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CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Configurações
- Análise das Guias
- Encaminhamento de Análise para outro Departamento
- Auditoria de Anexos Clínicos
- Junta Médica
- Auditoria Participativa
- Demanda por Requerimento
- Interna Saúde
- Inclusão e Geração de Novas Guias pelo Auditor
- Visualização do Histórico de Auditoria no Digitação de Contas
- Interação Auditoria Genérica
- Tela PLSA790V
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Outras Ações / Ações relacionadas
- Tela PLSA790V
- Principais Campos e Parâmetros
- Principais Campos e Parâmetros
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
A Auditoria é um processo vital e de extrema importância na área da saúde, já que visa garantir a conformidade com certos padrões e métricas estabelecidas por órgãos legislativos (Federais, Estaduais e Municipais) ou internos da organização.
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- Análise das Guias
- Demanda por Requerimento
- Auditoria Participativa
- Encaminhamento de Análise para Outro Departamento
- Inclusão ou alteração de Procedimento com Inclusão de Nova Guia
- Interação entre Prestadores e BeneficiáriosAuditoria Genérica
- Validação de Anexos Clínicos
- Junta Médica
- Interna-Saúde
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02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
A) Configurações
Será Será necessário efetuar as seguintes configurações
...
2=Administrativa.
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B) Análise das Guias
Todas as guias geradas no atendimento que possuem eventos que precisam ser auditados, serão encaminhados para a rotina de Auditoria Por Guia. O Auditor deverá efetuar a análise dessas guias e dar um parecer de acordo com os critérios estabelecidos pela Operadora.
Para efetuar a análise das guias é muito simples:
- No módulo Plano de Saúde acesse Atualizações / Auditoria / Por Guia (PLSA790V).
- Selecione a guia a ser auditada.
- Em Outras Ações clique em Reservar/Liberar.
- Na coluna Analisada o status ficará Em análise.
- Clique em Analisar.
- Selecione o procedimento que será auditado e clique em em Parecer.
- No campo parecer, escolha uma das opções disponíveis: Autorizado, Negado ou Em análise.
- Preencha os campos restantes e clique em Confirmar.
- O status do procedimento será alterado de acordo com a escolha do parecer.
- Na coluna Analisada o status ficará como Sim.
C) Encaminhamento
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1. No módulo Plano de Saúde acesse Atualizações /Procedimentos/ Tabela Padrão(PLSA940).
2. Clique na pasta Outros e preencha os campos:
- Requerimento (BR8_REQUER): informe a opção Sim para configurar procedimento de demanda. Na analise de autorização da guia é gerada a crítica “Demanda por requerimento”.
- Participativ (BR8_PARTIC): informe a opção Sim para configurar procedimento do tipo participativa
RDA Cadastro
- No módulo Plano de Saúde acesse Atualizações/Rede Atendimento/Rda-Cadastro(PLSA360).
- Selecione a rede de atendimento e clique na pasta Outros.
- Preencha o campo Aceita Part.(BAU_ACEPAR) com a opção Sob Consulta. Sem essa opção, a guia não é recusada, porém fica disponível no monitor de análise da auditoria.
Observação: é gerada a crítica "Auditoria Participativa" quando os campos Participativ (BR8_PARTIC) e Aceita Part.(BAU_ACEPAR) apresentarem conteúdo igual a Sim e Sob Consulta, respectivamente.
...
de Análise para Outro Departamento
Tem como objetivo determinar para qual departamento as guias serão encaminhadas automaticamente quando forem encaminhadas para Auditoria, de acordo com o parâmetro MV_SETORAT, impedindo que usuários de outros departamentos possam reservá-las indevidamente. Assim, estando o parâmetro preenchido com o código do departamento desejado, toda guia que cair na auditoria já estará encaminhada para este departamento e somente operadores deste setor poderão usar a guia, facilitando o fluxo de trabalho e tornando o processo mais rápido e unificado.
Veja como funciona na prática:
Configurações Básicas
- Devemos configurar os parâmetros e campos utilizados pela rotinaNecessário configurar o seguinte parâmetro:
- MV_SETORAT: Neste parâmetro, iremos informar o código do departamento que irá receber todas as guias encaminhadas para a Auditoria. O código deverá estar de acordo com a tabela genérica BL (Departamento).
