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  • 383 - Lançar Troca / Indenização - DR.

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titleProcessos Utilizados na Rotina 383

CampoProcesso:

Descrição:
Registrar Troca de Produto

Registrar Troca de Produto, refere-se a recolher produtos no cliente e gerar pedido bonificado.


Parametrização Básica:

1. Acesse a rotina 316 – Digitar Pedido de Venda: digite o pedido de venda (bonificado). É obrigatório associar a indenização a um novo pedido de venda para o cliente aproveitar o frete, ou seja, já que será encaminhado um determinado pedido para o cliente, a entrega será aproveitada para realizar o recolhimento dos itens de troca/indenização;

2. Acesse a rotina 203 – Cadastrar Produto: cadastre o %Indeniz. Produto. Caso este percentual não seja informado na rotina 203, o mesmo deverá ser informado na própria 383. Portanto, deverá ser igual ou menor que o cadastrado na rotina 203 e maior que zero. Esse percentual informado é o equivalente ao que será lançado em crédito para o cliente;

3. Parametrizar na rotina 132 – Parâmetros da Presidência a opção 2369 - Perc. Máximo de Indenização do pedido.


Na rotina 383:

1. Selecione a opção Registrar Troca/Indenização de Produto na tela principal e clique o botão Próximo;

2. Selecione a opção Troca de Produto e clique o botão Próximo;

3. Informe/pesquise o número do Pedido;

4. Informe/selecione a Filial e clique em Próximo;

5. Clicar o botão "+" ou "Insert" ou "Seta para baixo" do teclado, para inserir o itens da troca;

6. Informe ou pesquise o Código na planilha;

7. Informe a coluna Qt.(quantidade) na planilha e clique o botão Próximo. Eexibida a mensagem: Confirma gravação?. Ao clicar em Sim, é exibida a mensagem na tela seguinte: "Processo Concluído com Sucesso!". Ao gravar uma indenização é gerado um crédito para o cliente no valor da indenização que será abatido das contas a receber gerado ao faturar o pedido.

Observações:

  • Caso o valor da troca seja menor que o valor do pedido bonificado associado, é exibida a mensagem: ´´Valor da troca não pode ser menor que o valor do pedido bonificado associado.``;
  • Caso o tipo da operação seja Troca e o valor total seja menor que o valor do pedido de bonificação associado, é exibida a mensagem: ´´Valor da Troca não pode ser menor que o valor do pedido bonificação associado.``;
  • Para operações do tipo Troca o valor total dos produtos incluídos na troca deverá ser maior ou igual ao valor do pedido de bonificação associado à troca. O usuário poderá alterar ou excluir uma Troca / Indenização, desde que o pedido associado a esta não tenha sido faturado e que a troca / indenização não tenha sido devolvida ou excluída.

Finalização do Processo de Troca:

Ao finalizar o processo de troca na rotina 383, será necessário:

1. Montar o carregamento (Rotina 901 – Montar Carga);

2. Associar a indenização a um carregamento na própria rotina 383 opção Associar a Troca/Indenização a um carregamento;

3. Emitir romaneio de troca (384 – Emitir Acompanhamento de Indenizações) para o carregamento;

4. Recolher produtos no cliente conforme romaneio;

5. Realizar a devolução dos produtos recolhidos na rotina 1303 – Devolução de cliente (Tipo T), onde não é gerado crédito para o cliente no valor da indenização realizada e o processo de indenização é finalizado.

Registrar a Indenização de Produto

Realizar a indenização do produto, ou seja, recolher produtos no cliente e gerar crédito para o cliente.


Parametrização Básica:

1. Na rotin 316 – Digitar Pedido de Venda: efetuar a digitação do pedido de venda em qualquer modalidade;

2. Acessar a rotina 203 – Cadastrar Produto: cadastre o %Indeniz. Produto. Caso este percentual não seja informado na rotina 203, o mesmo deverá ser informado na própria 383. Portanto, deverá ser igual ou menor que o cadastrado na rotina 203 e maior que zero. Esse percentual informado é o equivalente ao que é lançado em crédito para o cliente;

3. Parametrizar na rotina 132 – Parâmetros da Presidência o parâmetro 2369 - Perc.Máximo de Indenização do Pedido.


Na rotina 383:

1. Selecione a opção Registrar Troca/Indenização de Produto na tela principal e clicar no botão Próximo;

2. Selecione a opção Indenização de Produto e clique o botão Próximo;

3. Informe ou pesquise o número do Pedido;

4. Informe ou selecione a Filial e clique o botão Próximo;

5. Clique o botão "+" ou "Insert" ou "Seta para baixo" do teclado para inserir os itens da troca;

6. Informe ou pesquise o Código na planilha e clique o botão Próximo. É exibida mensagem: Confirma gravação?. Ao clicar em Sim, é esxibida mensagem na tela seguinte: “Processo Concluído com Sucesso. Número da Indenização: XX. Número do Pedido de Venda Referenciado: XXXXXX. Valor da Indenização: XX. Código do RCA: XX.”.

Ao gravar uma indenização é gerado um crédito para o cliente no valor da indenização que é abatido das contas a receber gerada ao faturar o pedido.


Finalização do Processo de Indenização:

Ao finalizar o processo de indenização na rotina 383, é necessário:

1. Montar o carregamento (Rotina 901 – Montar Carga);

2. Associe a indenização a um carregamento na própria rotina 383 opção Associar a Troca/Indenização a um carregamento;

3. Emitir romaneio de troca (Rotina 384 – Emitir Acompanhamento de Indenizações) para o carregamento;

4. Recolha produtos no cliente conforme romaneio;

5. Realize a devolução dos produtos recolhidos na rotina 1303 – Devolução de cliente (Tipo T), onde é gerado crédito para o cliente no valor da indenização realizada e o processo de indenização é finalizado.

Consultar a Troca de Produto

Realiza a consulta de uma troca de produto.

Parametrização Básica:

1. Selecione a opção Consulta Troca / Indenização de Produto e clique o botão Próximo;

2.Selecione a opção Troca de Produto e clique o botão Próximo;

3. Informe ou selecione os filtros conforme necessidade e clique o botão Próximo. É exibida nas planilhas todas as trocas registradas. Caso seja necessário excluir alguma, basta clicar o botão Excluir.

Consultar a Indenização de Produto

Realiza a consulta de uma indenização de produto:

1. Selecione a opção Consulta Troca / Indenização de Produto e clicar no botão Próximo;

2. Selecione a opção Indenização de Produto e clique o botão Próximo;

3.  Informe ou selecione os filtros conforme necessidade e clique o botão Próximo. É exibida nas planilhas todas as indenizações registradas. Caso seja necessário excluir alguma, basta clicar o botão Excluir.

Alterar

Troca de Produto

Realiza a alteração de uma troca de um produto.

1. Selecione a opção Alterar Troca/Indenização e clique em Próximo;

2. Selecione a opção Troca de Produto e clique em Próximo;

3. Informe ou selecione os filtros e clique em Próximo;

4. Selecione o item na planilha Dados da Troca/Indenização e clique em Próximo;

5. Informe ou selecione o número do Pedido e clique em Próximo;

6. Confera os dados na tela e clique em Próximo;

7. Clicar o botão "+";

8. Informe ou pesquise o Código na planilha e clique o botão Próximo. É exibida a mensagem: Confirma gravação?. Ao clicar em Sim, é exibida a mensagem na tela seguinte: "Alteração realizada com Sucesso!.

Alterar a Indenização de Produto

Realiza a alteração de uma indenização de produto.

1. Selecione a opção Alterar Troca/Indenização e clique em Próximo;

2. Selecione a opção Indenização do Produto e clique em Próximo;

3. Informe ou selecione os filtros e clique em Próximo;

4. Selecione o item na planilha Dados da Troca/Indenização e clicque em Próximo;

5. Informe ou selecione o número do Pedido e clique em Próximo;

6. Confera os dados na tela e clique em Próximo;

7. Clicar o botão "+";

8. Informe ou pesquise o Código na planilha e clicar o botão Próximo. É exibida a mensagem: "Confirma gravação?". Ao clicar em Sim, é exibida a mensagem na tela seguinte: "Alteração realizada com Sucesso!".

Imprimir Relatório de Troca

Realiza a impressão do relatório de troca.

1. Selecione a opção Imprimir Troca/Indenização de Produto e clicar em Próximo;

2. Selecione a opção Troca de Produto e clicar em Próximo;

3. Informe ou selecione os filtros conforme necessidade e clicar em Próximo. É exibido o relatório de troca/indenização.

Imprimir Relatório de Indenização

Realiza a impressão do relatório de indenização.

