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Para o envio do evento é necessário que os eventos S-2190 (ou, alternativamente, do S-2200) ou do S-2300 já constem na base do governo. O envio do registro inicial desse evento é até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador, e no caso de registros de alteração do inicial, devem ser enviados até o dia 15 (quinze) do mês subsequente à alteração.Geração dos registros.


GERAÇÃO DOS REGISTROS

Através do processo de geração de gatilhos iniciais o evento será gerado para todos os funcionários da coligada selecionada. O arquivo levará as informações dos funcionários, considerando os ambientes de trabalho, riscos, atividades periculosas e EPI’s/EPC’s vinculados direta e indiretamente ao funcionário.


CONFIGURAÇÕES PRÉVIAS NECESSÁRIASConfigurações prévias necessárias

No módulo Totvs TOTVS Segurança e Saúde Ocupacional.:



Validação da Profissiografia

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Com base no tipo de prossiografia

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utilizado, será enviadas as informações da descrição da atividades realizadas pelos

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funcionários. Para avaliar acesse o menu:

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 Opções | Parametrizador |

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Profissiografia 

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Atividades Desempenhadas e Atividades Periculosas e Insalubres

Com base no(s) tipo(s) de profissiografia selecionado(s), a descrição das atividades desempenhadas pelo funcionário e as atividade periculosas e Insalubres deve ser preenchida, de acordo com a tabela 24-Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria Especial., as atividades desempenhadas pelo funcionário.

A informação da atividade periculosa e insalubre, seguirá a profissiografia informada no parametrizador, podendo ser por: Função, Quadro de Lotação, Funções do Posto de Trabalho, Tarefas da função, Tarefas do Quadro de Lotação, Tarefas das Funções do Posto de Trabalho e/ou Tarefas do Funcionário. Caso não seja encontrada correspondência de atividades periculosas ou insalubres, o sistema  atribuirá o código de ausência de correspondência no momento da geração do XML.



-Função:

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Acesse o menu Cadastros | Funções - Aba Outras Informações – Descrição para o PPP

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, para

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informar as atividades periculosas e Insalubre.


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Para maiores informações acesse o link abaixo:
 Funções - SMT



- Quadro Quadro de lotação:
Acesse o menu Cadastros | Funções e acesse a opção Anexos | Quadro de lotação, selecione e edite uma lotação desejada e a descrição vai estar diponivel disponível na aba Informação sobre a função e Atividades para as atividades periculosas e Insalubre:



Para maiores informaçõe informações acesse o link abaixo:
 Quadro de Lotação da Função



-Funções do Posto de Trabalho:
Acesse o menu Cadastos Cadastros | Postos de Trabalho e selecione o posto desejado e acesse a opção Anexos | Funções vinculadas ao posto de trabalho e descreva a atividade na identificação campo descrição e na aba atividades eSocial, para infomar informar as atividades periculosas e Insalubre.


ObsOBSERVAÇÃO: No  O posto de Trabalho é apresentado trabalho que está situado no menu Cadastros e serve como um agrupador de funções para localização, do funcionário na empresa dada suas funções. Nesse cadastro é importante relacionar funções nos anexos. Esses postos poderão depois ser vinculados ao funcionário de acordo com sua função. -



Tarefas:
O cadastro geral das tarefas é realizada no modulo de Gestão de Pessoas, dessa forma acesse o menu Gestão Organizacional | Tarefas e selecione e edite um tarefa e na aba identificação informe as atividades no campo descrição e na aba atividades para infomar informar as atividades periculosas e Insalubre.


Para maiores informações acesse o link abaixo:
 Tarefas


Após informar a atividade eSocial à tarefa é necessário vincular a tarefa por funcionário, função, lotação ou posto de trabalho através do assistente de gerenciamento de tarefas
do menu Gestão Organizacional | Administração de Tarefas.


Para maiores informações acesse o link abaixo:
 Administração de tarefas



Tipos de Agentes

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No cadastro do tipo de agente é necessário informar um código de agente nocivo e uma descrição ao qual o funcionário esteja exposto de acordo com a Tabela 24 do eSocial (Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria Especial).

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Menu PPRA | Tipos de Agentes.

