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INTEGRAÇÃO DATASUL X SAMSUNG VISIBILITY - SCI
Contexto de negócio (Introdução)
A integração entre o ERP Datasul e o Samsung Visibility - SCI tem como objetivo fornecer informações da execução de cada etapa da venda deste , desde a entrada do pedido até seu faturamento e efetiva entrega no cliente. O SCI irá receber as informações enviadas pelo backoffice back office e realizará o armazenamento e análise das informações informações.
Sistemas Envolvidos
Samsung Visibility - SCI
Sistema O sistema vertical desenvolvido pela Samsung , que permite se monitorar dados coletados em tempo real do fluxo físico dentro da cadeia de valor, e responder em tempo adequado as situações excepcionais. A cada etapa do processo de venda, desde a entrada do pedido até a entrega no cliente, o produto Samsung receberá mensagens XML do ERP Datasul em tempo real e apresentará em sua interface o status do pedido em relação ao atendimento do pedido e o lead - time de execução de cada etapa.
ERP Datasul
Sistema de BackOffice back office para gestão de empresas com ênfase no segmento de Manufatura. Disponibiliza módulos de gestão e controle da distribuição com foco nos requisitos comerciais, fiscais e tributários, entre eles: Pedidos de Venda, Faturamento e Embarques.
Integração
A integração é realizada por intermédio de arquivo XML, utilizando os Web Services disponibilizados pelo Samsung Visiblity - SCI, sem transformação de mensagens e sem utilização de sistemas intermediários (TOTVS EAI, TOTVS ESB, etc.).
A integração entre ERP Datasul e Samsung Visibility - SCI permite realizar o controle do pedido desde sua entrada até a entrega, permitindo aos tomadores de decisão o monitoramento em tempo real de cada etapa do processo.
Escopo
Disponibilizar aos clientes da TOTVS uma ferramenta especializada em análise e acompanhamento das etapas da Cadeia se Suprimentos, integrada aos módulos de Logística do ERP.
A solução TOTVS SCI que consiste na integração entre o ERP Datasul e o produto Samsung Visibility. Os módulos de Pedidos, Embarques e Faturamento do Backoffice back office Datasul fornecerão informações, por meio de mensagens XML, ao Samsung Visibility informando a data e hora da execução de cada etapa da Cadeia de Suprimentos.
A solução TOTVS SCI tem como objetivos especificosespecíficos:
- Possibilitar análises táticas e operacionais das atividades logísticas;
- Disponibilizar dados para o acompanhamento do ciclo dos pedidos de venda;
- Possibilitar a extração de indicadores de performance logística como o OTIF;
- Identificar os desvios de processo e apontar atrasos futuros;
- Enviar avisos eletrônicos sobre exceções e ocorrências dos processos Logísticos;
Na solução Samsung Visibility - SCI estarão parametrizadas regras que calcularão os lead - times de execução de cada etapa do processo ou tracking point. As informações enviadas pelo Backoffice back office Datasul serão registradas e apresentadas em um monitor de controle, que por meio de semáforos informa o status do pedido, confrontando a data/ hora realizadas x data/ hora previstas baseadas nos lead - times calculados. Os tracking points e seu status, data/ hora prevista e data/ hora realizada serão apresentados em uma linha do tempo, permitindo um simples monitoramento, rápida resposta em situações excepcionais e previsibilidade quanto a entrega no prazo previsto.
