Histórico da Página
id | APP Minha Obra |
---|
label | Informações APP Minha Obra |
---|
id | Informações do APP Minha Obra |
---|
Card | ||
---|---|---|
| ||
O novo Minha Obra foi desenvolvido com uma nova aparência, um novo design gráfico, mais limpo e com a marca TOTVS, que possibilita uma melhor visualização de suas funcionalidades, onde as informações são apresentadas de foma mais clara e intuitiva. A comunicação com o TOTVS Construção Obras e Projetos foi reconstruída para que o processo de sincronismo possa ser mais rápido e bem mais assertivo. |
Card | ||
---|---|---|
| ||
Configurações mínimas do dispositivo para utilização do aplicativo:
|
label | Configuração Inicial |
---|
A tela inicial do Minha Obra mostra o aplicativo e o propósito de sua utilização, isto é, Construção e Projetos com uma imagem em background e também as quatro principais funcionalidade no qual se propõe, isto é, Avanço Físico, Mão de Obra, Equipamento e Ciclo de Transporte.
Tela de configuração inicial e sincronismo do Minha ObraNo aplicativo existem duas formas de se configurar os parâmetros iniciais que permitem a sincronização com o TOTVS Construção Obras e Projetos.
- Através da leitura de QRCode: O QRCode com as informações de Coligada, Login, Senha e WebService pode ser gerado no TOTVS Construção Obras e Projetos na opção dos processos da visão de Usuários de Coletores Móveis.
- Através de configuração manual: Os dados podem ser informados manualmente. O sincronismo pode ser executado utilizando a "Url Sicronismo" comunicando com o IIS ou pela "Url API" comunicando com o Host. A prioridade de utilização é a URL de Sincronismo entretanto esta URL não é obrigatória, sendo possível a utilização de somente a URL API.
- Caso ocorra algum erro no processo de sincronismo, será possível visualizar em qual etapa ocorreu e expandir o mesmo para mais detalhes.
- realizar a configuração do sincronismo para que seja realizado de forma automática. O Minha Obra possibilita que seja definido o intervalo de tempo em minutos do sincronismo e o tipo de rede que será executado: Wifi, Wifi e Celular (3g).
O Minha Obra possibilita a utilização de uma versão de demonstração onde informações fictícias são inseridas no banco de dados do aplicativo. Com essa versão de demonstração não é possível realizar o sincronismo. Para ativá-la, basta limpar o conteúdo do campo WebService da tela de configuração manual e clicar no botão a seguir:
label | Login APP |
---|
- Observação: Ao marcar a opção Lembrar senha e realizar o login, nos próximos acessos a senha virá preenchida não sendo necessário nenhuma alteração. Caso a senha do usuário seja alterada, irá exibir uma mensagem informando que a senha está incorreta e será necessário informar a nova senha.
- Tela principal e menu lateral
- Após entrar no sistema a tela principal com as opções de menu é exibida, assim como a tela lateral onde informações do usuário, do projeto e a imagem com o logotipo da empresa podem ser acessadas;
- Imagens da Coligada e da pessoa que possui a associação do usuário são enviadas para o coletor, apenas se o parâmetro global "Permite enviar imagens para o coletor (Coligada e Usuários)" estiver marcado.
label | Configuração |
---|
id | Configuração |
---|---|
label | Configuração |
Card | ||
---|---|---|
| ||
|
label | Configuração - Utilizando Folha Tarefa |
---|
- Parâmetro para Habilitar a Utilização da Folha Tarefa:
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa;
- Uma Folha Tarefa, representada principalmente por suas tarefas, pode ser considerada como um planejamento em curto prazo. Através desta Folha será possível ter o conhecimento das tarefas a serem realizadas em um dado intervalo de tempo bem como distribuir estes “planejamentos” entre as equipes/usuários das diversas frentes de obra, receber/gerir os apontamentos para diversas funções que as tarefas podem representar;
Permite a alocação de equipes para a execução. Após o término da alocação, a mesma fica disponibilizada para ser sincronizado pelo coletor e posterior registro e envio dos apontamentos referente as frentes de execução;
O objetivo desta funcionalidade é maior agilidade no direcionamento de tarefas nas frentes de obra e acompanhamento dos projetos através do envio/recebimento de informações sobre o andamento das tarefas (e atualização no TOP) com o uso de coletores móveis (a princípio smartphones). Para isso a folha tarefa a ser disponibilizada para o coletor deve ser a folha tarefa do tipo Coletor Móvel;
- Permite o sincronismo de informações para o coletor móvel e o gerenciamento dos apontamentos realizados e sincronizados;
- Depende do cadastro do projeto;
- Uma Folha Tarefa poderá se encontrar em uma das seguintes situações:
- Em Processamento: Folha Tarefa criada, porém ainda não disponibilizada para os dispositivos de coleta de dados;
- Disponível para Coletor (Gerada): Folha Tarefa cadastrada e disponível para o coletor;
- Pronta para Impressão: Folha Tarefa disponível para impressão e coleta através do leitor de código de barras;
- Encerrada: Folha Tarefa encerrada. O PERT já foi atualizado. Esta situação significa que todos os dados dos coletores já foram recebidos para todas as tarefas, validados e atualizados no PERT;
- Cancelada: Folha Tarefa cancelada. Não permite qualquer outra operação. Os dados das tarefas (por exemplo, oriundos de coletores) desta Folha não poderão gerar atualização no PERT e não poderão ser importadas informações dos coletores;
- Associada ao coletor: Folha Tarefa foi enviada ao coletor móvel;
- Apontada: Folha Tarefa possui apontamentos em seus itens após a mesma ter sido fechada no coletor.
- A data fim da Folha é calculada conforme a periodicidade informada e o valor do parâmetro “Quebra por períodos do Cronograma”, exceto quando a periodicidade é definida como Personalizada;
- Primeiramente determina-se o valor da data fim de acordo com a periodicidade:
Semanal: Se Soma seis dias a data inicial;
Quinzenal: Se Soma quatorze dias a data inicial;
Mensal: Se Soma trinta dias a data inicial;
- Personalizada: Permite a alteração manual das datas início e fim.
- Posteriormente, caso o parâmetro “Quebra por períodos do Cronograma” esteja selecionado, será verificado se existe algum fim de período no cronograma entre as datas inicial e final informadas na Folha. Caso exista, o valor encontrado será utilizado como data fim da folha e será exibida uma mensagem contendo informações sobre a quebra. Posteriormente, o usuário poderá cadastrar um novo item a fim de complementar o período. Caso contrário, será exibida uma mensagem de erro, informando que não foi possível encontrar um intervalo de cronograma. Esse parâmetro somente estará habilitado se a periodicidade padrão for diferente de Personalizada.
- Parâmetro da folha tarefa habilitado
- Ao habilitar o Parâmetro 'Utiliza Folha Tarefa', a Folha Tarefa será exibida no Menu de Mobilidade e em todos os locais no app Minha Obra.
- Ao realizar o sincronismo com o app Minha Obra, todas as Folhas Tarefas associadas ao coletor, serão enviadas para o mesmo e ficarão disponíveis para apontamento.
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro de tarefas adicionais, além da Folha Tarefa para apontamento de Equipamentos e apontamento avulso de Mão de Obra.