 Observação: Caso não haja correspondência, informar o código 09.01.001 (Ausência de Fator de Risco)  

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OBSERVAÇÃO: Para o caso onde não houver Fator de Risco, não deverá criar o tipo de agente. Na geração do evento S-2240 o sistema irá informar automaticamente a Ausência de Agente Nocivo (Anexo IV do Decreto 3.048/1999). Código 09.01.001.



Riscos

No cadastro do risco é necessário informar um tipo de agente nocivo que já esteja vinculado a tabela 24, com base no Tipo de Agente Nocivo bem como mapear os EPI ‘s e EPC ‘s necessários.

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Menu PPRA | Riscos.

Aqui será necessário preencher o ‘Tipo de Agente Nocivo’. Após essa definição, acessar o Anexo EPI/EPC e informar os EPI ‘s aqui e é importante que a flag "Eficaz" esteja marcada. Vale também informar que no risco há os níveis de risco que podem ter

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EPI‘s específicos e segue a mesma regra.

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Para maiores informações acesse o link

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 Riscos



Responsável pelos Registros Ambientais

São as informações do responsável pelos registros ambientais.

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Menu PPRA | Resp. Reg. Ambientais.

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Para o envio ao eSocial é obrigatório o envio do CPF (Cadastro no Registro da Pessoa), NIS, nome, Órgão de Classe, Número de Inscrição no Órgão de Classe e UF do órgão de Classe. Este responsável pode ser responsável por toda a coligada (caso não seja informada seção e filial), para uma filial (caso não seja informada a seção) ou até mesmo para uma seção. Para maiores informações acesse o link

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Responsável pelos Registros Ambientais



EPIs e EPCs
Caso

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utilizem EPIs ou EPCs é necessário que o registro cadastrado esteja definido como EPI ou EPC. Para validar acesse o menu EPI/EPC |

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Catálogo.

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Em caso de EPI é necessário informar o CA ou Documento de Avaliação. Para o cadastro do CA ou Doc. Aval. será necessário que esteja válido e que o EPI/EPC esteja

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também dentro da validade. E ao fornecer um EPI flag "Eficaz" esteja marcada. Para maiores informações acesse os links

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 Catálogo de EPI

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  e  Assistente para Fornecimento Automático de EPI.



Avaliação de Riscos

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A finalidade será identificar os riscos que o funcionário está exposto. Este cadastro serve como mapeamento. Importante dizer que somente ‘Avaliações’ são consideradas. É necessário também que ao criar uma avaliação sejam informados os campos de

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"Valor Quantitativo" ou "Valor Qualitativo" e a Unidade de Medida eSocial.


Após os cadastros prévios, deve cadastrar as  avaliações/reconhecimentos de risco. Caso não haja avaliação de risco VIGENTE, o sistema irá considerar que não há fatores de riscos relacionados e consequentemente atribuirá ao mesmo o código de ausência de risco. O cadastro da avaliação de risco e realizado no menu PPRA| Reconhecimento/Avaliação de Risco. 

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Para maiores detalhes sobre o cadastro de reconhecimento/avaliação de risco acesse o link

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 Reconhecimento e Avaliação de Risco



Observações relativas a registros ambientais
A finalidade será informar Observações Complementares referentes a registros Ambientais.


                                                                                                                                                                                                                                 Image Added



ALTERAÇÕES QUE GERAM GATILHOS PARA O EVENTO S-2240Alterações que geram gatilhos para o evento:

Para a geração dos gatilhos serão consideradas as seguintes alterações:

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  • Funcionário
    • Rescisão tipo Transferência
  • Alterações de Campos do Cadastro
    • Alteração de Função
    • Alteração de Seção
    • Alteração de Tomadores de Serviço
  • Posto de Trabalho
    • Vinculação e Desvinculação.

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  • Alterações Globais de Campos do Cadastro
    • Alteração global de Função
    • Alteração global de Seção


  • Alteração global de Tomadores de Serviçonas Observações Complementares referentes a registros Ambientais
    • Alteração no campo Observação


Aviso
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ATENÇÃO:

  • Todas as alterações que geram gatilhos massivos serão geradas via JobServer em background.
  • Quando existir duas alterações na mesma data, ambos os gatilhos serão gerados com a operação Inclusão. O controle de retificação da tag <indRetif> será realizado na geração do XML.