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...

  • Ao ser aberto via Portal, o ticket já é gerado com o campo "Onda 3 Oficial | Tipo da Solicitação = Consultoria Técnica (no formulário)". Para tickets abertos via fone, ou pelo próprio Suporte, deve-se:
    • Aplicar a macro CONSULTORIA :: Abertura de ticket Consultoria Técnica que preenche essa informação, e envia o termo ao cliente;
    • Necessita ser validado o cadastro do usuário, ou seja, verificar se o mesmo possuí permissão para aceitar a consultoria, que esta sendo solicitando. O campo Permite Consultoria deve estar como SIM,  veja no exemplo abaixo:Image Added
    • Registrar a demanda em detalhes e informar ao cliente que ele será brevemente contatado via fone pelo analista designado para o atendimento, para agendarem a consultoria;

    • Atribuir o ticket ao líder da área responsável pelo módulo em questão;
  • Ao entrarem demandas de Consultoria Técnica, altere o título do ticket para identificar de forma mais eficiente os tickets que estão sendo atendidos nessa modalidade: "[CONSULT TÉCNICA] Nota gravada com valor negativo" e sempre preencha o campo "Data controle" do formulário para gerir os agendamentos. Cada equipe deve possuir uma VIEW para gerir e priorizar atendimentos dessa modalidade;
  • A partir do aceite (e retornos), deve-se: 
      • Designar o analista com maior senioridade no tema;
      • Informar a disponibilidade de agendamento em até 1 período;
      • Iniciar o atendimento em no máximo 3 períodos (exceto quando o cliente não tiver disponibilidade de agenda);
  • O atendimento em modo de consultoria não é realizado via ticket, mas sim, via fone/acesso remoto/ocasionalmente Replay (e posteriormente registrado no ticket). Não devem ser solicitadas informações e testes aos clientes, como é feito no padrão! Agende via fone o atendimento, e no dia/horário combinado, obtenha essas informações e realize esses testes junto ao cliente em linha / acesso. Nesta modalidade é preferível debugar, ao invés de rastrear as particularidades com diferentes testes de cenários / append de tabelas;
  • O registro do tempo demandado em cada análise, bem como, detalhamento de cada análise realizada devem ser prontamente inseridos no ticket, de forma pública e registrados no App Consultoria Apontamento como faturáveisUtilize sempre as MACROS padrões de Consultoria, para envio do termo e para registro dos atendimentos. Essas macros estão disponibilizadas no Zendesk dentro do agrupador: CONSULTORIA.

...

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titleConsultoria tarifada para Unidade TOTVS (ao invés de tarifar o cliente)

Há situações em que o cliente já está sendo atendido por um consultor TOTVS de sua Unidade / Franquia. Nestes casos em que o consultor não identificar a causa do problema e recorrer ao atendimento da Consultoria Técnica / Consultoria do Suporte, é comum que o cliente e Unidade se alinhem para que o custo decorrente das horas de atendimento seja repassado à Unidade, visto que o cliente já está arcando com o custo do consultor alocado da Unidade.

Nestes casos é imprescindível que a aprovação da Consultoria seja realizada formalmente no ticket por um responsável da Unidade, e que junto ao aceite, antes de dar início ao atendimento, sejam já enviados os dados para posterior cobrança; podendo optar entre duas alternativas:


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titleFaturamento (emissão da Nota e boleto) diretamente à Unidade

Neste caso, deverão informar o Código da organização relativo à Franquia (o código deve necessariamente ser iniciado por T), e respectivo CNPJ da Franquia, para conferência;

O analista deverá alterar o Solicitante do ticket em questão, registrando a própria Franquia como solicitante oficial, e deixando o e-mail do cliente apenas em cópia para acompanhar o atendimento;

É importante conferir que o código da Franquia (iniciado por T) confere com o CNPJ informado;

Após ajustado o solicitante, é necessário salvar (gravar) o ticket, e atualizar a página (ou atualizar a área de aplicativos na lateral direita do ticket). É imprescindível que este procedimento seja realizado antes de qualquer apontamento de horas no ticket, do contrário, o apontamento será gravado internamente em nome do cliente, para quem será emitida a Nota, ao invés de em nome da Unidade;

Após finalização do ticket, o mesmo será faturado para a Unidade (ou seja, emitida Nota Fiscal e boleto bancário para a Unidade), em ocasião do Fechamento Mensal de Consultorias.

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titleRepasse gerencial (transferência de valores entre Centros de Custos)

Tivemos um histórico recorrente de transtorno e desgaste com as Unidades para obter os dados de repasse após já realizado o atendimento, por isso, é importante ressaltar que é imprescindível antes de dar início ao atendimento, junto ao aceite do Termo, que a Unidade envie os dados para transferência de centro de custo que possivelmente será realizada posteriormente.

Dados que a Unidade deve enviar para repasse gerencial (exemplo):

  • Centro de custo
  • Item
  • Classe de valor
  • Conta contábil


Neste caso, todos os apontamentos de horas inseridos no ticket no decorrer do atendimento deverão ser registrados com o flag "Não efetuar cobrança" marcado. Do contrário, seria indevidamente emitida Nota Fiscal ao finalizar o atendimento.

Importante: 

Para que o Repasse entre dentro do mês solicitado, se faz necessário ser lançado 7 dias úteis antes do fim do mês, para que sejam aprovados pelos respectivo gestores da área e pelo planejamento(Contabilidade).

Exemplo: Se fizer a solicitação dia 22/11/2022 sexta- feira só será lançado o WF 27/11/2022, são 3 dias úteis para gestores aprovarem, restando os outros dias para o planejamento aprovar. Normalmente, a contabilidade trabalha com uma data limite. Costuma ser antepenúltimo ou penúltimo dia útil do mês para o Planejamento aprovar.


Após devida finalização do atendimento e contabilização de das horas faturáveis, o analista/líder deverá abrir um ticket para  equipe da governança [email protected],  com o seguinte assunto: REPASSE GERENCIAL, e sempre colocar em cópia o analista [email protected] e o coordenador [email protected] da equipe da Governança, neste ticket informar o seguinte texto e  dados:

Motivo: 1 - Compra ou venda de recurso interno. (Se tratando de Repasse sempre será este motivo).         

Seguem os dados abaixo que deve constar no ticket:

  • Nome do grupo no Zendesk
  • ticket_id
  • Valor ( Hora/Min X  Vlr Hora  ) = (2h35 X 5,90 o minuto = R$ 914,50). Você pode ver no apontamentoImage Removed
  • Unidade TOTVS (centro custo e o Nome da Unidade  - Exemplo: 04140100 - SERVICOS NORDESTE - HEAD / SERVICOS NORDESTE )
  • Centro de custo(Débito)

  • Item Contábil (Débito)
  • Classe de Valor (Débito)
  • Comentários (Breve comentário do motivo do repasse)

OBS: Não é cobrado impostos no valor do Repasse Gerencial. Somente quando a Unidade desejar gerar a NF para Cliente.

