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Para visualizar o vídeo de apresentação, clique aqui.

Acesso aos Menus do Portal Totvs Gestão Educacional

 

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historyfalse
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effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelMural do Portal

O Mural do portal tem como objetivo, realizar a apresentação da IE para os Alunos, Responsável Acadêmico e Responsável Financeiro. A IE pode parametrizar os avisos para que os mesmo fiquem em destaque, e através dela, o aluno poderá ser redirecionado para algum menu específico, como exemplo: Avaliação Institucional.

Para que o Banner fique com uma resolução adequada, é necessário que identificação da imagem tenha no mínimo 1280 pixels de Largura, além disso, todas as imagens deverão seguir o mesmo padrão de configuração.

Parametrização

1- Conceder Permissão para o Usuário que irá realizar a parametrização do Banner a ser exibido no Portal do Aluno.

(aviso) Serviços Globais | Acesso | Perfis | 'Sistema' Educacional | Acesso Menu| Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Auxiliares | Banner

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2- Acessar o menu: Banner para realizar a configuração do Banner a ser exibido no portal

(aviso) Totvs Gestão Educacional | Currículo e Oferta | Acadêmico | Auxiliares | Banner

2.1 - Titulo para apresentação: O Título que aparecerá sob a imagem a ser ser configurada;

2.2 - Link: Caso deseja redirecionar o Aluno para outra página, informar o link neste campo;

2.3 - Data Inicial : A data inicial determina a data em que o Banner será apresentado no mural. A data Inicial é preenchida automaticamente de acordo com a data corrente, mas é possível informar uma data anterior ou posterior a data atual;

2.4 - Data Final: A data final determina o dia em que o Banner será apresentado no mural;

2.5 - Ordem: O campo ordem tem como objetivo definir a ordem de apresentação do mural.

Exemplo: Existem 2 Banners com a ordem de apresentação = 1
--- A data do 1º Banner é do dia 01/12/2016 á 31/12/2016
--- A data do 2º Banner é do dia 15/12/2017 á 15/02/2017
A ordem de apresentação será: a partir 1º Banner

2.6 - Parâmetro Ativo: Este parâmetro determina que o banner está ativo ou não, através deste parâmetro que o usuário determina se o Banner será apresentado no mural;

2.7 - Imagem: O campo imagem tem como objetivo determinar qual a imagem será exibida no mural, é possível cadastrar com as seguintes extensões: .JPG , .JPEG, .JPE

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id2
labelCadastro Acadêmico

...

idCadastro Acadêmico

...

id1
labelDados Pessoais

Nessa página irá conter todas as informações do aluno como contato, endereço, curso, registro acadêmico, turno e toda sua identificação.

Para que possa ser visualizado no portal os dados pessoais do aluno, deve ser dado a permissão em seu perfil.

...

Após dar permissão, para o acesso no portal ir no canto superior direito onde encontra-se a foto do aluno e clicar nela, onde irá aparecer ‘Cadastro acadêmico’. Segue:

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Para que o aluno possa fazer alterações em seu cadastro vai depender da parametrização na MDI.  

(aviso) Acessar configurações|Parametros|RMPortal |Geral 1/9

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  • Com a Opção Apenas consulta marcada, o aluno não poderá fazer nenhuma alteração em seus dados.
  • Com a opção Solicitar alteração para a Filial do aluno marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para sua filial. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado na filial do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
    (aviso)  Para cadastrar o e-mail na Filial do aluno basta acessar MDI/Fiscal/Filial/Anexos/Dados Educacionais.
  • Com a opção Solicitar alteração para o Nível de ensino do aluno marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para seu nível de ensino. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado no nível de ensino do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
    (aviso)  Para cadastrar o e-mail do Nível de ensino do aluno basta acessar MDI/ Configurações/ Nível de Ensino.
  • Com a opção ‘Permitir Alteração’ marcada o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer qualquer alteração em seus dados e salvar.

 

Informações
titleFoto do Aluno

A foto do aluno somente é possível incluir pela MDI no cadastro do aluno. No portal para sua visualização ela tem o tamanho máximo de 190x190px e dependendo do seu tamanho e formato (quadrada ou retangular) ela é ajustada para melhor visualização.