- Coletores Associados à Folha Tarefa
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Anexos \ Coletores Associados a Folha Tarefa;
- Neste anexo o usuário deverá associar os coletores que a folha tarefa poderá ser sincronizada.
- Não será possível incluir novos coletores caso a folha tarefa esteja com status de cancelada ou Encerrada.
- Não será possível excluir coletores que já possuem status de ‘associado ao coletor’.
- Processo de Associar Coletor à Folha Tarefa
- Permite a associação de coletores à folha tarefa selecionada:
- Para sua execução é necessário que o status da folha seja "Em Processamento", "Gerada" ou "Associada ao Coletor";
- São exibidos apenas os coletores que tem o projeto corrente associado;
- São exibidos apenas os coletores que tem usuários associados;
- Permite a associação de coletores à folha tarefa selecionada:
- Itens da Folha Tarefa
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Anexos \ Itens da Folha Tarefa;
- As tarefas de uma Folha Tarefa são as atividades que foram planejadas para serem executadas nas frentes de obra em dado intervalo de tempo. É do progresso destas tarefas que deve ser obtido os apontamentos através do uso de coletores móveis pelos responsáveis por tais funções;
- A inserção das tarefas da Folha Tarefa se baseará, única e exclusivamente, na planilha de atividades do TOP. Este anexo contém as tarefas da planilha de atividades e ainda possui campos adicionais;
- Para seleção das tarefas para a Folha Tarefa o sistema disponibiliza algumas formas de fazê-lo:
- Cadastro padrão inserindo uma tarefa por vez;
- Processo que permitirá selecionar várias tarefas ao mesmo tempo e inseri-las;
- “Drag-and-Drop”, o usuário deverá abrir a planilha de atividades e o anexo de itens da Folha tarefa lado a lado, arrastando e soltando as tarefas para o anexo de itens.
- Em qualquer situação de apresentação das tarefas da planilha de atividades, para seleção/inserção como tarefa da Folha, as tarefas da planilha de atividades são filtradas de acordo com as datas de início e fim da Folha previamente cadastrada;
- Este filtro deve ser aplicado nos campos início e fim programado das tarefas da planilha de atividades e serão exibidas (da Planilha de Atividades, Seleção múltipla, cadastro padrão) somente as tarefas que façam interseção com o período informado.
A partir do APP Minha Obra é possível criar/alterar medições de itens de contrato através dos apontamentos de Avanço Físico dos itens da Folha Tarefa, sendo via coletor ou apontamento manual. Para que essa incidência ocorra, é necessário vincular o contrato desejado ao item associado à folha tarefa, porém é necessário considerar algumas premissas:
- A tarefa deve ser definida antes do contrato;
- As datas início e fim do contrato devem fazer interseção com as datas início e fim da folha tarefa;
- A tarefa selecionada deve estar associada ao contrato;
- Ao salvar a associação do contrato ao item, caso o parâmetro de medição acima de 100% estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, será verificado se a quantidade planejada do item da folha é maior que a quantidade do saldo do item no contrato, o que não deve ser permitido.
No processo de Validar Apontamento de Avanço Físico o parâmetro de medição acima de 100% também é verificado e se estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, e a quantidade apontada do item da folha for maior que a quantidade do saldo do item no contrato, um alerta será exibido, não permitindo a execução.
No processo de Atualizar PERT o parâmetro de medição acima de 100% também é verificado e se estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, e a quantidade apontada do item da folha for maior que a quantidade do saldo do item no contrato, um alerta será exibido, não permitindo a execução. Caso as validações estejam aprovadas, a quantidade apontada do item será incorporada à medição do item no contrato, no respectivo período que corresponde à DATA DE APONTAMENTO do item da folha. Se o período do contrato estiver liberado, a medição não será inserida e o erro deverá ser exposto.
Na tela de medição de itens, nos períodos do contrato, é possível consultar os apontamentos que influenciaram na medição do item corrente, basta selecionar o item no grid e clicar no botão .
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Processos \ Recalcular planejamento das tarefas;
- Recalcular as quantidades planejadas utilizando o mesmo cálculo quando a tarefa é associada à folha.
Copiar Folha Tarefa
- Cancelada: Serão copiados apenas os itens associados a folha tarefa origem respeitando as validações de associação de itens a folha;
- Encerrada: Serão copiados os itens associados a folha tarefa origem respeitando as validações e regras de associação de itens a folha e também as alocações de equipe respeitando as validações e regras de alocação de Equipe.
Cancelar Folha Tarefa
- O relatório TOPREL0030 - Folha Tarefa por equipe (Mobilidade).TotvsReport pode ser encontrado no book de relatórios e sua geração disponibiliza os códigos de barras para serem utilizados no APP Minha Obra. A geração do relatório é através do menu Projetos \ Construção e Projetos \ Relatórios \ Mobilidade \ Folha tarefa.
- Número da Folha Tarefa;
Nome da Folha Tarefa;
Data de Criação;
Data da Carga no Coletor;
Data de Início da Execução;
Coletor;
Código da Tarefa;
Nome da Tarefa;
Centro de Custo;
Quantidade no Período;
Quantidade Total;
Saldo a Executar;
Unidade de serviço;
Executado 100% (Checkbox);
Código de barras;
Responsável pela Execução.
Interface de Coleta Via Código de Barras
label | Configuração - Sem Utilizar Folha Tarefa |
---|
As tarefas que irão estar visíveis para o apontamento do coletor seguem o seguinte padrão:
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro para o sincronismo das tarefas
- O Filtro criado segue o mesmo padrão de filtros do RM.
- Os campos passíveis a serem utilizados neste filtro são correspondentes as tabelas que se relacionam com as Tarefas, como.: Cronograma Previsto, Local de Serviço, Unidade de Serviço.
- Após definir o Projeto e o Filtro, é possível testar o mesmo e visualizar as tarefas que serão sincronizadas para o respectivo coletor, basta clicar no botão abaixo do Filtro que a tela de "Tarefas do filtro avançado a serem sincronizadas" será aberta com suas respectivas tarefas. Se nenhuma tarefa for exibida é porque nenhuma delas se encaixa nas condições definidas no filtro. Além disso é possível informar o Identificador de Contrato de cada Tarefa, uma vez informada ao realizar Apontamentos de Avanço Físico no coletor é possível criar/alterar medições de itens de contrato via coletor. Para que essa incidência ocorra, é necessário vincular o contrato desejado ao item associado ao coletor, porém é necessário considerar algumas premissas:
- Tarefas que tem o cronograma planejado definido em períodos que correspondam ao intervalo da data corrente menos 15 dias e mais 15 dias;
- Caso o projeto esteja parametrizado utilizando PERT poderão ser associadas somente as tarefas que possuírem percentual concluído inferior a 100%.
Caso o projeto esteja parametrizado sem utilização do PERT, poderão ser associadas somente tarefas que possuírem percentual do cronograma realizado inferior a 100%;
Se o projeto utiliza travamento de períodos do cronograma planejado, apenas os passíveis de utilização serão considerados.