Os tracking points controlados pela solução TOTVS SCI são os seguintes:
- Entrada Pedido Criado
- Comercial
- Crédito
- Embarque
- Emissão Nota Fiscal
- Autorização SEFAZ
- Impressão DANFE
- Expedição
- Entrega
Em cada etapa do processo de venda o ERP Datasul enviará a mensagem relativa ao tracking point correspondente, conforme segue:
Tracking Points:
- TP 1 - Entrada de Pedidos
- Cancelamento de Pedidos (DELETE)
- Eliminação de Pedidos (DELETE)
- Suspensão de Pedidos (DELETE)
- Completa Pedidos - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
- Reativa Pedidos - (CREATE)
- Pedidos EDI (PD0701) - (CREATE)
- Pedidos EAI e Totvs Colaboração (PD0621) - (CREATE)
- TP 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI
- Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
- Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
- TP 3 - Comercial
- Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
- Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
- TP 4 - Crédito
- Completa Pedidos - aprovado existente (UPDATE), aprovado novo (CREATE), reprovado (DELETE)
- Avaliação Crédito (CM0201) - (CREATE)
- TP 5 - Embarque
- Preparação Faturamento (EQ0506) - (CREATE/UPDATE)
- Pré-faturamento Automático (EQ0505) - (CREATE/UPDATE)
- Remejamento de Embarque (EQ0511/EQ0512) - (CREATE/UPDATE)
- Simulação Pré-faturamento (EQ0503) - (CREATE/UPDATE)
- Geração Pré-faturamento (EQ0504) - (CREATE/UPDATE)
- TP 6 - Emissão Nota Fiscal (para notas com pedido de venda)
- Cálculo de Embarques (FT4001) - (CREATE)
- Faturamento de Pedidos (FT4002) - (CREATE)
- Consulta de Notas Fiscais Eletronicas (FT0909) - (UPDATE)
- Cancelamento de NF-e (FT0913) - (DELETE)
- Cancelamento de Notas Fiscais (FT2200) - (DELETE)
- Inutilização de Notas Fiscais Eletrônicas (FT2201) - (DELETE)
- TP 7 - Autorização SEFAZ
- Consulta de Notas Fiscais Eletrônicas (FT0909) - (CREATE)
- Consulta de Notas Fiscais Eletrônicas (FT0909) - (CREATE)
- TP 8 - Impressão DANF-e
- Emissor DANF-e (FT0518) - (CREATE)
- Emissor DANF-e (FT0527) - (CREATE)
- TP 9 - Expedição
- Emissor DANF-e (FT0518) - (CREATE)
- Emissor DANF-e (FT0527) - (CREATE)
- TP 10 - Entrega
- Manutenção Notas Fiscais (FT0502) - (CREATE)
- Monitor de Integração GFE (CD0433) - (CREATE)
Esta integração não contempla o controle de tempos e etapas de produção.
Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.
A figura abaixo ilustra o processo, apresentando as áreas envolvidas e seus respectivos tracking points.
Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização
Parâmetros de aquisição ativos (acesso pelo menu em Administração - Integração).
Web Services ativos.
Datasul
Versão\release 12.1.1011
Parâmetro de integração via Web Service ativo.
Parâmetros de integração com Samsung Visibility ativo.
Todos os parâmetros citados encontram-se no programa Parâmetros de Integração Samsung Visibility - SCI (CD0091), que pode ser acessado pelo menu Logística - Pedidos - Cadastros.
Samsung SCI
A solução TOTVS SCI está homologada na versão 1.0.0 do software da Samsung. Caso exista a necessidade de instalar uma versão diferente da homologada, favor entrar em contato com a TOTVS, via abertura de chamado, para solicitar uma nova homologação.
Instalação/Instalação/Atualização
Vide tópico Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização.