Card
id3
labelDados Profissionais

 

Nessa página irá conter todas as informações Profissionais do aluno, como Empresa, Cargo e endereço.Para que possa ser visualizado no portal os dados profissionais do aluno deve ser dado a permissão em seu perfil:    

(aviso) Acessar MDI/Menu/Serviços Globais/Perfil/Educacional (portal) /Acadêmico/ Dados pessoais/Dados profissionais.

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Após dar permissão, para o acesso no portal deve ir no canto superior direito onde encontra-se a foto do aluno e clicar nela, onde irá aparecer ‘Cadastro acadêmico e clicar na segunda aba de ‘Dados profissionais'.

Para que o aluno possa fazer alterações em seu cadastro profissional vai depender da parametrização na MDI.  

(aviso) Acessar configurações|Parametros|RMPortal |Geral 1/9

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  • Com a Opção 'Apenas Consulta' marcada, o aluno não poderá fazer nenhuma alteração em seus dados.
  • Com a opção Solicitar alteração para a Filial do aluno marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para sua filial. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado na filial do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
    (aviso)  Para cadastrar o e-mail na Filial do aluno basta acessar MDI/Fiscal/Filial/Anexos/Dados Educacionais.
  • Com a opção Solicitar alteração para o Nível de ensino do aluno marcada, o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer alterações, porém quando ele salva ainda fica as informações antigas e ele é informado que foi enviado para seu nível de ensino. É enviado as alterações para o e-mail cadastrado no nível de ensino do aluno e o responsável por receber estes e-mails na instituição deverá alterar no cadastro do aluno. Só assim ficará disponível para o aluno.
    (aviso)  Para cadastrar o e-mail do Nível de ensino do aluno basta acessar MDI/ Configurações/ Nível de Ensino.
  • Com a opção ‘Permitir Alteração’ marcada o aluno e o responsável acadêmico poderão fazer qualquer alteração em seus dados e salvar. 
Card
id3
labelResponsáveis

Visualização do responsável acadêmico e Financeiro

Ao cadastrar o responsável financeiro e acadêmico do aluno na MDI no cadastro do aluno e dado a permissão em seu perfil para que fique visível no portal, consequentemente irá ser exibido no portal.

O Responsável acadêmico é possível colocar foto personalizada pela MDI, porém o responsável financeiro não. Isso ocorre pelo fato do responsável ser um cadastro de cliente/fornecedor já o responsável acadêmico vem do cadastro de pessoas. Após o cadastro feito e exibido no no portal, é possível que o aluno edite e-mail, telefones de contato como é possível ver na imagem a baixo:

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Informações
titleLembre-se

O Responsável financeiro e acadêmico não precisa ser a mesma pessoa, pode ser qualquer pessoa que o aluno/responsável deseja que cadastre.

 

Visualização dos responsáveis temporários

Nesta tela é possível que o aluno e o responsável acadêmico vejam o cadastro feito do responsável acadêmico e financeiro do aluno, cadastrado pela instituição na MDI do educacional no cadastro do aluno. Mas para que fique visível no portal, deve-se dar permissão no perfil do aluno.

Acessar Serviços Globais| Perfil|

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Ao dar permissão também no item de responsáveis temporários, o aluno e o responsável acadêmico poderá incluir responsáveis temporários para o aluno, porém no portal não é possível excluir os antigos responsáveis apenas coloca-lo como ativo ou inativo.

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Após salvar os responsáveis temporários é possível editar apenas e-mail e telefones para contato.

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Card
id4
labelDocumentos

 

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id5
labelMovimentação Acadêmica

Nesta tela de movimentação acadêmica, é possível visualizar todas toda movimentação do aluno, como: matricula, trancamento de curso, se ele está cursando, foi aprovado ou reprovado dentre outros. É possível também  visualizar se aluno foi selecionado para fazer o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), caso selecionado se ele compareceu para fazer a prova. Além dessas informações é possível visualizar qual foi o tipo do ingresso do aluno, data de inicio e conclusão do curso.

