Histórico da Página
Descrição | Projeto de Curso |
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Observações | O principal objetivo do Projeto de Curso é estabelecer critérios para elaboração de Pré-Projetos e Projetos de Curso verificando a viabilidade econômica, social e tecnológica dos cursos alinhadas às Diretrizes Internas do SENAI, às legislações vigentes e aos critérios estabelecidos pelas Diretorias dos Departamentos Regionais e SENAI CETIQT, Conselho Regional do SENAI, Conselho Nacional do SENAI, Conselho Nacional de Educação e o Ministério da Educação e Cultura. |
Índice |
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Ao receber a demanda por um novo curso na Unidade Operacional, sendo este já ofertado ou não no seu Departamento Regional, o responsável deve abrir um atendimento no TOTVS Educacional Módulo Gestão do Relacionamento com o ClienteAprovações e Atendimento. |
As etapas para a autorização de um novo curso ou curso já existente na Unidade Operacional, deverá seguir as seguintes etapas:
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Após liberado e ofertado durante um período definido por cada Departamento Regional, Unidade Operacional ou Departamento Nacional, o curso poderá passar por uma avaliação para verificar se o mesmo pode ou não, continuar ofertado que seja avaliada a continuidade da oferta na instituição.
ELABORAÇÃO DO PRÉ-PROJETO DE CURSO
As informações referentes ao Pré-Projeto de Curso são cadastradas no Módulo de Gestão do Relacionamento com o Cliente, conforme os passos a seguir:
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As telas que apresentam a descrição "Secretaria" foram alteradas/atualizadas para a descrição "Gestão Pedagógica". A alteração foi sugerida e o Sistema modificado após a elaboração de alguns "prints" de tela deste tópico do material de capacitação. Logo, algumas imagens apresentam a descrição antiga. |
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Clicar no ícone para selecionar o Grupo de Atendimento (Gestão Pedagógica). |
A seguir, o responsável deve selecionar o tipo de atendimento "Projeto de Curso" para iniciar o processo de elaboração do Pré-Projeto via workflow.
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Preencher o "Assunto" para o novo atendimento solicitado na aba "Identificação". Na aba "Acompanhamento", inserir informações referente à solicitação Na aba Parâmetro", inserir as informações pertinentes para o Pré-Projeto de Curso. |
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O exemplo a seguir, refere-se à um novo cadastro de curso na Unidade Operacional, Departamento Regional e Departamento Nacional. Os próximos passos mostram como extrair o Relatório de "Pré-Projeto de Curso do SENAI" e anexar, junto com os outros relatórios, ao workflow (atendimento) no Módulo Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ao término dessas atividades, será apresentado como extrair os seguintes relatórios do Módulo Educacional: Recursos que serão utilizados, dependências (salas, laboratórios, etc), Coordenador(es) para o Curso e Docentes que serão utilizados. Ainda, será necessário extrair um relatório de acervo bibliográfico do Sistema de Gestão Bibliotecária e anexá-lo ao atendimento. |
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Clicar no ícone "Relatório" e selecionar "Pré-Projeto de Curso" para extrair o relatório. |
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Selecionar a opção "Arquivos anexos do atendimento" para anexar os relatórios extraídos do Sistema Educacional. Clicar em "Incluir" para anexar um documento novo. Clicar no ícone para selecionar o documento desejado. |
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A elaboração de um pré-projeto de curso e todas as informações relacionadas a este são cadastradas no Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento.
A seguir, apresentamos o exemplo de um novo cadastro de curso na Unidade Operacional, Departamento Regional e Departamento Nacional.
A inclusão da solicitação é realizada através da guia "Meus Atendimentos", em "Novo Atendimento".
O "Grupo de atendimento" e o "Tipo de atendimento" devem estar associações à "Gestão pedagógica" e "Projeto de curso", respectivamente.
Na aba "Identificação", o responsável pela elaboração do pré-projeto de curso deve identificar em "Assunto" a descrição do atendimento.
Na aba "Acompanhamento", deve-se registrar as informações complementares à solicitação.
