Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

A apuração do diferencial de alíquota visa demonstrar os valores a serem pagos e recolhidos em operações interestaduais, onde há diferença de alíquota entre um estado e outroentre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota interestadual do Estado remetente.
No TOTVS Gestão Fiscal, há diferentes lugares onde estes valores podem ser originados, conforme a particularidade de cada tipo de operação. Dependendo da origem, os valores podem ser considerados no cálculo da apuração ou gerados em guias de recolhimento nacional - guias GNR.
Este documento visa esclarecer as parametrizações necessárias para as possíveis origens dos valores de diferencial de alíquota que serão considerados na apuração do DIFAL e dos seus valores gerados nas guias GNR,

...

Caso nenhuma das opções acima estejam marcadas, o valor do diferencial de alíquota não será considerado na apuração, sendo considerado apenas o valor do ICMS Próprio.
Quando marcadas, cada opção fornece uma origem a ser considerada Cada um dos parâmetros acima possui um comportamento na apuração do DIFAL:

  • Opção Parâmetro "Considera Diferencial Alíquota - Outros Débitos"
       Serão considerados na apuração os valores informados nos lançamentos de "Outros Débitos/Créditos".
       Para Fortaleza, o DIFAL das entradas é somado como débito. Indica se o campo Diferencial de Alíquota - Entradas deverá ser totalizado como Débito no Livro Resumo de Apuração do ICMS (Válido para lançamentos fiscais de entrada).


  • Parâmetro Opção "Considerar Diferencial de Alíquota no Saldo Credor/Devedor da Apuração"
       Será  Quando marcado, será considerado no saldo credor/devedor da apuração os lançamentos que possuam diferencial de alíquota , sejam eles lançamentos fiscais ou lançamentos de outros débitos/créditos.
       Com este parâmetro desmarcado, o diferencial de alíquota devido na saída será zero.(Válido para lançamentos fiscais de saída).


  • Parâmetro Opção "Gerar valor Difal destino por Nota Fiscal"        
       O agrupamento das guias geradas com Diferencial de Alíquota ocorre, por padrão, pelo estado de destino.
       Com este parâmetro marcado, as guias referentes ao ICMS Próprio e DIFAL de origem serão geradas separadamente.
       Indica se a guia referente ao Diferencial de Alíquota no Saldo Devedor/Credor da Apuração será gerada nota a nota.
       Esta opção não pode ser selecionada caso o parâmetro "Considerar Diferencial de Alíquota no Saldo Credor/Devedor da Apuração" esteja marcado.


  • Opção Parâmetro "Considera Operação Ativo - Outros Créditos"
       Serão  Quando marcado, serão considerados na apuração os lançamentos de "Outros Débitos/Créditos" cujo tipo seja "Créditos" e o subtipo seja "Crédito Ativo Imobilizado".
       Com este parâmetro marcado, o  Além disso, valor do ICMS dos lançamentos fiscais 1/48 CIAP (série W) não serão somados no total de ICMS de crédito ativo do período de apuração.

...

  • O estado do Cliente/Fornecedor é diferente do da Filial do contexto (pois será o estado de destino);
  • Campo "Operação com Consumidor Final" marcado;
  • Possua CFOP com:
    • "Origem/Destino" Interestadual;
    • Regra de ICMS da CFOP com:
        • "Operação Tributária" marcado com "Diferencial de Alíquota" (aba "Identificação");
        • "% ICMS UF Destinatário" preenchido (aba "Dados ICMS S.T.");
  • Na aba de "Diferencial de Alíquota" na Situação Tributária, o campo "Percentual UF Destinatário" deve estar preenchido com o valor do "% ICMS UF Destinatário";


04. Particularidades DIFAL por estado da filial

Em alguns cenários, pode ser específico fazer alguma parametrização específica de DIFAL, dependendo do estado da sua filial, conforme documentações abaixo:

05. Outras informações

Importante!

1 - Para que não ocorram erros de validação, os códigos de ajuste devem estar de acordo com a tabela 5.1.1 do SPED, nos lançamentos de Outros Débitos/Créditos.

...

Informações
Foi criada uma regra para que ao se realizar os procedimentos de Escrituração do Lote Fiscal, inclusão manual do Lançamento Fiscal de Saída, edição do Lançamento Fiscal de Saída e cópia do Lançamento Fiscal de Saída a UF do Lançamento Fiscal de Saída seja obtida de acordo com a seguinte premissa: Quando o tipo de emitente não for empresa e o tipo de documento for NFe a UF de entrega for diferente da UF do CliFor, será retornado a UF de entrega, sendo assim gerando o DIFAL para a mesma.

Links relacionados:

...