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CONTEÚDO

Índice

01. INSTITUIÇÕES DE CRÉDITO

  • Como realizar a integração com o TOTVS Consignado
    RESPOSTA:
    Para contratar o TOTVS Consignado, acesse o nosso site https://www.totvs.com/techfin/consignado, clique em "Ligamos para você" para prosseguir com a contratação do TOTVS Consignado! Ou ainda, contate o Executivo de Serviços e Negócios da sua conta para mais esclarecimentos. Após esta ação nosso time estará direcionando os passos necessários a serem seguidos.

...

  • Quais são os parceiros da plataforma TOTVS Consignado?
    RESPOSTA:
    Trabalhamos com instituições de crédito renomadas no mercado. Você pode contatar o seu executivo para maiores esclarecimentos.

 

  • Os parceiros de crédito tem alguma política regra interna para validação da solicitação, diferente da política do TOTVS Consignado?
    RESPOSTA:
    Qualquer parceiro pode trabalhar com políticas condicionantes para análise na liberação de crédito Consignado como por exemplo:
    • Tempo de casa mínimo
    • Classificação de Serasa
    • Idade Mínima e Máxima para ser aderente
    • dentre outros

Ou seja, as regras da política ativa disponível no PortalRH do TOTVS Consignado são complementares as políticas/regras internas da instituição financeira de crédito (acionadas pelo contrato empresa ERP e parceiro de crédito e não envolvendo o nosso Produto). Caso além destas regras internas, a área de RH da empresa detentora do erp queira adicionar maior filtro, poderá aplicar as opções disponíveis no TOTVS Consignável. 


02. DADOS DISPONIBILIZADOS

  • Como os dados são disponibilizados na plataforma TOTVS Consignado?
    RESPOSTA
    Por ser uma plataforma na nuvem, o TOTVS Consignado precisa que os dados sejam extraídos dos ERP's, compartilhados e enviados para a plataforma. Já na nuvem, eles serão filtrados e tratados, assim, serão disponibilizados para acesso e repasse à instituição de crédito, quando necessário. Para isso, é utilizada uma integração do ERP, que será o responsável por fazer o sincronismo de base de dados  para saber mais clique aqui.

...

  • Como ocorre o processo de solicitação de um Empréstimo Consignado?
    RESPOSTA:
    O empréstimo pode ocorrer de duas formas:
    -Pelos Canais disponibilizados pela Instituição de crédito parceira
    -Pelo MeuRH - Totvs Consignado (Plataforma WEB ou MOBILE)


03. INTEGRAÇÃO COM A FOPAGTO

  • Como ocorre a integração da plataforma TOTVS Consignado com o erp?
    RESPOSTA
    DATASUL - Através dos programas específicos FP3035
    PROTHEUS - Através do processo por meio da rotina ImportV
    RM - Através do processo de folha mensal - Integração TOTVS Consignado


  • Como habilitar o novo grupo de empresas/coligadas para utilizar o TOTVS Consignado quando já esta com o produto habilitado em produção?
    RESPOSTA
    O procedimento de habilitação é basicamente o mesmo do processo inicial. No erp RM existe a ação de ativação do convênio e no Protheus e Datasul e reexecutar o wizard para o grupo de empresas desejado. Para mais informações acesse o tdn sobre ativação do produto referente ao erp desejado. 

    Para o procedimento ser concluído é importante: 

    1. Aguardar liberação da solicitação do time Techfin do b2b
    2. Aguardar liberação da solicitação do time Techfin realizada ao parceiro para habilitação dos novos CNPJ's


  • Quando vai cair a primeira parcela como desconto a ser integrado na folha de pagamento do erp?
    RESPOSTA
    O TOTVS Consignado apenas integra o que é enviado pela instituição de crédito no erp. Desta forma, deve ser considerado a data de contratação do empréstimo bem como a negociação feita pelo cliente TOTVS com a instituição financeira pois essa carga de dados poderá variar conforme acordos contratuais.
    Exemplo: Parceiro pode inserir no mês subsequente a contratação

...

  • Como a plataforma TOTVS Consignado, identifica que o funcionário erp possui empréstimos consignado com instituições de crédito não conveniada, movimentados em folha mensal?
    RESPOSTA
    Para que o TOTVS Consignado identifique a existência de descontos de outros empréstimos consignado na folha de pagamento mensal dos funcionários, faz-se necessário a parametrização desta verba/evento de desconto vinculada a instituição de crédito externa, nos mesmo mesmos parâmetros da instituição conveniada. Desta forma, a existência do vinculo da verba/evento movimentados na folha mensal, à uma instituição não conveniada caracteriza um desconto consignado externo.


04. MENSAGEM APRESENTADA

Neste tópico estaremos esclarecendo dúvidas quanto as mensagens de consistência apresentadas que podem gerar dúvidas em nossos clientes no processo de simulação, solicitação e contratação do empréstimo consignado pelo MeuRH ou Canais do parceiro de crédito:

  • Esta funcionalidade ainda não esta disponível para sua empresa.