1. Selecione a opção Imprimir Troca/Indenização de Produto e clique em Próximo;

2. Selecione a opção Troca de Produto e clique em Próximo;

3. Informe ou selecione os filtros conforme necessidade e clique em Próximo. É exibido o relatório de troca/indenização.

Associar Troca/Indenização a Um Carregamento

Associar a troca/indenização a um carregamento.

Observação: somente poderão ser associadas a um carregamento em aberto as indenizações ou trocas que estejam nas situações/status Aberta ou Devolvidas Parcialmente.

1. Selecione a opção Associar a Troca/Indenização a um carregamento e clique em Próximo;

2. Informe ou selecione os filtros conforme necessidade e clique em Próximo;

3. Informe o Nº Carreg. na planilha e clique. É exibida a mensagem: "Deseja gravar alteração?". Ao clicar em Sim, é informado: "Registros gravados com sucesso!.

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titleDetalhamento de Planilhas (grid´s)

Plnailha:

Descrição:
Cabeçalho

A planilha Cabeçalho localiza-se no botão de pesquisa do campo Pedido, do processo Registrar Troca/Indenização, com as seguintes colunas disponíveis para exibidção das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

  • Núm. Ped.: exibe o número do pedido a ser gerada a troca;
  • Dt. Ped.: exibe a data da emissão do pedido de venda;
  • Cód. Cli.: exibe o código do cliente relacionado ao pedido de venda;
  • Cliente: exibe o nome do cliente de acordo com o seu código;
  • Vl. Total: exibe o valor total do pedido de venda;
  • Cond. Venda: exibe o pedido (se é venda bonificada ou venda normal). Os código de venda 5 e 6 referem-se às vendas bonificadas


Itens

Planilha Itens localiza-se no botão de pesquisa do campo Pedido, do processo Registrar Troca/Indenização, com as seguintes colunas disponíveis para apresentação das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

  • Cód. Prod.: exibe o código do produto do pedido de venda;
  • Descrição: exibe a descrição do produto de acordo com o seu código;
  • Emb.: exibe o tipo de embalagem do produto vendido;
  • Qtde: exibe a quantidade de produto vendido;
  • P. Venda: exibe o preço de venda do produto vendido
Produtos

Planilha Produtos localiza-se no botão de pesquisa da coluna Código (planilha Inclua os Produtos da Troca), do processo Registrar Troca/Indenização", com as seguintes colunas disponíveis para apresentação das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

  • Código: exibe o código do produto cadastrado na rotina 203 - Cadastrar Produto;
  • Descrição: exibe a descrição do produto cadastrado de acordo com o seu código;
  • Emb.: exibe o tipo de embalagem do produto cadastrado de acordo com o seu código;
  • Cód. Fonec.: exibe o código do fornecedor do produto;
  • Fornec.: apresenta o nome do fornecedor de acordo com o seu código
Últimas Vendas

Últimas Vendas localiza-se no botão de pesquisa da coluna Código (planilha Inclua os Produtos da Troca) , do processo Registrar Troca/Indenização, com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

  • Núm. Ped.: exibe o número do pedido que será gerada a troca;
  • Dt. Ped.: exibe a data da emissão do pedido de venda;
  • Cond. Venda: exibe o pedido, se é uma venda bonificada ou venda normal. Os códigos de venda 5 e 6 referem-se vendas bonificadas;
  • Qtde: exibe a quantidade de produto vendido;
  • P. Venda: exibe o preço de venda do produto incluso na troca/indenização;
  • Núm. NF: exibe o número da nota fiscal dos pedidos.
Dados da Troca/Indenização (Consulta)

Dados da Troca/Indenização localiza-se no processo Consultar Troca/Indenização de Produto, com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

  • Número: exibe o número da troca/indenização, gerado de forma sequencial automaticamente;
  • Data: exibe a data da realização da troca/indenização;
  • Filial: exibe o código da filial onde será efetuada a troca/indenização;
  • Núm. Pedido: exibe o número do pedido que foi realizada a troca ou indenização;
  • Tipo: exibe o tipo da operação (T=Troca ou I= Indenização);
  • Situação: exibe as seguintes as situações: A=Aberta, D=Devolvidas, P=Devolvida parcialmente e E=Excluídas;
  • Código: exibe o código do cliente relacionado ao pedido de venda;
  • Cliente: exibe o nome do cliente de acordo conforme o código.
Produtos da Troca/Indenização (Consulta)