Na aba "Parâmetros" devem ser preenchidas as informações relacionadas à oferta de curso, como: unidade, título do curso, área profissional, eixo tecnológico, modalidade, responsável pelo preenchimento, data de início e término do curso, carga horária, turnos, número de turmas, justificativas, dentre outros dados relacionados ao Pré-Projeto de Curso.
Após realizar o preenchimento destes campos, o elaborador deverá anexar, caso necessário, os relatórios referentes ao "Pré-Projeto de Curso SENAI", Infraestrutura, Recursos, Professores e Coordenadores.
Nota | ||
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Os próximos passos demonstram como extrair o Relatório de "Pré-Projeto de Curso do SENAI" e anexá-lo, juntamente com demais relatórios, ao workflow (atendimento) no Módulo Aprovações e Atendimento. Ao término dessas atividades, será apresentado como extrair os seguintes relatórios do Módulo Educacional: Recursos que serão utilizados, dependências (salas, laboratórios, etc.), Coordenador(es) para o Curso e Docentes. É necessário também que seja extraído um relatório do acervo bibliográfico do Sistema de Ainda, será necessário extrair um relatório de acervo bibliográfico do Sistema de Gestão Bibliotecária e anexá-lo ao atendimento. |
Em "Anexos" clique em "Relatórios" e, em seguida, selecione o relatório correspondente ao "Pré-Projeto de Curso" para que o mesmo seja extraído.
Para realizar a impressão ou salvar o arquivo em formato .pdf, clique em "Imprimir".
Após extrair/salvar o relatório, o mesmo deve ser anexado junto aos demais relatórios necessários à elaboração do pré-projeto de curso no atendimento (workflow).
Em "Anexos", selecione "Arquivos anexos do atendimento".
Clicar em "Incluir" para anexar um documento novo.
Através do ícone, selecione o relatório a ser anexo, como por exemplo, os relatórios extraídos do TOTVS Educacional → Educacional.
Após selecionar o relatório a ser anexado, clique em "Salvar".
Assim, todos os relatórios anexados ao atendimento (workflow) estarão relacionados na guia "Arquivos anexos do atendimento", como por exemplo, o Relatório de Docentes, Relatório de Infraestrutura e Relatório de Recursos.
Após anexar os documentos necessários, o elaborador deve enviar o atendimento (workflow) do Pré-Projeto de Curso para aprovação, clicando em "Avançar etapa".
Ao avançar a etapa, o atendimento (workflow) é encaminhado para o responsável pela análise/aprovação do Pré-Projeto, que deve analisar a solicitação e informar o parecer sobre a aprovação.
Dica |
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Para salvar o comprovante do atendimento e visualizar de maneira completa as informações, o usuário deve clicar no botão "Bloco de Notas" e salvar o arquivo do formato .txt. O usuário deve verificar para qual "Grupo" ou "Usuário" o atendimento foi enviado. |
Aviso |
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Os próximos passos mostram como extrair um relatório de Infraestrutura, Recursos, Professores e Coordenadores no TOTVS Educacional. Após os passos de como extrair os relatórios do Sistema do Módulo Educacional, este material de capacitação retornará para o processo de aprovação do Pré-Projeto no Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento. |
EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS DO MÓDULO EDUCACIONAL (PRÉ-PROJETO)
A extração de relatórios do Módulo Educacional, para que sejam anexados ao atendimento (workflow), como: Recursos que serão utilizados, dependências (salas, laboratórios, etc), Coordenador(es) de Curso e Docentes. (É necessário também que seja extraído um relatório do acervo bibliográfico do Sistema de Gestão Bibliotecária e anexá-lo ao atendimento).
Para extrair o relatório com as informações cadastradas no workflow (atendimento) o usuário deve acessar o atendimento desejado (no caso o 229) e clicar em "Anexos -> Relatórios -> Pré-Projeto de Curso SENAI". Primeiramente, o usuário deve acessar o Módulo TOTVS Educacional → Educacional.
Para extrair o relatório de "Professores" e "Coordenadores", em "Currículo e Oferta" selecione o cadastro do professor/coordenador a ser emitido o relatório.
Em "Anexos" selecione o relatório referente ao "Corpo Docente Previsto".
Para realizar a impressão ou salvar o arquivo em formato .pdf, clique em "Imprimir".
Em seguida, também em "Anexos" selecione o relatório referente ao "Coordenador de Curso".
