da negociação (pasta Financeiro); nesta pasta informçe um INCOTERM que preveja frete e seguro para o importador, ex.: FOB.
  2. Após o preenchimento das informações de capa do processo, o usuário deve acessar a opção Confirmar. Nesse momento será exibida uma tela de perguntas (pergunte PO400FIL) onde será possível determinar os critérios para seleção dos itens que irão compor o Purchase Order.
    Por default, a pergunta “Cotação Aprovada?” estará pré-selecionada para exibir apenas itens que possuam cotação aprovada. É possível alterar as opção para itens sem cotação ou deixar a pergunta disponível para livre escolha do usuário através do parâmetro MV_EIC0045.
    Na pergunta “Item” o usuário pode definir quais produtos serão filtrados. Quando não informado, serão selecionados todos os itens disponíveis, conforme o critério das demais perguntas.
    Na pergunta “Nr. S.I.?” o usuário poderá informar se será exibida uma solicitação de importação em particular. Quando não preenchida, serão exibidos todos os itens disponíveis, conforme o critério das demais perguntas.
    Além das opções editáveis acima, o pergunte (PO400FI) exibirá as perguntas “Incoterm?”, “Cód. Forneced.?”, “Loja?”,  “Cond. Pagto.?”, “Dias Pagto.?” e “Moeda?”. Essas perguntas não estarão editáveis e exibirão as informações de acordo com o informado pelo usuário na capa do Purchase Order.
  3. Com a confirmação da pergunta, o sistema exibirá a tela de Seleção de Itens com a opção marca/ desmarca e com todos os itens que atenderam aos critérios estabelecidos. Além dos campos padrões, o usuário poderá verificar que serão exibidos os campos quantidade tanto na primeira quanto na segunda unidade de medida, bem como o fator de conversão. A quantidade na primeira unidade refere-se à informação do cadastro de Produtos (Atualizações / Cadastros / Produtos); a quantidade na segunda unidade de medida refere-se à informação do cadastro de relacionamento Produto x Fornecedor (Atualizações / Cadastros / Produto x Fornecedor); o fator de conversão será carregado conforme o cadastro de conversão de unidade de medidas (Atualizações / Tabelas Siscomex / Conversão Unidades).
    Em Ações Relacionadas o usuário terá a opção de buscar novas solicitações de importação através da opção Itens. Também em Ações Relacionadas estará disponível a opção Quantidade na segunda unidade, que possibilitará a atualização do fator de conversão caso haja alteração no cadastro de conversão de unidades para o item/ fornecedor.
  4. Ao marcar o item, será aberta a tela de edição dos dados do item, onde o usuário poderá informar o fabricante, a quantidade, valor, se o item é anuente, a data de embarque e data de entrega. Serão permitidos o uso de fabricantes (W3_FABR) que estejam relacionados no cadastro de relacionamento Produto x Fornecedor; se não houver essa amarração, o usuário poderá incluir o relacionamento através da consulta padrão, desde que exista, ao menos, a amarração entre o produto e o fornecedor informado para o Purchase Order. Também na tela de edição do item, em Ações Relacionadas, estará disponível a opção Quantidade na segunda unidade, que possibilitará a atualização do fator de conversão caso haja alteração no cadastro de conversão de unidades para o item/ fornecedor. Ao confirmar os dados, o item estará marcado, efetivando a seleção deste para o processo.
  5. Após a seleção dos itens, o usuário deverá acessar a opção Confirmar que remeterá o processo para a tela de Conferência Final, onde o usuário poderá visualizar todos os itens selecionados para o processo.
  6. Ao acessar a opção Confirmar da tela de conferência final, o sistema iniciará a gravação do Purchase Order e o envio dos dados do pedido ao ERP, através da mensagem ORDER, adapter EICPO420. Quando a integração ocorrer com restrições ou houver rejeição por parte do ERP, no módulo Easy Import Control será exibida ao usuário a mensagem de retorno da integração e a gravação do Purchase Order não será efetivada. Quando a integração ocorrer com sucesso, o Purchase Order concluirá sua gravação, gravando no campo Ped.Compra (W2_PO_SIGA), pasta Cadastrais, o número do pedido gerado no ERP. Este campo poderá ser visualizado no browse ou acessando o purchase order nos modos de visualização, alteração e exclusão (estorno).