- A tarefa deve ser definida antes do contrato;
- As datas início e fim do contrato devem fazer interseção com as datas início da data de Apontamento;
- A tarefa selecionada deve estar associada ao contrato;
- Ao salvar a associação do contrato ao item, caso o parâmetro de medição acima de 100% estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, será verificado se a quantidade planejada do item é maior que a quantidade do saldo do item no contrato, o que não deve ser permitido;
No processo de Validar Apontamento de Avanço Físico o parâmetro de medição acima de 100% também é verificado e se estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, e a quantidade apontada do item da folha for maior que a quantidade do saldo do item nocontrato, um alerta será exibido, não permitindo a execução.
No processo de Atualizar PERT o parâmetro de medição acima de 100% também é verificado e se estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, e a quantidade apontada do item for maior que a quantidade do saldo do item no contrato, um alerta será exibido, não permitindo a execução. Caso as validações estejam aprovadas, a quantidade apontada do item será incorporada à medição do item no contrato, no respectivo período que corresponde à DATA DE APONTAMENTO do item da folha. Se o período do contrato estiver liberado, a medição não será inserida e o erro deverá ser exposto.
Na tela de medição de itens, nos períodos do contrato, é possível consultar os apontamentos que influenciaram na medição do item corrente, basta selecionar o item no grid e clicar no botão .
label | Coletores Móveis |
---|
A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Caso exista o número de coletores correspondente ao número máximo de licenças adquiridas ativas, não será permitido a ativação de novos coletores.
Para o cadastro de coletores, obrigatoriamente o usuário deverá informar o nome, o modelo e informar se o coletor está ativo para utilização ou não. Estes campos devem ser preenchidos de acordo com o detalhamento abaixo:
- Identificador Único: número único de identificação do coletor através do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel).
- Nome: a descrição do coletor para diferenciar os coletores cadastrados.
- Modelo: será preenchido de acordo com as características de modelo do equipamento.
- Ativo: a representação do coletor ativo será feita quando o campo "Ativo" estiver selecionado. Para desativá-lo será necessário retirar a seleção do campo.
Para as funções abaixo, pode-se utilizar as respectivas teclas de atalho:
- Inclusão: Ctrl + Ins
- Exclusão: Ctrl +Del
- Edição: Ctrl + Enter
O ID do App pode ser visualizado na tela inicial do App Minha Obra ou ao selecionar o tipo de configuração manual. Caso seja selecionada a configuração manual o ID do APP será exibido no topo da configuração.
- Ativar Coletores Móveis:
Para ativar coletores móveis para uso do sistema, o usuário deverá selecionar o coletor na visão de cadastro de coletores e acessar o Menu Processos | Ativar Coletores Móveis .
Para verificar o status atual do(s) coletor (es), o sistema exibirá uma visão de uma tabela com o status (Ativo ou Inativo), permitindo ao usuário selecionar apenas coletores desativados.
Caso o processo de ativação seja executado e o usuário tenha selecionado coletores com status inativos, o sistema irá mantê-los ativos e irá alterar apenas o status dos que estavam inativos, alterando para o status Ativo.
Observação:
- Caso o usuário selecione vários coletores para ativação ou para desativação e entre estes possua coletores que já estavam ativos na ativação ou inativos na desativação, o sistema executará o processo para os demais, sem interromper o processo. Apenas irá ignorar os coletores que já estiverem no status desejado.
- O Coletor Móvel será cadastrado de forma global e poderá estar vinculado com tantos projetos quantos forem necessários.
A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Caso exista o número de coletores correspondente ao número máximo de licenças adquiridas ativas, não será permitido a ativação de novos coletores.
Validações:
- Verifica se a última desativação do coletor é maior que 5 dias, pois somente é possível ativar o coletor se for a primeira ativação ou se a sua desativação é maior que o número de dias citado;
- Verifica se existem licenças para utilização de coletores;
- Verifica se existe algum coletor com o controle de CRC inválido;
- Verifica se o número de coletores ativos atingiu o número de licenças adquiridas.
- Desativar Coletores Móveis:
Para desativar coletores móveis, o usuário deverá selecionar o(s) coletor(es) na visão de cadastro de coletores (Cadastros | Mobilidade | Coletores Móveis) e acessar o menu Processos | Desativar Coletores Móveis.
Nesse processo existe a opção de "Migrar vínculos do(s) coletor(es) selecionado(s)", que possibilita que todas as informações relacionadas ao(s) coletor(es) de origem selecionado(s) sejam associadas ao coletor de destino. Ao executar o processo as relações de Projetos, Usuários de Coletores, Itens de Folhas Tarefas e Apontamentos serão associadas ao novo coletor. o coletor de destino será ativado automaticamente.
Se a opção de "Migrar vínculos do(s) coletor(es) selecionado(s) não estiver sido selecionada a seguinte mensagem será exibida antes da execução do processo:
Quando o coletor for desativado, todos os vínculos serão excluídos.
Validações:
- Verifica se existe algum coletor com o controle de CRC inválido;
- Verifica se o coletor selecionado está ativo;
- Verifica se o usuário possui acesso aos projetos associados ao coletor que será desativado.
Observação:
- Caso o usuário selecione vários coletores para ativação ou para desativação e entre estes possua coletores que já estavam ativos na ativação ou inativos na desativação, o sistema executará o processo para os demais, sem interromper o processo. Apenas irá ignorar os coletores que já estiverem no status desejado.
- O Coletor Móvel será cadastrado de forma global e poderá estar vinculado com tantos projetos quantos forem necessários.
A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Caso exista o número de coletores correspondente ao número máximo de licenças adquiridas ativas, não será permitido a ativação de novos coletores.
label | Associação de Projeto ao Coletor |
---|
Através desta funcionalidade, o usuário poderá associar quantos projetos forem necessários à um coletor, sendo feita essa associação através do Menu Cadastros | Mobilidade | Coletores Móveis | Anexos | Associação de Projeto(s) a Coletor, que realizará o vínculo do projeto ao Coletor Móvel.
- Parâmetro da folha tarefa habilitado
- Ao habilitar o Parâmetro 'Utiliza Folha Tarefa', a Folha Tarefa será exibida no Menu de Mobilidade e em todos os locais no app Minha Obra.
- Ao realizar o sincronismo com o app Minha Obra, todas as Folhas Tarefas associadas ao coletor, serão enviadas para o mesmo e ficarão disponíveis para apontamento.
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro de tarefas adicionais, além da Folha Tarefa para apontamento de Equipamentos e apontamento avulso de Mão de Obra.
- Parâmetro da folha tarefa desabilitado
- Ao desabilitar o Parâmetro 'Utiliza Folha Tarefa', a Folha Tarefa não será exibida no Menu de Mobilidade e em todos os locais no app Minha Obra.
- Ao realizar o sincronismo com o app Minha Obra, será criada uma folha tarefa interna do sistema para retornar as tarefas.
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro para o sincronismo das tarefas
Para associar mais de um Projeto a Coletor, é necessário parametrizar a opção "Utiliza mais de um projeto por coletor móvel", através do Menu Opções | Parâmetros |TOTVS Obras e Projetos | Gerais | aba Mobilidade.
label | Usuários de Coletores Móveis |
---|
Através desta funcionalidade, serão cadastrados os usuários que poderão utilizar os coletores móveis para realizar apurações e apontamentos das tarefas.
Informe os dados:
Nome: Nome completo do usuário do ERP.