Antes de qualquer coisa é necessário dar permissão no perfil do aluno para que ele consiga acessar as movimentações, sem dar permissão ao perfil para o aluno, a aba não ficará disponível:

(aviso)  Serviços Globais| Perfil |Acadêmico|Movimentação acadêmica:

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 No portal basta clicar na foto do aluno no canto superior direito da tela, onde irá direcionar para o registro acadêmico, daí é só clicar em movimentação acadêmica:

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Movimentação Acadêmica para o Ensino Superior:

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Apenas no ensino superior terá as informações de ENADE, Coeficiente de rendimento e média Global, tipo do ingresso data de inicio e data de conclusão do curso no inicio da tela.

Coeficiente de rendimento: O coeficiente de rendimento pode ser chamado também de CR ou Média Ponderada nada mais é que o índice que representa a sua performance como aluno. Para o calculo é só multiplicar a nota pela quantidade de créditos dividido pela quantidade total de créditos do aluno (NOTA*CREDITO DA DISCIPLINA / QUANTIDADE TOTAL DE CRÉDITOS). É possível acessar esses dados pelo Período letivo (não pode ser editado o calculo é automático via fórmula) ou do curso em geral ( pode ser digitado na mão). Hoje no portal essas informações que temos na movimentação acadêmica é do curso em geral.

Média Global: A média global é a Nota divido pela quantidade de disciplinas (NOTA DA DISCIPLINA / QTD DE DISCIPLINAS).

Hoje para facilitar as instituições na MDI possui o Menu de 'Apuração de Resultados' lá é possível informar as fórmulas já com os cálculos que a instituição preferir sobre média global e CR para que o calculo seja feito automaticamente. Para incluir a fórmula deve acessar MDI| Matrícula e Avaliação|Apuração de resultados.

 

 Para cadastrar o tipo de ingresso, data de ingresso e data da conclusão do curso, deve acessar a MDI

(aviso)Cadastro do aluno | Anexo |Curso Habilitação | Aba de ingresso

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E a conclusão do curso na aba de diploma:

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 Configuração do ENADE, deve ser feito também na MDI em :

(aviso) Matricula no período letivo | Aba ENADE

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 E de acordo com as informações feitas na MDI aparece no portal separadas por período letivo, segue:

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Aviso
titleAVISO

Os campos em branco aparece quando a situação para a prova do MEC está marcada como NENHUM, consequentemente não terá data e nem comparecimento.

Movimentação acadêmica vai aparecer toda a movimentação do aluno durante toda sua vida acadêmica separadamente por período letivo podendo ser agrupada de acordo com o que desejar

Para fazer o agrupamento bastar arrastar qualquer coluna para o cabeçalho.

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Movimentação Acadêmica para Ensino Básico:

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Card
id3
labelCentral do Aluno

A Central do Aluno tem como objetivo unificar a estrutura acadêmica do aluno em relação a Notas, Faltas, histórico e Ocorrências.

Deck of Cards
width3
idCentral do Aluno
Card
id1
labelFaltas

Neste menu o Aluno poderá acompanhar a relação de faltas que o mesmo obteve na durante o período letivo.

Deck of Cards
id1
Card
id1
labelFaltas por Etapa

 

Card
id2
labelFaltas por Aula

 

Card
id4
labelNotas

Neste menu é possível ter acesso a relação de notas por etapa e avaliações do aluno, conforme curso e período letivo previamente selecionado.

 

Deck of Cards
id1
Card
id1
labelNotas por Etapas

A aba notas por etapa tem por objetivo a visualização das notas em cada etapa da disciplina.

Serão listadas todas as disciplinas que o aluno está matriculado, conforme período letivo e curso previamente selecionado.

Para que as etapas e suas respectivas notas sejam apresentadas no portal do aluno, deve-se verificar as parametrizações:

Exibe no portal e na central do aluno:

Somente serão apresentadas etapas cujo cadastro esteja com o parâmetro "Exibe no portal e na central do aluno" marcado.

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Permitir a visualização das notas e faltas da etapa somente após liberação do professor:

O parâmetro que permite visualização da nota após a liberação do professor também será considerado. Ou seja, caso o parâmetro do Educacional (Configurações | Parâmetros| Secretaria | Notas/Faltas |Permitir a visualização das notas e faltas da etapa somente após liberação do professor) estiver marcado as notas de etapa só serão apresentadas após liberadas.

