Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Nota
titleImportante

O cadastro de uma promoção, com as novas funcionalidades disponibilizadas, deve ser realizada somente após a atualização do Motor de Promoções Client.

A versão do Motor Client precisa sempre estar compatível com a versão do Motor Server.


Ao iniciar o Motor, no menu esquerdo clique em: Promoções > Gestão de Promoções, será aberta a tela conforme abaixo:
Image RemovedImage Added


Na sequência clique no botão ao lado direito para iniciar o cadastro da Promoção.

...

Será aberta a gestão das promoções com todos os campos abaixo, efetue o preenchimento de cada um deles de acordo com as informações da promoção a ser cadastrada.

...

Campo

...

Descrição

...

Image Removed

Exemplo de preenchimento:

Image Removed

Tipos de Promoção: As promoções podem ser configuradas de duas formas, como Acumulativa ou Exclusiva, essa configuração interfere diretamente no funcionamento dos cálculos das promoções junto ao PDV da loja.

  • Acumulativa: No cenário de uma promoção acumulativa, caso os itens e as informações da venda atinjam várias promoções, o motor verifica o tipo de promoção para aplicar ou não os cálculos de descontos. Se todas as promoções que forem atingidas estiverem configuradas como "acumulativa", elas irão somar os cálculos de descontos de todas as promoções atingidas e aplicar todos eles respectivamente na venda.

  • Exclusiva:  No cenário onde houver promoções iguais ou produtos no mesmo carrinho que será atingida mais de uma promoção e a única diferença seja o tipo de promoção, exemplo: Promoção A como acumulativa e promoção B como exclusiva, no PDV somente será aplicada a promoção configurada como exclusiva. Caso ocorra a situação de ter duas ou mais promoções atingidas no PDV e todas configuradas como Exclusiva, o motor utilizará a regra de desempate para aplicação entre elas.

Tipos de Mecânicas:

  • Acumulativa: No cenário de uma promoção configurada com mecânica acumulativa, caso os itens e as informações da venda atinjam várias mecânicas da mesma promoção, o motor verifica o tipo de mecânica para aplicar ou não os cálculos de descontos. Se todas as mecânicas de promoção que forem atingidas estiverem configuradas como "acumulativa", elas irão somar os cálculos de descontos de todas as mecânicas atingidas e aplicar todos eles respectivamente na venda.

  • Por prioridade: Ao cadastrar uma mecânica de promoção como prioridade você pode ter uma promoção com mecânicas entre elas parecidas, mas que a sua aplicação dependerá da ordem de prioridade configurada na mecânica. Este cenário é muito utilizado para promoções progressivas, quanto mais comprar, mais descontos o cliente leva; desta forma a necessidade de ter uma promoção por prioridade.

Combinada: Ao cadastrar uma promoção com o tipo de mecânica "Combinada", o Motor de Promoções irá aplicar os benefícios considerando a seguinte regra: 

...


Image Added


Informe os dados da promoção com nome, tema, código.


Nome:  Nomeclatura dada para promoção. EX (Leve 3 Pague 2).

Tema:  Agrupador de promoções,bem como seguimentos da promoção EX (Black Friday).

Código:Pode ser inserido letras e números, é o número ou ID dado a promoção que esta sendo criada, não podendo ser modificado devido o atrelamento com a promoção e código promocional da promoção EX (20210103).




Exemplo de preenchimento:

Image Added


  • Existem dois tipos de promoção: Acumulativa e Exclusiva.
    Na promoção acumulativa, os descontos de várias promoções são somados e aplicados juntos na venda. Na promoção exclusiva, apenas a promoção configurada como exclusiva é aplicada, mesmo que outras promoções sejam atingidas. Em caso de várias promoções exclusivas atingidas, é utilizada uma regra de desempate para decidir qual será aplicada.


Informações

Regras de desempate:

Sobreposição Parcial:  Dentre as promoções que o cliente poderá ser contemplado, o sistema escolherá a promoção exclusiva de maior valor de benefício e será contemplado juntamente com as outras promoções acumulativas disponíveis (se sobrepõe apenas a outra promoção exclusiva).


Sobreposição Total: dentre as promoções que o cliente poderá ser contemplado, o sistema escolherá a promoção exclusiva de maior valor de benefício (se sobrepõe a todas as promoções exclusivas e acumulativas).


  • Existem três tipos de mecânicas de promoção:

    1. Acumulativa: Os descontos de várias mecânicas de promoção acumulam-se e são aplicados juntos na venda.

    2. Por prioridade: As mecânicas de promoção são aplicadas com base na ordem de prioridade configurada, útil para promoções progressivas.

    3. Combinada: As mecânicas são aplicadas de acordo com regras específicas, onde produtos usados para ativar uma mecânica são desconsiderados para a próxima.


  • Mídia
    É obrigatório cadastrar pelo menos uma Mídia, essa Mídia é de acordo com o sistema de origem, ou seja o sistema de retaguarda que está sendo integrado junto com o Motor de Promoções. Os nomes deverão ser os mesmos configurados no Retaguarda e no PDV

  • Canal de venda 
    É obrigatório cadastrar pelo menos um Canal de Venda, esse canal é de acordo com o sistema de origem, ou seja o sistema de retaguarda que está sendo integrado junto com o Motor de Promoções. Os nomes deverão ser os mesmos configurados no Retaguarda e no PDV
  • Modalidade de venda
    É obrigatório cadastrar pelo menos uma Modalidade de Venda, essa modalidade é de acordo com o sistema de origem, ou seja o sistema de retaguarda que está sendo integrado junto com o Motor de Promoções. Os nomes deverão ser os mesmos configurados na Retaguarda e no PDV.


Após o preenchimento do tipo de mecânica, selecione qual a mídia, canal de venda e modalidade de venda que sua promoção será usada. 


Image Added

Após o preenchimento dos campos, clique no botão Próximo.

...

   (informação) Para visualizar a próxima etapa da criação de promoções, acesse o Link:    Cadastro 2° Etapa: Vigência