- Em seguida, devemos acessar o Protheus e verificar se todos os operadores cadastrados e autorizados a auditar/analisar estão alocados nos setores corretos. Na tela inicial do sistema, vá em acesse Atualizações -> Operadora -> Operadores do Sistema e revise os cadastrospreencha o campo Libera Guia = sim.
- Para os responsáveis de cada departamento, podemos selecionar no combo Libera Guia a opção SIM, pois desta forma, quando um operador reservar uma Desta forma, quando um operador reservar uma guia e não estiver presente, podemos será possível liberá-la para outros auditores, sem a necessidade do operador que a bloqueou.
- Devemos atentar que essa funcionalidade só funciona caso o setor em que a guia está encaminhada seja o mesmo do responsável. Caso a guia esteja reservada para o setor “X”, somente o responsável pelo setor “X” poderá efetuar o desbloqueio, através do botão Reservar/Liberar guia na rotina de Auditoria. Nenhum outro departamento pode liberar, mesmo que possua este acesso.
Encaminhamento Automático
- Para verificar o funcionamento, devemos incluir algum tipo de Guia deInclua uma guia de Liberação/Autorização/Internação, com algum procedimento que deva ser encaminhado para a auditoria. Após a inclusão desta guia, ao salvar, o sistema irá emitir um alerta que a guia foi encaminhada para auditoria.
- Acesse Após isto, vá em Atualizações ->Auditoria -> Auditoria Por Guia.
- Na aba Encaminhamentos, a guia consta encaminhada para o departamento escolhido.
- Desta forma, a guia já está alocada exclusivamente para o departamento escolhido, impossibilitando que qualquer outro departamento tenha acesso a guia. Com
- Caso o parâmetro MV_SETORAT preenchido, sempre que ocorrer um evento de auditoria, o sistema irá adicionar que a guia foi encaminhada para o setor definido no parâmetro e bloquear a guia somente para este departamento, impedindo que outros tenha acesso indevido a guia.Caso o parâmetro MV_SETORAT esteja vazio, qualquer departamento poderá reservar a guia para análise, via Reservar/Liberar do botão Outras Ações.
Liberar guia reservada por outro operador
- Para verificar o funcionamento de liberação de guias, devemos reservar a guia com um usuário e depois, acessar a guia com outro operador que possui acesso para liberar guias.Para reservar a guia, devemos selecioná-la, clicar no botão Outras Ações e depois, clicar reservar, selecione a guia e em Outras Ações clique em Reservar/Liberar.
- Caso algum outro operador tente reservar a guia, o sistema irá emitir alertas, avisando que somente este o operador que reservou a guia possui acesso.
- Se acessarmos esta guia com outro operador, o sistema irá emitir avisos, impossibilitando o acesso.
- Caso o operador que reservou a guia esteja impossibilitado de efetuar a análise da guia, o responsável pelo departamento poderá desvincular a reserva da guia deste operador.
- Para isso o responsável do departamento ira selecionar a guia e clicar em Reservar/Liberar.
- Será apresentada mensagem informando Caso o responsável pelo departamento tente liberar a guia, o sistema irá avisar que a guia está bloqueada por algum usuário (será exibido em letras maiúsculas o nome do usuário) e irá indagar se deseja continuar a liberação. Caso o usuário clique no botão Não, será exibida uma mensagem impossibilitando o acesso, já que optou em não liberar o acesso a guia.outro usuário.
- Para liberar a guia, clique em Sim.
- O Caso a opção escolhida seja SIM, o sistema irá efetuar a liberação da guia, permitindo que qualquer auditor deste departamento possa trabalhar na guia novamente
- Desta forma, mesmo que uma guia esteja reservada por outro operador, caso ocorra alguma necessidade temporal, é possível liberar as guias reservadas, deixando disponíveis para outros realizarem seus trabalhos.
Auditoria de Anexos Clínicos
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D) Auditoria de Anexos Clínicos
Tem como objetivo verificar se existe algum Anexo Clínico vinculado a uma guia ou não. Caso existam anexos que ainda não foram auditados, o sistema irá exibir a quantidade de anexos e suas numerações. Caso todos os anexos já tenham sido foram auditados, o sistema irá informar que todos os anexos da guia já foram auditados e caso não possua anexos, o sistema irá avisar que a guia não possui anexos.
