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Índice

INTEGRAÇÃO TOTVS Educacional X Urânia

Contexto de negócio (Introdução)

A elaboração dos horários dos professores de uma Instituição de Ensino é um trabalho árduo e que requer muita atenção. Para fazer um horário escolar, deve-se considerar a especificidade de cada docente: disponibilidade de dias e horários e quais disciplinas ministra.

Sistemas Envolvidos

  • TOTVS Educacional - O módulo Educacional gerencia escolas e faculdades (ensino básico e superior), por meio de ferramentas que permitem maior agilidade nos processos que envolvem os alunos, responsáveis, professores e os funcionários.
  • Urânia - Software desenvolvimento para desenvolvido para auxiliar na preparação de quadro de horários.

Integração

O TOTVS Educacional pode ser configurado para integrar com o sistema Geha/Urânia, com o objetivo de auxiliar na elaboração de horários para as . O objetivo da integração é auxiliar as instituições de ensino básico a elaborar os horários das turmas disciplinas, como para alocando os professores nos horários.

Premissa:

Esta integração ocorre através de exportação e importação de arquivos xml.

  • URANEXP.XML: Utilizado para exportar dados do Totvs Educacional para o Urânia.
  • IMPORT_URANIA.XML: Utilizado para importar dados do Urânia para o Totvs Educacional.

Escopo

As entidades e os pontos de integração que farão parte do escopo dessa integração são:

EntidadePonto de Integração
Aluno
  • Cadastro de Aluno
  • Matrícula do aluno
ProfessorCadastro de Professor

Turma

  • Cadastro de Turma
  • Cadastro de Turma Disciplina
TurnoCadastro do Turno
Período LetivoCadastro do período Letivo

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.

Entre os tópicos deste tópico podemos citar:

  • Versões mínimas de produtos.
  • Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
  • Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
  • Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
  • Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

  • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
  • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
  • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
  • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
  • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
  • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
  • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

 

Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Horário

Cadastro de horário

Cadastro de horário professor

SalaCadastro de sala
Nota
titleRealizar processo em 3 camadas

Caso utilize o processo em 3 camadas. Execute o passo a passo descrito na documentação: http://tdn.totvs.com/x/swslD

Perfil de Acesso

Para definição do perfil de acesso para as funcionalidades relacionadas a integração com o Urânia o usuário deve acessar o módulo Serviços Globais | Segurança | Perfis, selecionar o contexto Educacional.

Image Added

Segue árvore de permissões relacionada ao Urânia.

Perfil de acesso: Educacional | Integrações | Urânia

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Parâmetros de Integração

Segue abaixo a definição de parâmetros para a utilização da integração entre TOTVS Educacional e Urânia.

O acesso ocorre por meio do TOTVS Educacional | Configurações | Parâmetros | Integração | Urânia

Image Added

Utiliza Integração com o Urânia 

  •  Este parâmetro habilita a integração entre o TOTVS Educacional e o Urânia. 

Utiliza "Ambiente " do Urânia como "sala" do TOTVS Educacional

  •  Este parâmetro habilita a utilização de ambiente do Urânia como sala no Totvs Educacional. 

    Observação: Ambiente para Urânia são espaços que possuem um uso compartilhado, e por isso sua utilização deve ser controlada durante a confecção do horário. Por exemplo: um laboratório, uma quadra de esportes, etc. É possível indicar quantas turmas (1-N) podem utilizar esse espaço ao mesmo tempo, quais horários ele está disponível e quais "turmas x disciplinas" estão vinculadas à esse ambiente. Com isso, o Urânia consegue garantir que ele não será utilizado por mais turmas do que o que foi determinado, em um mesmo horário.

   O campo Sala no Urânia é apenas informativo e não é retornado no arquivo de importação

Permitir atualização dos horários da turma disciplina que possua professor com folha de pagamento aprovada 

  • A Integração com o Urânia realiza validações ao realizar atualização de turmas disciplinas. Por default não é permitido atualizar horários com turma disciplina que já possuam professores com folha de pagamento aprovada.

Habilitando este parâmetro o sistema disponibilizará este mesmo parâmetro na rotina "Criar estrutura de oferta a partir das turmas/disciplinas importadas". Este parâmetro possibilitará que a atualização da turma/disciplina seja realizada mesmo havendo professor com folha de pagamento aprovada.