Para realizar a impressão ou salvar o arquivo em formato .pdf, clique em "Imprimir".
EXTRAÇÃO DE RELATÓRIOS DO MÓDULO EDUCACIONAL (PRÉ-PROJETO)
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Aviso |
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Para a extração correta do relatório, os Professores (Docentes) devem possuir em seus cadastros de "Professores" os campos complementares preenchidos com a descrição "Docente" e os coordenadores, apesar de serem cadastrados na opção "Professores", devem ter os campos complementares preenchidos com a descrição "Coordenadores". |
PASSO 5: Clicar em "Imprimir" para imprimir ou salvar em formato pdf o relatório.
PASSO 6: Clicar no Para extrair os relatórios referentes à infraestrutura de atendimento à oferta de curso, na guia: "Currículo e Oferta", selecione o ícone "Auxiliares" e selecionar , em seguida, a opção Recursos "Tipo de Sala" e "Tipo de Recursos".
Para emitir sala para extrair o relatório de Infraestrutura.Para extrair os relatórios de Recursos e Infraestrutura, o usuário deve acessar os cadastros Auxiliares conforme os passos a seguir.
PASSO 8: Clicar em "Recursos" para executar o processo de extração de relatório de recursos.PASSO 7: Clicar ambientes, em "Tipos de Sala", selecione "Anexos", "Relatórios". Em seguida, selecione o relatório dos ambientes utilizados.
Para emitir o relatório de recursos, em "Tipos de Recursos", selecione em "Tipo de Sala" para executar o processo de extração de relatório de infraestrutura.
PASSO 9: Clicar em "Anexos", "Relatórios" e "Ambientes Utilizados". Para Em seguida, selecione o relatório de recursos, o usuário deve seguir os mesmos passos utilizando o cadastro de Recursos e selecionando o relatório de "Recursos Didáticos"
AVISO: dos recursos utilizados.
Nota | ||
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Para a extração correta do Relatório, é necessário o preenchimento do campo complementar "Tipo de Recurso" no cadastro dos recursos da instituição, desta forma, os mesmos podem ser agrupados de maneira adequada para relatório. |
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Após extrair os relatórios, os mesmos podem ser anexados ao workflow (atendimento) conforme os passos anteriores. |
APROVAR PRÉ-PROJETO DE CURSO
Após a elaboração do Pré-Projeto de Curso, o mesmo deve ser enviado para aprovação. O responsável por esta aprovação deve apropriar-se do atendimento para realizar a análise e a decisão em relação a aprovação, podendo optar por:
- Pré-Projeto Aprovado – segue : Segue para a etapa de elaboração do Projeto de Curso;
- Pré-Projeto Aprovado com Ressalvas – o : O workflow (atendimento) retorna para o elaborador realizar os ajustes necessários e enviar novamente reenviar para a aprovação;
- Pré-Projeto Indeferido – o : O Pré-Projeto não foi aprovado e o workflow (atendimento) será finalizado.
O atendimento (workflow (atendimento) seguirá para uma fila no grupo de aprovadores, definidos previamente no Sistema. O responsável deve apropriar-se do atendimento conforme os passos a seguir:
Aviso |
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O cadastro e configuração de atendentes e grupo de atendentes está descrito no Material de Capacitação de Cadastros Básicos no tópico "5.4 CADASTROS NO MÓDULO DE |
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APROVAÇÕES E ATENDIMENTO". |
PASSO 1: Acessar o Módulo de Gestão do Relacionamento com o ClienteAtravés do acesso ao Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, na aba "Meus Atendimentos" e selecionar selecione a opção "Atendimentos na Fila".
Dica |
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É possível entrar na tela dos atendimentos na fila, acessando a opção "Atendimentos" e clicando na tecla de atalho "Atendimento na Fila" , no canto superior direito da tela. |
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O usuário também poderá realizar a busca pelo atendimento utilizando a opção: Pesquisa, na aba "Meus atendimentos".