Usuário: Código do usuário do ERP (identificador único).
Ativo: Este campo indica o status do usuário, e por default, virá marcado como ativo. Caso o usuário queira cadastrar o usuário como inativo, ele deve desmarcar esta opção.
Permissões: Através desses campos serão informada as permissões que o usuário terá ao coletor e, consequentemente, às Folhas Tarefa:
- Apontamento de Avanço Físico: Com esta permissão marcada, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Avanço Físico";
- Apontamento de Mão de Obra: Com esta permissão marcada, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Mão de Obra";
- Apontamento de Equipamentos: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Controle de Equipamentos";
- Apontamento de Ciclo de Transporte: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Ciclo de Transporte";
- Pedido: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso ao portal de Pedidos através do app Minha Obra;
- Pedido Extra: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso ao portal de Pedidos Extras através do app Minha Obra;
- Movimentações de Produtos: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso à solicitação de materiais ao almoxarifado através do módulo de Suprimento/Faturamento.
Importante:
- O usuário cadastrado nesta tela, obrigatoriamente, não possuirá nenhum vínculo com o cadastro de pessoas que é integrado à Folha de Pagamento.
Este usuário será cadastrado como usuário do TOTVS Construção Obras e Projetos e deverá ser associado a um perfil, que possua permissão para realizar apontamentos e o sincronismo dos dados dos coletores móveis; - Para que um mesmo usuário esteja em mais de uma Coligada, é necessário fazer o cadastro do mesmo em ambas as Coligadas, assim com a associação de coletores à estes usuários;
- Para que o coletor utilize as funcionalidades Pedido e Pedido extra é necessário definir a permissão de o Portal TOTVS Obras e Projetos deve estar configurado.
- No APP Minha Obra existem as opções de acesso ao Portal do TOTVS Obras e Projetos para as funcionalidades de Pedido e Pedido Extra. Para a utilização desses itens de menu, é necessário definir a permissão de acesso no cadastro de usuários de coletores. Após essa definição, basta realizar o sincronismo com o coletor que as opções estarão disponíveis tanto no menu principal quanto no menu lateral do APP Minha Obra.
Card | ||
---|---|---|
| ||
Na visão de cadastro de usuários de coletores, o usuário poderá fazer o vínculo e visualizar quais coletores estão associados ao usuário,através do Menu Cadastros | Mobilidade | Usuários de Coletores Móveis | Anexos | Associação de Coletor a Usuário(s). Por definição, cada usuário de coletor móvel ativo somente poderá estar associado a 1 (um) único coletor móvel. Esta validação será executada no momento da vinculação do coletor. Caso o usuário opte por permitir a vinculação de mais de 1 (um) coletor por usuário, o mesmo deverá alterar o parâmetro "Utiliza mais de um coletor móvel por usuário" disponível em Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Gerais | aba Mobilidade. Caso o parâmetro não esteja habilitado, o sistema não permitirá associar mais de um coletor a este usuário. Atenção: |
Card | ||
---|---|---|
| ||
Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Equipamentos \ Equipamentos Associados ao Projeto;
|
Card | ||
---|---|---|
| ||
A aplicação pode ser sincronizada pelo endereço da API a partir da versão TOTVS RM 12.1.28. Para que o APP seja sincronizado utilizando a API o endereço da URL deve estar preenchido no QR Code gerado ou na configuração manual do aplicativo. Caso a versão do TOTVS RM seja inferior a 12.1.28, a URL de API será utilizada apenas para a funcionalidade Movimentação de Produto.
|
label | Funcionalidades |
---|
id | Funcionalidades |
---|
label | Avanço Físico |
---|
id | Avanço Físico |
---|
label | Apontamento de Avanço Físico - APP |
---|
- Avanço Físico:
O parâmetro geral “Permite registrar fotos em apontamentos no coletor" define se será permitido o registro de fotos no apontamento de avanço físico do coletor e consequentemente o envio para o TOTVS Construção Obras e Projetos durante o sincronismo. São permitidas 6 fotos para cada apontamento .
É possivel fechar a folha tarefa no app na funcionalidade de avanço físico ,
Quando utilizar folha tarefa e o parâmetro "Atualizar o PERT automaticamente ao sincronizar e ao salvar o apontamento de Avanço Físico" estiver habilitado
- Ao incluir um apontamento de avanço físico pelo app deve refletir o apontamento no pert .
Usando o mesmo apontamento de avanço físico pelo RM e o status do apontamento estiver como validado esse apontamento será sempre refletido no cronograma e no pert independente de ter parametro habilitado ou não.
label | Apontamentos de Avanço Físico - RM |
---|
Edição de Apontamentos
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Anexos \ Edição de Apontamentos;
- Permite ao usuário editar os apontamentos de avanço físico originados dos coletores móveis;
- Os apontamentos de avanço físico podem ser editados pelo usuário, porém qualquer alteração somente poderá ser feita antes da atualização do PERT. Caso tenha sido executado este processo, nenhuma informação poderá ser feita e estes dados ficarão disponíveis somente para visualização;
Sempre que houver edição das informações, o usuário deverá informar o motivo da mesma e todas as alterações ficarão armazenadas em tabela de log, informando a data, hora e usuário responsável pela alteração. Somente os campos relativos ao percentual de apontamento (provenientes do coletor), motivo da alteração e status podem ser ajustados;
- Se o parâmetro de projeto "Atualizar o PERT automaticamente ao sincronizar e ao salvar o apontamento de Avanço Físico" estiver marcado, o PERT será atualizado automaticamente com as informações do apontamento;
- As fotos registradas no coletor são enviadas no sincronismo e podem ser visualizadas na edição do apontamento.
- Visão do Avanço Físico
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Anexos \ Visão do Avanço Físico;
- Apresenta uma visão com informações sobre as tarefas da Folha Tarefa e seus apontamentos onde não serão permitidos qualquer ajuste nos valores, isto é, somente visualização/acompanhamento.
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Anexos \ Visão do Avanço Físico;
label | Encerrar Folha Tarefa |
---|
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Processos \ Encerrar Folha Tarefa;
- Esse processo altera o status da Folha Tarefa para "Encerrada";
Se o parâmetro de projeto "Atualizar o PERT automaticamente ao sincronizar e ao salvar o apontamento de Avanço Físico" estiver desmarcado, esse processo irá atualizar as informações do PERT (Program Evaluation and Review Technique), onde a atualização é sempre substituindo os valores existentes com os novos valores apontados.
