Histórico da Página
Índice
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Objetivo
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Problemas de lentidão no fluig TOTVS Fluig Plataforma podem acontecer por diversos motivos, por isso reunimos nesta página algumas formas para identificar e analisar possíveis causas de lentidão.
Pré-requisitos
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Aviso |
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O dimensionamento do ambiente do usuário deve estar de acordo com as especificações do fluigdefinidas. |
Análise inicial
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Conforme o Guia de Performance e Analise do Servidor, a análise inicial deve ser realizada para identificar o ponto exato de lentidão com base na reclamação do usuário.
Para realizar esta análise, deve-se utilizar as ferramentas de rede do navegador, conforme descrito no item Análise Inicial.
Cenários comuns
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Dentro da nossa experiência de atendimento à diversos clientes, identificamos alguns cenários como os mais comuns quando relacionados à lentidão do fluigda plataforma. Abaixo, temos a descrição de cada um deles, bem como as medidas normalmente utilizadas para identificar os fatores que levam à percepção de lentidão.
Na página inicial
Começamos com a avaliação dos tempos de execução dos widgets e, caso existam, das páginas desenvolvidas sobre a plataforma. Essa análise é realizada principalmente através das ferramentas de análise disponibilizadas pelos navegadores, como Chrome e Firefox. Nesta avaliação, buscamos identificar qual, ou quais, recursos estão levando um tempo anormal para responder ou carregar.
Na publicação ou visualização de documentos
Quando a demora é percebida na publicação de documentos, começamos verificando se há execução de eventos personalizados, através do log do servidor. Caso a percepção seja na visualização, também temos a hipótese de eventos personalizados demorando muito para executar. Caso a lentidão seja no visualizador interno, deve-se verificar o seu dimensionamento do mesmo.
Na tela de inicialização de processos
Normalmente identificamos que a percepção de lentidão nesta tela ocorre devido aos mecanismos de atribuição relacionados às atividades iniciais dos processos. Como o fluig a plataforma precisa resolver cada um dos mecanismos para então exibir a lista dos processos aos quais o usuário possui permissão para iniciar, pode haver lentidão neste ponto.
Na abertura da tela de movimentação de processo
Nesta tela, quando o processo está sendo aberto para que usuário possa preencher o formulário, anexar arquivos, etc., normalmente iniciamos a avaliação pelo tempo de execução das requisições através do console do navegador para identificar quais recursos estão demorando para responder. Assim, podemos identificar se o motivo da percepção de lentidão são recursos externos, como bibliotecas JavaScript utilizadas no formulário, ou requisições internas do próprio fluigda própria plataforma.
Caso identificado que são requisições internas, passamos a avaliar o log do servidor em busca da execução de desenvolvimentos como eventos de processos do tipo before e de eventos de formulário (displayFields, enableFields, etc.), consultas à dataset e/ou consultas a serviços externos. Caso a lentidão seja causada pela execução de eventos, sugerimos a revisão dos mesmos para reduzir ao máximo o processamento necessário para execução. Caso a lentidão seja em consultas a datasets, deve-se avaliar se o dataset em questão foi desenvolvido utilizando as boas práticas e também recursos como a sincronização de datasets.
Na movimentação de processo
Quando temos situações onde o envio da solicitação está levando muito tempo, procedemos com uma análise bastante parecida com a analise descrita no item acima, porém agora devemos avaliar eventos de processos do tipo after e eventos de validação de formulários (validateForm, etc.).
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Informações | ||
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Analisando o log
do fluigda plataforma
Para analisar o log estático, recomendamos o uso de uma ferramenta de texto inteligente, como o Notepad++ ou o SublimeText. Para acompanhar em tempo real, podem ser utilizadas ferramentas como o BareTail e o glogg.
Informações |
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A página Mensagens de log para processos tem como objetivo auxiliar o suporte e desenvolvedores da plataforma a ativar e compreender um novo conjunto de mensagens de log que trazem informações relevantes a solicitação Workflow durante as fases de abertura e movimentação passando por eventos de processo e Datasets que venham a ser consultados dentro desses eventos. Os tópicos a seguir irão demonstrar como ativar essas mensagens e farão uma breve descrição de todos os campos retornados. Desta forma, é muito importante que os desenvolvedores conheçam essas mensagens para que possam entender melhor como o fluig Fluig trata e responde a erros durante a execução de processos e desenvolvimentos. |
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Bloco de código | ||||
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11:13:01,280 INFO [com.totvs.technology.foundation.common.JSChronos] (http-pool-threads - 95) CustomizationManagerImpl.invokeFunction.validateForm executou por 1 segundo |
Ativação do log por usuário
Esta é uma ferramenta disponibilizada no fluig na plataforma a partir da versão 1.5.8, pois conforme o Release Notes do recurso, quanto maior o uso da plataforma, mais informações são registradas em seu log, o que torna difícil saber qual usuário efetuou a ação que acarretou em um erro.
Por isso, agora quando um usuário relatar que está com problemas e você está com dúvidas do que está acontecendo, ative essa nova opção e acompanhe todas as informações que vão te auxiliar a fazer o diagnóstico de situações que estejam prejudicando o uso da plataforma para esse usuário. Para conferir, acesse Painel de Controle > Gerais > Controle de log.
O guia completo de ativação e utilização da funcionalidade está disponível na página Controle de log por usuário.