Datasul
Vide tópico Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução das mensagens de integração e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Samsung Visibility e Backoffice back office Datasul (Vendas, Embarque e Faturamento) estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/ Entidades/ Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | XSD (versões podem variar) |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor_1_000.xsd |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency_1_000.xsd | |
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure_1_000.xsd | |
04 | Produto | RM | Protheus | Item_?_000.xsd | |
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter_1_000.xsd | |
06 | Ativos | RM | Protheus | NOVA, Ativo fixo | |
07 | Funcionários | RM | Protheus | Employee_1_000.xsd | |
08 | Projeto | RM | Protheus | Project_1_000.xsd | |
09 | Obra | RM | Protheus | SubProject_1_000.xsd | |
10 | Tarefa | RM | Protheus | TaskProject_1_000.xsd | |
11 | Meio de Pagamento | RM | Protheus | ?????.xsd | |
12 | Condições de pagamento | RM | Protheus | PaymentCondition_1_000.xsd | |
13 | Coligada* | RM | Protheus | Company_1_000.xsd | |
14 | Filial* | RM | Protheus | Branch_2_000.xsd | |
Processos | 15 | Solicitações (compras/armazém) | Protheus | RM | Request_1_000.xsd |
16 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | Protheus | RM | CancelRequest_1_000.xsd | |
17 | Cancelar movimento (solicitação, OS, etc) | RM | Protheus | CancelRequest_1_000.xsd | |
18 | Baixa de estoque | Protheus | RM | Request_1_000.xsd | |
19 | Baixa de estoque | RM | Protheus | Request_1_000.xsd | |
20 | Consulta Saldo | Protheus | RM |
| |
21 | Apropriação de custos |
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| Request _1_000.xsd | |
22 | Geração de OS |
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23 | Consulta de OS |
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24 | Ampliação patrimonial |
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Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
-------------------------------------------------------------------------------
WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
-------------------------------------------------------------------------------
Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Método | ID | Descrição | Origem | Destino |
Processos | 1 | Entrada de Pedidos | Datasul | SCI |
2 | Envio de Entregas do Pedido (invisível ao usuário) | Datasul | SCI | |
3 | Avaliação Comercial | Datasul | SCI | |
4 | Avaliação de Crédito | Datasul | SCI | |
5 | Embarque | Datasul | SCI | |
6 | Emissão Nota Fiscal | Datasul | SCI | |
7 | Autorização SEFAZ | Datasul | SCI | |
8 | Impressão DANF-e | Datasul | SCI | |
9 | Expedição | Datasul | SCI | |
10 | Entrega | Datasul/GFE | SCI |
Fluxo das Informações
Durante o fluxo normal de trabalho, desde a implantação do pedido de venda no ERP até o faturamento e registro da entrega no cliente, o ERP enviará mensagens XML ao Samsung SCI informando a finalização de cada etapa do processo.
A ativação da integração não altera a forma de inclusão, alteração e exclusão de registros no ERP Datasul. A ativação da integração é processada no programa CD0091 (Parâmetros de Integração SCI).
As mensagens serão enviadas para o SCI para cada tracking point, conforme descrito no tópico de Escopo.
As falhas de comunicação entre os sistemas e o registro das integração que não obtiveram sucesso na transmissão dos dados de cadastros poderão ser consultados pelo programa Parâmetros de Integração SCI (CD0091) que dá acesso aos programas CD0081 (Histórico de Falhas de Conexão) e CD0093 (Contingência de Integração SCI), responsáveis por listar essas informações, respectivamente. O programa CD0093 também possibilita o reenvio dos registros com falha de transmissão, manualmente ou por intermédio de agendamento RPW (CD0093RP). Neste mesmo programa é possível verificar o sucesso do envio selecionando o Status Msg, como Envio "Ok".
Para as ocorrências de falha de comunicação também é possível configurar o envio de aviso eletrônico por intermédio de parâmetros disponíveis no programa CD0091.
Nas ocasiões em que o sistema destino precisar ficar indisponível para integração, é possível informar no Datasul que a integração está temporariamente suspensa (CD0091), evitando perda de desempenho com tentativas de transmissão de dados sem sucesso. Nesse caso, os registros incluídos ou alterados serão registrados como "Pendentes de envio" na lista de falhas de integração e poderão ser reenviados pelo programa CD0093.
Cadastros
Na integração entre o ERP Datasul e o Samsung SCI não haverá cadastros compartilhados entre os sistemas.
Processos
Conforme apresentado no tópico escopo, cada etapa do processo de vendas, embarque e faturamento enviará mensagens para o SCI.