RESPOSTA
Mensagem apresentada quando o cliente(funcionário) estiver utilizando o TOTVS Consignado através do APP MEURH.
O texto será apresentado quando o ambiente do cliente na instituição de crédito conveniada como parceiro, ainda não estiver sido liberado para utilização o que ocasionará uma impossibilidade momentânea no trafego de dados via api's.
Como solução faz-se necessária aguardar um período e realizar nova tentativa em momento futuro oportuno.

Caso a ocorrência se mantenha entre em contato com nossos canais de suporte.

  • Parceiro Indisponível no momento. Tente mais tarde.

RESPOSTA
Mensagem apresentada quando o cliente(funcionário) estiver utilizando o TOTVS Consignado através do APP MEURH.
O texto será apresentado quando ocorrer alguma instabilidade no ambiente da instituição de crédito conveniada como parceiro que ocasionará uma impossibilidade momentânea no trafego de dados via api's.
Como solução faz-se necessária aguardar um período e realizar nova tentativa em momento futuro oportuno.

Caso a ocorrência se mantenha entre em contato com nossos canais de suporte.

  • Simulação não disponível. Sem política ativa cadastrada na empresa

RESPOSTA
Mensagem apresentada quando o cliente(funcionário) estiver utilizando o TOTVS Consignado através do APP MEURH.
O texto será apresentado quando não existir política de validação das simulações/solicitações de empréstimo consignado ativa,  cadastrada no portal de gestão de rh pela área responsável.
Como solução faz-se necessário acessar o portal de gestão de rh como administrador da plataforma e realizar o cadastro de uma política ativa conforme definições das regras da empresa para requisições do empréstimo consignado. 

  • Não existe política de crédito cadastrada para o cliente. Verifique com o setor responsável.

RESPOSTA
Mensagem apresentada quando o cliente(funcionário) estiver utilizando o TOTVS Consignado através do APP MEURH .
O texto será apresentado quando não existir limite de crédito aprovado para o funcionário solicitante realizar simulações/solicitações de empréstimo consignado liberado pela instituição de crédito conveniada.


Em caso de dúvidas sobre essa limitação entre em contato com os canais de suporte da instituição de crédito parceira.

  • CNPJ de lotação do funcionário não vinculado a Instituição de Crédito.

RESPOSTA
Mensagem apresentada quando o cliente(funcionário) estiver utilizando o TOTVS Consignado através do APP MEURH .
O texto será apresentado quando não existir vinculo do cnpj de lotação do funcionário no banco de dados da instituição de crédito, ou seja,  o parceiro não habilitou este cnpj da empresa para realizar operações de consignado. 

Em caso de dúvidas sobre essa limitação entre em contato com os canais de suporte da instituição de crédito parceira.

  • No momento a empresa não possui convênio para usar o TOTVS Consignado

RESPOSTA
Mensagem apresentada quando o cliente(funcionário) estiver utilizando o TOTVS Consignado através do APP MEURH .
O texto será apresentado quando não existir vinculo do cnpj de lotação do funcionário no banco de dados da instituição de crédito, ou seja,  o parceiro não habilitou este cnpj da empresa para realizar operações de consignado. Caso a instituição de crédito tenha realizado a habilitação, o time TECHFIN deve solicitar a realização do B2B no TOTVS Consignado para o novo CNPJ ser liberado para solicitação.

Em caso de dúvidas sobre essa limitação entre em contato com os canais de suporte da instituição de crédito parceira.

  • Empresa não possui fator de segurança de margem cadastrada

RESPOSTA
Mensagem apresentada quando o cliente(funcionário) estiver utilizando o TOTVS Consignado através do APP MEURH .
O texto será apresentado quando não existir vinculo do cnpj de lotação do funcionário no banco de dados da instituição de crédito, ou seja,  o parceiro não habilitou este cnpj da empresa para realizar operações de consignado. Caso a instituição de crédito tenha realizado a habilitação, o time TECHFIN deve solicitar a realização do B2B no TOTVS Consignado para o novo CNPJ ser liberado para solicitação.

Em caso de dúvidas sobre essa limitação entre em contato com os canais de suporte da instituição de crédito parceira.


  • Dados Inválidos.

RESPOSTA
Mensagem apresentada quando o cliente(funcionário) estiver utilizando o TOTVS Consignado através do APP MEURH.
O texto será apresentado quando ocorrer alguma inconsistência nos diversos campos obrigatórios que são validados pelas Instituições de Crédito parceiras. Neste cenário a solicitação do cliente(funcionário) é rejeitada pelo parceiro, sendo possível validar a consistência aplicada através do botão de informações apresentado ao lado desta mensagem "Dados Inválidos" Image Added

Atenção: para convênios com a instituição de crédito "Creditas" além das validações aplicadas, destaca-se a validação para a consistência referente ao  "Número da conta é inválido." Neste parceiro, apenas é permitido o cadastro de Conta Corrente para crédito do consignado contratado. Conta Salário e Poupança não são aceitas para esta transação.

Em caso de dúvidas sobre essa limitação entre em contato com os canais de suporte da instituição de crédito parceira.


  • Tempo de Casa - 'BadRequest - company_time'.