Um Exemplo de como ficaria o ticket  (Abrir para equipe da governança totvs interno):

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Finalizando o processo do analista/líder e inicializando o processo da Governança

Lançar a solicitação de transferência gerencial no Fluig (Governança do Suporte)

- Acessar https://tdw.totvs.com/ e no menu lateral esquerdo > Processos > Iniciar solicitações
+ CST > + Contábil > Transferência entre Centro de Custo

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preencher o formulário.

Dados:

-Nome do Solicitante (Contato que poderá ser acionado em caso de dúvidas)  

-Área Solicitante (área/equipe onde o solicitante atua)

-Linha de Produto (Descrição da Linha de Produto)

-Tipo (compra ou venda de recursos,  se refere a serviços realizados a outras equipes, ou empréstimo de recursos. Caso seja algo diferente, pode optar por outros e descrever o motivo.)

-Repasse Recorrente ou Avulso? (repasse recorrente - meses consecutivos e Repasse Avulso - pontual somente aquele mês)


*Repasse Avulso

-Código/Número do Cliente/Recurso/Projeto

-Nome do Cliente/Recurso/Projeto

-Valor R$ (valor do repasse acordado com o cliente ou com a coordenação da equipe)

-Motivo (motivo do repasse)

-Nome ou E-mail do contato de alinhamento do repasse


-Centro de Custo -  DESTINO/CRÉDITO (Cedente): (centro de custo da área que vai receber o crédito) 

-Item  -  DESTINO/CRÉDITO (Cedente): (item contábil da área que vai receber o crédito) 

-Classe de valor  -  DESTINO/CRÉDITO (Cedente):(classe contábil da área que vai receber o crédito)


-Centro de Custo -  ORIGEM/DÉBITO (Tomador):(centro de custo da área que vai debitar/pagar)

-Item   -  ORIGEM/DÉBITO (Tomador):(item contábil  da área que vai debitar/pagar)

-Classe de valor   -  ORIGEM/DÉBITO (Tomador):(classe contábil da área que vai debitar/pagar

-Alçada de Aprovação - Aprovador:(nome do responsável por aprovar o repasse, aprovação do workflow)


OBS: Não é cobrado impostos no valor do Repasse Gerencial. Somente quando a Unidade desejar gerar a NF para Cliente.


Finalizando o processo do analista/líder e inicializando o processo da Governança

Lançar a solicitação de transferência gerencial no Fluig (Governança do Suporte)

- Acessar https://tdw.totvs.com/ e no menu lateral esquerdo > Processos > Iniciar solicitações
+ CST > + Contábil > Transferência entre Centro de Custo

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- Preencher a solicitação informando os dados solicitados- Preencher a solicitação informando o valor (calculado na planilha da Consultoria (Extrato Oficial), conforme passo 1, acima); Tipo: Horas investimento; Motivo: Repasse gerencial referente ao atendimento do ticket xxxx em modo Consultoria do Suporte; Informar dados de Centro de Custo para CRÉDITO: C/C. 8H0200100. Item 0005. Classe de Valor C0100; e informar dados de Centro de Custo de DÉBITO fornecidos pela Unidade.


Alterar a planilha Extrato Oficial na Aba Repasse Gerencial e Base - Transferências Gerenciais 


- Acompanhar a aprovação da transferência que é notificada por e-mail em até 5 dias úteis e dar baixa no recebimento em seu controle.

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titleCancelamento / Refaturamento de Nota já emitida

O cancelamento de uma Nota pode ser solicitado por vários motivos, sendo estes: Emissão de NF para o CNPJ incorreto, Faturamento indevido pois foi identificado que era erro de produto, acordo entre a gestão, solicitação de faturamento através de repasse gerencial, entre outros.

Ao receber um ticket solicitando o cancelamento verifique se a solicitação é procedente ou não. Muitas vezes a solicitação não procede pois a tarifação está de acordo com os termos aceitos pelo cliente antes do atendimento. Nestes casos, deve-se manter a tarifação e informar ao cliente que, ainda que o mesmo não concorde, está de acordo com os termos e será mantido.

Caso a solicitação de cancelamento / refaturamento seja procedente, realize o seguinte procedimento:


1. Solicitar à área de CST Atendimento todos os dados da Nota Fiscal em questão (ignorar esta etapa caso já contenha os dados no histórico do ticket - exemplo) e sempre em cópia o analista [email protected] e o coordenador [email protected] da equipe da Governança.
- Transfira o ticket para o grupo CST Atendimento com um comentário interno "favor enviar todos os dados da Nota / RPS/UNE para solicitarmos o cancelamento da mesma. Obrigada";
- O time de CST Atendimento deverá retornar o ticket em alguns dias com os dados da nota informados em comentário interno.

Modelo para exemplo de como são recebidos os dados


2. Acessar este link e executar o download do template criado pela área de CST Faturamento para solicitações de cancelamento de NF;
Abra o arquivo e preencha o formulário de cancelamento (coluna S até coluna AU). A maioria dos campos possuem "comentário na célula" com instruções do preenchimento. A coluna M não deve ser preenchida pois ela recebe automaticamente os dados dos campos ao lado. Ao final do preenchimento do formulário, copie o script automaticamente gerado na coluna M (esse script deverá ser colado no ticket, conforme próximo passo abaixo);


3. Abrir um ticket filho atrelado ao ticket pai, no qual veio a solicitação de cancelamento. Este ticket filho deve ser gerado para o grupo CST - Faturamento

- No ticket filho, apagar o texto sugerido automaticamente e inserir no corpo do ticket "Por gentileza realizar cancelamento da Nota e baixa do título bancário" e inserir logo na sequência o script de cancelamento,  (Exemplo ticket:  11482649) cancelado e sempre em cópia o analista [email protected] e o coordenador [email protected] da equipe da Governança.
- Este ticket deverá ser aberto em nome do líder / responsável pelo atendimento que está executando o procedimento. Não é necessário inserir o cliente em cópia;
- É recomendado que o ticket Pai seja classificado com Tipo: Tarefa e com status “Em aberto” no backlog para acompanhamento da solicitação do ticket filho até sua finalização (obs: É possível que a área de CST Faturamento solicite aprovação do líder / coordenador);
- Quando o ticket filho for finalizado pelo CST faturamento, indicando que a Nota foi cancelada e o boleto foi baixado; informar o cliente no ticket Pai, enviando-o como Resolvido.