Tracking Point 1 - Entrada Pedido
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: Sales Order
Versão: 1.000
A mensagem de Sales Order, relativa ao Tracking Point 1, é enviada no momento em que o pedido é completado, exceto se o pedido foi cadastrado pelo TOTVS Colaboração ou foi realizada uma importação do pedido pelo programa PD0701. A mensagem do Tracking Point 1 é enviada neste momento pois ao completar o pedido o usuário indica que o cadastramento do pedido e seus respectivos itens foi finalizado. Nos pedidos do TOTVS Colaboração e EDI ao final da importação do pedido de venda há a garantia de que todos os itens do pedido foram cadastrados.
No XML de Sales Order serão enviadas as informações do pedido de venda no bloco "salesOrder" e as informações dos itens do pedido de venda no bloco "Item".
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
salesOrder | 1-1 | TAG Principal | |||
Sales Order | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
soNo | salesOrder | Char | 1-1 | 30 | Número do Pedido de Venda |
actionType | salesOrder | Char | 1-1 | 1 | C = Create, U = Update, D = Delete |
issueDate | salesOrder | Date | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data e Hora da emissão do documento |
shiperId | salesOrder | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do Shipper |
shiperName | salesOrder | Char | 1-1 | 250 | Nome do Shipper |
salesDivision | salesOrder | Char | 1-1 | 30 | Divisão de Negócio da Sales Order (**Opcional) |
customerName | salesOrder | Char | 1-1 | 250 | Nome do Cliente |
customerCategory | salesOrder | Char | 1-1 | 30 | Categoria do Cliente |
customerFederalId | salesOrder | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do Cliente |
customerState | salesOrder | Char | 1-1 | 2 | UF do Cliente |
customerCity | salesOrder | Char | 1-1 | 100 | Cidade do Cliente |
customerAddress | salesOrder | Char | 1-1 | 250 | Endereço do Cliente |
customerZipcode | salesOrder | Number | 1-1 | 8 | CEP do Cliente |
customerDeliveryNo | salesOrder | Char | 1-1 | 25 | Pedido do Cliente |
rdd | salesOrder | Date | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery) |
totalAmount | salesOrder | Number | 1-1 | 10,3 | Valor total do pedido (**Opcional) |
incoterm | salesOrder | Char | 1-1 | 3 | Incoterm (**Opcional) |
carrierFederalId | salesOrder | Char | 1-1 | 14 | CNPJ do Transportador (**Opcional) |
salesChannel | salesOrder | Char | 1-1 | 50 | Canal de Vendas (**Opcional) |
item | salesOrder | XML | 1-N | TAG Grupo de itens | |
Items | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
sku | item | Char | 1-1 | 50 | Código do Item |
description | item | Char | 1-1 | 250 | Descrição do Item |
category | item | Char | 1-1 | 10 | Categoria do Item (**Opcional) |
qty | item | number | 1-1 | 7,4 | Quantidade |
unit | item | Char | 1-1 | 10 | Unidade do Item (PC, CX, UN) |
volumeTotal | item | Number | 1-1 | 10,6 | Volume da quantidade total do item, medida em M3 |
weightTotal | item | Number | 1-1 | 10,6 | Peso da quantidade total do item, medida em KG |
volumeUnit | item | Number | 1-1 | 10,6 | Volume unitário do item (**Opcional) |
weightUnit | item | Number | 1-1 | 10,6 | Peso unitário do item (**Opcional) |
rdd | Item | Date | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery) |
Tracking Point 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: Delivery Order
Versão: 1.000
