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Integração BackOffice Protheus x PDV Live Bematech

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulo:

SIGALOJA, SIGAFAT

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MATI030

Integração de Cliente

MATI010Integração de Produto
FATA150Integração de Categoria
OMSI010Integração de Tabela de Preço

LOJI160

Integração de Redução Z
FINI040Integração de Contas a Receber
LOJI070Integração de Administradoras Financeiras
LOJI121Integração de Estação
MATI461Integração de Nota fiscal de saída.
MATI030Cadastro de Clientes
MATA010Cadastro de Produtos
FATA150Cadastro de Amarracao Categoria x Grupos de Produtos
OMSA010Cadastro de Tabela de Preço
LOJA160Redução Z
FINA040Contas a receber
LOJA070Cadastro de Administrador Financeira
LOJA121Cadastro de Estação
MATI461Notas Fiscais de Saida
LOJA210Cadastro de Códigos de Barra

Cadastros Iniciais:

Adapters EAI (CFGA020): Cliente, Produto, Estação de Trabalho, Vendedor, Forma de Pagamento, Unidade de Medida e Local de Estoque;

De/Para Empresa Filial EAI (APCFG050).

Parâmetro(s):

MV_EAIURL2

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

ACV - Categoria de produto

DA0 - Tabela de Preços

DA1 - Itens da Tabela de Preços

SA1 - Clientes

SAE - Administração Financeira

SB0 - Dados Adicionais - Loja

SB1 - Descrição Genérica do Produto

SFI - Resumo Redução Z

SLG - Estações

SLK - Código de Barras por Produto

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux

Chamados relacionados: 

Versões/Release:

12.1.14

Versão Corrigida:12.1.14Versão Expedida:12.1.14

Descrição

Implementada a funcionalidade de integração para o BackOffice do sistema Protheus com o sistema de PDV Live da Bematech.

Como premissa da integração será a utilização de Mensagem Única.

 

Fase 1

  1. Cadastro de Clientes
  2. Cadastro de Produtos / Precificação do Produto / Código de Barras do Produto / Categoria de Produtos
  3. Cadastro de Estação de Trabalho (Pdv)
  4. Cadastro de Administradoras Financeiras
  5. Redução Z (PAF-ECF)
  6. Títulos a Receber
  7. Notas Fiscais de Saída.

Importante

As Administradoras Financeiras (SAE) deverão ser cadastradas manualmente nos sistemas RM e Protheus e deverão ter o mesmo código.

Os Operadores de Caixa deverão ser cadastrados manualmente nos sistemas RM e Protheus e deverão ter o mesmo código.

 

 

 

Procedimento para Configuração

Pré-Requisitos

Adapters:

  1. No Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
    • Incluir uma nova Rotina  para os Adapters do  sistema Protheus
    • Configurar a Rotina do Adapter  de acordo com  os dados abaixo fornecidos  e que já foram pré estabelecidos  para a integração:

    • Mensagem única: Sim
    • Rotina: Nome do adapter com a ultima letra  referenciando o programa 
    • Mensagem: Nome da mensagem única  que o Adapter EAI  espera receber.
    • Descrição: Identificação da mensagem
    • Envia: SIM (se envia a informação para o outro sistema) ou NÃO ( Se não envia nenhuma informação deste adapter para o outro sistema)
    • Recebe: SIM (se recebe a informação do outro sistema) ou NÃO ( Se não recebe nenhuma informação deste adapter do outro sistema)
    • Método: Síncrono/Assincrono
    • Operação: TODAS
    • Canal de Envio: EAI
Lista de Adapters a serem incluídos:

Mensagem Única

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição

Canal de Envio

Adapter Protheus

Versão

Sim

MATA030

CustomerVendor

Cliente

Não

Sim

Síncrono

Todas

 

EAI

MATI010

2.003
SimMATA010ItemProdutoSimNãoSíncronoTodasALLTRIM(SB1->B1_TIPO) == "PA"EAIMATI0303.004
SimFATA150ItemCategoryCategoria de produtoSimNãoSíncronoTodas EAIMATI0303.004
SimOMSA010PriceListHeaderItemTabela de PreçoSimNãoSíncronoTodas EAIOMSI0101.000

Sim

LOJA160

Reduction

Reducao Z

Não

Sim

Síncrono

Todas

 

EAI

LOJI160

1.001
SimFINA040AccountReceivableDocumentContas a ReceberSimNãoSíncronoTodas EAIFINI0402.000

Sim

MATA461InvoiceNota fiscal de saidaSimSimSíncronoTodas EAIMATI4613.001
SimLOJA070FinancialManagerAdm. FinanceiraNãoSimSíncronoTodas EAILOJI0702.002
SimLOJA121ListOfStationSalePointLista de Estações de TrabalhoNãoSimSíncronoTodas EAILOJI1211.000
            
            

 

Importante
Estes adapters devem ser adicionados somente na Retaguarda.