Observação: Os horários serão atualizados somente se o controle de aprovação dos dados da folha de pagamento estiver ativo. Assim acesse: Parâmetros | Integração| Folha | Folha 2/2 " Utiliza controle de alteração de registro", marque a opção Professor da Turma/Disciplina.

Permitir alteração de salas via integração após a matrícula de aluno  

  • A Integração com o Urânia realiza validações ao tentar realizar alterações nas turmas/disciplinas. Por default não é permitido alterar salas quando há aluno matriculado na turma/disciplina.
    Habilitando este parâmetro, será possível alterar a sala mesmo havendo aluno matriculado.

Permitir alteração de professores da turma/disciplina via integração após a matrícula de alunos

  • A Integração com o Urânia realiza validações ao tentar realizar alterações nas turmas/disciplinas. Por default não é permitido alterar professores quando há aluno matriculado na turma/disciplina.
    Habilitando este parâmetro, será possível alterar o professor mesmo havendo aluno matriculado.

Permitir alteração de horários via integração após a matrícula de alunos

  • A Integração com o Urânia realiza validações ao tentar realizar alterações nas turmas/disciplinas. Por default não é permitido alterar horários quando há aluno matriculado na turma/disciplina
    Habilitando este parâmetro, será possível alterar os horários mesmo havendo aluno matriculado.

Permitir atualização de turma/disciplina com conteúdo previsto preenchido no plano de aula 

  • A Integração com o Urânia realiza validações ao realizar atualização de turmas/disciplinas. Por default não é permitido atualizar turma/disciplina que já possuam conteúdo previsto preenchido no plano de aula.

Habilitando este parâmetro o sistema disponibilizará este mesmo parâmetro na rotina "Criar estrutura de oferta a partir das turmas/disciplinas importadas". Este parâmetro possibilitará que a atualização da turma/disciplina seja realizada mesmo havendo conteúdo previsto preenchido no plano de aula.


Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Não é escopo desse documento descrever as instalação do ERP RM e nem sua configuração.

RM

Utilizar a versão RM 12.1.15 ou superior.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte


O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus TOTVS Educacional estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

Exemplos:

 

 Image Removed

Image Removed

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente/Fornecedor

RM

Protheus

CustomerVendor_1_000.xsd

02

Moeda

RM

Protheus

Currency_1_000.xsd

03

Unidade de Medida

RM

Protheus

UnitOfMeasure_1_000.xsd

04

Produto

RM

Protheus

Item_?_000.xsd

05

Centro de Custo

RM

Protheus

CostCenter_1_000.xsd

06

Ativos

RM

Protheus

NOVA, Ativo fixo

07

Funcionários

RM

Protheus

Employee_1_000.xsd

08

Projeto

RM

Protheus

Project_1_000.xsd

09

Obra

RM

Protheus

SubProject_1_000.xsd

10

Tarefa

RM

Protheus

TaskProject_1_000.xsd

11

Meio de Pagamento

RM

Protheus

?????.xsd

12

Condições de pagamento

RM

Protheus

PaymentCondition_1_000.xsd

13

Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Company_1_000.xsd

14

Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Branch_2_000.xsd

Processos

15

Solicitações (compras/armazém)

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

16

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

Protheus

RM

CancelRequest_1_000.xsd

17

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

RM

Protheus

CancelRequest_1_000.xsd

18

Baixa de estoque

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

19

Baixa de estoque

RM

Protheus

Request_1_000.xsd

20

Consulta Saldo

Protheus

RM

21

Apropriação de custos

Request _1_000.xsd

22

Geração de OS

23

Consulta de OS

24

Ampliação patrimonial

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Cadastro

Cadastro de agrupamento de horário

Agrupamento de horário tem por objetivo agrupar faixas de horário dentro de um mesmo turno que corresponde a uma jornada (aulas daquele dia) do aluno. 