    Com a efetivação da gravação do purchase order, a quantidade da solicitação de importação (campos quantidade - W1_QTDE e Saldo - W1_SALDO_Q) também será atualizada, correspondendo à quantidade selecionada para o purchase order, isso porque no ERP a quantidade da Ordem que originou a solicitação de importação também terá sua quantidade atualizada para corresponder à quantidade do pedido gerado. Isso significa que não haverá saldo da solicitação de importação para uso em outro processo.
    Com a integração do purchase order para a criação do pedido, passa a ser assumido para o processo uma nova programação de entregas. A programação de entregas recebida pela integração da ordem de compra e geração da solicitação de importação ficará armazenada para consulta do histórico do processo (na fase de solicitação de importação). Na geração do pedido e a partir do avanço do processo para as fases subsequentes (licença de importação, embarque e desembaraço), o módulo Easy Import Control enviará mensagens de atualização da programação de entregas (mensagem ORDER, adapter EICPO420), correspondento ao estado real de evolução das negociações com os agentes e fornecedores envolvidos na operação, conforme a quantidade usada em cada fase e a data de entrega prevista referente a fase mais atual na qual o item se encontra.
    Após a criação e integração do purchase order, este poderá assumir dois status dentro da operação: Aprovado no ERP e Aguardando Aprovação no ERP. Um dos dois status será assumido logo após a integração, o que dependerá dos critérios estabelecidos no ERP de destino que, após o recebimento da mensagem, poderá responder informando que o pedido foi integrado e que este está automaticamente aprovado ou aguardando a avaliação do aprovador. Quando estiver com o status “Aguardando Aprovação no ERP”, a qualquer momento o Easy Import Control poderá receber do ERP uma mensagem de aprovação (ORDER) que atualizará o status para aprovado; enquanto estiver com o status “Aguardando Aprovação no ERP” o purchase order não poderá ser usado para  criação de um processo de preparação de licença de importação ou embarque.
  7. O purchase order criado pode ser acessado em modo de alteração (opção Alterar), onde o usuário poderá selecionar novos itens ou retirar itens do processo; também poderá alterar as quantidades e valores dos itens existentes, desde que os itens não estejam em uso nas fases subsequentes (preparação de licença de importação ou embarque). Após a confirmação da gravação da alteração, a atualização do pedido será enviada ao ERP, passando novamente pelas regras de validação configuradas no recebimento, podendo ser aceita ou rejeitada; quando aceita, o purchase order poderá ter seu status alterado para “Aguardando Aprovação no ERP“.
  8. O usuário também poderá acessar a opção Estornar em Ações Relacionadas, onde serão exibidos os itens do processo passíveis de exclusão. O usuário poderá selecionar os itens que deseja excluir; quando selecionados alguns dos itens, o Easy Import Control enviará ao ERP uma mensagem de atualização do pedido; quando selecionados todos os itens, o Easy Import Control enviará ao ERP uma mensagem de exclusão do pedido. Uma vez efetivada a atualização do pedido no ERP, o Easy Import Control efetivará a atualização do Purchase Order e restaurará a quantidade na Solicitação de Compras.
  9. Em Ações Relacionadas, o usuário terá disponível ainda a opção Eliminar Saldo, que possibilitará eliminar o resíduo dos itens recebidos parcialmente. Dessa forma, serão exibidos ao usuário com a opção marca/ desmarca todos os itens que possuem essas características. Após a seleção dos itens e confirmação da seleção, o Easy Import Control enviará uma mensagem ao ERP de atualização das quantidades dos itens marcados.