Dica |
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O usuário pode utilizar diversos tipos de busca/pesquisa no Sistema, conforme apresentado no tópico "5.4.4 FUNCIONALIDADE PESQUISA" no Material de Capacitação de Cadastro Básico. No exemplo, foi utilizado a pesquisa pelo número do atendimento ( |
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229). |
PASSO 3: Selecionar Após buscar o atendimento desejado e dar , através de um "duplo clique" na descrição para abrir o atendimento será aberto.
Em
PASSO 4: Selecionar a opção "Processos" .
PASSO 5: Clicar em selecione "Apropriar-se de um atendimento em uma fila".
Selecione PASSO 6: Clicar em "Executar".
O usuário responsável deve analisar todas as informações pertinentes do Pré-Projeto de Curso nas abas "Identificação", "Acompanhamento", "Dados Adicionais", "Parâmetros" e, caso necessáriosnecessário, os arquivos anexos ao atendimento na opção "Anexos" conforme os passos a seguir:
PASSO 7: Clicar em "Arquivos anexos do atendimento".
Após selecionar a opção de arquivos anexos do atendimento, o Sistema disponibilizará os arquivos anexados no workflow (atendimento), no exemplo, o Sistema lista os arquivos anexados conforme os passos anteriores de elaboração do Pré-Projeto de Curso.
PASSO 8: Selecionar o arquivo e clicar em "Editar", ou dar um duplo clique na descrição do arquivo.
PASSO 9: Após selecionar o arquivo, clicar em "Carregar Documento" para visualizar o relatório anexado.
Após a análise do Pré-Projeto de Curso o responsável deve avançar a etapa e inserir a decisão de aprovação, seguindo os passos:
PASSO 10: Clicar em "Avançar etapa".
PASSO 12: Clicar em "OK" após selecionar o "Status de conclusão da etapa".PASSO 11: Clicar no ícone e selecionar a decisão final ("Condição de conclusão da etapa atual".
PASSO 13: Clicar em "Executar".
PASSO 14: Clicar em "Bloco de Notas" para salvar o comprovante do atendimento, se necessário.
Após a aprovação do Pré-Projeto, o responsável deve elaborar o Projeto de Curso e encaminhar para aprovação. Logo, o mesmo deve abrir o atendimento (Pré-Projeto Aprovado) e dar sequência ao cadastro das informações dos parâmetros do atendimento.
ELABORAR PROJETO DE CURSO
Antes de concluir a inclusão das informações e anexos no workflow, o usuário deve criar a estrutura de curso no Módulo Educacional do Sistema, cadastrando o Curso, a Habilitação, a Matriz Curricular (com o status "Null" (em Branco), o(s) Período(s) da Matriz Curricular, as Disciplinas da Matriz (e seus complementos de 1 a 12), as Disciplinas Equivalentes (se houverem), as Optativas e Eletivas e por fim, se necessário, as Saídas Intermediárias.
AVISO: O passo a passo para cadastrar o Curso, está descrito no Material de Capacitação de Cadastros Básicos e não será apresentado neste material. Apenas, o procedimento para extrair e anexar os relatórios necessários ao atendimento e encaminhar para a aprovação da área responsável.
Após cadastrado o Curso no Sistema, o usuário deve extrair o relatório do Plano de Curso, em "Anexos" da Matriz Curricular, seguindo o passo a passo a seguir:
PASSO 1: Clicar na aba "Currículo e Oferta" e selecionar o ícone "Matrizes Curriculares".
PASSO 2: Selecionar a Matriz Curricular referente ao Curso e clicar em "Anexos".
PASSO 3: Clicar em "Relatórios" e selecionar a opção "Plano de Curso".
AVISO: O usuário deve salvar o relatório, pois o mesmo será utilizado para anexar no atendimento conforme próximos passos.
Após salvar o relatório do Plano de Curso, o usuário deve abrir novamente o atendimento referente ao Pré-Projeto (Aprovado) / Projeto de Curso (Em Elaboração) para finalizar o cadastro das informações do Projeto de Curso e encaminhar para aprovação. Para isso, será necessário anexar o Relatório "Plano de Curso" extraído do Módulo Educacional, além de emitir no próprio atendimento, o Relatório de "Projeto de Curso SENAI", para anexá-lo ao atendimento.
Primeiramente, o responsável deve apropriar-se do atendimento em questão, conforme passos a seguir.