Veja como funciona na prática:
Auditando Auditando guias que possuem Anexos Clínicos vinculados
- Ao adicionar uma guia que necessite ser auditada e também seja incluído uma guia de Anexo Clínico vinculada a esta e que também necessite de auditoria, é necessário que a guia principal e seus anexos necessitem passar por auditoria, pois não é possível auditar a guia principal enquanto houver um Anexo Clínico sem ser auditado
OBS: Anexos Clínicos são inseridos no menu de Anexos Clínicos, que fica em: Atualizações -> Atendimento -> Anexos Clínicos.
- Ao acessar o módulo de Auditoria, veremos no grid todas as guias que foram encaminhadas para auditoria. No caso, iremos localizar a guia principal, clicar nos botões Outras Ações -> Reservar/Liberar, para que o sistema reserve a guia para o nosso usuário.
- Após reservar a guia, devemos clicar no botão Analisar, para que possamos analisar esta guia.
- Surgirá uma nova tela do sistema, mostrando um ou mais procedimentos da guia que estão para análise da auditoria e suas críticas.
Ao clicar no botão Parecer, o sistema irá efetuar os filtros necessários, para verificar se existem ou não guias de anexos vinculados a guia selecionada. Caso exista alguma guia vinculada, o sistema irá exibir um alerta, para sinalizar ao auditor que existem Anexos Clínicos que ainda não foram auditados e que não é possível prosseguir enquanto estas não forem auditadas.
Ao surgir um alerta informando que existem guias de Anexos Clínicos que ainda não foram auditadas, caso o auditor pressione o botão Não, o sistema não irá efetuar nenhuma operação, pois enquanto houver Anexos Clínicos pendentes de auditoria, não será possível dar um Parecer desta guia.- Caso o auditor clique no botão Sim da mensagem, o sistema irá filtrar todas as guias de Anexos Clínicos pendentes de auditoria e trará na tela principal do módulo de auditoria.
- Basta apenas fechar esta tela de Análise que está aberta e proceder com a auditoria das guias de Anexos Clínicos normalmente. Audite todas as guias filtradas, para que seja possível liberar a guia principal.
- Após auditar todas as guias de Anexos Clínicos ou caso deseje continuar mais tarde, para que o sistema volte a exibir todas as guias, basta apenas clicar no botão Outras Ações e depois clicar em Atualizar Browse. Para facilitar o trabalho do auditor, ao clicar neste botão, ele trará todas as guias na tela, mas trará a guia principal já selecionada, bastando apenas efetuar a auditoria desta normalmente.
Verificar se a guia possui Anexos Clínicos Vinculados
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- auditado.
- Clique no botão Analisar, para efetuar a análise da guia.
- Ao clicar no botão Parecer, o sistema irá efetuar os filtros necessários, para verificar se existem ou não guias de anexos vinculados a guia selecionada.
- Caso exista alguma guia vinculada, o sistema irá exibir um alerta, para sinalizar ao auditor que existem Anexos Clínicos que ainda não foram auditados e que não é possível prosseguir enquanto não forem auditados.
- Ao clicar em Sim, o sistema irá filtrar todas as guias de Anexos Clínicos pendentes de auditoria.
- Audite todas as guias filtradas, para que seja possível liberar a guia principal.
- Após auditar todas as guias de Anexos Clínicos ou caso deseje continuar mais tarde, para que o sistema volte a exibir todas as guias, basta clicar em Outras Ações e selecionar a opção Atualizar Browse.
- Será apresentada todas as guias na tela, mas trará a guia principal já selecionada, bastando apenas efetuar a auditoria desta normalmente.
Verificar se a guia possui Anexos Clínicos Vinculados
- Para verificar se a guia possui Anexos Clínicos vinculados, basta selecionar a guia desejada, clicar em Outras Ações e selecionar a opção Possui anexos vinculados?
- O sistema irá efetuar uma busca de guias vinculadas a guia principal. Caso haja guias vinculadas que ainda não foram auditadas, o sistema irá exibir um alerta, indicando a quantidade e o número das guias que estão em aberto.