Esse processo somente poderá ser realizado para uma Folha Tarefa com status igual a “Apontada” e cujos apontamentos dos itens estejam validados;
Ao integrar as informações da carga com o TOTVS Construção Obras e Projetos, o sistema terá o seguinte comportamento: A data início real da atividade deverá ser a data início planejada da atividade. A data fim real deverá ser a data do apontamento, caso o avanço apontado seja de 100%;
O percentual concluído será dado por: (Quantidade planejada / Quantidade total da tarefa * Percentual Apontado) + Valor Atual do PERT. Caso o percentual concluído seja superior a 100+variação aceitável o valor não será atualizado. Uma mensagem informativa será adicionada ao log. Após a execução do processo, o sistema atualiza o status da Folha Tarefa para “Encerrada” e atualiza o campo “data de atualização do PERT”, constante do cadastro de Folha Tarefa, com a data de execução do processo;
- Nesse processo, o parâmetro de medição acima de 100% também é verificado se existir contrato vinculado ao item, e se estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, e a quantidade apontada do item da folha for maior que a quantidade do saldo do item no contrato, um alerta será exibido, não permitindo a execução. Caso as validações estejam aprovadas, a quantidade apontada do item será incorporada à medição do item no contrato, no respectivo período que corresponde à DATA DE APONTAMENTO do item da folha. Se o período do contrato estiver liberado, a medição não será inserida e o erro deverá ser exposto.
label | Mão de Obra |
---|
id | Mão de Obra |
---|
label | Parâmetros |
---|
- O parâmetro “Ratear horas improdutivas para a tarefa” é utilizado nos processos de rateio e revaloração de apontamentos de equipamentos e mão de obra. Caso esteja habilitado, as horas improdutivas apontadas serão apropriadas de acordo com a tarefa e motivo de improdutividade informados;
- A inclusão de apropriação que representa a improdutividade, somente acontecerá se o parâmetro de "Motivo de Improdutividade Mão de Obra" estiver definido;
- Para maiores detalhes sobre o parâmetro “Enviar e-mail de log de erros” vide Parametrização Geral;
- O parâmetro para definição de “Eventos/ Verbas” é utilizado no processo de rateio e revaloração de mão de obra para buscar o custo. Quando informado o sistema busca somente os custos dos eventos/verbas informados para o funcionário. Caso contrário, o sistema busca o custo total. Aplicável somente quando integrado com Folha de Pagamento do PROTHEUS;
- Para que seja permitido o cadastro de funcionários como membros de equipe o projeto deve estar integrado com o TOTVS Folha de Pagamento.
- O parâmetro "Considerar funcionário/terceiro de:" serve para filtrar os funcionários/terceiros.
Nos parâmetros de Mobilidade no grupo "Tratamento para sincronismo de equipe em apontamentos" existem dois parâmetros:
- "Tipo de envio de equipe para apontamentos": Define como será a seleção de equipe e membros de equipe que serão enviados para o coletor;
- "Desconsiderar situação do funcionário/terceiro ao enviar para o coletor": Define a restrição de situação de funcionários/terceiros que serão enviados para o coletor. Se estiver marcado, não haverá restrição, caso contrário, as situações de pessoas com Apos. Invalidez(I), Demitido(D), C/Dem.no mês(X) e Contrato de Trabalho Suspenso(C) serão retiradas da lista de envio. Esse parâmetro influencia nas seguintes funcionalidades:
- Cadastro de Equipe e Membros de Equipe;
- Cadastro de Folha Tarefa de Produtividade;
- Alocação de Mão de Obra na Folha Tarefa;
- Sincronismo de Equipes e Membros para o Coletor.
- O parâmetro do “Configuração de WebService para Folha de Pagamento de Ponto Protheus” é utilizado para buscar informações de folha de pagamento e folha de ponto no Protheus.
label | Equipes |
---|
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Equipe de Mobilidade;
Equipe é o esforço coletivo para realizar a execução de uma tarefa. É definido o responsável e demais membros que a compõe;
Permite a alocação na folha tarefa e o sincronismo para o coletor móvel;
Dependente do cadastro do projeto, do cadastro de pessoas e do cadastro de insumo;
O objetivo é permitir o apontamento de horas gastas em relação a uma determinada tarefa da folha tarefa, associada a um projeto. É por projeto e uma equipe tem apenas um responsável.
O responsável pela equipe é associado a um usuário de LOGIN e este usuário de LOGIN associado ao coletor. Esta associação habilita a ser definido como responsável/encarregado da equipe. Para que o funcionário / terceiro esteja disponível para escolha como responsável, é necessária esta associação.
Será possível alterar ou excluir uma equipe. Para o caso de exclusão, o sistema valida se foi realizada a carga no coletor com algum membro da equipe. Caso tenha carga em coletor pendente de apontamento de mão-de-obra, o sistema exibirá mensagem informativa e não permitirá a exclusão da equipe. A equipe somente poderá ser excluída após retorno dos apontamentos do coletor e após apropriação dos apontamentos retornados. O processo de exclusão desassocia os membros e exclui a equipe;
Quando é realizada a desativação da equipe, o sistema passa a não realizar as apropriações e a equipe não estará disponível para a associação com a Folha Tarefa.
Membro de equipe são recursos de mão de obra especialistas de acordo com a função para execução de tarefas de um projeto;
Permitir realizar alocação de tarefas para uma equipe de acordo com a disponibilidade;
Dependência com o cadastro de pessoas;
O inclusão de um membro pode ser realizada pela interface de edição ou pelo processo “Inclusão de Membro(s)”;
Após o cadastro da equipe é necessário a informação dos membros que a compõe. Estes membros podem ser funcionários ou terceiros. Os membros disponíveis para a associação são filtrados de acordo com o parâmetro de projeto “Integração \ Outros \ Considerar funcionário/terceiro de:”;
Cada membro é associado a um insumo de mão de obra. Tem que ter compatibilidade entre a função do insumo e a função do membro;
É possível realizar a alteração ou exclusão de um membro da equipe. Na exclusão o sistema irá validar se existe carga no coletor com algum membro da equipe. Caso haja, é verificado se existe algum apontamento de mão de obra pendente para a tarefa em que o membro possui carga. Se existir, o sistema gera uma exceção e informa ao usuário que o membro não poderá ser excluído da equipe e somente poderá ser excluído após a apropriação deste(s) apontamento(s). Caso não exista nenhum apontamento para o membro, o sistema exibe a mensagem informativa “O membro [nome] possui carga em coletor móvel. Deseja continuar a exclusão?”. Se confirmar, o membro da equipe será desassociado da equipe;
Importante:- A partir da data de desligamento, o membro não pode ter nenhum apontamento apropriado;
- Apontamentos retornados do coletor com data posterior ao desligamento são desconsiderados.
Processo de Ativar/Desativar Membros de Equipe
Através do processo de Ativar/Desativar Membros de Equipe, é possível determinar o status do membro na equipe, se está ativo ou inativo. Esse status impacta, por exemplo, no envio de membros para coletor móvel, pois apenas membros ativos são enviados.