Exemplo: dentro de um mesmo turno, matutino, foi realizado o seguinte cadastro de aulas:

07:00 ás 07:50

07:00 ás 08:00

07:50 ás 08:40 

08:00 ás 09:00 

08:40 ás 09:30 

09:00 ás 10:00

10:40 ás 11:30

10:00 ás 11:00 

11:30 ás 12:20

11:00 ás 12:00

Podemos aqui realizar dois agrupamentos, aulas com fração de cinquenta minutos e aulas com fração de uma hora. As aulas de fração de 50 minutos são classificadas com o código 1 e as aulas com fração de uma hora com o código 2.

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Cadastro de Turma

 Com a integração do Urânia ativa o usuário pode configurar no cadastro da turma o agrupamento de horário do urânia. Todas as turmas envolvidas no processo de integração devem conter um agrupamento.    

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Cadastro de sala 

Com a integração do Urânia ativa e o parâmetro Utiliza "Ambiente " do Urânia como "sala" do TOTVS Educacional marcado o sistema habilita o campo para informar o ambiente do Urânia no cadastro da sala.

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Atualizar campos da turma 

O Processo de atualizar campos da turma permite atualizar em massa o agrupamento de horário do urânia, ou seja, a atualização é feita para várias turmas simultaneamente. 

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Processos

Exportação de dados Urânia

Para exportar os registros de Disciplinas, Turmas, Professores, e a Grade deve-se utilizar o processo de Exportação de dados Urânia. Tal processo é acessado em Integrações | Urânia | Exportação de dados Urânia.

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Ao executar o processo é preciso informar o total de aulas por dias das turmas, quais os dias da semana que irão ocorrer as aulas e onde será gerado o arquivo com os dados que é importado para o Urânia.

Observação: Na imagem acima ficou exemplificado que a instituição oferece uma aula por dia de segunda a sexta feira. Caso tenha alguma turma que a quantidade de aula é maior, esse ajuste será tratado no Urânia. 

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 Realize um filtro para a seleção das Turmas. Pode ser utilizado a opção Seleção padrão ou Seleção via SQL.

Ao selecionar a entidade Professor será exibido um passo no processo para identificar os professores que serão importados.

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(informação)Importante

O log do processo informa:

  • Se existe turmas associadas a um turno que não possui nenhum agrupamento de horário informado;
  • Se existe turmas que não tem agrupamento de horário definido e o turno associado estiver a definição de mais de um agrupamento;
  • Se o número de horários do agrupamento da turma for diferente do valor total de aulas definido no processo;
  • Quando existir informações no layout do urânia menores que as respectivas informações do TOTVS Educacional e que precisarem forem truncadas;
  • Cadastros que não foram exportados.

Observação: Ao trabalhar com o conceito de Turmas gerencial e gerenciada, apenas as turmas gerenciais serão encaminhadas para o Urânia. 

Urânia X Educacional

  •  Disciplinas

Código da Disciplina. SDISCIPLINA. CODDISC x CODIGO (Layout Urânia)

Nome da Disciplina. SDISCIPLINA. NOME x NOME (Layout Urânia)

Nome reduzido *. SDISCIPLINA. NOMEREDUZIDO x ABREVIATURA (Layout Urânia)

  •  Turmas

Código da Turma. STURMA.CODTURMA x CODIGO (Layout Urânia)

Nome da Turma *. STURMA.NOME x NOME (Layout Urânia)

Nome reduzido. STURMA.NOMERED x ABREVIATURA (Layout Urânia)

Dias da semana da Turma *. Processo de exportação x DIAS (Layout Urânia)

Total de aulas por dia *. Processo de exportação x AULAS (Layout Urânia)

Turno. Criação de um novo campo na STURNO x TURNO (Layout Urânia)

  •  Professores

Código do Professor. SPROFESSOR.CODPROF x CODIGO (Layout Urânia)

Nome do Professor *. PPESSOA.NOME x NOME (Layout Urânia)

Nome reduzido *. PPESSOA.APELIDO x ABREVIATURA (Layout Urânia)

Turno do Professor. Criação de um novo campo na STURNO x TURNO (Layout Urânia)

Disponibilidade *. Cadastro de disponibilidade do Professor x <SEG>...<SAB> (Layout Urânia)

  • Grade

Código da Turma. STURMA.CODTURMA x CODIGO (Layout Urânia)

Código da Disciplina. SDISCIPLINA. CODDISC x CODIGO (Layout Urânia)

Código do Professor *. SPROFESSOR.CODPROF x CODIGO (Layout Urânia)

Número de aulas semanais. STURMADISC.NUMAULASEM

Os campos marcados com ‘ * ’ são opcionais, já os demais são de preenchimento obrigatório.