- Caso haja guias vinculadas com a selecionada, mas todas já foram auditadas, o sistema irá emitir outro aviso, indicando que todas as guias vinculadas já foram auditadas.
- Caso não haja guias vinculadas com a selecionada, o sistema irá emitir outro alerta, sinalizando que a guia selecionada não possui anexos clínicos.
E) Junta Médica
Tem como objetivo definir quais os departamentos podem instaurar e criar os documentos de Junta Médica, bem com efetuar a edição dos dados que são exibidos para geração das cartas de Junta Médica.
Permite que a operadora sinalize que determinada guia está em processo de junta médica. Na tela de Análise de Auditoria o sistema irá permitir que sejam geradas notificações para todos os envolvidos na junta médica. As notificações serão geradas com base em um modelo previamente configurado e serão enviadas via e-mail no formato PDF.
Além de serem enviadas por e-mail, as notificações ficarão disponíveis na base de conhecimento do procedimento e na máquina local do operador (Ambos no formato .DOC).
Será possível a geração de quatro tipos de notificações:
Anexo I - Beneficiário -> Comunicação de instauração de junta médica, enviada ao beneficiário.
Anexo II - Médico Assistente -> Comunicação de instauração de junta médica, enviada ao prestador.
Anexo III - Convocação para junta Médica -> Convocação para Realização de Junta Médica, enviada ao Beneficiário e Prestador.
Anexo IV - ATA -> Ata da Junta Médica, enviada ao Beneficiário e Prestador.
O texto presente nessas notificações podem ser alteradas pelo usuário alterando o arquivo .DOT correspondente.
Para efetuar o processo de Junta Médica, será necessário efetuar as seguintes configurações:
Parâmetros
Antes de configurar os parâmetros abaixo, deverá ser criada uma pasta no servidor dentro da pasta de instalação do sistema. (É possível verificar a pasta de instalação dentro do arquivo appserver.ini na chave RootPath) onde serão armazenados os modelos .DOT que serão utilizados para geração das notificações. No conteúdo padrão enviado abaixo, é necessário criar a estrutura de pastas JNTMED -> Modelos dentro da pasta de instalação do Protheus.
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017).
- Configure o parâmetro MV_SETJNMD, e insira os valores dos departamentos que podem instaurar a Junta Médica e que terão acesso aos menus de criação das cartas de juntas. O valor inserido deve ser de acordo com o código dos departamentos que estão na tabela BL - Departamento (tabela Genérica). Caso o usuário não esteja alocado num dos departamentos que tenham acesso, as opções de Instaurar Junta Médica e cartas não ficarão habilitadas.
- Ou seja, se o departamento de código 003 (Junta Médica) e o de código 010 (Auditoria Médica) podem instaurar e gerar as cartas de Junta Médica, basta apenas no parâmetro informar 001, 010. Se houver mais setores, informe os códigos, separados por vírgula.
- Configure o parâmetro MV_MODJNTM e insira o caminho do servidor da pasta onde estão os modelos dos arquivos.DOT de Junta Medica.
- Configure o parâmetro MV_CTRJNM e insira o caminho onde os arquivos serão salvos na maquina do usuário no final da geração de arquivos de junta Medica.
Sinalizador
Para o envio de e-mail será necessário a configuração de um sinalizador, para isso:
- Acesse a tela Atualizações/Rede de Atendimento/Sinalizadores (PLSPRO02).
- Cadastre um novo sinalizador, ao salvar o sistema irá perguntar se deseja gerar o HTML referente a esse sinalizador, clique em “Sim”.
Schedule para limpeza de temporários
Para envio dos arquivos de anexo o sistema gera arquivos *PDFs temporários e esses arquivos só podem ser apagados após o envio do e-mail. Afim de evitar que os arquivos sejam apagados sem que os e-mails tenham sido enviados, foi criada uma rotina que deverá ser chamada a partir do schedule para realizar a limpeza da pasta temporária. Essa configuração é opcional mas recomendada para que esses arquivos temporários não ocupem espaço de disco.
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010).
- Posicione no Menu Agendamentos -> Cadastro.
- Inclua um novo agendamento para a rotina PLSJNTJB, essa rotina irá apagar os anexos temporários (Recomenda-se que o schedule seja programado para apagar os anexos semanalmente).
