Histórico da Página
id | APP Minha Obra |
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label | Informações APP Minha Obra |
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id | Informações do APP Minha Obra |
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O novo Minha Obra foi desenvolvido com uma nova aparência, um novo design gráfico, mais limpo e com a marca TOTVS, que possibilita uma melhor visualização de suas funcionalidades, onde as informações são apresentadas de foma mais clara e intuitiva. A comunicação com o TOTVS Construção Obras e Projetos foi reconstruída para que o processo de sincronismo possa ser mais rápido e bem mais assertivo. |
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Configurações mínimas do dispositivo para utilização do aplicativo:
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label | Configuração Inicial |
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A tela inicial do Minha Obra mostra o aplicativo e o propósito de sua utilização, isto é, Construção e Projetos com uma imagem em background e também as quatro principais funcionalidade no qual se propõe, isto é, Avanço Físico, Mão de Obra, Equipamento e Ciclo de Transporte.
Tela de configuração inicial e sincronismo do Minha ObraNo aplicativo existem duas formas de se configurar os parâmetros iniciais que permitem a sincronização com o TOTVS Construção Obras e Projetos.
- Através da leitura de QRCode: O QRCode com as informações de Coligada, Login, Senha e WebService pode ser gerado no TOTVS Construção Obras e Projetos na opção dos processos da visão de Usuários de Coletores Móveis.
- Através de configuração manual: Os dados podem ser informados manualmente. O sincronismo pode ser executado utilizando a "Url Sicronismo" comunicando com o IIS ou pela "Url API" comunicando com o Host. A prioridade de utilização é a URL de Sincronismo entretanto esta URL não é obrigatória, sendo possível a utilização de somente a URL API.
- Caso ocorra algum erro no processo de sincronismo, será possível visualizar em qual etapa ocorreu e expandir o mesmo para mais detalhes.
- realizar a configuração do sincronismo para que seja realizado de forma automática. O Minha Obra possibilita que seja definido o intervalo de tempo em minutos do sincronismo e o tipo de rede que será executado: Wifi, Wifi e Celular (3g).
O Minha Obra possibilita a utilização de uma versão de demonstração onde informações fictícias são inseridas no banco de dados do aplicativo. Com essa versão de demonstração não é possível realizar o sincronismo. Para ativá-la, basta limpar o conteúdo do campo WebService da tela de configuração manual e clicar no botão a seguir:
label | Login APP |
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- Observação: Ao marcar a opção Lembrar senha e realizar o login, nos próximos acessos a senha virá preenchida não sendo necessário nenhuma alteração. Caso a senha do usuário seja alterada, irá exibir uma mensagem informando que a senha está incorreta e será necessário informar a nova senha.
- Tela principal e menu lateral
- Após entrar no sistema a tela principal com as opções de menu é exibida, assim como a tela lateral onde informações do usuário, do projeto e a imagem com o logotipo da empresa podem ser acessadas;
- Imagens da Coligada e da pessoa que possui a associação do usuário são enviadas para o coletor, apenas se o parâmetro global "Permite enviar imagens para o coletor (Coligada e Usuários)" estiver marcado.
label | Configuração |
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Informações |
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Confira o Acelerador de Implantação do APP Minha Obra para facilitar a configuração. Saiba mais |
id | Configuração |
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label | Configuração |
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label | Configuração - Utilizando Folha Tarefa |
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- Parâmetro para Habilitar a Utilização da Folha Tarefa:
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa;
- Uma Folha Tarefa, representada principalmente por suas tarefas, pode ser considerada como um planejamento em curto prazo. Através desta Folha será possível ter o conhecimento das tarefas a serem realizadas em um dado intervalo de tempo bem como distribuir estes “planejamentos” entre as equipes/usuários das diversas frentes de obra, receber/gerir os apontamentos para diversas funções que as tarefas podem representar;
Permite a alocação de equipes para a execução. Após o término da alocação, a mesma fica disponibilizada para ser sincronizado pelo coletor e posterior registro e envio dos apontamentos referente as frentes de execução;
O objetivo desta funcionalidade é maior agilidade no direcionamento de tarefas nas frentes de obra e acompanhamento dos projetos através do envio/recebimento de informações sobre o andamento das tarefas (e atualização no TOP) com o uso de coletores móveis (a princípio smartphones). Para isso a folha tarefa a ser disponibilizada para o coletor deve ser a folha tarefa do tipo Coletor Móvel;
- Permite o sincronismo de informações para o coletor móvel e o gerenciamento dos apontamentos realizados e sincronizados;
- Depende do cadastro do projeto;
- Uma Folha Tarefa poderá se encontrar em uma das seguintes situações:
- Em Processamento: Folha Tarefa criada, porém ainda não disponibilizada para os dispositivos de coleta de dados;
- Disponível para Coletor (Gerada): Folha Tarefa cadastrada e disponível para o coletor;
- Pronta para Impressão: Folha Tarefa disponível para impressão e coleta através do leitor de código de barras;
- Encerrada: Folha Tarefa encerrada. O PERT já foi atualizado. Esta situação significa que todos os dados dos coletores já foram recebidos para todas as tarefas, validados e atualizados no PERT;
- Cancelada: Folha Tarefa cancelada. Não permite qualquer outra operação. Os dados das tarefas (por exemplo, oriundos de coletores) desta Folha não poderão gerar atualização no PERT e não poderão ser importadas informações dos coletores;
- Associada ao coletor: Folha Tarefa foi enviada ao coletor móvel;
- Apontada: Folha Tarefa possui apontamentos em seus itens após a mesma ter sido fechada no coletor.
