Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

O cadastro de usuário se divide em 5 abas de informações, sendo elas:

Identificação: Esta aba é destinada ao preenchimento de informações de cadastro do usuário, tais como Nome, Data de Nascimento e e-mail, além de permitir o cadastro do endereço do usuário e seus respectivos telefones de contato.

  • Código do Usuário: É gerado automaticamente no momento do cadastro do usuário, será uma das formas de identificar o usuário em processos realizados no sistema.

  • E-mail do Usuário: O e-mail informado se faz necessário para que a biblioteca possa enviar recibos de movimentação, além de outras informações sobre compra de exemplares e alertas de atraso ou disponibilidade de exemplares. Caso seja necessário cadastrar mais de um e-mail utilize o separador "," (Vírgula).

  • Idade do Usuário: A idade do usuário é gerada automaticamente após preenchimento da data de nascimento, o sistema disponibiliza a opção de montar regras de empréstimo com base na faixa etária dos usuários com isso este campo se torna essencial.

Documentos: Aqui serão informados os dados referentes aos documentos do usuário, os documentos disponíveis para cadastro são Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Carteira de Identidade, Identificação Geral (CPF ou Registro Profissional), Carteira de Motorista e Certificado de Reservista, para usuários estrangeiros o sistema disponibiliza uma aba especifica para cadastramento de Passaporte e outras informações a respeito de Visto de Entrada e Imigração.

Dados Específicos: Esta aba é destinada ao preenchimento de dados inerentes às configurações de acesso e utilização do sistema TOTVS Gestão Bibliotecária, aqui será informado o Tipo do Usuário, Situação do Usuário, Validade, RA's ou Chapas associadas e Responsável financeiro, além disso pode-se alterar a senha do usuário ou cadastrar sua biometria.

  • Situação do Usuário: São 4 situações possíveis, usuários "Cancelados" ou "Irregulares" são impedidos de realizar Movimentações de Empréstimo e Renovação, a situação "Cadastro Pendente" indica que o sistema está utilizando Cobrança de Taxa de Cadastro e somente será regularizada com a baixa do lançamento gerado, usuários com a situação Regular têm permissão de acesso garantida de acordo com as regras de empréstimo configuradas.
    • Situação "Cancelado": usuário cancelado após expirar prazo de validade ou aluno que foi desmatriculado do TOTVS Educacional (neste caso deve-se executar o processo de "atualizar situação do usuário/aluno ");
    • Situação "Irregular": usuário com data de validade expirada ou com suspensão em decorrência de multas e atrasos na devolução de empréstimos;

    • Situação "Regular": usuário com acesso permitido ao sistema;

    • Situação "Cadastro Pendente": indica que o usuário não realizou pagamento da taxa de cadastro ou taxa de renovação.

  • Chapas e RA's: Se o sistema estiver utilizando integração com TOTVS Educacional ou TOTVS Gestão de Pessoas será exibido o registro referente ao usuário, podendo ser Aluno, Professor ou Funcionário da instituição.

  • Responsável Financeiro: O cadastro de responsável financeiro somente estará disponível quando utilizar integração com TOTVS Gestão Financeira, o respectivo responsável cadastrado neste campo receberá os lançamentos (multas, taxa de cadastro e empréstimo) gerados para o usuário da biblioteca.

Acesso por Unidades: As filiais/unidades em que o usuário pode acessar serão informadas nesta aba, existe a possibilidade de utilização do parâmetro "Sincronizar acesso às filiais/unidades do usuário do RM com o usuário da biblioteca", a ser configurado em Parâmetros/Configurações | 14.02 - Usuário | 14.02.01 - Usuário da Biblioteca.

Campos Complementares: A utilização de campos complementares de cadastro no TOTVS Gestão Bibliotecária segue a mesma premissa dos campos complementares nos demais sistemas, são campos a serem criados de acordo com a necessidade da instituição que utiliza o sistema, maiores informações podem ser encontradas abaixo, na guia "Veja Também" Globais  Campos Complementares.
A tela de cadastro de usuário disponibiliza também a opção de emitir relatórios para o usuário, estes relatórios podem ser personalizados de acordo com a necessidade da instituição e seguem o padrão TOTVS Reports, maiores informações podem ser encontradas abaixo, na guia "Veja Também" TOTVS Reports.
 


 Informações complementares


Área de interesse do usuário

Atualizar Situação do Usuário

Campos Complementares

Configurar permissões de usuários

Importação de usuários

Inclusão de Perfis para Usuários (Alunos)

Trocar o Tipo de Usuário

 
  

 Como fazer


Gerar Usuário para acesso ao Portal


 Veja também


Campos complementares