Histórico da Página
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Descrição
O Aproveitamento de Estudos e
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Observações
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O objetivo do processo é oportunizar ao aluno o aproveitamento de estudos e/ou competências, para fins de prosseguimento de estudos em cursos e programas de Formação básica e Educação Profissional Técnica de Nível Médio no SESI.
Índice |
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Competência é o instrumento que possibilita ao aluno aproveitar estudos previamente realizados, permitindo ao aluno prosseguir com estudos em cursos de Educação Continuada, Programas de Educação Básica e Profissional de Nível Médio.
Aviso |
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As solicitações para Aproveitamento de Estudos e Competências podem ter cobranças de taxas ou não, definidas de acordo com a políticas internas de cada Departamento Regional. |
Informações |
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A solicitação para |
Informações |
A solicitação de Aproveitamento de Estudos e Competências pode ser realizada de duas formas: •Presencialmente no balcão de atendimento (Balcão de Atendimento da Secretaria Escolar (Presencialmente);•ViaPortal Educacional do Aluno.As solicitações de aproveitamento de estudos e competência podem ou não ter a cobrança de taxa, ficando a critério de cada Departamento Regional este tipo de cobrança. |
Presencialmente no balcão de atendimento (Secretaria Escolar)
Realizar Análise da Solicitação (Análise de documento)
Apartir do momento em que a solicitação está concluída, é necessário que o usuário responsável (atendente) acesse o Módulo Gestão do Relacionamento com o Cliente para dar a devida sequência ao atendimento, conforme passos a seguir.
DICA: Será aberta a tela com todos os atendimentos existentes, porém não os que estão na fila para serem apropriados pelo atendente. Sendo assim, é necessário seguir os passos conforme demonstrado a seguir para apropriar-se do atendimento
AVISO: O atendimento quando aberto ficará disponível para o grupo de atendentes pré definido. Para que haja o atendimento, é necessário que o atendente se aproprie do chamado e dê sequência
Após apropriar-se do atendimento, o usuário responsável deve analisar as informações preenchidas e se a documentação está adequada. Se os documentos estiverem de acordo, o usuário deve avançar etapa conforme os passos a seguir.
A partir do momento em que a documentação está OK, é necessário dar sequência ao atendimento. Há a necessidade de Constituir a Comissão Avaliadora
Constituir Comissão Avaliadora
Nos casos que for necessário constituir a comissão avaliadora o usuário responsável deve acessar o Módulo Gestão de Relacionamento com o Cliente e realizar os procedimentos a seguir.
DICA: Será aberta a tela com todos os atendimentos existentes, porém não os que estão na fila para serem apropriados pelo atendente. Sendo assim, é necessário seguir os passos conforme demonstrado a seguir para apropriar-se do atendimento
AVISO: O atendimento quando aberto ficará disponível para o grupo de atendentes pré definido. Para que haja o atendimento, é necessário que o atendente se aproprie do chamado e dê sequência
Neste momento, é necessário selecionar o dia, o horário, o local e os professores que receberão o convite para constituir a comissão avaliadora.
AVISO: Ao finalizar o avanço de etapa, o(s) professor(es) selecionado(s) receberá(ão) um e-mail automático referente à convocação para constituir comissão avaliadora.
Avaliação da Comissão
Após a constituição da comissão e da reunião realizada no seu divido dia, o usuário responsável deve dar continuidade ao atendimento, informando o parecer final da avaliação da comissão, conforme os passos a seguir.
Neste momento, o atendente deverá analisar as informações preenchidas e selecionar a opção adequada, podendo esta ser: “Indeferido”, “Deferido por Análise Documental” ou “Deferido com Diagnóstico”.
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O atendimento estando na etapa “Efetivar Aproveitamento de Estudo”, o atendente deverá acessar o Módulo Educacional e realizar o lançamento de Nota na(s) disciplina(s) aproveitada(s) e em seguida, realizar a alteração de “Situação de matrícula” na disciplina, mudando de “Matriculado” ou “Pré-Matrícula” para “Dispensado”, conforme os passos a seguir no item 6.1.4-Efetivar Aproveitamento de Estudos e Competências.
