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CONTEÚDO

  1. Visão Geral

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  1. Filtrar
  2. Resultados
  3. Cadastrar Titular
  4. Cadastrar Dependente
  5. Liberar Selecionados
  6. Liberar por Contrato
  7. Remover
  8. Auditoria de Declaração de Saúde
  9. Termo de Ciência Genérico
  10. Termo de Ciência
  11. Demitidos e Aposentados
  12. Exclusão de beneficiários fora do grau de parentesco/faixa etária
  13. Editar
  14. Detalhar

01. VISÃO GERAL 
Âncora
visao_geral
visao_geral

A manutenção de beneficiários tem por objetivo manutenir os beneficiários que possuem contratos com a Operadora.

...

Por meio deste processo é possível consultar, incluir, modificar, remover e liberar beneficiários.

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Caso a modalidade do beneficiário permita Recebimento de Repasse (campo Beneficiário Outra Unidade), e o Tipo de Plano da Proposta tenha o valor 01-Repasse no campo Movimento Recebido, será disponibilizada a aba “Repasse/Informações Origem”. Nesta aba são apresentadas as informações referentes ao recebimento do beneficiário da Unidade origem:

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Os parâmetros podem ser adicionados manualmente através deste cadastro, através da “Importação de beneficiários de Empresa” ou importação de repasse via módulo do sistema Serious Client (E-set).
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Para cancelar um repasse (retornar o atendimento à operadora Origem), o usuário deve zerar o campo Unidade Atendimento. As datas de cancelamento de repasse não serão solicitadas em tela. Serão calculadas automaticamente pelo sistema, de acordo com o último mês de faturamento do beneficiário.

Ao realizar esse cancelamento, o primeiro envio de repasse fará uma exportação de Atualização, para que os dados do beneficiário sejam atualizados no destino, e somente a exportação seguinte é que será gerada a Exclusão no arquivo PTU A100.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Unidade de Origem

Código da Unidade Origem do beneficiário. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU), ou digitada.

Identificação na Origem

Código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada.

Identificação do Responsável na Origem

Código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada.

Plano

Código do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente.

Descrição

Descrição do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente.
Data de InclusãoData de recebimento do beneficiário repassado. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada.

 

Processo Demitidos e Aposentados:

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No momento da Exclusão de Beneficiários quando informado um motivo de cancelamento parametrizado como sendo um motivo de cancelamento para Demitidos e Aposentados o sistema obriga que o questionário da RN 279 seja respondido.

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Quando confirmada a Exclusão do Beneficiário o sistema apresenta a seguinte tela que possibilita realizar a geração do termo de demitidos e aposentados a ser entregue e assinado pelo beneficiário de forma a comprovar que o mesmo foi informado e estava ciente quanto aos seus direitos segundo a RN279.

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O sistema permite que seja realizado o upload do arquivo contendo a assinatura do beneficiário de forma a possibilitar a que o mesmo armazene os documentos assinados.

Caso o beneficiário não entregue o documento assinado ou tenha extraviado o documento entregue o sistema permite gerar novamente o termo, realizar o upload do arquivo e visualizar o arquivo assinado através da opção Modificar -> Informar Demitidos e Aposentados.

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Adicionar/Modificar Beneficiários

  • Para incluir um beneficiário clique em “Adicionar” e informe o código da modalidade, proposta ou termo a qual o beneficiário será incluído. Em seguida, em “Continuar”.

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  • Na etapa “Selecionar pessoa física2” informe a pessoa física que será relacionada ao beneficiário. Em seguida, clique em “Continuar”.

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  • Caso seja necessário incluir uma pessoa física, utilize o botão “Criar Pessoa” que será visualizado após o botão “Continuar”. Caso contrário, clica-se em “Associar” para relacionar a pessoa física selecionada ao beneficiário.

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  • É possível conferir e alterar os dados da pessoa física selecionada.

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  • Na etapa “Adicionar Beneficiário4” são disponibilizados os parâmetros do beneficiário para este contrato.

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Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Grau de parentesco

Escolher qual o grau de parentesco do beneficiário. Os códigos disponíveis estão cadastrados na “Manutenção Associativa Tipo Plano x Grau Parentesco”.
TitularQuando beneficiário é dependente, deve-se informar qual o código do beneficiário titular.
Data de admissãoInformar a data de admissão do beneficiário na sua empresa.
FuncionárioSe o contrato possui máscara para o código do funcionário, informar o número do funcionário.
VendedorInformar o código do vendedor dentre os disponíveis na “Representante Financeiro”.
FuncionárioSe o contrato possui máscara para o código do funcionário, informar o número do funcionário.
Motivo de inclusãoEscolher entre as opções padronizadas pela ANS que são: Novo beneficiário, inclusão por portabilidade de plano (beneficiário trocou de plano), transferência voluntária – outra operadora (beneficiário transferido de outra operadora), transferência compulsória (por determinação da ANS), transferência manual voluntária (sem critério) ou transferência manual novo beneficiário (transferência de plano considerando novo beneficiário).
Data de início de vínculo com a UnidadeInformar a data de inclusão do beneficiário na operadora.
Data para não reajustar mensalidade por idadeSerá exibida a data de suspensão de reajuste por troca de faixa etária. Este parâmetro depende das regras definidas na “Manutenção Parâmetros Venda de planos/Manutenção de Cadastros” para suspensão de reajuste por faixa etária.
Cobrar taxa de inscriçãoInformar se o sistema deve gerar a cobrança da taxa de inscrição na fatura do beneficiário.
Cobrar participação do beneficiárioInformar se o sistema gerar cobrança de participação para o beneficiário.
Segmento AssistencialEscolher um dos segmentos assistenciais padronizados pela ANS: 00-não informado, 01-ambulatorial, 02-hospitalar com obstetrícia, 03-hospitalar sem obstetrícia, 04-odontológico, 05-referencia, 06-ambulatorial + hospitalar com obstetrícia, 07-ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia, 08-ambulatorial + odontológico, 10-hospitalar com obstetrícia + odontológico, 11-hospitalar sem obstetrícia + odontológico, 13-ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico, 14-ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico.
Último faturamentoSe novo beneficiário, será exibido 00/0000. Senão será exibido o mês e ano do último faturamento (mensalidade) do beneficiário.
CBOInformar o código brasileiro de ocupação, disponível na “Manutenção Cadastro CBO”.

 

  • Caso a modalidade do contrato do beneficiário seja do tipo Medicina Ocupacional (Manutenção Modalidade), a tela do beneficiário será disponibilizada conforme os seguintes parâmetros: 

Data de admissão

Informar a data de admissão, conforme carteira de trabalho.

Motivo de inclusão

Este campo exibe as opções de inclusão do beneficiário conforme determinado pela ANS.

As opções variam de acordo com um indicador baseado na identificação de um beneficiário anterior. O sistema considera um beneficiário anterior qualquer beneficiário relacionado à mesma pessoa física que o beneficiário manutenido. Caso o beneficiário esteja excluído, a data de exclusão não pode ultrapasse a quantidade de meses de vínculo, parametrizada no programa Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro.

  • 0 – Nenhum beneficiário anterior
    • Opções de Motivo de Inclusão
    • Novo Beneficiário
    • Inclusão por portabilidade de plano
    • Transferência voluntária – Outra operadora
    • Transferência compulsória
    • 1 – Contém um beneficiário anterior
      • Opções de Motivo de Inclusão
      • Novo Beneficiário
      • Inclusão por portabilidade de plano
      • Transferência manual – novo beneficiário
      • Transferência manual - voluntária
      • Transferência voluntária – Outra operadora
      • Transferência compulsória
    • 2 – Contém um beneficiário anterior com motivo de cancelamento diferente de 99 na ANS (Manutenção Associativa Motivo Cancelamento x ANS).
      • Opções de Motivo de Inclusão
      • Novo Beneficiário
      • Inclusão por portabilidade de plano
      • Transferência manual – novo beneficiário
      • Transferência manual – portabilidade do plano
      • Transferência manual - voluntária
      • Transferência voluntária – Outra operadora
      • Transferência compulsória.