 

Sequencia 008 – Adiantamento ao Fornecedor

Pré-requisito:

  • purchase order com uma condição de pagamento do tipo antecipado;
  • evento contábil 6.09 configurado;
  • parâmetro MV_PG_ANT habilitado.

 

  1. Em Atualizações / Financeiro / Controle de Câmbio (EICAP100) acesse a opção Incluir. Na pasta Cadastrais o usuário deverá alterar o Tipo (W6_PO_DI) para “Adiant”, indicando ao sistema que será um câmbio de pagamento antecipado ao fornecedor. Também na pasta cadastrais deve ser informado o purchase order de referência para a criação do câmbio (certifique-se de ter usado uma condição de pagamento do tipo antecipado e de ter preenchido o número da proforma no purchase order, pasta Cadastrais).
  2. Após ter informado os dados de capa do câmbio, acesse a ação Confirmar; com base na quantidade de pagamentos antecipados informados na condição de pagamento, o Easy Import Control irá gerar as parcelas de pagamento antecipado do câmbio que serão identificadas pelo evento contábio 609.
    Em Ações Relacionadas o usuário terá a opção de alterar a parcela, complementando os dados financeiros da operação. Ao finalizar o complemento das informações, confirme a gravação.
  3. Uma vez criada a(s) parcela(s) de câmbio antecipado, acesse a opção Confirmar para efetivar a gravação do controle de câmbio.
  4. Em Ações Relacionadas estará disponível a opção Liquidação que abrirá a tela de controle de câmbio com as parcelas de adiantamento. Nessa tela, através dessa ação, estarão disponíveis nas Ações Relacionadas as opções de Liquidar e Estornar Liquidação.
    Acessado a ação Liquidar o usuário terá disponível uma nova tela para informar os dados do fechamento de câmbio. Ao confirmar a gravação, o sistema iniciará o envio da mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICAP110, ao financeiro do ERP para a criação do documento de despesa antecipada a pagar ao fornecedor. Caso o ERP rejeite a integração, a gravação da liquidação da parcela de pagamento antecipado não será efetivada no Easy Import Control; com o aceite da integração por parte do ERP, a gravação da liquidação será concluída no Easy Import Control e o número do título gerado no ERP ficará armazenado no campo Nro.Título (WB_NUMDUP).
    Uma vez que a parcela de câmbio esteja integrada ao ERP, o usuário poderá acessar a opção Estornar Liquidação, que enviará via integração uma mensagem solicitando o estorno do pagamento antecipado realizado que só será efetivado no Easy Import Control se o ERP permitir que tal ação ocorra em seu sistema Financeiro.

 

Sequencia 009 – Títulos provisórios de despesas da fase Purchase Order

Pré-requisito:

  • cadastro de uma tabela de pré-cálculo (menu Atualizações / Financeiro / Tabela Pré-cálculo);
  • cadastro e configuração de um despachante;
  • cadastro e configuração de um agente de transporte;
  • evento contábil 1.50 configurado;
  • parâmetro MV_EASYFPO habilitado.

 

  1. A geração das previsões de despesas no Financeiro do ERP é um recurso opcional que estará à disposição para uso. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Purchase Order / Manutenção (EICPO400). Acesse o pedido criado em modo de alteração e preencha, na pasta Cadastrais, o código do Despachante (W2_DESP) e na pasta Financeiro o campo Tb.Pre-Calc. (W2_TAB_PC). Sem mais alterações, confirme a gravação do Purchase Order.
  2. Com a associação da tabela de pré-cálculo o Easy Import Control irá apurar as previsões de despesas e impostos para o processo, seguindo as regras pré-estabelecidas para as despesas conforme a tabela de pré-cálculo e conforme as alíquotas das NCMs associadas aos itens para apuração dos impostos. No momento da gravação do purchase order, será enviada a integração adicional referente à mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICFI410, para a geração dos títulos de despesas previstas para o pedido. Para as previsões referente aos valores de negociação (na tabela de pré-cálculo representada pelas despesas FOB/CIF – o que dependerá do INCOTERM) serão gerados títulos contra o fornecedor estrangeiro informado no purchase order; para as previsões de despesas de frete, serão gerados títulos provisórios contra o fornecedor associado ao cadastro do agente de transporte e para as demais previsões, serão gerados títulos contra o fornecedor associado ao cadastro do despechante.
    Também nessa integração serão enviados os rateios dos valores, conforme os percentuais da tabela de rateio por centro de custo (área e linha) recebidas na integração da ordem de compra / solicitação de importação.
  3. Se houver rejeição da integração por parte do ERP, a gravação do purchase order não será interrompida, no entanto o usuário deverá observar as considerações, realizar os ajustes solicitados e regravar o purchase order para que a integração seja realizada.
  4. Para visualizar os títulos provisórios gerados no ERP, o usuário deverá acessar a opção Títulos Provisórios disponível em Ações Relacionadas. Serão exibidas apenas as despesas que possuem títulos gerados no ERP.

 

Sequencia 010 – Títulos provisórios de despesas da fase Embarque

Pré-requisito:

  • cadastro de uma tabela de pré-cálculo (menu Atualizações / Financeiro / Tabela Pré-cálculo);
  • cadastro e configuração de um despachante;
  • cadastro e configuração de um agente de transporte;
  • evento contábil 1.50 configurado;
  • parâmetro MV_EASYFDI habilitado.