- A data fim da Folha é calculada conforme a periodicidade informada e o valor do parâmetro “Quebra por períodos do Cronograma”, exceto quando a periodicidade é definida como Personalizada;
- Primeiramente determina-se o valor da data fim de acordo com a periodicidade:
Semanal: Se Soma seis dias a data inicial;
Quinzenal: Se Soma quatorze dias a data inicial;
Mensal: Se Soma trinta dias a data inicial;
- Personalizada: Permite a alteração manual das datas início e fim.
- Posteriormente, caso o parâmetro “Quebra por períodos do Cronograma” esteja selecionado, será verificado se existe algum fim de período no cronograma entre as datas inicial e final informadas na Folha. Caso exista, o valor encontrado será utilizado como data fim da folha e será exibida uma mensagem contendo informações sobre a quebra. Posteriormente, o usuário poderá cadastrar um novo item a fim de complementar o período. Caso contrário, será exibida uma mensagem de erro, informando que não foi possível encontrar um intervalo de cronograma. Esse parâmetro somente estará habilitado se a periodicidade padrão for diferente de Personalizada.
- Parâmetro da folha tarefa habilitado
- Ao habilitar o Parâmetro 'Utiliza Folha Tarefa', a Folha Tarefa será exibida no Menu de Mobilidade e em todos os locais no app Minha Obra.
- Ao realizar o sincronismo com o app Minha Obra, todas as Folhas Tarefas associadas ao coletor, serão enviadas para o mesmo e ficarão disponíveis para apontamento.
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro de tarefas adicionais, além da Folha Tarefa para apontamento de Equipamentos e apontamento avulso de Mão de Obra.
- Coletores Associados à Folha Tarefa
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Anexos \ Coletores Associados a Folha Tarefa;
- Neste anexo o usuário deverá associar os coletores que a folha tarefa poderá ser sincronizada.
- Não será possível incluir novos coletores caso a folha tarefa esteja com status de cancelada ou Encerrada.
- Não será possível excluir coletores que já possuem status de ‘associado ao coletor’.
- Processo de Associar Coletor à Folha Tarefa
- Permite a associação de coletores à folha tarefa selecionada:
- Para sua execução é necessário que o status da folha seja "Em Processamento", "Gerada" ou "Associada ao Coletor";
- São exibidos apenas os coletores que tem o projeto corrente associado;
- São exibidos apenas os coletores que tem usuários associados;
- Permite a associação de coletores à folha tarefa selecionada:
- Itens da Folha Tarefa
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Anexos \ Itens da Folha Tarefa;
- As tarefas de uma Folha Tarefa são as atividades que foram planejadas para serem executadas nas frentes de obra em dado intervalo de tempo. É do progresso destas tarefas que deve ser obtido os apontamentos através do uso de coletores móveis pelos responsáveis por tais funções;
- A inserção das tarefas da Folha Tarefa se baseará, única e exclusivamente, na planilha de atividades do TOP. Este anexo contém as tarefas da planilha de atividades e ainda possui campos adicionais;
- Para seleção das tarefas para a Folha Tarefa o sistema disponibiliza algumas formas de fazê-lo:
- Cadastro padrão inserindo uma tarefa por vez;
- Processo que permitirá selecionar várias tarefas ao mesmo tempo e inseri-las;
- “Drag-and-Drop”, o usuário deverá abrir a planilha de atividades e o anexo de itens da Folha tarefa lado a lado, arrastando e soltando as tarefas para o anexo de itens.