Data de início de vínculo com a Unidade

Informar a data de inclusão do beneficiário na operadora.

Data para não reajustar mensalidade por idade

Será exibida a data de suspensão de reajuste por troca de faixa etária. Este parâmetro depende das regras definidas na “Manutenção Parâmetros Venda de planos/Manutenção de Cadastros” para suspensão de reajuste por faixa etária.
Cobrar taxa de inscriçãoInformar se o sistema deve gerar a cobrança da taxa de inscrição na fatura do beneficiário.
Cobrar participação do beneficiárioInformar se o sistema gerar cobrança de participação para o beneficiário.
Segmento AssistencialEscolher um dos segmentos assistenciais padronizados pela ANS: 00-não informado, 01-ambulatorial, 02-hospitalar com obstetrícia, 03-hospitalar sem obstetrícia, 04-odontológico, 05-referencia, 06-ambulatorial + hospitalar com obstetrícia, 07-ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia, 08-ambulatorial + odontológico, 10-hospitalar com obstetrícia + odontológico, 11-hospitalar sem obstetrícia + odontológico, 13-ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico, 14-ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico.
Último faturamentoSe novo beneficiário, será exibido 00/0000. Senão será exibido o mês e ano do último faturamento (mensalidade) do beneficiário.

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  • Caso a modalidade do contrato seja do tipo Medicina Ocupacional (Manutenção Modalidade), será disponibilizada a aba “Medicina ocupacional” exclusivamente para informar parâmetros deste tipo de medicina.

Departamento

Informar o código do departamento, disponível na “Manutenção Departamento Genéricos Empresas”.

Seção

Informar o código de seção do departamento, disponível na “Manutenção seções Genéricas Empresas”.

Setor

Informar o código do setor, disponível na “Manutenção Setores  Genéricos empresas”.

Função

Informar o código da função, disponível na “Manutenção Função empresa”.

CBO

Informar o código brasileiro de ocupação, disponível na “Manutenção Cadastro CBO”.
Regime de Revezamento de trabalhoInformar uma descrição para o regime de revezamento.
BR/PDHEscolher entre: NA-não aplicável, BR-beneficiário reabilitado ou PDH-portador de deficiência reabilitado.
Carteira de trabalhoInformar o código da carteira de trabalho do beneficiário.
SerieInformar a série da carteira de trabalho do beneficiário.
UFInformar a unidade federativa da carteira de trabalho do beneficiário.

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  • Na aba “Coberturas” são visualizados os módulos obrigatórios do beneficiário e disponibilizados os módulos opcionais que o contrato possui. Caso o beneficiário tenha adquirido algum módulo opcional, o mesmo deve ser selecionado.

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  • Na aba “Carências” (somente para modalidade assistencial) são disponibilizadas três grupos de informações sobre a carência do beneficiário: Beneficiário, Carências e Procedimento/Insumo.

Beneficiário: utilizam-se estes parâmetros quando se deseja informar que o beneficiário possui ou não carência. Ou seja, a carência é para beneficiário. 

Considerar carência

Indica se o beneficiário possui ou não carência.
Dias de carênciaIndica quantos dias serão bonificados ou penalizados na carência do beneficiário.

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Carências: esta aba pode-se bonificar ou penalizar a carência de cada módulo;

Dias bonificar/penalizar

Clicar no botão “ v ” para disponibilizar o parâmetro. Para bonificar, basta adicionar “-” e a quantidade de dias; Para penalizar adiciona-se a quantidade de dias. A partir do preenchimento da quantidade de dias o sistema calcula e exibe a data final da carência do módulo de cobertura do beneficiário.

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Procedimento/Insumo: caso a carência do módulo de cobertura do contrato estiver definida por procedimento/insumo, utiliza-se esta aba para bonificar/penalizar a carência por procedimento e insumo. Clica-se no link “Adicionar Cobertura”;

Tipo

Escolher entre os tipos de insumos ou selecionar procedimento, para aplicar a atualização da carência por movimento.

Procedimento/insumo

Conforme o tipo selecionado, informa-se o código do procedimento (“Manutenção Procedimentos AMB”) ou código do insumo (“Manutenção Insumos”).

Data de início

Informar a data de início da carência para o movimento.

Data cancelamento

Informar (se existir) a data fim de carência.

Tipo de aplicação

Escolher qual o tipo de aplicação a ser realizada: bonificação ou penalização.

Número dias

Informar o número de dias a ser bonificado ou penalizado.
RemoverEste link é utilizado para eliminar o registro da carência por movimento.

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  • Na aba “Outras Informações: Tela para preencher observações gerais do beneficiário;

Código do controle Operacional (CCO)

Se é um novo beneficiário, será exibido zero. Se o beneficiário já foi enviado para a ANS, será visualizado o código do controle operacional (utilizado no SIB).

Cliente Preferêncial

Indica se o beneficiário é formador de opinião.
ObservaçõesCampo para livre preenchimento.

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  • Caso a modalidade do beneficiário permita repasse, será disponibilizada a aba “Repasse”. Nesta aba são apresentados os seguintes parâmetros:

Cobrar taxa de inscrição

Indicar se haverá cobrança de taxa de inscrição.

Repassar taxa de inscrição

Indica se o valor da taxa de inscrição deve ser repassada a unidade destino do beneficiário.

Unidade de atendimento

Informar o código da unidade de atendimento do beneficiário, conforme a “Manutenção cadastro Unidades”.

Data de intercâmbio atendimento

Informar a data de início de atendimento em repasse.

Unidade de destino

Informar o código da unidade de destino do beneficiário, conforme a “Manutenção cadastro Unidades”.

Data de intercâmbio

Informar a data do beneficiário para o repasse.
Código identificador da Unidade Destino Informar o código da carteira do beneficiário na unidade destino.

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  • Após a última aba “Outras Informações” ou “Repasse”, clicar em “Finalizar” para concluir a inclusão.
  • A alteração de um beneficiário é semelhante à inclusão, exceto pelos passos de informar a proposta e a pessoa física.

Liberação de Beneficiários

  • Deve-se liberar o beneficiário para que seja faturado e para emitir o cartão de identificação, para isso, deve-se selecionar o(s) beneficiário(s) na tela inicial e clicar no botão “Liberar”. O processo de liberação é uma tarefa correspondente à operadora, portanto, o perfil de usuário com acesso externo (empresarial) não possui permissão;
  • A tela “Liberar beneficiários” possui três opções.
  • Aprovar beneficiário: libera o beneficiário para ser faturado;
  • Complementar Cadastro: caso existam inconsistências no cadastro do beneficiário, utiliza-se a opção de “complementar cadastro” para solicitar a atualização cadastral. Escolhe-se o motivo de rejeição, dentre os disponíveis na “Manutenção Motivos cancelamento - Generico”, e informa-se o que deve ser atualizado no registro do beneficiário. O registro ficará na situação aguardando a atualização (9) e depois deve passar pelo fluxo de liberação novamente;
  • Reprovar beneficiário: utiliza-se esta opção, caso o beneficiário tenha que ser reprovado, ou seja, o beneficiário não deve possuir o plano (beneficiário excluído). Informa-se o código de cancelamento do cadastro, dentre os disponíveis na “Manutenção Motivos cancelamento - Generico”; 
 
  
  
  

 

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Quando ocorrer a aprovação dos beneficiários, o sistema identifica na próxima etapa os beneficiários que possuem semelhanças entre os principais campos do registro, afim de, disponibilizar a unificação. Com isso, o usuário analisa os registros e escolhe pela unificação ou não das pessoas. São disponibilizados duas abas para consulta da pessoa (Dados Pessoas e Relações). Caso as pessoas devam ser unificadas, deve-se selecioná-las e clicar em continuar. Caso contrário, clicar com “não unificar”.