A mensagem de Delivery Order relativa ao Tracking Point 2 é enviada no momento em que o pedido é completado. Esta mensagem enviará todos as entregas do item do pedido de venda. Cada doNo se refere à chave da entrega do pedido de venda (nome abreviado cliente + número do pedido + sequência do item + código do item + referência + número da entrega)
Delivery Order | |||||||||||||||||||||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição | ||||||||||||||||||
doNo | deliveryOrder | Char | 1-1 | 70 | Número da entrega | ||||||||||||||||||
actionType | deliveryOrder | Char | 1-1 | 1 | C = Create, U = Update, D = Delete | ||||||||||||||||||
soNo | deliveryOrder | Char | 1-1 | 30 | Número do Pedido de Venda | ||||||||||||||||||
issueDate | deliveryOrder | Date | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data e Hora da emissão do documento | ||||||||||||||||||
shiperFederalId | deliveryOrder | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do Shipper | ||||||||||||||||||
customerFederalId | deliveryOrder | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do Cliente | ||||||||||||||||||
shipToName | deliveryOrder | Char | 1-1 | 250 | Nome do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToCategory | deliveryOrder | Char | 1-1 | 30 | Categoria do local de entrega (**Opcional) | ||||||||||||||||||
shipToFederalId | deliveryOrder | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToState | deliveryOrder | Char | 1-1 | 2 | UF do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToCity | deliveryOrder | Char | 1-1 | 100 | Cidade do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToAddress | deliveryOrder | Char | 1-1 | 250 | Endereço do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToZipcode | deliveryOrder | Number | 1-1 | 8 | CEP do local de entrega | ||||||||||||||||||
orderType | deliveryOrder | Char | 1-1 | 10 | Tipo da delviery (Vendas, Transferência, DOA) | ||||||||||||||||||
shippingCondition | deliveryOrder | Char | 1-1 | 10 | Condição da entrega (Normal, Urgente) | ||||||||||||||||||
shipType | deliveryOrder | Char | 1-1 | 10 | Tipo da entrega (LTL, FTL, Air, Vessel)
| ||||||||||||||||||
rdd | deliveryOrder | Date | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery) | ||||||||||||||||||
item | deliveryOrder | XML | 1-N | TAG Grupo de itens | |||||||||||||||||||
Items | |||||||||||||||||||||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição | ||||||||||||||||||
itemOrder | Item | Number | 1-1 | 5 | Ordem do Item da entrega | ||||||||||||||||||
itemOrderSO | Item | Number | 1-1 | 5 | Ordem do Item na SO, utilizado como referência para rastreamento. | ||||||||||||||||||
sku | item | Char | 1-1 | 50 | Código do Item | ||||||||||||||||||
description | item | Char | 1-1 | 250 | Descrição do Item | ||||||||||||||||||
category | item | Char | 1-1 | 10 | Categoria do Item (**Opcional) | ||||||||||||||||||
qty | item | number | 1-1 | 7,4 | Quantidade | ||||||||||||||||||
unit | item | Char | 1-1 | 10 | Unidade do Item (PC, CX, UN) | ||||||||||||||||||
volumeTotal | item | Number | 1-1 | 10,6 | Volume da quantidade total do item, medida em M3 | ||||||||||||||||||
weightTotal | item | Number | 1-1 | 10,6 | Peso da quantidade total do item, medida em KG |
Tracking Point 3 - Avaliação Comercial
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: Tracking - TP1010-10
Versão: 1.000
A mensagem de Tracking com código TP1010-10 é enviada no momento em que o pedido de venda é completado e liberado para seguir o fluxo até o faturamento.