- Em qualquer situação de apresentação das tarefas da planilha de atividades, para seleção/inserção como tarefa da Folha, as tarefas da planilha de atividades são filtradas de acordo com as datas de início e fim da Folha previamente cadastrada;
- Este filtro deve ser aplicado nos campos início e fim programado das tarefas da planilha de atividades e serão exibidas (da Planilha de Atividades, Seleção múltipla, cadastro padrão) somente as tarefas que façam interseção com o período informado.
A partir do APP Minha Obra é possível criar/alterar medições de itens de contrato através dos apontamentos de Avanço Físico dos itens da Folha Tarefa, sendo via coletor ou apontamento manual. Para que essa incidência ocorra, é necessário vincular o contrato desejado ao item associado à folha tarefa, porém é necessário considerar algumas premissas:
- A tarefa deve ser definida antes do contrato;
- As datas início e fim do contrato devem fazer interseção com as datas início e fim da folha tarefa;
- A tarefa selecionada deve estar associada ao contrato;
- Ao salvar a associação do contrato ao item, caso o parâmetro de medição acima de 100% estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, será verificado se a quantidade planejada do item da folha é maior que a quantidade do saldo do item no contrato, o que não deve ser permitido.
No processo de Validar Apontamento de Avanço Físico o parâmetro de medição acima de 100% também é verificado e se estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, e a quantidade apontada do item da folha for maior que a quantidade do saldo do item no contrato, um alerta será exibido, não permitindo a execução.
No processo de Atualizar PERT o parâmetro de medição acima de 100% também é verificado e se estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, e a quantidade apontada do item da folha for maior que a quantidade do saldo do item no contrato, um alerta será exibido, não permitindo a execução. Caso as validações estejam aprovadas, a quantidade apontada do item será incorporada à medição do item no contrato, no respectivo período que corresponde à DATA DE APONTAMENTO do item da folha. Se o período do contrato estiver liberado, a medição não será inserida e o erro deverá ser exposto.
Na tela de medição de itens, nos períodos do contrato, é possível consultar os apontamentos que influenciaram na medição do item corrente, basta selecionar o item no grid e clicar no botão .
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Folhas Tarefa \ Processos \ Recalcular planejamento das tarefas;
- Recalcular as quantidades planejadas utilizando o mesmo cálculo quando a tarefa é associada à folha.
Copiar Folha Tarefa
- Cancelada: Serão copiados apenas os itens associados a folha tarefa origem respeitando as validações de associação de itens a folha;
- Encerrada: Serão copiados os itens associados a folha tarefa origem respeitando as validações e regras de associação de itens a folha e também as alocações de equipe respeitando as validações e regras de alocação de Equipe.
Cancelar Folha Tarefa
- O relatório TOPREL0030 - Folha Tarefa por equipe (Mobilidade).TotvsReport pode ser encontrado no book de relatórios e sua geração disponibiliza os códigos de barras para serem utilizados no APP Minha Obra. A geração do relatório é através do menu Projetos \ Construção e Projetos \ Relatórios \ Mobilidade \ Folha tarefa.
- Número da Folha Tarefa;
Nome da Folha Tarefa;
Data de Criação;
Data da Carga no Coletor;
Data de Início da Execução;
Coletor;
Código da Tarefa;
Nome da Tarefa;
Centro de Custo;
Quantidade no Período;
Quantidade Total;
Saldo a Executar;
Unidade de serviço;
Executado 100% (Checkbox);
Código de barras;
Responsável pela Execução.
Interface de Coleta Via Código de Barras
label | Configuração - Sem Utilizar Folha Tarefa |
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As tarefas que irão estar visíveis para o apontamento do coletor seguem o seguinte padrão:
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro para o sincronismo das tarefas
- O Filtro criado segue o mesmo padrão de filtros do RM.
- Os campos passíveis a serem utilizados neste filtro são correspondentes as tabelas que se relacionam com as Tarefas, como.: Cronograma Previsto, Local de Serviço, Unidade de Serviço.