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Na etapa de “Parametrização da Liberação3”, devem-se informar os parâmetros de inclusão no plano, indicadores e/ou de repasse. Ambos dependem da parametrização de liberação do contrato.

 

Data de Inclusão no Plano

  • Recalcula: indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser recalculada conforme os parâmetros do contrato;
  • Permanece atual: indica que a data de inclusão do beneficiário deve permanecer a atual;
  • Retroage: indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser retroagida. Informar a data de “inclusão plano”;
  • Prorroga: indica que a data de inclusão do beneficiário deve ser prorrogada. Informar a data de “inclusão plano”;
 
  
  
  
  

Indicadores

Alterar indicador da cobrança da taxa de inscrição

Indica se o parâmetro da taxa de inscrição pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.
Alterar indicador da cobrança de participaçãoIndica se o parâmetro de cobrança de participação pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.
Data de repasseSão parâmetros caso o beneficiário seja repassado.

Data de inclusão

Indica que a data de início do repasse será a data de inclusão no plano.
RecalculaIndica que a data de início para o repasse deve ser recalculada conforme os parâmetros do contrato.
Permanece atualIndica que a data de início para o repasse deve ser a atual.
RetroageIndica que a data de início para o repasse deve ser retroagida. Informar a data de “inclusão repasse”.
ProrrogaIndica que a data de inclusão do beneficiário deve ser prorrogada. Informar a data de “inclusão repasse”.

 

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Remover beneficiários

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Essa função permite remover beneficiários dos contratos. A função “Remover” no programa da Manutenção de Beneficiários, possui duas funções:

  • Por família: onde, ao selecionar um beneficiário titular ou dependente, o sistema carrega toda a família para remover.
  • Individual: somente os beneficiários selecionados são removidos.

 

Após a seleção dos beneficiários, e a escolha do tipo de remoção, a tela abaixo é exibida, permitindo ao usuário informar os parâmetros da exclusão:

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Data / InformadaPossibilita o usuário determinar a data de exclusão, ao selecionar essa opção, o campo “Cancelamento” é aberto.
Data / CancelamentoInformar a data de cancelamento para os beneficiários.
Data / CalculadaO sistema irá calcular a data para exclusão. Nesse caso, a data pode ser o último dia do último mês faturado ou, se o beneficiário ainda não foi faturado, o resultado do indicador do próximo parâmetro.
Excluir beneficiário sem movimentação paraIndicador utilizado para o cálculo da data de exclusão dos beneficiários que ainda não foram faturados, situação 5. Este campo é usado junto com o indicador de data Calculada.
Data da inclusãoA data de exclusão será igual à inclusão.
Final do mês correnteA data de exclusão será o último dia do mês corrente.
Final do mês inclusãoA data de exclusão será o último dia do mês de inclusão.
Ao cancelar último beneficiárioIndica a ação que o sistema irá executar quando o beneficiário a ser cancelado for o último de um contrato.
Não permitirO beneficiário não será cancelado.
Permitir e não cancelar termoO beneficiário será cancelado e o contrato permanece ativo, sem beneficiários ativos.
Permitir e cancelar termoO beneficiário e o contrato são cancelados.
Controlar notificações de inadimplência não emitidasCaso o usuário tenha selecionado a opção de cancelamento do contrato, é possível indicar se deseja que o sistema verifique notificações de inadimplência não emitidas para o contrato que for cancelado, e, caso exista, o contrato não será excluído.
Excluir beneficiário com taxa de inscrição não processadaIndica se o usuário deseja excluir beneficiários que ainda não tenham sido faturados.

Após confirmar os parâmetros, a tela abaixo é exibida.

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Ela permite informar a data da devolução da carteira e o motivo de cancelamento de cada beneficiário. Conforme a configuração do motivo de cancelamento, o sistema poderá executar as seguintes ações:

  • Caso o motivo de cancelamento seja de óbito (associativa entre o motivo de cancelamento genérico e o motivo da ANS, no programa Resolução ANS/RN 96/RN – 152 – Manutenção Associativa Motivo Cancelamento ANS), irá abrir o campo para informar a data de falecimento.
  • Caso o motivo de cancelamento seja de Demitidos/Aposentados, conforme indicador no programa Manutenção Motivos Cancelamento Genérico, será possível responder o questionário e seguir o processo de Demitidos e Aposentados.
  • Caso o motivo de cancelamento obrigue auditoria, conforme indicador no programa Manutenção Motivos Cancelamento Genérico, o sistema irá gerar uma tarefa de auditoria com o detalhe dessa movimentação, e não excluirá o beneficiário, exceto se o usuário seja um Auditor de Arquivos, papel “FAU”. Nesse caso o beneficiário é cancelado normalmente. As movimentações que necessitarem de auditoria, podem ser aprovadas no programa “Auditoria de Exclusão de Beneficiários”;

Esse processo permite que sejam anexados documentos à tarefa de exclusão de beneficiários. No entanto, a tarefa somente é criada caso necessite de auditoria, de forma que os documentos somente serão gravados nessa situação.

 

 

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Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

FiltrarFiltra os registros para exibição.

Cadastrar Titular

Incluir novo registro Titular.

Cadastrar dependente

Incluir dependente do titular selecionado. Caso não selecionado o titular na listagem, ele pode ser selecionado posteriormente ao contrato.

Liberar SelecionadosEnvia a proposta para a liberação.
Liberar por Contrato

Abre um menu para informar o contrato para liberação.

Necessário a permissão no programa hvp.piBeneficiaryContractRelease

Remover

Remove registro selecionado.

Necessário a permissão no programa hvp.piBeneficiaryRemove

Auditoria Decl. Saúde

Envia para auditoria de declaração de saúde.

Necessário a permissão no programa hvp.piBeneficiarySendToHealthDeclaration

Declaração de SaúdeAcessa a Manutenção de Declaração de Saúde do beneficiário selecionado.
Descrição Termo Adesão Beneficiários

Acesso as Descrições do termo por beneficiário

Campo somente visível quando o beneficiário for efetivado no contrato.

Necessário a permissão no programa hvp.contractDescriptionBenef

Termo de ciênciaImpressão do Termo de Ciência do beneficiário selecionado.
Termo de ciência genéricoImpressão do Termo de Ciência.
Demitidos e AposentadosInformar o questionário e, gerar o Termo de Ciência.
Exclusão de beneficiários fora do grau de parentesco/faixa etáriaRealiza exclusão em massa dos beneficiários fora do grau de parentesco/faixa etária.
EditarModifica um registro.
DetalharDetalha o registro.
ExportarGera um arquivo CSV com todos os dados que estão na tela (incluindo de dependentes, e campos que não estão visíveis)


02. FILTRAR 
Âncora
filtrar
filtrar

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As informações na tela podem ser filtradas de forma simples através do campo de filtro na tela por código da modalidade, número da proposta e código (estes valores podem estar separados pelos caracteres "/" "-" "," "\" e ";"), CPFCarteiraCCO, CNS ou Nome.