Produtos da Troca/Indenização localiza-se no processo Consultar Troca/Indenização de Produto, com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

  • Código: exibe o código do produto do pedido de venda;
  • Produto: exibe o nome do produto de acordo com o seu código;
  • P. Tabela: exibe o preço de tabela de preço do produto, cadastrado na rotina 201 - Precificar Produto;
  • %Indeniz.: exibe o percentual de indenização informado pelo usuário. Este campo faz uma validação e não permite um percentual maior do que foi definido para o produto na rotina 203 - Cadastrar Produto, aba Cond. Venda, campo % Indenização;
  • Qtde: exibe a quantidade de produto indenizado ou trocado;
  • P. Venda: exibe o preço de venda do produto incluso na troca/indenização;
  • Núm. Últ. Ped.: exibe o número do último pedido de venda para este produto.
Dados da Troca/Indenização (Alteração)

Dados da Troca/Indenização localiza-se no processo Alterar Troca/Indenização de Produto, com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

  • Número: exibe o número da troca/indenização, gerado de forma sequencial automaticamente;
  • Data: exibe a data da realização da troca/indenização;
  • Filial: exibe o código da filial onde será efetuada a troca/indenização;
  • Núm. Pedido: exibe o número do pedido que foi usado para realizar troca ou indenização;
  • Tipo: exibe o tipo da operação (T=Troca ou I= indenização);
  • Situação: exibe as seguintes situações: A=Aberta,D=Devolvidas, P=Devolvida parcialmente, E=Excluídas;
  • Código: exibe o código do cliente relacionado ao pedido de venda;
  • Cliente: apresenta o nome do cliente conforme o código.
Produtos da Troca/Indenização (Alteração)

Produtos da Troca/Indenização localiza-se no processo Alterar Troca/Indenização de Produto, com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

  • Código: exibe o código do produto do pedido de venda trocado ou indenizado;
  • Produto: exibe o nome do produto conforme o código;
  • P. Tabela: exibe o preço de tabela de preço do produto, cadastrado na rotina 201 - Precificar Produto;
  • %Indeniz.: exibe o percentual de indenização informado pelo usuário. Este campo faz uma validação e não permite um percentual maior do que foi definido para o produto na rotina 203 - Cadastrar Produto, aba Cond. Venda, campo % Indenização;
  • Qtde: exibe a quantidade de produto indenizado ou trocado;
  • P. Venda: exibe o preço de venda do produto incluso na troca/indenização;
  • Núm. Últ. Ped.: exibe o número do último pedido de venda para o produto.
Dados da Troca/Indenização (Impressão)

Dados da Troca/Indenização localiza-se no processo Imprimir Troca/Indenização de Produto, com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:

...

Descrição

...

Nome do campo.

...

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

...

 

...

 

  • Número: exibe o número da troca/indenização, gerado de forma sequencial automaticamente;
  • Data: exibe a data da realização da troca/indenização;
  • Filial: exibe o código da filial onde será efetuada  a troca/indenização;
  • Núm. Pedido: exibe o número do pedido utilizado para realizar troca ou indenização;
  • Tipo: exibe o tipo da operação T=Troca ou I= indenização;
  • Situação: exibe as seguintes situações: A=Aberta ou P=Devolvida Parcialmente;
  • Código: exibe o código do cliente relacionado ao pedido de venda;
  • Cliente: apresenta o nome do cliente de acordo com o seu código.
Produtos da Troca/Indenização (Impressão)

Produtos da Troca/Indenização localiza-se no processo Imprimir Troca/Indenização de Produto, com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização;

  • Código: exibe o nome do produto de acordo com o código;
  • Produto: exibe o nome do produto de acordo com o código;
  • P. Tabela: exibe o preço de tabela de preço do produto, cadastrado na rotina 201 - Precificar Produto;
  • %Indeniz.: exibe o percentual de indenização informado pelo usuário. Este campo faz uma validação e não permite um percentual maior do que foi definido para o produto na rotina 203 - Cadastrar Produto, aba Cond. Venda, campo % Indenização;
  • Qtde: exibe a quantidade de produto indenizado ou trocado;
  • P. Venda: exibe o preço de venda do produto incluso na troca/indenização;
  • Núm. Últ. Ped.: exibe o número do último pedido de venda o produto.
Dados da Troca/Indenização (Associação)

Dados da Troca localiza-se no processo Associar a Troca Indenização a um carregamento, com as seguintes colunas disponíveis para exibição das informações relacionadas ao Registro de Troca/Indenização.