Procedimento para Utilização
- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações/Auditoria/Auditoria por Guia (PLSA790V).
- Selecione a guia que deverá entrar no processo de junta médica.
- Em Outras Ações, escolha a opção “Instaura\Libera junta médica”.
- Clique no botão “Analisar”.
O sistema irá abrir a tela de Análise da Auditoria.
- Ao clicar em Outras Ações, o sistema apresentará os templates para a geração da carta e irá exibir um dialogo com os campos conforme cadastro. O auditor terá a possibilidade de alterar aquilo que acha necessário nas cartas de convocação.
- Serão apresentados os seguintes Templates:
Anexo I - Beneficiário - Irá exibir as informações básicas do beneficiário/procedimento para conferência.
Anexo II - Médico Assistente - Irá exibir as informações básicas do prestador/procedimento para conferência.
Anexo III - Convocação - Irá exibir o e-mail do prestador e beneficiário para conferência e irá solicitar que sejam preenchidos o nome do prestador a ser convocado, a data de convocação e horário de convocação.
Anexo IV - Ata - Irá exibir o e-mail do prestador e beneficiário para conferência e irá solicitar que sejam preenchidos a data/horário que ocorreu a junta médica, o nome dos prestadores e nome dos médicos indicados.
7. Após confirmar as informações de cada template, o sistema irá realizar a geração do arquivo (*.DOC), na base de conhecimento e na máquina do operador, e enviará um e-mail às partes interessadas.
8. Após a análise da Junta Médica, é possível efetuar o parecer da guia.
F) Auditoria Participativa
Utilizada quando a guia tem procedimento participativo. Nela está disponível o item Enviar EMAIL, para o operador agendado.
Exemplo: procedimento que necessita do acompanhamento de um auditor interno na sala de cirurgia ou que ele fique aguardando fora dela.
Para a utilização da funcionalidade é necessária a configuração dos campos BAU_ACEPAR e BR8_PARTICA.
- Acesse a Rotina Atualizações/Tabela Padrão/Aba/Outro.
- Altere um procedimento e preencha o campo Participat (BR8_PARTICA) = "Sim" para gerar a crítica "Auditoria Participativa" no atendimento.
Acesse Atualizações/Rede de Atendimento/Rede de Atendimento(RDA).
Altere uma RDA . Na aba Outros, altere o conteúdo do campo Aceita Part. (BAU_ACEPAR) = Sob-Consulta.
Acesse Atualizações/Atendimento/Liberação SADT e inclua um atendimento.
Informe a RDA e o procedimento que foram configurados.
Ao selecionar o procedimento será apresentada a crítica 574 - Auditoria Participativa.
Na confirmação, a guia será encaminhada para a Auditoria.
Acesse Atualizações/Auditoria/Auditoria Por guia
- Localize a guia e clique na pasta Participativa.
- É possível incluir participativa, excluir participativa ou enviar e-mail para o operador agendado.
- Para incluir uma participativa, basta clicar em Incluir, preencher os campos de acordo com a necessidade e confirmar.
- Em Outras Ações é possível visualizar ou excluir demanda.
- Para visualizar quais procedimentos são de auditoria participativa, clique em Analisar.
- Corra a barra de rolagem até o final e verifique na coluna Partic. se o procedimento é participativo.
- Caso exista uma participativa criada e a realização da auditoria participativa ainda não foi confirmada, no momento da análise do procedimento participativo, é apresentada a mensagem: Este procedimento possui um agendamento de análise participativa.
G) Demanda por Requerimento
Utilizada quando a guia tem pelo menos um procedimento de demanda por requerimento.
Exemplo: solicitação de passagem aérea para atendimento em outro Estado.
- Acesse a Rotina Atualizações/Tabela Padrão/Aba/Outro.
- Altere um procedimento e preencha o campo Requerimento (BR8_REQUER) = Sim
- Na analise de autorização da guia é gerada a crítica “Demanda por requerimento”.
Acesse Atualizações/Auditoria/Auditoria Por guia
- Localize a guia e clique na pasta Demanda.
- É possível incluir, alterar, excluir e visualizar uma demanda.
- Clique em Incluir.
- Insira o código do tipo do processo e confirme.
H) Interna Saúde
Analise da auditoria interna.