Efetivar Aproveitamento de Estudos e Competências
ara realizar o lançamento de Nota na(s) disciplina(s) aproveitada(s) e alterar a “Situação de matrícula” na disciplina (mudando de “Matriculado” ou “Pré-Matrícula” para “Dispensado”), o usuário deve acessar o Módulo Educacional e seguir os passos abaixo.
A seguir, o usuário deve realizar a alteração ou inclusão de notas/conceitos na(s) disciplina(s) selecionada(s) e/ou informar o total de faltas que o aluno obteve durante o curso dessa disciplina.
AVISO: A nota deve ser lançada na Etapa Final, ou seja, a nota que será importada para o Histórico Escolar.
Após realizar as alterações/inclusões de Notas/Conceitos e Faltas, o usuário deve acessar a matrícula do aluno e alterar o status da disciplina em que foi solicitado o Aproveitamento de Estudos e Competências, conforme passos a seguir.
Após efetivar o Aproveitamento de Estudos e Competências através do Módulo Educacional, é necessário concluir o atendimento no Módulo Gestão de Relacionamento com o Cliente, preenchendo o campo “Ata de parecer final”.
Concluir a Solicitação
Para concluir o atendimento (solicitação) o usuário deve:
DICA: Será aberta a tela com todos os atendimentos existentes, porém não os que estão na fila para serem apropriados pelo atendente. Sendo assim, é necessário seguir os passos conforme demonstrado a seguir para apropriar-se do atendimento
AVISO: O atendimento quando aberto ficará disponível para o grupo de atendentes pré definido. Para que haja o atendimento, é necessário que o atendente se aproprie do chamado e dê sequência
Via Portal Educacional do Aluno.
A outra alternativa para o aluno solicitar um aproveitamento de estudos e competência, é através do Portal Educacional. Para isso, o aluno deve realizar os procedimentos a seguir.
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• Balcão de Atendimento da Secretaria Escolar (Presencialmente)
Acesse: Módulo Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos | Requerimentos.
Clique duas vezes em requerimento para abrir o Assistente de solicitação de atendimento do TOTVS Aprovações e Relacionamento com o cliente.
Preencha os campos: "Grupo de atendimento": Solicitações de Alunos. "Tipo de atendimento": Aproveitamento de Estudos e Competências (Sem Taxa/Com Taxa). Clique em avançar.
Preencha a aba "Dados do Aluno", clique em avançar.
Preencha "Dados do Atendimento". O aluno pode solicitar a dispensa/Aproveitamento de estudo até de 10 (dez) componentes curriculares no mesmo requerimento. Clique em avançar, em seguida clique em executar.
Clique em executar a etapa.
Após concluído o processo de solicitação, é gerado um Número de Atendimento. A solicitação é integrada ao TOTVS Aprovações e Atendimento para prosseguimento da demanda/solicitação.
Acesse: Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento para avaliação da solicitação (Análise Documental).
Aviso |
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Todos os atendimentos existentes serão listados em Meus Atendimentos | Atendimentos, excetos aos que estão na fila para serem apropriados. Clique no ícone destacado para visualizar os atendimentos em "Atendimento na Fila" (Não Apropriados). O atendente deverá se apropriar do chamado, conforme será apresentado a seguir antes de anexar a documentação da solicitação. |
Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos em Fila
Selecione o atendimento.
Ir em Processos | Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila.
Ao apropriar-se do atendimento, preencha a "justificativa" e em seguida clique em executar.
Aviso |
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Para a avaliação das competências do aluno e posterior deferimento ou indeferimento da solicitação do aproveitamento de estudos é necessário apresentação de documentos que comprovem as habilidades e conhecimentos adquiridos anteriormente, de acordo com o regimento escolar da instituição. |
Selecione o atendimento, clique duas vezes e em seguida:
Acesse: Anexos | Arquivos Anexos do Atendimento.
Clique em: “Incluir” e, após vincular o documento, clique em: “Salvar” depois em "OK". Após documentação anexada, clique em avançar etapa para dar início ao atendimento.