Processo da governança, após receber o ticket (Preencher na planilha Extrato oficial na Aba Can/Ref)


4. SE HOUVER REFATURAMENTO, seguir este procedimento:

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titleRefaturamento de Nota

No ticket Pai, no qual veio a solicitação de cancelamento, deverá ser apontado o total de horas faturáveis, para que seja emitida uma nova Nota Fiscal no próximo fechamento de mês da Consultoria Técnica (que ocorre na primeira semana de cada mês).

IMPORTANTE! É imprescindível, antes de realizar o apontamento no ticket, que seja conferida a organização / CNPJ do ticket em questão.  Para troca de organização, se faz necessário abrir um novo ticket com a nova organização efetuado os apontamentos e deve estar registrado como solicitante, justamente, a Organização correta para a qual deverá ser emitida a Nota. Se for o caso, o analista deverá alterar o Solicitante do ticket em questão, registrando a organização correta como solicitante oficial, e deixando demais e-mails envolvidos apenas em cópia para acompanhar o atendimento;

Após ajustado o solicitante, é necessário salvar (gravar) o ticket, e atualizar a página (ou atualizar a área de aplicativos na lateral direita do ticket). É imprescindível que este procedimento seja realizado antes de qualquer apontamento de horas no ticket, do contrário, o apontamento será gravado internamente em nome da organização anterior, para quem será emitida a Nota.

Lembrando sempre em cópia o analista [email protected] e o coordenador [email protected] da equipe da Governança.

Processo da governança, após receber o ticket (Preencher na planilha Extrato oficial na Aba Can/Ref)





...


PARCIAIS, FECHAMENTO E FATURAMENTO FINANCEIRO - CONSULTORIA e STAND BY

Observações:

  • As Parciais de Faturamento são geradas às Segundas e Quartas - Feiras.
  • Fechamento e Faturamento são gerados até o 3 dia útil de cada mês.
  • Toda definição das áreas de não faturar algum mês especifico, ou algum ponto relacionado ao faturamento que envolva valores expressivos, devem ser alinhados entre o Gestor da área e a Diretoria, informando sempre a Governança de Suporte (Squad de Planejamento Financeiro).


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titleAtualização Painel - Parciais (Específico Governança do Suporte)

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titleAtualização Painel (Específico Governança do Suporte)
    Acessar o Zendesk na opção
  1. 1Acessar no Zendesk a página
  2. "Consultoria Apontamento" conforme tela abaixo:

Observação: Caso não tenha acesso ao app da consultoria, abrir chamado no seguinte Link.

  1. Image Added


  1. seguinte link → https://atendimento-totvs.atlassian.net/servicedesk/customer/portals
    Image Removed
      2. Preencher os campos do filtro, atentando-se aos campos importantes Grupo de atendimento, Status do Pedido e Data Apontamento. 
Exibindo image.pngImage Removed
  1. (abaixo):
  2. Filtros:
  3. Empresa Publica: Ambos
  4. Consultoria Aceita: Ambos
  5. Efetuar Cobrança: Sim
  6. Grupo de Atendimento: Informar todos os grupos que fazem parte
do nosso fechamento
  1. da nossa Parcial/Fechamento. (
Listar
  1. Listados de acordo com o item 3);
  2. Status do Pedido:
selecionar a opção "Pendente" para que seja demonstrando os apontamentos NÃO faturados;
  1. Pedido Pendente
  2. Data de Apontamento:
No campo
  1. “Data De” informar a data para que seja pego
6 meses  (exemplo: 01/04/2022)
  1. 24 meses anteriores da data que estiver gerando, e no campo  “Data Até”
informar o último dia anterior a data que estiver emitindo o relatório.
  1. deixar em branco.
  2. Image Added


  3. Grupos de Atendimentos envolvidos no processo:

Consultoria Protheus:

    • Protheus ADVPL
    • Protheus BI
    • Protheus Trade Padrão
    • Protheus Financeiro e Planejamento
    • Protheus Estoque/Custos/ACD
    • Protheus Compras / GCP / GCT
    • Protheus Recursos Humanos
    • Protheus Ativo e Contábil
    • TAF e-Social Datasul
    • TAF e-Social Protheus
    • TAF e-Social RM
    • Protheus Sped
    • Protheus Totvs Sped Service
    • Protheus Faturamento e CRM
    • Protheus Serviços
    • Protheus Jurídico
    • Protheus Fiscal Arquivo Magnético
    • Protheus Reinf
    • Protheus Fiscal
    • Totvs Transmite
    • Protheus Meu RH & Cap Humano
    • Protheus Rec Humanos - eSocial
    • Smart ERP Recursos Humanos
    • Suporte Plataforma RH
    • Suporte Carol - Totvs Labs
    • Protheus Automação Comercial
    • Parceiros Protheus DMS
    • Protheus Varejo Whatsapp

Total de 28

   4. Após preenchimento dos campos, clique no botão “Buscar Faturamento” e, em seguida, no botão “Gerar CSV”;
   5. Atualizando Painel de Controle da Consultoria Técnica/Suporte:

5.a) Para esta etapa, abra a planilha baixada anteriormente no processo acima; copia o conteúdo das colunas "A" até "AB";

5.b) Acesse a planilha Extrato Oficialcola o conteúdo copiado na coluna B;

5.c) Cole o conteúdo na Aba “Apontamentos” da planilha “Extrato Oficial ” (IMPORTANTE: As colunas AC até AG não devem sofrer nenhum tipo de alteração ou sobreposição);

5.d) Na coluna coloca a referência do mês e da semana exemplo: Hoje estamos em agosto  é uma segunda feira e estamos na segunda semana então ficará assim: Agost-ref02 - Seg (copiar esta referencias para os demais);

5.d.1) Na coluna AF, colocar o valor de 5,5 na fórmula para os ticket criados em 2022, verificar pela data de criação do ticket coluna V

 5.e) Na Aba Metas, caso na última linha não for o mês corrente, copiar a linha para baixa e alterar para mês corrente e alterar todas as colunas que estão com o cabeçalho em vermelho:

      Alterar a coluna E - Inserir os dias úteis no mês.

      Alterar as colunas L, M e  N - Inserir os valores, de acordo com os e-mail recebidos ou com que consta nas abas ( Repasse Gerecial/Canc/Ref)

      Alterar a coluna O - Inserir os dias úteis até o momento

      Alterar a coluna Q - Valor Apontados com Impostos, extrair os dados da Aba Apontamentos  =SOMA(Apontamentos!AH$312:AH$329), somente as linhas da referência da semana

     Alterar as colunas V, e  W colocar a data 

     Alterar a coluna X - Aptos a faturar sem Imposto, extrair os dados da Aba Apontamentos =SOMA(Apontamentos!AF312:AF329)-Apontamentos!AF314-Apontamentos!AF323-Apontamentos!AF324, (somente as linhas de referência da semana menos tickets em abertos, pendente e espera).