PASSO 4: Clicar em "Atendimentos" na aba "Meus "Atendimentos".
PASSO 5: Selecionar o atendimento referente à solicitação.
PASSO 6: Selecionar a opção "Processos".
PASSO 7: Selecionar a opção "Apropriar-se de um atendimento em um fila".
PASSO 8: Selecionar a opção "Executar".
Após apropriar-se do atendimento, para finalizar o cadastro necessário no workflow (atendimento), o responsável pela elaboração do Projeto de Curso deve preencher as informações na aba "Parâmetros", inclusive o campo "Curso já ofertado no DR?", no qual, deve ser preenchido com a opção "Sim" ou "Não" e informado no campo abaixo o "Curso a ser aprovado", para que sejam emitidas as informações do curso cadastrado no Módulo Educacional.
AVISO: O responsável deve informar se o curso já é ofertado no Departamento Regional e clicar em "Salvar", após salvar, as opções no campo "Curso a ser aprovado" ficarão visíveis, seguindo a lógica abaixo:
- Para curso já ofertados, opção SIM – Lista de todos os cursos ofertados no Departamento Regional que estão cadastrados no Sistema, no qual o elaborador deseja ofertar na sua Unidade Operacional.
- Para cursos não ofertados, opção NÃO – Lista dos cursos não ofertados no Departamento Regional, sendo está opção sinalizada para a criação de um novo curso ou utilização de um curso já cadastrado no Sistema (ex: Curso padrão ofertado/cadastrado pelo Departamento Nacional – Base Template).
DICA: Quando um curso estiver cadastrado com status INATIVO, ele não aparecerá na lista do "Curso a ser aprovado". Se cadastrado com o status ATIVO, aparecerá na lista do "Curso a ser aprovado", quando a opção do campo "Curso já ofertado no DR" estiver marcado como SIM. Para os casos com o status do curso "Null" (em Branco), aparecerá na lista do "Curso a ser aprovado", quando a opção do campo "Curso já ofertado no DR" estiver marcado como NÃO (ex: O curso teve o seu cadastro iniciado, no entanto, nunca foi liberado, por isso o status "Null" (em branco).
PASSO 9: Preencher as informações na aba "Parâmetros", informando se o Curso já é ofertado no DR.
PASSO 10: Preencher as informações na aba "Parâmetros" (Continuação).
PASSO 11: Clicar em "Anexos" do atendimento para extrair o relatório.
PASSO 12: Clicar em "Relatórios" e selecionar "Projeto de Curso".
AVISO: O usuário deve salvar o relatório de Projeto de Curso, pois o mesmo será anexado ao atendimento conforme os passos a seguir.
Para anexar os arquivos do Projeto de Curso, o usuário deve clicar em "Anexos" do atendimento e selecionar a opção de "Arquivos anexos ao atendimento", conforme passos a seguir.
PASSO 13: Clicar em "Arquivos anexos do atendimento".
PASSO 14: Clicar em "Incluir" para anexar um novo arquivo.
PASSO 15: Clicar no ícone para anexar um novo arquivo.
PASSO 16: Após anexar o arquivo, clicar em "Salvar" e "Ok" para retornar a tela de anexos.
PASSO 17: Após anexar os arquivos necessários, clicar em "Salvar" e "Ok" para retornar ao atendimento.
PASSO 18: Após anexar os arquivos, clicar em "Avançar etapa" para enviar para aprovação.
PASSO 19: Clicar em "Executar".
PASSO 20: Clicar em "Bloco de Notas" para salvar o comprovante do atendimento, se necessário.
APROVAR PROJETO DE CURSO
Após enviado para a aprovação, o responsável deve acessar o atendimento para realizar a análise e a decisão em relação a aprovação do Projeto de Curso, podendo optar por:
- Projeto de Curso com Ressalvas – o workflow (atendimento) retorna para o elaborador do Projeto de Curso realizar ajustes e enviar novamente para a provação;
- Projeto de Curso Indeferido – o Projeto de Curso não foi aprovado e o workflow (atendimento) será finalizado (sem chance de revisão);
- Projeto de Curso em Análise pelo Órgão Autorizador – o Projeto de Curso foi aprovado e passará para a etapa de avaliação do órgão autorizador, no qual deve ser acompanhado pelo responsável que aprovou o atendimento nesta etapa. Após o parecer do órgão autorizador, o responsável deve anexar o parecer final no workflow (atendimento) e informar o status da aprovação do Projeto de Curso.
