Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  


(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Totvs Obras e Projetos

Módulo

Contratos

Segmento Executor

Totvs Construção e Projetos

Projeto1

 

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

TSRIMI

Release de Entrega Planejada

12.1.8

Réplica

 Não

País

(X) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 


Objetivo

Possibilitar que para cada contrato das finalidades Contrato de Prestação de Serviços, Contrato de Parcelas Fixas, Contrato de Insumo e Contrato Extra-Histograma, seja

Objetivo

 Possibilitar ao usuário que em cada contrato, seja parametrizada a permissão de medição/consumo superior a 100%.  


Definição da Regra de Negócio

O escopo dessa melhoria é permitir que o cliente possa definir seja definido individualmente para cada contrato se das finalidades Contrato de Prestação de Serviços, Contrato de Parcelas Fixas, Contrato de Insumo e Contrato Extra-Histograma se o mesmo poderá ter medição/consumo superior a 100%.

Para isso o campo que hoje executa essa função e atualmente existe somente nos parâmetros do Projeto (Permitir foi criado o processo "Alterar Parâmetro de Medição do Contrato" através do qual poderá ser definido para os contratos selecionados se haverá ou não a 'Permissão para medição/consumo superior a 100%), deve passar a existir também na tela de Identificação dos contratos (Controle | Contrato | Contratos | Identificação | Dados do Contrato), continuando a ter todas as suas alternativas de preenchimento, ou seja, Sempre Permitir, Nunca Permitir ou Solicitar Senha.' podendo optar por: Sempre Permitir, Nunca Permitir, Solicitar Senha ou Obedecer ao Projeto. Este processo poderá ser executado ao mesmo tempo para vários contratos ("Controle > Contrato > Contratos > Processos > Alterar Parâmetro de Medição do Contrato") ou individualmente pelo mesmo caminho ou estando na tela de edição do respectivo contrato.

Os dois parâmetros para liberação de medição/consumo superior a 100% (do contrato e dos parâmetros do Projeto) existirão simultaneamente, sendo que, sempre irá prevalecer o que estiver definido em cada contrato, ou seja, ao ser efetuada uma medição ou consumo que supere 100% do contratado,  o sistema deverá ou não permitir essa medição/consumo atendendo ao que está definido no próprio contrato, e somente irá checar o parâmetro do projeto caso o contrato esteja parametrizado como 'Obedecer ao Projeto'. 

Caso esteja utilizando o controle de Status de Contrato, este novo processo poderá ser executado apenas para os contratos no status “Em Negociação”.

Para manter a segurança no processo de cadastro e medição dos contratos, o acesso ao processo "Alterar Parâmetro de Medição do Contrato" será O acesso ao campo "Permitir medição/consumo superior a 100%" constante da tela de identificação dos contratos será controlado através do perfil do usuário. Para isso deverá ser será criado em 'Serviços Globais | Segurança | Perfis | Projetos | "Serviços Globais > Segurança > Perfis > Projetos > Construção e Projetos | > Acesso a Menus " , na opção [ 05 ] Controle - [ 05.01 ] Básico | -  [ 05.01.02 ] Contrato - [ 05.01.02.01 ] Contratos'  o novo , o novo  item  de  Perfil  Perfil '[ 05.01.02.01.67 ] Definir permissão de medição/consumo superior a 100%. Assim68 ] Parâmetro de Medir Contrato Acima de 100%'. Assim, somente terão acesso ao campo "Permitir medição/consumo superior a 100%" do contratoprocesso "Alterar Parâmetro de Medição do Contrato" , os usuários em cujo perfil tiver acesso a esse novo item de perfilpermissão esteja liberado.

Como o novo campo do contrato (Permitir medição/consumo superior a 100%) não estará visível a todos os usuários, o seu preenchimento não poderá ser obrigatório e caso não tenha sido preenchido  quando da criação do contrato deve permanecer como NULL até que o usuário o preencha com uma das 3 opções disponíveis.

Os dois parâmetros para liberação de medição/consumo superior a 100% (do contrato e dos parâmetros do Projeto) existirão simultaneamente, sendo que sempre irá prevalecer o que está definido no contrato. Assim, ao ser efetuada uma medição ou consumo,  o sistema deverá ou não permitir essa medição/consumo conforme parametrizado no próprio contrato. Caso este parâmetro não tenha sido preenchido no contrato o sistema irá ou não permitir essa medição/consumo conforme definido nos parâmetros do Projeto. 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Quando da criação de um novo contrato a pagar, o campo 'Parâmetro Medição' será automaticamente preenchido com a opção 'Obedecer ao Projeto', já na criação dos contratos a receber, o campo será automaticamente preenchido com 'Sempre Permitir'. Fica a cargo do usuário executar o processo para alterar o conteúdo do campo, caso vá optar por uma parametrização diferente da default. O mesmo procedimento se dará com todos os contratos já existentes atualmente na base de dados, ou seja, a partir da atualização da versão 12.1.8, para todos os contratos a pagar será automaticamente definido que obedecerão aos parâmetros do projeto e para todos os contratos a receber será automaticamente definido que sempre permitirão medição/consumo superior a 100%, bastando executar o processo caso deseje alterar essa parametrização.

Aconselhamos que a liberação e a utilização deste processo sejam efetuadas com critério visto que o mesmo possibilita medir/consumir além do que foi planejado na obra. 

Nos contratos das finalidades Marco Contratual e Fornecimento de Material o novo parâmetro não será apresentado e o processo não poderá ser executado.


Rotinas Envolvidas:

 

Manutenção de Contratos de Prestação de Serviços[Alteração][Alteração] Contratos[Alteração]

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Criação /

[Alteração]

Controle > Contrato > Contratos

 

Criação / Manutenção de Contratos de Fornecimento de Material

Edição do Cadastro de PerfisAlteraçãoServiços Globais > Segurança > Perfis Criado item de perfil

Criação / Edição de Contratos

Alteração

Controle > Contrato > Contratos

 

Criação / Manutenção de Contratos de Parcelas Fixas

Criado o campo 'Parâmetro Medição'

Alterar Parâmetro de Medição dos ContratosCriaçãoControle > Contrato >

 

Criação / Manutenção de Contratos de Marco Contratual

[Alteração]

Controle > Contrato > Contratos

 

Criação / Manutenção de Contratos de Insumo

[Alteração]

Controle > Contrato > Contratos

 
Criação / Manutenção do Cadastro de Perfis[Alteração]Serviços Globais > Segurança > Perfis 
> Processos > Alterar Parâmetro de Medição dos ContratosCriado o processo

Medição de Contratos

Alteração

Medição de Contratos de Prestação de Serviços

Controle > Contrato > Contratos > Processos > Medição de Item de Contrato

Incluída a consistência do campo 'Parâmetro Medição' 

Consumo de Objetos de Contratos de Fornecimento de Material

[Alteração]

Controle > Contrato > Contratos

 

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

> Processos > Consumir Objetos de Contrato

Incluída a consistência do campo 'Parâmetro Medição'

Tabelas Utilizadas:

  • MCNT - Contratos


Protótipos de Tela

Protótipo 01 - Tela de Perfil

Image Added 


Protótipo 02 - Criação de Contrato a Receber

Image Added


Protótipo 03 - Criação de Contrato a Pagar

Image Added


Protótipo 04 - Contratos - Processos

Image Added


Protótipo 05 - Alterar Parâmetro de Medição do Contrato

Image Added

 

Protótipo 06 - Tela de Conclusão da Execução do Processo

Image Added


Protótipo 07 - Contrato a Pagar com Parâmetro Alterado

Image Added

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.