 

<<VERIFICAR ESTA NECESSIDADE:>>
2. Ainda no módulo Configurador, alterar a configuração  de compartilhamento de registros  nas tabelas do Protheus, acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados,  pesquise pela tabela   e a configure  conforme especificado na tabela abaixo:

 

Entidade

Empresa

Unidade

Filial

Tabela Protheus

Cliente

Compartilhado

Compartilhado

Compartilhado

SA1

Vendedor

Exclusivo

Exclusivo

Compartilhado

SA3

Dados Adicionais LojaExclusivoExclusivoCompartilhadoSB0

Produto

Exclusivo

Exclusivo

Compartilhado

SB1

Produtos x PreçosExclusivoExclusivoCompartilhadoSBI
Log de ModificaçõesExclusivoExclusivoCompartilhadoSLH
GenéricaExclusivoExclusivoCompartilhadoSX5
Estações de TrabalhoExclusivoExclusivoCompartilhadoSLG

 

Clique em atualizar Base de Dados para salvar as alterações.Importante
Será necessário excluir a tabela SX5 via APSDU, após novo acesso ao Protheus, a tabela será recriada com as informações distribuídas por filial.
Efetuar Backup da tabela antes deste procedimento.

 

Importante 

Será necessário efetuar os procedimentos de Compartilhamento de tabelas na Retaguarda e nos PDVs.

3. No Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Emp.Fil.Msg.Unica e cadastrar De-Para de Empresas e Filiais, preencher conforme os valores a seguir:

 

    • Referência: BEMATECH
    • Company :  Código da Coligada RM  a integrar.
    • Branch: Código da Filial RM a integrar
    • Emp. Protheus: Código da Empresa no Protheus a integrar com o sistema RM
    • Fil. Protheus: Código da Filial no Protheus  a integrar com o sistema  RM 

 

Exemplo:

Referência: BEMATECH

Company : 220000205   

Branch: 17011700    

Emp. Protheus: T1

Fil. Protheus: D MG 01 

 

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4. No Configurador (SIFACFG), acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados/Grupo de Campos e aumente o tamanho do Código Cliente/Fornecedor.

    • Acessar : Base de Dados / Dicionario / Base de Dados.
    • Dicionário de Dados / Grupo de Campos.
    • Selecione o Código do Cliente e clique em Editar.
    • Aumente o tamanho para o valor desejado, neste exemplo.
    • Atualizar Base de Dados para efetivar a alteração.

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  • 5. No Configurador (SIFACFG), acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados altere a obrigatoriedade do campo B1_POSIPI:

 

    • Acessar : Base de Dados / Dicionario / Base de Dados.
    • Dicionário de Dados / Pesquisar por SB1.
    • Selecione a tabela e clique em Editar.
    • Acesse : Descrição Genérica do Produto / Campos.
    • Pesquisar  pelo campo  Pos. IPI/NCM (B1_POSIPI). 
    • Selecionar o campo  B1_POSIPI e clique no ícone Editar. Na aba Uso selecione a opção Obrigatório e confirme a alteração clicando no botão Salvar.Atualizar Base de Dados para efetivar a alteração.

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Importante 

 Ao alterar a obrigatoriedade deste campo, ele sempre deverá ser preenchido no cadastro do produto.

  •  

Procedimento para Utilização

 

Cadastro de Cliente

 

Inclusão:

 

       1. Após a inclusão do Cliente no sistema Bematech, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema Bematech, localize o campo Alias com conteúdo SA1, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave da Bematech e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Clientes.

Sistema apresenta os Clientes existentes, sistema terá incluído o novo registro.

 

Alteração:

 

Após alteração do Cliente no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Clientes.
Sistema apresenta os Clientes existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração.

Exclusão:

 

  1. Após a exclusão do Cliente no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema Bematech, cliente deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Clientes.

Sistema apresenta os Clientes existentes, o cliente em questão será excluído da tabela.

 

Importante

Este processo por padrão também trata a integração de Fornecedores, porém, nesta integração, serão integrados apenas Clientes.