Dica |
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Dentro de Meus Atendimentos | Atendimentos, no ícone é possível alterar o nível de ensino da filial e realizar uma solicitação de atendimento semelhante a realizada através do MóduloEducacional. Conforme descrito a seguir: |
Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos.
Clique em avançar.
Selecione o nível de ensino para ser utilizado dentro dos serviços da Área Educacional.
Após a seleção do nível de ensino, a página é direcionada para o Assistente de Solicitação de Atendimento. Seguindo as mesmas etapas já descritas anteriormente.
Nota |
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Em caso de dúvida, retorne acima ao Assistente de Solicitação de Atendimento do TOTVS Aprovações e Relacionamento com o Cliente", no Módulo Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos | Requerimentos. |
Aviso |
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Quando houver necessidade de pagamento de taxa, o responsável pelo atendimento só deve iniciá-lo após confirmação pelo Setor Financeiro do pagamento. |
Após realizar a apropriação de um atendimento em uma fila e anexação da documentação, a próxima etapa será a "Conferência da Documentação" referente a solicitação do Aproveitamento de Estudos e Competências. Para consultar a documentação do aluno, o usuário deverá acessar o atendimento em:
Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos | Anexos | Arquivos anexos do atendimento.
Observação: O responsável (atendente) deverá analisar a documentação encaminhada. Caso os documentos não estejam completos/corretos, o responsável pelo atendimento deverá entrar em contato com o aluno por telefone ou e-mail antes de classificar o atendimento como “Indeferido”, pois ao fazê-lo, a solicitação será concluída, e o aluno não poderá reabri-la. Se houver pagamento de taxa, ele terá pago desnecessariamente.
Selecione o atendimento e avance a etapa.
Observação: Se os documentos estiverem completos/corretos, o fluxo será "Documentação OK", o próximo passo será constituição de uma comissão de docentes para analisá-los. O responsável pela Comissão Avaliadora, deverá seguir as etapas para "Constituir Comissão Avaliadora".
Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos
Para “Constituir a Comissão Avaliadora”, selecione o atendimento, na aba: Parâmetros, informe até 05 professores para compor a “Comissão Avaliadora, e preencha os demais campos:
● Data;
● Horário;
● Local.
Nas abas: “Acompanhamento” / “Discussão”, registre a observação quanto a execução do processo. Após, clique em: “Salvar”.
Clique: “Avançar Etapa", para realizar a “Convocação da Comissão Avaliadora”.
Aviso |
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Concluído processo, os professores selecionados receberão e-mail sendo convocados para constituírem Comissão Avaliadora. |
Clique: “Avançar Etapa”, para acessar a etapa seguinte do processo, onde a comissão avaliadora irá proceder à análise documental.
Avance a etapa e clique em executar.
Nota |
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Constituída Comissão Avaliadora com suas resoluções concedidas, cabe a comissão analisar informações/documentações inseridas e informar ao atendimento para prosseguir o processo. |
Informações | ||
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Após a análise da solicitação do aluno, a comissão avaliadora definirá umas das 03 condições apresentadas para a conclusão do atendimento.
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Selecionada a condição adequada, clique em: “Executar”.
Informações |
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A opção “Indeferido” encerra o atendimento/solicitação. |
Os participantes da Comissão de Avaliação recebem um e-mail de notificação. O responsável por convocar a Comissão de Avaliação deverá aguardar o seu parecer, e em seguida, registrar no atendimento, seguindo os próximos passos.
Para “Registrar o Parecer da Comissão Avaliadora”, na aba: “Parâmetros”, registre:
● Parecer da Análise Documental;
● Ata Parecer Final.
Após, clique em "Salvar".
Na aba: "Acompanhamento/Solução", registre a solução do atendimento. Após, clique em "Salvar".
Informações |
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A opção “Deferido por Análise Documental”, direciona a solicitação para o Atendimento na Fila, para seguir o próximo passo de "Efetivar Aproveitamento de Estudo", no Módulo Educacional. |
Aviso |
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A Nota do aluno que será importada para o Histórico Escolar deve ser lançada na Etapa Final. |
INFORMAR NOTAS E FALTAS - (Efetivar o Aproveitamento de Estudo)
Acesse: Módulo Educacional | Educacional | Matrícula e Avaliação | Notas e Faltas | Mais... | Digitação por Aluno | Notas e Faltas de Etapas.
