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Descrição

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Desenvolvimento TCC

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Observações

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Gestão do TCC

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- Trabalho de Conclusão de Curso

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através do Portal Educacional, possibilita agilidade à realização do cadastro do TCC pelo aluno, bem como interações entre alunos e professores (Orientadores), seja nas solicitações de orientações, acompanhamento e desenvolvimento de trabalhos, envio de arquivos e

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Índice

PARAMETRIZAÇÕES TCC

Demonstraremos abaixo os requisitos necessários para a realização destas atividades via portal. Se faz necessário parametrizações e cadastros no Sistema Totvs Educacional para que no Portal Educacional os usuários possam identificar tabelas e cadastro que serão utilizados em todo o fluxo do processo. Então vejamos abaixo as orientações iniciais.

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inclusão de agendamentos para reunião entre alunos e professores (Orientadores) de forma rápida e prática.

PARAMETRIZAÇÕES - SERVIÇOS GLOBAIS

Para que as atividades relacionadas ao desenvolvimento de TCC possam ser realizadas através do Portal Educacional, é necessário que previamente sejam configuradas as permissões de acesso e envio de e-mails, através do no Módulo TOTVS Serviços Globais.

Deverão ser configurados os seguintes itens:

  • Perfis

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  • de acesso para as novas tabelas do processo do TCC

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  • : Disponível em TOTVS Serviços Globais l Aba: Segurança l Perfil
  • Envio

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  • de e-mails

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  • :Disponível em TOTVS Serviços Globais l Administração l Coligada e TOTVS Serviços Globais l Ambiente l Configuração l Parâmetros l Globais l Envio de e-mails

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PARAMETRIZAÇÕES - EDUCACIONAL

Para que Gestão de TCC siga sua logística corretamente, é necessário que previamente sejam realizados os cadastros e parametrizações essenciais ao processo, através do Módulo TOTVS Educacional l Educacional

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Ambiente l Parâmetros l Educacional

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Os Parâmetros Educacionais do TCC deverão ser configurados a  partir do Processo: 15.07 - TCC, de acordo com os processos definidos pela Unidade Operacional (Filial) para desenvolvimento do TCC

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Em: TCC1/1, configure os processos de acordo com as suas funcionalidades:

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Parametrizar as configurações do Parametrizador: Acesse Totvs Educacional/ Configurações/ Parâmetros/ Etapa 15.07 TCC, veja os conceitos dos parâmetros:

Acesse: TCC 1/2

  • Permitir aceite do aluno para conclusão de reuniões de acompanhamento: Marcando este parâmetro, o professor irá conseguir finalizar uma reunião de acompanhamento somente depois do aceite do aluno.
  • Exibir os participantes da banca para o aluno no portal: Marcando este parâmetro, o aluno poderá visualizar os participantes de sua banca examinadora, ao expandir (mais) os <mais> os detalhes de seu TCC.
  • Enviar versão final dos trabalhos para os participantes da banca: Marcando este parâmetro, quando o aluno postar a versão final do seu TCC, todos os participantes cadastrados em sua banca examinadora (que possuem e-mail cadastrado) irão receber a versão final do TCC por e-mail.
  • Permitir orientações acima do máximo cadastrado para o professor: Marcando este parâmetro, mesmo que no cadastro "Professores/Orientadores por período letivo" esteja definido um número máximo de orientações, o professor poderá ultrapassar esse limite definido.
  • Relatório do aceite da publicação do trabalho final: Informando o relatório de aceite de publicação (que deve ser o relatório "EDUREL0071 - Autorização para publicação do TCC" disponibilizado no book de relatórios do TOTVS Educacional), o aluno poderá imprimir essa autorização, depois de cadastrar o seu TCC no portal.
  • Situação do TCC (Padrão): Essa situação do TCC deve ser informada, pois quando o aluno cadastrar o seu TCC pelo portal, o sistema irá assumir essa situação padrão. Ou seja, quando um aluno cadastrar o seu TCC pelo portal o sistema irá buscar essa situação e cadastrar em seu TCC.
  • Situação de matrícula em disciplina: Essa situação de disciplina deve ser informada, pois quando a situação do TCC for alterada para uma que indique desistência, o sistema irá alterar a situação de matrícula da disciplina (matrícula em disciplina vinculada ao TCC) para essa informada.
  • Motivo de alteração da situação de matrícula em disciplina: Esse motivo de alteração deve ser informado, pois quando a situação do TCC for alterada para uma que indique desistência, o sistema irá usar esse motivo quando alterar a situação de matrícula da disciplina.