 

 

<VERIFICAR ISSO>

Importante

 Protheus possui um código de Cliente Padrão automático com base nos parâmetros MV_CLIPAD e MV_LOJAPAD, RM deve enviar a integração deste cliente para alimentar a tabela De-Para.

 

 

 

 

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Cadastro de Unidade de Medida

Inclusão:

       1. Após inclusão da Unidade de Medida no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SAH, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Gerencia Estoques / Unidades de Medida.

Sistema apresenta as Unidades de Medida existentes, se este item que foi incluído ainda não existe, será feita a inclusão, senão, permanecerá inalterada.

 

Alteração:

Após alteração da Unidade de Medida no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Gerencia Estoques / Unidades de Medida.
Sistema apresenta as Unidades de Medida existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração.

 

Exclusão:

  1. Após exclusão da Unidade de Medida no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Gerencia Estoques / Unidades de Medida

Sistema apresenta as Unidades de Medida existentes, se a Unidade de Medida estiver sendo utilizada em algum cadastro (ex: Produto), sistema não permitirá a exclusão.

 

Importante
RM deve enviar as integrações das Unidades de Medida padrões Protheus para que alimente as tabela De-Para.

 

 

Cadastro de Local de Estoque

Inclusão:

       1. Após inclusão de Local de Estoque no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo NNR, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Locais de Estoque.

Sistema apresenta os Locais de Estoques existentes, sistema terá incluído o novo registro.

 

Alteração:

Após alteração de Local de Estoque no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Locais de Estoque.
Sistema apresenta os Locais de Estoque existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração.

Importante
Caso seja efetuada a alteração de inativação do Local de Estoque no sistema RM e este não tenha movimentações, será excluído no sistema Protheus.

 

Exclusão:

  1. Após exclusão da Unidade de Medida no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Locais de Estoque

Sistema apresenta os Locais de Estoques existentes, o item em questão terá sido excluído da tabela.

 

 

Cadastro de Produto/Precificação/Código de Barras do Produto

Inclusão:

       1. Após inclusão de Produto no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SB1, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Produtos

Sistema apresenta os Produtos existentes, sistema terá incluído o novo registro, verifique no rodapé que os preços de venda do produto também foram adicionados conforme integração.

 

Alteração:

  1. Após alteração de Produto no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Produtos
    Sistema apresenta os Produtos existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração, caso tenha havida alguma alteração de preço, estes serão atualizados.
     

Exclusão:

  1. Após exclusão de Produto no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Produtos

Sistema apresenta os Produtos existentes, o item em questão terá sido removido da tabela juntamente com sua precificação.

 

    • Cadastro de Códigos de Barras:

Os Códigos de Barras correspondentes ao Produto também serão inseridos pela integração de Produtos, os eventos de Códigos de Barras estarão relacionados com os eventos da integração do Produto da seguinte forma:

 

Inclusão de Produto:
Todos os Códigos de Barras relacionados ao Produto que forem enviados serão incluídos.
No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).
O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SLK, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.
Acesse SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Códigos de Barras
Sistema apresenta os Códigos de Barras existentes, verifique as alterações que foram efetuadas conforme integração.

Situação/Requisito:

Implementada a funcionalidade de Integração BackOffice do sistema Protheus com o sistema  PDV Live da Bematech, possibilitando a troca de informações entre algumas tabelas e processos do Microsiga Protheus® com o  PDV Live da Bematech. 
Os dados são enviados/recebidos por meio da funcionalidade EAI (Enterprise Application Integration), disponível no módulo Configurador.

Solução/Implementação:

Importante! 

Para detalhes da implementação da integração, acesse o link: Guia da Integração BackOffice Protheus PDV X Live Bematech
Requisito:DVARLOJ1-254

Procedimento para Utilização   

Para detalhes da implementação da integração, acesse o link: Guia da Integração BackOffice Protheus PDV X Live Bematech
Alteração do Produto:
Acesse SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Códigos de Barras
Todos os Códigos de Barras relacionadas ao Produto que forem enviados serão alterados se necessário, aqueles que não forem enviados serão excluídos.
Exclusão do Produto:
No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    
O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.
Acesse SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Códigos de Barras
Todos os Códigos de Barras relacionados ao Produto serão excluídos.

Importante

O Protheus possui um tratamento onde um Código de Barras pode representar uma Caixa de Mercadorias, neste caso, deverá ser informado pela RM a quantidade de produtos para o Código de Barras que está sendo gerado, caso não seja informado, será considerado o valor default = 0, definindo assim que o Código de Barras representa apenas 1 produto.

