Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Portal Upload

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSA09U

Upload de Guia Beneficiário

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PPLPROTPAG

Consulta Protocolo Autorização

PPLUPLOADG

Solicitação Autorização

Cadastros Iniciais:

Atualização do dicionario de dados

Requisito/Story/Issue

DSAUATE-2467

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

BKU

Sistema Operacional

Todos


Descrição

Este documento tem como objetivo especificar a criação do processo de Upload de Guias a partir do portal do beneficiário.


Definição da Regra de Negócio

Portal Upload

Será criada uma nova funcionalidade que irá permitir o upload de guias a partir do portal do beneficiário, o beneficiário poderá realizar o UPLOAD da guia no portal do beneficiário e receberá um número de protocolo para acompanhamento da solicitação. Após enviar a guia e receber o número do protocolo a operadora poderá visualizar em uma nova tela as guias que foram enviadas. Após visualizar o anexo, o usuário do sistema deverá realizar o lançamento da guia manualmente utilizando os atalhos existentes em tela, após finalizar o lançamento da guia o sistema irá vincular o número da guia digitada com a  solicitação do Beneficiário

O beneficiário a qualquer tempo poderá ir na rotina de consultar autorizações e pesquisar a solicitação utilizando o número de protocolo gerado na solicitação.



Especificação Funcional

Processo Definição de Upload de Guias - Beneficiário

Upload de Guias

No Portal do Beneficiário, acesse a nova rotina Solicitar Autorização, esta rotina irá solicitar o CRMNome do Profissional Solicitante e a guia para UPLOAD, após preencher as informações e clicar no botão Cofirmar o sistema irá exibir o número do protocolo da solicitação, esse protocolo deverá seguir o padrão da RN395 e será o mesmo utilizado posteriormente para geração da guia. 

Análise de Solicitações de Autorização

No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações → Atendimento → Análise de Solicitações de Autorização, o sistema irá abrir a nova tela exibindo todas as solicitações realizadas no portal, para cada solicitação será possível:

→ Visualizar o documento em anexo (Guia).

→ Atalho para chamar as telas de atendimento (SADTINTERNAÇÃO e ODONTO), após selecionar uma dessas opções o sistema irá abrir a tela correspondente já com o número do protocolo preenchido (Mesmo protocolo gerado para o Beneficiário), a guia deverá ser digitada manualmente e após confirmar o sistema irá vincular automaticamente o número de guia gerada com a solicitação realizada pelo beneficiário. Ao realizar a impressão o sistema irá imprimir a guia no padrão TISS conforme já é realizado hoje pelas rotinas de atendimento.

 Botão para negar a solicitação sem gerar a guia: Esse botão abrirá uma tela onde deverá ser informado o motivo da negação (Falta de Documento, Documento Ilegivel, etc..).

→ Interação: Será possível enviar uma interação para o Beneficiário afim de solicitar algum anexo que esteja faltando, esse processo seguirá o mesmo fluxo da interação já existente.


Consultar Autorização(Beneficiário)

No Portal do Beneficiário, acesse a rotina já existente de Consulta de Autorização, o sistema apresentara um novo campo para realizar a pesquisa pelo protocolo gerado no UPLOAD de Guias. Se a solicitação ainda não foi analisada pela operadora, o Status deverá ficar "Solicitação Recebida", caso já tenha sido analisada e gerada uma guia, o sitema deverá exibir o status da guia no remote. Caso a operadora já tenha analisado mas não tenha gerado guia, o sistema deverá exibir o texto do motivo preenchido ao analisar a solicitação. Nessa tela também será possível responder a interação enviada pela operadora.

Obs.: Só será possível realizar a solicitação/upload de guias SADT/ODONTO e INTERNAÇÃO.


Procedimento para Configuração 


CONFIGURAÇÃO DE MENUS

1.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013)informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Atendimento

Rotina

Análise de Solicitações de Autorização

Programa

PLSA09U

Módulo

SIGAPLS

Tipo

Protheus

         Menu:  Análise de Solicitações de Autorização

          

       

        2.  Configuração Portal - Importante utilização da patch de atualização dos Menus no Portal junto fonte: ( RUT_PLS.prw ) Executar rotina em formulas

        3. Caso a preferencia seja manualmente segue breve configuração:

            Acesse a Rotina - Atualizações/Portal/Menu dos Portais/Plano de Saúde - Beneficiários/Outras Ações - Menu - Incluir

           

           Exemplo:

          Image Added

           Editar Pasta:

           Image Added

           Incluir Menu: →  Solicitação Autorização.

