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2. Desative as customizações do ambiente e confira se o problema é apresentado, mesmo num ambiente todo padrão (inclusive dicionários), para descartar que seja essa a causa do problema.
Desativar impreterivelmente pelos 3 métodos: Como desativar customizações no Protheus
3. Verifique as personalizações de seus dicionários e confira se o problema é apresentado, mesmo com dicionários de dados (SXs) nativos, ou seja, realize um teste com os dicionários (completo e diferencial) oficiais disponibilizados no Portal de Downloads sem quaisquer personalizações. Esse procedimento visa identificar se a lentidão ocorre isoladamente em decorrência de alguma particularidade personalizada em seus dicionários, de modo a refinar o foco da análise.
- Personalizações elaboradas sem o devido critério.
Ex: Uso da função GETSXENUM no Inicializador padrão do B1_COD para atribuir numeração automática. - Alterações no nível de campos, marcação de "usado" e posicionamento de campos travados no CFG.
- Alteração no compartilhamento de tabelas e demais mudanças estruturais não apropriadas.
4. Critérios que devem ser avaliados pontualmente de acordo com a rotina/processamento problemático:
Deck of Cards |
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effectDuration | 0.5 |
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id | FuncionalidadesEST |
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effectType | slide |
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Card |
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default | true |
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effectDuration | 0.5 |
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label | | CUSTO MÉDIO |
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effectType | slide |
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| - Testar se a performance é otimizada com a configuração de parâmetros: MV_M330THR=1 e MV_M330JCM= em branco
- Valide a necessidade de usar o parametro MV_A330GRV caso esteja ativo. Este parâmetro é recomendado para clientes que possuem uma quantidade de registros na tabela SB2 superior a 10 mil registros, pois ele evita o processamento desnecessário de produtos/armazém obsoletos que não tem necessidade de recálculo. Para uma melhor performance o parâmetro deve estar configurado com o conteúdo igual a .F. (False).
Caso utilize os pacotes de stored procedures para execução da rotina é recomendada a reinstalação das SP's após a alteração deste parâmetro, sem esta ação o objetivo de melhora no desempenho não será atingido. - Utilizar as procedures referente a rotina e certificar-se de que estejam atualizadas (Stored Procedures Estoque)
- O parametro MV_MOEDACM considera o cálculo no padrão para 5 moedas de forma simultânea. Caso não tenha necessidade de calcular moedas estrangeiras, considerar o conteúdo do parametro em branco e avaliar se há otimização no desempenho.
- Verificar os pontos detalhados no material: MATA330 - Como melhorar a performance da rotina de Recálculo do Custo Médio
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Card |
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effectDuration | 0.5 |
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label | | CONTABILIZAÇÃO do custo |
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effectType | slide |
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| Em construção. |
Card |
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effectDuration | 0.5 |
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label | | REFAZ SALDOS |
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effectType | slide |
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| Em construção. |
Card |
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effectDuration | 0.5 |
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label | | REFAZ PODER DE TERCEIROS |
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effectType | slide |
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| Em construção. |
Card |
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effectDuration | 0.5 |
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label | | REFAZ CUSTO DE ENTRADA | |
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effectType | slide |
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| Em construção. |
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Providencie criteriosamente os insumos solicitados abaixo na Aba 1ª ETAPA para enviar pra análise do Suporte Técnico. Providencie os artefatos e envie já na abertura do ticket.
Dica |
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Se seu ambiente estiver armazenado no Cloud da TOTVS, e você não tiver acesso para obter algum dos insumos abaixo solicitados, através da plataforma TCloud, então, acione primeiramente o Suporte Cloud solicitando a geração dos insumos. Com eles disponíveis, então solicite o Suporte Técnico da área enviando os dados levantados. |
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Deck of Cards |
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Card |
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label | 1ª ETAPA SUPORTE TÉCNICO |
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| FORNECER AS SEGUINTES INFORMAÇÕES: 1. A lentidão ocorre isoladamente em qual processamento? (Exemplo: ocorre isoladamente no processamento do custo médio) 2. Qual o atual tempo de processamento, para qual quantidade de registros? E qual a sua expectativa de tempo considerável para esse mesmo volume de dados? 3. Quando a lentidão começou nesse processamento? Sempre existiu ou foi a partir de 'alguma mudança em sua estrutura do sistema' / 'alguma atualização específica aplicada'?