AcesseEm: TCC 2/2, configure os processos de acordo com as suas funcionalidades:

  • Tipo de armazenamento: Nesse parâmetro deve-se configurar o tipo de armazenamento que a Instituição de Ensino irá usar, podendo ser: Arquivo da base de dados, Arquivo de algum diretório ou Arquivo no ECM.
  • Diretório de armazenamento: Nesse parâmetro deve-se informar o diretório que os arquivos serão armazenados, quando o tipo de armazenamento for de Arquivo de algum diretório.
  • Tamanho máximo de armazenamento: Nesse parâmetro podemos informar o tamanho máximo dos arquivos que irão ser postados, pois é de extrema importância limitar os arquivos para economizar espaço, seja em disco ou no banco de dados.
  • Extensões de arquivos permitidas (Exemplo: "pdf;ppt"): Neste parâmetro podemos informar as extensões permitidas para postar arquivos referentes ao TCC.

CADASTRAR O TCC - SISTEMA

Cadastros necessários que deverão ser efetuados no Totvs Educacional pela Secretaria Escolar:

Cadastrar as "Disciplinas de TCC", na grade do curso: Módulo Educacional/ Currículo e Oferta/ Estrutura Curricular/ Matrizes curriculares/ Anexo Período/ Anexo Disciplinas da Matriz Curricular.

Neste cadastro, devemos informar todas as disciplinas que serão de TCC, marcando o parâmetro "indica se a disciplina é de TCC. Assim, quando o aluno realizar o cadastro de seu TCC no portal educacional, deverá selecionar uma matrícula em disciplina que seja de TCC para realizar o vínculo com o TCC.

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Cadastrar os professores e orientadores por período letivo: Módulo Educacional/ Atividades acadêmicas/ Acadêmica/ Trabalho de conclusão de curso (TCC) / Professores/ Orientadores por período letivo.

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Cadastrar as linhas de pesquisas: Módulo Educacional/ Atividades Acadêmicas/ Acadêmico/ Trabalho de conclusão de curso (TCC)/ Linha de pesquisa. 

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Associar os professores e as matrizes aplicadas a cada linha de pesquisa.

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Cadastrar os "Status do TCC": Módulo Educacional/ Atividades Acadêmicas/Acadêmico/ Trabalho de conclusão de curso(TCC)/ Status do TCC.

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Aviso

Os status previamente cadastrados não devem ser alterados, pois os mesmos foram parametrizados na Base Template para todos os Departamentos Regionais.

Cadastrar os tipos de participantes da Baca e, cadastrar os "Tipos de TCC": Módulo Educacional/Atividades Acadêmicas/Acadêmico/ Trabalho de Conclusão de Curso(TCC)/Tipos de participantes da bancada, em seguida os "Tipos de TCC".

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Cadastrar os e-mails na matriz aplicada que irá receber os dados de novos participantes de banca, quando o professor realizar o cadastro pelo portal: Módulo Educacional/ Currículo e oferta/ Estrutura Curricular/ Matrizes Curriculares/ Anexo Matriz Aplicada/ Aba TCC. ( Geralmente e-mail da coordenação).

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CADASTRAR TEMA TCC - PORTAL ALUNO

Após as premissas atendidas, o próximo passo é o aluno apresentar o seu tema ao professor orientador. Para realiza-lo, é necessário que o aluno entre no Portal Educacional e execute os procedimentos a seguir.

Para iniciar o processo, primeiramente o aluno deve cadastrar o TCC no Portal Educacional, indicando o “Tema” e a “Linha de Pesquisa”.