Exemplo: auditor interno (na maioria das vezes um médico) analisa as autorizações efetuadas pelos auditores (técnico, operacional ou administrativo).
Obs: Com a opção de interna-saúde habilitada, não será possível reservar a guia.
- Acesse a rotina Atualizações /Operadora / Operador Sistema
- Configure o campo Interna-Saud (BX4_INTSAU) = sim
- Acesse Atualizações/Auditoria/Por guia.
- clique na pasta Inerna-Saúde.
- Serão apresentadas todas as guias que já foram auditadas.
- Selecione uma autorização e clique em Avaliação.
- Será apresentada uma tela com dois grides: Avaliação da Interna Saúde e Análise do Auditor.
- No gride Análise do Auditor, contem todas as informações referentes à análise feita pelo auditor.
- Para efetuar a Avaliação da Interna Saúde é necessário preencher os campos Inconsistenc.
- De acordo com a opção selecionada, o campo Tp Parecer é alterado e os campos Tp Inconsist e Obs. Saúde são habilitados para utilização.
- Se o campo Inconsisten for preenchido com "sim" preencha os campos Tp Parecer (Tipo do Parecer do Auditor), Tp Inconsist (Tipo de Inconsistência) e o Obs.Saúde (Observação do Auditor Interna Saúde).
- Após processo de análise do Auditor Intena Saúde, clique em Confirmar.
Observações:
- Enquanto estiver habilitado a opção de visualização da auditoria, não será possível utilizar a opção de interna-saúde.
- Enquanto estiver habilitado a opção de visualização da auditoria, no ações relacionadas da auditoria apenas as opções banco de conhecimento e relacionados estarão disponíveis.
- Enquanto estiver habilitado a opção interna-saúde, no ações relacionadas da auditoria apenas as opções banco de conhecimento, relacionados, alt. Prioridade, neg. participação, transf. p/ demanda e Part. Honorários médicos Itens estarão disponíveis.
I) Inclusão e geração de nova guia pelo auditor
Permite que o auditor gere uma nova guia, caso determinado procedimento esteja incorreto ou incoerente. Será possível negar este procedimento e caso seja necessário, poderá gerar uma nova guia, que trará os procedimentos da guia original. O auditor poderá apontar quais procedimentos são os corretos ou coerentes com o caso em questão. Após a geração da nova guia, a anterior é cancelada no sistema e tudo será baseado na nova guia, onde o prestador será comunicado por e-mail desta nova guia gerada pelo auditor.
Caso o auditor exclua o procedimento, deverá lembrar que não será possível manter o histórico do parecer dado no procedimento excluído. Desta forma, o auditor deverá criar controles para manter este histórico, pois ao excluir o procedimento, não será possível manter este vínculo.
Para esse processo, será necessário efetuar as seguintes configurações:
Parâmetros
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017).
- Configure o parâmetro MV_MOTTISS e indique um código padrão da TISS para negar as guias que serão recriadas na auditoria.
- O Workflow do sistema deve estar configurado e operacional, para o envio de e-mails aos prestadores.
Acesse Atualizações / Rede de Atendimento / Sinalizadores e crie um sinalizador (e-mail) que será enviado ao prestador. quando for efetuado o processo de cancelamento e inclusão da nova guia alterada pelo auditor
- Acesse Atualizações / Operadora / Operadores do Sistema (PLSA980), e configure o campo BX4_PROAUD, deve estar como SIM.
Procedimento para Utilização
- No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Auditoria / Auditoria Por Guia (PLSA790V).
- Selecione a guia e cliquem em Analisar.
- Caso o auditor tenha acesso para gerar uma nova guia, em Outras Ações, será habilitado a opção Incluir.
- O Auditor deverá se atentar para as seguintes regras:
Caso opte em dar o parecer na guia atual, antes de gerar uma nova:
1.2.Caso a guia conste apenas um exame para dar Parecer, ele não deverá realizar nenhuma operação caso veja a necessidade de gerar uma nova guia.
1.3.Caso a guia conste mais de um procedimento para dar Parecer, o auditor poderá dar parecer nestes procedimentos, mas deverá sempre deixar um procedimento sem Parecer, para gerar uma nova guia.