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Exibir as disciplinas para o aluno de acordo com o campo indica se imprime no boletim:

No caso de alunos do ensino básico, o portal irá considerar a parametrização " indica se imprime no boletim” (Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares |Anexo - Disciplinas da Matriz curricular). Ou seja, somente as disciplinas com esse parâmetro marcado serão apresentadas na consulta de notas por etapa.

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Para melhor visualização das notas por etapa, o portal permite que as colunas sejam agrupadas conforme necessidade do usuário.

As notas numéricas apresentadas em vermelho, são as notas classificadas como abaixo da média.

 As avaliações de cada etapa poderão ser acessadas através do link “ver avaliações”.

Clicando na descrição da disciplina, o aluno poderá ter acesso a listagem da disciplina através no botão “ver mais informações”.

Nos casos de turma mista, apenas as turmas/disciplinas “principais” serão apresentadas.

O usuário poderá optar pela exibição ou não da coluna filial para o aluno. Para isso é necessário definir se o parâmetro do Educacional “Não exibir o nome da Filial no Portal do aluno” (Configurações | Parâmetros |Rm Porta | Portal - Geral 6/10 ) será marcado.

 

Card
id2
labelAvaliações

 

Card
id3
labelOcorrências

 

Card
id4
labelHistórico

 Este Menu está disponível apenas para o contexto Ensino Básico.

 

Este menu tem como objetivo, listar a relação do histórico do Aluno.

O histórico no portal, seguirá a mesma estrutura do histórico na MDI. Onde o aluno contará com as seguintes informações:

  • Dados da Disciplina;
  • Código da Disciplina;
  • Carga Horária;
  • Faltas;
  • Notas/Conceito

Além disso, contará com a informação do nome, cidade e estado da Instituição de Ensino que o aluno estudou.

 

Print

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id4
labelDisciplinas

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width3
idDisciplinas

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id3
labelInformações da Disciplina

Informações da disciplina tem o objetivo de informar o aluno detalhes sobre as disciplinas separadamente.
Para acessar as informações, basta clicar em cima da disciplina em qualquer tela que ela está disponível.
Por exemplo na tela de notas:

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Ao clicar na disciplina vai abrir uma segunda tela com algumas informações sobre a disciplina, e para saber mais, basta clicar em 'Ver mais informações', onde irá abrir a seguinte página:

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Aulas da Disciplina:

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Nesta tela é possível visualizar através do plano de aula gerado na MDI, todas as aulas que o aluno terá. Pode ser visualizado no filtro com a data que preferir, por 'Esta semana', por 'Hoje', e pela 'Próxima semana'.

Sem expandir a linha da aula é possível visualizar o total de faltas, total de lições de casa, total de matérias disponível e se há ocorrências e avaliações. ao expandir na setinha ao lado da data é possível visualizar detalhadamente por aula ausências, materiais e a visualização da lição de casa.

Ao clicar no horário da aula é possível visualizar o conteúdo previsto e realizado daquela disciplina, a lição de casa e o material disponível para download.

Plano de aula:

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Ao clicar no Materiais ele irá direcionar diretamente para a tela de material para download. Mesma coisa acontece caso clique diretamente em cima da lição de casa.

Na coluna de avaliação e ocorrências quando o possui, irá aparacer os ícones indicando como segue a baixo. Ao clicar em avaliações ele é direcionado para aba de avaliações mesma coisa ocorre caso clique no ícone de ocorrências.

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Após clicar no ícone de avaliações abrirá a aba de avaliações :

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Após clicar no ícone de ocorrências abrirá a aba de ocorrências :

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As informações da disciplina nada mais é que o Complemento da disciplina disponivel na MDI. Complemento da disciplina  são informações complementares que caracterizam a disciplina, como Ementas, Bibliografias, Plano de ensino, portarias, forma de avaliação, dentre outras.

Para cadastrar o complemento da disciplina no ENSINO BÁSICO, acessar:

(aviso) Matriz curricular| Disciplinas da Matriz curricular| Anexo da Disciplina| Complemento da disciplina

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Para que fique visível no portal o parâmetro "Complemento liberado para visualização '' deve estar marcado como mostra a cima, assim fica disponivel para o aluno no portal. Isso aplica também para o ensino superior.