Caso estes campos não sejam suficientes para a localização do contrato, pode-se utilizar a busca avançada:

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Campo:

Descrição

CPF

Código do CPF
CarteiraCódigo da carteira.
CCOCódigo CCO
Controle UnimedCódigo de controle Unimed do Brasil
Modalidade Código modalidade

Proposta

Código proposta

Contrato

Código do termo de adesão

Código

Código do beneficiário

Nome do beneficiário

Descrição do nome do beneficiário
CNSCódigo da CNS
Nome socialNome social da pessoa
ContratanteSeleção do contratante por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa
Contratante origemSeleção do contratante origem por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa
Prestador APSSeleção do prestador de atenção primária à saúde, através do botão de pesquisa ao lado
Login Usuário (Realizou a inclusão do beneficiário)Login do usuário no sistema que realizou o processo de inclusão do beneficiário
Código de funcionárioCódigo de funcionário
Data inclusão (inicial)Data inclusão inicial
Data inclusão (final)Data inclusão final
Exibe PendentesIndica que serão exibidos beneficiários que possuem situação aguardando atualização e digitado
Exibe EfetivadosIndica que serão exibidos beneficiários ativos (liberados)
Exibe ExcluídosIndica que serão exibidos beneficiários já excluídos

03. RESULTADOS 
Âncora
resultados
resultados

O resultado da pesquisa trará todos os beneficiários dentro dos critérios informados, agrupados pelo titular, de forma paginada.
Se o botão Carregar mais resultados estiver habilitado, significa que existem mais beneficiários dentro dos critérios informados, e serão pesquisados clicando no botão em questão.

Se um beneficiário de nível dependente estiver dentro dos critérios da pesquisa, o titular do mesmo sempre será mostrado.
Para ver os dependentes, é necessário clicar na seta para baixo, localizado à esquerda da primeira coluna (CPF por padrão), onde será aberta uma nova tabela com os dependentes do titular.

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Informações

Ao encontrar um titular ou dependente pelos critérios informados na pesquisa, irá trazer todos dependentes vinculados ao titular encontrado.


Ao clicar no ícone da última coluna do cabeçalho (Image Added) será exibido o gerenciador de colunas. Esta funcionalidade se aplica para a listagem de titulares e dependentes.

O gerenciador de colunas mantém a seleção escolhida mesmo que o sistema ou o navegador for reiniciado. As preferências são salvas a nível de usuário que efetuar log-in na máquina.

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Informações

A preferência das colunas serão salvas somente no armazenamento do navegador e não serão persistidas na base de dados, então caso o usuário realize uma limpeza do cache do navegador as configurações serão perdidas.


04. CADASTRAR TITULAR 
Âncora
cadastrar_titular
cadastrar_titular

Adiciona um novo beneficiário. Para incluir um beneficiário clique em Cadastrar titular.

Guia Contrato:

  • Na etapa Selecionar um contrato, informe o código da modalidade, proposta ou termo a qual o beneficiário será incluído. Selecione a estrutura consultada e, em seguida, clique em Continuar.
  • Escolher qual o grau de parentesco do beneficiário. Os códigos disponíveis estão cadastrados na Manutenção_Associativa_Tipo_Plano_x_Grau_Parentesco_PR0110N
  • Em Selecionar Titular é permitido selecionar o titular do beneficiário, caso selecionado um grau de parentesco que peça a inclusão do mesmo.
  • O grau de parentesco e o titular podem ser alterados após a inclusão.

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Aviso

Os beneficiários titulares da opção Selecionar titular seguem a seguinte regra:

  • Caso seja proposta de PEA, irá trazer titulares excluídos;
  • Caso contrário, trará titulares ativos e que não sejam Usuário Eventual.


Guia Dados pessoais:


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Detalhes

Campo:

Descrição:

CPF

Informar CPF.

Nome completoNome completo.
Nome do cartão do beneficiárioNome do cartão do beneficiário.
Nome socialTem o intuito de cadastrar o Nome Social do Beneficiário que será exibido no cartão, até um limite de 25 caracteres.
Nome social do cartãoTem o intuito de cadastrar o Nome Social do Beneficiário que será exibido no cartão, até um limite de 25 caracteres.
Nome internacionalNome internacional.
Data de nascimentoData de nascimento
Município de nascimentoMunicípio de nascimento
SexoSexo.
Houve mudança de sexoCaso existir mudança de sexo marcar para que não ocorram glosas de atendimento a procedimentos de outro sexo.
Houve mudança de sexoCaso existir mudança de sexo marcar para que não ocorram glosas de atendimento a procedimentos de outro sexo.

Gênero social 

Contém as opções “Masculino”, “Feminino”, “Ignorado” e "Não Binário" e não é de preenchimento obrigatório.

Estado civil 

Contém as opções "Solteiro", "Casado", "Viúvo", "Separado", "Divorciado" e "Outros", este campo é obrigatório.

Nome da mãeNome da mãe
Nome do paiNome do pai
Sem validação nome beneficiário no SIBNome beneficiário no SIB.
Documento de identidade - RGNúmero do documento de identidade.
Cartão Nacional de Saúde - CNSNúmero do cartão nacional de saúdo CNS
NacionalidadeInformar a nacionalidade do beneficiário, campo opcional.
PIS-PASEPInformar o código do PIS-PASEP, campo opcional.
CAEPFInformar o código do CAEPF.
CEIInformar o código do CEI.


Guia Endereço:

Contém as inconformações do endereço do beneficiário, pode ser cadastrado mais de um endereço informando qual é o endereço principal e de cobrança.

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Guia Contatos:

Contém as informações de contato do beneficiário, pode ser cadastrado mais de um contato informando qual é principal e de cobrança sendo que entre os números de telefone e endereços de e-mail apenas um dos contatos de cada um destes grupos poderão ser de cobrança e ou principal, para os demais tipos de contato essas opções estarão desabilitadas.

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Guia Anexos:

Inclusão de anexos no beneficiário.

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Guia Info. complementares:

É possível cadastrar as informações complementares do beneficiário.

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Guia Dados do beneficiário:

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Endereço

Campo:

Descrição:

Motivo de inclusão

Este campo exibe as opções de inclusão do beneficiário conforme determinado pela ANS.

As opções variam de acordo com um indicador baseado na identificação de um beneficiário anterior. O sistema considera um beneficiário anterior qualquer beneficiário relacionado à mesma pessoa física que o beneficiário manutenido. Caso o beneficiário esteja excluído, a data de exclusão não pode ultrapassar a quantidade de meses de vínculo, parametrizada no programa Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro.

Quando não existe nenhum beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:

  • Novo Beneficiário inclusão por portabilidade de plano (beneficiário trocou de plano);
  • Inclusão por portabilidade de plano;
  • Transferência voluntária – outra operadora (beneficiário transferido de outra operadora);
  • Transferência compulsória (por determinação da ANS).

 Quando existe beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:

  • Novo Beneficiário;
  • Inclusão por portabilidade de plano;
  • Transferência manual – novo beneficiário (transferência de plano considerando novo beneficiário);
  • Transferência manual - voluntária;
  • Transferência voluntária – Outra operadora;
  • Transferência compulsória.

