Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

...

Índice

...

maxLevel

...

4

...

outline

...

true

...

exclude

...

.*ndice

...

style

...

none

...

Objetivo

O objetivo deste guia é apresentar alguns comandos do Freemarker que podem ser utilizados no fluig Studio.

Comandos

A seguir são apresentados os comandos e sua utilização:

 

ComandoDescrição

@wcm.header

Macro especial do

...

fluig, insere o cabeçalho no layout. Veja mais

...

em Biblioteca WCM.
@wcm.menuMacro especial do

...

fluig, insere o menu no layout. Veja mais em Biblioteca WCM.
@wcm.renderSlotMacro especial do

...

fluig, insere um slot no layout. Veja mais em Biblioteca WCM.
@wcm.footerMacro especial do

...

fluig, insere o rodapé no layout. Veja mais em Biblioteca WCM.
assignCria uma variável, ou substitui uma variável existente, veja mais

...

em Assign.
Âncora
attempt
attempt
attempt

Faz com que a página renderize, mesmo que uma parte da renderização falhe

...

. Veja mais

...

em Attempt.

break

...

Veja Switch

...

 ou List.
caseVeja Switch.
compressRemove espaços em

...

branco desnecessários. Veja mais em Compress.
defaultVeja Switch.
else / elseif

...

Veja If.
Âncora
function
function
function

Cria um método.

...

Se o método não

...

contém um retorno, então é retornada uma variável undefined

...

. Veja mais

...

em Function.

flush

Quando o Freemarker gera o output, geralmente ele guarda

...

esse output gerado e envia para o client em um ou mais pedaços

...

. Esse ato se chama fazer o flush. Normalmente ele ocorre automaticamente.

...

Veja mais

...

em Flush.

global

Âncora
if
if
if

Você pode utilizar as diretivas if, elseif e else para condicionalmente pular uma seção do template.

...

As condições devem traduzir para um valor booleano, caso contrário, um erro irá

...

interromper o processamento do template. Os elseif e else devem ocorrer dentro de um if (ou seja, entre as tags de inicio e fim do If). O if pode conter qualquer numero de elseif (incluindo 0) e,

...

no final, opcionalmente, um else.

...

Veja mais

...

em If.
importImporta uma biblioteca

...

. Veja mais

...

...

personalizada.
includeInclui outro template Freemarker dentro do seu template

...

. Veja mais

...

em Include.
Âncora
list
list
list
Processa uma seção de template para cada

...

variável contida dentro de uma sequência. Veja mais

...

em List.
localCria ou substitui uma variável local. Funciona apenas dentro de

...

uma Macro

...

 ou Function. Veja mais

...

em Local.
ltLeft Trim: ignora todos os espaços em branco precedentes na linha. Veja mais

...

em LT.
Âncora
macro
macro
macro
Cria uma variável de macro. Veja mais em Macro

...

...

personalizada.
nestedExecuta o fragmento do template. Veja a

...

diretiva Macro.
ntNo Trim:

...

desabilita a remoção de espaços em branco na linha onde ele é utilizado. Ele

...

também desabilita os efeitos de outras diretivas de trim. Veja mais

...

em NT.
recover

...

Veja Attempt. O bloco de recover é executado no lugar do bloco attempt. Caso nenhum erro ocorra durante a execução do bloco attempt então o bloco recover é ignorado.
recursePercorre todos os nós filhos de um nó. Veja mais

...

em Recurse.
return

...

Veja Macro

...

 e Function.
rtRight Trim:

...

ignora todos os espaços em branco procedentes na linha. Veja mais em RT.
stop

...

Interrompe o processo de renderização do template. Veja mais

...

em Stop.
Âncora
switch
switch
switch
Switch é utilizado para selecionar um fragmento do template dependendo do valor de uma expressão. Veja mais

...

em Switch.
tTrim:

...

ignora os espaços em branco precedentes e procedentes na linha. Veja mais

...

em T

...

.