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
tracking | XML | 1-50 | TAG Principal | ||
Tracking | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
refNo | tracking | Char | 1-1 | 70 | soNo = Chave do pedido de venda |
refType | tracking | Number | 1-1 | 2 | Tipo do documento de referência = 1 - Sales Order (refNo = soNo) |
trackingCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | Código do evento ou ocorrência = TP1010-10 |
checkpointCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | WH |
trackingDate | tracking | Date & Time | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data e Hora do acontecimento |
remarks | tracking | Char | 1-1 | 100 | Observação ou informação adicional (Não Obrigatório) |
longitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
latitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
Tracking Point 4 - Avaliação Crédito
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: Tracking - TP1010-15
Versão: 1.000
A mensagem de Tracking com código TP1010-15 é enviada no momento da aprovação de crédito do pedido para o respectivo cliente. O envio desta mensagem pode ser realizado na aprovação automática de crédito ao completar o pedido, ou na aprovação realizada no programa de Avaliação Crédito (CM0201)
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
tracking | XML | 1-50 | TAG Principal | ||
Tracking | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
refNo | tracking | Char | 1-1 | 70 | soNo = Chave do pedido de venda |
refType | tracking | Number | 1-1 | 2 | Tipo do documento de referência - 1 = Sales Order (refNo = soNo) |
trackingCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | TP1010-15 |
checkpointCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | WH |
trackingDate | tracking | Date & Time | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data e Hora do acontecimento |
remarks | tracking | Char | 1-1 | 100 | Observação ou informação adicional (Não Obrigatório) |
longitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
latitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
Tracking Point 5 - Embarque
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: Shipment
Versão: 1.000
A mensagem de Shipment é enviada no momento da criação do pré-faturamento. Na eventualidade de eliminação da alocação de algum item ao embarque será enviada uma mensagem de update sem o item.
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição | ||||||||||||||||||
shipment | 1-1 | TAG Principal | |||||||||||||||||||||
Shipment | |||||||||||||||||||||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição | ||||||||||||||||||
shipmentNo | shipment | Char | 1-1 | 30 | Número do embarque | ||||||||||||||||||
actionType | shipment | Char | 1-1 | 1 | C = Create, U = Update, D = Delete (Depende da regra de cada documento) | ||||||||||||||||||
issueDate | shipment | Date | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data e Hora da emissão do documento | ||||||||||||||||||
shipeFederalId | shipment | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do Shipper | ||||||||||||||||||
shipToName | shipment | Char | 1-1 | 250 | Nome do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToCategory | shipment | Char | 1-1 | 30 | Categoria do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToFederalId | shipment | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToState | shipment | Char | 1-1 | 2 | UF do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToCity | shipment | Char | 1-1 | 100 | Cidade do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToAddress | shipment | Char | 1-1 | 250 | Endereço do local de entrega | ||||||||||||||||||
shipToZipcode | shipment | Number | 1-1 | 8 | CEP do local de entrega | ||||||||||||||||||
carrierName | shipment | Char | 1-1 | 250 | Nome do transportador | ||||||||||||||||||
carrierFederalId | shipment | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do transportador | ||||||||||||||||||
carrierState | shipment | Char | 1-1 | 2 | UF do transportador | ||||||||||||||||||
carrierCity | shipment | Char | 1-1 | 100 | Cidade do transportador | ||||||||||||||||||
carrierAddress | shipment | Char | 1-1 | 250 | Endereço do transportador | ||||||||||||||||||
carrierZipcode | shipment | Number | 1-1 | 8 | CEP do transportador | ||||||||||||||||||
etd | shipment | Date | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data planejada para embarque | ||||||||||||||||||
vehicleCode | shipment | Char | 1-1 | 10 | Código do Veículo Shipment | ||||||||||||||||||
vehicleName | shipment | Char | 1-1 | 50 | Nome do Veículo do Shipment | ||||||||||||||||||
shippingCondition | shipment | Char | 1-1 | 10 | Condição da entrega (Normal, Urgente) | ||||||||||||||||||
shipType | shipment | Char | 1-1 | 10 | Tipo da entrega (LTL, FTL, Air, Vessel)
| ||||||||||||||||||
item | shipment | XML | 1-N | TAG Grupo de itens | |||||||||||||||||||
Items | |||||||||||||||||||||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição | ||||||||||||||||||
doNo | Item | Char | 1-1 | 70 | Número da entrega | ||||||||||||||||||
accessKey | Item | Char | 1-1 | 45 | Chave de Acesso da NF. (**Opcional) | ||||||||||||||||||
itemOrder | Item | Number | 1-1 | 5 | Ordem do Item da Delivery Order | ||||||||||||||||||
sku | item | Char | 1-1 | 50 | Código do Item | ||||||||||||||||||
description | item | Char | 1-1 | 250 | Descrição do Item | ||||||||||||||||||
qty | item | number | 1-1 | 7,4 | Quantidade | ||||||||||||||||||
unit | item | Char | 1-1 | 10 | Unidade do Item (PC, CX, UN) | ||||||||||||||||||
volumeTotal | item | Number | 1-1 | 10,6 | Volume da quantidade total do item, medida em M3 | ||||||||||||||||||
weightTotal | item | Number | 1-1 | 10,6 | Peso da quantidade total do item, medida em KG |
Tracking Point 6 - Emissão Nota Fiscal
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: notaFiscal
Versão: 1.000
A mensagem de notaFiscal é enviada no momento da criação das notas fiscais provenientes do faturamento dos pedidos de venda.
