Páginas filhas
  • Bloco K - Guia de referência - Logix

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Neste Guia de Referência estão disponíveis os tópicos listados quanto ao Bloco K da Linha Logix, que irá auxiliá-los, quanto as parametrizações, conferências de informações apontadas nos relatórios e as dúvidas mais frequentes referente ao assunto. 

Section
Painel
borderColorsolid
titleBGColorBeige
title(i) O que é o bloco K

Bloco K é o bloco da EFD ICMS/IPI (SPED Fiscal) que substitui a forma de emissão do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque de manual para digital. Esta obrigatoriedade é válida para Indústrias ou empresas equiparadas a indústrias e atacadistas. Ele vem solicitar mais um leque de informações, que vão do saldo em estoque, perdas no processo produtivo, substituição de insumos até o produto acabado, abrangendo os produtos fabricados pelo próprio estabelecimento ou por terceiros. Diferente do Bloco H (Registro de Inventário), que a entrega ocorre uma vez ao ano ou a critério da UF, a entrega das informações do Bloco K é mensal.



Section
Painel
title(/) Melhorias realizadas
Atualizado recentemente
max5
spacesLLOG
themesidebar
labels+documento_tecnico, +bloco_k
Aviso
titlePrazos de entregas

Bloco K200/280

1º de janeiro de 2017

  • A primeira entrega ocorreu em Janeiro/2017 para empresas fabricantes de bebidas e produto derivados do fumo, referente aos fatos gerados em dezembro de 2016;
  • Fevereiro/2017 para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes a empresa com faturamento anual igual ou superior a R$300.000.000,00;
  • Fevereiro/2017 para os estabelecimentos industriais de empresa habilitada ao Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Informatizado (Recof) ou a outro regime alternativo a este.

1º de janeiro de 2018

  • Fevereiro/2018 para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes a empresa com faturamento anual igual ou superior a R$78.000.000,00.

1º de janeiro de 2019

  • Fevereiro/2019 para os demais estabelecimentos industriais; os estabelecimentos atacadistas classificados nos grupos 462 a 469 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e os estabelecimentos equiparados a industrial.

Escalonado para os demais registros

Estabelecimentos industriais com CNAE 10 a 32 da CNAE com faturamento anual igual ou superior a R$ 300 milhões e os estabelecimentos industriais de empresa habilitada ao Recof, devem respeitar a seguinte regra de entrega:

  • Janeiro/2019 - Escrituração completa, para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 11, 12 e nos grupos 291, 292 e 293 da CNAE;
  • Janeiro/2020 - Escrituração completa, para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 27 e 30 da CNAE;
  • Janeiro/2023 - Escrituração completa, para os estabelecimentos industriais classificados na divisão 23 e nos grupos 294 e 295 da CNAE;
  • Janeiro/2024 - Escrituração completa, para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 13, 14, 15, 16, 17, 18, 22, 26, 28, 31 e 32 da CNAE;
  • Janeiro/2025 - Escrituração completa, para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10, 19, 20, 21, 24 e 25 da CNAE;
  • Estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) pertencentes a empresa com faturamento anual igual ou superior a R$78.000.000,00, com escrituração completa conforme escalonamento a ser definido;
  • Demais estabelecimentos industriais; os estabelecimentos atacadistas classificados nos grupos 462 a 469 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e os estabelecimentos equiparados a industrial, com escrituração completa conforme escalonamento a ser definido.
Nota
titleSimplificação do Bloco K

OBF10000 - EFD ICMS IPI - Versão 017 - 2023 - Simplificação Bloco K

Liberação Especial: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/1086117

Documento Técnico com alterações: DMANFISLGX-11871 - DT OBF10000 - EFD ICMS IPI - Versão 017 - 2023 - Simplificação Bloco K




Painel
borderStylesolid
titleParametrização e execução

Índice
excludeRecentemente Atualizado

1. OBF10100 - Registros EFD - Escrituração fiscal digital

Incluir os registros K e 0210 no leiaute do SPED na rotina OBF10100, que pode ser realizada de duas maneiras:

  • Automática, por meio da opção de menu Carga para a legislação 01, versão do Sped e Bloco K e 0;

  • Manual, por meio da inclusão de registros na tela inicial, tendo antes que realizar a atualização de registros no SPED pela opção Atualiza Campos.

O registro 0210 não é mais obrigatório a partir de 01/01/2022. Caso não seja necessário apresentá-lo, o registro deve ser excluído manualmente.

2. MAN10021 - Itens, na aba Fiscal - Relacionamento Item x Tipo

Os itens que devem ser apresentados nos registros do Bloco K, devem ter o Tipo do item relacionados no MAN10021 - Itens, na aba Fiscal, no campo Tipo item (Sped Fiscal):


3. LOG00087 - Parâmetros do Sistema

Dígito separador para concatenar o código do item e das grades na NF-e (Caminho: Processo Saídas - Faturamento - Nota fiscal eletrônica)

Os blocos do SPED Fiscal não preveem itens que possuem controle por grades, portanto os dados das grades dos itens serão concatenados no código do item para a geração das informações de estrutura, produtos produzidos e insumos consumidos demonstradas no Bloco K.

Nos demais blocos do SPED Fiscal que possuem o código do item este tratamento serão configurados pelo parâmetro "Dígito separador para concatenar o código do item e das grades na NF-e".
Código do item: A0723
Grade 1: 1010
Grade 2: 80
Grade 3: 201
Separador parametrizado: -
Código concatenado que será gerado:
A0723-1010-80-201


Data início da utilização do código do item concatenado com as grades (Caminho: Processo Saídas - Faturamento - Nota fiscal eletrônica)

Indica a data de início da utilização do código do item concatenado com as grades na geração do SPED. Este parâmetro deve ser preenchido quando é utilizado o conceito de grades no Logix. Se o parâmetro estiver em branco, ou seja, não possuir uma data de início, não será gerado o código do item concatenado com as grades na geração do SPED, conforme descrito no parâmetro acima.