 

Importante

As integrações de Unidade de Medida e Local de Estoque são pré-requisitos para a integração de Produtos e estão detalhadas neste documento.

Importante

Haverá validação para o código de tributação ECF enviado, esta informação não é gravada no sistema Protheus pois os códigos são sempre fixos, já no sistema RM podem ser variáveis, assim esta validação garantirá que ambos estarão utilizando as mesmas informações, são elas:

Tributado
Produto ICMS inicia com T + Aliquota do imposto + 00
Ex: 7% = T0700, 12% = T1200, 18% = T1800
Produto ISS inicia com S + Aliquota do imposto + 00
Ex: 5% = S0500
Isento = I1
Substituição Tributária = F1
Não Tributado = N1
Importante
Para correta integração dos produtos, deve ser removida a obrigatoriedade e validação de sistema do campo B1_CODITE no sistema Protheus.

 

Importante

Cadastrar no sistema Protheus as Tes para cada tipo de tributação e inerir no cadastro de configurações de produtos através da rotina SIGALOJA->Integração->Configuração Padrão (LOJA2142), com estas informações preenchidas, na integração do produto, a Tes correspondente será inserida no campo Tes de Saída (B1_TS).

 

Cadastro de Vendedor

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão do Vendedor no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SA3, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Vendedores.

Sistema apresenta os Vendedores existentes, sistema terá incluído o novo registro.

 

Alteração:

Após alteração do Vendedor no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Vendedores.
Sistema apresenta os Vendedores existentes, verifique as alterações no item que foram efetuadas conforme integração.

Exclusão:

  1. Após a exclusão do Vendedor no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Cadastros / Vendedores.

Sistema apresenta os Vendedores existentes, o item em questão terá sido excluído da tabela.

 

Importante
Protheus possui um código de Vendedor Padrão automático, RM deve enviar a integração deste cliente para alimentar a tabela De-Para.

Cadastro de Estação de Trabalho (Pdv)

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão da Estação de Trabalho no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SLG, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Ponto de Venda / Estações.

Sistema apresenta as Estações de Trabalho existentes, sistema terá incluído o novo registro.

 

Alteração:

Após alteração da Estação de Trabalho no sistema RM, Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Ponto de Venda / Estações.
Sistema apresenta as Estações de trabalho existentes, verifique as alterações no item que foram efetuadas conforme integração.

Exclusão:

  1. Após a exclusão da Estação de Trabalho no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Ponto de Venda / Estações.

Sistema apresenta as Estações de Trabalho existentes, o item em questão terá sido removido da tabela.

 

Importante

A integração de Local de Estoque é pré-requisito para a integração de Estação de Trabalho e está detalhada neste documento.

 

Importante
Protheus possui um código de Estação de Trabalho Padrão automático, RM deve enviar a integração deste cliente para alimentar a tabela De-Para.

 

 

Cadastro de Forma de Pagamento/Administradoras Financeiras

Visto que a base Protheus possui carga com formas de pagamento padrão (obrigatoriamente constam na base de dados), deve-se efetuar o cadastro destas Formas de Pagamento no RM respeitando o mesmo código do Protheus para viabilizar a integração de registros que utilizem estas como parâmetro. A lista de forma de pagamentos padrão no Protheus e que devem ser cadastradas no RM com o mesmo código estão armazenadas na tabela SX5, Chave 24:

Importante

Se forem incluídas novas Formas de Pagamentos no Sistema RM diferentes das Formas de Pagamento pré-existente no Protheus, essas serão incluídas automaticamente.

Deverá ser informado pelo sistema RM o mesmo código da Forma de Pagamento Protheus conforme tabela SX5, Chave 24, desta forma, será alimentada a tabela de integração para utilização, se o usuário optar em trabalhar com código diferente do cadastro Protheus, os códigos devem ser inseridos manualmente nos parâmetros abaixo:

- MV_LJMUDIN: parâmetro de forma de pagamento para Dinheiro.

- MV_LJMUCH: parâmetro de forma de pagamento para Cheque.

- MV_LJMUFI: parâmetro de forma de pagamento para Financiado.

 

Importante

Os códigos deverão ser inseridos manualmente nos parâmetros, se a Forma de Pagamento alternativa for excluída, o código deverá ser apagado manualmente do parâmetro correspondente.

