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Chave

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PCMSO x PPRA 12.1.15

Informações Gerais

Linha de Produto:

RM

Segmento Executor:Construção e Projetos

Módulo:

SSO - Segurança e Saúde Ocupacional

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Geração de Exames Pendentes

SmtGerarExamesPendentesActionProc

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.

 

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

Funcionários

FopFuncAction

Exames

SmtExamesAction
RiscosSmtPPRARiscosAction
Avaliação e Reconhecimento de RiscosSmtPPRAMedicoesAction

 

Chamado:

n / a

Requisito (ISSUE): n / aRHRHU001-313

País:

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros:

n / a

1 - Objetivo

Permitir ligação sistêmica entre o PPRA e o PCMSO. Neste contexto será é possível associar exames aos riscos, podendo gerar os exames pendentes conforme a configuração/associação estabelecida.

2 - Definição da Regra de Negócio

2.1 - Req.5 - Parâmetro "Origem para Exames Pendentes"

Permite escolher como serão são gerados os exames pendentes, podendo ser uma associação direta de perfis de exames ou a partir do PPRA.


2.1.1 - Objetivo

Conseguir mudar a origem das informações para geração de exames pendentes de acordo com a forma que o cliente desejar.


2.1.2 - Critérios

    • As opções são exibidas em “radio group” chamado "Origem para Exames Pendentes", com os itens “Associação de perfis de exames” e “Associação no PPRA”A opção para habilitar a nova forma de associação é exibida em um “check box” chamado “Utilizar "Associação PPRA" como origem na geração de exames pendentes";

    • Por padrão, o parâmetro deverá ser do tipo “Associação de perfis de exames” que é o modelo atual do mercado;

    • O parâmetro está incluído em um agrupador chamado no parametrizador do módulo de Segurança e Saúde Ocupacional na opção de “Exames".

    • Quando a opção deste radio check box é alterada, uma mensagem é exibida com os dizeres: “Atenção: alertando ao usuário dos impactos desta mudança:
      • Atenção!

        A partir da mudança deste parâmetro, todos os exames pendentes serão gerados a partir destas definições. Os exames pendentes já gerados serão mantidos

      .”.
      • .
        Alterando o parâmetro, também deve ser revisto o relatório do PCMSO. O mesmo deve ser importado e o processo "Gerar modelo de PCMSO" deve ser executado novamente.

         

      • Atenção!

        Ao desabilitar essa opção, o sistema utilizará a “Associação de perfis de exames” como origem na geração de exames pendentes.
        A “Associação de perfis de exames” é um modelo obsoleto e futuramente será descontinuado. 
        Além disso, desmarcar o parâmetro pode impactar a geração de exames pendentes gerando inconsistências no sistema, por isso sugerimos não desmarcar.
        Dúvidas em relação a alteração do parâmetro e impactos possíveis, contate o Suporte Técnico.
        Deseja desabilitar o parâmetro e voltar a utilizar a “Associação de perfis de exames” como origem na geração de exames pendentes?

         

2.2 -

Req.1 -

Cadastro de Associações de PCMSO x PPRA 

Permite associar os perfis de exames a riscos, níveis de riscos, reconhecimentos/avaliações e funcionáriospessoa.

2.2.1 - Objetivo

Estabelecer a necessidade de realização de exames conforme exposição ao risco e /nível de risco.

2.2.2 - Critérios

    • Acionado por meio de um botão no menu do SSO;

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    • É obrigatório escolher um tipo de vínculo para que o cadastro habilite os campos: Risco, Cód. Nível de risco, Reconhecimento/Avaliação de Risco e FuncionárioPessoa;
    • De acordo com o tipo de vínculo escolhido, serão habilitados os campos, da seguinte maneira:

      • Risco: obrigatório informar o campo Risco e limpa/desabilita Cód. Nível de Risco, Reconhecimento/Avaliação de Risco e FuncionárioPessoa;

      • Cód. Nível de Risco: obrigatório informar os campos Risco e Cód. Nível de Risco e limpa/desabilita Reconhecimento/Avaliação de Risco, FuncionárioPessoa;

      • Reconhecimento/Avaliação de Risco: obrigatório informar Risco e Reconhecimento/ Avaliação de Risco e limpa/desabilita Cód. Nível de Risco e FuncionárioPessoa;
        Observação: É considerado somente avaliação de riscos, filtrando e desconsiderando "reconhecimento";

      • FuncionárioPessoa: obrigatório informar o campo Funcionário Pessoa e desabilita Risco, Cód. Nível de Risco e Reconhecimento/Avaliação de Risco.