Para acessar o complemento da disciplina no ENSINO SUPERIOR, está disponível no anexo da disciplina| Complemento da Disciplina

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Neste print é possível ver que tem mais um parâmetro de PERÍODO LETIVO, esta situação acontece quando o Parâmetro abaixo no educacional está marcado. Dessa forma ao selecionar o período letivo no complemento da disciplina o portal só exibe os complementos do período letivo selecionado. Este parâmetro também se aplica no ENSINO BÁSICO.

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No Portal é exibido os complementos cadastrados separados pelos TIPOS, ao expandir o tipo é possível visualizar todos os cadastros feitos separadamente por uma linha.

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titleInformações

Os tipos de complemento são os nomes que a instituição define para cada um deles, são os já citados acima como Ementas, Bibliografias, etc. Desta forma a instituição não fica limitada a nomes fixos, podendo editá-los da forma que mais seja adequado à sua realidade.

Faltas:

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id4
labelTCC

Gestão de TCC é o novo Módulo no Totvs Educacional, onde tem como objetivo permitir que a IE gerencie todo o processo do trabalho de conclusão de curso, como: Projetos, Monografias, Teses Etc.

O Ponto inicial para utilizar a funcionalidade, é necessário liberar/negar a nova permissão de segurança que foi criada nos perfis dos usuários para o Aluno.

Para vincular a matricula ao TCC, é necessário que a disciplina esteja associada na grade da Matriz Curricular do aluno, e a mesma precisa está configurada como disciplina de TCC, marcando o checkbox : “Indica se a disciplina é de TCC” se a mesma será cursada apenas por um aluno, caso contrário marcar também o checkbox : “Indica se o TCC pode ser em grupo”. 

Para Acessar / Cadastrar um TCC, o aluno poderá selecionar qualquer menu que o redireciona para o submenu disciplina, como exemplo: Grade Curricular, Quadro de Horários, Central do Aluno Etc.

Deck of Cards
idTCC
Card
id1
labelInformações
  • Permite ao aluno cadastrar o TCC (Se o mesmo estiver matriculado em uma Turma/Disciplina que indica que a mesma é de TCC);
  • Selecionar o professor e convidar para ser seu orientador;
  • Os professores disponíveis são somente aqueles que estão cadastrados e aprovados para as linhas de pesquisa da matriz aplicada do aluno;
  • O professor precisa ainda estar com o número de orientações dentro do máximo permitido, caso o parâmetro permitir ultrapassar o número máximo não estiver marcado.
  • Visualizar os participantes da banca caso o parâmetro no Rm.exe esteja habilitado.
  • Permite incluir outro aluno para o TCC caso a disciplina permite que o TCC seja realizado em grupo.
  • Permite imprimir o relatório de: Aceite da Publicação do Trabalho Final

Observação: O Botão imprimir só estará disponível se o relatório estiver parametrizado nas configurações do TCC.

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Card
id2
labelAcompanhamento
  • Permite visualizar as reuniões de acompanhamento, contendo o histórico dos arquivos postados e os comentários separados por dia;
  • Postar arquivo com comentário para o professor;
  • Visualizar datas previstas dos acompanhamentos e data limite de entrega do arquivo para esses acompanhamentos;
  • Visualizar orientações do professor e arquivo que possa ter sido incluído;
  • Dar aceite para finalizar a(s) reunião(ões) de acompanhamento.

Para maior controle do acompanhamento do TCC, o mesmo contará com histórico de acordo com as seguintes legendas:

Em aberto: Se a “Data Prevista” não estiver vazia, se a “Data Prevista” ainda não ter chegado (for maior do que HOJE) e o não tiver ACEITE do aluno.

Aceite Pendente: Se a “Data Efetiva” não estiver vazia, se tiver orientação do professor, se NÃO tiver aceite do aluno e a “Data Prevista” já passou.

Encerramento Pendente: Mesmas condições do "Aceite pendente", sem estar encerrado e o aluno já ter realizado o Aceite.

Encerrado: Quando o Professor encerrou o Acompanhamento.

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Card
id3
labelBanca

Permite ao Aluno visualizar o horário, data e local da banca e os participantes da Banca.

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Card
id4
labelArquivo Final

Permite enviar o arquivo final contendo o TCC finalizado.

Observação: Para que consiga incluir o arquivo final, é necessário que todos os acompanhamentos/reuniões devem estar encerrados, com aceite do aluno.