- Projeto de Curso com ajuste solicitado pelo Órgão Autorizador – o workflow (atendimento) retorna para o elaborador do Projeto de Curso realizar ajustes e enviar novamente para a provação;
- Projeto de Curso Indeferido pelo Órgão Autorizador – o Projeto de Curso não foi aprovado pelo órgão autorizador e o workflow (atendimento) será finalizado.
- Projeto de Curso Autorizado – após o parecer final de autorização/aprovação do órgão autorizador, o workflow (atendimento) passará para a próxima etapa e o curso deverá ser disponibilizado para oferta;
AVISO: Nos casos em que o responsável por analisar o Projeto de Curso possuir alçada de aprovação, o Projeto de Curso não precisará passar pela análise do Órgão Autorizador, o mesmo, poderá ser aprovado/autorizado por este responsável, selecionando a opção:
- Projeto de Curso Aprovado.
O workflow (atendimento) seguirá para uma fila no grupo de aprovadores responsáveis, definidos previamente no Sistema, onde o responsável deve apropriar-se do atendimento e realizar a análise para a aprovação ou não do Projeto de Curso.
PASSO 1: Clicar em "Pesquisa".
PASSO 2: Selecionar o atendimento.
Ao abrir o workflow (atendimento), o responsável deve analisar as informações e anexos inseridos ao atendimento e informar o parecer final no campo Acompanhamento / Solução.
AVISO: No exemplo do material, a análise do workflow (atendimento) não passará pela a análise do órgão autorizador, foi considerado o responsável com alçada de aprovação.
PASSO 3: Analisar as informações nas abas do atendimento e clicar em "Processos" para acessar os anexos.
PASSO 4: Selecionar "Arquivos anexos do atendimento".
PASSO 5: Selecionar o arquivo em anexo.
PASSO 7: Clicar em "Ok" para retornar ao atendimento.PASSO 6: Clicar em "Carregar documento" para analisar o arquivo em anexo.
PASSO 8: Após analisar os arquivos e anexos e informações no atendimento, clicar em "Avançar etapa".
PASSO 10: Clicar em "Ok" após selecionar a decisão da análise.PASSO 9: Clicar no ícone e selecionar a "Condição de conclusão da etapa atual", informando a decisão da análise.
PASSO 11: Clicar em "Executar".
AVISO: Após a autorização/aprovação do Projeto de Curso pelo responsável, o usuário elaborador deve habilitar/alterar o status da Matriz Curricular para "Ativo ou Atual". A seguir, o workflow (atendimento) com o parecer final do aprovador responsável.
LIBERAR OFERTA DO CURSO (ALTERAR O STATUS DA MATRIZ CURRICULAR)
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AVALIAÇÃO DO CURSO
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aprovação do Pré-Projeto, o responsável deve elaborar o Projeto de Curso e encaminhar para aprovação. Logo, o mesmo deve abrir o atendimento (Pré-Projeto Aprovado) e dar sequência ao cadastro das informações dos parâmetros do atendimento.
ELABORAR PROJETO DE CURSO
Antes de concluir a inclusão das informações e anexos no atendimento (workflow), o usuário deve criar a estrutura de curso no Módulo TOTVS Educacional → Educacional, cadastrando o Curso, a Habilitação, a Matriz Curricular (com o status "Null" (em Branco), o(s) Período(s) da Matriz Curricular, as Disciplinas da Matriz (e seus complementos de 1 a 12), as Disciplinas Equivalentes (se houverem), as Optativas e Eletivas e por fim, se necessário, as saídas Intermediárias.
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O passo a passo para cadastrar o Curso, está descrito no Material de Capacitação de Cadastros Básicos e não será apresentado neste material. Apenas, o procedimento para extrair e anexar os relatórios necessários ao atendimento e encaminhar para a aprovação da área responsável. |
Após realizar o cadastro de curso, o usuário deve extrair o relatório do Plano de Curso.
Na aba "Currículo e Oferta", selecione "Matrizes Curriculares".