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    • Perfil de Exame tem o preenchimento obrigatório;

    • O Tipo de Vínculo só pode ser alterado na inclusão de novos registros;

    • Não é permitido vincular um mesmo Perfil de Exame mais de uma vez para um mesmo item. Por exemplo: se eu já vinculei o perfil de exame “Audiométrico” ao Risco “Ruído”, não deverá permitir vincular novamente o perfil para o Risco “Ruído”. Entretanto, se houver um vínculo entre o perfil de exame “Audiométrico” com o tipo de Vínculo Nível de Risco, com o Risco “Ruído” e um nível qualquer, é diferente do vínculo por Risco e permitirá a associação;

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    • Na visão do cadastro é possível ordenar, agrupar e filtrar por Risco, Nível de Risco, Funcionário Pessoa e Perfil de Exame.

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2.3

- Req.2

- Assistente de Associação de PCMSO x PPRA

Permite associar grandes quantidades de perfis de exames a riscos, níveis de riscos e funcionários pessoas com facilidade e poucos cliques.

2.3.1 - Objetivo

Conseguir associar riscos a perfis de exames em momentos que houver muita necessidade de entrada de informações, como implantação de sistema ou mudança de riscos.

2.3.2 - Critérios

    • Acionado por meio de um botão no menu do SSO;

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    • Na primeira etapa do assistente, o usuário deve escolher se deseja fazer a associação de perfis de exames para riscosrisco/níveisnível, reconhecimento/avaliação de riscos risco ou para funcionáriospessoa. OBS Observação: É considerado somente avaliação de riscos, filtrando e desconsiderando "reconhecimento";

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    • Na etapa seguinte, é oferecido ao usuário um lookup multirecords para que ele selecione riscos, reconhecimento/avaliação de riscos ou funcionários que deseja fazer associações de perfis de exames;
       

    • Na próxima etapa, a tela deve é dividida em duas partes, onde temos:

      • Perfis associados: treeview que mostra risco/nível do risco, reconhecimento/ avaliação de riscos ou funcionáriospessoas, de acordo com as escolhas das etapas anteriores. Para cada risco, nível, reconhecimento/ avaliação de riscos ou funcionário pessoas exibido, é incluído um “nó” para cada perfil de exame a ele associado;

      • Perfis de exames: exibidos os perfis de exame cadastrados no sistema.

    • Para associar um perfil a riscos, níveis, reconhecimento/ avaliação de riscos ou funcionáriospessoas, o usuário deve clicar no perfil de exame e arrastar para o item desejado. Ao soltar o botão do mouse, é criado um nó referente ao perfil de exame;

    • Para remover um vínculo, basta selecioná-lo na treeview e pressionar DELETE;

    • Não é possível incluir um perfil já cadastrado para o item;

    • Se a associação for por Risco/Nível Risco:

      • É permitido associar o perfil tanto ao risco, quanto diretamente aos Níveis de Risco (último nível da árvore);

      • Ao arrastar o perfil de exame para a raiz da árvore, este perfil é associado aos a todos os riscos selecionados. Não são criadas associações aos sub-ítens Nível de Risco.

    • Se a associação for por Reconhecimento/Avaliação de Risco:

      • Não é permitido associar o perfil diretamente ao risco, somente às Avaliações /Reconhecimentos (último nível da árvore);

      • Ao arrastar o perfil de exame para a raiz da árvore, este perfil é associado à todas as Avaliações /Reconhecimentos (último nível da árvore). Não são criadas associações diretas aos riscos;

      • Ao passar o mouse em cima do ítem na árvore, é apresentado mensagem tooltip com dados complementares (controle de medição, data início e fim da medição).