     Alterar a coluna Y -  Aptos a faturar com Imposto, extrair os dados da Aba Apontamentos =SOMA(Apontamentos!AH312:AH329)-Apontamentos!AH314-Apontamentos!AH323-Apontamentos!AH324 , (somente as linhas de referência da semana menos tickets em abertos, pendente e espera).

     Alterar a coluna Z - Inserir o  feriado (se houver mais que um, apenas um registre um e  os outros considera nos dias úteis)

     Alterar a coluna AA - Copiar o valor da coluna Y e colar só valores na coluna AB

     Alterar a coluna AB - Copiar o valor da coluna X e colar só valores na coluna AA

5.f) Para preenchimento da Coluna K deve ser gera um novo relatório de apontamento conforme o print abaixo:

Consultoria aceita = sim

efetuar cobrança = não

Data de apontamento do primeiro dia do mês vigente até a data do dia anterior

Exibindo image.pngImage Removed

 Após preenchimento dos campos, clique no botão “Buscar Faturamento” e, em seguida, no botão “Gerar CSV”;

Seguir o mesmo processo da aba Apontamentos:

Alterar a coluna K - Valor Apontados com Impostos, extrair os dados da Aba Apontamentos  =SOMA(Apontamentos!AH$312:AH$329), somente as linhas da referência da semana

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5.i) Ajuste o campo Controle com a Referência Atual, exemplo:

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5.j) Ao fim, clicar no botão com 3 pontos (no canto superior direito)clicar em atualizar, para que os dados sejam atualizados.

5.l) Validar as informações no painel, manipulando os campos:

2º Slide manipular Mês e referência, a qual esta efetuando (verificar com a planilha Extrato oficial os valores)

3º Slide manipular Mês e referência, a qual esta efetuando (verificar com a planilha Extrato oficial os valores)

4º Slide manipular Mês, já referência caso necessite, a qual esta efetuando (verificar com a planilha Extrato oficial os valores)

5º Slide manipular  Referência o campo Status deixar todos selecionados, a qual esta efetuando (somar os valores e veja se esta igual ao valor previsto a faturar)

6 - Atualização da  Aba DAC- consultoria

       Acessar o Cisco.

       Colocar a senha usuário  e senha opção LCPA.

      Relatórios

      Clicar 1007 _ Sumarizado

      Colocar os parâmetros de data primeiro dia do mês até o dia anterior 

       Escollher os ramais conforme abaixo:

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Executar,   copiar os dados na planilha Extrato Oficial”, na aba  DAC - Consultoria. (Preencher as colunas conforme o relatório no conforme a semana.

Obs: Acessar a planilha Extrato Oficial e na aba Apontamentos na coluna AD (Atualização) em vermelho, colocar a fórmula  =agora(pressionar enter, depois copiar para demais colunas a

 Acessar o Painel de Controle da Consultoria e clicar nos 3 pontinhos e  atualizar

Toda semana alterar o filtro fixo no Dash do campo Referência

Todo final de mês alterar o filtro fixo do campo mês.

Obs: Salvar o arquivo gerado em CSV em XLS geralmente o nome vem como: atendimentos_2022_06_27.csv

Depois salvar no Drive:

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Colocar na pasta do ano atual.

Obs: Este Comunicado deve ser enviado apenas na segunda, na quarta avisar pelo chat o Gerente Leandro Marchetti,  João Paulo de Andrade, Elisangela de Borba Petry e Jeise

Aparecida Gomes

Enviar o e-mail do Comunicado Posição Parcial da Consultoria Parcial que já tem o modelo:

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Escolher qual a pasta:

  • Posição Parcial da Consultoria 
  • Assunto e para quem enviar estão no comunicado (Obs: Enviar para o João validar) 
  • Depois enviar para Gestores, coordenadores conforme esta no template do e-mail.

Consultoria RM

    • Consultoria RM
    • Faturamento BH
    • Prime RM
    • Prime RM Backoffice
    • PRIME RM C&P
    • Prime RM Educacional
    • PRIME RM FRAMEWORK
    • PRIME RM RH
    • RM Automação de Ponto
    • RM BI
    • RM C&P
    • RM Contábil
    • RM Documentos Eletrônicos
    • RM Educacional
    • RM Finanças
    • RM Fiscal
    • RM Folha Cálculo
    • RM Folha Rotinas
    • RM Framework
    • RM Gestão de Pessoas & SSO
    • RM Gestão RH
    • RM Integrações
    • RM Labore
    • RM Materiais
    • RM RH Tech
    • RM Tecnologia
    • RM eSocial

Total de 27

Consultoria DataSul

    • Carol Clockin
    • Consultoria Datasul
    • Consultoria Logix
    • Datasul BI/BA/Planning
    • Datasul Controladoria
    • Datasul Estoque e Custos
    • Datasul FAT e NFe - Técnico
    • Datasul Faturamento
    • Datasul Finanças
    • Datasul Fiscal
    • Datasul Framework
    • Datasul Manufatura
    • Datasul Materiais
    • Datasul Mercado Internacional
    • Datasul Meu RH
    • Datasul Nota Fiscal Eletrônica
    • Datasul Recursos Humanos
    • Datasul Tecnologia
    • Datasul Vendas e CRM
    • Datasul WMS
    • Logix BI/BA
    • Logix Controladoria
    • Logix Finanças
    • Logix Fiscal
    • Logix Framework
    • Logix Manufatura
    • Logix Materiais
    • Logix Recursos Humanos
    • Logix SIP
    • Logix TMS
    • Logix Vendas e Nfe
    • Logix WMS
    • Prime Datasul
    • Prime Logix
    • Protheus GFE
    • Protheus Manufatura
    • Protheus OMS
    • Protheus Padrão NG
    • Protheus Qualidade
    • Protheus TMS
    • Protheus WMS
    • SARA
    • Smart ERP Protheus GFE
    • Smart ERP Protheus Manufatura
    • Smart ERP Protheus OMS
    • Smart ERP Protheus TMS
    • Smart ERP Protheus WMS
    • Totvs Logística Agendamento
    • Totvs Logística Checklist
    • Totvs Logística Coleta e Entrega
    • Totvs Logística Marketplace
    • Totvs Logística YMS
    • Totvs WMS SaaS
    • Prime SARA

Total de 54

Consultoria MI

    • Protheus Mercado Internacional

Total de 1

Consultoria TCRM - Incluir o valor apenas nas observações do dash, não incluir na base.