Disponibilidade do professor 

A disponibilidade do professor, quando estiver por Turno no TOTVS Educacional, irá respeitar o turno e os dias da semana selecionados.

Exemplo: No TOTVS Educacional foi cadastrada uma disponibilidade para o professor da seguinte forma:

Turno Matutino e selecionado os dias da semana segunda-feira e terça-feira.

O Sistema dará disponibilidade para todas as aulas do turno Matutino de segunda e terça-feira para o professor e indisponibilidade para o restante. 

A disponibilidade do professor, quando estiver por Horário no TOTVS Educacional, irá respeitar os Horários para os dias selecionados. Deve-se ter o horário relacionado ao horário das aulas. Não se deve informar um período de horário para o professor, mas sim os horários referentes as aulas, com a mesma duração.

Exemplo: No turno Matutino acontece 6 aulas por semana com o seguinte horário por dia:

Aula 01 – 07:00 a 07:50

Aula 02 – 07:50 a 08:40

Aula 03 – 08:40 a 09:30

Aula 04 – 09:50 a 10:40

Aula 05 – 10:40 a 11:30

Aula 06 – 11:30 a 13:20

A disponibilidade do professor deve ser cadastrada com essas mesmas faixas de horário.

Importação Dados urânia

Através deste processo é possível importar as alocações de salas e professores do Urânia para o TOTVS Educacional. Tal processo é acessado em Integrações | Urânia | Importação dados urânia.

Na execução do processo é informado o período letivo, o período do turno e o arquivo que foi gerado no Urânia.

Aviso

O arquivo de importação deverá estar no formato de codificação UTF8.


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Observação: Este processo não atualiza os dados da turma/disciplina, as informações importadas são armazenadas em um estrutura temporária que possibilita a conferência das informações antes da efetivação na base de dados. O processo respeita o contexto corrente do usuário.

Durante o processo de importação algumas validações são realizadas:

  • Verifica a existência da turma referenciada no arquivo de importação;

  • Verifica a existência da turma/disciplina referenciada no arquivo de importação;

  • Verifica a existência do professor referenciado no arquivo de importação;

  • Verifica a existência da sala (ambiente) referenciado no arquivo caso o parâmetro "Utiliza "Ambiente” do Urânia como “Sala" do TOTVS Educacional estiver habilitado;

  • Verifica a existência da relação entre aula e o horário do TOTVS Educacional;

  • Parâmetro "Permitir atualização de turma/disciplina com conteúdo previsto preenchido no plano de aula" desabilitado;

  • Parâmetro "Permite atualização dos horários da turma/disciplina que possua professor com folha de pagamento aprovada" desabilitado;

  • Verifica a existência de alunos matriculados.

Ao concluir a execução, é informado no log:

  • Quantidade de turmas/disciplinas sugeridas apagadas: Número de turmas/disciplinas que foram importadas na execução anterior do processo para o período letivo e turno.

  • Quantidades de turmas/disciplinas: Número de turmas/disciplinas que é importada.

  • Quantidade de turmas/disciplinas sugeridas com pendência/aviso no log: Número de turmas/disciplinas que possuem algum tipo de inconsistência, podem ser do tipo pendência: log que precisa de alguma ação do usuário ou aviso: log para o qual existem permissões no processo de importação definitiva e dependendo da escolha do usuário poderá impedir ou permitir a atualização da turma/disciplina.

  • Quantidade de turmas/disciplinas sugeridas sem pendência/aviso no log: Número de turmas/disciplinas que foram importadas e não ocorreu nenhuma inconsistência.

  • Detalhes da importação de cada turma/disciplina.

Exemplo de importação

Foi criado a turma TSI-2-105 com três disciplinas S001-1, S002-1 e S003-1. As turmas/disciplinas são do turno MATUTINO com 4 horários.

Image Added

Image Added

Abaixo é mostrado um exemplo de arquivo de importação.