  • Inserir “usuário” e Senha” para acessar o Portal.

  • Deverá acessar o menu TCC incluindo: Tema do TCC, a linha de pesquisa, tipo do TCC e a matricula vinculada ao TCC.  (informação) Lembrando que este cadastro poderá ser feito também pela Secretaria via sistema;
  • Após cadastrar  o TCC , o aluno poderá convidar o professor para ser o seu orientador no TCC,  visualizar a banca cadastrada e seus participantes (dependendo de parametrização), cadastrar outros alunos para o TCC em grupo se for o caso.

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Preencher as Informações necessárias e clicar em salvar.


CONFIGURAÇÃO DE DISCIPLINAS DA MATRIZ CURRICULAR

Para que as Disciplinas que estejam relacionadas ao TCC (conforme plano de curso) sejam apresentadas nos Portais dos Alunos e Professores (orientadores), é necessário que ao vínculo da disciplina ao Período da Matriz Curricular esteja selecionado o parâmetro: Indica se a Disciplina é de TCC.

Através da aba: Currículo e Oferta", selecione Matrizes Curriculares e após selecionar a Matriz Curricular desejada em: Anexos, clique em: Período

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A partir do Período, em: Anexos, selecione: Disciplinas da Matriz Curricular

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Selecione o Parâmetro: Indica se a Disciplina é de TCC

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CADASTROS RELACIONADOS À GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DO TCC

Em Atividades Acadêmicas, estão relacionados os cadastros/dados referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

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PROFESSORES/ORIENTADORES POR PERÍODO LETIVO

O cadastro de Professores/Orientadores por Período Letivo deve estar relacionado ao Período Letivo de oferta de curso vinculado ao Número Máximo de Orientações Permitidas

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LINHAS DE PESQUISA

O cadastro das Linhas de Pesquisa deverá conter o Tema e Descrição da mesma.

Para que esteja disponível aos alunos, é necessário que o parâmetro: Ativa esteja selecionado

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Através dos Anexos da Linha de Pesquisa, deverão ser vinculadas as Matrizes Aplicadas e os Professores Orientadores da Linha Pesquisa

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STATUS DOS TCC

O cadastro de Status do TCC deve estar relacionado à sua indicação, para a qual deverá estar selecionado o parâmetro correspondente, sendo:

  • Indica Status Final do TCC
  • Indica Desistência

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Aviso

O cadastro de Status do TCC devem ser previamente realizados e não deverão ser posteriormente alterados, uma vez que os mesmos foram parametrizados na base Template para todos os Departamento Regionais SENAI


TIPOS DE PARTICIPANTES DA BANCA

O cadastro dos Tipos de Participantes da Banca deve estar relacionado ao papel de atuação de cada participante que irá compor a Banca examinador/avaliadora

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TIPOS DE TCC

O cadastro dos Tipos de TCC devem compreender as atividades determinadas para desenvolvimento e apresentação dos mesmos

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ENDEREÇO DE E-MAIL PARA ASSUNTOS DO TCC (MATRIZ APLICADA)

À Matriz Aplicada l Aba: TCC, deverá estar associado o endereço de e-mail para o qual os e-mails relacionados à oferta e desenvolvimento de TCC deverão ser direcionados para atendimento

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REGISTRO TCC - PORTAL DO ALUNO

O registro do TCC pode ser realizado por um aluno que tenha vínculo de matrícula (ativa), em período letivo e disciplina exclusiva de TCC.

Para se inscrever, através do Portal do Aluno, no menu: TCC, ao clicar em: Cadastrar TCC, deverão ser adicionadas as demais informações:

  • Tema do TCC
  • Matrícula vinculada ao TCC
  • Linha de Pesquisa
  • Tipo
  • Autoriza Publicação de TCC

Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE)

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Após, em: Identificador do TCC l Aba: Orientador(es), o aluno deverá associar o Professor orientador desejado e, e, seguida, clicar em: Convidar Orientador.