É por ticket, verificar os ticket no controle:

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   4. Após preenchimento dos campos, clique no botão “Buscar Faturamento” e, em seguida, no botão “Gerar CSV”;

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   5. Atualizando Painel de Controle da Consultoria Técnica/Suporte:

Excluir as informações já contidas, e incluir os novos dados geradas do CSV, na base de dados do painel da Consultoria, base Link, e atualizar o painel via looker.


Base:

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Looker:

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Obs: Caso tenha algum ticket com o valor hora diferente do que se é praticado no momento da atualização das informações, deve ser incluído no painel (visão de edição) no campo "ID Ticket Antigo" e conferir o campo de "Valor hora antigo".


Valor Praticado Atualmente: R$ 369,00

2024 - R$ 369,00

2023 - R$ 354,00

2022 - R$ 330,00

2021 - R$ 300,00


DATASUL e PROTHEUS utilizam o valor de 2024, RM utiliza o valor de 2022.


6. Enviar a Parcial/Fechamento de acordo dos os Dados e Layouts abaixo:

Parcial

Fechamento


Expandir
titleFechamento Mensal e Faturamento (Específico Governança do Suporte)

O processo de Fechamento Mensal será executado da mesma forma descrito no ponto acima "Atualização Painel - Parciais", diferenciando apenas o Layout do envio (item 6), e após a atualização do mesmo seguiremos com o processo de Faturamento.


Processo de Faturamento:


  1. 1Acessar no Zendesk a página "Consultoria Apontamento" conforme tela abaixo:

Observação: Caso não tenha acesso ao app da consultoria, abrir chamado no seguinte Link.

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  1. 2. Preencher os campos do filtro, atentando-se aos campos importantes (abaixo):
  2. Filtros:
  3. Empresa Publica: Ambos
  4. Consultoria Aceita: Ambos
  5. Efetuar Cobrança: Sim
  6. Grupo de Atendimento: Informar todos os grupos que fazem parte da nossa Parcial/Fechamento. (Listados de acordo com o item 3);
  7. Status do Pedido: Pedido Pendente
  8. Status do Ticket: Resolvido
  9. Data de Apontamento: “Data De” informar a data para que seja pego 24 meses anteriores da data que estiver gerando, e no campo  “Data Até” deixar em branco.
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  3. Grupos de Atendimentos envolvidos no processo:

Consultoria Protheus:

    • Protheus ADVPL
    • Protheus BI
    • Protheus Trade Padrão
    • Protheus Financeiro e Planejamento
    • Protheus Estoque/Custos/ACD
    • Protheus Compras / GCP / GCT
    • Protheus Recursos Humanos
    • Protheus Ativo e Contábil
    • TAF e-Social Datasul
    • TAF e-Social Protheus
    • TAF e-Social RM
    • Protheus Sped
    • Protheus Totvs Sped Service
    • Protheus Faturamento e CRM
    • Protheus Serviços
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Total de 28

Consultoria RM

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    • RM Tecnologia
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Total de 27

Consultoria DataSul

    • Carol Clockin
    • Consultoria Datasul
    • Consultoria Logix
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    • Datasul Controladoria
    • Datasul Estoque e Custos
    • Datasul FAT e NFe - Técnico
    • Datasul Faturamento
    • Datasul Finanças
    • Datasul Fiscal
    • Datasul Framework
    • Datasul Manufatura
    • Datasul Materiais
    • Datasul Mercado Internacional
    • Datasul Meu RH
    • Datasul Nota Fiscal Eletrônica
    • Datasul Recursos Humanos
    • Datasul Tecnologia
    • Datasul Vendas e CRM
    • Datasul WMS
    • Logix BI/BA
    • Logix Controladoria
    • Logix Finanças
    • Logix Fiscal
    • Logix Framework
    • Logix Manufatura
    • Logix Materiais
    • Logix Recursos Humanos
    • Logix SIP
    • Logix TMS
    • Logix Vendas e Nfe
    • Logix WMS
    • Prime Datasul
    • Prime Logix
    • Protheus GFE
    • Protheus Manufatura
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    • Protheus Padrão NG
    • Protheus Qualidade
    • Protheus TMS
    • Protheus WMS
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    • Smart ERP Protheus GFE
    • Smart ERP Protheus Manufatura
    • Smart ERP Protheus OMS
    • Smart ERP Protheus TMS
    • Smart ERP Protheus WMS
    • Totvs Logística Agendamento
    • Totvs Logística Checklist
    • Totvs Logística Coleta e Entrega
    • Totvs Logística Marketplace
    • Totvs Logística YMS
    • Totvs WMS SaaS
    • Prime SARA

Total de 54

Consultoria MI

    • Protheus Mercado Internacional

Total de 1

Consultoria TCRM

É por ticket, verificar os ticket no controle:


   4. Após preenchimento dos campos, clique no botão “Buscar Faturamento” e, em seguida, no botão “Gerar CSV”;

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   5. Atualizando o Controle da Consultoria Técnica/Suporte:

Criar no Drive "Vendas_financeiro_Prime > Financeiro CONSULTORIA" uma pasta e um arquivo em Excel referente ao mês de faturamento, conforme modelo dos meses anteriores. A ideia é termos as bases dos dados acompanhando o processo de faturamento. 

    • Em uma das páginas, cole o CSV gerado e inclua uma coluna de "Valor" para somar os minutos (Coluna Minutos_Gastos) pelo valor do minuto atual (de cada Consultoria), batendo assim com o valor enviado no report do fechamento. Obs: Deve ser criado uma novo pasta para cada linha.


6. Voltando ao Zendesk, Consultoria Apontamento, clique no botão "Selecionar todos os atendimento e Criar faturamento com as linhas selecionadas":

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  • Posteriormente preencher os campos de "Faturamento", de acordo os dados de cada linha:

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CT PROTHEUS

PART NUMBER 1111001269
EMPRESA 00
FILIAL 00001000100
VALOR HORA  369,00

-----------------------------------------------------
CT RM

PART NUMBER 1111001001-5
EMPRESA 00
FILIAL 00001001200
VALOR HORA 330,00

-----------------------------------------------------
CT MEXICO

PART NUMBER 1111001309 - CONSULTORIA TELEFONICA MI
EMPRESA 01
FILIAL 10001000100 - TOTVS MEXICO

VALOR HORA 69,00 - MOEDA 2 - DOLAR

-----------------------------------------------------
CT JOI

PART NUMBER 1111001308
EMPRESA 00
Filial SC 00001001700 
Filial Joinville 00001000600 
Filial Large  02501000200
VALOR HORA 369,00

-----------------------------------------------------
CT TCRM

PART NUMBER 1111001256
EMPRESSA 00
FILIAL 02801000100
VALOR HORA: De acordo com o Projeto

-----------------------------------------------------
STAND BY

PART NUMBER 2010752
EMPRESA 00
FILIAL 00001000100
VALOR HORA 369,00 

Obs:

  • Caso seja necessário incluir informações na Nota Fiscal, é possível incluir através do campo "Obs Nota".
  • O valor de Hora das Consultorias podem ser alterado, confirmar sempre com os Times.