RESPOSTA
Mensagem apresentada quando o cliente(funcionário) estiver utilizando o TOTVS Consignado através do APP MEURH.
O texto será apresentado quando o funcionário solicitante tiver menos de 3 meses de tempo de casa (a partir da sua data de admissão). A Instituições de Crédito parceiras, detem de regras/políticas internas para análise de dados de crédito e estas se tornam obrigatórias para andamento do fluxo de simulação e solicitação. Neste cenário a solicitação do cliente(funcionário) é rejeitada pelo parceiro.

Atenção: validação da política para convênios com a instituição de crédito "Creditas"  .

Em caso de dúvidas sobre essa limitação entre em contato com os canais de suporte da instituição de crédito parceira.


  • Mensagem apresentada nos Canais do parceiro

RESPOSTA
Ao utilizar os canais da instituição de crédito parceira, quando forem apresentadas mensagens de inconsistências nos processos de simulação, solicitação ou controle do RH , sugerimos a abertura de ticket no canal utilizado, para análise e condução do parceiro na evolução do processo.

Exemplos de mensagens a serem reportadas ao parceiro:

    • Canal Creditas: Não conseguimos atender com o empréstimo consignado

Em caso de dúvidas sobre essa limitação entre em contato com os canais de suporte da instituição de crédito parceira.


05.TELA NÃO ABRE NO PORTAL GESTÃO DE RH 

Neste tópico estaremos esclarecendo dúvidas quanto as mensagens de consistência apresentadas que podem gerar dúvidas em nossos clientes no processo de simulação, solicitação e contratação do empréstimo consignado pelo MeuRH ou Canais do parceiro de crédito:

  • Não abre a tela ficando em branco ou menus não apresentados

RESPOSTA
É possível que sua navegação nas páginas do Portal de Gestão de RH esteja comprometida, abrindo parcialmente ou mesmo uma tela em branco sem apresentar nenhum recurso do nosso portal (ready e/ou vetos não estarem aparecendo) tente limpar a memória cache do seu navegador. Isto pode estar ocorrendo devido a sobrecarga de memória Cache, desta forma sugerimos que você realize a limpeza da memória cache do seu navegador.  Identifique como pode ocorrer esta limpeza de acordo com o navegador usado, conforme sugestões abaixo:

    • Google Chrome
      - Abra o navegador em questão
      - Clique no ícone dos Três Pontos verticais no canto superior direito da janela do navegador.
      - Localize a opção Mais Ferramentas,  irá abrir um submenu , selecione a opção "Limpar dados de navegação" , na janela aberta selecione o período e depois clique em <Limpar dados>.
    • Firefox:
      - No canto superior direito clique no ícone de três riscos
      - Selecione o menu Opções e logo após do lado esquerdo clique em Privacidade e Segurança
      - Procure a opção "Cookies e dados de sites" e clique em <Limpar dados> confirmando com o clique em Limpar na janela apresentada.
    • Edge:
      - No canto superior direito clique no ícone de três pontos horizontais
      - Localize e abra a opção "Configurações".
      - No menu apresentado selecione a opção "Privacidade, pesquisa e serviços", aparecerá a opção "Limpar dados de navegação" na parte inferior da tela , então clique em "Escolher o que limpar"
      - Irá ser apresentada a janela das opções para escolha então selecione o Intervalo de tempo e clique em <Limpar agora>.


06.ACESSOS DE USUÁRIOS 

Neste tópico estaremos esclarecendo dúvidas quanto as mensagens de consistência apresentadas que podem gerar dúvidas em nossos clientes no processo de acessos as plataformas disponibilizadas pelo TOTVS Consignado:

  • Perda de senha (MeuRH /  Portal Gestão de RH - tela com link de nova senha)

RESPOSTA
É possível em todas as plataformas usar o link disponível na tela sendo do Portal ou do APP para solicitar nova senha que será encaminhada para seu email.

  • Perda de senha (Portal Gestão de RH - tela SEM link de nova senha) 

RESPOSTA
Será necessário abertura de ticket via ferramenta Zendesk. 

  • Troca de usuário Administrador da plataforma 

RESPOSTA
Tal demanda pode ocorrer devido a mudanças estratégicas da empresa. Neste caso será necessário abertura de ticket via zendesk contendo todas as informações necessárias para a alteração. 

  • Esqueci minha senha - usuário não recebe o email 

RESPOSTA:
Quando o usuário está logado em uma conta e abre no mesmo navegador, pra aceitar o convite de uma nova conta, esta ação acaba vinculando a nova conta na conta que já se encontrava logada.  Exemplo: o usuário estava logado como mickeymouse@mail e neste navegador logado teve acesso ao email do donalds@mail realizando neste acesso aceite do "esqueceu minha senha" enviado pelo fluig, ou seja,  aceitou a troca de senha como donalds@mail e o usuário fora vinculado a conta logada no navegador. 
Pra resolver será necessário abrir issue para o time Fluig excluir os usuários cadastrando-os novamente.

Importante: O ideal é que as senhas e usuários não sejam compartilhados



07. LINKS UTÉIS