Utiliza Suprimentos e Manufatura do ERP Logix na geração do Bloco K (Caminho: Gestão fiscal - Obrigações fiscais - Legislação federal)

Preencha o parâmetro "Utiliza Suprimentos e Manufatura do ERP Logix na geração do Bloco K" com umas das opções abaixo:

  1. Utiliza Suprimentos e Manufatura do Logix.    

  2. Utiliza Suprimentos Logix para gerar K200, K220,K210,K215, K250, K255, K300, K301 e K302

  3. Utiliza Manufatura Logix para gerar K230, K235, K260, K265, K270, K275, K280, K290, K291 e K292

  4. Não utiliza os módulos do Logix.

4. OBF17016 - Registro Complementar

Para os clientes que não utilizam os módulos de Suprimentos e/ou Manufatura do Logix, será possível os gerar os registos K200, K210, K215, K220, K230, K235, K250, K255, K260, K265, K270, K275, K280, K290, K291, K292, K300, K301 e K302 e 0210 através da inclusão manual desses registros ou a importação do arquivo texto através da opção de menu Importar arquivo.


5. MAN10547 - Geração do Bloco K

Para os clientes que utilizam os módulos de Suprimentos e/ou Manufatura do Logix, deve ser executada rotina MAN10547 para preparação dos registros K200, K210, K215, K220, K230, K235, K250, K255, K260, K265, K270, K275, K280, K290, K291, K292 e 0210 em tabelas que posteriormente serão lidas pela rotina OBF0110 quando selecionados os respectivos registros para geração do arquivo texto.


O objetivo desta rotina é permitir realizar o processamento e conferência dos registros do Bloco K antes de enviá-lo para o SPED. Desta forma, os registros do Bloco K poderão ser processados e conferidos quantas vezes forem necessárias, sem impactar o OBF0110. Pode-se também executar a geração e conferência dos registros no decorrer do mês, para identificar antecipadamente alguma inconsistência.


Período

Para realizar o processamento dos registros do Bloco K, deve ser informado o Período de processamento. Se já existir uma Data de corte cadastrada para esse período, ela será apresentada em tela no campo correspondente. Ao marcar o campo Atualizar data de corte? o campo será atualizado com a data corrente. Se não existir uma Data de corte cadastrada para esse período, ela será apresentada e atualizada com a data corrente, não podendo desmarcar o campo Atualizar data de corte?.

Após informar o período de processamento, devem ser marcados os registros que deseja processar. É possível processar os registros separadamente, mas antes de gerar o arquivo do SPED através do OBF0110, é necessário processar todos os registros nessa tela.

As tabelas geradas no processamento dessa rotina possuem o mês e ano de processamento, desta forma, será mantido um histórico do que foi enviado para o SPED nos meses anteriores. Ao processar um registro já processado para o mesmo mês/ano, serão excluídos os registros e incluídos novamente com base no novo processamento.

Data de corte

A data de corte é utilizada para identificar e gerar o registro de correção de apontamento K270/K275. Esta data é atualizada no MAN10547 (com a data corrente) no primeiro processamento do período ou ao marcar o campo Atualizar data de corte?.

Como o MAN10547 pode ser executado diversas vezes apenas para conferências, é recomendado que a atualização da data de corte seja marcada em todos os processamentos de conferências. Após a geração oficial dos registros para serem processados pelo OBF0110 a Data de corte não deve mais ser atualizada.

É importante também que todos os registros sejam gerados com a mesma Data de Corte. Como os registros podem ser gerados separadamente, deve-se atentar para que a data de processamento de todos os registros seja igual ou maior a data de corte. Esta consistência pode ser feita através da opção Conferir.

Informações complementares

A opção de menu Inf. Compl. tem como objetivo cadastrar as informações complementares para geração do Bloco K. Na tela aberta, é possível cadastrar os parâmetros para processamento do K200, indicando se deverá considerar: Estoque, Em terceiro, De terceiro e NFM (Ent. Futura).


Relatório

A opção de menu Relatório tem como objetivo listar as informações dos registros do Bloco K para conferência. Para gerar o relatório de conferência é necessário informar quais registros deseja listar e já te-los processados anteriormente. Abaixo uma imagem com parte do leiaute do relatório:

Conferir

A opção de menu Conferir tem como objetivo listar possíveis inconsistências na geração do Bloco K. Ao executar essa é aberta uma tela para informar o mês, ano e a consistência que deseja processar.

Campos:

Consistir registros processados - Ao marcar esse campo é gerado um relatório contendo as informações de processamento e geração de relatório de cada registro. Neste relatório é possível verificar quais e quando os registros foram processados.

A geração do SPED pelo OBF0110 tem como pré-requisito que todos os registros tenham sido processados e gerado relatório. Esta consistência irá facilitar a identificar se existe alguma pendência de processamento ou geração de relatório. E assim garantir que os registros do Bloco K sejam gerados corretamente no SPED.

Neste relatório de consistência é possível verificar a data de corte e a data de processamento de cada registro. Para que os registros sejam gerados corretamente no SPED é importante que a data de corte esteja atualizada e a data de processamento de todos os registros seja igual ou maior a data de corte.

A opção Conferir foi criada primeiramente para consistir os registros processados. Porém, temos como objetivo implementar novas consistências que ajudem a identificar possíveis inconsistências nas informações a serem geradas no SPED.

6. OBF10110 - Geração da Escrituração Fiscal Digital

Essa rotina será responsável pela leitura das tabelas gravadas na execução do MAN10547 para geração do arquivo texto conforme leiaute do Guia Prático, e não será gerado relatório de conferência. As conferências devem ser realizadas no MAN10547.Para processamento de todos os registros do Bloco K, deve entrar na tela para seleção e marcar todos os registros. Caso não navegue na opção do Bloco K, será gerado automaticamente o K200 e K280.


No OBF10000 opção Cadastro → Sped Fiscal - Informações Complementares deve ser informado no campo Data última entrega Bloco H. Esta data será considerada para a geração dos registros de correção de apontamento e estoque (K270, K275 e K280). Neste campo deve constar a data da última entrega do Bloco H, as correções de apontamentos de períodos anteriores à esta data não serão apresentados no Bloco K, pois entende-se que o estoque foi corrigido durante o período de inventário. 