Bloco de código
languagexml
titleXML Exemplo
collapsetrue
<IMPORT_URANIA>
	<CODESCOLA>TOTVS</CODESCOLA>
	<CODTURNO>1</CODTURNO>
	<NOMETURNO>MANHA</NOMETURNO>
	<HORARIO>
		<REGISTRO>
			<CODTURMA>TSI-2-105</CODTURMA>
			<DIA>SEG</DIA>
			<HOR>01</HOR>
			<CODPROF>00041</CODPROF>
			<CODDISC>S001-1</CODDISC>
		</REGISTRO>
		<REGISTRO>
			<CODTURMA>TSI-2-105</CODTURMA>
			<DIA>SEG</DIA>
			<HOR>02</HOR>
			<CODPROF>00043</CODPROF>
			<CODDISC>S002-1</CODDISC>
		</REGISTRO>
		<REGISTRO>
			<CODTURMA>TSI-2-105</CODTURMA>
			<DIA>SEG</DIA>
			<HOR>03</HOR>
			<CODPROF>00040</CODPROF>
			<CODDISC>S003-1</CODDISC>
		</REGISTRO>
		<REGISTRO>
			<CODTURMA>TSI-2-105</CODTURMA>
			<DIA>SEG</DIA>
			<HOR>03</HOR>
			<CODPROF>00044</CODPROF>
			<CODDISC>S003-1</CODDISC>
		</REGISTRO>
	</HORARIO>
</IMPORT_URANIA>
Aviso

É importante frisar que o campo AULA do cadastro do horário não influencia na tag HOR do XML a ser importado. Esta tag indica qual é o horário, ou seja, ao informar <HOR>01</HOR> indica primeiro horário, se for <HOR>02</HOR> segundo horário e assim por diante. É possível perceber que no exemplo acima, não existe a aula 001, mas no XML foi informado <HOR>01</HOR> na disciplina S001-1, com isso, o sistema irá encontrar o primeiro horário que é a aula 002 horário 07:00 às 07:50. Ainda considerando o exemplo acima, caso informe <HOR>05</HOR> em alguma disciplina, o sistema irá dar uma pendência conforme abaixo:

Não foi encontrado o horário de SEG no TOTVS Educacional correspondente a aula de número 05 do Urânia. Ex: Se o XML contiver a definição da aula 6 e o conjunto de horários do Educacional só possuir 5.

Estrutura das turmas/disciplinas importadas do Urânia

Visualiza os dados das turmas/disciplinas importados do Urânia para o TOTVS Educacional. O que permite verificar as informações das turmas/disciplinas importadas e se existe algum log pendente.

Para cada turma disciplina o usuário poderá visualizar ao ir em anexo:

  • Os horários da turma/disciplina definidos no Urânia.
  • Os logs da importação do Urânia: a lista do logs encontrado durante a importação.

O Anexo de horários irá conter informações da sala, caso esteja parametrizado para utilizar "Ambiente" do Urânia como sala e o anexo do horário irá conter os professores associados ao horário.

Todas as informações de Turmas/Disciplinas, Horários, Logs da importação do Urânia e Professores são apenas leitura, não possibilitando nenhuma inserção, edição ou exclusão.

Atualização do log das turmas/disciplinas sugeridas

O processo de importação das informações do Urânia para as tabelas temporárias do TOTVS Educacional executa várias validações e a partir dessas o sistema pode registrar logs com status "Pendente" ou "Aviso".

Os logs com status "Aviso" não interferem na atualização das turmas, mas dependem de permissões e parâmetros a serem definidos no processo de importação definitiva para permitir ou barrar uma determinada atualização.

Já os logs com status "Pendente" devem ser resolvidos para que a atualização possa acontecer e existem dois caminhos: 

1) Ajuste do problema no Urânia, seguindo este caminho o usuário deverá realizar outra importação para as tabelas temporárias.

2) Ajuste do problema no TOTVS Educacional que não requer uma nova importação para as tabelas temporárias.

É justamente para o cenário de ajuste no TOTVS Educacional que é executado o processo para atualizar o status dos logs da importação do Urânia.

Ao selecionar as turmas/disciplinas e executar o processo todas as validações realizadas no processo de importação são refeitas podendo gerar os seguintes resultados:

  • Itens que estavam pendentes no log podem passar a resolvidos;
  • Itens de avisos podem passar a resolvidos caso não sejam mais encontrados;
  • Novos itens podem ser incluídos no log.