São 3 opções de utilização que esse processo permite:
- Ativar: Define o status dos membros da(s) equipe(s) selecionada(s) como Ativo;
- Desativar: Define o status dos membros da(s) equipe(s) selecionada(s) como Inativo;
- Desativar Com Status da Folha: Desativa os membros, sendo funcionário ou terceiro que é funcionário em outra coligada, de acordo com a Situação da Folha de Pagamento. Toda situação que for diferente de "A" (Ativo) na folha de pagamento, terá o status na equipe de mobilidade alterado para inativo. A informação de "Dias retroativos na Folha de Pagamento" será considerada para buscar a situação do funcionário em determinada data:
- Ex:
- Dia atual: 01/06/2020
- Dias retroativos: 30
- Data de busca = 01/06/2020 - 30
- Situação em 01/05/2020
- Ex:
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Equipe do Projeto \ Anexos \ Tarefas Associadas à Equipe;
A finalidade dessa funcionalidade é demonstrar a relação de Equipes e Itens de Folha Tarefa que tiveram o vínculo definido no processo de Alocação de Mão de Obra;
No cadastro de Equipes do Projeto o usuário acessa a Equipe desejada, seleciona o anexo composto pelas tarefas associadas à equipe. Esta visão mostra, por Folha Tarefa, as tarefas que foram alocadas em relação à equipe selecionada. São exibidas as tarefas que possuem algum insumo alocado, do contrário não será exibida nenhuma tarefa, conforme padrão do sistema TOP;
O processo desfaz toda a alocação, e considera as regras a seguir:
Desassociando a tarefa da equipe: Basta selecionar a tarefa desejada e executar o processo de exclusão. Uma mensagem de confirmação será exibida para confirmar a desvinculação da tarefa em relação à equipe;
Desassociando a equipe da folha: Basta selecionar a equipe desejada e executar o processo de exclusão. Uma mensagem de confirmação será exibida para confirmar a desvinculação da equipe de todas as tarefas da folha;
Disponível o agrupador de etapa da tarefa e selecionando esse agrupador, as respectivas tarefas existentes deverão ser desalocadas;
A mensagem de sucesso da execução do processo é padrão conforme abaixo imagem abaixo.
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Equipe do Projeto \ Anexos \ Apropriação de Mão de Obra;
O anexo de apropriação de mão de obra do cadastro de Equipes do Projeto possibilita visualizar as apropriações de mão de obra independente de tarefas. Esta visão contém um filtro que permite informar um período para que os dados sejam exibidos;
Este filtro permite definir a data inicial e data final para que as apropriações possam ser listadas. São exibidas as apropriações em que a data da apropriação esteja dentro deste período. Inicialmente as datas inicial e final são as datas do cronograma do projeto e a partir do momento em que forem alteradas sempre será armazenado o último intervalo informado.
Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa;
O processo de Alocação de Mão de Obra tem por objetivo, planejar e gerenciar as tarefas de Mão de Obra relacionadas a uma Folha Tarefa. Consiste em posicionar os cadastros de Equipe do Projeto e Folha Tarefa lado a lado para que possa ser feito a alocação de cada equipe que atuará nas frentes de trabalho;
No cadastro de Folha Tarefa, o anexo de Alocação de Mão de Obra deverá estar aberto. Com as devidas telas abertas, basta arrastar (Drag-and-Drop) a linha desejada para cima da equipe desejada para que a alocação possa ser processada;
Várias linhas podem ser selecionadas no arraste. A seleção da linha para o arraste deve obedecer as seguintes regas:
Selecionar Etapa: Todas as tarefas itens da folha relacionadas com a etapa, serão processadas na alocação;
Selecionar Tarefa: Apenas a tarefa item selecionada será alocada;
Selecionar Insumo: Apenas a tarefa item correspondente ao insumo selecionado será alocada.
Os passos para realizar a alocação de mão de obra são:
O usuário, estando na visão de Folha Tarefa, deverá selecionar a Folha Tarefa e acessar anexo Alocação de Mão de Obra;
Deverá abrir a visão das equipes e posicionar as duas telas lado a lado ou utilizar o recurso de posicionamento automático de telas;
Selecionar as Tarefas ou Etapas e arrastá-las para a equipe desejada.
Ao clicar em “Sim”, neste momento, o sistema faz as seguintes validações:
Verifica qual ou quais tarefas poderão ser executadas pela equipe onde o usuário soltou as tarefas;
Verificará quantos insumos são compatíveis com a(s) tarefa(s) selecionada(s);
Faz a associação da(s) tarefa(s) à equipe. Neste momento, é determinado qual ou quais tarefas a equipe escolhida ficarão responsável por executar;
Atualizará os valores de Quantidade Alocada, Percentual Alocado e Saldo nas visões de “Alocação de Mão de Obra” e “Alocação de Mão de Obra da Equipe”;
Fará uma carga na tabela de Alocação de Recursos do TOP, com os membros selecionados da equipe que farão a execução da tarefa na frente de obra.
Se um projeto precisar de dez funcionários e o usuário associar uma equipe que possui apenas sete, o usuário terá que associar outra equipe para executar a tarefa. Ao associar outra equipe, pode acontecer desta equipe possuir recursos que não serão necessários, como por exemplo, engenheiro, pintor etc. A equipe ficará com homens que, teoricamente, não possuem nenhum vínculo com a tarefa. Neste caso é de responsabilidade do usuário enquanto planejamento, realocar estes funcionários ou o encarregado, na frente de obra, redistribuir os mesmos de forma a não deixar nenhum insumo ocioso. Para o caso do encarregado optar por fazer a redistribuição dos recursos na frente de obra, o sistema do coletor móvel deverá permitir, através da matrícula do funcionário, da tarefa e/ou centro de custo, está realocação de mão de obra, enviando os funcionários para outra frente de trabalho e realizando check-out deste membro de sua equipe no coletor.
- Após a montagem da Folha Tarefa, o usuário do planejamento poderá informar um fator de produtividade (percentual), que aumenta a quantidade a ser executada no período. Ao ser informado, o campo irá calcular a quantidade planejada para o período: Quantidade prevista para a tarefa X Fator de Produtividade. Desta forma, se uma tarefa possui quantidade = 20 M de muro a ser executada, caso o usuário informe um Fator de produtividade = 1,5 espera-se que seja executada no mesmo período a quantidade total de 30 M de muro contando com os mesmos recursos (20 M x Fator 1,5 = 30 M);
- Por padrão, o fator de produtividade será 1(um), e para o cálculo da quantidade de recursos necessários à execução do processo será considerada a quantidade programada (sem aplicar o fator de produtividade). O objetivo é demonstrar o quanto se deseja que seja executado no período (além do programado). A quantidade programada não poderá ser superior ao saldo da tarefa a executar.
Card | ||
---|---|---|
| ||
|
Card | ||
---|---|---|
| ||
Detalhamento de Cálculos
|
Card | ||
---|---|---|
| ||
Cadastro de Motivos de Improdutividade
|
Card | ||
---|---|---|
| ||
O relatório TOPREL0032 - Membros de Equipe.TotvsReport pode ser encontrado no book de relatórios e sua geração disponibiliza os códigos de barras para serem utilizados no APP Minha Obra. A geração do relatório é através do menu Projetos \ Construção e Projetos \ Relatórios \ Mobilidade \ Membros de Equipe. Os campos Relatório, Folha Tarefa e Equipe devem estar preenchidos para geração do relatório.
|
label | Apontamento de Mão de Obra - APP |
---|
Apontamento de Mão de Obra:
Busca de funcionários: Com essa opção é possível realizar a busca de funcionários na estrada e saída de apontamentos.
label | Apontamentos de Mão de Obra - RM |
---|
Apontamentos de Mão de Obra
Para validar o apontamento, dois campos são importantes: Status e Motivo da Inconsistência. O primeiro pode ter quatro características:
Pendente: que define o apontamento como pendente de apropriação;
Apropriado: que representa os apontamentos já apropriados;
Inconsistente: que define o registro como impossibilitado de ser apropriado;
Pendente de Ponto: que define registros inconsistentes em relação ao ponto do membro da equipe.