No OBF10000 opção Cadastro → Sped Fiscal - Informações Complementares deve ser informado no campo Leiaute Bloco K que indica qual tipo do leiaute adotado no Bloco K.

0 - Leiaute Completo

1 - Leiaute Simplificado

2-  Leiaute Restrito aos Saldos de Estoque.

7. OBF20000 - Conciliação de informações do Bloco K x Bloco C

Está rotina concilia os saldos dos itens informados no registro K200, com as quantidades informadas nos registros de industrialização do Bloco K somado às quantidades dos itens com movimentação fiscal no Bloco C do SPED Fiscal, desenvolvemos a funcionalidade que coleta informações no momento da geração do arquivo digital. Efetuando a captura dos dados desta forma, garantimos ótimo desempenho e o cliente tem a foto exata das informações que estão sendo entregues à Receita Federal, pois serão analisados dados integrados, extraídos, transformados e digitados.

Documento de Referência: Conciliação de Informações do Bloco K x Bloco C - OBF20000

8. MAN10549 - Liberação de Bloqueio

No MAN10547 existe um tratamento para não permitir que dois usuários processem o Bloco K simultaneamente. Porém, ocorre casos em que o programa é interrompido no meio do processamento, e ao tentar acessar novamente a rotina a mensagem abaixo é apresentada:

"Geração do Bloco K já esta em execução pelo usuário: XXXXXX. Não é possível executá-lo enquanto o processo que está em andamento não seja finalizado."

Nesses casos, deve-se usar a rotina MAN10549 na opção Modificar, selecionando o campo Excluir tran_arg na linha onde o programa MAN10547 é apresentado, e pressionando Confirmar. Ao tentar acessar novamente o MAN10547, a mensagem acima não será mais apresentada.

9. MEN0050/LOG00112 - Menu Logix


No menu do Logix, o cadastro das rotinas citadas nesse documento devem ser feitas na rotina MEN0050 no botão Níveis, conforme tabela abaixo:

Área de Aplicação: 1 - Produção 1 - Produção 1 - Produção 1 - Produção 1 - Produção 1 - Produção
Sistema16 - Chão de Fábrica16 - Chão de Fábrica16 - Chão de Fábrica16 - Chão de Fábrica16 - Chão de Fábrica16 - Chão de Fábrica
Nível 1: 6 - Bloco K6 - Bloco K6 - Bloco K6 - Bloco K6 - Bloco K6 - Bloco K
Nível 2:01 - Geração do Bloco K2 - Operações de Estoque - Rateio Bloco K3 - Rateio das Movimentações Manuais - Bloco K 4 - Cadastro de Programas de Apontamento5 - Liberação de Bloqueio (tran_arg)
Nível 3:000000
Sequência:11111

1

Processo:
man10547man10532man10533man10536man10549
Tipo processo:
22222
Chave de sistema:





Transação:BLOCOKMAN10547MAN10532MAN10533MAN10536MAN10549
Descrição:Bloco KGeração do Bloco KOperações de Estoque - Rateio Bloco KRateio das Movimentações Manuais - Bloco KCadastro de Programas de ApontamentoLiberação de Bloqueio

O cadastro pode ser realizado também no LOG00112 conforme detalhado nas imagens abaixo:


Painel
borderStylesolid
titleRegistros do Bloco K

Registro 0210: Consumo específico padronizado

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "0210"

C

4

-

O

02

COD_ITEM_COMP

Código do item componente/insumo (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

03

QTD_COMP

Quantidade do item componente/insumo para se produzir uma unidade do item composto/resultante

N

17

6

O

04

PERDA

Perda/quebra normal percentual do insumo/componente para se produzir uma unidade do item composto/resultante

N

5

2

O

Tipo item:

Serão apresentados no registro 0210 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado


Informações complementares:

Os itens produzidos referenciados nos registros K230 devem ser demonstrados no registro 0200 (Tabela de Identificação de Itens) e logo abaixo de cada item produzido deve-se demonstrar lista de insumos usados na sua produção, no registro 0210 (Consumo Específico Padrão).
A geração do registro 0210 será baseada na “Movimentação da Ordem” do período de referência e não pela estrutura da engenharia. Desta forma, para compor a estrutura do item serão lidas todas as ordens de produção do item que foram movimentadas no período e a estrutura final do item irá considerar todos os insumos consumidos para o item, mesmo que tenha sido requisitado em apenas uma das ordens de produção.
Na leitura dos insumos das ordens para compor a estrutura serão considerados todos os movimentos da ordem dentro do período.

O consumo padrão de cada componente será selecionado da estrutura, caso não exista será calculado com base na quantidade total produzida para o item “pai” e na quantidade total consumida de cada “insumo”.
Sobre esta opção é importante considerar que:

  • Esta opção garante que todos os insumos movimentados para o item estejam vinculados na estrutura padrão.
  • A geração da estrutura pela movimentação poderá gerar distorções na estrutura do item se as ordens de produção utilizarem o mesmo código de item para produzir produtos muito diferenciados.
  • Os insumos que são utilizados na fabricação do produto e que ainda serão apontados nos próximos períodos, não serão adicionados na estrutura do item no período da data de referência.
  • Entretanto, se uma ordem permanecer em aberto em dois ou mais períodos, na geração do Bloco K nos próximos períodos, os “novos” insumos consumidos para a ordem (que não tinham sido requisitados nos períodos anteriores) irão alterar a estrutura do item gerada com base na movimentação.