Selecione a "Matriz Curricular" referente ao "Curso" e, em "Anexos", selecione "Relatórios" e em seguida e selecione o relatório correspondente ao "Plano de Curso".
Para realizar a impressão ou salvar o arquivo em formato .pdf, clique em "Imprimir".
Aviso |
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Após realizar a emissão, o relatório deverá ser salvo, pois o mesmo será utilizado para anexar no atendimento conforme próximos passos. |
Após salvar o relatório do Plano de Curso, o usuário deve abrir novamente o atendimento referente ao Pré-Projeto (Aprovado) / Projeto de Curso (Em Elaboração) para finalizar o cadastro das informações do Projeto de Curso e encaminhar para aprovação. Para isso, será necessário anexar o Relatório "Plano de Curso" extraído do Módulo Educacional, além de emitir no próprio atendimento, o Relatório de "Projeto de Curso SENAI", para anexá-lo ao atendimento.
Primeiramente, o responsável deve apropriar-se do atendimento em questão.
Através do acesso ao Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, na aba "Meus Atendimentos" selecione a opção "Atendimentos".
Após buscar o atendimento, através de um "duplo clique" o atendimento será aberto.
Em "Processos" selecione "Apropriar-se de um atendimento em uma fila".
Selecione "Executar".
Após apropriar-se do atendimento, para finalizar o cadastro necessário no workflow (atendimento), o responsável pela elaboração do Projeto de Curso deve preencher as informações na aba "Parâmetros", incluindo o campo "Curso já ofertado no DR?", que deve ser preenchido com a opção "Sim" ou "Não" e clicar em "Salvar".
Após salvar, as opções no campo "Curso a ser aprovado" ficarão visíveis para vínculo, pois é uma informação essencial para que sejam emitidas as informações do curso cadastrado no Módulo TOTVS Educacional → Educacional.
- Para cursos já ofertados, opção SIM: Lista de todos os cursos ofertados no Departamento Regional que estão cadastrados no Sistema, no qual o elaborador deseja ofertar na sua Unidade Operacional.
- Para cursos não ofertados, opção NÃO: Lista dos cursos não ofertados no Departamento Regional, sendo esta opção sinalizada para a criação de um novo curso ou utilização de um curso já cadastrado no Sistema (Ex: Curso padrão ofertado/cadastrado pelo Departamento Nacional - Base Template).
Dica |
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Quando a opção do campo "Curso já ofertado no DR" estiver marcado como SIM, os cursos que estiverem cadastrados com status: ATIVO, serão apresentados ma listagem de Curso a ser aprovado. Assim, cursos cadastrados com o status INATIVO não serão relacionados para vínculo. Para os casos com o status do curso "Null" (em Branco), aparecerá na lista do "Curso a ser aprovado", quando a opção do campo "Curso já ofertado no DR" estiver marcado como NÃO (ex: O curso teve o seu cadastro iniciado, no entanto, nunca foi liberado, por isso o status "Null" (em branco). |
Após registrar as informações, em "Anexos", clique em "Relatórios" e selecione o relatório referente ao "Projeto de Curso" cadastrado.
Para realizar a impressão ou salvar o arquivo em formato .pdf, clique em "Imprimir".
Em seguida, o relatório deverá ser anexado ao atendimento.
Em "Anexos" selecione "Arquivos anexos ao atendimento".
Clicar em "Incluir" para anexar um documento novo.
Através do ícone, selecione o relatório a ser anexado.
Assim, o mesmo será relacionado aos demais relatórios que compõem o atendimento.
Após, selecione "Avançar Etapa" e, em seguida, "Executar".
APROVAR PROJETO DE CURSO
Após enviar o atendimento (workflow) para a aprovação, o responsável deve acessar o atendimento para realizar a análise e a decisão em relação a aprovação do Projeto de Curso, conforme as opções:
- Projeto de Curso com Ressalvas: O workflow (atendimento) retorna para o elaborador do Projeto de Curso realizar ajustes e enviar novamente para a provação;
- Projeto de Curso Indeferido: O Projeto de Curso não foi aprovado e o workflow (atendimento) será finalizado (sem chance de revisão);
- Projeto de Curso em Análise pelo Órgão Autorizador: O Projeto de Curso foi aprovado e passará para a etapa de avaliação do órgão autorizador, no qual deve ser acompanhado pelo responsável que aprovou o atendimento nesta etapa. Após o parecer do órgão autorizador, o responsável deve anexar o parecer final no workflow (atendimento) e informar o status da aprovação do Projeto de Curso.
