Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

...

NOVO Log de Auditoria

...

Versões:

...

Ocorrência:

...

Manual

...

Ambiente:

...

Com o Log de Auditoria podemos obter um histórico de todas as inclusões, alterações e exclusões que ocorreram na(s) tabela(s) selecionada(s) para serem auditadas.     

O Log de auditoria é composto por uma série de Procedures, onde quando é(são) selecionada(s) uma tabela(s) a ser(em) auditada(s), cria-se uma "Tabela Espelho" em um Schema exclusivo do Log de Auditoria(TOTVSAUDIT) e Trigger(s) no banco de dados, dependendo da ação escolhida (Insert, Update, Delete).

Quando houver transações que utilizam a(s) tabela(s) selecionada(s), a Trigger é disparada e grava na tabela de Log (ZAUDITCHANGES) as informações sobre o autor da ação, e os dados que foram criados, alterados ou deletados é salvo na "Tabela Espelho"  (Ex.: TOTVSAUDIT.PFUNC, tabela espelho a tabela do sistema RM.PFUNC).

Estas informações podem ser consultadas através de QUERY´s no banco de dados ou através da interface do usuário do Log de Auditoria.

...

Caso seja necessário se restaurar uma base de dados Oracle em um ambiente de homologação, utilizando-se das ferramentas IMP e IMPDP, deve-se restaurar o Schema RM,  após o final da restauração deve-se executar a Stored Procedure p_FixNovoLog.

Comando: EXEC p_FixNovoLog

Esta nova Stored Procedure faz uma verificação e cria/recria os objetos necessários para o correto funcionamento do Novo Log de Auditoria, Schema, Tabelas, Grants, Etc.

...

Passo a passo:

...

Após clique no botão Inativo para que o mesmo mude para Ativo:

...

A partir do momento que o Log estiver ativo você poderá selecionar as tabelas que serão necessárias para auditoria.

Para habilitar a auditoria na tabela PFUNC, vamos em [P] Totvs Folha de Pagamento e pressione CTRL + F para localizar a tabela, ou se preferir busque a mesma na lista de tabelas.

...

Após selecionar é só clicar em salvar que as Triggers de auditoria serão criadas no banco para a tabela em questão e um log será exibido:

...

E possível manipular quantas Triggers forem necessárias ao mesmo tempo, tanto habilitando quanto desabilitando:

...

Para remover uma Trigger é só desmarcar todas as opções da tabela:

...

No novo Log foi implementada a funcionalidade de Exceção.

Existem 2 tipos de exceções, uma por Tabelas/Colunas e outra de DataServer da aplicação.

A primeira (Tabelas/Colunas), não audita a tabela especifica caso somente esta coluna tenha sido alterada:

...

No campo domínio, digite o nome da tabela que você deseja criar a exceção de coluna:

Image Removed

E selecione as colunas que serão ignoradas, clique em Salvar e depois OK:

...

Exceção criada com sucesso, as triggers já refletirão esta nova exceção:

...

A Segunda (DataServer), ignora processos específicos do sistema, como o Recalculo da Folha.

Para adicionar uma exceção de Dataserver vá até a aba DataServers, e depois botão incluir:

Image Removed

As exceções de DataServer são globais, assim elas se aplicam a todas as tabelas que estão sendo utilizadas pelo processo e que estão sendo auditadas.

Exemplo: Caso seja incluída uma exceção de DataServer no processo RM.Fop.CalcularFolha.FopCalcLogServer (Calculo da Folha) e a tabela PFUNC esteja sendo auditada, nenhum registro modificado pelo processo será auditado, porem caso exista uma alteração manual (realizada pelo usuário) sendo realizada ao mesmo tempo (alteração no cadastro do funcionário) a mesma será auditada normalmente.

Inclua o código do Dataserver no campo Descrição, Salvar e depois OK:
Image Removed

Assim como nas exceções de Colunas quando o registro é salvo a exceção reflete em todas as triggers do sistema, então quanto mais tabelas auditadas, maior poderá ser o tempo para finalizar o processo:
Image Removed

Para excluir uma exceção, tanto de coluna quanto de DataServer é só selecionar a mesma e clicar no X para excluir:
Image Removed

Para desativar o Log de auditoria em todas as tabelas, é só clicar no botão ATIVO e Salvar:
Image Removed

...

Observações:

Para mais informações:

Image Removed   COMUNIDADE  R@Tecnologia

 Canais de Atendimento:

Abertura de Chamados Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

...

Veja mais em: TOTVS Audit