Dica

Para saber mais sobre o processo de Gestão de TCC, acessar o documento: Processo do TCC

Card
id5
labelGrade Curricular
Menu específico para o Contexto Ensino Superior

 

 

 

 

 

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widthOportunidades
id9

...

widthAtividades Curriculares
id9

...

id1
labelIncrever

Neste menu, irá listar todas as Atividades Ofertadas disponíveis para o aluno, conforme a parametrização realizada pela Instituição de Ensino.

(aviso) Portal Totvs Educacional | Oportunidades | Atividades Curriculares | Inscrever

Ao acessar o menu, o aluno contará com um filtro, onde poderá filtrar as Atividades Curriculares por componentes para melhor visualização.

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As atividades estarão classificadas através de uma legenda sendo:

Aberto para Inscrições: São todas as Atividades em que o aluno poderá se inscrever, seguindo as seguintes regras:

  1. O Período da Atividade deverá compreender o período atual;
  2. O Período das inscrições deverá estar cadastrado dentro do período atual;
  3. Possuir vagas disponível para inscrição;
  4. Associar o Curso/Habilitação para que os alunos possam se inscrever.

Ultimas Vagas:É a relação de todas as Atividades Ofertadas que estão com poucas vagas disponíveis.

Para determinar a quantidade de vagas, será necessário cadastrar a quantidade de vagas no cadastro da Atividade Ofertada.O cadastro é realizado em:

(aviso) Totvs Educacional | Atividades Acadêmicas | Acadêmico | Atividades Ofertadas

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Últimos Dias: É a relação de todas as atividades que estão com o período de inscrição próximo a data de encerramento

Vagas Esgotadas: É a relação de todas as atividade que não possui vagas, onde não será possível que o aluno se inscreva na Atividade Curriculares.

Para determinar a exibição, o usuário poderá definir a porcentagem de relevância em relação ao período de inscrição e informação de últimas vagas da (s) Atividade(s) Ofertada(s)

(aviso) Totvs Educacional | Configurações | Parâmetros | RM Portal | RM Portal Gerais | Portal Geral 9/10

- % das vagas para início do aviso de últimas Vagas

- % definição dos últimos dias de Inscrição

 

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id2
labelAtividades Inscritas

Neste menu, o Aluno terá uma visão geral de todas as Atividades Curriculares em que o mesmo está inscrito que ainda não foi inciada, as atividades que estão em execução e as atividades que já foram concluídas.

(aviso) Portal Totvs Educacional | Oportunidades | Atividades Curriculares | Atividades Inscritas

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Ao acessar o menu, o aluno contará com um filtro, onde poderá filtrar as Atividades Curriculares por componentes para melhor visualização.

As Atividades Curriculares Inscritas estão classificadas através de uma legenda, sendo:

Não Iniciada: São atividades que o Aluno efetuou a inscrição, porém, a sua execução não foi iniciada

Obs: Para classificar as Atividades Curriculares para "Não iniciada", o período da atividade deverá estar com a data posterior a data Atual.

Exemplo:

A data atual é 19/12/2016, o Período da Atividade deverá iniciar a partir do dia 20/12/2016.

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Em Andamento: É a relação de atividades em que o Aluno está executando atualmente.

Concluída: É a relação de Atividades que o aluno já concluiu.

Observação: Para determinar a conclusão da atividade, é necessário que o campo Data de Início e Data Fim no cadastro do contexto do Aluno esteja preenchido.

Botão: Cancelar Inscrição:

O portal permite que a inscrição na atividade ofertada seja cancelada, através do botão "cancelar inscrição".

Será permitido cancelar a inscrição somente se a data atual estiver dentro do período de inscrição e o usuário tiver permissão.

O cancelamento irá excluir o registro das inscrições e a atividade voltará para a aba "inscrever".

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Dica

Para mais informações sobre a Atividade Ofertada, acesse: Boletim Técnico - Atividades Ofertadas

Card
id2
labelVagas de Emprego

 

Card
id10
labelQuadro de Horários

O Quadro de horários do aluno consiste na exbição do cadastro feito na MDI dos horários de cada disciplina semanal.

