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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

ProdutoPIMSCS

PIMS C/S

Módulo

Pesagem e Analises  Mat.Prima

Segmento Executor

Agroindústria

Projeto1

A_AGR_DES001

IRM1

PCREQ-8125

Requisito1

PCREQ-8126

Subtarefa1

PDR_AGR_DES001-32

País

( x) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

(Obrigatório)

Objetivo

O objetivo do sistema consiste na no controle da pesagem de palha, porém abrindo novos horizontes para o controle de pesagem de outras matérias prima.

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

Definição da Regra de Negócio

       1- Criação de Parâmetros: Parâmetros / Tabela.

            a. Criar um parâmetro para controlar se utiliza prefixo antes da liberação.

                                                  i.      Seção: RCMP_CAR

                                                 ii.      Entrada: FG_PREFIX_LIBERACAO

                                                iii.     Tipo: C

                                                iv.      Valor: S

                                                 v.      Descrição: Flag p/ habilitar utilização de prefixo na etiqueta de liberação

                                                vi.      Valores Válidos: S - Sim / N - Não      

                                               vii.      Exporta: S

                                               viii.      Cadastrar este parâmetro no PAR_PIMS com o valor padrão de “N”

 

            b. Criar um parâmetro para abrir a tela de digitação do tipo de composição.

                                                  i.      Seção: RCMP_CAR

                                                 ii.      Entrada: FG_DLG_TPCOMPOSI

                                                iii.     Tipo: C

                                                iv.      Valor: S

                                                 v.      Descrição: Flag para habilitar/desabilitar abertura diálogo Tipo de Composição na pesagem de cana

                                                vi.      Valores Válidos: S - Sim / N - Não

                                               vii.      Exporta: S

                                               vii.      Cadastrar este parâmetro no PAR_PIMS com o valor padrão de “N”

 

            c. Criar um parâmetro informando o código do produto cadastrado na tabela MP_PRODUTO.

                                                  i.      Seção: RCMP

                                                 ii.      Entrada: CD_PRODUTO_CANA

                                                iii.     Tipo: N

                                                iv.      Valor: 0

                                                 v.      Descrição: Código do Produto Cana-de-açúcar

                                                vi.      Valores Válidos: Produto válido

                                               vii.      Exporta: S

 

            d. Criar um parâmetro informando o código do produto cadastrado na tabela MP_PRODUTO.

                                                  i.      Seção: RCMP

                                                 ii.      Entrada: CD_PRODUTO_PALHA

                                                iii.     Tipo: N

                                                iv.      Valor: 0

                                                 v.      Descrição: Código de Produto (tabela: MP_PRODUTO) Referente a Produto Palha

                                                vi.      Valores Válidos: Código do Produto Palha

                                               vii.      Exporta: S        

 

        2- Criar tela de cadastro de Parâmetros de Outras Matérias Primas.

            a. Quando for incluído um novo parâmetro na tabela MP_PARAMETROS, incluir o parâmetro na tabela MP_PARAMETROS_PRODUTO por produto. As mesmas regras aplicadas na tela de cadastro de parâmetros vale para os parâmetros de Outras Matérias primas. 

 

            b. Criar o processo de exportação e importação de parâmetros Outras Matérias primas. Na importação de parâmetros quando executar o processo de  importação importar para a tabela MP_PARAMETROS e para a tabela MP_PARAMETROS_PRODUTO por produto.

 

     3- Criação de Parâmetros: Parâmetros / Outras Matérias Primas.

            a. Criar um parâmetro para controlar a unidade medida por produto.

                                                  i.      Seção: MP_RCMP

                                                 ii.      Entrada: CD_UNIMED_QT_PRODUTO

                                                iii.     Tipo: C

                                                iv.      Valor: fd

                                                 v.      Descrição: Código da unidade medida - Tabela (UNIMEDIDAS)

                                                vi.      Valores Válidos: Código     

                                               vii.      Exporta: S                  

 

            b. Criar um parâmetro para controlar a digitação da quantidade de produto na tela de leitura de etiqueta do SPA_OFFLINE.