- Após definir o Projeto e o Filtro, é possível testar o mesmo e visualizar as tarefas que serão sincronizadas para o respectivo coletor, basta clicar no botão abaixo do Filtro que a tela de "Tarefas do filtro avançado a serem sincronizadas" será aberta com suas respectivas tarefas. Se nenhuma tarefa for exibida é porque nenhuma delas se encaixa nas condições definidas no filtro. Além disso é possível informar o Identificador de Contrato de cada Tarefa, uma vez informada ao realizar Apontamentos de Avanço Físico no coletor é possível criar/alterar medições de itens de contrato via coletor. Para que essa incidência ocorra, é necessário vincular o contrato desejado ao item associado ao coletor, porém é necessário considerar algumas premissas:
- Tarefas que tem o cronograma planejado definido em períodos que correspondam ao intervalo da data corrente menos 15 dias e mais 15 dias;
- Caso o projeto esteja parametrizado utilizando PERT poderão ser associadas somente as tarefas que possuírem percentual concluído inferior a 100%.
Caso o projeto esteja parametrizado sem utilização do PERT, poderão ser associadas somente tarefas que possuírem percentual do cronograma realizado inferior a 100%;
Se o projeto utiliza travamento de períodos do cronograma planejado, apenas os passíveis de utilização serão considerados.
- A tarefa deve ser definida antes do contrato;
- As datas início e fim do contrato devem fazer interseção com as datas início da data de Apontamento;
- A tarefa selecionada deve estar associada ao contrato;
- Ao salvar a associação do contrato ao item, caso o parâmetro de medição acima de 100% estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, será verificado se a quantidade planejada do item é maior que a quantidade do saldo do item no contrato, o que não deve ser permitido;
No processo de Validar Apontamento de Avanço Físico o parâmetro de medição acima de 100% também é verificado e se estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, e a quantidade apontada do item da folha for maior que a quantidade do saldo do item nocontrato, um alerta será exibido, não permitindo a execução.
No processo de Atualizar PERT o parâmetro de medição acima de 100% também é verificado e se estiver diferente de SEMPRE PERMITIR, e a quantidade apontada do item for maior que a quantidade do saldo do item no contrato, um alerta será exibido, não permitindo a execução. Caso as validações estejam aprovadas, a quantidade apontada do item será incorporada à medição do item no contrato, no respectivo período que corresponde à DATA DE APONTAMENTO do item da folha. Se o período do contrato estiver liberado, a medição não será inserida e o erro deverá ser exposto.
Na tela de medição de itens, nos períodos do contrato, é possível consultar os apontamentos que influenciaram na medição do item corrente, basta selecionar o item no grid e clicar no botão .
label | Coletores Móveis |
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A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Caso exista o número de coletores correspondente ao número máximo de licenças adquiridas ativas, não será permitido a ativação de novos coletores.
Para o cadastro de coletores, obrigatoriamente o usuário deverá informar o nome, o modelo e informar se o coletor está ativo para utilização ou não. Estes campos devem ser preenchidos de acordo com o detalhamento abaixo:
- Identificador Único: número único de identificação do coletor através do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel).
- Nome: a descrição do coletor para diferenciar os coletores cadastrados.
- Modelo: será preenchido de acordo com as características de modelo do equipamento.
- Ativo: a representação do coletor ativo será feita quando o campo "Ativo" estiver selecionado. Para desativá-lo será necessário retirar a seleção do campo.
Para as funções abaixo, pode-se utilizar as respectivas teclas de atalho:
- Inclusão: Ctrl + Ins
- Exclusão: Ctrl +Del
- Edição: Ctrl + Enter
O ID do App pode ser visualizado na tela inicial do App Minha Obra ou ao selecionar o tipo de configuração manual. Caso seja selecionada a configuração manual o ID do APP será exibido no topo da configuração.
- Ativar Coletores Móveis:
Para ativar coletores móveis para uso do sistema, o usuário deverá selecionar o coletor na visão de cadastro de coletores e acessar o Menu Processos | Ativar Coletores Móveis .
Para verificar o status atual do(s) coletor (es), o sistema exibirá uma visão de uma tabela com o status (Ativo ou Inativo), permitindo ao usuário selecionar apenas coletores desativados.
Caso o processo de ativação seja executado e o usuário tenha selecionado coletores com status inativos, o sistema irá mantê-los ativos e irá alterar apenas o status dos que estavam inativos, alterando para o status Ativo.
