Informações |
---|
|
O cancelamento da venda |
...
será realizada na plataforma E-Commerce |
...
e o TOTVS OMNI faz o envio da Mensagem Única RetailSalesCancellation |
...
, ao TOTVS Protheus Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem, acesse https://api.totvs.com.br/legado Clique no Link: Mensagem Padronizada, depois em Lista de Serviços e busque a mensagem RetailSalesCancellation. |
Produto | Fluxo | Tipo da Mensagem | Versão MSU | Formato |
---|
CiaShopAssíncronaSíncrona | 1.002 | JSON |
TOTVS Protheus | Recebe |
Assíncrona
Pré-requisitos:
Configuração do adapter RetailSalesCancellation. Para detalhes, acesse o link: Cadastro de Adapters / Cadastro De/Para Empresas.
Cancelamento de reserva (Pagamento da venda ainda não confirmado no E-Commerce)
- Neste cenário ainda não temos o pedido integrado no Protheus, somente a reserva integrada.
- Após o cancelamento do pedido no E-commerce, é enviado ao Protheus a mensagem ItemReserve com o evento DELETE, visando realizar o cancelamento desta reserva no Protheus.
- Ao recepcionar a mensagem, é realizado todo o fluxo de cancelamento da reserva e após sua finalização é enviado um response da mensagem ItemReserve ao E-Commerce com o status ok, caso a reserva tenha sido cancelada corretamente.
Dica |
---|
|
Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG). - Mas afinal o que é um Adapter?
O Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (RetailSalesCancellation) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções. - Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.
|
Cadastro do adapter RetailSales
- No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
- Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:
Conector de Widget |
---|
width | 600 |
---|
url | https://www.youtube.com/watch?v=uM359twAGZg |
---|
height | 400 |
---|
|
Informações |
---|
title | Auxilio no preenchimento dos campos |
---|
|
Rotina Protheus | Mensagem | Descrição | Envia | Recebe | Método Protheus | Operação | Condição de envio | Canal de Envio | Versão | Alias | Rota | Formato | LOJA140 | RetailSalesCancellation | Cancelamento da venda | Não | Sim | Síncrono | Todas |
| PAD.APP | 1.002 |
| SUA_ROTA | JSON |
|
Integração do cancelamento de venda
Cancelamento de Venda não Faturada
Dica |
---|
title | Fluxo de Cancelamento de venda não Faturada |
---|
|
...
|
- Após a integração da venda entre
|
...
- TOTVS OMNI x TOTVS Protheus, o cancelamento será
|
...
- enviado da plataforma OMNI ao Protheus.
- A mensagem de cancelamento RetailSalesCancellation será recepcionada e processada, com isso o sistema irá excluir/cancelar os seguintes registros: Orçamento, Venda, Pedido de venda e Titulo a Receber.
- Ao
|
...
- concluir a Exclusão/Cancelamento dos registros de uma venda do tipo retira será gerado e enviado ao
|
...
- TOTVS OMNI a mensagem DocumentTraceAbilityOrder, com o status Cancelado, se a venda cancelada for do tipo Retira, será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetail com o status Cancelado
|
Cancelamento de Venda Faturada
Informações |
---|
|
O status Cancelado não será atualizado no E-Commerce pois ao ter o pedido cancelado na plataforma E-Commerce o mesmo não atualiza o status do pedido |
Cancelamento de Venda Faturada |
|
|
...
- entre TOTVS OMNI xTOTVSProtheus, caso a mesma já esteja faturada ao recepcionar a mensagem RetailSalesCancellation
|
...
- será exibido no Monitor de Transações EAI a seguinte mensagem: Pedido já foi faturado, aguardando processo de devolução manual pelo ERP
|
...
- .
- Com isso será necessário realizar manualmente a devolução do pedido, através da rotina LOJA720 Rotina de Troca. Para realizar a devolução manual, siga o passo-a-passo abaixo.
|
- No modulo Controle de Lojas(SIGALOJA), acesse, Atualizações/ Atendimento/ Rotina de Troca.
- Realize a Devolução da venda, como mostra o vídeo abaixo.
Aguardando UOLOAD do vídeo
Informações |
---|
title | Rastreio da devolução |
---|
|
Após realizar a devolução da venda integrada, será gerada e enviada ao |
...
TOTVS OMNI a mensagem DocummentTraceAbilityOrder, com o status Devolvido. |
...
Informações |
---|
|
O status Devolvido não será atualizado no E-Commerce pois ao ter o pedido cancelado na plataforma E-Commerce o mesmo não atualiza o status do pedido.Caso seja uma venda do tipo Retira, será gerado a mensagem DocumentTraceAbilityOrderRetail com o status Devolvido. |
Aviso |
---|
|
Caso seja gerada NCC para o cliente não existe integração deste processo com a plataforma E-Commerce. |