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Figura 1 - Etapas para geração da lista e perfis de prováveis evasores
1) Geração da Base de treinamento e de Teste
Inicialmente, é definido o período que deseja-se identificar os prováveis evasores, que vamos chamar de período de interesse. Sabendo-se o período de interesse, as bases de treinamento e de teste são geradas a partir dos dados de matrícula que antecedem esse período.
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a base de treinamento será composta por dados de matrículas concluídas e canceladas em períodos letivos finalizados até o final do ano de 2017.
a base de teste será composta por dados de matrículas concluídas ou canceladas em períodos letivos pertencentes ao ano de 2018.
Figura 2 - Representação gráfica do exemplo citado anteriormentedas bases de treinamento e de teste
2) Geração do Modelo Preditivo
A partir da base de treinamento criada, são utilizadas para identificação dos padrões de comportamento dos alunos e geração do modelo preditivo as seguintes informações:
- Informações Acadêmicas dos alunos:
a) Notas
b) Ausências
c) Histórico EscolarCarga de Disciplinas
- Informações Financeiras:
a) Pagamentos de Parcelas
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Classificação, quanto à evasão: onde o modelo preditivo atribui a um estudante uma probabilidade de evasão e determina se ele é um provável evasor;
Classificação, quanto ao perfil evasor: onde o modelo preditivo agrupa os estudantes com perfis semelhantes, considerando suas características acadêmicas e financeiras.
3) Validação do Modelo Preditivo
Uma vez gerado, o modelo preditivo é aplicado na base de teste e os resultados alcançados são comparados com dados reais do passado. Assim, é possível avaliar se o modelo alcançou uma boa precisão.
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b = todas matrículas em períodos letivos da base de teste que foram canceladas.
4) Aplicação do Modelo Preditivo
Caso a precisão alcançada no treinamento seja boa, o modelo preditivo é aplicado nas matrículas do período de interesse, que no nosso exemplo é o ano de 2019.
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