  • Inserir os dados de login do Maxime para confirmar a solicitação de geração de pedido de Venda:

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  • Após a solicitação, devemos acompanhar a geração dos pedidos, em "Acompanhar Faturamento > Progresso do Faturamento":

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7. Após a geração ser finaliza, devemos gerar o relatório SC6 via Totvs 12 e verificar a TES (Tipo de Saída).


Totvs 12 (Acesso):

-Ambiente Faturamento > Rotina Genéricos > Arquivo SC6


Filtro:

Produto (Part number) = de acordo com a linha.

Ent.Sugerica = Data da emissão dos pedidos

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CT PROTHEUS - PRODUTO 1111001269

CT RM - PRODUTO 1111001001-5

CT MEXICO - PRODUTO 1111001309

CT JOI - PRODUTO 1111001308

CT TCRM - PRODUTO 1111001256

STAND BY - PTODUTO 2010752


As tipos de TES devem esta de acordo com a linha, caso ao contrario devera verificar junto a T.I:

  • NACIONAL BRASIL = 503 (RM, PRT, CTRM, JOI)
  • Mi = 501  NACIONAL / 502  EXTERIOR (MI)


  • Incluir o relatório do SC6 no mesmo arquivo Excel do controle do Faturamento (Ex: item 5).


8. Gerar os pedidos de venda, comparar com a base de apontamento (primeiro CSV gerado) e solicitar a liberação de notas ao CST - Faturamento.

  • Acesse ao Totvs 12: Ambiente Faturamento > Rotina Genéricos > Arquivo SC5


Filtro: 

Filial = De acordo com a linha de produto

DT Emissão = Data que foi gerado os pedidos de vendas

Usu.inc = Usuário que gerou os pedidos


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  • Gerar Excel e incluir no controle de faturamento e comparar se bate a quantidade de clientes e código T em relação ao CSV gerado inicialmente (base de apontamento).
  • Enviar uma copia do arquivo gerado ao grupo "CST - faturamento" solicitando a liberação das notas (via ticket - Zendesk), contendo as seguintes colunas no arquivo (Pedido de Vendas, Filial e usuário). Na mesma solicitação, peça que enviem o detalhamento de notas fiscais, apos a liberação.
  • Assim que CST mandar as notas fiscais geradas, incluir no controle de faturamento e conferir se  bate com a "base de apontamento" e "os pedidos de vendas, e verificar  se o Centro de Custo está correto, de acordo com a área:

PRT C.C 8H0200100

RM C.C 8H0150005 

MI C.C 710200101

JOI C.C 8H0160005  

CTRM C.C 8WS200100

STAND BY C.C 8H0210201




O processo de Fechamento Mensal será executado após a atualização do painel conforme instruído no tópico “Atualização Painel (Específico para equipe da Consultoria Técnica e Suporte)”.

Nesta etapa adicionaremos, será efetuado na mesma tela do zendesk  na opção Consultoria de Apontamento somente acrescentando  o campo “Status do Ticket” em nosso filtro.

O Fechamento Mensal considera tickets somente com os respectivos status Resolvido e Fechado.

Observação: Os demais status não deverão ser faturados.

  1. Image RemovedGerando os pedidos para faturamento:

1. a) Clique no botão “Selecionar todos os atendimentos”;

1. b) Clique no botão “Criar Faturamento com as linhas selecionadas”;

1. c) Será apresentado a tela abaixo:

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1. d) Preencher os campos:

Produto Protheus: 1111001269

Filial: 00001000100

Valor da Hora: 330,00 (O valor poderá ser alterado dependendo da sazonalidade e preço da consultoria);

 

1. e) Após o preenchimento, clicar no botão “Repetir abaixo valores selecionados”;

1. f) Clicar no botão “Inserir Login e Senha” (Caso não tenha acesso (login e senha) ao Sistema Protheus (Interno administrativo da Totvs), solicitar acesso através do link → https://atendimento-totvs.atlassian.net/servicedesk/customer/portals na opção "Acessos e Segurança da Informação")

1. g) Por fim, gerar o faturamento;

Obs: É possível acompanhar a finalização do processo através da opção Acompanhar Faturamento, abaixo dos Filtros no Zendesk.

   2. Gerando o relatório de pedidos emitidos através do Protheus:

2. a) Efetue login no Protheus (Sistema Interno administrativo da Totvs),

IMPORTANTE: Caso não tenha o Protheus (Sistema Interno administrativo da Totvs) instalado, acesse o link para efetuar o download → https://drive.google.com/file/d/1cSHaOpR82Er9sfgynHUbNq3CukXg97Ik/view?usp=sharing(pasta compactada: https://drive.google.com/file/d/1Zhig6t9DUtMWFr8dZ49F1yfjme2JKeGJ/view?usp=sharing)

Será necessário solicitar acesso de usuário e senha, abrindo uma solicitação no link →https://atendimento-totvs.atlassian.net/servicedesk/customer/portals acessando a opção → Acesso e segurança da informação -> Acesso em Sistemas -> Acesso ERP/Protheus

Acessar o módulo 05 - Faturamento. Acessar à rotina "Consulta", "Cadastro", "Genérico" selecionando a tabela "SC6" e clique no botão "Dicionário" para selecionar os seguintes campos:

03 - Produto

05 - Quantidade

06 - Preço Unitário

07 - Vlr Total

19 - Cliente

22 - Entrega

28 - Num. Pedido

BC - C. de Custo

Ao final, clique em "OK";

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2. b) Em seguida, clique em "Filtrar""Criar Filtro" e escolha

        O campo "Entrega" atribuindo a data da geração do arquivo (Dia Atual). 

O campo "Produto" deverá conter a expressão: 1111001269.

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Por fim, aplique o filtro.

2. c) Clique em "Aplicar Filtros Selecionados":

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2. d) Clique no botão "Exp.CSV" e escolha no campo "Separador de Dados” com a opção "Ponto e Virgula (;)" e confirme:

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2. e) Ajuste a planilha gerada, deslocando a coluna “Cliente” para a primeira coluna “ A “. É importante esclarecer que o valor que consta no campo “Vlr.Total” já possui o valor de impostos embutidos:

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    3. Finalização do fechamento:

3. a) Após todo o processo, é necessário encaminhar a lista de pedidos gerados para equipe de faturamento para que sejam emitidas as notas fiscais. Encaminhar e-mail para: [email protected], colar a planilha no corpo do e-mail e inserir o líder da área em cópia.