PROVIDENCIAR OS SEGUINTES INSUMOS: (Obs: Caso seu ambiente possua Load Balance Balanceamento de carga certifique-se de isolar um servidor para efetuar os testes de performance) 1. Gerar o LogProfiler para coleta do processamento de execução da rotina, exatamente conforme o boletim: SIGAEST LogProfiler 2. Gerar o Log DBTrace para coleta do processamento de dados, exatamente conforme o boletim: OINF0001 - DBTrace 3. Extrair o Inspetor de objetos "Exportar dados", extamente conforme a instrução: Exportar Dados - Linha Protheus 4. Capturar e enviar a tela de geração MallocIO ( para investigação de alocação de memória (como gerar)-(Caso ambiente seja CLOUD não há necessidade de efetuar esse procedimento).
Expandir |
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title | SE a lentidão for no processamento do CUSTO MÉDIO |
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| - Enviar a tabela CV8 completa em formato .dtc filtrada com CV8_PROC = Nome da rotina (Obs: efetuar pela rotins legado, MATA330)
- Informar se utiliza Stored Procedures ativas, e qual o comportamento obtido sem procedures.
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Expandir |
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title | SE a lentidão for na CONTABILIZAÇÃO do custo médio |
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| - Enviar o Trace/Log para análise no desempenho da integração contábil: MV_CONOUTR
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Card |
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label | 2ª ETAPA CONSULTORIA |
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| Análises de performance podem ser complexas, pois envolvem uma diversidade grande de fatores e variáveis, distribuídas entre: Banco de dados | Configurações e características estruturais do ambiente | Produto em si (códigos padrões do sistema) Deste modo, caso o analista de Suporte Técnico realize a primeira etapa de análise e os insumos não forneçam indícios concretos da causa do problema, estão será necessário seguir os passos listados a seguir:
- Verifique o boletim FRAME - Lentidão no Protheus 12 e siga criteriosamente cada uma das recomendações para validação do ambiente Protheus
- Certifique-se de estar utilizando um Banco de dados homologado para o Protheus
- Efetue a devida configuração e atualização dos arquivos Dbapii.dll nas pastas DBAcess e Appserver
- Utilize a chave DBPulse ativa, caso o ambiente esteja em um servidor Cloud, e avalie se há resultado sobre o tempo de processamento
- Caso o ambiente esteja em seu servidor On-Premise, certifique-se de possuir a estrutura mínima recomendada: Instalação de Protheus em On Premise
- Verifique como está configurada a conexão do ambiente no ODBC. Para melhor performance recomenda-se que seja criada com o driver SQL Server Native Client
- Valide o comportamento obtido em ambiente teste com os dicionários de dados (SXs) nativos, inclusive compartilhamento de tabelas. Ou seja, utilizando os dicionários (completo e diferencial) oficiais disponibilizados no Portal de Downloads sem quaisquer personalizações. Esse procedimento é essencial e visa identificar se a lentidão ocorre isoladamente em decorrência de alguma particularidade personalizada em seus dicionários, de modo a refinar o foco da análise.
- Identifique se a queda no desempenho ocorre especificamente em determinado período do dia. Caso sim, verifique se nesse horário está planejada a execução de algum processamento pesado, como por exemplo Job’s do TSS, Contabilização Off-Line, Reprocessamentos e etc.
- Solicite o apoio de um DBA* para acompanhar a execução da rotina e verificar os possíveis pontos de manutenção em seu data-base para otimizar o processamento, caso sua base de dados esteja em um banco de dados e não em CTREE.
- Solicite o apoio de um DBA* para validar a integridade de seus registros no banco de dados. Dados inconsistentes gravados na base frequentemente produzem efeitos inesperados no processamento (Ex: dados incorretos em tabelas consultadas para o processamento em questão, como SB2, SB9, SB6, SD1, SD2 e SD3 etc. Campos obrigatórios gravados sem conteúdo, como código, filial, armazém, etc.)
- Solicite o apoio de sua TI Infra* para diagnostifar sua estrutura de Hardware / Rede e latência (conheça a funcionalidade U_NETTEST).
* Se o problema de performance for causado devido à limitações de estrutura/banco de dados, neste caso, não é caracterizado uma falha no Produto (de forma que caiba direcionar o caso para correção). Para apoio na análise e diagnóstico de seu ambiente e base, caso não possua equipe de DBA / TI Infra, contate a TIS nossa área especializada TOTVS Infra-Services.
ESSA SEGUNDA ETAPA DE ANÁLISE PODE SER REALIZADA PELO SUPORTE TÉCNICO TOTVS ATRAVÉS DA MODALIDADE DE CONSULTORIA DO SUPORTE Para isto, é necessário que envie ao Suporte o seu parecer acerca de cada item listado nesta etapa, e envie também os seguintes logs para análise:
Cada questão e log solicitados foram elaborados para prover uma análise assertiva e criteriosa em ocorrências de performance. Por isso, havendo dúvidas, solicite apoio à seu time de TI para que todas as questões sejam devidamente respondidas. Elas são essenciais para o atendimento. |
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