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ACESSO E ACEITE AO CONVITE DE ORIENTAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR

Ao acessar o Portal do Professor, através do menu: TCC l Convites para Orientação de TCC, o Professor orientador terá acesso ao convite de orientação do TCC.

Tratando-se de um novo convite, este será apresentado com status: Não Aceito.

Para realizar o Aceite ou recusa de um convite de orientação, o Professor orientador deverá clicar em: Editar

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Para registrar o Aceite, o  Professor orientador deverá clicar em: Convite Aceito.

Para registrar a Recusa, será obrigatório o preenchimento do campo: Justificativa.

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AGENDAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE REUNIÕES - PORTAL DO PROFESSOR

O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.

Neste menu, o professor orientador poderá incluir, editar ou excluir agendamentos (reuniões) para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor orientador, incluindo permissão para envio e recebimento de arquivos.

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Quando do registro de interação do aluno ao agendamento realizado pelo professor orientador, o mesmo terá acesso às observações registradas e aos anexo(s) inserido(s) pelo aluno.
Ao clicar em: Baixar Arquivo, o professor orientador terá acesso ao(s) arquivo(s) anexado(s).

Finalizada a interação relacionada ao agendamento, o parâmetro: Reunião Encerrada deverá ser selecionado para sua conclusão.

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ACOMPANHAMENTO DE REUNIÕES - PORTAL DO ALUNO

O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.

Neste menu, o aluno poderá visualizar agendamentos (reuniões) registradas pelo Professor orientador para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor orientador, incluindo registro do aceite, registro de observações e permissão para envio e recebimento de arquivos.

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BANCA AVALIADORA - PORTAL DO PROFESSOR

Concluídas as interações relacionadas ao desenvolvimento de TCC, ao acessar o Portal do Professor, através do menu: TCC l Banca, o Professor orientador deverá selecionar/cadastrar a Banca que irá compor a análise do TCC a ser apresentado pelo aluno.

Ao clicar em: Incluir Banca. vincule as informações:

  • TCC
  • Data e Horário
  • Local da Banca

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Após, ao clicar em "Incluir participante", informe os dados relacionados à pessoa e sua participação. Clique em "Salvar".

Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE).

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Aviso

É importante registrar se a pessoa convidada a compor a Banca é uma Pessoa Externa ou Professor da Instituição.

Neste primeiro momento, deve ser realizado o vínculo de um Professor da Instituição.

RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO - PORTAL DO ALUNO

Finalizado o cadastro e a composição da Banca, o aluno deverá realizar o envio do Arquivo Final do TCC.

Através do Portal do Aluno, através do menu: TCC l Aba: Arquivo Final, ao clicar em: Enviar Arquivo Final, o relatório deverá ser anexado. Após, ao clicar em: Enviar Arquivo, o mesmo será disponibilizado ao Professor orientador..

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RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR

Realizado o envio do "Arquivo final", o orientador receberá via e-mail a notificação de envio, juntamente com o arquivo anexado.

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Considerando a conclusão de todas as etapas de avaliação do TCC e a sua apresentação, o Professor orientador deverá registrar a nota final obtida pelo aluno.

Ao acessar o Portal do Professor, através do menu: Diário de Classe l Seleção de Disciplina l Notas/Faltas de Etapas, será apresentada a tela de registro de nota

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Após selecionar, na coluna: Nota deverá ser registrada a pontuação obtida pelo aluno.

Aplicado o registro, clique em: Salvar

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Aviso

Após registro de nota, a equipe de Secretaria Escolar poderá executar a Apuração de Resultado Final para a Disciplina (TCC), conforme orientações do Manual de Capacitação de Processos Educacionais (Módulo II), no item: Rendimento Escolar

CONCLUSÃO - PORTAL DO ALUNO 

Realizado o processo de apuração de resultados, o aluno poderá consultar no Portal Educacional o status de aprovação final da disciplina TCC

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Aviso

Com o cadastro do TCC no Portal Educacional, este fica com o status “Em Aberto”.

É necessário clicar no ícone “Convidar Orientador” e selecionar o orientador que o aluno deseja para auxiliá-lo no ao longo do desenvolvimento de seu TCC.