Solicitar no mesmo e-mail para que o faturamento retorne com número das notas fiscais geradas e respectivos centros de custo, a fim de posteriormente realizar a consolidação de Pedidos enviados versus Notas Emitidas

       b) Na aba "SC6 Faturado" da planilha Extrato Oficial, inserir os dados da planilha SC6 com números dos pedidos enviados para faturamento; e após retornado o e-mail com notas colocar também com notas.

       c) Na aba "Evolução Anual" da planilha, inserir o valor nas colunas C, D, E e F, na linha respectiva ao mês, este valor valor da coluna C é o valor enviado para faturamento;

       d) Realizar também uma cópia de segurança do Painel clicando em "Compartilhar > Fazer download do relatório". Irá baixar o painel em formato PDF o qual deve ser inserido no mesmo drive, como registro do fechamento, antes de ser atualizado para o mês seguinte;

       f) Enviar um e-mail para a gestão, e demais interessados, com os dados finais do fechamento da Consultoria, incluindo um print do painel com os dados do fechamento (e se desejar, também, o link do painel e link do drive onde foram salvos os registros de fechamento);

Enviar o e-mail do Comunicado Fechamento da Consultoria  que já tem o modelo:

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Escolher qual a pasta:

  • Fechamento da Consultoria 
  • Assunto e para quem enviar estão no comunicado (Obs: Enviar para o João validar) 
  • Depois enviar para Gestores, coordenadores conforme esta no template do e-mail.

Atualizando Painel de Faturamento Stand By:

  • Acessar o Zendesk, criar uma visualização
  • Observação: Caso não tenha acesso ao app da consultoria, abrir chamado no seguinte link → https://atendimento-totvs.atlassian.net/servicedesk/customer/portals
    Image Removed
  •   1.a) Depois consultar a visualização, pesquisar os tickets com Assunto "Stand By Avulso"
  • Image Removed

    1.b) Consultar o ticket no zendesk

    Image Removed  3. Grupos de Atendimentos     2.) Atualizando o Extrato Stand By:

    2.a) Na , Aba Apontamentos da planilha acima, alterar as colunas A, B, C, D, E e F, conforme as informações no ticket.

    2.b) Na Coluna H fazer o cálculo e preencher o valor que vai calcular correto o valor líquido faturado.

    2.c) Acesse o painel em modo edição através do Link: Painel de Controle da Consultoria(Caso não tenha acesso para edição do painel, solicite acesso à um administrador da ferramenta)

    3.d) Ao fim, clicar no botão com 3 pontos (no canto superior direito)clicar em atualizar, para que os dados sejam atualizados.

    Expandir
    titleFaturamento - Stand By (Específico Governança do Suporte)

    O processo de Fechamento Mensal Prime - Stand By



    1. 1Acessar no Zendesk a página "Consultoria Apontamento" conforme tela abaixo:

    Observação: Caso não tenha acesso ao app da consultoria, abrir chamado no seguinte Link.

    1. Image Added


    1. 2. Preencher os campos do filtro, atentando-se aos campos importantes (abaixo):
    2. Filtros:
    3. Empresa Publica: Ambos
    4. Consultoria Aceita: Ambos
    5. Efetuar Cobrança: Sim
    6. Grupo de Atendimento: Informar todos os grupos que fazem parte da nossa Parcial/Fechamento. (Listados de acordo com o item 3);
    7. Status do Pedido: Pedido Pendente
    8. Status do Ticket: Resolvido
    9. Data de Apontamento: “Data De” informar a data para que seja pego 24 meses anteriores da data que estiver gerando, e no campo  “Data Até” deixar em branco.
    10. Image Added


      3. Grupos de Atendimentos envolvidos no processo:


      • Prime Protheus



       4. Após preenchimento dos campos, clique no botão “Buscar Faturamento” e, em seguida, no botão “Gerar CSV”;

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       5. Atualizando o Controle da Consultoria Técnica/Suporte:

    Criar no Drive "Vendas_financeiro_Prime > Financeiro PRIME > Financeiro_2024 > Faturamento Avulso - Stand By"  uma pasta e um arquivo em Excel referente ao mês de faturamento, conforme modelo dos meses anteriores. A ideia é termos as bases dos dados acompanhando o processo de faturamento. 

      • Em uma das páginas, cole o CSV gerado e inclua uma coluna de "Valor" para somar os minutos (coluna Minutos_Gastos) pelo valor do minuto atual (de cada Consultoria), batendo assim com o valor enviado do fechamento. Obs: Deve ser criado uma novo pasta para cada linha.


    6. Voltando ao Zendesk, Consultoria Apontamento, clique no botão "Selecionar todos os atendimento e Criar faturamento com as linhas selecionadas":

    Image Added

    • Posteriormente preencher os campos de "Faturamento", de acordo os dados de cada linha:

    Image Added


    STAND BY

    PART NUMBER 2010752
    EMPRESA 00
    FILIAL 00001000100
    VALOR HORA 369,00 

    Obs:

    • Caso seja necessário incluir informações na Nota Fiscal, é possível incluir através do campo "Obs Nota".
    • O valor de Hora das onsultorias podem ser alterado, confirmar sempre com os Times.


    • Inserir os dados de login do Maxime para confirmar a solicitação de geração de pedido de Venda:

    Image Added


    • Após a solicitação, devemos acompanhar a geração dos pedidos, em "Acompanhar Faturamento > Progresso do Faturamento":

    Image Added


    7. Após a geração ser finaliza, devemos gerar o relatório SC6 via Totvs 12 e verificar a TES (Tipo de Saída).


    Totvs 12 (Acesso):

    -Ambiente Faturamento > Rotina Genéricos > Arquivo SC6


    Filtro:

    Produto (Part number) = de acordo com a linha.

    Ent.Sugerica = Data da emissão dos pedidos

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    STAND BY - PTODUTO 2010752


    As tipos de TES devem esta de acordo com a linha, caso ao contrario devera verificar junto a T.I:

    • NACIONAL BRASIL = 503 


    • Incluir o relatório do SC6 no mesmo arquivo Excel do controle do Faturamento (Ex: item 5).


    8. Gerar os pedidos de venda, comparar com a base de apontamento (primeiro CSV gerado) e solicitar a liberação de notas ao CST - Faturamento.