    • Se for vinculado algum perfil de exame que contenha exame do tipo “Mudança de Função”, antes de avançar a etapa, é exibido um alerta informando o usuário que na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada;

    • Ao executar o processo, são criados e excluídos registros de vínculo entre os riscos/níveis/reconhecimento/avaliação de riscos/funcionários e pessoas aos perfis de exame de acordo com as escolhas feitas pelo usuário;

       

    • Após a execução, está disponível um log contendo informações sobre todos os vínculos que foram criados ou removidos durante a execução do assistente;
       
          

    • Para fins de esclarecimento, este assistente terá o funcionamento semelhante ao atual Assistente de Associação de Perfil.

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2.4

- Req.3

- Alertas para Exames do tipo "Mudança de Função"

Alerta sobre impactos de exames do tipo "Mudança de Função" em perfis de exames.

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2.4.1 - Objetivo

Conseguir ter Informar ao usuário para que ele tenha ciência que da próxima vez que o assistente de geração Geração de exames pendentes Exames Pendentes for executado, todas as pessoas (funcionários) expostas ao risco/perfil terão a pendência gerada.

Observação: Para a Previdência,"Mudança de Função" é toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a exposição do trabalhador à risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudança. No SSO, "Mudança de Função" é qualquer :

    • Qualquer inclusão de um novo exame no perfil de um funcionário.
Portanto
    • Qualquer inclusão de um novo Risco no mapeamento do funcionário.
       Portanto, mesmo se não houve alteração na função ou seção, mas houve a necessidade de um novo exame, é
necessário gerar
    • gerado exames pendentes com o motivo mudança de função.

2.4.2 - Critérios

    • No cadastro de perfis de exames, sempre que entrar um novo exame do tipo “mudança de função”, é alertado ao usuário que na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada;

    • No cadastro de Associações PCMSO x PPRA, sempre que forem associados perfis de exames que contenham exames do tipo “mudança de função”, é alertado ao usuário que devido à existência de um exame do tipo “mudança de função”, na próxima execução da geração de exames pendentes, todos os funcionários expostos àquele perfil terão a pendência gerada.

2.5 -

Req.8 -

Visualização de Exames associados ao PPRA

Permite visualizar listagem de exames associados ao PPRA.

2.5.1 - Objetivo

Conseguir visualizar todos os exames que estão associados ao PPRA, bem como o tipo de vínculo, risco, nível e perfil de exame.

2.5.2 - Critérios

    • Anexo em Reconhecimento/Avaliação de Riscos que exibe todos os exames associados bem como sua origem (risco, nível) e o perfil de exame a que está associado;

    •  Este anexo serve apenas para visualização. Não há nenhum tipo de edição dos dados exibidos, nem inclusão ou exclusão de registros.

2

.6 - Req

.6 - Geração de Exames Pendentes 

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<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Incluir as telas do sistema com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento - É o Detalhamento das Story linkadas no Epic>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

(Opcional)

Procedimento para Utilização

<Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações;

Localização da rotina no menu;

Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;

Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação

Se necessário, utilizar prints de tela>.

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

 

 

 

 

...

Permite gerar exames pendentes para os funcionários considerando as novas possibilidades de associações de exames aos riscos, níveis e rec/aval. 

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2.6.1 - Objetivo

Conseguir ter o correto controle de pendência de exames.

 

2.6.2 - Fluxo Geração Exame Admissional

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2.6.3 - Fluxo Geração Exame Periódico

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2.6.4 - Fluxo Geração Exame Demissional

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2.6.5 - Fluxo Geração Exame Mudança de Função

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2.6.6 - Fluxo Geração Exame Retorno ao Trabalho

Fluxo Geração Exame Retorno ao TrabalhoImage Added