Quando existe beneficiário anterior no plano com motivo de cancelamento diferente de 99 na ANS (Manutenção Associativa Motivo Cancelamento x ANS). Opções de Motivo de Inclusão:

  • Novo Beneficiário;
  • Inclusão por portabilidade de plano;
  • Transferência manual – novo beneficiário (transferência de plano considerando novo beneficiário);
  • Transferência manual – portabilidade do plano;
  • Transferência manual - voluntária;
  • Transferência voluntária – Outra operadora;
  • Transferência compulsória.
VendedorInformar o código do vendedor dentre os disponíveis na Representante Financeiro.
Data de admissãoInformar a data de admissão do beneficiário na sua empresa. Obrigatório quando alterado o Grau de Parentesco de tipo de dependente para tipo de titular.
CBOInformar o código brasileiro de ocupação, disponível na Manutenção Cadastro CBO.
Cobrar participação do beneficiárioInformar se o sistema gerar cobrança de participação para o beneficiário.
Código do FuncionárioInformar o código do funcionário. Obrigatório quando alterado o Grau de Parentesco de tipo de dependente para tipo de titular. Este campo e sua obrigatoriedade citada anteriormente só serão consideradas caso esteja parametrizada na Proposta a máscara de código de funcionário.
Cliente preferencialIndica se o beneficiário é formador de opinião.
Rede de atendimentoInformar a rede de atendimento relacionada ao tipo de plano. 
Obs.: Este campo apenas será considerado pelo sistema se o parâmetro "Utiliza Rede de Atendimento?" do programa "Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastros - VP0210O" estiver selecionado. 
Para mais informações referentes a esse processo, acessar Rede_de_Atendimento_HCG.ATTENDANCENETWORK.
Data de vínculoInformar a data de inclusão do beneficiário na operadora.
Segmento Assistencial

Escolher um dos segmentos assistenciais padronizados pela ANS:
00- Não informado;
01- Ambulatorial;
02- Hospitalar com obstetrícia;
03- Hospitalar sem obstetrícia;
04- Odontológico;
05- Referência;
06- Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia;
07- Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia;
08- Ambulatorial + odontológico;
10- Hospitalar com obstetrícia + odontológico;
11- Hospitalar sem obstetrícia + odontológico;
13- Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico;
14- Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico.

IMPORTANTE: Durante a inclusão do beneficiário, poderá vir o Segmento Assistencial padrão setado, sendo ele o padrão do Plano ANS, ou caso não haja neste, o padrão setado no Tipo de Plano. Mesmo vindo com um valor padrão, ele poderá ser alterado.

Grau de Parentesco DMEDEscolher qual o grau de parentesco do beneficiário. Os códigos disponíveis estão cadastrados na Manutenção_Associativa_Tipo_Plano_x_Grau_Parentesco_PR0110N
Código Controle Unimed do Brasil

Informar o código de controle Unimed do Brasil

Regras de Mensalidade

Informar a Regra de Mensalidade. Quando já existir uma Regra ativa e ela for alterada, são solicitados os campos:

  • Data de início da nova regra: A mesma não pode ser menor ou igual ao mês/ano do último faturamento.
  • Desconsiderar reajustes de mensalidade por contratos anteriores: Quando selecionado indica que não serão considerados os reajustes aplicados no contrato anteriormente à data de início da nova regra.
Antecipação Mensalidade

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Guia Seguro Assistencial

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Guia Seguro Assistencial
Guia disponível somente para propostas de seguro assistencial.
CampoDescrição
Data de Inclusão no Plano

Data que o beneficiário será incluído no plano.

Motivo de CancelamentoMotivo de Cancelamento do beneficiário. Para o titular aparecerão todos os motivos, para os dependentes, irão aparecer todos os motivos, menos os quais indicam óbito.
Data de Exclusão do PlanoData que o beneficiário será inativado no plano.

Guia Cobertura e Guia Carências


1) Coberturas

São visualizados os módulos obrigatórios do beneficiário e disponibilizados os módulos opcionais que o contrato possui para seleção.

1.1) Módulos de Cobertura Obrigatórios: 

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1.2) Módulos de Cobertura Opcionais:

Na coluna "Ações" estão disponibilizados os botões que permitem adicionar ou remover um módulo opcional para o beneficiário. Clicar e "+" para adicionar um módulo e "-" para remover um módulo.

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1.3) Padrão de Cobertura: Caso o contrato aceite o padrão de cobertura, poderá ser selecionado qual o padrão que o beneficiário utilizará. Ao clicar na seta ao lado do código do padrão, serão exibidos os módulos que fazem parte do padrão de cobertura. 


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Informações

Ao realizar a troca de padrão de cobertura, caso sejam retirados módulos da cobertura do beneficiário, esses módulos serão cancelados utilizando o primeiro motivo de cancelamento da entidade "MC" com o campo "Selecionado por Padrão" marcado na Manutenção de Motivos de Cancelamento Genérico (hcg.cancellationMotive).



2) Carências

Na tela "Carências" constam as informações de carência do beneficiário sobre cada módulo de cobertura.

2.1) Considerar Carência: Indica se o beneficiário possui ou não carência. 

2.2) Dias de Carência: Neste campo é possível informar uma quantidade de dias de carência que será aplicada igualmente à todos os módulos do beneficiário. Caso o número informado seja positivo, será adicionado dias de carências, caso o valor informado seja negativo, a quantidade de dias será reduzida dos módulos.

2.3) Aproveitamento de Carências: Indica se deverá ser realizado o aproveitamento de carências cumpridas pelo beneficiário em outro plano. Ao ativá-lo, será exibido um campo adicional onde é possível informar a operadora origem do beneficiário, da qual estão sendo aproveitadas as carências. 


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2.4) Módulos de Cobertura: Apresenta os módulos de cobertura do beneficiário, indicando se possuem ou não carência, a quantidade de dias para atendimentos eletivos e de urgência, se há bonificação ou penalização e o usuário de atualização. Caso o módulo permita, podem ser configuradas carências por procedimento e/ou insumo, acessando através do botão correspondente da coluna "Ações": 


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2.5) Ajustar carência: Pode-se bonificar ou penalizar a carência de cada módulo. Esse processo pode ser realizado selecionando grupos de módulos pré-definidos, utilizando o parâmetro "Grupos de módulos que deseja ajustar" ou selecionando individualmente os módulos em "Módulos de Cobertura":


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Tipo de Carência

Pode ser informado o tipo de carência já parametrizado para o beneficiário. Ao escolher uma das opções irá retornar para cada módulo da estrutura os dias de bonificação e penalização. 

Os tipo de carência são parametrizados no programa Manutenção Tipo de Carência - hvp.graceType.

Tipo de Ajuste

Seleciona-se a bonificação ou penalização, informando a quantidade de dias no campo ao lado. A partir do preenchimento da quantidade de dias o sistema calcula e exibe a data final da carência do módulo de cobertura do beneficiário.





Guia Repasse:

Caso a modalidade do beneficiário permita Recebimento de Repasse (campo Beneficiário Outra Unidade) e o Tipo de Plano da Proposta tenha o valor 01-Repasse no campo Movimento Recebido, são apresentadas as informações referentes ao recebimento do beneficiário da Unidade origem:

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Campo:

Descrição

Unidade de Origem

Código da Unidade Origem do beneficiário. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU), ou digitada.

Identificação na Origem

Código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada.

Identificação do Responsável na Origem

Código do documento de identificação do beneficiário na origem. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada.

Plano

Código do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente.

Descrição

Descrição do plano na origem. Não é considerado na importação do A100. Somente pode ser preenchido manualmente.

Data de Inclusão

Data de recebimento do beneficiário repassado. Pode ser preenchida automaticamente na Importação do A100 (PTU) ou digitada.

Caso contrário, são apresentadas as informações referentes ao envio do beneficiário da Unidade destino:

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Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Cobrar taxa de inscrição

Indicar se haverá a cobrança de taxa de inscrição.

Unidade de atendimento

Informar o código da unidade de atendimento do beneficiário, conforme a Manutenção cadastro Unidades.

Data de intercâmbio atendimento

Informar a data de início de atendimento em repasse.