Criar estrutura de oferta a partir da turmas disciplinas importadas

O processo de “Criar estrutura de oferta a partir das turmas/disciplinas sugeridas” busca as informações das turmas/disciplinas sugeridas e com base nesta cria/atualiza:

  • Cadastro horário da turma/disciplina
  • Cadastro professores da turma/disciplina

  • Cadastro dos horários dos professores da turma/disciplina

  • Geração do plano de aula

Quando uma turma/disciplina é atualizada todos os seus anexos (horários, professores, horários dos professores e planos de aula) são excluídos e depois são recriados com base nas informações da turma/disciplina sugerida.

Na primeira etapa do processo é selecionado as turmas/disciplinas que vieram do Urânia e que serão importadas para o TOTVS Educacional. No filtro de turmas/disciplinas irá retornar apenas turmas/disciplinas que não possuem log pendente.

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Na segunda etapa do processo o usuário poderá optar por gerar plano de aula ou não. Caso opte em gerar plano de aula é preciso informar os parâmetros da geração do plano de aula para avançar para o próximo passo.

Image Added

Na terceira etapa o usuário poderá definir as permissões e os valores para a associação do professor.

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 Os parâmetros estarão habilitados caso o usuário tenha permissão no perfil de usuários ou esteja habilitado nos parâmetros do sistema, na integração Urânia.

Parâmetros:

Sobregravar a estrutura da turma/disciplina mesmo que contenha alunos matriculados 

Ao habilitar esta parametrização o sistema irá apagar os dados referente a importação e recria-los conforme a nova configuração, mesmo havendo alunos matriculados na turma. Está ação não irá ocorrer caso a turma tenha sido iniciada.

Turma iniciada: A turma/disciplina é caracterizada como iniciada quando ela conter aluno matriculado e existir conteúdo lançado (plano de aula), ou frequência diária realizada.

Observação: Este parâmetro ficara disponível apenas para usuários que tenha está permissão especial no seu perfil de usuário. Esta permissão esta localizada em Serviços Globais | Segurança | Perfil | Sistema: Educacional | Edita o perfil ir em anexo parâmetros educacionais | integrações | Urânia Integração "Permitir sobregravar a estrutura da oferta através da importação do urânia mesmo quando houver alunos matriculados".

Atualizar turma/disciplina com dados de pagamento de professores aprovado

Habilitando este parâmetro o sistema possibilitará que a atualização da turma/disciplina seja realizada mesmo havendo professor com folha de pagamento aprovada.

Atualizar turma/disciplina que contenha plano de aula gerado com conteúdo previsto preenchido

 Habilitando este parâmetro o sistema possibilitará que a atualização da turma/disciplina seja realizada mesmo havendo conteúdo previsto preenchido no plano de aula.    

Permitir superalocação de alunos

Permite atualizar as turmas/disciplinas mesmo com choque de horário dos alunos.

Permitir superalocação de salas 

Permite atualizar as turmas/disciplinas mesmo com choque de horário com outras alocações.

Permitir superalocação de professores

Habilitando este parâmetro permite atualizar as turmas disciplinas mesmo com choque de horários dos professores.

Nesta etapa é informado também os valores para a inclusão dos professores das turmas/disciplinas.

Importante

Caso as turmas/disciplinas selecionadas não possuam alunos matriculados o processo será executado e irá:

  • Atualizar as informações de horários dos professores, professores e horários da turma/disciplina que já estejam cadastrados e estejam sendo reimportados pelo Urânia.

  • Adicionar as informações de horários dos professores, professores e horários da turma/disciplina que não existam na oferta e que estejam sendo enviados pelo Urânia.

  • Excluir as informações de horários dos professores, professores e horários da turma/disciplina que já estejam cadastrados e não mais estejam sendo enviados pelo Urânia.

Quando existir alunos matriculados nas turmas/disciplinas selecionadas e o usuário não possuir a permissão ou não irá sobregravar as informações da turma/disciplina, será exibido um novo passo no processo para que sejam informadas as datas de início e término que serão utilizadas para criação de horários modulares e definição dos períodos de início e fim de participação dos professores nas turmas/disciplinas

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio

    .

    Anexos