                                                 i.      Seção: MP_RCMP

                                                 ii.      Entrada: FG_DIG_QT_PRODUTO

                                                iii.     Tipo: C

                                                iv.      Valor: S

                                                 v.      Descrição: Flag para habilitar / desabilitar digitação da quantidade de produto

                                                vi.      Valores Válidos: S - Sim    /    N - Não

                                               vii.      Exporta: S       

 

            c. Criar um parâmetro de peso médio por produto. Será utilizado nos aplicativos ACSA_PRC e ACSA_MP, no objetivo de safra.

                                                  i.      Seção: MP_RCMP

                                                 ii.      Entrada: QT_PESO_PRODUTO

                                                iii.     Tipo: N

                                                iv.      Valor: 400

                                                 v.      Descrição: Peso médio do produto

                                                vi.      Valores Válidos: Peso em KG

                                               vii.      Exporta: N

 

     4- Criação da tela de cadastro de produtos.

            a. Criar a tbl ACSA_MP_tblMPProduto.APP, incluir no aplicativo ACSA_MP na opção Tabelas.

  

            b. Validação de campos informados pelo usuário.

                         i. Código: Código do produto. 

                        ii. Código ERP: Código do ERP.

                       iii. Descrição: Descrição do produto.

                       iv. Tipo Safra: Tipo da safra cadastrada na tabela TIPO_SAFRA. O campo deve conter a opção F4 da tabela TIPO_SAFRA.

                       vi. Prefixo Etiqueta: Prefixo do produto. O prefixo não deve se repetir entre os produtos cadastrados. É utilizado na leitura de etiquetas quando informado Prefixo + Liberação do produto que esta sendo pesado.

                      vii. Densidade média: Densidade média do produto.

                     viii. % Liberação: Utilizado na geração da liberação.

                       ix. Status Liberação: Utilizado na geração da Liberação. O campo deve conter a F4 com as opções de Status: D = Disponíveis, G = Geradas.

                        x. Sorteio: Se faz sorteio ou não do produto. Deve conter a opção F4 com S = Sim e N = Não.

                       xi. Pesagem de Saída.

                            1. Tara Padrão: Se utiliza tara padrão de saída na pesagem de entrada. Deve conter a opção F4 com S = Sim e N = Não.

                            2. Tipo Propriedade Equipamento: Quais tipos de equipamentos podem ser feito a saída por tara padrão. Deve conter a opção F4 com 1 - Próprio, 2 - Terceiro, 3 - Fornecedor e 4 - Alugado.


     5- Criação da tela de cadastro de Parâmetros por produto.

        a. Criar o frm ACSA_MP_frmMpParamProd.APP, incluir no aplicativo ACSA_MP na opção Parâmetros. 

  

             b. Validação de campos informados pelo usuário.

                   i. Produto: O produto deve estar cadastrado na tabela MP_PRODUTO.

                  ii. Seção: Seção do parâmetro cadastrado na tabela MP_PARAMETROS.

                 iii. Entrada: Valor de Entrada do parâmetro que esta cadastrado na tabela MP_PARAMETROS.

                 iv. Valor: Cadastrar o valor de acordo com o produto. O valor não poderá ser nulo.

 

      6-Criação da tela de Objetivo de Safra.

             a. Criar o frm ACSA_MP_frmMPAPT_OBJSAFRA.APP, incluir no aplicativo ACSA_MP na opção Apontamento.

 

             b. Validação de campos informados pelo usuário.

                    i. Safra: Inicializar o campo com as safras da tabela SAFRAS.

                  ii. Fazenda: Inicializar com as fazendas cadastradas na tabela UPNIVEL1.

                 iii. Seção: Inicializar com as seções cadastradas na tabela UPNIVEL2.

                 iv. Produto: Inicializar com os produtos cadastrado na tabela MP_PRODUTO filtrando CD_PRODUTO != do parâmetro Seção RCMP Entrada CD_PRODUTO_CANA onde o código do produto cana é cadastrado na tabela MP_PRODUTO.

