Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações
titleImportante!

A venda efetuada no E-Commerce ou MarketPlace, será enviada do TOTVS OMNI e integrado com o TOTVS

Protheus através de comunicação de Mensagem Única (RetailSales).

Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem, acesse  

...

https://api.totvs.com.br/legado  Clique no Link: Mensagem Padronizada

...

, depois em  Lista de Serviços

...

e busque a mensagem RetailSales.

Produto

Fluxo

Tipo da Mensagem

Versão MSU

Formato

CiaShop
TOTVS OMNI EnviaAssíncrona2.
007
009JSON
TOTVS ProtheusRecebeAssíncrona2.
007
009

JSON

...

No Protheus a venda será gravada da mesma forma que a venda realizada diretamente pelo padrão do Protheus com Reserva e gerando pedido de venda ou seja é utilizado a ExecAuto da Rotina LOJA701.

O serviço Responsável pela Integração ERP LJGRVBATCH (gera financeiro/Baixa de estoque, geração de Pedido/Lisvros fiscais etc.), deve estar configurados para as filiais utilizadas na integração.

Verifique se o serviço está ativo no appserver.ini - Esse JOB é o responsável pelo processamento das vendas.

Ex:

Image Removed

Mais detalhes veja: SIGALOJA 0057 (GravaBatch, LjGrvBatch, Integração ERP)

Dica
Nota
titleImportanteDica!

     

      Pré-requisitos:

      Para que o recebimento de cupons seja realizado com sucesso, é necessário que já tenha integrado os seguintes cadastros:

...

titleComo funciona a identificação de TES?

O Sistema respeita a seguinte ordem para encontrar a TES na RetailSales: 

1º. Efetua a busca da TES Inteligente:

2º. Busca TES Inteligente pela operação(Tag "OperationCode") enviada pela Ciashop = "V";

3º. Caso não encontre, busca a TES Inteligente com a operação = "01" padrão do Sistema ;

4º. Caso não encontre, busca a TES através dos indicadores do Produto(BZ_TS) caso habilitado o parâmetro MV_ARQPROD ;

...

6º. Caso não tenha informações da TES nos produtos usá a TES conforme parâmetro abaixo:

Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).

  • Mas afinal o que é um Adapter?

Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (RetailSales) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.

  • Importante: Como pré-requisito para o cadastro do Adapter é imprescindível ter o Cadastro de Rota.


Cadastro do adapter RetailSales

  1. No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
  2. Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:

Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=T8_U1xZF7cY
height400


Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos

Rotina Protheus

Mensagem

Descrição

Envia

Recebe

Método Protheus

Operação

Condição de envio

Canal de Envio

VersãoAliasRotaFormato
LOJA701RetailSalesVendaNãoSimSíncronoTodas


PAD.APP2.009

SUA_ROTA

JSON


Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de cliente.


Pré-requisitos e Dicas

Nota
titleImportante!

Antes de realizar a integração de venda, é necessário que alguns DE/PARA estejam cadastrados corretamente, para isso acesse: Cadastros de De/Para

Para maiores detalhes técnicos referente à mensagem RetailSales e integração de venda acesse: Guia de uso - RetailSales


Integrando uma venda do tipo Entrega

Dica
titleDica!

Como funciona a integração de uma venda do tipo entrega?

Com a venda realizada no E-Commerce o TOTVS OMNI será encarregado de enviar a reserva dos itens da venda(ItemReserva), o cliente(CustomerVendor). Após o processamento desses registros pelo Protheus será realizado o TOTVS OMNI faz o envio da venda através da mensagem(RetailSales). Após a integração da venda, o serviço GravaBatch é responsável pelo processamento da venda no Protheus, onde será gerado o titulo financeiro e pedido de venda no modulo do Faturamento.

Finalizando uma venda do tipo Entrega

  1. Após ter a venda integrada e processada pelo GravaBatch, no modulo Faturamento(SIGAFAT), acesse: Atualizações/ Pedidos/ Pedidos de venda.
  2. Posicione no Pedido de venda gerado na integração, gere e transmita o Documento de Saída (NF-e) à Sefaz, como mostra no vídeo abaixo:

Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=0quAaOHVwrY
height400


Dica
titleRastreio do Pedido

Conforme a realização dos procedimentos acima ocorre a geração e envio da mensagem de rastreio de pedido(DocumentTraceAblityOrder) ao TOTVS OMNI, com os seguintes status:

  • Faturado - Ao gerar o Documento de Saída(NF-e)
  • Empacotado - Ao transmitir a NF-e e a mesma ser autorizada pela Sefaz.


O ciclo de integração de venda do tipo entrega se encerra nesse momento.


Integrando uma venda do tipo Retira 

Dica
titleDica!

Como funciona a integração de uma venda do tipo retira?

Com a venda realizada no E-Commerce o TOTVS OMNI será encarregado de enviar a reserva dos itens da venda(ItemReserva), o cliente(CustomerVendor). Após o processamento desses registros pelo Protheus será realizado o TOTVS OMNI faz o envio da venda através da mensagem(RetailSales). Após a integração da venda, o serviço GravaBatch é responsável pelo processamento da venda no Protheus, onde será gerado o titulo financeiro e o pedido filho no modulo Controle de Lojas.

Finalizando uma venda do tipo Retira

Nota
titleImportante!

Caso o WOT do TOTVS OMNI esteja habilitado o não é necessário realizar a confirmação o de pedido pendente como indicado abaixo;

  1. Após ter a venda integrada e processada pelo GravaBatch, no modulo Controle de Lojas(SIGALOJA), acesse: Atualizações/ Atendimento/ Venda Assistida
  2. Posicione no Pedido gerado na integração e em seguida realize a confirmação do pedido retira, Outras Ações/ Confirmar Pedido Pendente.
  3. Com a confirmação do pedido efetuada, realize a finalização do mesmo emitindo documento fiscal(NF-e ou SAT). Como mostra o vídeo abaixo:

Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=GUQCgdd4l9A
height400


Dica
titleRastreio do Pedido

Conforme a realização dos procedimentos acima ocorre a geração e envio da mensagem de rastreio do varejo(DocumentTraceAblityOrderRetail) ao TOTVS OMNI, com os seguintes status:

  • Empacotado - Ao confirmar pedido pendente. OBS caso o WOT do TOTVS OMNI esteja habilitado o não é necessário realizar a confirmação o de pedido pendente e o status Empacotado é gerado e enviado automaticamente ao TOTVS OMNI.
  • Entregue - Ao transmitir o documento fiscal e o mesmo ser autorizado pela Sefaz.


O ciclo de integração de venda do tipo entrega se encerra nesse momento.

Próximo passo

Dica
titleVamos lá!

Após configurar e entender funcionamento de integração de Vendas, vamos para o próximo passo, Cancelamento de vendas.

MV_TESVEND = TES padrão para venda de Produtos

MV_TESSERV = TES padrão para venda de Serviços

Dica
titleFechamento de Estoque

Fique atento aos parâmetros de fechamento de estoque(MV_ULMES e MV_DBLQMOV) pois caso a data de emissão for inferior ou igual a data desses parâmetros a venda não será processada. Ou seja, as mensagens de "RetailSales" deverão ser reprocessadas.

Dica
titleGravação dos Valores da Venda

Veja como são gravados os valores das vendas no ERP Protheus.

Venda MarketPlace

     

...