São validados os seguintes campos:
- Tarefa: Se a tarefa e o código de barras da mesma não vierem preenchidos e o centro de custo informado, a tarefa do apontamento será a primeira encontrada no rateio de centro de custo. Se vier preenchida, a mesma será validada em relação ao projeto do apontamento. O campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Código de Barras da Tarefa: Deve ser considerado em caso de o campo Tarefa não vier preenchido. Esse campo deve ser utilizado a fim de validar qual a tarefa do apontamento;
- Centro de Custos: Se o Centro de Custo não vier preenchido o campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Membro da Equipe: A matrícula do membro será validada no momento da importação. Deve obedecer ao layout de 14 caracteres, sendo 4 para coligada e 10 para o identificador do membro. Caso não seja encontrado o respectivo membro o campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Data e Hora Inicial: Se o campo Data e Hora Inicial não vierem preenchidos o campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Data e Hora Final: Se o campo Data e Hora final não vierem preenchidos o campo Observação receberá um log informando a inconsistência;
- Motivo de improdutividade: Se o campo Improdutivo vier definido como “verdadeiro” e o Motivo de Improdutividade não vier preenchido o campo Observação receberá um log informando a inconsistência.
- Com exceção do campo “Horas Apontadas”, todos os outros poderão ser editados, obedecendo às regras em relação ao status do apontamento;
- O campo “Motivo de Improdutividade” somente poderá ser editado se o apontamento for do tipo Improdutivo;
- Caso o status do apontamento estiver como apropriado, não será possível realizar qualquer modificação no apontamento;
- Caso a tarefa não seja enviada ou encontrada, será considerado o código de barras para encontrar a mesma;
- No coletor somente é permitido inserir apontamentos onde a data do mesmo está no intervalo do projeto que foi definido no cronograma.
Card | ||
---|---|---|
| ||
Gerar Apropriação de Mão de Obra
|
label | Rateio e Revaloração de Mão de Obra |
---|
id | Rateio e Revaloração de Mão de Obra |
---|
label | Processo |
---|
Rateio e Revaloração de Mão de Obra
Pré-condições:
- O projeto não pode ser um projeto global;
- O projeto deve estar parametrizado com integração no módulo Folha de Pagamento;
- O envelope de pagamento deve estar fechado para o período informado no processo;
- Para que os eventos e encargos do funcionário incidam no envelope como custo, eles devem estar com a opção "Incidir no custo do funcionário" marcados;
- Os encargos que forem incidir no pagamento da folha do funcionário devem estar com a opção "Incide no custo do funcionário" marcado;
- Os parâmetros de mobilidade: Equipamento, Mão de Obra e Motivo de Improdutividade Mão de Obra devem estar preenchidos;
O Processo:
- O objetivo do processo é atualizar o preço de todas as apropriações geradas no período a partir do custo do funcionário. O processo consiste em realizar o rateio das horas calculadas que é a diferença entre as horas registradas na folha de ponto e as horas apropriadas para o funcionário. Após ser informado o mês/ano e avançar, o sistema realizará a simulação do rateio.
- Valida o mês e ano informado. Não poderá ser igual ou superior a mês e ano corrente. O período de processamento deve ser compatível com o período da folha de ponto;
- Serão processados, na revaloração, todos os membros que compõe a(s) equipe(s) do projeto, que são funcionários e demais funcionários que não fazem parte da equipe, porém, possui apropriações no período e terceiros, mas que são funcionários em outra coligada e demais terceiros que não fazem parte da equipe, porém, possui apropriações no período. Não existe rateio para membro que se encontra inativo, somente ocorrerá a revaloração;
- Quando não houver apropriações, as horas da folha de pagamento serão apropriadas na totalidade como produtivas. A apropriação da totalidade de horas da folha de ponto como produtivas, visa apropriar as horas dos funcionários que compõe as equipes administrativas e financeiras.
- Antes de realizar a inclusão das apropriações e a atualização do preço unitário com o valor do ticket médio, deverão ser excluídas todas as apropriações realizadas por este processo. Desta forma fica permitida a execução por mais de uma vez. Estas atualizações de apropriações são consideradas no projeto após o recálculo.
- Caso não existam horas a ratear, o sistema exibirá uma mensagem ao usuário informando que não existem horas para serem rateadas e orientar ao usuário que poderá mesmo assim realizar a revaloração. Com as informações do rateio simuladas, o usuário poderá avaliar o resultado e optar por executar ou não o processo.
- O Rateio para terceiros somente será considerado se o parâmetro da tela do processo, "Gerar Improdutividade de Terceiros" estiver marcado.
- As horas apropriadas serão obtidas na tabela de apropriações considerando, para cada membro, a soma da quantidade de apropriações realizadas dentro do período independente de coligada pois representa o que o funcionário/terceiro apontou via coletor. Serão considerados todos os projetos, ou seja, não haverá filtro, sendo que o contexto para os cálculos deste processo é o funcionário/terceiro.
- As horas registradas na folha de pagamento serão obtidas através de integração com o sistema de Folha de Pagamento, onde estará informada a quantidade de horas apontadas no período.
- Após obter a diferença entre as horas do ponto e as horas apropriadas, será realizada a apropriação, somente se esta diferença for positiva. Nos casos em que o funcionário possuir apropriações para vários projetos no período, o sistema refará o cálculo das horas a apropriar, proporcional as horas apropriadas no projeto que está sendo processado. Após o cálculo deverá ser gerada a apropriação conforme descrito abaixo;
- A data de apropriação será a do último dia do período;
- O TOTVS Construção Obras e Projetos irá realizar a atualização do preço unitário de cada apropriação do respectivo membro, em que a data de apropriação esteja dentro do período de processamento. O preço utilizado será o valor do ticket médio, que é o resultado do valor pago no período, dividido pela a quantidade de horas registradas na folha de ponto do período;
- Caso o cálculo da Folha seja desfeito e a Folha seja calculada novamente no período, a revaloração deve ser executada novamente para atualizar as apropriações com os valores corretos.
Observação:
Quando o parâmetro do projeto "Mobilidade/Ratear horas improdutivas para a tarefa" estiver marcado, o TOTVS Construção Obras e Projetos irá gerar a apropriação na tarefa definida no parâmetro de mão de obra.
Quando o parâmetro não estiver marcado, o TOTVS Construção Obras e Projetos irá ratear entre as tarefas das apropriações do membro dentro do projeto e no período informado.
Quando o parâmetro não estiver marcado e houver necessidade de gerar apropriação para um membro que possui registro na folha de ponto, mas não possui nenhuma apropriação no período, o TOTVS Construção Obras e Projetos identificará a tarefa através da planilha de atividades, pesquisando pelo insumo do membro na equipe e o centro de custos retornado da folha de ponto, pegando a primeira tarefa obedecendo à hierarquia do cadastro.
Caso não seja possível identificar nenhuma tarefa pelas regras acima, o processo deverá gerar um LOG informando que não houve apropriação, explicando o motivo.