Observação:
- Caso o usuário selecione vários coletores para ativação ou para desativação e entre estes possua coletores que já estavam ativos na ativação ou inativos na desativação, o sistema executará o processo para os demais, sem interromper o processo. Apenas irá ignorar os coletores que já estiverem no status desejado.
- O Coletor Móvel será cadastrado de forma global e poderá estar vinculado com tantos projetos quantos forem necessários.
A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Caso exista o número de coletores correspondente ao número máximo de licenças adquiridas ativas, não será permitido a ativação de novos coletores.
Validações:
- Verifica se a última desativação do coletor é maior que 5 dias, pois somente é possível ativar o coletor se for a primeira ativação ou se a sua desativação é maior que o número de dias citado;
- Verifica se existem licenças para utilização de coletores;
- Verifica se existe algum coletor com o controle de CRC inválido;
- Verifica se o número de coletores ativos atingiu o número de licenças adquiridas.
- Desativar Coletores Móveis:
Para desativar coletores móveis, o usuário deverá selecionar o(s) coletor(es) na visão de cadastro de coletores (Cadastros | Mobilidade | Coletores Móveis) e acessar o menu Processos | Desativar Coletores Móveis.
Nesse processo existe a opção de "Migrar vínculos do(s) coletor(es) selecionado(s)", que possibilita que todas as informações relacionadas ao(s) coletor(es) de origem selecionado(s) sejam associadas ao coletor de destino. Ao executar o processo as relações de Projetos, Usuários de Coletores, Itens de Folhas Tarefas e Apontamentos serão associadas ao novo coletor. o coletor de destino será ativado automaticamente.
Se a opção de "Migrar vínculos do(s) coletor(es) selecionado(s) não estiver sido selecionada a seguinte mensagem será exibida antes da execução do processo:
Quando o coletor for desativado, todos os vínculos serão excluídos.
Validações:
- Verifica se existe algum coletor com o controle de CRC inválido;
- Verifica se o coletor selecionado está ativo;
- Verifica se o usuário possui acesso aos projetos associados ao coletor que será desativado.
Observação:
- Caso o usuário selecione vários coletores para ativação ou para desativação e entre estes possua coletores que já estavam ativos na ativação ou inativos na desativação, o sistema executará o processo para os demais, sem interromper o processo. Apenas irá ignorar os coletores que já estiverem no status desejado.
- O Coletor Móvel será cadastrado de forma global e poderá estar vinculado com tantos projetos quantos forem necessários.
A utilização de coletores móveis se dará através do número de licenças adquiridas, ou seja, cada licença será correspondente a um coletor. Caso exista o número de coletores correspondente ao número máximo de licenças adquiridas ativas, não será permitido a ativação de novos coletores.
label | Associação de Projeto ao Coletor |
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Através desta funcionalidade, o usuário poderá associar quantos projetos forem necessários à um coletor, sendo feita essa associação através do Menu Cadastros | Mobilidade | Coletores Móveis | Anexos | Associação de Projeto(s) a Coletor, que realizará o vínculo do projeto ao Coletor Móvel.
- Parâmetro da folha tarefa habilitado
- Ao habilitar o Parâmetro 'Utiliza Folha Tarefa', a Folha Tarefa será exibida no Menu de Mobilidade e em todos os locais no app Minha Obra.
- Ao realizar o sincronismo com o app Minha Obra, todas as Folhas Tarefas associadas ao coletor, serão enviadas para o mesmo e ficarão disponíveis para apontamento.
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro de tarefas adicionais, além da Folha Tarefa para apontamento de Equipamentos e apontamento avulso de Mão de Obra.
- Parâmetro da folha tarefa desabilitado
- Ao desabilitar o Parâmetro 'Utiliza Folha Tarefa', a Folha Tarefa não será exibida no Menu de Mobilidade e em todos os locais no app Minha Obra.
- Ao realizar o sincronismo com o app Minha Obra, será criada uma folha tarefa interna do sistema para retornar as tarefas.
- Na associação de projeto ao coletor o usuário pode informar um filtro para o sincronismo das tarefas
Para associar mais de um Projeto a Coletor, é necessário parametrizar a opção "Utiliza mais de um projeto por coletor móvel", através do Menu Opções | Parâmetros |TOTVS Obras e Projetos | Gerais | aba Mobilidade.
label | Usuários de Coletores Móveis |
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Através desta funcionalidade, serão cadastrados os usuários que poderão utilizar os coletores móveis para realizar apurações e apontamentos das tarefas.