 

Importante

As Administradoras Financeiras serão inseridas manualmente no sistema Protheus e não terão integração com o sistema RM, deve-se preencher no campo Form Pg Ext (AE_CODEXT) a Forma de Pagamento Cartão de Crédito/Débito enviado pelo sistema RM, desta forma, será possível estabelecer a relação entre as entidades.

Inclusão:

       1. Após a inclusão da Forma de Pagamento no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SX5, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no Configurador (SIGACFG), Ambiente / Cadastro / Tabelas, posicionar na chave 24 (Formas de Pagamento).

Sistema apresenta as Formas de Pagamento existentes, se este item ainda não existe, sistema fará a inclusão, senão, permanecerá inalterada.

 

Alteração:

  1. Após alteração da Forma de Pagamento no sistema RM, Acesse Configurador (SIGACFG), Ambiente / Cadastro / Tabelas, posicionar na chave 24 (Formas de Pagamento).

 Sistema apresenta as Formas de Pagamento existentes, verifique as alterações que foram efetuadas no item conforme integração.

Exclusão:

  1. Após a exclusão da Forma de Pagamento no sistema RM, no Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).    

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, item deve ter sido excluído da tabela De-Para.

 

2. Acesse no Configurador (SIGACFG), Ambiente / Cadastro / Tabelas, posicionar na chave 24 (Formas de Pagamento).

Sistema apresenta as Formas de Pagamentos existentes, se esta for uma Forma de Pagamento nova, será excluída do cadastro, caso seja uma Forma de Pagamento já existente, permanecerá pois pertence aos cadastros padrões do sistema Protheus.

 

 

Cupom Fiscal/RPS

 

As Vendas Varejo serão realizadas no Sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv) e poderão ser do tipo Cupom Fiscal ou RPS (Recibo Provisório de Serviço), após a finalização serão integradas com a Retaguarda (SigaLoja)

através dos processos já existentes no sistema Protheus.

 

Na Retaguarda (SigaLoja), as vendas serão integradas para o sistema RM através de comunicação via Mensagem Única, a verificação e envio será feita pelo job LjiSendEAI , este verificará os registros com o status de integração (L1_SITUA =RX) e fará a chamada do EAI para envio, os campos necessários estão informados no XSD RetailSales_1_001.xsd, após a integração, se o retorno do sistema RM for positivo, o campo L1_SITUA receberá o conteúdo OK, informando assim ao sistema Protheus que a integração foi bem sucedida, caso retorno seja de erro, o campo L1_SITUA receberá o conteúdo ER. Através do monitor EAI é possível verificar o motivo da divergência, após correção, basta alterar o conteúdo do campo L1_SITUA para RX para que seja feita uma nova tentativa de integração.

 

Importante

As vendas emitidas e integradas corretamente não poderão ser alteradas, para estes casos, deverá haver cancelamento da venda, esta será integrada no sistema RM e em seguida, refazê-la no Sistema Protheus.

Importante

O Job GravaBatch para geração das informações BackOffice não deverá ser configurado pois todo o controle será feito pelo sistema RM.

 

Importante

O envio das integrações de vendas serão de forma automática através do Job LjiSendEAI, sua configuração está detalhada em Configurações de ambiente.

 

Importante

A integração de venda será habilitada através do parâmetro MV_LJRMBAC.

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão de Cupom Fiscal ou RPS no sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), acesse a Retaguarda, Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SL1, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Atendimento / Venda Assistida.

Sistema apresenta as vendas existentes.

Verificar na tabela SL1, se a venda foi integrada corretamente, o campo L1_SITUA = OK, senão L1_SITUA = ER

Alteração:

Após a integração de Venda, não será possível fazer alterações, esta venda deverá ser excluída e refeita.

Exclusão:

Não será possível excluir venda integrada, utilizar a opção cancelamento de venda.

Importante

As integrações de vendas poderão ser monitoradas (Visualizadas e reprocessadas) pelo Monitor de Integrações, acesse em SIGALOJA->Integração->Mnt de Integrações (LOJA781).

 

Cancelamento de Cupom Fiscal/RPS

 

Os Cancelamentos de Vendas Varejo (Cupom Fiscal e RPS) serão realizadas no Sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), estas serão integradas com a Retaguarda (SigaLoja) através dos processos já existentes no sistema Protheus. 