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_0210 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro 0210 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K200: Estoque escriturado

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K200"

C

4

-

O

02

DT_EST

Data do estoque final

N

8

-

O

03

COD_ITEM

Código do item (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

04

QTD

Quantidade em estoque

N

-

3

O

05IND_EST

Indicador do tipo de estoque:

0 = Estoque de propriedade do informante e em seu poder;

1 = Estoque de propriedade do informante e em posse de terceiros;

2 = Estoque de propriedade de terceiros e em posse do informante

C1-O
06COD_PART

Código do participante (campo 02 do Registro 0150):

- proprietário/possuidor que não seja o informante do arquivo

C60-OC

Tipo item:

Serão apresentados no registro K200 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

06 – Produto Intermediário,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:

Conforme campo 5 do leiaute do registro K200 (Estoque escriturado), os itens declarados devem ser divididos nos indicadores de estoque:

0 - Estoque próprio: selecionado a partir saldo da empresa, menos saldo em terceiros, caso trabalhe com o parâmetro Baixa no retorno de industrialização marcado na tela do SUP5110 - Movimentação automática.

Para conferência da quantidade apresentada no arquivo gerado:

  • Emitir o relatório SUP8710 - Posição dos Estoques por Conta Contábil;
  • Emitir o relatório SUP54034 - Saldos analíticos, informando o Período remessa e Período retorno com a data final de apuração do registro K100 preenchida, e no campo Quebra selecionar a opção "Fornecedor";
  • A quantidade para o item/fornecedor do SUP54034 deve ser diminuída do saldo apresentado no SUP8710.

1 - Estoque em terceiros: saldo que está em terceiros (SUP2280/SUP54033 Controle das Remessas menos SUP2290/SUP54032 Controle Retorno).

Para conferência:

  • Emitir o relatório SUP54034 informando o Período remessa e Período retorno com a data final de apuração do registro K100 preenchida, e no campo Quebra selecionar a opção "Fornecedor". A quantidade para o item/fornecedor do arquivo deve ser igual a quantidade registrada na coluna S A L DO da linha TOTAL FORNECEDOR.
  • No programa a opção ‘Conferência para Bloco K’ deve estar marcada, para que sejam considerada a data de entrada dos registros neste relatório.

2 - Estoque de terceiros: saldo de terceiros em seu poder (SUP2270/SUP54031 Controle Remessas menos SUP2300/SUP54028 Controle Retornos).

Para conferência:

  • Emitir o relatório SUP2650 -  Saldo de Terceiros Analítico (Modelo I) informando o Período remessa e Período retorno com a data final de apuração do registro K100 preenchida; A quantidade para o item/fornecedor do arquivo deve ser igual a quantidade registrada na coluna S A L DO da linha TOTAL FORNECEDOR.

Para ordens de produção sob encomenda, conforme página 178 do Guia Prático EFD-ICMS/IPI – Versão 2.0.22 Atualização: 11/12/2017,

"A quantidade em estoque existente no estabelecimento industrializador do produto industrializado para terceiro por encomenda deverá ser:

a) quando o informante for o estabelecimento industrializador , do tipo 2 - estoque de propriedade de terceiros e em posse do informante; b) quando o informante for o estabelecimento encomendante, do tipo 1 - estoque de propriedade do informante e em posse de terceiros;

A quantidade em estoque existente no estabelecimento industrializador de insumo recebido do encomendante para industrialização por encomenda deverá ser:

a) quando o informante for o estabelecimento industrializador, do tipo 2 - estoque de propriedade de terceiros e em posse do informante; b) quando o informante for o estabelecimento encomendante, do tipo 1 - estoque de propriedade do informante e em posse de terceiros. "

Para ordem O item final deverá ser mostrado como “de terceiros”(índice 2) no bloco k200, quando uma ordem de produção é de um item encomendado por terceiros.

Para isso, será necessário que:

  • O controle seja pelo código do item, ou seja, cada item x encomendante deverá ter um código de item distinto no MAN10021 e o respectivo relacionamento no SUP0090;

  • A estrutura deverá ser duplicada para o encomendante no MAN10002 - Estrutura;

  • O item de terceiros deverá ter seu saldo controlado pelo estoque, conforme detalhado na Situação 1 do artigo LG - TERC - Itens de Terceiros forma de trabalhar

Saiba mais
Para informações complementares a respeito da montagem do registro K200, verifique o artigo LG - BLK - Como são montados os registros K200 e K280 no bloco K

Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela sup_blck_registro_k200 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K200 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K210: Desmontagem de mercadorias - item de origem

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K210"

C

4

-

O

02

DT_INI_OS

Data de início da ordem de serviço

N

8

-

OC

03

DT_FIN_OS

Data de conclusão da ordem de serviço

N

8

-

OC

04

COD_DOC_OS

Código de identificação da ordem de serviço

C

30

-

OC

05COD_ITEM_ORICódigo do item de origem (campo 02 do Registro 0200)C60-O
06QTD_ORI

Quantidade de origem – saída do estoque

N-3O

Tipo item:

Serão apresentados no registro K210 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:

Este registro tem o objetivo de escriturar a transferência de itens feita através da opção Desmontagem nas rotinas SUP5620 - Transferência entre itens manual, e SUP0638 - Transferência entre itens grade. Para isso, será necessário seguir a parametrização abaixo:

1) No LOG00087 (Caminho: Processo Entradas - Estoques - Movimentações de estoque) alterar para S o parâmetro "Habilita a opção de Desmontagem na transferência entre itens" para habilitar os botões Desmontagem e desmontagem_M nas rotinas SUP5620 - Transferências entre itens manual e SUP0638 - Transferências entre itens grade:

Desmontagem - permite efetuar a desmontagem de itens, em que é possível informar um item final/produzido e todos os seus itens componentes.

demontagem_M - permite efetuar a desmontagem de itens, de maneira semelhante a opção Desmontagem, porém é acessada quando o mês estiver em processo de fechamento.

2) Incluir no SUP0660/SUP50002 - Cadastro de operações de estoque, as duas operações abaixo:

CódigoDES+DES-
DescriçãoDesmonte EntradaDesmonte Saída
Tipo operaçãoEntradaSaída
OrigemAjusteAjuste
DestinoLocalLocal
QuantidadeMarcadoMarcado
CustoMédio mensalMédio mensal
DetalhamentoMarcadoMarcado
RecálculoNão marcadoNão marcado

3) No LOG00087 - Administração de parâmetros (Caminho: Processo Entradas - Estoques - Movimentações de estoque) no parâmetro "Operação de estoque de desmonte de itens" informe a operação de estoque DES-.