Clicar no ícone “convidar orientador”.

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Aviso

Neste momento, o Sistema disponibiliza apenas os professores que foram associados à linha de pesquisa cadastrada que o aluno selecionou.

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Ao selecionar “Convidar professor”, este aparecerá na lista de orientadores cadastrados para o TCC com a situação de “Convite pendente”, até que este o visualize e decida entre as opções de “Aceitar” ou “Recusar”.

Realizado o convite, o próximo passo é o professor acessar o Portal Educacional para dar a sua resposta em relação ao convite.

RESPONDER CONVITE PARA ORIENTADOR DO TCC (PROFESSOR ORIENTADOR)

A seguir, o professor deve acessar o Portal Educacional para visualizar a existência do convite, tratando-se de um novo convite, este possui um status de “Não aceito”. Sendo assim, ele precisa clicar em “editar” na respectiva coluna para aceitar ou não o convite do aluno.

  • O Professor deverá acessar Portal Educacional/ TCC/ Convites para Orientação
  • Ao selecionar “Editar”, o professor visualizará todos os dados do TCC inseridos pelo aluno. Caso o convite não seja aceito, é obrigatório o preenchimento do campo “Justificativa”.
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A seguir, o aluno acessa o Portal Educacional e visualiza que seu convite foi aceito pelo Professor selecionado.

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AGENDAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS REUNIÕES DO TCC

No menu Acompanhamento, o Professor poderá cadastrar, alterar e excluir reuniões de acompanhamento do TCC.

Nela o professor define datas e orientações ao aluno do TCC em questão. Podendo receber e enviar arquivos. Portal Educacional/ TCC/ Acompanhamento. Caso esteja parametrizado o professor aguardará o aceite do aluno.

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O aluno acessa o Portal Educacional/TCC/Acompanhamento, e efetiva o aceite incluindo observações; No botão "enviar arquivo" poderá ser anexado o arquivo para correção ao professor.

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O professor acessa o Portal/ TCC/Acompanhamento edita a Reunião e sinaliza a mesma como encerrada, podendo baixar o arquivo enviado pelo aluno para correção. Basta estender a Reunião e clicar no botão "Baixar Arquivo"

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INCLUIR BANCA AVALIADORA DO TCC

Após as reuniões necessárias e com a necessidade de apresentação do TCC, o professor orientador deve selecionar a banca que irá compor a análise do material a ser apresentado pelo aluno.

  • Incluir o Tema do TCC, data/hora e local, e em seguida incluir os participantes clicando no botão "Incluir Participantes";
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Ao abrir o cadastro, é importante registrar se a pessoa a ser convidada para a banca é um professor da instituição ou uma pessoa externa.

Neste primeiro momento, há o cadastro de um professor da instituição.

ENTREGA FINAL E AVALIAÇÃO DO TCC

A partir do momento em que todas as reuniões agendadas foram realizadas e a banca já está formada, o aluno deve apresentar seu relatório final para avaliação da banca. O aluno deve acessar o Portal Educacional, ir na aba “Arquivo final”, selecionar “Enviar arquivo final” e este será enviado a todos que foram cadastrados na banca, conforme demonstrado a seguir.

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Aviso

Novo!!! Quando o aluno envia o arquivo final, é enviado um e-mail ao orientador com o arquivo em questão. O mesmo somente será visualizado pelo E-mail do Orientador.

Após o dia da apresentação, realização de todas as etapas do TCC e avaliação do trabalho realizado pelo aluno, o professor orientador deve entrar no Portal para inserir a nota do aluno que ficou definida pela banca.

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Aviso

Neste momento é possível realizar a apuração do resultado final da disciplina, processo que é realizado pela Secretaria Escolar, conforme apresentado no processo de “RENDIMENTO ESCOLAR” no Material de Capacitação de Processos Educacionais (Módulo 2).

Após a apuração dos resultados realizado pela Secretaria Escolar, o aluno pode verificar o status de aprovação final da disciplina TCC através do Portal Educacional, conforme os passos a seguir:

Novo!!! Layout Portal do Aluno

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