Unidade de destino

Informar o código da unidade de destino do beneficiário, conforme a Manutenção cadastro Unidades.

Data de intercâmbio

Informar a data do beneficiário para o repasse.

Documento na unidade de destino 

Informar o código da carteira do beneficiário na unidade destino.

ViaInformar a via da carteira do beneficiário na unidade destino.
Validade do documentoInformar a data de validade da carteira do beneficiário na unidade destino.


Guia Medicina Ocupacional:

Quando a modalidade do contrato do beneficiário for do tipo Medicina Ocupacional (Manutenção Modalidade), a tela de manutenção de beneficiários possuirá uma aba especifica para solicitar informações referentes à medicina ocupacional: 

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Campo:

Descrição:

Transação

Mudar de Setor/Função ou Retorno ao Trabalho
DepartamentoInformar o código do departamento, disponível na Manutenção Departamento Genéricos Empresas.
Regime de Revezamento de TrabalhoInformar uma descrição para o regime de revezamento.
SeçãoInformar o código de seção do departamento, disponível na Manutenção seções Genéricas Empresas
BR/PDHEscolher entre: NA-não aplicável, BR-beneficiário reabilitado ou PDH-portador de deficiência reabilitado.
SetorInformar o código do setor, disponível na Manutenção Setores  Genéricos empresas.
Carteira de TrabalhoInformar o código da carteira de trabalho do beneficiário.
FunçãoInformar o código da função, disponível na Manutenção Função empresa.
Série

Informar a série da carteira de trabalho do beneficiário.

CBOInformar o código brasileiro de ocupação, disponível na Manutenção Cadastro CBO.


Guia Campos específicos:

Campos específicos que podem ser cadastrados no programa Manutenção Campos Específicos Proposta - hvp0210y.


Guia Observações:

Tela para preencher observações gerais do beneficiário, campos para livre preenchimento:

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Guia Confirmação

Irá detalhar as principais informações antes de finalizar o cadastro.Image AddedImage Added

Para o opção de finalizar e liberar deve-se liberar o beneficiário para que seja faturado e para emitir o cartão de identificação e finalizar o cadastro.


Popup de Confirmação

Assim que o novo beneficiário for salvo, será aberta uma tela com as informações mais relevantes do beneficiário cadastrado e com 3 ações possíveis:

  1. Incluir um dependente para o mesmo titular
  2. Incluir um novo titular para o mesmo contrato selecionado
  3. Voltar para a listagem

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05. CADASTRAR DEPENDENTE 
Âncora
cadastrar_dependente
cadastrar_dependente

Ao clicar no botão "Cadastrar dependente" ou clicar na ação "Incluir dependente" é possível incluir um beneficiário dependente no sistema.

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Caso seja selecionado um beneficiário titular ou seja utilizada a ação "Incluir dependente" a tela de cadastro já irá exibir o titular escolhido.

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Caso não seja selecionado um beneficiário titular previamente ou seja necessário alterá-lo, pode ser utilizada a seleção de beneficiários titulares.

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A obrigatoriedade do titular no cadastro de dependentes é parametrizado através do campo "Obriga responsável" da Manutenção de Tipo de Planos de Saúde (PR0110C).

O restante do cadastro de dependente segue o mesmo fluxo do cadastro de titular.

06. LIBERAR SELECIONADOS 
Âncora
liberar_selecionados
liberar_selecionados

Deve-se liberar o beneficiário para que seja faturado e para emitir o cartão de identificação, para isso, deve-se selecionar o(s) beneficiário(s) na tela inicial e clicar na opção Liberar Selecionados ou utilizar a ação Liberar na linha do beneficiário. O processo de liberação é uma tarefa correspondente à operadora, portanto, o perfil de usuário com acesso externo (empresarial) não possui permissão. 

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Caso apenas um beneficiário seja selecionado para liberação, o sistema irá pesquisar se o mesmo está apto para unificação. Caso esteja, será emitida uma mensagem que pode redirecionar para unificação de pessoas caso o usuário queira. 

Image AddedObs: Para mais detalhes, consultar a documentação sobre Unificação de Pessoas (presente nos conteúdos relacionados ao final dessa documentação)


A tela Liberar beneficiários possui três opções:

Aprovar:


Libera o beneficiário para ser faturado.

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Data de inclusão do plano:

RecalculaIndica que a data de inclusão do beneficiário deve ser recalculada conforme os parâmetros do contrato.
Manter DataIndica que a data de inclusão do beneficiário deve permanecer a atual.
Alterar DataIndica que a data de inclusão do beneficiário deve ser alterada. Informar a data de Inclusão plano.

Indicadores:

Alterar indicador da cobrança da taxa de inscriçãoIndica se o parâmetro da taxa de inscrição pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.
Cobrar taxa de inscriçãoIndica cobrança na taxa de inscrição.
Alterar indicador da cobrança de participaçãoIndica se o parâmetro de cobrança de participação pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.
Cobrar participaçãoIndica Cobrança na participação.

Carências:

Liberar Carências

Indica se as carências do beneficiário deverão ser liberadas após a efetivação do cadastro (liberação do beneficiário).

Este parâmetro somente será habilitado  se o beneficiário se enquadrar em uma regra de liberação de carências conforme manual: 

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=224124609

Complementar Cadastro:

Caso existam inconsistências no cadastro do beneficiário, utiliza-se a opção de complementar cadastro para solicitar a atualização cadastral. Escolhe-se o motivo de rejeição, dentre os disponíveis na Manutenção Motivos cancelamento - Genérico, e informa-se o que deve ser atualizado no registro do beneficiário. O registro ficará na situação aguardando a atualização (9) e depois deve passar pelo fluxo de liberação novamente.

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Reprovar:

Utiliza-se esta opção, caso o beneficiário tenha que ser reprovado, ou seja, o beneficiário não deve possuir o plano (beneficiário excluído). Informa-se o código de cancelamento do cadastro, dentre os disponíveis na Manutenção Motivos cancelamento - Genérico.

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No processo de aprovação, complementar cadastro e reprovar, será gerado um CSV com as informações de parâmetros da tela e quais beneficiários foram atualizados:

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07. LIBERAR POR CONTRATO 
Âncora
liberar_contrato
liberar_contrato

Permite liberar todos beneficiários pendentes do contrato selecionado. A funcionalidade das opções são as mesmas de "Liberar Selecionados"

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08. REMOVER 
Âncora
remover
remover

Essa função permite remover beneficiários dos contratos. 

  • Ao selecionar um titular para ser removido, o sistema carrega todos os dependentes para remover.
  • Ao selecionar somente um ou mais dependentes o beneficiário titular não será removido.

A ação pode ser feita selecionando os beneficiários e escolhendo a opção Remover dentro de Outras ações, ou através da ação Remover dentro da linha do beneficiário.

Após a seleção dos beneficiários, e a escolha da opção remoção, a tela abaixo é exibida, permitindo ao usuário informar os parâmetros da exclusão:

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Titular a ser removido: informações referente ao titular a ser removido.

Dependentes a serem removidos com o titular: lista das informações dos dependentes a serem removidos com o titular

Dados do cancelamento:

Motivo da remoção

Informar o motivo da remoção do beneficiário.

Data para remoção

Informar a data de remoção dos beneficiários.

Data de devolução da carteira

Informar a data de devolução da carteira. Utilizada como informação para que não ocorram atendimentos indevidos por parte do beneficiário, principalmente em intercâmbio.