4) No SUP5620 ou SUP0638 informe:

  • no campo Item o item final ou produzido que está sendo desmontado;
  • no campo Operação o código da operação DES-;
  • no campo Qtd. Movto a quantidade de itens que estão sendo desmontados

Efetive o movimento, e pressione logo em seguida o botão Desmontagem (ao lado direito) ou desmontagem_M caso esteja em processo de fechamento.

5) Será aberta uma tela com os seguintes campos:

Data referência: Data de referência, que é apresentada inicialmente por padrão com a mesma data do campo Data de Movimento da tela principal, mas permite ser alterada.

Essa informação é utilizada para obter a estrutura de produtos nessa data, pois os componentes podem variar de acordo com o período e é necessário ter a estrutura de uma data específica, pois pode ser desmontado um item na data de hoje que foi produzido em uma data anterior à data do movimento. Logo, os componentes e/ou quantidades utilizados podem ser diferentes dos componentes da estrutura atual. Nesse caso, será realizada a desmontagem com base na estrutura da data referenciada, para devolver para o estoque os componentes corretos. A estrutura utilizada será a existente na data de referência informada.

Operação origem/destino: Informar o código de operação DES+, para realizar o movimento de entrada dos itens destino, que serão aplicados aos componentes selecionados, informados pelo usuário.

Sel: Nesse campo será possível desmarcar o item componente que não será devolvido ao estoque no processo de desmontagem
Item destino: Itens que fazem parte da estrutura do item origem, ou seja, os itens que estão cadastrados no MAN10002 - Estrutura de itens, como componentes do item origem.

NOTAS:

  • Ocorre a explosão completa da estrutura, exibindo todos os níveis da estrutura, cujos componentes controlam estoque. Não serão exibidos os itens fantasmas.
  • Caso o item possua controle de lote, o usuário deverá informar o lote no array.
  • Caso o item destino possua controle de grade/dimensionais, será aberta uma tela para que o usuário possa visualizar as grades/componentes que serão movimentados. 

UM: Unidade de medida do item origem.

Quantidade: Quantidade necessária do componente que está na estrutura multiplicada pela quantidade do item origem do campo Quantidade. O cálculo da quantidade multiplica em cadeia as quantidades dos itens pai pela quantidade dos componentes.

Existe também a possibilidade de incluir um novo componente e sua quantidade em uma nova linha do grid dos itens destino.

Para montagem dos registros K210 serão considerados todos os itens que tiverem movimento no estoque na operação DES-, e as respectivas entradas relacionadas no botão Desmontagem do SUP5620/SUP0638 serão apresentados no registro K215


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela sup_blck_registro_k210 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K210 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K215: Desmontagem de mercadorias - itens de destino

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K215"

C

4

-

O

02

COD_ITEM_DES

Código do item de destino (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

03

QTD_DES

Quantidade de destino – entrada em estoque

N

-

3

O

Tipo item:

Serão apresentados no registro K215 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:

Neste registro serão apresentados os itens destino informados na tela aberta ao clicar no botão Desmontagem (ao lado direito) ou desmontagem_M. A parametrização e procedimento para esse registro estão descritos no tópico anterior (K210).


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela sup_blck_registro_k215 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K215 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K220: Outras movimentações internas entre mercadorias

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K220"

C

4

-

O

02

DT_MIOV

Data da movimentação interna

N

8

-

O

03

COD_ITEM_ORI

Código do item de origem (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

04

COD_ITEM_DEST

Código do item de destino (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

05QTD_ORIQuantidade movimentada do item de origemN-3O
06QTD_DEST

Quantidade movimentada do item de destino

N-3O

Tipo item:

Serão apresentados no registro K220 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:

O registro K220 mostra os dados de outras movimentações internas geradas na transferência de saldo entre item origem e destino nas rotinas SUP0638 ou SUP5620 nos botões Relaciona ou reLaciona_m.

As únicas operações que são excluídas da seleção desses movimentos são: 

  • Operação de Estoque Saída Kit parametrizada no LOG00087 (Caminho: Logix WMS - Logix WMS - Operações de estoque automáticas);
  • Operação de estoque de desmonte de itens parametrizada no LOG00087 (Caminho: Processo Entradas - Estoques - Movimentações de estoque);
  • Baixa industrialização e Matérias-primas utilizadas do SUP5110 - Movimentação automática Recebimento;
  • Operação de Estoque cadastrada no SUP50008 - Cadastro Operação X Rotina desconsiderar. Operações de estoque informadas com rotina Bloco K220


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela sup_blck_registro_k220 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K220 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K230: Itens produzidos

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K230"

C

4

-

O

02

DT_INI_OP

Data de início da ordem de produção

N

8

-

OC

03

DT_FIN_OP

Data de conclusão da ordem de produção

N

8

-

OC

04

COD_DOC_OP

Código de identificação da ordem de produção

C

30

-

OC

05COD_ITEMCódigo do item produzido (campo 02 do Registro 0200)C60
O
06QTD_ENC

Quantidade de produção acabada

N-3O

Tipo item:

Serão apresentados no registro K230 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado


Informações complementares:

No registro K230 são apresentados os itens produzidos para cada ordem de produção que possuir apontamentos no período de apuração independentemente da situação da ordem. O campo quantidade produzida (QTD_ENC) será a quantidade apontada, atualizado com os devidos estornos.

Para geração dos registros K230 (Itens produzidos) e K235 (Insumos consumidos), as ordens de produção e respectivos apontamentos precisam estar nas tabelas ordens, man_apo_mestre e man_item_produzido, ou nas tabelas de histórico hist_ordens, man_hist_apo_ms e man_h_it_produzido.