  • Número: exibe o número da troca/indenização, gerado de forma sequencial automaticamente;
  • Data: exibe a data da realização da troca/indenização;
  • Filial: exibe o código da filial onde é efetuada  a troca/indenização;
  • Num. Pedido: exibe o número do pedido utilizado para realizar troca ou indenização;
  • Tipo: exibe o tipo da operação que poe serT=Troca ou I= indenização);
  • Situação: exibe as seguintes situações: A=Aberta ou P=Devolvida Parcialmente;
  • Cód. Cliente: exibe o código do cliente relacionado ao pedido de venda;
  • Cliente: exibe o nome do cliente de acordo com o seu código;
  • Nº Carreg.: exibe o número do carregamento referente ao pedido.
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titleValidações Gerais:

Ação:

Descrição

Preço da Nota Fiscal de Venda do Item

O preço da nota fiscal de venda do item pode ser exibido ao digitar os itens que serão trocados, da seguinte forma: ao selecionar a opção Registrar Troca/Indenização de Produto e, em seguida, Troca de Produto, informe o número do pedido bonificado, selecionar a filial, selecionar o código do produto na planilha, será exibida a tela Pesquisa de Produtos onde é exibida a nova coluna e o novo campo respectivamente, Núm. NF (número da nota fiscal dos pedidos na planilha Últimas Vendas e Núm. N, número da nota fiscal de venda vinculada com o item de troca na caixa Dados Troca/Indenização, desabilitado para alteração).

Desta forma, é possível vincular o produto de troca/indenização com uma nota fiscal de venda ao efetuar duplo clique sobre o registro na planilha. Se o produto for vinculado à nota, o preço de venda da troca/indenização deverá ser atualizado automaticamente com o preço de venda do pedido e não poderá ser alterado. Se não for vinculada nenhuma nota de venda, o preço de venda do item da troca deverá ser calculado com base na tabela vinculada à região padrão informada no parâmetro 1279 - Nº região padrão para emissão de ficha técnica de compra, da rotina 132 - Parâmetros da Presidência, conforme processo atual.

Observação: para utilizar o processo acima informado é necessário acessar a rotina 560 - Atualizar Banco de Dados na aba Criação/Alteração de Tabelas e Campos, sub-aba I-J-k e marcar a opção Tabela de Cabeçalho Itens.

Verificação do Prazo Máximo de Indenização Por Produto

 Criada opção para associar uma indenização/troca a um carregamento:

  1. Na inclusão dos produtos da indenização que serão recolhidos o sistema irá verificar o prazo máximo informado por produto;
  2. Somente é permitida a indenização caso a diferença entre a data do registro da indenização e a data do pedido seja menor ou igual ao Prazo máximo informado por produto;
  3. O cálculo é: Data atual - Data de faturamento da nota <= Prazo máximo por produto;
  4. Só poderão ser associadas a um carregamento em aberto indenizações ou trocas que estejam nas situações Aberta ou Devolvida Parcialmente.
Por Que a Rotina Não está Descontando o Crédito do Consumidor Final?

O crédito do consumidor final não será efetuado caso:

1 - O processo de indenização tenha sido efetuado incorretamente na rotina 383, onde o crédito é gerado para o cliente no valor da devolução na rotina 1303 - Devolução de cliente.

2 - Se o parâmetro 2189 - Não utilizar crédito de cliente para consumidor final, da rotina 132 - Parâmetros da Presidência, estiver marcado como Sim.


Assuntos Relacionados:

Como registrar troca na rotina 383 e realizar troca no Força de Vendas/Integradora e também na rotina 383?

DT_Devolução_do_Tipo_Troca_com_Mesmo_Valor_da_Nota_de_Origem

Para que serve a rotina 1424 - Produto a Recolher por Cliente (troca)?

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