ALTERAR STATUS DISCIPLINA
Acesse:Matrícula e Avaliação | Matrícula | Matrículas.
Acesse: Pesquisar o aluno ir em - Anexos | Matrícula em Disciplinas.
Selecione a(s) disciplina(s):
Selecione o ícone para alterar a situação de matricula da(s) disciplina(s):
Ir emProcessos | Alterar Situação de Matrícula e informar o Motivo da Alteração.
Após a efetivação do "Aproveitamento de Estudo e Competência" no Módulo Educacional, o usuário responsável deve retornar ao atendimento no Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento para concluir/finalizar o atendimento e emitir a Ata de Parecer Final.
Ir emProcessos | Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila.
Após apropriado o atendimento, acesse a aba: “Acompanhamento/Solução”, deve-se registrar o parecer final. Após, clique em “Salvar” e “Avançar Etapa” para concluir o atendimento.
● Preencha Parecer da Análise Documental;
● Preencha Ata Parecer Final.
Informações |
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A opção “Deferido com Diagnóstico", requer a aplicação de avaliação ao aluno. A “Condição de Conclusão” deverá ser registrada na Ata Final, conforme o resultado da avaliação aplicada, sendo elas: |
Neste processo, na aba: “Acompanhamento/Solução”, deve-se registrar o parecer final conforme a avaliação aplicada. Após, clique em “Salvar” e “Avançar Etapa” para concluir o atendimento.
Selecionada a condição adequada, clique em: “Executar”.
Aviso |
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A Nota do aluno que será importada para o Histórico Escolar deve ser lançada na Etapa Final. Para "Efetivar o Aproveitamento de Estudos e Competência", acesse Módulo Educacional | Educacional. Conforme processo descrito acima. |
Solicitação Portal Educacional do Aluno
A seguir, a tela inicial do Portal Educacional do Aluno e o passo a passo para a solicitação.
AVISO: As cores e fontes presentes na imagem acima são personalizadas nos Parâmetros de cada Filial.
Ao entrar no Módulo Educacional, o aluno deve selecionar o Contexto em questão, ou seja, o período letivo e curso/série no qual deseja realizar a solicitação
Informe o Curso, o Tipo do Aproveitamento de Estudos e o Componente Curricular. Marque o Local de Entrega e descreva a Solicitação.
Após clicar em “Solicitar” o atendimento será enviado para a Secretaria Escolar.
Acesse:Menu | Secretaria | Requerimentos.
Selecione Requerimentos Disponíveis | Solicitações de Alunos | Aproveitamento de Estudos e Competências Com Taxa/ Sem Taxa.
Aviso |
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Alguns alunos são isentos do pagamento das taxas de serviço, para esses casos, eles devem selecionar a opção de solicitação sem taxa de cobrança. |
Preencha:Curso | Tipo Aproveitamento de Estudos | Componente Curricular | Professor | Entrega da Solicitação | Solicitação.
Se necessário anexar algum documento à solicitação, o aluno deve acessar a opção “Outras Ações”, em seguida “Enviar Arquivos” e "Adicionar ao Requerimento",
Dentro de requerimentos o aluno poderá acessar "Outras ações" e enviar arquivos, adicionar discursões ou mesmo cancelar o requerimento.
Na aba: Solicitados, o aluno poderá DICA: Na tela a seguir, o aluno pode acompanhar o status das solicitações abertas via Portal Educacional ou as solicitações abertas pelo atendente no balcão de atendimento da Secretaria Escolar.
Após selecionar o atendimento, o aluno poderá acompanhar o andamento e solução propostas para a sua solicitação na aba “Atendimentos”.
Se necessário anexar algum documento à solicitação, o aluno deve acessar a opção “Outras Ações”, em seguida “Enviar Arquivos” e realizar os passos a seguir.
Os documentos anexados ao atendimento, será utilizado para a análise documental da área responsável por avaliar a solicitação de aproveitamento de estudos e competências do aluno.
Após anexar os documentos necessários para o atendimento, o aluno deve clicar em “Salvar” e “Fechar”.
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