O procedimento para envio das tabelas de apontamento para histórico está no artigo LG - CHF - Histórico dos apontamentos de produção

O procedimento para envio das tabelas de ordens para histórico está no artigo LG - POP - Histórico das ordens de produção

Não é possível que somente as ordens sejam enviadas para histórico sem os apontamentos, ou somente os apontamentos sem as ordens de produção.


Os campos DT_INI_OP e DT_FIN_OP são carregados por meio das movimentações de estoque. Para obter esta informação o MAN10547 filtra as movimentações de estoque pelo código do programa de apontamento. Porém, como podem existir rotinas de apontamento específicos, foi criada a rotina MAN10536 - Cadastro dos programas de apontamento, para cadastrar todos os programas de apontamentos utilizados. Nesta rotina MAN10536 também tem um campo para indicar se o programa é de baixa manual (campo marcado) ou apontamento (campo desmarcado). O programa a ser cadastrado pode ser de apenas um dos tipos.

O programa irá carregar automaticamente os programas de apontamentos padrões (MAN8228 - Apontamento da produção, MAN8200 - Integra WMS, MAN0445 - Numericon, MAN10037 - Baixa Manual). Não será permitido efetuar manutenção (excluir ou modificar) estes programas padrões.

O campo DT_FIN_OP poderá ficar em branco quando:

  • Não Ainda existir mais saldo na ordem (   Qtd. boas/refugo + Sucata for maior ou igual à  for menor à Qtd. planejada do MAN0515 - Manutenção de Ordens de Produção) e a movimentação de estoque for diferente de zero, ou;
  • Se a ordem estiver fechada (Situação igual à "5-Fechada").

Exemplo:

O período de apuração do bloco K é de 01/06/2018 à 30/06/2018.

A ordem 76481 está com situação "5-Fechada".

Qtd. planejada = 9999999

Qtd. boas/refugo = 3827178

Sucata = 0

Qtd. Saldo = 6172821

Data início prod : 02/01/2016

Os apontamentos nesta ordem foram realizados em 2016, 2017 e 2018, sendo que, o último apontamento desta ordem, até o momento em que o programa MAN10547 foi processado, foi dia 15/08/2018.

O campo Data início prod do MAN0515 é a data em que houve o primeiro apontamento na ordem, sendo atualizado pelos programas padrões de apontamento da produção (MAN8228 - Apontamento da Produção, MAN8200 - Apontamento WMS, MAN0445 - Apontamento Numericon, MAN10037 - Baixa Manual) ou por programas específicos que chamam a função MANR27 para apontamento.

Como o último apontamento da ordem (15/08/2018) é superior ao período de apuração (01/06/2018 à 30/06/2018), a data final da ordem no registro K230 ficará em branco, e gerará o registro assim:

|K230|02012016||76481|463|62700,000|

Para conferência:

KIT's do VDP (VDP10150):

Quando o parâmetro 'Gerar os blocos K230/K235 para os movimentos de vendas de KITs do VDP?' estiver igual 'S' também serão gerados nos blocos K230 e K235 os movimentos de vendas de KIT's (VDP10150).


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k230 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K230 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K235: Insumos consumidos

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K235"

C

4

-

O

02

DT_SAÍDA

Data de saída do estoque para alocação ao produto

N

8

-

O

03

COD_ITEM

Código do item componente/insumo (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

04

QTD

Quantidade consumida do item

N

-

3

O

05COD_INS_SUBSTCódigo do insumo que foi substituído, caso ocorra a substituição (campo 02 do Registro 0210)C60
OC

Tipo item:

Serão apresentados no registro K235 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:

O registro K235 é filho do registro K230. Nele são apresentados os itens componentes consumidos no apontamento do item gerado no K230. Na abertura da ordem de produção serão selecionados os itens componentes do item a ser produzido. O campo quantidade consumida (QTD) será a quantidade consumida, atualizado com os devidos estornos.

Nesse registro serão consideradas as baixas realizadas através dos programas abaixo:

  • MAN8228 - Apontamento da Produção
  • MAN1000/MAN10037 - Baixa Manual
  • MAN10533 - Rateio das Movimentações Manuais - Bloco K
  • MAN10520 - Manutenção de Componentes já Baixados
  • MAN8200 - Apontamento Produção x WMS (Warehouse Management System, em português Sistema de Gerenciamento de Armazém).
  • MAN10265 - Apontamento Fichas de Produção
  • MAN5671 - Apontamento Produção Urdumes
  • MAN7124 - Apontamento Tecelagem
  • E todas as baixas realizadas por programas específicos que utilizam a função MANR27.

Para os consumos realizados nas rotinas SUP0710/SUP50003 onde o número do documento é zero (0), deve ser utilizada a rotina MAN10533 para ratear esses movimentos nas ordens de produção. Informações complementares dessa rotina estão disponíveis em TVIJ61_DT_Rateio_Movimentacoes_Estoque_Documento_Zero_Bloco_K

Para conferência:


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k235 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K235 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K250: Industrialização efetuada por terceiros – itens produzidos

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K250"

C

4

-

O

02

DT_PROD

Data do reconhecimento da produção ocorrida no terceiro

N

8

-

O

03

COD_ITEM

Código do item produzido (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

04

QTD

Quantidade produzida

N

-

3

O

Tipo item:

Serão apresentados no registro K250 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado


Informações complementares:

Será gerado um registro K250 para cada recebimento efetuado no SUP3760 - Nota fiscal, de item que retornou de um terceiro com industrialização, onde a nota também é atualizada na rotina SUP2290 - Controle retornos. O procedimento para entrada dessas notas está descrito em LG - TERC - Retorno de beneficiamento


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela sup_blck_registro_k250 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K250 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K255: Industrialização em terceiros - insumos consumidos

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K255"

C

4

-

O

02

DT_CONS

Data do reconhecimento do consumo do insumo referente ao produto informado no campo 04 do Registro K250

N

8

-

O

03

COD_ITEM

Código do insumo (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

04

QTD

Quantidade de consumo do insumo.

