Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

UPDMNTC1 - Campo Centro de Custo na Saída de Combustível (MNTA657)

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus.

Segmento:

Manufatura / Distribuição e Logística.

Módulo:

Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas.

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MNTA657

Saída de Combustível

MNTA656

Abastecimento em Lote Interno
MNTUTILPrograma de Funções Genéricas

Cadastros Iniciais:

  • Em “Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Centro de Custos (CTBA180)”, incluir um centro de custo.
  • Em “Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Produtos (MATA010)”, incluir um produto.
  • Acessar o Módulo de Estoque/Custos (SIGAEST) e em “Atualizações \ Saldos \ Inicial (MATA220)”, incluir um saldo inicial para o produto anteriormente cadastrado.
  • Em “Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Funcionários (GPEA010)”, incluir um funcionário.
  • Em “Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Fornecedores (MATA020)”, incluir um fornecedor, preencher o campo de CNPJ (A2_CGC).
  • Em “Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Cadastros Postos \ Tipos de Combustíveis (MNTA640)”, incluir um combustível com Convênio (TQM_CONVEN) igual a “4 = Posto Comum”.
  • Em “Atualizações \ Controle de Oficinas \ Bens \ Bens (MNTA080)”, incluir um bem com o campo Categoria (T9_CATBEM) igual a “4= Frota não integrada ao TMS” e com o campo Tem Contador (T9_TEMCONT) igual à “S - Tem contador próprio”, preencher também a Placa (T9_PLACA) e incluir um tanque para o mesmo.
  • Em “Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Cadastros Postos \ Postos (MNTA610)”, incluir um posto. Informar: Comboio (TQF_COMBOI) = “Não”, Tipo Posto (TQF_TIPPOS) = “2 = Posto Interno” e Convênio (TQF_CONVEN) = “4 = Posto Comum”. Ao confirmar, responder "Sim" para a pergunta de "Deseja incluir uma negociação?". Preencher os dados referentes a inclusão. Ao confirmar, responder "Sim" para a pergunta "Deseja incluir um Preço?". Preencher os dados referentes a inclusão.
  • Em “Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Cadastros Postos \ Posto Interno (MNTA615)”, clicar em “Tanques/Bombas”. Incluir um tanque e uma bomba relacionada ao tanque. Informar no campo Tanque (TQI_TANQUE) do grid de dados o código do armazém do produto incluído. Em Produto (TQI_PRODUT), selecionar o produto previamente cadastrado.
  • Em “Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Abastecimento \ Motivo Saída (MNTA658)”, cadastrar um motivo de saída, informando o campo Atu. Estoque (TTX_ATUEST) como “Sim”.

Parâmetro(s):

MV_ESTNEG e MV_ULMES.

Chamados Relacionados

TTSHWH

País(es):

Todos.

Banco(s) de Dados:

Todos.

Tabelas Utilizadas:

CTT - Centro de Custos, TTH - Saída de Combustível.

Sistema(s) Operacional(is):

Windows/Linux.

Versões/Release:

Versão 11.8

Versão Corrigida:Versão 11.8
Versão Expedida:Versão 11.8

Descrição

Implementado o campo de Centro de Custo (TTH_CCUSTO) na saída de combustível para adequar o processo de controle do mesmo. O campo Centro de Custo foi incluído nas rotinas de Saída de Combustível (MNTA657) e Abastecimento Lote Int (MNTA656). Incluído na tabela de Saída de Combustível (TTH) o campo Centro de Custo (TTH_CCUSTO) torna-se obrigatório para a conclusão do registro de saída dos combustíveis. As saídas registradas antes da criação do campo supracitado não terão o centro de custo responsável pela ocorrência. A partir da aplicação do update UPDMNTC1 as saídas de combustível passam a ter um centro de custo responsável pela movimentação. 

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (\PROTHEUS11_DATA\DATA e dos dicionários de dados SXs (\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em ByYou Smart Client, digite o U_UPDMNTC1 no campo Programa Inicial.  Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 23/11/2015.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Saída de Combustível (MNTA657).

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela TTH - Saída de Combustível

Campo

TTH_CCUSTO

Tipo

Caractere

Tamanho

09

Decimal

0

Formato

@!

Título

Centro de Custo

Descrição

Centro de Custo

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Sim

Opções

 

When

 

Relação

 

Val. Sistema

CTB105CC()

Help

Código do Centro de Custo da Saída de Combustível.



Procedimento para Utilização 

        1.           

  1. No módulo Manutenção de Ativos e Gestão de Frota (SIGAMNT), acesse \ Controle de Combustíveis \ Abastecimento \ Saída Combustível (MNTA657).

 

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

  1. O sistema exibirá a tela com os cadastros de saída de combustível.
  2. Alterar um registro incluso antes da aplicação do update UPDMNTC1. Verificar que foi criado o campo Centro de Custo, porém não é possível atribuir um valor ao mesmo.
  3. Incluir uma saída de combustível. Verificar que é obrigatório informar o campo Centro de Custo (TTH_CCUSTO).
  4. Alterar o registro incluso anteriormente. Verificar que é possível alterar o centro de custo se o parâmetro MV_ESTNEG estiver habilitado (S) e a data inclusa no parâmetro MV_ULMES menor do que a data do abastecimento.
  5. Alterar o parâmetro MV_ESTNEG para não permitir estoque negativo (N). Verificar que não é possível alterar o campo Centro de Custos da rotina saída de combustível.
  6. Alterar o parâmetro MV_ESTNEG para que permita estoque negativo (S). Alterar também o parâmetro MV_ULMES e atribuir ao conteúdo do mesmo uma data superior a qual foi efetuado o abastecimento anteriormente. Verificar que não é possível alterar o campo Centro de Custos da rotina saída de combustível.
  7. Acesse Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Abastecimento \ Abast. Lote Posto Int (MNTA656), registrar um abastecimento com saída. Em Ações Relacionadas\Saídas, verificar que foi incluído o campo “Centro Custo”.
  8. Acesse a rotina de saída de combustível em: Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Abastecimento \ Saída Combustível (MNTA657). Verificar que o registro da saída efetuada pela rotina de Abastecimento de Posto Interno em lote foi gravado corretamente.