Informe os dados:
Nome: Nome completo do usuário do ERP.
Usuário: Código do usuário do ERP (identificador único).
Ativo: Este campo indica o status do usuário, e por default, virá marcado como ativo. Caso o usuário queira cadastrar o usuário como inativo, ele deve desmarcar esta opção.
Permissões: Através desses campos serão informada as permissões que o usuário terá ao coletor e, consequentemente, às Folhas Tarefa:
- Apontamento de Avanço Físico: Com esta permissão marcada, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Avanço Físico";
- Apontamento de Mão de Obra: Com esta permissão marcada, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Mão de Obra";
- Apontamento de Equipamentos: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Controle de Equipamentos";
- Apontamento de Ciclo de Transporte: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso a efetuar "Apontamento de Ciclo de Transporte";
- Pedido: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso ao portal de Pedidos através do app Minha Obra;
- Pedido Extra: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso ao portal de Pedidos Extras através do app Minha Obra;
- Movimentações de Produtos: Com esta permissão marcada no cadastro, o usuário terá acesso à solicitação de materiais ao almoxarifado através do módulo de Suprimento/Faturamento.
Importante:
- O usuário cadastrado nesta tela, obrigatoriamente, não possuirá nenhum vínculo com o cadastro de pessoas que é integrado à Folha de Pagamento.
Este usuário será cadastrado como usuário do TOTVS Construção Obras e Projetos e deverá ser associado a um perfil, que possua permissão para realizar apontamentos e o sincronismo dos dados dos coletores móveis; - Para que um mesmo usuário esteja em mais de uma Coligada, é necessário fazer o cadastro do mesmo em ambas as Coligadas, assim com a associação de coletores à estes usuários;
- Para que o coletor utilize as funcionalidades Pedido e Pedido extra é necessário definir a permissão de o Portal TOTVS Obras e Projetos deve estar configurado.
- No APP Minha Obra existem as opções de acesso ao Portal do TOTVS Obras e Projetos para as funcionalidades de Pedido e Pedido Extra. Para a utilização desses itens de menu, é necessário definir a permissão de acesso no cadastro de usuários de coletores. Após essa definição, basta realizar o sincronismo com o coletor que as opções estarão disponíveis tanto no menu principal quanto no menu lateral do APP Minha Obra.
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Na visão de cadastro de usuários de coletores, o usuário poderá fazer o vínculo e visualizar quais coletores estão associados ao usuário,através do Menu Cadastros | Mobilidade | Usuários de Coletores Móveis | Anexos | Associação de Coletor a Usuário(s). Por definição, cada usuário de coletor móvel ativo somente poderá estar associado a 1 (um) único coletor móvel. Esta validação será executada no momento da vinculação do coletor. Caso o usuário opte por permitir a vinculação de mais de 1 (um) coletor por usuário, o mesmo deverá alterar o parâmetro "Utiliza mais de um coletor móvel por usuário" disponível em Opções | Parâmetros | TOTVS Obras e Projetos | Gerais | aba Mobilidade. Caso o parâmetro não esteja habilitado, o sistema não permitirá associar mais de um coletor a este usuário. Atenção: |
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Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Equipamentos \ Equipamentos Associados ao Projeto;
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A aplicação pode ser sincronizada pelo endereço da API a partir da versão TOTVS RM 12.1.28. Para que o APP seja sincronizado utilizando a API o endereço da URL deve estar preenchido no QR Code gerado ou na configuração manual do aplicativo. Caso a versão do TOTVS RM seja inferior a 12.1.28, a URL de API será utilizada apenas para a funcionalidade Movimentação de Produto.