 

  1. A geração das previsões de despesas no Financeiro do ERP é um recurso opcional que estará à disposição para uso. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações / Embarque/ Manutenção (EICDI501). Acesse o embarque criado em modo de alteração e preencha, na pasta Cadastrais, o campo Cód. Despach (W6_DESP) e na pasta Outros o campo Tb.Pre-Calc. (W6_TAB_PC). Sem mais alterações, confirme a gravação do processo de Embarque.
  2. Com a associação da tabela de pré-cálculo o Easy Import Control irá apurar as previsões de despesas e impostos para o processo, seguindo as regras pré-estabelecidas para as despesas conforme a tabela de pré-cálculo e conforme as alíquotas das NCMs associadas aos itens para apuração dos impostos. No momento da gravação do processo será enviada a integração adicional referente à mensagem LISTOFACCOUNTPAYABLEDOCUMENT, adapter EICFI410, para a geração dos títulos de despesas previstas para o processo. Se o parâmetro MV_EASYFPO estiver habilitado, também serão enviados os novos valores para as despesas da fase pedido, caso haja saldo de itens não embarcados. Para as previsões referente aos valores de negociação (na tabela de pré-cálculo representada pelas despesas FOB/CIF – o que dependerá do INCOTERM) serão gerados títulos contra o fornecedor estrangeiro informado no purchase order/ invoice associada ao processo; para as previsões de despesas de frete, serão gerados títulos provisórios contra o fornecedor associado ao cadastro do agente de transporte e para as demais previsões, serão gerados títulos contra o fornecedor associado ao cadastro do despechante.
    Também nessa integração serão enviados os rateios dos valores, conforme os percentuais da tabela de rateio por centro de custo (área e linha) recebidas na integração da ordem de compra / solicitação de importação.
  3. Se houver rejeição da integração por parte do ERP, a gravação do purchase order não será interrompida, no entanto o usuário deverá observar as considerações, realizar os ajustes solicitados e regravar o purchase order para que a integração seja realizada.
  4. Para visualizar os títulos provisórios gerados no ERP, o usuário deverá acessar a opção Títulos Provisórios disponível em Ações Relacionadas. Serão exibidas apenas as despesas que possuem títulos gerados no ERP.
  5.   Nesta fase as previsões deixarão de existir quando o processo for encerrado ou a medida que entrarem despesas efetivas para o processo, seja pela rotina de despesas da fase de desembaraço ou pela aprovação de um adiantamento ao despachante pela rotina de numerários, desde que existam despesas em comum entre as informadas pelo usuário e as que constam na tabela de pré-cálculo associada ao processo.

 

Sequencia 011 – Preparação da Licença de Importação

Pré-requisito:

  • purchase order com, ao menos, um item anuente.

 

  1. Na rotina de Preparação de Licença de Importação, acessada através do menu Atualizações / Licença de Import./ Manutenção P.L.I. (EICGI400), será possível preparar os itens que possuem anuência para a solicitação da Licença de Importação. Após o preenchimento e confirmação das informações de capa, será possível selecionar os itens que irão compor o processo. Nessa tela será possível visualizar a quantidade e a unidade, tanto com relação ao cadastro de produto quanto com relação fornecedor; apenas a quantidade na unidade do produto estará editável; a quantidade na unidade do fornecedor será calculada conforme fator registrado na fase de purchase order.
  2. Com a gravação de uma P.L.I., será iniciada a integração com o ERP através da mensagem ORDER, adapter EICPO420, para realizar a atualização da programação de entregas dos itens usados nesta fase.
    Exemplo: o pedido possui um item A com quantidade 1000 unidades e data de entrega prevista para 31/12/XX. Ao usar 400 unidades na manutenção P.L.I., com uma previsão de entrega para 15/11/XX, a integração atualizará a programação de entregas do pedido, que passará a ser: 400 uni para 15/11/XX e 600 unidades para 31/12/XX.
  3. Na integração com o ERP, caso ocorra a rejeição da atualização do pedido, o Easy Import Control não impedirá a geração do processo, no entanto o usuário deve observar as orientações da mensagem de retorno da integração e realizar os ajustes solicitados para que a integração de atualização seja reenviada.
  4. Na rotina de Manutenção de P.L.I. o usuário poderá ainda realizar as ações de Alteração e Estorno (exclusão) do processo, conforme regras de negócio já existentes. Assim como na inclusão, havendo alteração na data de entrega prevista ou na quantidade do item usado no processo, o sistema enviará ao ERP uma atualização da programação de entrega do pedido relacionado ao item.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Integração do Easy Import Control via Mensagem Única - EAI