Na Retaguarda (SigaLoja), os cancelamentos de vendas serão integradas para o sistema RM através de comunicação via Mensagem Única, a verificação e envio será feita pelo job LjiSendEAI , este verificará os registros com o status de integração (LX_SITUA = RX) e fará a chamada do EAI para envio, após a integração, se o retorno do sistema RM for positivo, o campo LX_SITUA receberá o conteúdo OK, informando assim ao sistema Protheus que a integração foi bem sucedida, caso retorno seja de erro, o campo LX_SITUA receberá o conteúdo ER, através do monitor EAI é possível verificar o motivo da divergência, após correção, basta alterar o conteúdo do campo LX_SITUA para RX para que seja feita uma nova tentativa de integração.

 

Importante

 Os processos de cancelamento de venda podem ser de duas modalidades, venda já integrada ao BackOffice, ocorre quando a venda foi finalizada e enviada ao sistema RM, após, efetuado seu cancelamento no Pdv, constará no sistema RM e venda não integrada ao BackOffice, ocorre quando o cliente desiste da venda antes de sua finalização no Pdv, neste caso, não constará no sistema RM, ambas se darão pela rotina de venda, os campos necessários estão informados no XSD RetailSales_1_001.xsd.

 

Importante

Os cancelamentos de vendas emitidas e integradas com sucesso não poderão ser alteradas.

 

Importante

O envio das integrações de cancelamentos de vendas serão de forma automática através do Job LjiSendEAI, sua configuração está detalhada em Configurações de ambiente.

Importante

A integração de venda será habilitada através do parâmetro MV_LJRMBAC.

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão de Cancelamento do Cupom Fiscal ou RPS no sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), acesse a Retaguarda, Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SLX, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Atendimento / Venda Assistida.

Sistema apresenta as Vendas existentes, a venda cancelada não estará mais presente.

Verificar na tabela SLX, se o cancelamento foi integrado corretamente, o campo LX_SITUA = OK, senão LX_SITUA = ER

Alteração:

Após a integração de Cancelamento de  Venda, não será possível fazer alterações.

 

Exclusão:

Após a integração de Cancelamento de  Venda, não será possível fazer exclusões.

 

Importante 

As integrações de cancelamentos de cupom fiscal/Rps poderão ser monitoradas (Visualizadas e reprocessadas) pelo Monitor de Integrações, acesse em SIGALOJA->Integração->Mnt de Integrações (LOJA781).

Redução Z

 

As Reduções serão realizadas no Sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), estas serão integradas com a Retaguarda (SigaLoja) através dos processos já existentes no sistema Protheus. 

Na Retaguarda (SigaLoja), as reduções serão integradas para o sistema RM através de comunicação via Mensagem Única, a verificação e envio será feita pelo job LjiSendEAI , este verificará os registros com o status de integração (FI_SITUA =

RX) e fará a chamada do EAI para envio, após a integração, se o retorno do sistema RM for positivo, o campo FI_SITUA receberá o conteúdo 00, informando assim ao sistema Protheus que a integração foi bem sucedida, caso retorno seja de erro, o campo FI_SITUA receberá o conteúdo ER, através do monitor EAI é possível verificar o motivo da divergência, após correção, basta alterar o conteúdo do campo FI_SITUA para RX para que seja feita uma nova tentativa de integração.

 

Importante

O envio das integrações de reduções serão de forma automática através do Job LjiSendEAI, sua configuração está detalhada em Configurações de ambiente.

  

Importante

 A integração de venda será habilitada através do parâmetro MV_LJRMBAC.

 

Inclusão:

       1. Após a inclusão de Redução Z no sistema Protheus (Front Loja ou Totvs Pdv), acesse a Retaguarda, Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente / Schedule / De-Para de Mensagem Única (APCFG070).

O sistema Protheus apresenta De-Para das integrações com o Sistema RM, localize o campo Alias com conteúdo SFI, após localize pelos campos Valor Externo que é a chave RM e Valor Interno que é a chave Protheus o item incluído.

 

2. Acesse no SigaLoja (SIGALOJA), Atualizações / Caixa / Redução Z.

Sistema apresenta as Reduções existentes.

 

Verificar na tabela SFI, se a redução foi integrada corretamente, o campo FI_SITUA = OK, senão FI_SITUA = ER

 

Alteração:

Após a integração de Redução Z, não será possível fazer alterações.

 

Exclusão:

Após a integração de Redução Z, não será possível fazer exclusões.

 

Importante

As integrações de redução z poderão ser monitoradas (Visualizadas e reprocessadas) pelo Monitor de Integrações, acesse em SIGALOJA->Integração->Mnt de Integrações (LOJA781).