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label | Funcionalidades |
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id | Funcionalidades |
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label | Avanço Físico |
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label | Mão de Obra |
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label | Equipamento |
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id | Equipamento |
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label | Parâmetros |
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- Parâmetros Gerais: Projetos \ Construção e Projetos \ Projetos \ Parâmetros \ Construção e Projetos \ Gerais
- O parâmetro “Integrado com SIGA-MNT” define se a integração está ativa no sistema;
- O parâmetro “Valida Filial do equipamento” é utilizado para validar se o equipamento está relacionado à filial do projeto no cadastro de bens, durante a vinculação dos equipamentos aos insumos do projeto;
- O parâmetro “Enviar e-mail de log de erros” define se haverá o envio de e-mail com um texto padrão para o usuário ou um grupo de usuários do sistema (este grupo deve ser criado pelo próprio cliente, conforme modelo de envio de e-mail para um grupo assim como é feito no Outlook), e que receberá informações do log de erros das importações/exportações realizadas pelos coletores móveis, através dos webservices disponibilizados no projeto Mobilidade. O endereço para envio do e-mail de log de erros poderá ser parametrizado por projeto ou um endereço geral;
- O log de erros de sincronização de cadastros será enviado para o endereço parametrizado nos parâmetros gerais. O log de erro dos processos (Avanço Físico, Mão de obra, Equipamentos e Ciclo de Transporte) será enviado para o e-mail parametrizado para o projeto. Caso não esteja parametrizado nenhum endereço para o projeto, será enviado para o e-mail informado nos parâmetros gerais;
- O parâmetro “Configuração de WebService para Calendário e Turnos do Manutenção de Ativos” é utilizado para o recebimento de calendários do Manutenção de Ativos. Maiores detalhes em ER_PCREQ-9418_Integracao_de_Calendarios_e_Turnos_com_NG_para_o_Mobilidade.
- O parâmetro “Custos Indiretos – Equipamentos” define a composição de custos indiretos de equipamentos;
- O parâmetro “Tratamento para sincronismo de equipamentos associados” define como será o envio de equipamentos para o coletor, somente os associados ao usuário, este como operador, ou todos os equipamentos de todos os projetos associados ao coletor.
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Sincronismo de Bens – SIGAMNT
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Cadastro de Motivos de Improdutividade
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label | Apontamento de Equipamento - APP |
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- Equipamento:
Equipamentos do Usuário: Quando o usuário é um operador de equipamentos, a selecionar a opção de Entrada Manual para o apontamento, a tela de equipamentos do usuário é exibida para que o equipamento possa ser pré-selecionado para a inclusão do apontamento.
Filtro de Equipamentos: Na tela de apontamento manual é possível realizar a busca de equipamentos que foram sincronizados. Através do botão a tela de filtro de equipamentos pode ser utilizada.
label | Ciclo de Transporte |
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id | Ciclo de Transporte |
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Importante:
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label | Relatório de Ciclos de Transporte |
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O relatório TOPREL0029 - Ciclos de Transporte.TotvsReport pode ser encontrado no book de relatórios e sua geração disponibiliza os códigos de barras para serem utilizados no APP Minha Obra. A geração do relatório é através do menu Projetos \ Construção e Projetos \ Relatórios \ Mobilidade \ Ciclo de Transporte.
Deve-se selecionar o relatório e marcar os ciclos de transporte cadastrados e que serão exibidos na geração.
Informações exibidas neste relatório:
- Descrição do projeto (no cabeçalho);
- Descrição do ciclo de transporte;
- Distância (em KM) do ciclo de transporte;
- Insumo: código e descrição do insumo cadastrado no ciclo de transporte;
- Código de barras: o código de barras será formado pelo código da coligada, código do projeto e o código do ciclo de transporte.
label | Apontamento Ciclo de Transporte - APP |
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- Ciclo de Transporte:
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label | Conciliar Apontamentos - RM |
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Conciliar Apontamentos
Apontamentos Conciliados
Anexo Apontamentos Conciliados
- Pendente: Status inicial de um registro que foi conciliado;
- Validado: Apontamento conciliado que foi validado pelo usuário. Este status indica que os dados conciliados estão corretos;
- Apropriado: O apontamento conciliado teve seu custo apropriado. E um registro de apropriação foi gerado na apropriação de Serviços/Insumos.
Validar Apontamentos
- Opção de Menu: Projetos \ Construção e Projetos \ Controle \ Básico \ Mobilidade \ Ciclos de Transporte \ Anexo \ Apontamentos Conciliados \ Processos \ Desfazer conciliação;
- Este processo altera o STATUS dos apontamentos originais valorando-os como “Pendente” e exclui o registro de apontamento conciliado. Além disso, este é disparado sem a necessidade de uma interface específica em que o usuário precise informar algum dado em particular;
- Para execução deverá ser selecionado pelo menos um apontamento conciliado, porém, poderá ser executado para vários registros simultaneamente;
- Ao ser disparado somente serão desfeitas conciliações de registros com o status de “Pendente” ou “Validado”. Caso algum registro não possua algum destes status o processo executará normalmente e será incluída mensagem no final do processo informando que a conciliação não foi realizada.