N

-

3

O

05COD_INS_SUBSTCódigo do insumo que foi substituído, caso ocorra a substituição (campo 02 do Registro 0210)C60
OC

Tipo item:

Serão apresentados no registro K255 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:

O registro K255 é filho do registro K250. Nele são apresentados os insumos enviados para industrialização (por nota fiscal de remessa no VDP0752 - Faturamento, no SUP2280 - Controle das remessas, fica registrada a remessa enviada) que resultou no item do K250.

Conforme determinação do Fisco, o item de retorno (K250) deve ser diferente do item enviado (K255). 

Quando utilizar o conceito descrito no artigo LG - TERC - Retorno itens em terceiros com o mesmo código de item, não será considerado nos registros K250/K255 pois não é considerado como industrialização.

Conforme determinação da Unidade Federativa para descriminação do material aplicado pelo fornecedor na nota fiscal de retorno, e apresentação no registro K255, deverá ser implementado o procedimento para o material aplicado pelo fornecedor, que está no artigo LG - TERC - Retorno de beneficiamento com item aplicado pelo fornecedor beneficiador


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela sup_blck_registro_k255 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K255 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K260: Reprocessamento/reparo de produto/insumo

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K260"

C

4

-

O

02

COD_OP_OS

Código de identificação da ordem de produção, no reprocessamento, ou da ordem de serviço, no reparo

C

30

-

OC

03

COD_ITEM

Código do produto/insumo a ser reprocessado/reparado ou já reprocessado/reparado (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

04

DT_SAÍDA

Data de saída do estoque

N

8

-

O

05QTD_SAÍDAQuantidade de saída do estoqueN-3O
06DT_RETData de retorno ao estoque (entrada)N8-OC
07QTD_RETQuantidade de retorno ao estoque (entrada)N-3OC

Tipo item:

Serão apresentados no registro K260 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado


Informações complementares:

Será gerado um registro K260 para cada ordem de produção de retrabalho ou reforma apontada no período de apuração no MAN8228, conforme artigo LG - POP - Ordem de produção de retrabalho


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k260 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K260 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K265: Reprocessamento/reparo - mercadorias consumidas e/ou retornadas

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K265"

C

4

-

O

02

COD_ITEM

Código da mercadoria (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

03

QTD_CONS

Quantidade consumida – saída do estoque

N

-

3

OC

04

QTD_RET

Quantidade retornada – entrada em estoque

N

-

3

OC

Tipo item:

Serão apresentados no registro K265 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:

O registro K265 é filho do registro K260. Nele são apresentados os insumos consumidos no apontamento da ordem de produção de retrabalho ou reforma. O item consumido aqui apresentado não irá gerar informação automática no registro 0210, e não precisa ser componente na estrutura do item pai registrado no K260.


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k265 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K265 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K270: Correção de apontamento dos registros K210, K220, K230, K250 , K260, K291, K292, K301 E K302

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K270"

C

4

-

O

02

DT_INI_AP

Data inicial do período de apuração em que ocorreu o apontamento que está sendo corrigido

N

8

-

OC

03

DT_FIN_AP

Data final do período de apuração em que ocorreu o apontamento que está sendo corrigido

N

8

-

OC

04

COD_OP_OS

Código de identificação da ordem de produção ou da ordem de serviço que está sendo corrigida

C

30

-

OC

05COD_ITEMCódigo da mercadoria que está sendo corrigido (campo 02 do Registro 0200)C60-O
06QTD_COR_POSQuantidade de correção positiva de apontamento ocorrido em período de apuração anteriorN-3OC
07QTD_COR_NEGQuantidade de correção negativa de apontamento ocorrido em período de apuração anteriorN-3OC
08ORIGEM

1 - correção de apontamento de produção e/ou consumo relativo aos Registros K230/K235;

2 - correção de apontamento de produção e/ou consumo relativo aos Registros K250/K255;

3 - correção de apontamento de desmontagem e/ou consumo relativo aos Registros K210/K215;

4 - correção de apontamento de reprocessamento/reparo e/ou consumo relativo aos Registros K260/K265;

5 - correção de apontamento de movimentação interna relativo ao Registro K220.

6 – correção de apontamento de produção relativo ao Registro K291;

7 – correção de apontamento de consumo relativo ao Registro K292;

8 – correção de apontamento de produção relativo ao Registro K301;

9 – correção de apontamento de consumo relativo ao Registro K302.

C1-O

Tipo item:

Serão apresentados no registro K270 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:

A data de corte é utilizada para identificar e gerar o registro de correção de apontamento K270/K275. Esta data é atualizada ao processar o MAN10547 e marcar o campo Atualizar data de corte?.

Como o MAN10547 pode ser executado diversas vezes apenas para conferências, é importante que a atualização da data de corte seja marcada somente quando estiver gerando oficialmente os registros para serem processados pelo OBF0110.

É importante também que todos os registros sejam gerados com a mesma Data de Corte. Como os registros podem ser gerados separadamente, deve-se atentar para que a data de processamento de todos os registros seja igual ou maior a data de corte. Esta consistência pode ser feita através da opção Conferir.

Exemplo da utilização da data de corte:

Período de Apuração: 01/02/2019 à 28/02/2019

Data de Corte do Bloco K: 09/03/2019 (Data em que os registros foram processados pelo MAN10547)

Data de geração e entrega do SPED Fiscal: 10/03/2019

Data de corte do mês anterior ao período de apuração que está sendo gerado: 09/02/2018 (Entrega do arquivo do mês de Janeiro/2019)

Ordem de produção: 3884

Item produzido: ITEM A

Itens Consumidos: ITEM B e ITEM C

Apontamentos:

Ordem

Item

Quantidade

Data Movimento/Apontamento

Data Processamento

3884

ITEM A

6

30/01/2019

11/02/2019

3884

ITEM B

6

30/01/2019

11/02/2019

3884

ITEM C

6

30/01/2019

11/02/2019

3884

ITEM A

10

20/02/2018

05/03/2019

3884

ITEM B

10

20/02/2018

05/03/2019

3884

ITEM C

10

20/02/2018

05/03/2019

3884

ITEM A

8

20/02/2018

11/03/2019

3884

ITEM B

8

20/02/2018

11/03/2019

3884

ITEM C

8

20/02/2018

11/03/2019

Geração dos registros para as informações acima:

O apontamento com data de processamento 05/03/2019 será considerado como apontamento normal dentro do período de apuração que está sendo processado, neste caso se a ordem de produção for Normal deve gerar registros K230 e K235, ou no caso de ordem de retrabalho/reforma deve gerar K260 e K265.