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
notaFiscal | XML | 1-1 | TAG Grupo para o envio do XML da Sefaz | ||
NF-e | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
serie | notaFiscal | Number | 1-1 | 5 | Serie da NF |
nNF | notaFiscal | Number | 1-1 | 10 | Número da NF |
accessKey | notaFiscal | Char | 1-1 | 45 | Chave de Acesso da NF |
actionType | notaFiscal | Char | 1-1 | 1 | C = Create, U = Update, D = Delete |
natOp | notaFiscal | Char | 1-1 | 100 | Natureza de Operação |
issueDate | notaFiscal | Datetime | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data de emissão da nota |
shipperFederalId | notaFiscal | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do Emitente (Shipper) |
customerFederalId | notaFiscal | 14 | CNPJ do destinatário | ||
shipToFederalId | notaFiscal | Number | 1-1 | 14 | CNPJ do local de entrega |
carrierFederalId | notaFiscal | Number | 1-1 | 14 | CNPJ da transportadora |
totalAmount | notaFiscal | Number | 1-1 | 15,2 | Valor total da Nota |
freightAmount | notaFiscal | Number | 1-1 | 15,2 | Valor do Frete |
additionalInfo | notaFiscal | Char | 1-1 | 500 | Informação adicional |
item | notaFiscal | XML | 1-N | TAG Grupo de itens | |
Items | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
sku | item | Char | 1-1 | 50 | Código do Item |
shipmentNo | item | Char | 1-1 | 30 | Número do embarque |
doNo | item | Char | 1-1 | 70 | Delivery Order |
itemOrder | Item | Number | 1-1 | 5 | Ordem do Item da Delivery Order |
description | item | Char | 1-1 | 250 | Descrição do Item |
ncm | item | Char | 1-1 | 8 | NCM do produto |
qty | item | number | 1-1 | 7,4 | Quantidade |
unit | item | Char | 1-1 | 10 | Unidade do Item (PC, CX, UN) |
unitValue | Item | Number | 1-1 | 15,6 | Valor unitário do item |
itemAmount | Item | Number | 1-1 | 15,2 | Valor total do item |
cfop | Item | Number | 1-1 | 4 | CFOP do item |
Tracking Point 7 - Autorização SEFAZ
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: Tracking - TP1010-30
Versão: 1.000
A mensagem de Tracking com código TP1010-30 é enviada no momento em que é retornada a autorização da nota fiscal pelo SEFAZ.
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
tracking | XML | 1-50 | TAG Principal | ||
Tracking | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
refNo | tracking | Char | 1-1 | 70 | Chave de Acesso da NF |
refType | tracking | Number | 1-1 | 2 | Tipo do documento de referência - 4 = Invoice (refNo =accesKey) |
trackingCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | TP1010-30 |
checkpointCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | WH |
trackingDate | tracking | Date & Time | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data e Hora do acontecimento |
remarks | tracking | Char | 1-1 | 100 | Observação ou informação adicional (Não Obrigatório) |
longitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
latitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
Tracking Point 8 - Impressão DANF-e
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: Tracking - TP1010-40
Versão: 1.000
A mensagem de Tracking com código TP1010-40 é enviada no momento em que a DANF-e é impressa.