            Image Removed Image Added


           Incluir Menu: → Consulta Protocolo Autorização.

           Image Added

        Image Removed    

            Abaixo segue tela no Portal:


          Solicitação Autorização.

          Image Added

       

          Consulta Protocolo Autorização.

         

          Image Added



Procedimento para Utilização

Rotina: Analise de Solicitações de Autorizações.

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800Atendimento/ Análise de Solicitações de Autorização (PLSA09U).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastradossolicitações enviado pelos beneficiários no Portal.

       2.            Posicione o cursor em um produto uma solicitação e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

nas opções indicada acima.

      • Menu. Atendimento
        • Solic SADT
        • Solic Internação
        • Solic Odontologia 

       3.            Em Outras Ações escolha uma opção.

        •  Vis. Anexos - Visualizar Anexos.
        •  Interação Benef - Interação com Beneficiário


        4.          No Portal - Solicitação

                    Após realizar o acesso no login informado acesse a rotina solicitação Autorização e informe os dados solicitado:

      • Sigla do Conselho.
      • Numero do Conselho.
      • Estado
      • Nome do Profissional Solicitante.
      • Upload

                   

  Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

 Após preenchimento das informação realizar a gravação e aguarde gerar o Protocolo.


         5.        No Portal - Consulta Protocolo Autorização       6.            Confira os dados e confirme.


Atualizações do Compatibilizador



1.  Criação de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

BKU


Upload de Guia pelo Beneficiário


C

N



2.  Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

2.1 - BKU

Índice

BKU

Ordem

1

Chave

BKU_FILIAL+BKU_NRPRO  

Descrição

Protocolo 

Proprietário

U


2.2 - BBR

Índice

BBR

Ordem

4

Chave

BBR_FILIAL+BBR_NRPRO   

Descrição

Protocolo 

Proprietário

S




3.  Criação  Campos no arquivo SX3 – Campos:


  • Tabela BBRControle de Interações

Campo

BBR_NRPRO 

Tipo

C

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Nun.Protoc  

Descrição

Protocolo de solicitação 

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

NAO



  • Tabela BKU - Upload de Guia pelo Beneficiário

Protocolo   

Campo

BKU_NRPRO 

Tipo

C

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Protocolo 

Descrição

Protocolo de solicitação

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

SIM

Browse

SIM


Sigla C.R.  

Campo

BKU_SIGLA 

Tipo

C

Tamanho

7

Decimal

0

Formato

@!

Título

Sigla C.R.  

Descrição

Sigla Conselho Regional  

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM



C.R. Solic. 

Campo

BKU_REGSOL

Tipo

C

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@R !!!!!!!!!!!!!!!

Título

C.R. Solic.   

Descrição

C.R Solicita 

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM


Estado

Campo

BKU_UF    

Tipo

C

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

UF Solic.    

Descrição

Estado                     

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM


Solicitante 

Campo

BKU_NOMSOL

Tipo

C

Tamanho

30

Decimal

0

Formato

@!

Título

Solicitante   

Descrição

Prestador Solicitante    

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM


Status Solic

Campo

BKU_STATUS

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Status Solic 

Descrição

Status da solicitação    

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM

Opções

1=Solicitação em análise;2=Nao Autorizado;3=Processado;4=Cancelado;5=Aguardando Documentacao 

Relação

"1"


Num Autoriz.

Campo

BKU_NUMAUT

Tipo

C

Tamanho

18

Decimal

0

Formato

@!

Título

Num Autoriz.

Descrição

Status da solicitação    

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM


Tipo Movto. 

Campo

BKU_TIPO  

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tipo Movto. 

Descrição

Tipo de Movimentação         

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM

Opções

2=SADT;3=Internacao;4=Odontologico 



Motivo Neg. 

Campo

BKU_NEGDES

Tipo

C

Tamanho

40

Decimal

0

Formato

@!

Título

Motivo Neg. 

Descrição

Motivo das negativas       

Nível

1

Usado

SIM

Obrigatório

NAO

Browse

SIM