Caso opte em gerar a nova guia direto
1.2.O auditor poderá gerar a nova guia e dar o seu Parecer nos procedimentos na nova guia gerada.
- Para gera uma nova guia, clique no botão Incluir.
- O sistema irá exibir uma janela com todos os procedimentos que estão incluídos nesta guia. Nestes procedimentos exibidos, o auditor jamais deverá alterar nada, pois já terá negado na auditoria, devendo apenas incluir os procedimentos que julgar corretos para a nova guia.
- Para incluir procedimentos, selecione a Seta para Baixo do teclado, para adicionar uma nova linha.
- Informe os procedimentos e quantidades desejadas.
- Ao clicar no botão Confirmar, será apresentada uma mensagem perguntando se o auditor deseja realmente gerar a nova guia ou não.
- Ao clicar em Sim, o sistema realizará todos os processos para gerar uma nova guia.
- No final, será exibida uma tela para selecionar qual e-mail deseja utilizar como modelo para enviar ao Prestador.
- Ao clicar em OK, o sistema irá efetuar o envio do e-mail para o Prestador, informando sobre a nova guia e o cancelamento da anterior.
- Será apresentada uma mensagem informando que a guia anterior foi cancelada e uma nova foi gerada, exibindo o número desta nova guia.
- A guia anterior fica com o status de cancelada e o registro de auditoria da anterior é deletado, ficando apenas na nova guia.
- Caso a guia anterior tivesse algum parecer, o mesmo seria migrado para a nova guia e caso tivesse Banco de Conhecimento incluído, também seria migrado automaticamente para a nova guia.
J) Visualização do Histórico de Auditoria no Digitação de Contas
Tem como objetivo facilitar a visualização do histórico da guia analisada pela auditoria na rotina de Digitação de Contas.
Veja como funciona na prática:
- Acesse Atualização/ Proc Contas / Digitação de Contas.
- Selecione uma guia que passou por auditoria e em Outras Ações, clique em Reg.Auditoria
- Caso seja uma liberação que foi auditada e dessa liberação conter autorizações, ao posicionar na guia de autorização, o sistema irá retornar os dados da auditoria da liberação e caso a autorização tenha passado por auditoria, irá retornar também essa informação.
- Se a guia posicionada possuir número de liberação, o sistema irá verificar se existe auditoria para essa liberação, além de verificar se existe Anexos Clínicos e/ou Prorrogação de Internação (quando for guia de Resumo de Internação ou Honorários) vinculadas a liberação.
- Se existir guia de internação associada a guia posicionada (pelo campo BD5_GUIINT), o sistema irá verificar se existe auditoria para essa guia também.
- A tela do Registro de Auditoria é apresentada da seguinte forma:
- A parte superior é correspondente a tabela de Auditoria (B53), que exibe todas as guias que passaram pela auditoria e que atendem aos filtros acima explicados.
- A parte inferior exibe o Parecer do auditor, para cada item auditado na guia. No lado direito - ao lado do grid de parecer - se destaca o campo memo, que exibe de forma clara o texto do parecer do Auditor.
K) Interação Auditoria Genérica
Tem com objetivo, permitir que a operadora solicite aos seus prestadores e/ou beneficiários o envio de determinados documentos ou respostas para determinadas dúvidas. As interações inseridas pelo Auditor poderão ser visualizadas pelo Prestador e pelo Beneficiário através do portal WEB, o prestador poderá anexar os documentos solicitados e escrever uma resposta para a operadora, por sua vez, o beneficiário poderá anexar documentos ou arquivos mas, não poderá escrever uma resposta á operadora.
Parâmetros
- Para a utilização da funcionalidade é necessário realizar a criação de um Setor "Fictício" para o Beneficiário e um outro para o Prestador.
- No Configurador (SIGACFG), acesse Base de Dados/Dicionário/Base de Dados/Tabelas Genéricas, e cadastre os novos setores na tabela genérica "BL".
- Ainda no Configurador acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure os seguintes parâmetros:
MV_SETORBF - Indica o setor do Beneficiário
MV_SETORPR - Indica o setor do Prestador
Cadastro de Motivo Padrão
- No Plano de Saúde, acesse Atualizações/Cadastro Contas/Cadastro Motivo Padrão (PLSCMOTPD)
- Será aberta a tela com todos os Motivos Padrão que poderão ser utilizados no cadastro de interação.