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
tracking | XML | 1-50 | TAG Principal | ||
Tracking | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
refNo | tracking | Char | 1-1 | 70 | Chave de Acesso da NF |
refType | tracking | Number | 1-1 | 2 | Tipo do documento de referência = 4 - Invoice (refNo =accesKey) |
trackingCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | TP1010-40 |
checkpointCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | WH |
trackingDate | tracking | Date & Time | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data e Hora do acontecimento |
remarks | tracking | Char | 1-1 | 100 | Observação ou informação adicional (Não Obrigatório) |
longitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
latitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
Tracking Point 9 - Expedição
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: Tracking - TP2020-50
Versão: 1.000
A mensagem de Tracking com código TP2020-50 é enviada no momento em que a data de saida da Nota Fiscal é informada. A data pode vir da integração com GFE ou informada na Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
tracking | XML | 1-50 | TAG Principal | ||
Tracking | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
refNo | tracking | Char | 1-1 | 70 | Chave de Acesso da NF |
refType | tracking | Number | 1-1 | 2 | Tipo do documento de referência = 4 - Invoice (refNo =accesKey) |
trackingCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | TP2020-50 |
checkpointCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | WH |
trackingDate | tracking | Date & Time | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data e Hora de saida da nota fiscal |
remarks | tracking | Char | 1-1 | 100 | Observação ou informação adicional (Não Obrigatório) |
longitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
latitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
Tracking Point 10 - Entrega
Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI
Mensagem: Tracking - TP4040-90
Versão: 1.000
A mensagem de Tracking com código TP4040-90 é enviada no momento em que a data de entrega da Nota Fiscal é informada. A data pode vir da integração com GFE ou informada na Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
tracking | XML | 1-50 | TAG Principal | ||
Tracking | |||||
Campo | TAG Pai | Tipo | Ocorrência | Tamanho | Descrição |
refNo | tracking | Char | 1-1 | 70 | Chave da Nota Fiscal |
refType | tracking | Number | 1-1 | 2 | Tipo do documento de referência = 5 - Manifest (refNo = manifestNo) |
trackingCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | TP4040-90 |
checkpointCode | tracking | Char | 1-1 | 10 | WH |
trackingDate | tracking | Date & Time | 1-1 | yyyy-mm-ddThh24:mi:ss | Data e Hora do entrega |
remarks | tracking | Char | 1-1 | 100 | Observação ou informação adicional (Não Obrigatório) |
longitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
latitude | tracking | Number | 1-1 | 10,6 | GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório) |
Limitações / Restrições Gerais
- Todos os documentos enviados possuem vinculo a um pedido de venda.
- Não serão tratados tracking points relativos à área de Produção
Como fazer
Para ativar a integração com Samsung Visibility - SCI é necessário:
- Ter o SCI instalado
- No programa de Parâmetros de Integração SCI (CD0091) informar a URL do webservice SCI e ativar a integração.
Checklist de suporte da aplicação
Checklist de Verificações:
Caso as mensagens não sejam enviadas ao SCI verificar:
- Se o parâmetro de integração está ativo no programa de Parâmetros de Integração SCI (CD0091);
- Se a URL do webservice do SCI está correta e testar a conexão;
- Se o parâmetro "Integração temporariamente suspensa" não está selecionado;
- Se não estão ocorrendo inconsistências de conexão, a partir do botão "Consultar falhas de conexão";
- Se não estão ocorrendo inconsistências de recepção pelo SCI, a partir do botão "Contingência de integração"
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Identificar o funcionamento da integração;
- Identificar a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.