Card | ||
---|---|---|
| ||
Detalhamento de Cálculos:
|
label | Equipamento |
---|
id | Equipamento |
---|
Card | ||
---|---|---|
| ||
|
Card | ||
---|---|---|
| ||
Sincronismo de Bens – SIGAMNT
|
Card | ||
---|---|---|
| ||
Cadastro de Motivos de Improdutividade
|
Card | ||
---|---|---|
| ||
|
label | Apontamento de Equipamento - APP |
---|
- Equipamento:
Equipamentos do Usuário: Quando o usuário é um operador de equipamentos, a selecionar a opção de Entrada Manual para o apontamento, a tela de equipamentos do usuário é exibida para que o equipamento possa ser pré-selecionado para a inclusão do apontamento.
Filtro de Equipamentos: Na tela de apontamento manual é possível realizar a busca de equipamentos que foram sincronizados. Através do botão a tela de filtro de equipamentos pode ser utilizada.
label | Ciclo de Transporte |
---|
id | Ciclo de Transporte |
---|
Card | ||
---|---|---|
| ||
Importante:
|
label | Relatório de Ciclos de Transporte |
---|
O relatório TOPREL0029 - Ciclos de Transporte.TotvsReport pode ser encontrado no book de relatórios e sua geração disponibiliza os códigos de barras para serem utilizados no APP Minha Obra. A geração do relatório é através do menu Projetos \ Construção e Projetos \ Relatórios \ Mobilidade \ Ciclo de Transporte.
Deve-se selecionar o relatório e marcar os ciclos de transporte cadastrados e que serão exibidos na geração.
Informações exibidas neste relatório:
- Descrição do projeto (no cabeçalho);
- Descrição do ciclo de transporte;
- Distância (em KM) do ciclo de transporte;
- Insumo: código e descrição do insumo cadastrado no ciclo de transporte;
- Código de barras: o código de barras será formado pelo código da coligada, código do projeto e o código do ciclo de transporte.
label | Apontamento Ciclo de Transporte - APP |
---|
- Ciclo de Transporte:
Card | ||
---|---|---|
| ||
|
label | Conciliar Apontamentos - RM |
---|
Conciliar Apontamentos
Apontamentos Conciliados
Anexo Apontamentos Conciliados
- Pendente: Status inicial de um registro que foi conciliado;
- Validado: Apontamento conciliado que foi validado pelo usuário. Este status indica que os dados conciliados estão corretos;
- Apropriado: O apontamento conciliado teve seu custo apropriado. E um registro de apropriação foi gerado na apropriação de Serviços/Insumos.
Validar Apontamentos
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Ciclos de Transporte \ Anexo \ Apontamentos Conciliados \ Processos \ Desfazer conciliação;
- Este processo altera o STATUS dos apontamentos originais valorando-os como “Pendente” e exclui o registro de apontamento conciliado. Além disso, este é disparado sem a necessidade de uma interface específica em que o usuário precise informar algum dado em particular;
- Para execução deverá ser selecionado pelo menos um apontamento conciliado, porém, poderá ser executado para vários registros simultaneamente;
- Ao ser disparado somente serão desfeitas conciliações de registros com o status de “Pendente” ou “Validado”. Caso algum registro não possua algum destes status o processo executará normalmente e será incluída mensagem no final do processo informando que a conciliação não foi realizada.
Card | ||
---|---|---|
| ||
Apropriar Custos de Apontamentos
|
label | Pedidos |
---|
Pedidos:
label | Movimentação de Produto |
---|
A Movimentação de Produto permite solicitar produtos/serviços para o sistema de Suprimentos/Faturamento através do APP Minha Obra. A solicitação pode ser uma solicitação de compra ou uma requisição de material.
Para acessar a funcionalidade, é necessário que a URL da API tenha sido informada e o perfil do usuário possua permissão de acesso.
As Movimentações de Produto devem ser cadastradas no TOTVS RM para que sejam exibidas no coletor. Para realizar o cadastro o usuário deve acessar o menu em Projeto | Construção e Projetos | Movimentações do Produto.
No cadastro da Movimentação de Produto é obrigatório que sejam informados os campos Descrição, Tipo de Movimento e Saldo Visível.
Após cadastro no TOTVS Obras e Projetos, essas informações serão exibidas nas Movimentações de Produto do APP Minha Obra.
Ao selecionar o tipo de requisição desejado, se o mesmo estiver parametrizado para utilizar contrato, a tela de seleção de contratos será exibida para que o contrato associado ao pedido seja selecionado. Apenas contratos de serviços serão exibidos.
Ao informar o Contrato e Avançar, a tela de itens da Requisição é exibida para que o Produto/Serviço e Tarefa sejam selecionados.
Se o tipo de requisição não estiver parametrizado para utilizar contrato, após selecionar o tipo de requisição desejado, será aberto a tela de itens da Requisição.
Para que o saldo do produto seja exibido é necessário definir a tarefa e o produto, pois o local de estoque e filial estão definidos na obra representada pela tarefa, e o saldo exibido corresponde ao que foi definido na parametrização da movimentação selecionada para gerar o movimento. Se na parametrização estiver definido que serão exibidos apenas Produtos que tenham saldo, a seleção da tarefa se torna obrigatória antes da seleção do produto. O saldo que será utilizado para validar se o produto tem quantidade disponível, é o mesmo definido para exibição.
Ao adicionar um item na lista da requisição, a tarefa será mantida para o próximo item, sendo um facilitador para a inclusão de um produto que estará relacionado com a mesma tarefa selecionada.
Na tela de itens da Requisição, ao clicar no ícone com as quantidades dos Produtos adicionados ou clicar em Finalizar, é aberto a tela que permite visualizar os itens de movimento, que serão apresentados antes de salvar.
Nessa tela, é permitido remover, alterar a quantidade, cancelar ou confirmar e salvar os produtos.
Também é permitido acessar a tela para inclusão de novos produtos, através da opção "Adicionar mais Produtos".
Nas telas de Contrato e Produto/Tarefa é possível visualizar as movimentações realizadas anteriormente, sendo possível visualizar os seu itens e consequentemente excluir o movimento gerado.
Clicando no botão "Filtrar", é possível consultar todas as requisições baseadas em informações do filtro, tais como Data de Criação, Período, Usuário, Identificador do Movimento, Número do Movimento e Tarefa. Ao confirmar o filtro, as opções selecionadas serão exibidas na tela principal, onde existe a possibilidade de excluí-las.
Veja mais:
Conector de Widget | ||
---|---|---|
|
label | Informações APP |
---|
- Tela de informações do Minha Obra
- Na tela de informações do Minha Obra são exibidas informações de sincronismo, do aplicativo, do dispositivo, da conexão de rede, bateria e GPS;
- A versão do aplicativo é validada junto à versão do sistema, no momento do sincronismo.
- A tela também apresenta uma visão de lançamentos apontados no Minha Obra antes de fazer o sincronismo com o sistema. Desta forma podendo serem alterados ou excluídos qualquer apontamento antes da transmissão.
- Será necessário permitir a edição da data e hora do apontamento (Entrada e Saída):
- Mão de Obra
- Equipamento
- Ciclo de Transporte
- A edição de apontamentos pendentes só deve ser permitida caso o usuário esteja logado e tenha permissão para realizar apontamentos.
- Validar a permissão do usuário no menu principal.
- Será necessário permitir a edição da data e hora do apontamento (Entrada e Saída):
Acesse o novo espaço do App Minha Obra clicando aqui
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|