    • Acesse ao Totvs 12: Ambiente Faturamento > Rotina Genéricos > Arquivo SC5


    Filtro: 

    Filial = De acordo com a linha de produto

    DT Emissão = Data que foi gerado os pedidos de vendas

    Usu.inc = Usuário que gerou os pedidos


    Image Added

    • Gerar Excel e incluir no controle de faturamento e comparar se bate a quantidade de clientes e código T em relação ao CSV gerado inicialmente (base de apontamento).
    • Enviar uma copia do arquivo gerado ao CST - faturamento solicitando a liberação das notas (via ticket - Zendesk), contendo as seguintes colunas no arquivo (Pedido de Vendas, Filial e usuário). Na mesma solicitação, peça que enviem o detalhamento de notas fiscais, apos a liberação.
    • Assim que CST mandar as notas fiscais geradas, incluir no controle de faturamento e conferir se  bate com a "base de apontamento" e "os pedidos de vendas, e verificar  se o Centro de Custo está correto, de acordo com a área:


    STAND BY C.C 8H0210201


    9. Atualizar a base do dasboard da consultoria TCRM.

    • Incluir a base de apontamento aba "Base" a partir da coluna "C" e atualizar o looker , em "Mais opções" > Atualizar Dados"
    Expandir
    titleFechamento Mensal (Específico Governança do Suporte)
    Expandir
    titleAtualização Painel Prime -Stand By (Específico Governança do Suporte)
    Expandir
    titleAtualização Painel (Específico Governança do Suporte)
    Expandir
    titleFechamento Prime - Stand By (Específico Governança do Suporte)

    O processo de Fechamento Mensal Prime - Stand By

    Será efetuado na mesma tela do zendesk  na opção Consultoria de Apontamento, somente preenchendo o campo Id Ticket, devido ao valor diferente

    E o grupo de Atendimento =Hub

    Obs: Como os valores são diferenciados, existe uma série de regras e por ser avulso não tem um valor fixo hora, por isso a necessidade de faturar tickrt a ticket. (Valor Hora verificar na planilha extrato Stand By Aba Apontamento)

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    1. Gerando os pedidos para faturamento:

    1. a) Clique no botão “Selecionar todos os atendimentos”;

    1. b) Clique no botão “Criar Faturamento com as linhas selecionadas”;

    1. c) Será apresentado a tela abaixo:

    Image RemovedPara faturar colocar o numero

    Produto :  2010752 

    Filial: 00001000100

    Centro de Custo: 8H0210201

    Valor Hora: verificar no ticket  e valor hora esta na Planilha Extrato Stand by  e colocar....

    1. d) Clicar no botão “Inserir Login e Senha” (Caso não tenha acesso (login e senha) ao Sistema Protheus (Interno administrativo da Totvs), solicitar acesso através do link → https://atendimento-totvs.atlassian.net/servicedesk/customer/portals na opção "Acessos e Segurança da Informação")

    1. e) Por fim, gerar o faturamento;

    Obs: É possível acompanhar a finalização do processo através da opção Acompanhar Faturamento, abaixo dos Filtros no Zendesk.

    2. Gerando o relatório de pedidos emitidos através do Protheus:

    2. a) Efetue login no Protheus (Sistema Interno administrativo da Totvs),

    IMPORTANTE: Caso não tenha o Protheus (Sistema Interno administrativo da Totvs) instalado, acesse o link para efetuar o download → https://drive.google.com/file/d/1cSHaOpR82Er9sfgynHUbNq3CukXg97Ik/view?usp=sharing(pasta compactada: https://drive.google.com/file/d/1Zhig6t9DUtMWFr8dZ49F1yfjme2JKeGJ/view?usp=sharing)

    Será necessário solicitar acesso de usuário e senha, abrindo uma solicitação no link →https://atendimento-totvs.atlassian.net/servicedesk/customer/portals acessando a opção → Acesso e segurança da informação -> Acesso em Sistemas -> Acesso ERP/Protheus

    Acessar o módulo 05 - Faturamento. Acessar à rotina "Consulta", "Cadastro", "Genérico" selecionando a tabela "SC6" e clique no botão "Dicionário" para selecionar os seguintes campos:

    03 - Produto

    05 - Quantidade

    06 - Preço Unitário

    07 - Vlr Total

    19 - Cliente

    22 - Entrega

    28 - Num. Pedido

    BC - C. de Custo

    Ao final, clique em "OK";

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    2.b) Em seguida, clique em "Filtrar"→ "Criar Filtro"e escolha

                    O campo "Entrega" atribuindo a data da geração do arquivo (Dia Atual). 

    O campo "Produto" deverá conter a expressão: :  2010752 

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    Por fim, aplique o filtro.

    2. c) Clique em "Aplicar Filtros Selecionados":

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    2. d) Clique no botão "Exp.CSV" e escolha no campo "Separador de Dados” com a opção "Ponto e Virgula (;)" e confirme:

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    2. e) Ajuste a planilha gerada, deslocando a coluna “Cliente” para a primeira coluna “ A “. É importante esclarecer que o valor que consta no campo “Vlr.Total” já possui o valor de impostos embutidos:

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        3. Finalização do fechamento:

    3. a) Após todo o processo, é necessário encaminhar a lista de pedidos gerados para equipe de faturamento para que sejam emitidas as notas fiscais. Encaminhar e-mail para: [email protected], colar a planilha no corpo do e-mail e inserir o líder da área em cópia.

    Solicitar no mesmo e-mail para que o faturamento retorne com número das notas fiscais geradas e respectivos centros de custo, a fim de posteriormente realizar a consolidação de Pedidos enviados versus Notas Emitidas

           b) Na aba "SC6 Faturado" da planilha Extrato Stand By, inserir os dados da planilha SC6 com números dos pedidos enviados para faturamento; e após retornado o e-mail com notas colocar também com notas.

           c) Na aba "Evolução Anual" da planilha, inserir o valor nas colunas B, C, D e E, na linha respectiva ao mês, este valor valor da coluna B é o valor enviado para faturamento;

           d) Realizar também uma cópia de segurança do Painel clicando em "Compartilhar > Fazer download do relatório". Irá baixar o painel em formato PDF o qual deve ser inserido no mesmo drive, como registro do fechamento, antes de ser atualizado para o mês seguinte;

           f) Enviar um e-mail para a gestão, e demais interessados, com os dados finais do fechamento da Consultoria, incluindo um print do painel com os dados do fechamento (e se desejar, também, o link do painel e link do drive onde foram salvos os registros de fechamento);

    Enviar o e-mail do Comunicado Fechamento Stand By  que já tem o modelo, segue o caminho do drive:

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    Escolher qual a pasta:

    • Fechamento Stand By - Prime
    • Assunto e para quem enviar estão no comunicado (Obs: Enviar para o João validar) 
    • Depois enviar para Gestores, coordenadores conforme esta no template do e-mail.