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outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

Falando de configurar formulário...

Existem diversas propriedades que podem ser definidas para um formulário que está sendo criado especificamente para um processo. A seguir são detalhados os procedimentos necessários para definir essas configurações.



Configurar formulário

...

01. Depois de acionar Criar formulário a partir das configurações do processo, acionar Configurações do formulário na janela exibida.

...

Painel

Para incluir um campo no formulário, basta clicar sobre ele na lista de campos disponíveis. Os campos podem ser incluídos em qualquer ordem e quantidade. Para alterar a ordem de um campo, basta clicar sobre ele e arrastá-lo para a posição desejada. Para excluir um campo incluído, acionar o ícone representado por um X, localizado canto superior direito do quadro correspondente ao campo. Os tipos de campo disponíveis são:

Texto
Permite a inclusão de uma linha de texto.

NúmeroNumérico
Permite a inclusão de dados numéricos.

Calendário
Permite a inclusão de uma data formatada, no padrão dd/mm/aaaa.

Parágrafo
Permite a inclusão de um texto.

Combo
Permite a inclusão de um campo do tipo combobox com opções pré-definidas ou com opções carregadas dinamicamente de um dataset.

Lista
Permite a inclusão de campos do tipo list com opções pré-definidas ou com opções carregadas dinamicamente de um dataset.

Uma escolha
Permite a inclusão de campos do tipo radio button, permitindo a seleção de apenas uma opção das cadastradas pelo usuário.

Múltipla escolha
Permite a inclusão de campos do tipo checkbox, permitindo a seleção de múltiplas opções pelo usuário.

Múltiplos registros
Permite a inclusão de uma tabela de múltiplos registros. Essa tabela pode ser utilizada para o cadastro de diversas informações em um único campo, sendo permitido ao usuário incluir quantas linhas for necessário ao preenchimento.

Pesquisa
Permite a inclusão de um campo do tipo pesquisa.

Avaliação
Permite a inclusão de um campo do tipo rating star, onde o usuário pode selecionar uma escala de 0 a 5 estrelas.

...

Painel

As informações necessárias para definir uma regra são:

Campo
Campo para o qual a regra será definida.

Atividade
Atividade na qual a regra definida para o campo deve ser executada.

Ação
Ação que será executada para o campo na atividade definida. As opções disponíveis são:

  • Desabilitar: quando selecionada, determina que o campo será exibido desabilitado quando a solicitação estiver na atividade selecionada na regra.
  • Desaparecer: quando selecionada, determina que o campo não será exibido quando a solicitação estiver na atividade selecionada na regra.
  • Validar: quando selecionada, determina que será executada uma validação no campo quando a solicitação estiver na atividade selecionada na regra. Ao selecionar essa opção, é necessário definir os critérios que serão considerados na validação do campo. Informações sobre como definir os critérios de validação podem ser obtidas no caminho alternativo Definir critérios de validação.
  • Definir valor: quando selecionada, determina que será atribuído um valor específico para o campo quando a solicitação estiver na atividade selecionada na regra. Nesse caso, é necessário definir o valor que será atribuído. Informações sobre como definir esse valor podem ser obtidas no caminho alternativo Definir valor para campo.

É possível filtrar as regras inseridas a partir de Filtrar por atividades.

Nota
titleImportante

Campos de Múltiplos registros não permitem utilização de regras de formulário.

08. Para as regras em que foi selecionada a ação Validar, acionar o ícone representado por uma lupa que é exibido ao lado direito do campo Ação.

...

Painel

Campos fato são campos do tipo Numérico.

18. Depois de definir a ordem desejada para os campos, acionar Salvar.

19. Em todos os campos, exceto campo Avaliação, é possível configurar o item Privacidade, podendo dizer que este campo possui dado pessoal ou sensível, assegurando assim o sigilo da informação e a proteção de acesso a dados pessoais de forma não autorizada, seja acidentalmente ou de forma ilícita.
Para isso, acione o botão Adicionar dado pessoal.

Painel

O item Privacidade se dá devido a implementação da regulamentação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD ou LGPDP) na organização.

Para mais informações e esclarecimentos de como a organização irá atuar mediante a conduta LGPD, acesse aqui.

20. Na tela de Adicionar dado pessoal, preencha os campos, configurando de acordo com sua necessidade.

Painel

Tipo: permite selecionar um tipo de dado que será marcado como sensível ou oculto.
Os tipos disponíveis são: Nome, e-mail, CPF, RG, Carteira habilitação, Carteira trabalho, Título eleitor, Passaporte ou outros, dependendo do tipo de componente o qual a privacidade está sendo configurada.

Este dado é sensível? Habilite esta opção, para que o dado seja considerado sensível.

Painel

Indica que o dado é classificado como sensível e que ele será informado no relatório de dados do usuário (Exportação de Dados).

É considerado sensível todo dado de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente a saúde ou a vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

É possível anonimizar este dado? Habilite esta opção, para que o dado possa ser ocultado.

Painel

Quando estiver com essa opção marcada, indica que o dado pode ser ocultado do banco de dados, caso o usuário, dono do dado, solicite a anonimização, porém os campos continuam aparecendo normalmente no formulário.

Classificação e justificativa:

Classificação: A classificação permite selecionar qual dos motivos gerou a necessidade de configuração da privacidade dos dados.
Os tipos de classificação disponíveis são: Execução de contrato, Obrigação Legal, Consentimento, Execução de políticas públicas, Estudo por órgão de pesquisa, Exercício regular do direito, Para a proteção da vida, Para tutela de saúde, Interesse legítimo e Proteção de crédito.

Justificativa: Permite incluir uma justificativa por extenso, do motivo pelo qual o dado é solicitado e para que ele é utilizado.

Painel

Para inserir uma nova classificação e sua justificativa, acione o botão Adicionar, localizado ao lado do menu de Classificação e justificativa.

Para remover, acione o ícone da Lixeira, localizado ao lado direito da Classificação e justificativa.

21. Acione Salvar, para incluir a privacidade no campo.

22. Finalizadas as configurações desejadas para o formulário, acionar Visualizar formulário para verificar como ele será publicado, se desejado.

2023. Depois de fechar a visualização do formulário, acionar Salvar para salvar todas as informações definidas para ele.

Nota
titleImportante!

Depois de acionar Salvar, as alterações feitas no formulário já serão válidas para novas solicitações do processo.



Informações
titleFique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.4 - Waterdrop. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.

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