 

             c. Editar apenas as colunas:

                   i. Data: Data válida.

                  ii. Ton/Ha: Ao informar as toneladas por hectare calcular a toneladas e quantidade do produto no caso da palha em Fardos. QT_TON_PROD = QT_AREA_PROD * QT_TPH, QT_PROD_ENTR = QT_TPH * QT_AREA_PROD * 1000 e

QT_PRODUTO = fNumberRound( fZero( QT_PROD_ENTR, nQT_PESO_PRODUTO ), "###.##0,00" )

                 iii. Frente: Frente de transporte válida cadastrada na tabela FRENTRANSP. A coluna deve conter a opção F4 .

                 iv. Sistema Colheita: Sistema de Colheita válido cadastrado na tabela SISTCOLH. A coluna deve conter a opção F4.

 

             d. Ao Incluir o objetivo, abrir uma tela para informar a Safra e o Produto.

                      i. Safra: Inicializar o campo com as safras da tabela SAFRAS.

                     ii. Produto: Inicializar com os produtos cadastrado na tabela MP_PRODUTO filtrando CD_PRODUTO != do parâmetro Seção RCMP Entrada CD_PRODUTO_CANA onde o código do produto cana é cadastrado na tabela MP_PRODUTO.

 

              e. Exibir uma tela de inclusão do Objetivo de Safra.

                     i. Informar a Seção filtrar da tabela UPNIVEL2. O campo deve conter a opção F4.

                    ii. Informar o Talhão filtrar da tabela UPNIVEL3. O campo deve conter a opção F4.

                   iii. Informar uma Data válida.

                   iv. Informar as Toneladas por hectare (Ton/ha). Ao informar calcular: QT_TON_PROD = QT_AREA_PROD * QT_TPH, QT_PROD_ENTR = QT_TPH * QT_AREA_PROD * 1000, QT_PRODUTO = fNumberRound( fZero( QT_PROD_ENTR, nQT_PESO_PRODUTO ), "###.##0,00" ).

                    v. Informar a Frente de Transporte, filtrar da tabela FRENTRANSP. O campo deve conter a opção F4

                   vi. Informar o Sistema de Colheita  filtrando da tabela SISTCOLH. O campo deve conter a opção F4.

 

      7- Criação da tela de Ordem de Colheita.      

              a. Criar o frm ACSA_MP_frmMpOrdColh.APP, incluir no aplicativo ACSA_MP em Apontamentos / Ordem de Colheita. Abaixo da opção Objetivo de Safra.

              b. Validação de campos informados pelo usuário.

                           i. Data: Data válida para a ordem de corte.

                          ii. Hora: Hora válida para a ordem de corte.

                         iii. Produto: Buscar os produtos da tabela MP_PRODUTO filtrando CD_PRODUTO != do parâmetro Seção RCMP Entrada CD_PRODUTO_CANA.

                         iv. Sist. Colheita: Informar a Frente de Transporte, filtrar da tabela FRENTRANSP. O campo deve conter a opção F4

                          v. Fren. Transp: Informar o Sistema de Colheita  filtrando da tabela SISTCOLH. O campo deve conter a opção F4.

                         vi. Distribuição de Carga: Se faz distribuição de cargas por talhão. Deve conter a opção F4 com S = Sim e N = Não.

                        vii. Seção: Filtrar da tabela UPNIVEL2. O campo deve conter a opção F4.

                       viii. Talhão: Filtrar da tabela UPNIVEL3. O campo deve conter a opção F4.

                         ix. Área: Informar a área de corte. 

 

      8- Criação da tela de Geração de Liberação.

              a.  Criar o frm ACSA_MP_dlgMPGeraLib.APP, incluir no aplicativo ACSA_MP em Processos / Geração de Liberação.

 

              b. Validação de campos informados pelo usuário.

                     i. Ordem de Colheita: Informar a Ordem que será gerado as liberação.

                    ii. Informar as fazendas inicial e final que será gerado as liberações para a Ordem de Corte.

                   iii. Eventual -> Ordem de Colheita: Informar as quantidade de liberações que serão geradas para as fazendas.cada fazenda.

 

 

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.