- Para incluir um novo, clique em "Incluir"
- Informe os dados necessários e confirme.
Operadores do Sistema
- No Plano de Saúde, acesse Atualizações/Operadora/Operadores do Sistema (PLSA980)
- Altere o campo Alt. Público para "1 - Sim" para permitir que o operador envie interações para Beneficiário ou Prestadores.
Atendimento
- No Plano de Saúde, acesse no menu Atualizações/Atendimento uma das opções:
- Solicitação Sadt/Consulta,
- Solicitação Odontológica,
- Execução Sadt/Consulta,
- Autorização de Reembolso,
- Solicitação de Internação
- Anexo Clínicos.
- Selecione uma guia.
- Em Outras Ações clique em "Interação".
- Na tela será possível incluir uma interação que será visível apenas pelos operadores internos da operadora.
Veja como funciona na prática:
Procedimento para Utilização
- Acesse Atualização\Auditoria\Por Guias (PLSA790V)
- Selecione uma guia.
- Em “Outras ações” clique na opção Interação.
- Será apresentada a tela para incluir uma interação que poderá ser vista por Operadores Internos, Prestadores e/ou Beneficiários.
- Na parte superior da tela é apresentado todos os procedimentos da guia que está em auditoria.
- Selecione os procedimentos que deseja fazer algum tipo de interação/comentário.
- Na parte inferior da tela são apresentados os campos Público, Resposta e Motivo Padrão.
- Se o operador do sistema tiver permissão para alterar o "Público" de destino da interação, ele poderá escolher entre:
- Não selecionar nenhum público - Nessa situação a iteração estará disponível apenas internamente.
- Ambos - A interação poderá ser visualizada por Operadores Internos, Beneficiários e Prestador, contudo, será apenas uma mensagem e não poderá ser respondida por nenhuma das partes.
- Beneficiário- A interação poderá ser visualizada por Operadores Internos e Beneficiários, nesse caso o Beneficiário terá que anexar algum arquivo no portal do Beneficiário para que o processo de Auditoria continue.
- Prestador- Se a caixa de seleção "Resposta" estiver com o valor "Sim", a interação poderá ser visualizada por Operadores Internos e Prestador, nesse caso o Prestador terá que responder a interação no portal do Prestador ou via Call Center para que o processo de Auditoria continue, caso a caixa de Seleção estiver com o valor "Não", o Prestador poderá apenas visualizar a iteração.
9. Informe os campos de acordo com a necessidade, e clique em “Confirmar”.
10. Caso queira visualizar ou inserir mais interações, selecione novamente o mesmo registro, clique em "Outras Ações” e selecione a opção Interação.
12. As interações salvas serão apresentadas na grid.
11. Para visualizar a resposta do Prestador/Beneficiário é necessário dar dois cliques em cima da iteração desejada na opção "Histórico de Interações"
...
.
03. TELA PLSA790V
Outras Ações / Ações relacionadas
Ação | Descrição |
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Reservar/Liberar | Reserva a guia para o operador. É possível autorizar ou negar o procedimento. |
Enviar p/ Espera | Muda a situação Analisada da guia para Em Espera. |
Finaliza Analise Part. | Muda a situação Analisada da guia para Sim. |
Transf. p/ Demanda | Transfere a guia para processo de demanda. |
Alt. Prioridade | Altera a prioridade da guia. |
Inconsistência | Analisar as inconsistências geradas pela Interna Saúde |
Banco de Conhecimento | Adicionar conhecimento a guia ou item. |
Relacionados | Opções existentes do legado (Por procedimento - PLSA790) |
Interação | Possibilita incluir informações para o Prestador ou Beneficiário. |
04. TELA PLSA790V
Principais Campos e Parâmetros
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. TELA PLSA790V
Principais Campos e Parâmetros
Campo | Descrição |
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Parecer | Indica o parecer do auditor em relação a análise do procedimento (autorizado ou negado). |
Motivo | Campo habilitado quando o procedimento é negado. Informa o motivo da negativa. |
Obs. Analis | Observação que pode ser descrita pelo auditor durante a análise do procedimento. |
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05. TABELAS UTILIZADAS
- B53 - Auditoria de Guias