Para os dependentes, na listagem existe a opção de replicar a data de devolução que só ficará habilitada ao informar a data de devolução da carteira do titular:

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Para cada um dos dependentes da listagem existe a ação de adicionar uma data de devolução diferente:

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Ao cancelar último beneficiário

  • Não permitir: o beneficiário não será cancelado.
  • Permitir e não cancelar contrato: o beneficiário será cancelado e o contrato permanece ativo, sem beneficiários ativos.
  • Permitir e cancelar contrato: o beneficiário e o contrato são cancelados

Controlar notificações de inadimplência não emitidas

Caso o usuário tenha selecionado a opção de cancelamento do contrato, é possível indicar se deseja que o sistema verifique notificações de inadimplência não emitidas para o contrato que for cancelado, e, caso exista, o contrato não será excluído.

Motivo da remoção dos dependentes

Informar o motivo da remoção dos dependentes do beneficiário titular.

ObservaçõesAdicionar informações do beneficiário ou família que esta sendo excluída.

Conforme a configuração do motivo de cancelamento, o sistema poderá executar as seguintes ações:

  • Caso o motivo de cancelamento seja de óbito (associativa entre o motivo de cancelamento genérico e o motivo da ANS, no programa Resolução ANS/RN 96/RN – 152 – Manutenção Associativa Motivo Cancelamento ANS), irá abrir o campo para informar a data de falecimento.
  • Para os beneficiários com medicina ocupacional e o motivo de cancelamento diferente de óbito, irá abrir o campo para informar a data de demissão com preenchimento obrigatório:

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  • Caso o motivo de cancelamento seja de Demitidos/Aposentados, conforme indicador no programa Manutenção Motivos Cancelamento Genérico, será possível responder o questionário e seguir o processo de Demitidos e Aposentados. A opção "Termo de Ciência" permite realizar o upload do arquivo de termo de ciência nas ações na tela de manutenção de beneficiários:

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  • Caso o motivo de cancelamento obrigue auditoria, conforme indicador no programa Manutenção Motivos Cancelamento Genérico, o sistema irá gerar uma tarefa de auditoria com o detalhe dessa movimentação, e não excluirá o beneficiário, exceto se o usuário seja um Auditor de Arquivos, papel “FAU”. Nesse caso o beneficiário é cancelado normalmente. As movimentações que necessitarem de auditoria, podem ser aprovadas no programa Auditoria de Exclusão de Beneficiários;

OBS: Ao selecionar um motivo de cancelamento do titular que tenha motivo de cancelamento do dependente já parametrizado no programa "Motivos de cancelamentos Genéricos", irá bloquear o campo de motivo de cancelamento do dependente na remoção:

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Documentos:

Esse processo permite que sejam anexados documentos à tarefa de exclusão de beneficiários. No entanto, a tarefa somente é criada caso necessite de auditoria, de forma que os documentos somente serão gravados nessa situação.


Informações

Ao excluir um beneficiário será gerado um arquivo CSV na Central de Documentos para cada beneficiário excluído contendo os parâmetros utilizados e o(s) beneficiário(s) selecionado(s). A geração do arquivo ocorrerá nas seguintes situações:

  • Aprovar a auditoria de uma exclusão de beneficiário;
  • Executar automaticamente a auditoria de uma exclusão de beneficiário;
  • Excluir diretamente um beneficiário


Exemplo do CSV:

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09. AUDITORIA DECLARAÇÃO DE SAÚDE 
Âncora
auditoria_declaracao_saude
auditoria_declaracao_saude

Permite liberar para Auditoria de Declaração de Saúde - hvp.healthDeclaAudit o beneficiário selecionado. A opção ficará habilitada aos beneficiários que foram parametrizados para poder realizar auditoria declaração de saúde  O beneficiário não pode estar com situação excluído ou liberado. 

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10. TERMO DE CIÊNCIA GENÉRICO 
Âncora
termo_ciencia_generico
termo_ciencia_generico

Se não foi selecionado beneficiário: Gera o documento somente com o texto do Termo de Ciência sem preencher os dados do beneficiário. Neste caso os dados do beneficiário serão preenchidos à mão desde que as tags estejam no "RTF" do documento.

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11. TERMO DE CIÊNCIA
Âncora
termo_ciencia
termo_ciencia

Se foi selecionado um beneficiário: Gera o documento com o Termo de Ciência já preenchido com os dados do beneficiário (modalidade, termo, nome, código de beneficiário e CPF), desde que as tags estejam no "RTF" do documento.

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12. DEMITIDOS E APOSENTADOS 
Âncora
demitidos_aposentados
demitidos_aposentados

Essa opção permite gerar um relatório conforme os filtros informados de todos os beneficiários removidos com o motivo demitidos e aposentados.

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13. EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS FORA DO GRAU DE PARENTESCO/FAIXA ETÁRIA
Âncora
exclusao_beneficiario
exclusao_beneficiario

Ao selecionar a opção Exclusão de beneficiários fora do grau de parentesco/faixa etária. Este programa possibilita a exclusão de beneficiários que estejam fora do grau de parentesco e faixa etária coberta pelo contrato. Por exemplo, em um contrato empresarial que permite como dependentes os filhos dos titulares até 21 anos, existe um beneficiário que fez aniversário de 22 anos. Esse beneficiário está fora da cobertura do contrato e precisa ser excluído. A data de exclusão do beneficiário será o último dia do último mês faturado ou o último dia do mês que o beneficiário completa o aniversário que o exclui da cobertura.

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Principais Campos e Parâmetros:

Para iniciar o processo, de exclusão, é necessário informar os parâmetros abaixo:

Campo:

Descrição

Arquivo

Informar primeiro o relatório de acompanhamento e depois o relatório de erros.

Parâmetro
  • Excluir beneficiários com taxa de inscrição não processada: Indica se o programa irá excluir beneficiários em situação 5, que somente foram aprovados, mas nunca faturados;
  • Propostas com Seguro Assistencial: Indica se permitirá excluir beneficiários em propostas de Seguro Assistencial;
  • Ao cancelar último beneficiário: Indica a ação que o programa irá tomar no caso de excluir o último beneficiário de um contrato. Pode ser:
    • 1 – Não permitir: o beneficiário não será excluído
    • 2 – Permitir e não cancelar termo: o beneficiário será excluído, mas o contrato permanecerá ativo;
    • 3 – Permitir e cancelar o termo: o beneficiário será excluído, e o contrato será cancelado;
  • Controlar notificações de inadimplência não emitidas: Somente habilitado se parametrizado para cancelar o contrato quando cancelar o último beneficiário. Caso esse campo esteja marcado, o sistema irá verificar se existe alguma notificação não emitida e, caso exista, não permitirá o cancelamento do contrato;
  • Informar motivo de cancelamento individual: Indica se o usuário deseja informar o motivo de cancelamento para cada beneficiário que será excluído.
Seleção
  • Modalidade inicial/final: Informar modalidade final e inicial.
  • Plano inicial/final:  Informar plano inicial e final.
  • Tipo de Plano inicial/final: Informar tipo de plano inicial e final.
  • Contrato inicial/final: Informar contrato inicial e final.
  • Grau de parentesco inicial/final: Informar grau de parentesco inicial e final.
  • Contratante inicial/final: Informar uma faixa com os códigos dos contratantes. São os códigos de cliente do EMS;
  • Mês inicial/final: Informar o mês inicial e final correspondente ao período onde os beneficiários pesquisados ficarão fora da faixa etária.
  • Ano base Calculo: Informar o período inicial e final onde os beneficiários pesquisados ficarão fora da faixa etária. Por exemplo, se o contrato permite filhos até 21 anos, e o aniversário de 22 anos do beneficiário com esse grau de parentesco é em Maio de 2014, então o período parametrizado nesse campo deve abranger Maio de 2014.


