Índice exclude CONTEÚDO
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documento descreve algumas recomendações para melhorar o fluxo do Clock-In em dispositivos Mobile
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Segue recomendações:
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O TOTVS RH Clock-In permite a criação de usuários utilizando dados provenientes dos softwares de RH. Para isso, precisaremos efetuar um mapeamento de uma tabela proveniente do sistema de RH para o Data Model "User".
Para clarificação das diferentes soluções de RH, abaixo é listado uma tabela com as tabelas necessárias para mapeamento. As tabelas são sugestões, podendo ser integrado outra tabela especifica ou explorar outra tabela do produto para criação dos usuários automaticamente.
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title | Tabela especifica para criação de usuários |
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Mesmo que o produto (acima listado) já tenha um mapeamento para criação dos usuários, ainda assim é possível enviar outra tabela e efetuar o mapeamento.
Não é recomendado a alteração de mapeamentos padrão do produto pois os mesmos serão perdidos na próxima atualização do produto.
Informações | ||
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O produto TOTVS RH Clock-In possui uma restrição não permitindo o mesmo usuário com login em múltiplos dispositivos. Desta forma, deverá ser criado um usuário para cada dispositivo (e funcionário) utilizado. |
Agora vamos efetuar o mapeamento da tabela "pfcompl" com o Data Model "User" para criação dos usuários:
Vamos no menu "Connectors" no canto esquerdo (primeiro ícone) e selecione o seu produto (no meu caso eu selecionei o TOTVS RM). Após selecione a tabela com os usuários a serem criados (no meu caso pfcompl):
Depois clique em "Map & Cleanse":
O próximo passo é selecionar o Data Model "User" para que os dados da tabela selecionado sejam enviados para esse Data Model. Esse Data Model tem uma interface padrão com a plataforma Carol para criação/desativação de usuários na plataforma:
Na próxima tela, selecione a opção "Create a new set of mapping rules" para criarmos a regra customizada de criação dos usuários:
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title | Mapeamentos de exemplo |
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Ao final deste documento adicionamos exemplos de mapeamentos que podem ser carregados através da opção "Upload set of mapping rules". Os mapeamentos são arquivos Json que seguem o protocolo especificado pela Carol. Após carregado os mapeamentos pode ser efetuado ajustes nos mapeamentos.
Atente-se que não pode ser alterado mapeamentos padrões, para o Datasul e Pims - sendo que na próxima atualização do TOTVS RH Clock-In os mapeamentos padrões serão carregados.
Com a implantação das pipelines, que utiliza conversão de dados entre as camadas dos dados da Plataforma usando códigos SQL em vez de regras de mapeamentos, os usuários podem ser criados automaticamente quando um novo funcionário for incluído/integrado ao Clock-In.
É possível habilitar a criação automática dos usuários à partir dos settings, na plataforma, assim como o modelo que deve ser utilizado para tal.
Aviso |
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Após a implementação das Pipelines será de suma importância que os usuários cujos funcionários efetuam marcação no Clock In seja criados pelos processos de Geração automática de usuários ou Inclusão de Usuários pelo Backoffice. O envio de invites deverá ficar restrito somente a usuários Administradores que possuem acesso a Carol. |
No último passo, vamos clicar em "Confirm", assim poderemos iniciar a definição das regras para criação dos usuários:
Na tela de confirmação, vamos clicar em "Add Mapping Rules" para iniciar a definição das regras:
Nos próximos passos vamos revisar os atributos necessários para criação e um usuário na plataforma Carol:
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Este atributo pode receber os seguintes valores (através do set value - veja image abaixo):
TENANT_ADMIN_ROLE, APP_ADMIN_ROLE e BUSINESS_USER_ROLE
Para entender o objetivo de cada um dos papéis acima, consulte a documentação aqui.
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Apenas caso o ambiente tenha privacidade de dados (Data Access Level) este atributo deverá ser definido. O valor deste atributo deve ser uma lista, separado por virgula, dos grupos que o usuário deve possuir.
Deve ser informado o nome do grupo criado em Environment Admin.
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Campo obrigatório, define o e-mail para o login.
Não recomendamos a utilização de e-mails fakes (inexistentes). Sugerimos a utilização de alias de e-mails no caso que a criação de e-mails para cada funcionário é impeditivo por custos. Dessa forma, será criado vários pseudo e-mails apontando para a mesma caixa de e-mail, por exemplo:
E esses alias apontando para a mesma caixa de e-mail: [email protected].
Essa caixa de e-mail pode ser gerenciada por um responsável por gerir os alias acima criados.
Verifique com o sei time de infraestrutura ou tecnologia da informação para buscar apoio na criação dos alias de e-mail.
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Este atributo define a senha do usuário. Qualquer atributo pode ser mapeado para definir a senha, como: telefone, matricula, etc.
Abaixo um exemplo do processo:
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O atributo que possui o código da empresa. Caso a unicidade da matricula do funcionaro depende de outro dado (estabelecimento) deve ser considerado a concatenação de ambos atributos.
Veja nesta documentação como o código da empresa é definido para cada produto.
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A imagem abaixo mostra como efetuar o mapeamento de um atributo para alterar o valor, efetuando a definição de um dos valores padrões.
Na etapa "1" é efetuado o mapeamento de um atributo, podendo ser qualquer um atributo "string" (texto). No passo "2" é efetuado a utilização de uma regra de limpeza (selecionado na aba "Functions") para alterar o valor e efetuar a definição do papel correto.
Ao término do mapeamento, podemos clicar em "Map Summary" para visualizar o mapeamento como um todo:
Após podemos clicar em "Publish" para publicar o mapeamento:
Após esse passo os dados serão processados e os usuários criados. Você pode conferir os usuários criados clicando no menu do usuário (canto superior direito) e depois em Environment Admin:
Depois clique em "Users":
Os três pontos próximos ao usuário indica que ele foi criado através da integração com o Data Model User, contendo meta informação associado ao usuário. A meta informação é utilizada principalnente em regras de privacidade de dados.
Ao término você terá os usuários criados automaticamente para todos os registros na tabela "Staging Table" mapeado para o Data Model User.
Abaixo é disponibilizado os arquivos de exemplo para o mapeamento e criação de usuários.
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Conforme descrito nos demais tópicos, a criação de usuários automáticos no Clock-in ocorre através da integração com o ERP e considera-se 2 campos como chaves:
A atualização de informações do funcionário e usuários ocorre através da integração do 2C em que realiza a leitura dos dados atuais do funcionário na Plataforma Carol, não considerando históricos de alterações de determinados campos. Desta forma, ao realizar a alteração destes campos chaves, a plataforma entende como sendo novos usuários a serem criados. Observar os seguintes pontos:
HTML |
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