Para o cadastro na MDI, acessar Montagem de quadro de horários selecionar período letivo, turma e turno. Após carregar as disciplinas  só arrastar para o horário e dia desejado.Cadastrado na MDI, acessar cadastros globais|perfil| Quadro de horário e dar permissão para que o aluno possa visualizar o quadro no portal. Segue:

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 Dado a permissão, acessar:
(aviso)  Portal|menu|Quadro de horários:

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  • A faixa mais escura no dia da semana indica o dia vigente para o aluno.
  • Caso tenha disciplina modular, será identificado pelo asterisco e com a legenda explicando em cima do quadro de horário.
  • O quadro de horário é por periodo letivo, é possível alterar o periodo letivo e verificar horários de períodos anteriores
  • Caso o aluno queira ver sala, prédio, professor da disciplina basta clicar em cima da disciplina que irá exibir a tela a baixo:

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Ao clicar em ver mais informações o aluno é direcionado para a tela de informações da disciplina.

Dica
titleDICA

Para saber mais sobre as informações da disciplina, ainda aqui no TDN clique no menu Disciplinas.

Card
id11
labelSecretaria
Deck of Cards
idSecretaria
Card
id6
labelCursos

 

Card
id2
labelRequerimentos

 

...

id7
labelURL's Externas

URL's Externas

As URL's nada mais é que os links que a instituição pode disponibilizar para o aluno acessar e ser direcionado ao clicar diretamente.
Para cadastrar  os links, basta acessar:

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No portal ficará visível (segue abaixo a imagem), é só clicar e o aluno é direcionado para a pagina cadastrada :

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...

titleIMPORTANTE

Ao MARCAR o parâmetro na MDI : 

...

Ao DESMARCAR o parâmetro na MDI : 

...

 

 

...

id8
labelFinanceiro

...

id2
labelFinanceiro

...

idLançamentos
Card
id1
labelLançamentos

Este menu tem como objetivo listar a relação de todos os boletos do aluno de acordo com a seleção do contexto.

(aviso)  Financeiro | Boletos

O Aluno ainda contará com os seguintes filtros de acordo com a seleção do Período Letivo.

Pagos: Lista a relação de todos os boletos pagos.

Pagos Parcialmente: Lista toda a relação de boletos pagos parcialmente.

Em aberto: Lista a relação de todos os boletos em aberto.

Cancelado: Lista a relação de todos os boletos cancelados pelo setor financeiro.

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O Filtro: "Boletos em aberto de todos os Períodos Letivos" lista a relação de todos os boletos em aberto em todos os Períodos Letivos.

Para os boletos com o Status: Em aberto, o aluno contará com a opção de Pagamento com Cartão de Crédito, através do ícone: Cartão.

Para mais informações acessar o documento para esta funcionalidade.

Observações:

O Usuário da Secretaria tem a opção de determinar a visualização dos boletos Cancelados e Pagas Parcialmente no portal através do parâmetro: Totvs Gestão Educacional | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 7/10

  • Não exibir boletos cancelados na tela de histórico Financeiro do aluno
  • Possibilitar a impressão de boletos pagos parcialmente

 

Dica
titleDICA

Para saber mais sobre a visualização dos boletos no Portal, acessar documento: Boletim Técnico - Visualizar boleto bancário no Portal Educacional

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id2
labelPagamento com Cartão de Crédito

O Aluno tem a opção de efetuar o pagamento dos Boletos com Cartão de Crédito no Totvs Portal Educacional.

...

- Selecionar a opção de Pagamento: BuyPage e ChekOut;

- Configurações Cartão Bandeira Visa. Permite ativar a função de Crédito e Débito;

...

Configuração no Totvs Gestão Educacional

- O Educacional não está integrado ao Protheus;

- O parâmetro do portal possibilitando o pagamento com cartão deverá estar ativo;

(aviso) Totvs Gestão Educacional | Configurações | Parâmetros | RM Portal | Portal Geral 7/10 - Pagamento dos boletos pode ser efetuado com Cartão de Crédito

- A matriz aplicada do contexto não estiver configurada para não permitir pagamento com cartão;

Totvs Gestão Educacional | Currículo e Oferta | Matrizes Curriculares | 'Anexo' Matriz Aplicada

Acesso ao portal com Login do Aluno e/ou Responsável Acadêmico / Financeiro

(aviso)  Financeiro | Boletos e selecionar o botão: Cartão.