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Apropriar Custos de Apontamentos
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label | Pedidos |
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Pedidos:
label | Movimentação de Produto |
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A Movimentação de Produto permite solicitar produtos/serviços para o sistema de Suprimentos/Faturamento através do APP Minha Obra. A solicitação pode ser uma solicitação de compra ou uma requisição de material.
Para acessar a funcionalidade, é necessário que a URL da API tenha sido informada e o perfil do usuário possua permissão de acesso.
As Movimentações de Produto devem ser cadastradas no TOTVS RM para que sejam exibidas no coletor. Para realizar o cadastro o usuário deve acessar o menu em Projeto | Construção e Projetos | Movimentações do Produto.
No cadastro da Movimentação de Produto é obrigatório que sejam informados os campos Descrição, Tipo de Movimento e Saldo Visível.
Após cadastro no TOTVS Obras e Projetos, essas informações serão exibidas nas Movimentações de Produto do APP Minha Obra.
Ao selecionar o tipo de requisição desejado, se o mesmo estiver parametrizado para utilizar contrato, a tela de seleção de contratos será exibida para que o contrato associado ao pedido seja selecionado. Apenas contratos de serviços serão exibidos.
Ao informar o Contrato e Avançar, a tela de itens da Requisição é exibida para que o Produto/Serviço e Tarefa sejam selecionados.
Se o tipo de requisição não estiver parametrizado para utilizar contrato, após selecionar o tipo de requisição desejado, será aberto a tela de itens da Requisição.
Para que o saldo do produto seja exibido é necessário definir a tarefa e o produto, pois o local de estoque e filial estão definidos na obra representada pela tarefa, e o saldo exibido corresponde ao que foi definido na parametrização da movimentação selecionada para gerar o movimento. Se na parametrização estiver definido que serão exibidos apenas Produtos que tenham saldo, a seleção da tarefa se torna obrigatória antes da seleção do produto. O saldo que será utilizado para validar se o produto tem quantidade disponível, é o mesmo definido para exibição.
Ao adicionar um item na lista da requisição, a tarefa será mantida para o próximo item, sendo um facilitador para a inclusão de um produto que estará relacionado com a mesma tarefa selecionada.
Na tela de itens da Requisição, ao clicar no ícone com as quantidades dos Produtos adicionados ou clicar em Finalizar, é aberto a tela que permite visualizar os itens de movimento, que serão apresentados antes de salvar.
Nessa tela, é permitido remover, alterar a quantidade, cancelar ou confirmar e salvar os produtos.
Também é permitido acessar a tela para inclusão de novos produtos, através da opção "Adicionar mais Produtos".
Nas telas de Contrato e Produto/Tarefa é possível visualizar as movimentações realizadas anteriormente, sendo possível visualizar os seu itens e consequentemente excluir o movimento gerado.
Clicando no botão "Filtrar", é possível consultar todas as requisições baseadas em informações do filtro, tais como Data de Criação, Período, Usuário, Identificador do Movimento, Número do Movimento e Tarefa. Ao confirmar o filtro, as opções selecionadas serão exibidas na tela principal, onde existe a possibilidade de excluí-las.
Veja mais:
Conector de Widget | ||
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label | Informações APP |
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- Tela de informações do Minha Obra
- Na tela de informações do Minha Obra são exibidas informações de sincronismo, do aplicativo, do dispositivo, da conexão de rede, bateria e GPS;
- A versão do aplicativo é validada junto à versão do sistema, no momento do sincronismo.
- A tela também apresenta uma visão de lançamentos apontados no Minha Obra antes de fazer o sincronismo com o sistema. Desta forma podendo serem alterados ou excluídos qualquer apontamento antes da transmissão.
- Será necessário permitir a edição da data e hora do apontamento (Entrada e Saída):
- Mão de Obra
- Equipamento
- Ciclo de Transporte
- A edição de apontamentos pendentes só deve ser permitida caso o usuário esteja logado e tenha permissão para realizar apontamentos.
- Validar a permissão do usuário no menu principal.
- Será necessário permitir a edição da data e hora do apontamento (Entrada e Saída):
Acesse o novo espaço do App Minha Obra clicando aqui
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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