Para o apontamento com data de processamento 11/02/2019 serão gerados os registros K270 e K275, pois no momento do apontamento o mês 01/2018 já havia sido entregue ao Fisco.

O apontamento com data de processamento 11/03/2019, não será apresentado na geração do período 02/2018, pois nesta data o arquivo já foi gerado e enviado ao Fisco, este registro irá como correção de apontamento (K270/K275) no próximo período de apuração, em 03/2019.


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k270 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K270 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K275: Correção de apontamento e retorno de insumos dos registros K215, K220, K235, K255 E K265.

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K275"

C

4

-

O

02

COD_ITEM

Código da mercadoria (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

03

QTD_COR_POS

Quantidade de correção positiva de apontamento ocorrido em período de apuração anterior

N

-

3

OC

04

QTD_COR_NEG

Quantidade de correção negativa de apontamento ocorrido em período de apuração anterior

N

-

3

OC

05COD_INS_SUBSTCódigo do insumo que foi substituído, caso ocorra a substituição, relativo aos Registros K235/K255.C60-OC

Tipo item:

Serão apresentados no registro K275 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k275 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K275 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K280: Correção de apontamento - estoque escriturado

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K280"

C

4

-

O

02

DT_EST

Data do estoque final escriturado que está sendo corrigido

N

8

-

O

03

COD_ITEM

Código do item (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

04

QTD_COR_POS

Quantidade de correção positiva de apontamento ocorrido em período de apuração anterior

N

-

3

OC

05QTD_COR_NEGQuantidade de correção negativa de apontamento ocorrido em período de apuração anteriorN-3OC
06IND_EST

Indicador do tipo de estoque:

0 = Estoque de propriedade do informante e em seu poder;

1 = Estoque de propriedade do informante e em posse de terceiros;

2 = Estoque de propriedade de terceiros e em posse do informante

C1-O
07COD_PARTCódigo do participante (campo 02 do Registro 0150): - proprietário/possuidor que não seja o informante do arquivoC60-OC

Tipo item:

Serão apresentados no registro K280 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

06 – Produto Intermediário,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k280 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K280 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K290: Produção conjunta - ordem de produção

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K290"

C

04

-

O

02

DT_INI_OP

Data de início da ordem de produção

N

08

-

OC

03

DT_FIN_OP

Data de conclusão da ordem de produção

N

08

-

OC

04

COD_DOC_OP

Código de identificação da ordem de produção

C

30

-

OC

Informações complementares:

Para as OPs que possuem componente com quantidade negativa na estrutura (co-produto) não serão mais gerados os registros K230 e K235. Essas OPs serão apresentadas nos novos blocos K290 (Ordem de Produção), K291 (Itens Produzidos - Item Pai e Co-Produto) e K292 (Itens Consumidos - Demais Componentes).

Para as OPs que possuem componente com quantidade negativa na estrutura (co-produto) e possuem correção de apontamento, essas correções serão apresentadas no Bloco K270, o item pai e co-produto serão identificados pela origem 6 e os demais componentes pela origem 7.

O registro K290 e filhos são obrigatórios a partir do leiaute 13, por tanto não devem ser gerados para os leiautes inferiores.


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k290 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K290 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K291: Produção conjunta - itens produzidos

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K291"

C

04

-

O

02

COD_ITEM

Código do item produzido ( campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

03

QTD

Quantidade de produção acabada

N

-

03

O

Tipo item:

Serão apresentados no registro K291 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado


Informações complementares:


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k291 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K291 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K292: Produção conjunta - itens consumidos

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K292"

C

04

-

O

02

COD_ITEM

Código do item consumido ( campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

03

QTD

Quantidade consumida

N

-

03

O

Tipo item:

Serão apresentados no registro K292 os itens parametrizados com o campo Tipo item (Sped Fiscal) na aba fiscal do MAN10021 como:

00 – Mercadoria para revenda,

01 – Matéria-Prima,

02 - Embalagem,

03 – Produtos em Processo,

04 – Produto Acabado,

05 – Subproduto,

10 – Outros Insumos


Informações complementares:


Tabela:

Na execução da rotina MAN10547, será gravada a tabela man_blck_registro_k292 que posteriormente será lida pelo OBF0110, quando o registro K292 estiver cadastrado no leiaute do estado selecionado.

Registro K300 - Produção Conjunta - Industrialização efetuadas por terceiros

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K300"

C

04

-

O

02

DT_PROD

Data do reconhecimento da produção ocorrida no terceiro

N

08

-

O

Atualmente o Logix não gera esse registro automaticamente, por isso será possível informar através do OBF17016.


Registro K301: Produção conjunta - industrialização efetuada por terceiros - itens produzidos

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K301"

C

04

-

O

02

COD_ITEM

Código do item produzido (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

03

QTD

Quantidade produzida

N

-

03

O

Atualmente o Logix não gera esse registro automaticamente, por isso será possível informar através do OBF17016.


Registro K302: Produção conjunta - industrialização efetuada por terceiros - insumos consumidos

Leiaute:

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig.

01

REG

Texto fixo contendo "K302"

C

04

-

O

02

COD_ITEM

Código do insumo (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

03

QTD

Quantidade consumida

N

-

03

O

Atualmente o Logix não gera esse registro automaticamente, por isso será possível informar através do OBF17016.


Fonte: http://sped.rfb.gov.br/estatico/0D/2DC4C346EDFCDFAFA26C391C7398D060594B50/GUIA%20PR%C3%81TICO%20DA%20EFD%20-%20Vers%C3%A3o%202.0.22.pdf