- Projeto de Curso com ajuste solicitado pelo Órgão Autorizador: O workflow (atendimento) retorna para o elaborador do Projeto de Curso realizar ajustes e enviar novamente para a provação;
- Projeto de Curso Indeferido pelo Órgão Autorizador: O Projeto de Curso não foi aprovado pelo órgão autorizador e o workflow (atendimento) será finalizado.
- Projeto de Curso Autorizado: Após o parecer final de autorização/aprovação do órgão autorizador, o workflow (atendimento) passará para a próxima etapa e o curso deverá ser disponibilizado para oferta.
Aviso |
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Nos casos em que o responsável pela análise do Projeto de Curso possuir alçada de aprovação, o Projeto de Curso não precisará passar pela análise do Órgão Autorizador. Assim, o mesmo poderá ser aprovado/autorizado por este responsável, selecionando a opção:
O workflow (atendimento) seguirá para uma fila no grupo de aprovadores responsáveis, definidos previamente no Sistema, onde o responsável deve apropriar-se do atendimento e realizar a análise para a aprovação ou não do Projeto de Curso. |
Nota | ||
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No exemplo do material, a análise do atendimento (workflow)não passará pela a análise do órgão autorizador, foi considerado o responsável com alçada de aprovação. |
Através do acesso ao Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento, na aba "Meus Atendimentos" selecione a opção "Atendimentos na fila".
Após buscar o atendimento, através de um "duplo clique" o atendimento será aberto.
O responsável deve analisar as informações e os anexos que compõem o atendimento e, em seguida, informar o parecer final no campo Acompanhamento/Solução. Para acessar os anexos do atendimento, selecione: "Arquivos anexos do atendimento".
Para visualizar um documento anexado, selecione "Carregar documento".
Na aba "Parâmetros", verifique as demais informações registradas sobre o atendimento (workflow).
Na aba "Discussão", deverá ser registrado o parecer do atendimento e, se necessário a publicação, deve-se selecionar a "flag" correspondente ao tipo de publicação a ser realizada. Após, clique em "Salvar".
Após, selecione "Avançar Etapa" e, em seguida, "Executar".
Realizadas as análises, selecione a "Condição de conclusão da etapa atual" do atendimento e, em seguida, clique em "Executar".
Aviso |
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Após a autorização/aprovação do Projeto de Curso pelo responsável, o usuário elaborador deve habilitar/alterar o status da Matriz Curricular para "Ativa" ou "Atual" conforme o parecer de atendimento. |
REGISTRAR A LIBERAÇÃO OU SUSPENSÃO DA OFERTA DO CURSO (ALTERAR O STATUS DA MATRIZ CURRICULAR)
Após a autorização/aprovação do Projeto de Curso pelo responsável, o usuário elaborador deve habilitar/alterar o status da Matriz Curricular para "Ativa" ou "Atual".
Através do acesso ao Módulo TOTVS Educacional → Educacional, o usuário deve entrar no cadastro da Matriz Curricular referente ao curso aprovado para realizar a alteração do status.
Na aba "Currículo e Oferta", selecione "Matrizes Curriculares".
Localizada a matriz curricular referente ao projeto de curso, na aba "Identificação" realize a alteração de "Status" da Matriz Curricular.
Nota | ||
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Após alterado o Status da Matriz Curricular, a mesma poderá ser ofertada na Unidade Operacional (Filial) que solicitou a aprovação do Projeto de Curso. Para tal, deverá ser criada a Matriz Aplicada na Filial autorizada |
- Permanecer com o status "Ativa" ou "Atual", ou seja, o Curso está validado e pode ser ofertado na Unidade Operacional / Departamento Regional / Departamento Nacional.
- Alterar status para "Inativa", ou seja, o Curso está descontinuado e não pode ser mais ofertado Unidade Operacional / Departamento Regional / Departamento Nacional.
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