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Selecionar a opção de Pagamento: Cartão de Crédito ou Débito, e informar a quantidade de parcelas para pagamento.

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Em seguida, o usuário será redirecionando para a página da CIELO para que seja informado os dados do Cartão de Crédito / Débito.

print

Após efetuar o pagamento, o boleto será baixado automaticamente, caso ocorra a mensagem: Aguardando Liberação do Setor Financeiro, executar o processo em:

(aviso)  Totvs Gestão Financeira | Movimentações Bancárias | Cartão de Crédito / Débito | Ajuste de Transações

Para que os boletos sejam baixados e o status seja alterado no Portal.

Observações:

• Nossa aplicação trabalha somente com o ambiente da operadora Cielo.

• Somente as bandeiras Visa e Mastercard podem ser configuradas.

 • Para a função débito no momento aceita somente a bandeira Visa ( Visa Electron) com cartões emitidos pelos bancos validados pela Cielo: Bradesco, Bando do Brasil, Santander e HSBC. Novos bancos certificados podem ser verificados no site www.cielo.com.br

 • A digitação e validação dos dados do cartão ocorre no ambiente da Cielo (ByPageCielo) sem interferência do aplicativo.

 

Dica
titleDICA

Para saber mais sobre o pagamento de Boletos com Cartão de Crédito no Portal, acessar documento Boletim Técnico - Integração Módulo E-Commerce

Informações
titleWorkFlow do Processo

 

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Card
id3
labelBenefícios

A Listagem dos Beneficios consiste em todas as bolsas que o aluno possui. Na MDI o cadastro é feito no cadastro do aluno, no caminho a baixo:

 (aviso)Aluno| Anexo | Contrato | Anexo do contrato | Bolsas

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Após feito este cadastro, para que fique visível no portal é necessário dar permissão no perfil do aluno:

(aviso)Serviços Globais | Perfil |  Financeiro |  Beneficios

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Ao logar no portal a visualização das bolsas está disponível em Financeiro|Beneficio:

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Nesta página irá contenter todas as bolsas cadastradas para o aluno na MDI, ativas e inativas de acordo com a legenda

 Verde para bolsas ativas, como mostra acima  e Vermelho para bolsas inativas:

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Além das informações de serviço,data de inicio da bolsa, o desconto, data término, contrato que está vinculado a bolsa do aluno, data de cancelamento quando for cancelada e motivo, e data de concessão da bolsa irá exibir também o ícone identificando se a bolsa é retroativa.

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O processo de Bolsa Retroativa é utilizado para instituições que desejam incluir ou excluir bolsas para seus alunos depois que os lançamentos já foram gerados e até mesmo baixado.Os lançamentos das parcelas que receberão as bolsas ou que serão excluídas bolsas já lançadas serão atulizados automaticamente.

 

Dica
titleDICA

Para saber como incluir uma bolsa retroativa acessar documento: Informação sobre a Bolsa Retroativa

Card
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labelNegociação

 

Card
id14
labelArquivos

 

 

 

 

Card
id15
labelAvaliação Institucional
A Avaliação Institucional está disponível apenas para o Contexto Ensino Superior

A avaliação institucional é um mecanismo de análise que proporciona o autoconhecimento institucional das organizações de ensino superior. Tem como objetivo construir conhecimento sobre sua própria realidade buscando entender a amplitude de suas atividades para melhorar a sua qualidade educativa e atingir maior expressão social. Ela faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

As avaliações das Instituições de Educação Superior são desenvolvidas em duas etapas: Auto Avaliação Coordenada por uma Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada Instituição de Ensino Superior (IES); avaliação externa realizada por comissões designadas pelo INEP.

 

 

Nesta página serão exibidas as avaliações disponíveis para o aluno para que ele possa executar.Para responder a Avaliação Institucional, clique no botão: Responder.

print.

 

Dica

Para acessar mais informações sobre a Avaliação Institucional, acesse:Boletim Técnico - Avaliação Institucional

 

 

 

Card
id16
labelRelatórios

 

 

Veja também:

(estrela) Portal - Totvs

(estrela) Blog - Totvs

(estrela) Portal do Cliente - TOTVS 

(estrela) TOTVS - Tecnologia

(estrela) Fluig - Comunidade Totvs Educacional

 

Dica

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