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Esta funcionalidade tem como objetivo ajudar a identificar possíveis erros nas integrações principais do nosso sistema. Os logs gerados fornecerão informações detalhadas sobre a integração, incluindo status e conteúdo.

02.

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DEMONSTRAÇÃO DA UTILIZAÇÃO

Deck of Cards
id1
Card
defaulttrue
id1
labelParametrizaçãoConfiguração
titleParametrização Configuração

1) Para a execução do novo processo, é necessário rodar o script para a criação das tabelas utilizando o aplicativo RM.Atualizador.exe.


2) Acesse o menu Serviços Globais| Segurança | Perfis

Selecione o sistema Folha de Pagamento, edite o perfil desejado, vá em Acesso a Menus e permita o acesso 11.02.01 - Log de Integração.

3) Para a utilização do log, o sistema buscará automaticamente o servidor e a porta para a execução desses serviços. Caso ocorra algum erro na abertura do processo, certifique-se de que as portas necessárias estejam permitidas no Windows.

Servidor/Porta API:  Servidor e porta onde o serviço de API"s RM está sendo executado. (APiPort do Host RM. No caso onde a ApiPort não foi discriminada nas configurações do Host, utilizar a HttpPort). 
Servidor/Porta APP: Servidor e porta onde o aplicativo THF está sendo executado. (Caso o servidor seja o Host RM, informar a HttpPort).

Para maiores informações sobre a configuração da HttpPort e ApiPort, acesse: O que é e como configurar a HttpPort e ApiPort.

ATENÇÃO: Se estiver executando o RM.Host.exe, o mesmo deve ser executado com administrador.


Card
id2
labelParâmetros de Tela
titleParâmetros de Tela

Acesse o processo através do menu Configurações | Log de Integração


DETALHAMENTO DOS CAMPOS


INTEGRAÇÃO: Selecione a integração desejada exemplo: TAF ou middleware.


PROCESSO: Selecione o processo da integração desejada. 


TIPO DE LOG: Selecione o tipo de log conforme desejado.


Existem dois tipos de logs disponíveis:

  • Rastreio: Ao selecionar "Ver histórico" e marcar o tipo de log como "Rastreio", serão listados Nesta opção, todos os logs, tanto os de sucesso quanto os de erro, serão listados ou gravados. Se Ao selecionar apenas "ErroVer histórico", serão listados apenas os logs de erro.Ativar logs: Esta opção refere-se à gravação dos logs. Ao ativá-la, você define se deseja gravar todos os logs (tanto de sucesso quanto de erro) ou apenas os logs de errogravados são exibidos. O processo de gravação dos logs é iniciado ao selecionar "Ativar registros".
  • Erro: Nesta opção, somente os logs de erro serão listados ou gravados. Os logs de erro são exibidos ao selecionar "Ver histórico" e o processo de gravação dos logs de erro é iniciado ao selecionar "Ativar log".


VER HISTÓRICO: Irá listar todos os log's já gravados na base.


ATIVAR LOGS: Inicia o processo para registrar informações por um período de tempo de dez minutos. Após a ativação, basta executar o processo desejado para que os logs sejam salvos.


Atenção: Caso tenha selecionado ATENÇÃO: Se um processo especifico específico for selecionado, o sistema irá salvar salvará o log somente de apenas desse processo (ex. por exemplo, atualização de status, teste de conexão e , etc.).

Card
defaulttrue
id3
labelRecursos do Processo
titleRecursos do Processo

Existem alguns recursos para facilitar a análise dos logs, sendo eles:


DETALHES: Através desse recurso é possível ver em tela o log gravado do processo selecionado.

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BAIXAR LOG: Poderá utilizar esse recurso para salvar o log em TXT.


EXPORTAR: Poderá exportar os detalhes do log salvo, assim como realizar testes via JSONJson.

    • JSONJson: Fornece a collection para realizar o teste via alguma ferramenta de requisição de API.
    • Logs: Permite a exportação do log em formato CSV.

Image Modified

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EXCLUIR: Caso deseja excluir um log basta seleciona-lo e clicar em excluir<Excluir>.

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Image RemovedImage Added


Card
Exemplos
id4
labelExemplosExemplo de Utilização
titleExemplo de Utilização

Aqui está um exemplo de como o Log de Integração pode ser usado, considerando que é a primeira vez que o recurso esta sendo utilizado no produto.

1) O sistema está configurado para utilizar o Middleware e, ao executar o processo de "Teste de conexão", apresentou o erro "Conexão falhou", conforme demonstrado abaixo:

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2) Para identificar a possível causa do erro, deverá ativar o processo de Log de Integração através do menu Configurações | Log de Integração, confirme demonstrado abaixo:

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ATENÇÃO: Caso mantenha a tela do processo de Log de Integração aberta, o "Carregando ..." desaparecerá assim que o primeiro log for encontrado. O processo de registro de informações permanecerá ativo por 10 (dez) minutos, mesmo que a tela do processo seja fechada.


3) Deverá acessar o processo "Teste de conexão" e executar novamente o teste para que o log seja gravado.

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4) Deverá acessar novamente o processo de Log de Integração e configurar a tela conforme demonstrado abaixo, marcando a opção "Ver histórico":


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Selecione o log e clique em detalhes:

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Os detalhes do log será demonstrado em tela: 

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: feito a atualização de um evento enviado na fila de eventos

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Sistema irá gravar todas as chamadas feitas pela execução do processo.

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Em Detalhes é possivel ver em tela o log do processo.

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Para visualizar os detalhes do log salvo selecione o log, após será apresentado a opção "Exportar".

  • Json: te dará a collection para realizar o teste via alguma ferramenta de requisição de API.
  • Logs: Será realizado a exportação do log em .CSV. 

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PONTOS IMPORTANTES:

  • Os registros serão apresentados na tela em ordem decrescente, com base no campo "Data/Hora".
  • O sistema manterá apenas 500 linhas; após esse limite, as linhas mais antigas serão removidas automaticamente para evitar a sobrecarga do banco de dados.
  • No ícone é possível definir os campos que serão apresentados em tela.
  • No ícone é possível ocultar o menu para uma melhor visualização.

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