Ao realizar a busca com os parâmetros de seleção será exibido o filtro de beneficiários encontrados a partir dos dados informados, é possível informar unitariamente o motivo de cancelamento de cada beneficiário ou utilizar a opção "Marcar todos", onde o motivo de cancelamento informado será aplicado para todos os beneficiários.

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A ação "Desmarcar todos" exibida após a seleção de mais de 1 beneficiário, deseleciona os beneficiários selecionados.


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CampoDescrição
Carteira devolvidaInforma se o beneficiário devolveu a carteira física.
Data de devolução da carteiraInforma a data de devolução da carteira do beneficiário.
Permitir que dependentes fiquem sem responsável ativoCaso marcado poderá ocorrer a exclusão de um responsável com dependentes ativos.
Motivo de cancelamentoInforma o motivo de cancelamento do beneficiário.
Observações

Informa observações sobre o cancelamento do beneficiário

Informações

O campo de observações apenas será exibido na opção seleção individual

Execução

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Principais campos da Execução

CampoDescrição

Data de Execução

Opções:

  • Executar hoje: Irá definir a geração do documento de exportação de prestadores para o exato momento que for clicado em Executar.
  • Agendar execução: Irá permitir agendar a execução para outro momento, habilitando os campos "Agendar para" e "Hora".

Agendar para 

Informar a data de agendamento da execução da geração do documento de exportação de prestadores.

HoraInformar a hora de agendamento da execução da geração do documento de exportação de prestadores.
Servidor de execução

Informar o servidor de execução de RPW, parametrizado pelo cliente.

Obs.: O servidor de execução RPW é um produto do Framework.

Repetir ocorrênciaInformar se deseja repetir a ocorrência o qual está sendo executada.
Diária\MensalInformar se a ocorrência será parametrizada como diária ou mensal.
Repete a cadaInformar de quanto em quanto será repetida a ocorrência.
HorárioInformar o horário que será agendado essa ocorrência.
Até o diaInformar até que dia será agendada essa ocorrência, sendo que ao chegar no dia parametrizado, não irá mais efetuar o processo parametrizado.
Sempre no dia (Mensal)

Opções:

  • Último dia do mês: Irá agendar a execução para o último dia do mês, de cada mês, até a data limite parametrizada no "Até o dia".
  • Escolher Dia: Irá habilitar o campo "Dia do mês". agendando a execução para o dia informado no campo "Dia do mês", de cada mês, até a data limite parametrizada no "Até o dia".
Dia do mês (Mensal)Informar o dia do mês para agendamento.


O relatório gerado referente aos beneficiários selecionados será encaminhado a Central de Documentos sendo possível a geração de 2 arquivos, 1 referente ao processo em caso de sucesso e 1 segundo relatório caso ocorra erro(s) na execução.

14. EDITAR 
Âncora
editar
editar

Ao selecionar a opção Editar será direcionada para mesma tela especificadas na opção Cadastrar Titular.

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Ao finalizar a edição do beneficiário, caso ele seja um beneficiário de Parto Coberto, e ele atinja as especificações abaixo, será gerada uma mensagem.

Especificações:

  • Ser um beneficiário de Parto Coberto;
  • Ter uma data de cancelamento maior ou igual ao dia atual;
  • O usuário possuir o papel "FAU" (Auditor).


Será mostrada a mensagem:

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  • Para o caso contratante ainda não tenha efetivado o parto coberto.


Ou a mensagem:

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  • Caso o contratante já tenha solicitado a efetivação.

15. DETALHAR 
Âncora
detalhar
detalhar

Ao clicar no nome do beneficiário será direcionado para tela de detalhar, onde ficarão disponíveis todas as informações cadastradas sobre o beneficiário.

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Opção Outras Ações

Em outras ações, estão disponíveis ações que podem ser realizadas para o beneficiário:

OpçãoDescrição
Histórico do SIB

Na opção "Histórico do SIB" é apresentada uma tabela contendo as movimentações SIB para o beneficiário consultado:

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CampoDescrição
Status RemessaSituação da remessa. “Erro”, “Em execução” ou “Concluído”.
Data GeraçãoData de geração do arquivo.
Nome do Arquivo SIB GeradoNome do arquivo gerado.
Data Importação Retorno ANSData de importação do arquivo de devolução da ANS, que contém os beneficiários rejeitados no último envio do SIB.
Histórico de movimentações

A opção "Histórico de Movimentações" exibe uma tabela contendo o histórico das movimentações cadastrais realizadas no beneficiário consultado, além do botão "Exportar CSV", responsável por exportar as movimentações para um arquivo no formato .csv, e disponibilizá-lo na Central de Documentos. Nos eventos que contém alterações, será exibido uma aba responsável por  detalhar as alterações anteriores:

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Campo:Descrição
Tipo de OcorrênciaTipo de alteração efetuada no cadastro do beneficiário.
Data AtualizaçãoData da última atualização.
Usuário AtualizaçãoUsuário do sistema responsável pela atualização.
Valor AtualValor do campo alterado.
DescriçãoDescrição do campo alterado.
Valor AnteriorValor anterior do campo alterado.
Descrição AnteriorDescrição anterior do campo alterado.
Modalidade AnteriorModalidade anterior do beneficiário, em caso de transferência.
Proposta AnteriorProposta anterior do beneficiário, em caso de transferência.
Beneficiário AnteriorBeneficiário anterior, em caso de transferência.
Modalidade DestinoCódigo da modalidade após alteração, em caso de transferência.
Proposta DestinoCódigo da proposta após alteração, em caso de transferência.
Beneficiário DestinoCódigo do beneficiário após alteração, em caso de transferência.
Início SuspensãoData Início da suspensão.
Fim SuspensãoData de encerramento da suspensão.
Histórico de Documentos

Opção o qual lista o histórico de carteiras\cartão do beneficiário, indicando se ela está ATIVA ou se já foi CANCELADA.

Este histórico permite o CANCELAMENTO, REATIVAÇÃO ou DEVOLUÇÃO da carteira\cartão, dependendo da situação atual do registro. Este processo é a conversão do menu MC0110K para o THF. Vide documentação técnica: DT Manutenção Documento Identificação Beneficiário

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Enviar Pré-Cadastro Unimed Brasil

Opção disponível quando usuário possuir a permissão de acesso ao menu hvp.beneficiaryRegister.

Para utilização da integração, deve ser realizada a devida parametrização no programa Central de Integrações Saúde Planos (hgp.integrationsParams).

Esta opção realiza a integração do beneficiário com o Pré-Cadastro da Unimed (CADBENEF), a fim do mesmo ter o atendimento liberado antes do envio periódico do PTU A1300.

Somente serão enviados no Pré-Cadastro, beneficiários que estejam entre a situação 5 a 7, com data de exclusão em branco ou menor que a data atual e que a modalidade esteja configurada para envio.

Consultar espelho da carteira/cartão

Simula o cálculo das carências para e a mensagem que aparece sobre o resultado (Carência cumprida, Em Carência, etc).

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Parâmetros para consulta:

CampoDescrição
Data de ConsultaData referencial para consultar as carências

Seguro de Extensão Assistencial

Permite a consulta de beneficiários que usufruem do seguro assistencial (PEA).
Inclusão programadaIndica se exibe mensagem dos módulos que ainda estão com a inclusão programada para uma data futura
Exclusão programadaIndica se exibe mensagem dos módulos que ainda estão com a exclusão programada para uma data futura
Por mensagens da carteira/cartão

Opção que indica que o programa irá listar as mensagens parametrizadas no programa Manutenção Associativa Mensagens Documentos Identificação x Módulos

Por módulos do beneficiárioOpção que irá listar os módulos de cobertura com o indicador de carência dos mesmos.



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